Вы находитесь на странице: 1из 27

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE HUMANIDADES CH DEPARTAMENTO DE GEOCINCIAS DEGEO CURSO DE GEOGRAFIA

CLUDIO SMALLEY SOARES PEREIRA

PRODUO DO ESPAO URBANO E POLTICAS URBANAS: UMA ANLISE GEOGRFICA DO CENTRO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE

Orientador: Prof. Dr. Joo Csar Abreu de Oliveira

Trabalho de Concluso de Curso TCC entregue como requisito parcial para a obteno do ttulo de Graduado em Geografia, Habilitao em Licenciatura Plena, pela Universidade Regional do Cariri URCA, Crato, CE.

CRATO CEAR SETEMBRO DE 2011

PRODUO DO ESPAO URBANO E POLTICAS URBANAS: UMA ANLISE GEOGRFICA DO CENTRO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE1

Cludio Smalley Soares Pereira2

Resumo O presente trabalho pretende fazer uma reflexo acerca do processo de produo do espao urbano da cidade de Juazeiro do Norte/CE, evidenciando as problemticas referentes s polticas urbanas. Buscou-se mostrar os principais agentes responsveis pela produo do espao ao longo do tempo, bem como perceber o papel atual do Estado no que se refere ao planejamento urbano. Dessa forma, concluiu-se que os projetos de interveno urbana e as polticas pblicas para a cidade, em especial o centro da urbe, so mais urbansticos (projetos de cunho racional e vertical, que pretendem modelar o espao de acordo com a lgica da ordem distante) do que urbanos de fato, pois busca contrariar a lgica do lugar, pautada na solidariedade e na participao social nas questes referentes. Palavras-chave: espao urbano, urbanizao, polticas pblicas, cidade, Juazeiro do Norte. INTRODUO

Discutir as polticas pblicas no tarefa fcil. obrigao da academia e das instituies voltadas para a formao de um pensamento crtico sobre a realidade social colocar em pauta discusses e debates a respeito dessa temtica, engajando-se junto sociedade civil. A participao efetiva da sociedade nos debates a respeito das polticas pblicas importante, uma vez que ela (a sociedade) quem deve cobrar e exigir do poder pblico (Unio, Estados, Municpios) a aplicao dessas polticas. A realidade social e seus problemas so vividos pelos atores sociais que esto de fora da poltica que se v atualmente; uma poltica preocupada no com a sociedade, com o bem estar e a qualidade de vida social, mas sim com as empresas que se instalam nos territrios comprometendo a qualidade de vida e degradando cada vez mais o ambiente com a viso apenas do lucro e do desenvolvimento econmico.

Este trabalho contm dados da pesquisa A problemtica ambiental e a reestruturao do centro de Juazeiro do Norte/CE, a qual teve apoio do CNPq e foi realizada no perodo de 2009-2011, orientada pelo Prof. Dr. Joo Csar Abreu de Oliveira, do Departamento de Geocincias, Curso de Geografia, URCA/CE. 2 Graduando do Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri URCA. E-mail: clasmalley@hotmail.com

Partindo do pressuposto que a sociedade deve estar engajada nos debates sobre a implementao das polticas pblicas, analisaremos a cidade de Juazeiro do Norte, no sul do Cear, no que diz respeito s polticas urbanas para o centro desta cidade. O texto est estruturado em quatro partes: a primeira destinada evoluo urbana de Juazeiro do Norte; na segunda parte, a cidade contextualizada na perspectiva do planejamento urbano e da participao social nas decises polticas, em terceiro lugar feita uma anlise das polticas urbanas para o centro da cidade e, finalmente, as consideraes finais, com uma provocao exposta sobre o que entendemos que seria uma reestruturao do centro de Juazeiro do Note. Com isso, destacamos ainda, que o conceito de poltica pblica que estamos tendo por alicerce terico o de Sposito (2001, p. 311), para quem a poltica pblica deve ser tomada diferentemente da ao que se torna pblica porque a esfera pblica diferente da ao estatal, isto , a as polticas pblicas devem ser entendidas para alm do Estado.

FORMAO E EVOLUO URBANA DE JUAZEIRO DO NORTE/CE: BREVES CONSIDERAES

Juazeiro do Norte era um lugarejo rural que pertencia ao Brigadeiro Leandro Bezerra com o nome de fazenda Tabuleiro Grande, sendo parte do territrio da cidade do Crato. Pelo que se conhece hoje, em pesquisas feitas nos mais diversos ramos do saber, a origem dessa cidade se deu pelo fato de que, vrios viajantes e comerciantes, quando passavam pelas terras do Brigadeiro, paravam para descansar e alimentar seus animais. Esse ponto de descanso era em baixo de trs rvores, cujos nomes eram juazeiro. Oliveira (1969) nos descreve como era naquela poca.
O ponto mais pirotesco da fazenda [Tabuleiro Grande] era uma ligeira elevao do terreno, prximo ao rio Salgadinho, onde havia trs grandes juazeiros, formando um tringulo e sobressaindo, entre os demais, pelo tamanho de sua fronde e pela sua beleza do verde de sua clorofila. Sob esta fronde acolhedora, procuravam abrigo os viajantes feiristas que, de Barbalha, Misso Velha e outras imediaes, se dirigiam ao Crato para vender os seus produtos e comprar mantimentos para a semana. (OLIVEIRA, 1969, p. 25).

Em outro momento, Oliveira (1969) ressalta que:


Os vianjantes marcavam encontro ali. Programavam repousar botar a baixo as cargas dos burros e aproveitar a sombra acolhedora para ento dar tambm repouso aos animais, que alm de descansarem podiam ainda aproveitar a pastagem abundante, ali existente (OLIVEIRA, 1969, p. 25).

Foi a partir dessas paradas para descansar, que o povoado de Juazeiro comeou a se desenvolver, principalmente depois da construo da capela de Nossa Senhora das Dores (hoje Baslica Menor) em 1889. Com a chegada de Padre Ccero, personagem fundamental na histria e no desenvolvimento de Juazeiro do Norte, o povoado conhece um processo de expanso urbana singular na histria do Cear, impulsionado pelo fenmeno religioso, ainda hoje importante para a cidade. Depois da fixao de residncia na cidade, o Padre Ccero passou a ser uma referncia para o povoado naquela poca (e ainda ). Seus conselhos religiosos, destinado aos trabalhadores sertanejos e migrantes, que envolviam os valores ticos e morais, passaram a servir de mandamentos, os quais eram seguidos pelos habitantes do lugar. O marco principal que vai mudar completamente a vida do padre e a histria de Juazeiro se d pelo fato conhecido como Milagre da Hstia. No vamos nos detalhar a respeito desse fenmeno, pois no nos interessa aqui, mas, desde j, sabemos que ele foi o principal evento que contribuiu para que o Juazeiro do Norte ascendesse, sobretudo em populao, pois depois de sua realizao, vrias pessoas de outras cidades e estados nordestinos comearam a migrar para a cidade, na esperana de terem uma vida melhor do que antes e porque julgavam esta uma terra santa. Antes do milagre da hstia, as pessoas que habitavam essas terras construram suas moradas nos arredores da capela de Nossa Senhora das Dores, dando incio ao que se pode chamar do primeiro ncleo urbano. As pessoas que se aglomeraram naquele local, deram incio a atividades distintas como feiras, festas religiosas entre outras, caracterizando o que hoje o centro da cidade. Com o posterior desenvolvimento econmico e social, o povoado de Juazeiro buscou sua independncia em relao ao Crato. Foram muitos os embates polticos para que Juazeiro se tornasse cidade e se desmembrasse da cidade do Crato, fato que ocorreu somente em 1911, sendo elevada categoria de vila, e em 1914 categoria de cidade (MENEZES; ALENCAR, 1989). Segundo Calou (2005, p. 27), os primeiros aglomerados que habitaram esses arredores da capela eram o da Cacimba do Povo (hoje Praa dos Romeiros), Rua do Brejo (Hoje Rua da Matriz), Feira do Capim (Hoje, praa Humberto Bezerra), Mercado Velho, Boca das Cobras, Salgadinho, Mochila, Camboeiro (Malvas). No que diz respeito ao primeiro ncleo urbano de Juazeiro, ela nos diz que:
No incio, a cidade de Juazeiro do Norte s tinha uma rua, conhecida como rua do Arame, posteriormente rua Grande e hoje, rua Padre Ccero. Com o crescimento da

mesma, foram surgindo outras ruas, tais como: rua So Pedro, rua So Jos, rua do Brejo (hoje, rua da Matriz) e rua Nova (Av. Dr. Floro) (...) (CALOU, p. 27-28).

