Вы находитесь на странице: 1из 38

Crculo Inicitico de Hermes Introduo

O objetivo deste pequeno curso permitir ao leitor iniciar seus estudos de cabala com mais facilidade, sem todas as dificuldades caractersticas deste tipo de estudo. Explicaremos a vocs como ser dividido o curso. Na primeira das quatro partes do curso veremos algumas noes gerais a histria da cabala e Ado Kadmon, O Homem Perfeito. Na aula que vem veremos a dez sephiroth e nas duas aulas seguintes veremos o 22 caminhos e ainda se possvel algumas aplicaes da cabala em relao ao Tarot, Astrologia, Alquimia e Magia. Anderson Rosa Nenhum Estudante jamais realizar qualquer progresso no desenvolvimento espiritual se saltar de um sistema a outro, utilizando ora algumas afirmaes do novo pensamento, ora alguns exerccios de respirao e posturas meditativas da ioga, para prosseguir depois com algumas tentativas nos mtodos msticos de orao. Cada um desses sistemas tem o seu valor, mas esse valor s real se o sistema praticado integralmente. O estudante que pretende ser um ecltico antes de Ter obtido muita prtica jamais ser mais do que um diletante. A experincia tem demonstrado com regularidade infalvel que os mtodos de desenvolvimento psquico que so efetivos e satisfatrios para o recluso, produzem estados neurticos e colapsos na pessoa que procura segui-los suportando concomitantemente as tenses da vida moderna. A Magia Branca consiste na aplicao de poderes ocultos para fins espirituais e ela que propicia boa parte do treinamento e do desenvolvimento do aspirante ocidental. A pessoa que tenta renunciar ao cerimonial trabalha em grande desvantagem. A experincia prova que a Qabalah fornece o melhor plano fundamental e o melhor sistema para o adestramento do estudante, antes que ele esteja apto a fazer experincias com os sistemas pagos. - Dion Fortune, A Cabala Mstica.

Pgina - 2

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa A Qabalah


- Tradio Oral, Misticismo Hebraico, Interpretao da Torah e os Livros dos Profetas. A palavra Qabalah quer dizer tradio, assim como Caibalion. O Caibalion um livro que supostamente foi escrito por adeptos e que ele contem as regras para se conhecer o universo e esse nome Caibalion seja um derivado da palavra Qabalah . Qabalah tambm quer dizer aquilo que foi recebido e transmitido que na verdade corresponde a palavra tradio que antigamente queria designar a LEI (Torah) que foi implantada por Moiss. Qabalah- Tradio ou aquilo que recebido. Antigamente A Lei de Moiss (mosaica)

As Duas Escolas :
A Qabalah possui duas escolas principais: Primeiro, a escola judaica; Segundo a escola Hermtica. A principal diferena entre as duas que a escola judaica impede que se faa qualquer representao, para impedir a formao de idolatria, e os judeus reconhecem apenas 05 cabalistas. Para eles a Qabalah uma ferramenta de conhecimento intelectual, que os ajuda e decifrar a Torah escrita / Torah shebichtv e a Torah oral/ Torah shebealp, a qabalah quem d a Torah uma forma una e indivisvel. Da mesma forma que o Alcoro, que para cada linha existem 14 tradues possveis, e no hebraico encontramos onze variantes. Quando pensamos em um livro do tamanho do Pentateuco fica muito difcil, tornando-se quase impossvel a sua traduo ou interpretao em sua totalidade. E a escola hermtica difere principalmente e justamente na liberdade ao utilizar-se ferramentas grficas, como a rvore das Vidas. Por exemplo, a capa do livro ( conforme ilustrao 1 ), que representa o esquema grfico do jardim do paraso. Existindo ainda diferenas sutis entre ambas, que podero ser vistas futuramente por cada indivduo, ao longo de seu estudo

Pgina - 3

Crculo Inicitico de Hermes Origem Histrica Merkabah ( carruagem)


