Вы находитесь на странице: 1из 14

APLICAES DE DIODOS: PORTAS LGICAS, CIRCUITOS CEIFADORES E RETIFICADORES

Circuitos de Portas Lgicas Utilizando Diodos


H diversas famlias diferentes de portas da lgica. Cada famlia tem suas potencialidades e limitaes, suas vantagens e desvantagens. A seguinte lista descreve as famlias da lgica principal e suas caractersticas. Voc pode seguir as ligaes para ver a construo do circuito das portas de cada famlia.

Lgica dos Diodos


As portas lgicas com diodos, como o nome sugere usam diodos executar as funes lgicas E ou AND e OU ou OR. Os diodos tm a propriedade de facilmente passar uma corrente eltrica em um sentido, mas no em outro. Assim, os diodos podem agir como um interruptor lgico ou uma porta lgica. As portas lgicas com diodos so muito simples e baratas, e podem ser usadas eficazmente em situaes especficas. Entretanto, no podem ser usados extensivamente, porque tendem a degradar rapidamente os sinais digitais. Alm disso, no podem executar a funo NO ou NOT, assim sua utilidade completamente limitada.

A lgica do diodo baseada no fato que um diodo conduzir corrente eltrica apenas em um sentido, mas no no outro. Desta maneira, o diodo age como um interruptor eletrnico.

esquerda voc v a lgica bsica do diodo OU ou OR. Suponhamos que o nvel lgico 1 est representando a tenso de +5 volts, e o nvel lgico 0 est representando o terra, ou o 0 volts. Nesta figura, se ambas as entradas A e B forem deixadas desconectadas ou estiverem ambas no nvel lgico 0, a sada Z ser fixada em 0 volts pelo resistor, e estar assim a com nvel lgico 0 tambm. Entretanto, se em uma ou outra entrada for aplicada a tenso de +5 volts, o diodo tornar-se- polarizado e consequentemente conduzir, que por sua vez elevar seu nvel lgico para 1 e a sada Z tambm estar em 1. Se ambas as entradas estiverem em nvel lgico 1, a sada Z ter ainda a nvel lgico 1. Desta forma dizemos que esta porta executa a funo OU ou OR.
4

direita o circuito equivalente a porta E ou AND. Usaremos os mesmos nveis lgicos adotados anteriormente, mas no circuito os diodos estaro invertidos e o resistor ajustado para fixar a tenso da sada ao nvel lgico 1. Por exemplo, +V = +5 volts, embora outras tenses possam ser aplicadas. Agora, se ambas as entradas forem desconectadas nvel lgico igual a 0. Se uma ou outra entrada estiver aterrada (em nvel lgico 0), esse diodo conduzir e forar a sada para o nvel lgico 0. Ambas as entradas devem estar em nvel lgico 1 para que a sada esteja no nvel lgico 1. Desta forma dizemos que esta porta executa a funo E ou AND. Em ambas as portas ns supomos que os diodos no introduzem nenhum erro ou perdas no circuito. Porem na realidade isto no ocorre, pois o diodo de silcio apresenta uma queda de tenso de aproximadamente de 0.65v a 0.7v ao conduzir. Mas ns podemos evitar isto adotando qualquer tenso acima de +3,5 volts como nvel lgico 1, e toda a tenso abaixo de +1,5 volts ser nvel lgico 0. inadequado que neste sistema a tenso de sada esteja entre +1,5 e +3,5 volts; esta ser considerada como regio indefinida de tenso.
5

As portas E ou OU j citadas, quando aplicadas individualmente tem suas vantagem em circunstncias especficas. Entretanto, quando as portas E e OU so conectadas em cascata, como mostrado na figura acima, alguns problemas adicionais ocorrem e seus funcionamento fica comprometido. Assim para este tipo a melhor sugesto utilizar as portas individualmente, como j citamos. Para outras operaes lgicas podemos utilizar o circuitos integrados.
6

O CIRCUITO CEIFADOR COM DIODOS Circuitos ceifadores so aqueles que ceifam parte do sinal aplicado em suas entradas. Os principais circuitos ceifadores so aqueles que utilizam diodos, resistores e fontes de tenso. Para fins de anlise, devemos utilizar a curva de transferncia de cada circuito, que consiste em um grfico, o qual relaciona a tenso de sada com a tenso de entrada. Na Figura 1 tem-se um circuito ceifador, sua caracterstica de transferncia e os sinais de entrada e sada.