Em 1911, com o Padre Ccero sendo o primeiro prefeito, a cidade passa a crescer e rapidamente so alocados servios urbanos seguido do aumento significativo da populao (ver tabela 01), maioria sertanejos que se identificavam com a cidade no que concerne religiosidade representada pelo padre, e buscavam, tambm, uma melhoria nas qualidades de vida e emprego. Figura 01: ncleo urbano de Juazeiro do Norte/ CE no incio do sculo XX

Fonte: Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Juazeiro do Norte, 2000. Org. Cludio Smalley Soares Pereira

Surge, ento, a necessidade de se pensar a cidade para o futuro, tendo por base um planejamento urbano que buscasse as melhorias adequadas para a cidade e para as pessoas que passavam a fixar residncia. So raros os relatos que narram algum fato no que se refere a um planejamento urbano nesse perodo. No entanto, Meneses e Alencar (1989) colocam que o planejamento da cidade foi uma preocupao da gesto de Padre Ccero.
Neste ano [1911], por solicitao de Padre Ccero, ento prefeito do Joaseiro, Pelsio Correia de Macdo faz uma demarcao das futuras ruas e praas do

Joaseiro, para que a cidade cresa obedecendo a um alinhamento planejado. O prefeito de Joaseiro apresenta uma planta esquematizada com quarenta e seis ruas e quatorze praas, para ser aprovado pela cmara dos vereadores (...) (MENEZES; ALENCAR, 1989, p. 70).

O crescimento da cidade de Juazeiro se d, a partir de ento, em virtude do povoamento devido ao fenmeno da religio, principalmente aps o evento da transmutao da hstia em sangue, protagonizados por Padre Ccero e a beata Maria de Arajo. Por conseguinte, em decorrncia desses acontecimentos, o espao urbano comeou a se estruturar de forma intensa, atravs da populao que migrava de outras cidades circunvizinhas e de outros estados do Nordeste brasileiro atrs de graas, f e melhoria de vida.

Tabela 01: Evoluo da populao de Juazeiro do Norte ao Longo do Sculo XX


Populao Total Juazeiro do Norte 1909 15.050 1920 22.067 1940 38.530 1950 56.904 1960 68.494 1970 96.047 1980 135.616 1991 173.566 2000 212.133 2010 249.936

Fontes: Arajo, 2006; Queiroz, 2010; Menezes, Alencar, 1989; IBGE, 2011. Org. Cludio Smalley Soares Pereira O papel de Padre Ccero foi fundamental nesse contexto. No seu mandato de prefeito de Juazeiro do Norte, foram construdas fbricas, estradas, como a do Horto, escolas, audes, iluminao pblica entre outros. A inaugurao da Estrada de Ferro em 7 de novembro de 1926 foi um dos marco da gesto poltica de Padre Ccero, uma vez que a partir de ento, intensifica-se o comrcio do Joaseiro3, que passa a importar e exportar muitos produtos (MENEZES; ALENCAR, 1989, p. 148). A forte influncia religiosa e poltica de Padre Ccero no Cear, sobretudo no Cariri, fez com que inmeros investimentos fossem realizados na cidade. Como destaca Diniz (1989):
(...) em 1926, Juazeiro do Norte foi alcanado pela estrada de ferro. O comrcio cresceu, e a mo-de-obra necessria construo de audes financiados pelo governo de Artur Bernardes e realizados por empresas inglesas e americanas foi recrutada graas ao prestgio de Ccero (Diniz, 1989, p. 264).

Esses e outros feitos protagonizados pelo Padre Ccero condicionaram Juazeiro do Norte a ascender econmica, poltica e culturalmente no Estado do Cear, tornando-a um importante centro urbano no interior do Estado. Assim, a cidade passou a representar uma

A cidade de Juazeiro do Norte era chamada apenas de Joaseiro at 1914 (ARAJO, 2011).

importante fatia da economia, da poltica e da cultura cearense. O Padre Ccero teve uma influncia decisiva na produo do espao urbano e na estruturao da cidade de Juazeiro do Norte4, sobretudo na virada dos sculos XIX/XX (SILVA JNIOR, 2009). Figura 02: Evoluo Urbana da cidade de Juazeiro do Norte ao longo do sculo XX

Fonte: Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Juazeiro do Norte, 2000. Org. Cludio Smalley Soares Pereira Nos ltimos anos, com a intensificao do processo de urbanizao e de conurbao5 com as cidades Crato e Barbalha, Juazeiro do Norte passou a denotar uma maior fora, polarizando a regio do Cariri econmica, social e politicamente. Com isso, viu-se a necessidade de um planejamento urbano que tivesse como objetivo uma cidade pautada na justia social e econmica, conforme previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.
4

A formao do urbano em Juazeiro do Norte confunde-se com a prpria histria do Padre Ccero. Enquanto religioso, Padre Ccero incutiu princpios de moralidade e trabalho ao povo juazeirense. Enquanto poltico, Ccero exerceu forte influncia sobre o delinear do espao urbano, hoje meio de interao entre moradores, romeiros e turistas (OLIVEIRA, 2008, p. 93). 5 Em 29 de Junho, o Governo do Estado do Cear decretou criada a Regio Metropolitana do Cariri, composta pelos municpios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Misso Velha, Jardim, Farias Brito, Santana do Cariri, Nova Olinda, Caririau.

Entretanto, conforme veremos nas linhas seguintes, as aes foram falhas e os resultados das polticas foram a produo de um espao urbano mias fraturado e hierarquizado socialmente.

O PLANEJAMENTO URBANO: CONTEXTUALIZANDO JUAZEIRO DO NORTE

A cidade de Juazeiro do Norte apresenta-se atualmente como uma cidade mdia (CASTELLO BRANCO 2007; HOLANDA; MARIA JNIOR, 2010; HOLANDA, 2011; PONTES, 2006), representando a maior cidade do interior do Estado do Cear depois da capital Fortaleza (SILVA, 2007). A cidade oferta a maioria dos servios urbanos direcionados educao, sade, indstria, comrcio, consolidando-se como o plo principal da regio do Cariri e do Sul do Cear. Sua centralidade ultrapassa as fronteiras estaduais, influenciando cidades de outros estados como Pernambuco, Paraba e Piau (REGIC, IBGE, 2008). Devido ao rpido crescimento urbano no decorrer da histria, principalmente nos ltimos vinte anos, a cidade acarretou grandes problemas urbanos, os quais so resultados de um planejamento urbano ineficaz por parte do poder pblico. Por exemplo, sintomtica a situao do centro da cidade. A funcionalidade do espao central dominada pelo capital e os dois circuitos da economia urbana (SANTOS, 2008) so observveis no cotidiano da cidade, evidenciando as contradies do espao. A infra-estrutura urbana j no d mais conta da demanda populacional que a cidade recebe o ano inteiro. So pessoas que vem Juazeiro do Norte como destino turstico, religioso, comercial, enfim, de servios de todos os tipos, o que acarreta uma carncia enorme na infra-estrutura urbana prejudicando a usabilidade dos espaos pblicos, praas, o lazer e o prprio uso dos servios que a cidade oferece. Ressaltamos que no estamos defendendo um planejamento urbano no que diz respeito em considerar o espao como transparente, opaco e/ou vazio. Pelo contrrio, consideramos o espao como um componente social e de fundamental importncia para a realizao da vida e da reproduo do ser humano. Como diz Lefebvre (2008), o espao um instrumento poltico que usado a favor das classes dominantes, excluindo as pessoas do urbano e segregando-as nas periferias da sociedade. esse o espao que estamos tratando. Sobre isso ele diz que:
Hoje as classes dominantes se servem do espao como de um instrumento. Instrumento para vrios fins: dispensar a classe operria, reparti-la nos lugares prescritos, organizar os fluxos diversos subordinando-os a regras institucionais; subordinar, por conseguinte, o espao ao poder; controlar o espao e reger,

tecnocraticamente, a sociedade inteira, conservando as relaes de produo capitalista (LEFEBVRE, 2008, p. 160).