Como todas as cincias e escolas esotricas, a Qabalah tem uma origem tradicional e uma origem histrica, e necessariamente a origem tradicional no coincide com a histrica, segundo a origem tradicional, a Qabalah foi ensinada pelos anjos a Ado para que Ado, atravs do estudo e da utilizao cabalstica pudesse retornar ao paraso. Ado passou a Abrao, Abrao levou estes ensinamentos at o Egito eles absorveram parcialmente a Qabalah. Mais tarde Moiss aprendeu esse conhecimento e aprimorou esse conhecimento no deserto, durante os quarenta anos que por l perambulou. Essa a origem tradicional, tambm se dizendo que ele foi ajudado por anjos no deserto, existindo todo um folclore sobre isto. Merkabah - a carruagem que transportou o trono de Deus ou o Trono do Mundo . A origem histrica da Qabalah vem da criao do que se chama de Merkabah (carruagem), Merkabah a descrio de Ezequiel em relao ao carro de Deus. a carruagem que carregava o trono de Deus da esfera celeste. A crena comum que este carro ia e vinha entre o cu e a terra e tinha um determinado conhecimento mstico potencial para explicar o Merkabah. A partir deste momento que se foram se desenvolvendo outras estruturas como a rvore das Vidas. A Qabalah no somente um conjunto de coisas absurdas. Devemos que v-la como uma chave capaz de elucidar o que ns no podemos responder sozinhos. A Qabalah chave que abre todas as portas, mas no adianta voc Ter esta chave sem conhecimento para us-la. Ela tambm no somente o conjunto de cincias hebraicas , e hermticas. Hoje ela est presente em tudo ao nosso redor, e ela pode nos auxiliar de vrias formas. Num experimento de qumica os clculos usados so semelhantes aos da Qabalah. Voc pode chegar ao resultado de uma experincia ou prximo a ele. Por exemplo: quando voc tem um experimento de resultados imprevisveis com materiais nunca antes usados, voc pode ter uma prvia do resultado antes de fazer a experincia. A Qabalah , do ponto de vista histrico, pode ser definida como um produto da interpenetrao entre o gnosticismo judaico e o neoplatonismo Gershon Scholen, Kabalah.

Pgina - 4

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa As quatro Categorias da Qabalah


1. A Qabalah Prtica, que trata da Magia Talismnica, Cerimonial e do Tarot; 2. A Qabalah Dogmtica, que consiste na literatura Qabalstica; 3. A Qabalah Literal, que trata do uso das letras e dos nmeros; A Qabalah Literal divide-se em trs partes: * Gematria, que baseia-se nos valores das palavras; * Notariqon, que baseia-se nas letras de uma palavra que formam as iniciais de outras palavras, formando uma sentena; * Temura, ou permutao, sendo esta a substituio de uma letra por outra que a precede no alfabeto. 4. A Qabalah No-Escrita, que consiste no conhecimento correto da maneira pela qual os sistemas simblicos esto dispostos na rvore das Vidas.

O Caminho da Serpente da Sabedoria e o Caminho da Flecha ou Espada Flamejante


O Caminho da Iniciao segue as espirais da Serpente da Sabedoria na rvore; mas o Caminho da Iluminao segue o Caminho da Flecha lanada pelo Arco da Promessa, Qesheth, o arco-ris de cores astrais que se estende como um halo por trs de Yesod. Esse o caminho do mstico, que se distingue do do ocultista; rpido e direto, e livre do perigo da tentao da fora desequilibrada que se encontra nos outros pilares, mas no confere nenhum poder mgico, salvo os do sacrifcio em Tiphareth e os do psiquismo em Yesod. - Dion Fortune, A Cabala Mstica

O Sepher Yetzirah- O livro da Criao


a pedra angular da literatura qabalstica onde a palavra sephiroth aparece pela primeira vez. Mostra a criao do universo com relao as letras do alfabeto hebraico.

Pgina - 5

Crculo Inicitico de Hermes Objetivos da Qabalah Terica


1. 2. 3. meios. Analisar as idias atravs da rvore das Vidas; Traar a relao entre as idias de todos os tipos; Traduzir qualquer sistema desconhecido por seus prprios

As Dez Sephiroth
Sephira a palavra que indica emanao divina, cujo plural Sephiroth.

As Trs Qualidades de Uma Sephira


1. Sua prpria funo; 2. Comprovar a Sephira Anterior; 3. Transmitir sua prpria natureza.

Os Quatro Mundos
1. Atziluth O Mundo Arquetpico, ou Mundo das Emanaes; Mundo Divino; 2. Briah O Mundo da Criao, tambm chamado Khorsia, o Mundo dos Tronos; 3. Yetzirah O Mundo da Formao e dos Anjos; 4. Assiah O Mundo da Ao; o Mundo da Matria.

Os Pilares
Pilar Esquerdo: Feminino. O Pilar da Severidade Pilar Mdio: Andrgino. O Pilar do Equilbrio. Pilar Direito: Masculino. O Pilar da Misericrdia.

Pgina - 6

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


0. Ain O Universo, a soma total de todas as coisas. A Causa sem Causa. Segundo o Zohar: Antes de haver criado nenhuma forma no mundo, antes de haver produzido nenhuma forma, ele estava s, sem forma, sem assemelhar-se a nada. Quem entenderia como era ele ento, antes da criao, j que ele no tinha forma? O Ain no pode ser compreendido pelo intelecto nem descrito por palavras, pois no h nenhuma letra nem palavra alguma para represent-lo. Azariel Bem Menahen. 1. Kether