Figura 1

Analisando o circuito, supondo-se o diodo como ideal, tem-se, para o semiciclo positivo da tenso de entrada, at atingir o valor da tenso V da bateria, o diodo em polarizao reversa. Aparece ento na sada o prprio sinal de entrada. Quando a tenso de entrada atingir o valor V da bateria o diodo estar diretamente polarizado e a tenso de sada permanecer na tenso V. Esta situao perdura at que a tenso do sinal de entrada fica inferior a tenso V da bateria no qual o diodo volta a ficar reversamente polarizado e a tenso da sada espelha a tenso de entrada por falta de corrente no resistor. Por todo a semiciclo negativo o diodo permanece reversamente polarizado. Na curva de transferncia, tem-se uma reta inclinada de 45o com coeficiente de transferncia igual a 1,ou seja, toda tenso de entrada transferida para a sada sem modificaes. Na outra regio da curva, notase que a tenso de sada fica constante, independente do valor da tenso de entrada. A caracterstica de transferncia do circuito anteriormente analisado a mesma independentemente de utilizar-se outra forma de onda para o sinal de entrada.

Nas Figura 2, Figura 3 e Figura 4, tem-se outros exemplos de circuitos ceifadores com suas caractersticas de transferncia e tenso de entrada e sada, cuja anlise anloga ao do circuito feita anteriormente.

Figura 2

Figura 3

10

Figura 4

Retificadores

Os diodos como j foi visto anteriormente possuem propriedades retificadoras. Mas na verdade o que que isso significa? Isso quer dizer que eles s deixam a corrente fluir em um nico sentido, sendo o contrrio impossvel. Essa propriedade dos diodos largamente utilizada nos retificadores. Retificadores so artifcios utilizados na eletrnica para transformar a corrente alternada em corrente contnua. Isso pode se dar de diversas maneiras. Seja atravs de retificadores de meia onda ou de onda completa. Os retificadores de onda completa dividem-se em dois tipos: Os que precisam de tomada central no transformador e os que no necessitam-na.

11

Retificadores de Meia Onda Partindo de um transformador simples, basta acrescentar-lhe um diodo para retificar a corrente em meia onda, onde s os semiciclos positivos so aproveitados e transformados em uma corrente constante (contnua):

12

Acesse o link e confira a animao:


http://www.clubedaeletronica.com.br/Anima/A_eletronica/Anima%20002.htm

Retificador de Onda Completa Com o mesmo transformador do exemplo anterior possvel fazer um retificador de onda completa. Sua vantagem que ele conduz os semiciclos positivos e os negativos, de um modo que haja uma tenso contnua positiva durante os dois semiciclos. Durane cada semiciclo, sempre dois diodos esto em conduo e dois em corte:

Acesse o link e confira a animao:

13

http://www.clubedaeletronica.com.br/Anima/A_eletronica/Anima%20004.htm

Retificador de Onda Completa (Trafo com Tomada Central) Outro mtodo usado para retificar uma corrente alternada atravs de um transformador que possua romada central. Esses transformadores so facilmente encontrados atualmente. Neles esto geralmente gravados "12 V + 12 V", por exemplo, o que indica a tenso e o que no quer dizer que ele seja equivalente a um de 24 V. Para realizar a retificao, basta clocar um diodo em cada um dos terminais e reservar o terminal central para o negativo:

14

Acesse o link e confira a animao:


http://www.clubedaeletronica.com.br/Anima/A_eletronica/Anima%20003.htm

Вам также может понравиться