Sabemos que o Estado, que deveria ser a instncia responsvel para buscar a resoluo dos problemas sociais e de classes, no realiza o seu papel. Assim, os movimentos sociais e a sociedade organizada, para conseguirem seus direitos, tm de fazer presso ao aparelho de Estado em prol da melhoria nas condies de vida. Tratando-se da cidade de Juazeiro do Norte, essas polticas no vm tendo participao efetiva da populao, uma vez que, conforme as pesquisas de campo, muitos deles nunca ouviram falar sobre polticas pblicas para o centro, muito menos participaram de alguma audincia pblica sobre propostas de interveno urbana no espao central da urbe6. Nas pesquisas de campo foram aplicados um total de 60 questionrios semiestruturados a diversos segmentos da sociedade. O objetivo da aplicao dos questionrios foi colher informaes a respeito do que os juazeirenses pensam sobre o centro da cidade, como tambm saber a sua opinio sobre as aes e os projetos que so direcionados para essa rea da cidade. Observou-se que grande parte das pessoas que responderam os questionrios no conhece nenhum projeto ou poltica pblica para o centro da cidade, sendo um total de 83% de respostas negativas e de 17% de respostas positivas, isto , a grande maioria respondeu dizendo que no conhece nem nunca ouviu falar sobre algum tipo de interveno pblica proposta para o centro de Juazeiro do Norte. O nmero absurdo quando se observa a quantidade de pessoas que participaram de alguma audincia pblica referente a algum projeto para o centro. De 60 pessoas entrevistadas, 100% disseram que nunca participou de nenhuma seo sobre as polticas pblicas para o centro, como o oramento participativo por exemplo. No que se refere ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), praticamente 3/4 (trs quartos) dos que responderam afirmaram que no conhecem o documento nem nunca ouviram falar. importante frisar que entre os entrevistados esto pessoas dos mais variados nveis escolares, desde os que nunca estudaram at os que tm formao de nvel superior, passando pelos que tm somente o ensino fundamental e/ou ensino mdio.

O relatrio de Iacovine e Pinheiro (2009) sobre o PDDU de Juazeiro do Norte elaborado para o Observatrio das Metrpoles tambm mostra a no-participao da populao na elaborao dos projetos Centro de Apoio ao Romeiro e Roteiro da F. Mais adiante discutiremos isso.

10

Grfico 01: Voc j ouviu falar sobre Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano?
Sim No

25%

75%

Pesquisa de campo em 2010/2011

Portanto, faz-se necessrio uma poltica que busque na organizao social, no oramento participativo e nos movimentos sociais as melhorias nas condies de vida e de trabalho. o planejamento urbano crtico (SOUZA, 2006a) que defendemos, com uma maior autonomia da sociedade frente aos problemas existentes. Esse planejamento no se caracteriza apenas como intervenes e regulaes propostas pelo Estado, mas um planejamento democrtico onde a sociedade participe de forma efetiva para uma maior justia social e um verdadeiro desenvolvimento scio-espacial, rompendo com a racionalidade que vem de cima para baixo. Essa idia de planejamento urbano crtico compe um projeto maior de mudana social e poltica, de democratizao e de justia social. Trata-se da Reforma Urbana, que no pode ser confundida com uma reforma urbanstica ou paisagstica. Esse movimento, que vem desde os anos 1960, assume uma postura crtica frente globalizao e reduo do poder de manobra do Estado, tendo como principais metas a reduo das desigualdades. Esse movimento de incio dos anos 1960 tinha um cunho progressista, o que mudou nos meados dos anos 1980, quando o Movimento Nacional da Reforma Urbana (MNRU) surge no seio dos movimentos sociais (SOUZA, 2006a), que o caracteriza como:
(...) um conjunto articulado de polticas pblicas, de carter redistributiva e universalista, voltado para o atendimento do seguinte objetivo primrio: reduzir os

11

nveis de injustia social no meio urbano e promover uma maior democratizao do planejamento e da gesto das cidades (SOUZA, 2006b, p. 158).

fundamental para uma gesto urbana eficaz e um planejamento urbano eficiente a participao da sociedade, uma democratizao das decises polticas de maneira que essas decises sejam tomadas com o intuito de diminuir as desigualdades existentes nos espaos urbanos.

AS POLTICAS PBLICAS URBANAS PARA O CENTRO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE No que se refere s polticas urbanas para o centro7 de Juazeiro do Norte, existem projetos tanto do Governo do Estado como da Prefeitura Municipal que buscam a reorganizao espacial do centro da cidade. Os projetos so estudos de caso realizados pelo governo (estadual e municipal) na tentativa de detectar os principais problemas que assolam a cidade. O centro aparece nos estudos como o espao para onde mais se destinam os projetos urbanos. Interessa-nos aqui somente algumas polticas que pretendem, de certa forma, diminuir ou amenizar essa problemtica, pois, como so muitos documentos existentes e devido ao espao e o tempo destinados a esse trabalho, no podemos avaliar todos, o que levaria redao de um novo texto. Os documentos a serem analisados so a) o Programa de Reabilitao Urbana das reas Centrais, do Ministrio das Cidades, b) o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da cidade de Juazeiro do Norte, c) o Marco Conceitual de Reassentamento Involuntrio, do Governo do Estado do Cear. Esses documentos pretendem, exceto o primeiro, intervenes urbanas efetivas no espao urbano juazeirense em sua totalidade, como, tambm, no centro da cidade. Por fim, analisaremos tambm algumas polticas pblicas realizadas pela prefeitura municipal. O Programa de Reabilitao Urbana das reas Centrais um documento do Ministrio das Cidades de 2005, coordenado pela arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, que visa a implementao de polticas pblicas que controlem o uso e a ocupao do solo urbano, de forma que amplie o acesso terra urbana para a moradia e para o uso dos servios urbanos. O documento pretende, ento:
7

No interior da cidade, o centro no est necessariamente no centro geogrfico, e nem sempre ocupa o stio histrico onde esta cidade se originou (...) o lugar para onde todos se dirigem para algumas atividades (SPOSITO, 1991, p. 06).

12

A Reabilitao de reas Urbanas Centrais por meio da recuperao do estoque imobilirio subutilizado promove o uso e a ocupao democrtica e sustentvel dos centros urbanos, propiciando o acesso habitao com a permanncia e a atrao de populao de diversas classes sociais, principalmente as de baixa renda; alm do estmulo diversidade funcional recuperando atividades econmicas e buscando a complementaridade de funes e da preservao do patrimnio cultural e ambiental. Esses objetivos so parte integrante de uma nova poltica urbana baseada nos princpios e instrumentos do Estatuto da Cidade. O incremento do uso da infraestrutura urbana j disponvel por meio da ampliao da oferta de moradia reduz os investimentos pblicos e promove a melhoria das reas centrais, contribuindo para reverter os processos de esvaziamento e degradao. E mais, amplia o acesso da populao cidade, garantindo que uma parcela cada vez maior desta possa usufruir das reas melhores equipadas e estruturadas (MINISTRIO DAS CIDADES, 2005, p. 18).