Imagem Mgica Um Ancio ou Rei Barbudo, de perfil Nome de Deus Eheieh Arcanjo Metraton Ordem de Anjos Chaioth he Qadesh Santas Criaturas Viventes Chakra Mundano Primum Mobile. Primeiros Movimentos Virtude Consecuo. Culminao da Grande Obra. Ttulos Existncia das Existncias. Oculto dos Ocultos. Ancio dos Ancies. O Ponto Liso. O Ponto Primordial. O Mais Alto. O Grande Rosto. A Cabea Branca. A Cabea que no . Macroposopos. Experincia Espiritual Unio com Deus Cor em Atziluth Brilhante Cor em Briah Branco Puro Brilhante Cor em Yetzirah Branco Puro Brilhante Cor em Assiah Branco Mosqueado de Dourado Vcio Smbolos O Ponto. O Ponto dentro de um crculo. A Coroa. A Sustica. O primeiro caminho chamado a Inteligncia Admirvel ou Oculta, porque a Luz que d o poder de compreenso do Primeiro Princpio, que no tem comeo. E a Glria Primria, porque nenhum ser criado pode alcanar sua essncia. A raiz de todas as coisas. Centro de Energia Espiritual, Indivisvel. A prima causa. O Macroposopus (Grande Rosto).

Pgina - 7

Crculo Inicitico de Hermes


2. Chokmah Imagem Mgica Uma figura masculina barbuda Nome de Deus Jehovah, ou Jah Arcanjo Ratziel Ordem de Anjos Aufanim - Rodas Chakra Mundano O Zodaco Virtude Devoo Ttulos Poder de Yetzirah. Ab-Abba. O Pai Supremo. Tetragrammaton. Yod de Tetragrammaton. Experincia Espiritual A viso de Deus Face a Face Cor em Atziluth Azul suave puro Cor em Briah Cinza Cor em Yetzirah Cinza perolado irisdescente Cor em Assiah Branco, mosqueado de Vermelho, Azul e Amarelo Vcio Smbolos O Lingam, O Falo. Yod. A Tnica Interior de Glria. A Pedra Erguida. A Torre. Basto de Poder Elevado. A Linha Reta O Segundo Caminho chamado a Inteligncia Iluminadora. a Coroa da Criao, o Esplendor da Unidade, igualando-a. Est exaltada acima de todas as cabeas, e chamada pelos Qabalistas a Segunda Glria. O reflexo de si mesmo. O Pai. O Zodaco. A Magia. O Elemento ativo vital da existncia. Os quatro Reis. Yod He Vau He. 3. Binah

Imagem Mgica Uma mulher Madura. Nome de Deus Jehovah Elohim Arcanjo Tzafkiel Ordem de Anjos Aralim. Tronos. Chakra Mundano Saturno Virtude Silncio Ttulos Ama, a me estril obscura. Aima, a Me frtil Brilhante. Khorsia, o Trono. Marah, o Grande Mar. Experincia Espiritual Viso do Pesar

Pgina - 8

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


Cor em Atziluth Cor em Briah Cor em Yetzirah Cor em Assiah Vcio Smbolos ca Exterior do Ocultamento. Carmesim Negro Marrom Escuro Cinza, Mosqueado de Rosa Avareza O Yoni. O Kteis. A Copa ou o Clice. A Tni-

O Terceiro Caminho chamado a Inteligncia Santificada ou Fundamento da Sabedoria Primordial. chamado tambm de Criador da F, e suas razes esto em Amm. o autor da F, de onde emana a F. Saturno. A Compreenso, a Me. O Poder construtivo que executa. A Iluso (Maya). O Grande Mar. O Veculo de cada fenmeno possvel. A ltima Sephira antes do Abismo (Daath). Yod He Vau He. Abismo. Daath Imagem Mgica Uma cabea com duas faces, olhando a ambos os lados Nome de Deus Uma conjuno de Jehovah e Jehovah Elohim Arcanjo Os Arcanjos dos Pontos Cardeais Ordem de Anjos Serpentes Chakra Mundano Sothis ou Srius, a Estrela Co Virtude Desapego. Perfeio da Justia, e a aplicao das Virtudes no corrompidas por consideraes da Personalidade. Confiana no Futuro. Ttulos A Sephira Invisvel. A Mente Csmica Escondida ou No Revelada. A Sephira Mstica. A Habitao Superior. Experincia Espiritual Viso atravs do Abismo Cor em Atziluth Lils Cor em Briah Cinza Prateado Cor em Yetzirah Violeta Puro Cor em Assiah Cinza Mosqueado de Dourado Vcio Dvida do Futuro. Apatia. Inrcia. Covardia (Medo do Futuro). Orgulho (Conduz ao Isolamento e a Desintegrao). Smbolos A Cela do Condenado. O Prisma. O Quarto Vazio. A montanha sagrada de qualquer Raa. Um Gro de Cereal. A Ausncia completa de smbolos.