A reabilitao dos centros urbanos se d, nesse sentido, pela promoo da habitao, pela maior acessibilidade aos servios urbanos, transporte e promove a entrada dos trabalhadores no mercado de trabalho formal. O combate a subutilizao dos espaos centrais e os vazios urbanos, como tambm as aes contra a especulao imobiliria, so as prioridades do programa. A aplicabilidade dessa proposta do Ministrio das Cidades parece ser impecvel. No entanto, quando pensamos no centro de Juazeiro do Norte, essa proposta no se encaixa dentro da realidade urbana da cidade, pelo menos em parte. Figura 03: O Centro de Juazeiro do Norte/CE

Fonte: Google Earth, 2010. A grande densidade e concentrao de imveis e populao (ver figura 03) e a predominncia do setor tercirio nas principais ruas do centro da cidade inviabilizam parte da

13

execuo das propostas do programa. As Ruas So Pedro e So Paulo, que so as principais da cidade do que se refere oferta do tercirio (comrcio e servios, sobretudo aquele), chegam a ultrapassar os limites administrativos do bairro centro, chegando a outros bairros circunvizinhos como, por exemplo, os bairros Salesianos e Franciscanos. De fato, h ainda habitantes que vivem no centro da cidade e existem casas e apartamentos tanto prprios como para aluguel. Durante o ano, as casas ganham funcionalidades diversas. Uma grande parte das pessoas que moram no centro da cidade utiliza seus imveis como ranchos que hospedem os romeiros durante as festividades religiosas ocorridas durante o ano. Esse tipo de prtica (que j tradicional) exercida pelos moradores em transformar suas residncias em ranchos, torna alguns espaos que eram de funo residencial para funo comercial, afinal eles esto oferecendo um servio, independentemente de preo, tempo de hospedagem etc. Podem ser encontradas ainda algumas moradias nas Ruas Dr. Floro Bartolomeu, So Jos, Rua do Cruzeiro, So Francisco e outras. Se olharmos o centro de Juazeiro tendo como pauta o programa do Ministrio das Cidades, vemos que os espaos que geralmente servem de especulao imobiliria que so espaos vazios e geralmente encontrados nas grandes metrpoles, como os imveis vazios ou abandonados, quase que inexistem. Reconhecemos que o programa oferece propostas que podem ser aplicadas com sucesso, como a promoo da acessibilidade aos espaos centrais e a preservao do patrimnio histrico-cultural, mas que precisam de estudos de caso detalhados para ao conhecimento dos problemas e suas possveis solues. No que concerne ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade de Juazeiro do Norte, que do ano 2000, podemos encontrar algumas medidas que visam o planejamento da cidade para o futuro, e nele observamos que o centro da cidade enfocado vrias vezes. As Linhas Estratgicas do PDDU de Juazeiro do Norte enfatizam a promoo da cidade por meio de sua imagem para o estrangeiro, ou seja, o turista. A Linha Estratgica 8 1 diz que Juazeiro do Norte dever ser um importante centro de turismo religioso da Amrica Latina (SETUR/PDDU, 2000, p. 10). Essa promoo da cidade para o turismo religioso provocou um embate poltico entre as autoridades Eclesisticas da cidade e o Poder Pblico.
8

As outras linhas estratgicas so: 2) implantar um centro comercial e regional de qualidade; 3) consolidar a economia industrial forte e descentralizada; 4) tornar o municpio atraente e equilibrado fsica e socialmente. Preferimos no nos deter a essas linhas estratgicas pelo fato delas demandarem uma anlise mais ampla e que no caberiam no presente trabalho.

14

O grande fluxo de visitantes a JdN [Juazeiro do Norte] impulsiona o turismo religioso como atividade de grande potencial para o desenvolvimento da regio. Porm, se por um lado o poder pblico planeja polticas para o desenvolvimento do turismo religioso local, a Igreja ope-se explorao da atividade turstica conforme os modos hoje seguidos pelo poder pblico por temer a profanao da simbologia do sagrado, principal elemento de atrao das romarias (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2009, p. 156).

notria, ento, a existncia das contradies entre os agentes produtores do espao urbano de Juazeiro do Norte, nesse caso o Estado e a Igreja. Dessa forma, no demais lembrar que a vida poltica urbana se caracteriza hoje pela interferncia de estruturas e foras diversas e freqentemente opostas, seja pela origem, situao ou objetivos diferentes e por vezes contraditrios (LEDRUT, 1981, p. 05). Sobre essa Linha Estratgica do PDDU um comentrio deve ser feito. Por meio de uma anlise de tal tpico estratgico, possvel identificar uma preocupao do poder pblico local com a imagem da cidade. Essa preocupao pode ser caracterizada como uma estratgia de marketing territorial ou, mais precisamente, de marketing urbano que, segundo Benko (2002), so possveis hoje atravs de quatro fatores fundamentais: 1- a mundializao e crescimento da economia, caracterizada por uma mudana considervel entre as escalas local, nacional e global nos anos 1980 e 1990; 2- a valorizao do lugar, buscando um desenvolvimento local pautado nas relaes entre os atores locais (poder decisrio, universidades, empresas, movimentos sociais, sindicatos, etc.); 3- a evoluo rpida dos equipamentos de comunicao, que permite uma rpida difuso por meio das tecnologias miditicas, a promoo da cidade por meio da imagem para alm de sua hinterlndia; 4- e uma nova etapa na evoluo do marketing, a qual passa a ser preponderantemente usufruda ela cidade atravs das noes bsicas do marketing (relativas ao mercado, clientes, concorrentes, ofertas, etc).

A promoo da imagem de Juazeiro do Norte buscada para alm do territrio nacional. Como podemos ver, a Amrica Latina o objetivo, caracterizando o poder de atrao da cidade pautado no fenmeno religioso como alicerce para o crescimento econmico.

15

Hoje em dia, porm, mesmo o PDDU insistindo na potencialidade a nvel internacional da imagem de hierpolis9 (ROSENDALH, 1999), o que se percebe no cotidiano urbano e nas prticas espaciais protagonizadas pelos agentes sociais, sobretudo os atores hegemnicos, que a religio e a f prpria do lugar so apropriadas por tais agentes produtores do espao urbano para desenvolver suas estratgias econmicas e polticas para o lugar. Assim, para a cidade se tornar atrativa no atual contexto econmico-social da globalizao porque
necessrio (...) determinar a imagem da cidade que se deseja promover. Trata-se de optar por uma estratgia de diferenciao que visa a dar uma personalidade clara cidade, de modo que ela venha a obter um lugar preciso na conscincia dos indivduos, quer sejam eles responsveis por decises, eleitores, difusores de opinio etc. (...) (BENKO, 2002, p.08).

Porm, os agentes hegemnicos desconsideram a configurao espacial de cada lugar, que singular. Os espaos no so homogneos, mas singulares. A singularidade de cada espao se d atravs das prticas scio-espaciais desencadeadas pelos vrios agentes que operam em diferentes escalas geogrficas produzindo o espao. No caso de Juazeiro do Norte perceptvel a ao constante do Estado atravs da prefeitura municipal e do Governo do Cear, o capital (pblico e privado), que nos ltimos anos vem se inserindo com mais vigor no cotidiano urbano dos citadinos, e a sociedade, que representada tanto pelos moradores do lugar como pelos romeiros que constantemente vo cidade10. Segundo Arajo (2011), o PDDU busca atravs dos projetos urbanos de revitalizao da rea central de Juazeiro do Norte construir e reinventar a urbe pautada numa lgica da modernizao, onde a padronizao e o ordenamento do espao promoveriam competitividade e buscariam atrair mais investimentos. Nesse sentido, o espao produzido para servir ordem distante, aos atores da economia global e aos turistas, e o espao vivido, o dos romeiros e dos habitantes locais, tornando invisvel e desconsiderado11. Nesse contexto, a utopia da forma espacial est sendo sobreposta utopia do processo social, em que espao e tempo no se encontram, mas tentam se sobrepor um ao outro: de um
9

Hierpolis so cidades Santurios, onde alm de Juazeiro do Norte no Cear, se destacam tambm Aparecida em So Paulo, o Santurio de Jesus crucificado em Porto de Caxias no Rio de Janeiro entre outros. A respeito disso, ver Rosendahl (1999). 10 Aderimos aqui a proposta de Carlos (2011) para designar os agentes que produzem o espao geogrfico na contemporaneidade. 11 No mundo globalizado, as polticas de Estado valorizam a produo do espao simblico decorrente da produo de um espao construdo que responde por uma linguagem que distingue os indivduos pertencentes ao mundo globalizado, sendo que as pessoas do lugar so invisveis aos objetivos dessas polticas (EGLER, 2005, p. 06).

16

lado, o espao aparece imutvel j que controla a temporalidade, reprimindo a dialtica do processo social a favor de uma forma espacial fixa, de outro, os processos sociais que so geralmente tratados em termos de temporalidade, so desvinculados de uma base espacial, operando fora da espacialidade. Se buscamos um entendimento mais ntido da sociedade pautado na mudana, devemos ento considerar o utopismo do processo temporal [social] ao lado do utopismo da forma espacial (HARVEY, 2006, p. 228). Assim, concordamos que em Juazeiro do Norte, a utopia da forma espacial presente nas Polticas Urbanas tenta homogeneizar os espaos para o turismo e tenta excluir a utopia do processo social impressa nas romarias (ARAJO, 2011, p. 214).
A tentativa de sobrepor a utopia do espao construdo utopia do espao vivido na cidade do Padre Ccero um problema na atual Poltica Urbana, particularmente ao propor a transformao dos espaos de romaria em espaos para o turismo religioso. O referido modelo de desenvolvimento local a partir de inspirao global abriga o interesse do lucro e do capital em escala ampliada e instaura novas relaes de poder no espao da cidade (ARAJO, 2005, p. 215).

Outro aspecto que tambm est relacionado com as polticas urbanas para o centro diz respeito problemtica ambiental. No que se refere aos romeiros, que sem dvida nenhuma so um dos responsveis pela estruturao espacial de Juazeiro do Norte ao longo da histria, a problemtica ambiental, que figura dentre os objetos das polticas urbanas, ganha uma nova dimenso. Como no perodo das romarias a cidade recebe uma quantidade grande de fiis do Padre Ccero, estes contribuem direta e indiretamente para o aumento da problemtica ambiental no centro da cidade.
Diante da concentrao de romeiros nos dias de pice das romarias, h sobrecarga de trabalho na rea de servio e as estruturas de limpeza pblica tornam-se insuficientes para atender a demanda. Os resduos slidos, lanados aleatoriamente no ambiente, contm substncias de alto teor energtico e tm elementos necessrios sobrevivncia como gua, alimentos e abrigo, sendo o habitat de inmeros organismos vivos, que acarretam graves problemas de sade ao homem (PEREIRA, 2005, p. 69).

O consumo de objetos descartveis, a produo de lixo, sem contar com a ocupao do espao das caladas pelos camels para comercializar suas mercadorias, provocam um verdadeiro caos nas romarias. De acordo com os questionrios aplicados referente aos principais problemas ambientais no centro da cidade, figuram na maioria das respostas o trnsito e a falta de infra-estrutura urbana. No total foram dadas 114 respostas, as quais esto divididas em grupos e separadas por porcentagem conforme grfico abaixo. Lembramos, ainda, que a pergunta sobre os

17

principais problemas ambientais12 que ocorrem no centro da cidade foi aberta, o que possibilitou a cada pessoa a liberdade de citar quantos problemas achassem necessrio.

Grfico 02: Quais os principais problemas ambientais no centro da cidade?

1% 1% 9% 9% 11% 5% 7% 18% 4% 35% Trnsito Infra-estrutura Poluio sonora Poluio visual Saneamento Bsico Lixo Segurana/insegurana Comrcio informal Arborizao Banheiros pblicos

Pesquisa de campo em 2010/2011

Sobre a problemtica ambiental no centro, a prefeitura municipal tem feito algumas investidas no intuito de melhorar a qualidade de vida dos citadinos e de reorganizar o espao central da cidade. Algumas polticas tm sido realizadas, como a despoluio visual do centro da cidade, com a retirada de placas para facilitar a visualizao das sinalizaes e dar um melhor direcionamento de deslocamento dentro da cidade. Tambm podemos citar as campanhas feitas pela Secretaria de Meio Ambiente e Servios Pblicos (SEMASP) do Romeiro Consciente preserva o Meio Ambiente em 2009 e do Romeiro amigo da natureza em 2010, numa tentativa de conscientizar ambientalmente os romeiros e turistas.

12

A idia de problemas ambientais que usamos a desenvolvida por Souza (2005). Para ele, os problemas ambientais so todos aqueles que afetam negativamente a qualidade de vida dos indivduos no contexto de sua interao com o espao, seja o espao natural (estrato natural originrio, fatores geoecolgicos), seja, diretamente, o espao social (SOUZA, 2005, p. 117). Esse autor afirma que os problemas ambientais fazem parte dos problemas urbanos primrios, isto , so problemas em si, problemas objetivos, ou seja, independem de nossa conscincia sobre sua natureza ou origem (...) pois so problemas gerados em parte por fatores muito gerais, mas que, por outro lado, guardam especificidades devido s peculiaridades do ambiente construdo (p. 46 grifos do autor).

18

Contudo, mesmo com essas investidas do poder pblico, pouco ainda tem sido feito para a resoluo ou, no mnimo, amenizao dos problemas do centro da cidade. sintomtico andar na Rua So Pedro e no encontrar um tambor de lixo para jogar os objetos sem utilidade, os restos de comida e demais resduos slidos ou no. Uma ressalva faz-se necessria nesse momento. A cidade e a problemtica scioespacial urbana, da qual a problemtica ambiental faz parte, no est sendo reduzida ao conceito de meio ambiente, que acaba por naturalizar a cidade e mascarar os problemas e suas reais origens. Dessa forma pensamos que
(...) a cidade tratada como meio ambiente urbano reduz-se a uma expresso natural como negao da prpria historicidade. Como conseqncia, contradio vira desequilbrio e o desenvolvimento sustentvel aparece como a possibilidade nica da busca de coeso, coerncia e equilbrio (sob a gide do capitalismo, evidentemente) como horizonte de transformao da realidade. Portanto, h uma inseparabilidade entre a orientao da anlise, os processos urbanos definidos pelas polticas pblicas e a construo de um projeto sobre a cidade (CARLOS, 2006, p. 77).

Essas idias vo ao encontro das de Lefebvre (2008), para quem


Os conclios se nenem para dissertar gravemente e manter as representaes (ideolgicas) que mascaram os verdadeiros momentos decisivos. De fato, a poluio, o meio ambiente, a ecologia e os ecossistemas, o crescimento e a sua finalidade, fragmentam e mascaram os problemas do espao (LEFEBVRE, 2008, p.18-19).

Nessa perspectiva, a racionalidade urbana promovida pelo aparelho de Estado atravs dos urbanistas e arquitetos, ao invs de buscarem resolver os problemas scio-espaciais que se encontram nas cidades, mascaram a verdadeira problemtica urbana em nome das classes e do capital reduzindo a cidade enquanto espao social ao nvel da naturalizao e do discurso do meio ambiente e da sustentabilidade (LEFEBVRE, 2008). Assim, percebe-se que a participao da sociedade de fundamental importncia para uma melhor gesto da cidade, onde os problemas urbanos encontrados na cidade, com destaque para o centro (foco do nosso estudo), podem ser pensados de forma coletiva e que seu enfrentamento depende, dentre outras coisas, do exerccio da cidadania pelos citadinos e da fora poltica que a sociedade possui, cobrando melhorias na estrutura espacial urbana do centro e buscando a construo de outro projeto para a cidade. Entretanto, para isso, necessrio entender que os reais problemas so espaciais (ou scio-espaciais) e no apenas de poluio, meio ambiente. Esses servem para mascarar a essncia da problemtica social, que a problemtica espacial.

19

POR UMA REESTRUTURAO DO CENTRO DE JUAZEIRO DO NORTE

moeda corrente nos discursos acadmicos, polticos e econmicos a palavra reestruturao. Esse termo, como vrios outros empregados nas cincias sociais contemporneas, polissmico, isto , assume vrios significados dependendo do contexto que o mesmo inserido. Portanto, pode-se falar em reestruturao urbana, da cidade, reestruturao econmica, poltica dentre outras. fundamental, no entanto, para as nossas pretenses, diferenciar e estipular fronteiras conceituais (no rgidas, claro!) entre termos que so rotineiramente tratados como sinnimos pelos mais variados discursos, dentre eles o cientfico. Essas fronteiras conceituais so, de fato, para facilitar o entendimento dos processos, pois sabido que na realidade estes acontecem ao mesmo tempo. As noes de requalificao, revitalizao, reabilitao, reordenamento e

reestruturao so muitas vezes utilizadas como sinnimos, como se tivessem a mesma finalidade, o que de fato expressa equvocos que nos levam a analisar as transformaes scio-espaciais de maneira equivocada. Entendemos que as expresses requalificao urbana ou de espaos urbanos e revitalizao so usadas para designar transformaes em espaos individuais e/ou coletivos na perspectiva de re-qualificar, dar uma nova vida, ou seja, de recuperar a qualidade (ambiental, paisagstica, etc.) de um espao determinado. Essa revitalizao ou requalificao pode ser a recuperao de uma antiga atividade de um determinado espao como tambm pode ser a incorporao de uma nova funcionalidade diferente da precedente, mas nos mesmos limites geogrficos. Para Silva (2007, p. 13) a reabilitao continente de trs processos distintos e complementares: a) requalificao incluindo a recuperao do patrimnio, atrao de novos tipos de atividades e moradores, melhoria ambiental, algumas vezes a limpeza social, como tambm; b) o repovoamento, contrapondo expanso urbana, e c) o aproveitamento dos terrenos pblicos para a instalao de grandes projetos e obras. A reabilitao assume duas facetas, descritas por Salgueiro (1994) como parte de um processo amplo e maior, o da reestruturao: Dessa forma,
A reabilitao que visa conservar produtos imobilirios ou conjuntos, veio moderar a euforia renovadora que tendia potencialmente a substituir tudo que era visto como velho ou pouco adaptado s novas necessidades. A reabilitao de edifcios ou bairros visa muitas vezes manter a populao local, aumentando as condies de habitabilidade dos imveis e a qualidade do espao urbano, promovendo a