Pgina - 9

Crculo Inicitico de Hermes


Conhecimento. O Abismo. Daath a esfera de onde toma forma a fora pura. portanto a forma mais elevada do mundo das formas. Daath, considerado como Sephira, uma concepo relativamente moderna. mencionada nos primeiros escritos qabalsticos, mas considerado como a conjuno dos princpios masculino/feminino de Deus, Chokmah e Binah. Realmente, os textos antigos estabelecem de maneira mais explcita que h dez Santos Sephiroth, no nove e no onze, seno dez. Sem dvida, a investigao moderna conduziu a evidncias suficientes como que para justificar que se considere uma Sephira por direito prprio, ainda que de modo especial. denominada portanto, de Sephira Invisvel, e Crowley sugeriu que poderia ser considerado anterior, como em outra dimenso, com relao aos demais Sephiroth. 4. Chesed Um Rei poderoso, coroado e em seu trono El Tzadkiel Chasmalim. Brilhantes. Jpiter Obedincia Gedulah, Amor. Majestade, Magnificncia. Viso do Amor. Violeta Profundo Azul Prpura Profundo Azul Profundo, Mosqueado de Amarelo Intolerncia, Hipocrisia, Glutonice, Tirania. A Figura Slida. O Tetraedro. O Orbe. A

Imagem Mgica Nome de Deus Arcanjo Ordem de Anjos Chakra Mundano Virtude Ttulos Experincia Espiritual Cor em Atziluth Cor em Briah Cor em Yetzirah Cor em Assiah Vcio Smbolos Vara. O Cajado.

O Quarto Caminho chamado a Inteligncia Receptiva porque contm todos os Santos Poderes. E dela emanam todas as Virtudes espirituais com as mais exaltadas essncias. Elas emanam uma da outra por virtude da Emanao Primordial, a Coroa Mais Elevada, Kether. Jpiter. A misericrdia. A Matria. As quatro direes do Espao. Majestade e Grandeza. A Inteligncia Receptiva.

Pgina - 10

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


5. Geburah Imagem Mgica Um poderoso Guerreiro em sua carruagem Nome de Deus Elohim Gibor Arcanjo Khamael Ordem de Anjos Serafim, Serpentes de Fogo Chakra Mundano Marte Virtude Energia, Coragem Ttulos Pachad, Temor. Din, Justia Experincia Espiritual Viso do Poder Cor em Atziluth Laranja Cor em Briah Vermelho Escarlate Cor em Yetzirah Escarlate Brilhante Cor em Assiah Vermelho Mosqueado de Negro Vcio Crueldade. Destruio. Smbolos O Pentgono. A Rosa de Cinco Ptalas. A Espada. A Lana. O Ltego. A Algema. O Quinto Caminho a Inteligncia Radical porque se assemelha a Unidade, unindo-se com Binah, o Entendimento, que emana das profundidades primordiais de Chokmah, a Sabedoria. Marte. Reflexo de Binah. Fortaleza ou Poder. O Homem a Paz, a Mulher o Poder. Nephtis. A Queda. Perseverana. A Vontade. 6. Tiphereth Um Rei, Um Menino. Um deus sacrificado. Jehovah Aloah va Daath Rafael Malachin, Reis O Sol Devoo Grande Obra Zoar Anpin, o Rosto Menor, Melekh o Rei Viso da Harmonia das Coisas. Os Mistrios Salmo Vivo Amarelo Salmo Vivo mbar Dourado

Imagem Mgica Nome de Deus Arcanjo Ordem de Anjos Chakra Mundano Virtude Ttulos Experincia Espiritual da Crucificao. Cor em Atziluth Cor em Briah Cor em Yetzirah Cor em Assiah

Pgina - 11

Crculo Inicitico de Hermes


Vcio Orgulho Smbolos O Lmem. A Rosa-cruz. A Cruz do Calvrio. A Pirmide Truncada. O Cubo. O Sexto Caminho a Inteligncia Mediadora, porque nela esto multiplicados os influxos das Emanaes; pois faz que essa influncia flua a todos as reservas das benos com as quais esto unidas. O Sol. Beleza e Harmonia. Apolo. A mais alta manifestao da vida tica, a soma de tudo o que bom, em resumo, o ideal. O Equilbrio entre o Esprito e a Matria. A Fnix e o Pelicano. A Accia. Yod He Vau He. 7. Netzach Uma bela mulher nua Jehovah Tzabaoth Haniel Elohim, deuses Vnus Generosidade Firmeza, valor Viso da Beleza Triunfante mbar Esmeralda Verde amarelo brilhante Oliva, Mosqueado de dourado Impudcia, luxria Lmpada. Cinto. Rosa.