20

dinamizao de algumas actividades econmicas, contribuindo portanto para a qualidade de vida dos residentes e, indiretamente, para uma melhor imagem do funcionamento da cidade. Noutros casos, a reabilitao incide preferencialmente sobre edifcios de qualidade ou com localizaes privilegiadas (seja pelo prestgio, seja pelo disfrute de vistas ou pelo acesso a jardins) susceptveis de serem transformados em habitaes de luxo. A interveno chega a ser muito profunda (quase que se limita a conservar a fachada) e, como os destinatrios so famlias de rendimentos altos, acaba por conduzir expulso de famlias modestas de reas centrais. Representa a valorizao da centralidade pelos grupos de maior poder econmico, parte dos quais tinha optado nas ltimas dcadas por residncias perifricas, quer na cidade, quer nalguns eixos urbanos (SALGUEIRO, 1994, p. 82).

Essa ampla citao importante na medida em que nos permite estabelecer uma analogia com os nossos propsitos. A primeira faceta da reabilitao seria o que estamos chamando de reestruturao, com uma diferena bsica e elementar, que a participao popular no processo decisrio; e a segunda faceta seria um processo similar (se no o mesmo) gentrificao13, onde a reabilitao dos centros segue uma lgica de atrao de uma classe mdia-alta buscando seletividade e com interesses em habitaes luxuosas. O centro a cidade, nessa segunda faceta, revalorizado e as polticas urbanas de reabilitao das reas centrais tm como pano de fundo a gentrificao. No reordenamento espacial ou territorial da cidade, o que acontece a realocao de determinadas funes em locais diferentes. Esse reordenamento pode levar, mas no necessariamente, a uma re-qualificao e/ou re-vitalizao de uma determinada localizao urbana. O espao, assim, tratado como palco. A perspectiva da reestruturao espacial (que o recorte que norteia o nosso pensamento) abrange uma srie de fatores que englobam os descritos acima, sem, contudo se reduzir a eles. A reestruturao seria dessa forma uma nova dimenso da vida social em sua totalidade, pautada nas novas formas de experenciar o tempo e o espao no mundo atual. Poderamos indagar se a reestruturao espacial se confunde com o reordenamento territorial? Sim, essa indagao valida, contudo a resposta que elas, apesar de se confundirem, so diferentes. A reestruturao espacial seria uma espcie de indutor, enquanto o ordenamento territorial seria o induzido, o resultado. O ordenamento territorial estratgico, planejado pelo Estado (MORAES, 2005) e posto em prtica por este, isto , refere-se escala do territrio estatal14. Por outro lado, a reestruturao ocorre no movimento da sociedade

13

A gentrificao um processo de retorno das pessoas ao centro das cidades que implica em vrias facetas envolvendo prticas sociais, comportamentos econmicos e polticas pblicas (BIDOU-ZACHARIASEN, 2007, p.50). 14 O ordenamento territorial diz respeito a uma viso macro do espao, enfocando grandes conjuntos espaciais (biomas, macrorregies, redes de cidades, etc) e espaos de interesse estratgico ou usos especiais (zona de fronteira, unidades de conservao, reservas indgenas, instalaes militares, etc). Trata-se de uma escala de planejamento que aborda o territrio nacional em sua integridade, atentando para a densidade da ocupao, as

21

global e em sua multiescalaridade, sendo influenciado por uma multiplicidade de fatores. Em outras palavras, um novo ordenamento territorial surge dos choques e das prticas desencadeadas pela reestruturao espacial. Assim, concordamos com Soja (1993) quando ele diz que
Em sua hierarquia de manifestaes, a reestruturao deve ser considerada originria de e reativa a graves choques nas situaes e prticas preexistentes, e desencadeadora de uma intensificao de lutas competitivas pelo controle das foras que configuram a vida material. Assim, ela implica fluxo e transio, posturas ofensivas e defensivas, e uma mescla complexa e irresoluta de continuidade e mudana. Como tal, a reestruturao se enquadra entre a reforma parcial e a transformao revolucionria, entre a situao de perfeita normalidade e algo completamente diferente (SOJA, 1993, p. 194 - grifos nossos).

Essa passagem basilar para as inquietaes que norteiam a nossa pesquisa. Podemos, assim, operacionalizar o conceito de reestruturao na realidade urbana de Juazeiro do Norte, ou melhor, do centro da cidade, j que este o recorte do espao intra-urbano escolhido para a anlise. No decorrer da pesquisa, identificamos aes que visam a mudana estrutural (fsica) do centro da cidade atravs do PDDU e o MCPRI15. Os projetos que tomam relevo dentro das propostas so os seguintes: a) Urbanizao do acesso ao horto; b) Centro de apoio aos romeiros; e c) Roteiro da F16. Essas aes esto no MCPRI no subcomponente Requalificao de Espaos Urbanos, dentro do projeto intitulado Projeto Integrado de Urbanizao da rea Central17 de Juazeiro do Norte. Esse projeto visa uma requalificao por meio das aes colocadas acima. O fato que, a falta de um gegrafo na composio tcnica dos projetos e do PDDU pode ter causado uma rigidez maior no que se refere aplicabilidade de tais aes. O queremos dizer que apenas o lado fsico do espao geogrfico foi considerado na elaborao das propostas. importante frisar que, a elaborao dos projetos de interveno, sobretudo o Roteiro da F, no tiveram participao da sociedade nas discusses, conforme estudo realizado pela Rede de Avaliao e Capacitao para Implementao de Planos Diretores Participativos:

redes instaladas e os sistemas de engenharia existentes (de transporte, comunicaes, energia, etc). Interessam a ele as grandes aglomeraes populacionais (com suas demandas e impactos) e os fundos territoriais (com suas potencialidades e vulnerabilidades), numa viso de contigidade que se sobrepe a qualquer manifestao pontual no territrio (MORAES, 2005, p. 45). 15 Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Marco Conceitual da Poltica de Reassentamento Involuntrio. 16 Para uma anlise mais detalhada dessas polticas urbanas em Juazeiro do Norte, ver Arajo (2011). 17 importante salientar aqui uma diferena. rea central no a mesma coisa de centro. Segundo Corra (1993) a rea central composta do centro e da zona perifrica do centro. No nosso trabalho, tratamos do centro, e no da rea central como um todo.

22

Em verdade, o Centro [Centro de Apoio ao Romeiro] juntamente com o Roteiro da F foram aes de qualificao do Centro de Juazeiro previstas com o objetivo de incrementar o turismo religioso, do qual depende o comrcio de Juazeiro. Segundo o Poder Pblico, essa vocao turstica era consenso entre todos os setores. Segundo os tcnicos da gesto, estas aes teriam nascido das discusses do Plano. Realmente provvel que tenha nascido durante essa discusso, mas ao que parece no foi proposta da populao, e sim da assessoria junto com a gesto municipal. Para a sociedade civil e at mesmo para o Vice-prefeito (que poca representava os comerciantes), essa vocao no teria sido discutida com a populao, tendo sido ela definida pela Prefeitura e pela equipe de assessoria, os quais vieram com ambos os projetos prontos e brigavam a todo custo pela sua aprovao (IACOVINI; PINHEIRO, 2009, p. 04).