Imagem Mgica Nome de Deus Arcanjo Ordem de Anjos Chakra Mundano Virtude Ttulos Experincia Espiritual Cor em Atziluth Cor em Briah Cor em Yetzirah Cor em Assiah Vcio Smbolos

O Stimo Caminho a Inteligncia Oculta porque o esplendor refulgente das virtudes intelectuais que so percebidas pelos olhos do intelecto e as contemplaes da f. Vnus. A Vitria. Eternidade e Triunfo. A Beleza e sua extenso. Amor Sexual. Hathor. A Rosa. A Inteligncia oculta. O Sndalo utilizado para as doenas de Vnus. 8. Hod

Pgina - 12

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


Imagem Mgica Nome de Deus Arcanjo Ordem de Anjos Chakra Mundano Virtude Ttulos Experincia Espiritual Cor em Atziluth Cor em Briah Cor em Yetzirah Cor em Assiah Vcio Smbolos Um Hermafrodita Elohim Tzabaoth Mikael Beni Elohim, Filhos dos deuses Mercrio Veracidade Viso do Esplendor Violeta Prpura Laranja Vermelho Negro amarelado, mosqueado de branco Falsidade. Desonestidade. Nomes e Versculos. Mandil.

O Oitavo Caminho chamado a Inteligncia Absoluta ou Perfeita, porque o Instrumento da Primordial, que no tem razes pela qual penetrar e descansar, salvo nos lugares escondidos de Gedulah, de onde emana sua essncia idnea. Mercrio. O Esplendor. Hermes. Comrcio e Boa Sorte. Plano Inferior das qualidades de Chokmah. A Inteligncia Absoluta ou Perfeita. 9. Yesod Um belo homem nu, muito forte Shaddai el Chai Gabriel Kerubim, Os Fortes A Lua Independncia A Casa do Tesouro das Imagens Viso da Maquinaria do Universo ndigo Violeta Prpura escuro Limo, mosqueado de azul Ociosidade Perfumes e Sandlias

Imagem Mgica Nome de Deus Arcanjo Ordem de Anjos Chakra Mundano Virtude Ttulos Experincia Espiritual Cor em Atziluth Cor em Briah Cor em Yetzirah Cor em Assiah Vcio Smbolos

Pgina - 13

Crculo Inicitico de Hermes


O Nono Caminho Chamado a Inteligncia Pura, porque purifica as Emanaes, prova e corrige o desenho de suas representaes, e dispe da unidade com a qual esto desenhadas sem diminuio ou diviso. A Lua. A Base fundamental do mundo Fsico. O Reflexo das Energias Superiores. Tudo voltar do Fundamento de onde surgiu. Toda medula, semente e energia renem-se neste lugar. Daqui surgem todas as potencialidades que existem. Zohar Ganesha. A Queda dos Obstculos. Anima Mundi A Alma do Mundo. O Inconsciente Coletivo. A Inteligncia Pura ou Clara. A Lua um corpo morto todavia vivo, cujas partculas esto cheias de vida ativa e destrutiva, de forte poder mgico. 10. Malkuth Imagem Mgica Uma jovem mulher, corada e em seu trono Nome de Deus Adonai Malekh, ou Adonai Ha Aretz Arcanjo Sandalfon Ordem de Anjos Ashim, Almas de Fogo Chakra Mundano Esfera dos Elementos Virtude Discriminao Ttulos O Portal. O Portal da Morte. Portal da Sombra da Morte. Portal de Lgrimas. Portal de Justia. Portal de Orao. Portal da Filha dos Poderosos. Portal do Jardim do den. A Me Inferior. Malkah, a Rainha. Kallah, a Noiva. A Virgem. Experincia Espiritual Conhecimento e Conversao do Santo Anjo Guardio. Cor em Atziluth Amarelo Cor em Briah Limo, oliva, vermelho e negro Cor em Yetzirah Limo, oliva. Vermelho e negro, mosqueado com dourado Cor em Assiah Negro, rajado de amarelo Vcio Avareza. Inrcia. Smbolos Altar de duplo cubo. Cruz de Braos iguais. Crculo Mgico. Tringulo de Evocao. A Terra. O Reino. O Mundo dos elementos. Matria totalmente Matria. Nossos cinco sentidos enquanto cristalizao das Sephiroth Anteriores.

Pgina - 14

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


A Virgem ou a noiva. A Esfera do mundo fsico da matria. Neschamoth O Palcio Divino; onde habita a presena espiritual de Ain Soph, como Herana da Humanidade e lembrana das verdades espirituais. Inteligncia Resplandecente. Energia Executiva ou poder de Binah. O Esprito Santo. A Me Superior. YOD HE VAU HE

As Vinte e Duas Letras


Em hebraico no existem nmeros, mas cada letra do alfabeto utilizada para um nmero. Cada letra hebraica possui um valor mltiplo 1. sua posio no alfabeto