A urbanizao do acesso ao Horto (bairro da cidade que faz fronteira e influencia/influenciado diretamente pelas atividades no centro da cidade) se resumiu at o momento apenas a uma sinalizao e a troca do calamento. O saneamento bsico, a rede de gua e esgoto entre outros ainda se encontra em precrias condies. No que se refere ao Centro de Apoio aos Romeiros, as obras pararam h muito tempo, e foram retomadas no final de 2009, mas a passos lentos. Tal objeto geogrfico servir para realocar e desafogar o centro da cidade tanto no que se refere aos transportes como s pessoas, pois nas pocas de romarias a populao da cidade praticamente dobra. Os camels, que ocupavam os arredores da Baslica Menor de Nossa Senhora das Dores (conhecida como Igreja da Matriz) foram inicialmente os principais alvos, pois foram construdos Box para eles realocarem suas mercadorias e desocuparem os arredores do espao sagrado da Baslica. Tal obra est no PDDU da cidade e enquadrada como Unidade de Vizinhana do Centro. No entanto, o investimento milionrio, com cerca de R$ 12 milhes, se encontra apenas em parte da estrutura fsica (os Box), e a sua finalizao uma incgnita. O Roteiro da F tambm uma das aes dentro do projeto de requalificao da rea central da cidade. Seu objetivo estabelecer, atravs de intervenes fsicas no centro da cidade, um roteiro que guie o romeiro para os pontos tursticos religiosos da urbe, e que, at o momento, se resume a um nmero muito restrito de placas. possvel analisar isso na proposta de Lefebvre (1991) da contradio entre apropriao e dominao do espao. A apropriao do espao seria o envolvimento dos valores, dos desejos, do corpo, da espontaneidade; por outro lado, a dominao seria um planejamento com propsitos estabelecidos por uma ordem distante, visando uma normatizao e uma padronizao do espao (LEFEBVRE, 1991). Outras aes tambm so propostas, como o anel virio, que melhoraria a circulao sem a necessidade dos veculos, sobretudo os de carga pesada, passar no centro cidade. Outras j foram implantadas, como a Zona Azul, que estabelece um tempo determinado para o

23

estacionamento dos veculos e a retirada dos feirantes da Rua So Paulo, os quais estavam a mais de 30 anos na localidade, o que provocou muita polmica na cidade. Enfim, so projetos que, mesmo realizados em sua plenitude, no acabaro com os problemas encontrados no centro da cidade. nesse sentido que a busca por uma reestruturao de fato (no apenas requalificao, reordenamento ou revitalizao) faria com que o espao fosse tratado como uma dimenso social e que a sociedade se apropria dele na medida em que vivncia cotidiana promove usabilidades diversas na perspectiva de uma solidariedade entre os agentes sociais. Essas mudanas propostas pelos documentos pblicos que tratam de intervenes no centro da cidade de Juazeiro do Norte so de uma proposio vertical, de cima para baixo, onde a sociedade civil e suas organizaes dificilmente tm vez, apenas opinam, mas no tem poder decisrio. Essas intervenes se reduzem a uma mera reforma urbanstica, ao passo em que o que se necessita uma reestruturao de fato, onde o urbano, a simultaneidade, o encontro (LEFEBVRE, 2008), ser vivenciado pelos atores sociais nas suas prticas cotidianas. Da elas no serem qualificadas por ns como projetos de reestruturao, e sim de outra coisa, as quais citamos nas pginas precedentes. A reestruturao do espao se refere no s a uma mudana fsica do espao18, pois a materialidade do mesmo representa apenas em parte o movimento da sociedade em sua totalidade. Essa reestruturao da qual falamos diz respeito sim a uma mudana fsica, mas no s, ela superada, por uma mudana maior e mais significativa, que a mudana do espao social, das relaes sociais estabelecidas em um determinado espao-tempo e que passa a ser experienciado de forma mais solidria, onde o valor de uso supera e transcende o valor de troca. Nesse sentido, reestruturar significa uma nova usabilidade dos espaos de forma pblica, acessvel e democrtica, como tambm uma modificao na estrutura viria, paisagstica, ambiental, na mobilidade dos citadinos etc. Nessa direo, o espao social (imaterial, cola que liga os indivduos em sociedade) e o espao fsico (os objetos produzidos socialmente ao longo da histria) (EGLER, 2009) so redimensionados a caminho de uma nova organizao socioespacial. uma reestruturao que depende, antes de tudo, da participao popular nas decises polticas, econmicas e culturais da sociedade.

18

Em matria publicada pelo site da prefeitura municipal de Juazeiro do Norte, a reestruturao colocada como sinnimo de reformas e reajustes no espao fsico provocadas por danos causados pelas chuvas. Ver: http://www.juazeiro.ce.gov.br/index.php?Pasta=paginas_site&Pagina=lista_noticia&IDNoticia=00339&MenuDi reito=1

24

Portanto, a reestruturao do centro da cidade de Juazeiro do Norte, para acontecer, deve atender aos requisitos fundamentais rumo a uma nova direo de uma nova configurao social de usos do espao pblico central, entendendo a dinmica scio-econmica-espacial contida nessa parcela do espao urbano.

CONSIDERAES FINAIS Pensar as polticas urbanas nos dias atuais pensar em formas de produo do espao urbano que, na maioria das vezes, seguem uma lgica vertical, em que Estado e capital planejam e executam intervenes que, ao invs de promover uma melhoria nos laos de sociabilidade entre os seres humanos, os separa e os fraturam. O espao aparece como um ente de fundamental importncia para as regras impostas pela ordem distante. por meio do espao que o Estado e o capital dominam a sociedade, pois cada vez que se busca um design espacial de maneira que d preferncia s aes capitalistas, a sociedade quem paga o pato, isto , quem sofre com as conseqncias de remoes, de expulses e sem nenhuma garantia de melhoria, garantia essas que ficam apenas nos discursos polticos. A cidade aparece nesse contexto como lugar privilegiado de anlise das contradies sociais desencadeadas pelo modo de produo hegemnico. Sendo a cidade um produto social, que ao mesmo tempo condio e meio da ao e da reproduo da vida, o espao urbano assume, nesse contexto, dimenses que penetram de vrias maneiras a vida social. Uma dessas dimenses a poltica (LEFEBVRE, 2008). Sendo o espao, poltico, ele condio, meio e produto (CARLOS, 2008) das contradies sociais, condicionando novas aes na busca de uma outra ordem da vida social, pautada em valores mais solidrios e fraternos. Nessa linha de pensamento, planejar a cidade no apenas impor normas, leis e regras urbansticas que alteram e modelam a forma fsica do espao geogrfico. O planejamento urbano, ao mesmo tempo em que modela a dimenso fsica do espao, modifica tambm as relaes sociais que esto estabelecidas nesse suporte material. Nesse sentido, o planejamento interfere no espao geogrfico em sua totalidade, isto , tanto na dimenso social como na dimenso fsica, j que ambos esto imbricados e intrinsecamente interligados. Pensar a reestruturao do centro da cidade de Juazeiro do Norte atravs das polticas urbanas pensar em um planejamento urbano crtico, que busque nas organizaes sociais um dilogo possvel, objetivando produzir um espao que seja caracterizado pelas relaes sociais