Pgina - 15

Crculo Inicitico de Hermes


2. Seu valor numrico 3. Sua atribuio na rvore da vida 4. Sua atribuio no Tarot 5. Seu simbolismo alegrico definido pela escrita 22 letras como base . Ele as desenhou , esculpiu, pesou, e as intercambiou, formando atravs delas o conjunto da criao, e tudo o que deveria ser subseqentemente criado. Sepher Yetzirah

Aleph Glifo Significado Espiritual Teoria Cores Caminho Trecho Aleph. O Boi. O Esprito. Ar. Esprito do ter. (0 O Louco) Amarelo Plido. Azul Celeste. Esmeralda. 11 Chokmah Kether

O Dcimo Primeiro Caminho a Inteligncia Cintilante porque a essncia dessa cortina que se situa prxima a ordem da disposio, e uma dignidade especial dada a ele que seja capaz de encontrar-se ante o Rosto da Causa das Causas. O boi. O reprodutor. A swstica a inteligncia cintilante. O elemento ar. O louco. Ar ou esprito. Beth Glifo Significado Espiritual Teoria Cores Caminho Beth. Casa. Mercrio. Mago do Poder. (I O Mago) Amarelo. Prpura. Cinza. Violeta ndigo. 12

Pgina - 16

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


Trecho Binah Kether O Dcimo Segundo Caminho a Inteligncia da Transparncia porque essa espcie de magnificncia chamada Chazchazit, o lugar de onde surge a viso dos que vem em aparies. Casa. Reina em sabedoria. Mercrio O mago. O B vira V o ponto se omite. A primeira letra da bblia. A boca.

Gimel Glifo Significado Espiritual Teoria Sacerdotisa) Cores azul celeste. Caminho Trecho Gimel. Camelo. A Lua. Sacerdotisa da Estrela de Prata. (II A Azul. Prata. Azul Claro. Prata rajada de 13 Tiphereth Kether

O Dcimo Terceiro Caminho chamado a Inteligncia Unificadora, e chamada assim porque ela mesma a essncia da Glria; a Consumao da Verdade das coisas espirituais individuais. Camelo. O Barco do deserto. A Lua . A Sacertotisa Sem o Dgish soa como o J ingls Daleth Glifo Significado Espiritual Teoria Cores Caminho Daleth. Porta. Vnus. Filha dos Poderosos. (III A Imperatriz) Verde Esmeralda. Azul Celeste. Cereja. 14

Pgina - 17

Crculo Inicitico de Hermes


Trecho Binah Chokmah O Dcimo Quarto Caminho a Inteligncia Iluminadora, e chamada assim porque esse Chasmal que o fundador das idias de santidade ocultas e fundamentais, e de suas etapas de preparao. A Porta. Vnus . A Imperatriz. O Desejo e o amor universal. A Inteligncia Luminosa Letra dupla.

Hh Glifo Significado Espiritual Teoria guas (XVII A Estrela) Cores Caminho Trecho Heh. Janela. ries. O Carneiro. Filha do Firmamento. Habitante entre as Escarlate. Vermelho. Vermelho Brilhante. 15 Tiphereth Chokmah

O Decimo Quinto Caminho a Inteligncia Constituinte, assim chamada porque constitui a substncia da criao em puras trevas, e os homens falaram destas contemplaes; aquela obscuridade da qual se fala nas Escrituras, J XXXVIII, 9: <<e as densas trevas como cueiros...>> Janela. A inteligncia Costituinte. ries. Paixo e marcialidade O Imperador. O enxofre alqumico. A Vontade. Harmonia. Vau Glifo Significado Espiritual Teoria Cores Oliva. Marrom. Vau. Clava ou Falo. Touro. Taurus. Mago do Eterno (V Hierofante) Vermelho Alaranjado. ndigo Profundo.

Pgina - 18

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


Caminho Trecho 16 Chesed Chokmah

O Dcimo Sexto Caminho a Inteligncia Triunfal ou Eterna, assim chamada porque o prazer da Glria, mais alm da qual no h outra Glria semelhante a ela, e chamado tambm de Paraso preparado para os retos. Clava ou falo. Touro. A vontade mgica. A fora reprodutiva Universal. (Jung) O Hierofante. O Filho de Parsival como sacertote real.

Zayin Glifo Zayin. Espada. Significado Espiritual Gmeos. Gemini. Teoria Filhos da Voz. Orculos dos Deuses Poderosos. (VI Os Amantes ou Enamorados) Cores Laranja. Malva claro. Cinza claro. Caminho 17 Trecho Tiphereth Binah O Dcimo Stimo Caminho a Inteligncia Disponvel que proporciona F aos Justos, que so vestidos por ela com o Esprito Santo, e chamada o Fundamento da Excelncia no estado das coisas superiores. Espada. Gmeos. a verdade suprema A profunda conscincia da Natureza A Inteligncia disposta. Os enamorados. Cheth Glifo Cheth. Vala ou Buraco. Significado Espiritual Cncer. O Caranguejo. Teoria Filho dos Poderes das guas. Senhor do Triunfo da Luz. (VII O Carro) Cores mbar. Marrom. Vermelho Vivo. Marrom esverdeado.