25

de afeto e sentimento, companheirismo, e no apenas impor normas urbansticas que fragmentam scio-espacialmente ainda mais o cotidiano e a sociabilidade. Dessa forma, as polticas urbanas propostas pra Juazeiro do Norte eliminam as contradies espaciais, buscando emergir uma espacialidade ideal, homognea e sem diferenciaes. As rugosidades espaciais so eliminadas nessas estratgias de interveno urbanstica. Portanto, pensamos que planejar uma cidade para o futuro pautada em valores sociais diferentes dos atuais requer uma longa discusso entre as partes interessadas buscando promover uma forma espacial que seja paralela ao processo social, ou como diz Harvey (2006) ao utopismo dialtico. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARAJO, Maria de Lourdes de. A cidade do Padre Ccero: Trabalho e F. Fortaleza: Impeh, 2011. ARAJO, Iara Maria. Novos espaos produtivos: Relaes sociais e vida econmica no Cariri Cearense. (Tese de Doutorado), Fortaleza: Universidade Federal do Cear (UFC), 2006. BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia Urbana. 2 ed., Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1997. Tradutor: Raquel Soeiro de Brito. BENKO, Georges. Estratgias de Comunicao e Marketing Urbano. Cincia Geogrfica, Bauru, ano VIII vol. II, n 22, 2002. p. 05-09. BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine. De volta cidade. So Paulo: Annablume, 2007. CALOU, Erlane Maria Soares. O crescimento urbano de Juazeiro do Norte CE: Um estudo sobre a origem e a histria da Favela Boca das Cobras. Tese (Monografia de especializao) Departamento de Geocincias da Universidade Regional do Cariri, 2005. CARLOS, Ana Fani Alessandri. Da "organizao" "produo" do espao no movimento do pensamento geogrfico. In: CARLOS, A. F. A; SOUZA, M. L; SPOSITO, M.E.B. (Org.). A produo do espao urbano: agentes e processos, escalas e desafios. So Paulo: Contexto, 2011, p. 53-73. _________. A reproduo do espao urbano. So Paulo: Edusp, 2008. _________. Dinmicas urbanas na metrpole de So Paulo. In LEMOS, Amlia Ins Geraiges; ARROYO, Mnica; SILVEIRA, Maria Laura (Orgs) America Latina: cidade, campo e turismo. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, San Pablo, 2006. CASTELLO BRANCO, Maria Luisa Gomes. Algumas consideraes sobre a identificao de cidades mdias. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. (Org.). Cidades Mdias: Espaos em Transio. So Paulo: Expresso Popular, 2007, p. 89-111. CORRA, Roberto Lobato. O espao urbano. So Paulo: tica, 1993. EGLER, Tamara Tania Cohen. Polticas urbanas para o espao global. Economa, Sociedad y Territrio, enero-abril, ao/vol. V, nmero 17, El Colgio Mexiquense, A.C., Toluca, Mxico, 2005, p. 01-25.

26

HARVEY, David. Espaos de esperana. 2 ed. So Paulo: Loyola, 2006. HOLANDA, Virgnia Clia Cavalcante. Transformaes socioespaciais das cidades mdias cearenses. Revista de Geografia, Recife, vol. 28, n 01, p. 04-13, 2011. HOLANDA, Virgnia Clia Cavalcante; MARIA JUNIOR, Martha. A expresso das Cidades Mdias Cearenses. In: HOLANDA, Virgnia Clia Cavalcante; AMORA, Zenilde Baima (Org.). Leituras e Saberes Sobre o Urbano: cidades do Cear e Mossor no Rio Grande do Norte. Fortaleza: Expresso Grfica e Editora, 2010. IACONIVI, Rodrigo Faria Gonalves; PINHEIRO, Valria. Rede de avaliao e Capacitao para a implementao dos Planos Diretores Participativos: Estudo de Caso do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro do Norte. Observatrio das Metrpoles, 2009. Disponvel em: http://web.observatoriodasmetropoles.net/planosdiretores/produtos/ce/CE_Avalia%C3%A7% C3%A3o_PDP_Estudo_Caso_1_Juazeiro_do_Norte_julho_2009.pdf. Acessado em: 18/08/2011. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Regies de Influncia das Cidades, 2008. LEDRUT, Raymond. Poltica Urbana e Poder Local. Espao & Debates, So Paulo, ano 1, n 3, 1981, p. 5-20. LEFEBVRE, Henri. Espao e Poltica. Belo Horizonte: EDUFMG, 2008. _______. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno, So Paulo. Editora tica, 1991. MACEDO, R. C. et al. Anlise scio-ambiental: vivendo no Cariri hoje, pensando no Cariri amanh. Fortaleza: Publicao do mandado participativo da Deputada Estadual ris Tavares. 2004. MENEZES, Ftima; ALENCAR, Generosa. Homens e Fatos na Histria do Juazeiro: estudo cronolgico 1927-1934. Recife: EDUFPE, 1989. MINISTRIO DAS CIDADES. Reabilitao de centros urbanos. Braslia, Ministrio das Cidades, 2005. MORAES, Antnio Carlos Robert. Ordenamento territorial: uma conceituao para o planejamento estratgico. In: Para pensar uma poltica nacional de ordenamento territorial: anais da Oficina sobre a Poltica Nacional de Ordenamento Territorial, Braslia, 13-14 de novembro de 2003 / Ministrio da Integrao Nacional, Secretaria de Polticas de Desenvolvimento Regional (SDR). Braslia: MI, 2005, p. 43-47. MOREIRA, Ruy. Os Quatro Modelos de Espao-Tempo e a Reestruturao. GEOgraphia, Niteri, v. 1, n. 7, p. 01-15, 2002. Disponvel em: <www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewFile/75/73>. Acessado em 13/04/2010. OLIVEIRA, Amlia Xavier. O Padre Ccero que eu conheci. Rio de Janeiro: Grfica Olmpica, 1969. OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de; OLIVEIRA, Las Catarine de. Turismo e Polticas Pblicas: Problemtica Urbana e mutaes do Sagrado em Juazeiro do Norte (Cear, Brasil). Terra Livre, So Paulo, Ano 25, vol. 2, n 33, p. 155-170, 2009. OLIVEIRA, Las Catarine de. Espao Urbano e Turismo Religioso: avaliao da poltica de reordenamento do Centro de Juazeiro do Norte/CE. (Dissertao de Mestrado),

27

Mestrado Profissionalizante em Polticas Pblicas, Universidade Federal do Cear (UFC), Fortaleza, 2008. PEREIRA, Cieusa Maria Calou e. Anlise da Problemtica do Lixo nas Romarias em Juazeiro do Norte CE. (Dissertao de Mestrado), Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 2005. PONTES, Maria Beatriz Soares. As mudanas no processo produtivo capitalista e suas repercusses nas cidades mdias nordestinas. In: SPOSITO, Eliseu Savrio; SPOSITO, Maria Encarnao Beltro; SOBARZO, Oscar (Orgs). Cidades Mdias: produo do espao urbano e regional. So Paulo: Expresso Popular, 2009, p. 327-346. QUEIROZ, Fbio Jos Cavalcanti de. Padres, coronis e ativistas sociais: o Cariri poca da usurpao militarista 1964-1985. (Tese de Doutorado). Fortaleza: Universidade Federal do Cear (UFC), 2010. ROSENDAHL, Zeny. O espao, o sagrado e o profano. In: ______, CORRA, Roberto Lobato (Org). Manifestaes da Cultura no Espao. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999, p. 241247. SALGUEIRO, Teresa Barata. Novos produtos imobilirios e reestruturao urbana. Finisterra: Lisboa. Vol. XXIX, n 59, p. 79-101, 1994. SANTOS, Milton. Tendncias da urbanizao brasileira no fim do Sculo XX. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). Os caminhos da Reflexo sobre a Cidade e o Urbano. So Paulo: Edusp, 1994, p. 17-26. SILVA, Helena Maria Menna Barreto. Apresentao. In: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine. De volta cidade. So Paulo: Annablume, 2007. SILVA JNIOR, Agenor Soares. Nas sombras da cruz: a Igreja Catlica e o desenvolvimento urbano no Cear (1870-1920). Revista Historiar: Sobral, ano 01, n 01, p. 91-107, 2009. SOJA, Edward. W. Geografias ps-modenas: a reafirmao do espao na teoria social crtica. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: Uma introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos. 4 ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006a. ________. Cidades, globalizao e determinismo econmico. Cidades: Presidente Prudente, v. 3, n 5, p. 123-142, 2006b. ________. O Desafio Metropolitano: Um estudo sobre a problemtica scio-espacial nas metrpoles brasileiras. 2 ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. SPOSITO, Eliseu Savrio. Polticas Pblicas: teoria, prtica e ideologia. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. (Org.). Urbanizao e cidades: perspectivas geogrficas. Presidente Prudente: GASPERR, 2001, p. 311-332. SPSITO, Maria Encarnao Beltro. O Centro e as formas da Centralidade Urbana. Revista de Geografia. So Paulo: v.10, p.1-18, 1991.

Вам также может понравиться