Pgina - 19

Crculo Inicitico de Hermes


Caminho Trecho 18 Geburah Binah

O Dcimo Oitavo Caminho chamado a Inteligncia da Casa da Influncia (pela grandeza de cuja abundncia se incrementa o influxo de boas coisas sobre os seres creados), e de seu centro saem os arcanos e os significados ocultos, os quais moram em sua sobra e aderem a ela, a partir da Causa de todas as Causas. Vala ou buraco. Cncer. Kepher-r. A casa celestial da alma. A carruagem A libido. A grande obra. A casa da influncia . O Dilogo com o Anjo Guardio

Theth Glifo Significado Espiritual Teoria Leo. (XI Fora) Cores fundo. Caminho Trecho Theth. Serpente. Leo. Leo. Filha da Espada Flamejante. Condutora do Amarelo Esverdeado. Cinza. Prpura Pro19 Geburah Chesed

O Dcimo Nono Caminho a Inteligncia do segredo de todas as atividades dos seres espirituais, e chamada assim pela influncia difundida por ela desde a glria sublime mais alta e exaltada. Serpente. Leo. A fora A sabedoria. O poder unido a misericrdia. Yod Glifo Significado Espiritual Teoria (IX O Eremita) Cores Caminho Yod. Mo. Virgem. Virgo. Profeta do Eterno. Mago da Voz de Poder. Verde Amarelado. Cinza esverdeado. 20

Pgina - 20

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


Trecho Tiphereth Chesed O Vigsimo Caminho a Inteligncia da Vontade e chamada assim porque o meio de preparao de todo e cada ser creado, e por esta inteligncia resulta conhecida a existncia da Sabedoria Primordial. A mo com seus dedos fechados. O Espermatozide. O Eremita. A virgem. A pureza e a inocncia A busca do oculto. A mo de Deus. A Hstia.

Kaph Glifo Significado Espiritual Teoria Fortuna) Cores rajado de amarelo. Caminho Trecho Kaph. Palma da Mo. Jpiter. Senhor das Foras da Vida. (X A Roda da Violeta. Azul. Prpura. Azul Brilhante, 21 Netzach Chesed

O Vigsimo Primeiro Caminho a Inteligncia de Conciliao e Recompensa, e chamada assim porque recebe a influncia divina que flui adentro dela procedente de sua beno sobre toda e cada existncia. A palma da mo. Jpiter A Inteligncia Conciliadora A roda da Fortuna. No final de palavras 500 A poder amoroso e expansivo Lamed Glifo Lamed. Chifre de um Boi. Significado Espiritual Libra. Teoria Filha dos Senhores da Verdade. Retentora do Equilbrio. (VIII A Justia) Cores Esmeralda. Azul. Verde-Azul profundo. Verde plido. Caminho 22

Pgina - 21

Crculo Inicitico de Hermes


Trecho Tiphereth Geburah O Vigsimo Segundo Caminho a Inteligncia Fiel e chamada assim porque por ela so incrementadas as virtudes espirituais, e todos os que moram sobre a terra esto prximos sob sua sombra. Um Ltego ou Chifre de um Boi. A Justia. A Filha dos Senhores dos Pilares. A Governanta das Balanas. A Inteligncia Fiel. A deusa Maat.

Mem Glifo Significado Espiritual Teoria Enforcado) Cores Caminho Trecho Mem. gua. gua. Esprito das guas Poderosas. (XII O Azul Profundo. Verde Mar. Verde Oliva. 23 Hod Geburah

O Vigsimo Terceiro Caminho a Inteligncia Estvel, e chamada assim porque tem a virtude da consistncia entre todas as numeraes. gua. Elemento gua. As ondas do Mar. Netuno ou Poseidon. A inteligncia Estvel. O Clice ou Vinho Sacramental (Soma, o elixir da imortalidade). As plantas aquticas. O enforcado. Na forma final 600. Nun Glifo Nun. Peixe. Significado Espiritual Escorpio. Teoria Filho dos Grandes Transformadores. Senhor dos Portais da Morte. (XIII A Morte) Cores Azul Esverdeado. Marrom Escuro. Marrom ndigo.

Pgina - 22

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


Caminho Trecho 24 Netzach Tiphereh

O Vigsimo Quarto Caminho a Inteligncia Imaginativa e chamada assim porque d um parentesco entre todas as semelhanas, que so criadas do mesmo modo similar a suas elegncias harmoniosas. Peixe. O signo de Escorpio. A Regenerao mediante a Putrefao. A Morte. A Inteligncia Imaginativa.A Luz na Obscuridade. Na forma final 700.

Samekh Glifo Samekh. Apoio. Significado Espiritual Sagitrio. O Arqueiro. Teoria Filha dos Reconciliadores. Portadora da Vida. (XIV A Arte ou a Temperana) Cores Azul. Amarelo. Verde. Azul Escuro. Caminho 25 Trecho Yesod Tiphereth O Vigsimo Quinto Caminho a Inteligncia de Prova ou Tentao, e chamada assim porque a tentao primria, pela qual o Criador pe a prova a todas as pessoas justas. Apoio. Sagitrio. A Inteligncia Experimental. O Cavalo. A Temperana ou a Arte. O Santo Anjo Guardio. A aspirao. Osris Unefer. Ayin Glifo Ayin. Olho Significado Espiritual Capricrnio. Teoria Senhor dos Portais da Matria. Filho das Foras do Tempo. (XV O Diabo) Cores ndigo. Negro. Azul Escuro. Cinza Escuro.

Pgina - 23

Crculo Inicitico de Hermes


Caminho Trecho 26 Hod Tiphereth

O Vigsimo Sexto Caminho chamado a Inteligncia Renovadora, porque o Santo Deus renova por ela todas as coisas cambiantes que so renovadas pela criao do mundo. Um Olho. Capricrnio. O Yoni e o Lingam. Baco ou Dionsio. A fora espiritual criativa da divindade que, se manifestasse ao homem, faria dele o Aegipan, o Todo. O Deus-Homem. O Conhecedor de sua prpria Vontade. O Diabo. A Inteligncia Renovadora.

Peh Glifo Significado Espiritual Teoria Torre) Cores Caminho Trecho Peh. A Boca. Marte Senhor das Hostes do Poderoso. (XVI A Escarlate. Vermelho. Vermelho Brilhante. 27 Hod Netzach

O Vigsimo Stimo Caminho a Inteligncia Ativa ou Excitante e chamada assim porque atravs dela todo ser em existncia recebe seu esprito e sua moo. A Palma da Mo. A Boca. Marte. A Inteligncia Ativa ou Excitante. A Torre. O Senhor das Hostes do Poderoso. Na forma final 800. Tsadde Glifo Significado Espiritual Teoria (IV O Imperador) Cores Tzadde. Anzol. Aqurio. O Aguador. Filho da Manh. Chefe entre os Poderosos. Violeta. Azul Celeste. Malva Azulado. Bran-

Pgina - 24

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


co e Prpura. Caminho Trecho 28 Yesod Netzach

O Vigsimo Oitavo Caminho chamado Inteligncia Natural; por ela se completa e aperfeioa a natureza de tudo o que existe abaixo do Sol. Um Anzol. O Aqurio. A Estrela. A Filha do Firmamento. A que habita entre as guas. A guia. A Inteligncia Natural. Na sua forma final 900.

Qoph Glifo Qof. A parte de trs da Cabea Significado Espiritual Peixes Teoria Regente do Fluxo e Refluxo. Menino dos Filhos do Poderoso (XVIII A Lua) Cores Carmesm. Marrom Rosado Claro. Cinza Translcido. Caminho 29 Trecho Malkuth Netzach O Caminho Vigsimo Nono a Inteligncia Corprea, assim chamada porque forma todo corpo que se forma em todos os mundos, e a reproduo deles. A parte de trs da Cabea. A Inteligncia Corprea. Vishnu. Jesus de Nazar, o Peixe. A Lua. Resh Glifo Significado Espiritual Teoria Cores com raias vermelhas. Resh. Cabea. O Sol. Senhor do Fogo do Mundo (XIX O Sol) Laranja. Amarelo Ouro. mbar Rico. mbar

Pgina - 25

Crculo Inicitico de Hermes


Caminho Trecho 30 Yesod Hod

O Trigsimo Caminho a Inteligncia Coletiva e os Astrlogos deduzem dele o juzo das estrelas e signos celestiais, e aperfeioam sua cincia de acordo com as regras dos movimentos das estrelas. Uma Cabea. O Sol. O ouro. A Inteligncia Coletiva.

Shin Glifo Significado Espiritual Teoria gamento) Cores mosqueado de Dourado. Caminho Trecho . Shin. Dente. Fogo. O Esprito do Fogo Primrio (XX O JulEscarlate Alaranjado. Escarlate 31 Malkuth Hod

O Trigsimo Primeiro Caminho a Inteligncia Perptua, mas, porque chama-se assim? Porque regula os movimentos do Sol e da Lua em sua devida ordem, cada um na rbita que lhe conveniente. Dente. O Fogo (em Hebraico ESH fogo). O Esprito Santo descendo em lnguas de Fogo. A Inteligncia Perptua. O Julgamento. Tau Glifo Significado Espiritual Teoria do) Cores Tau. Tau ou a Cruz Saturno A Grande Noite do Tempo. (XXI O Munndigo. Negro. Negro com raias azuis.

Pgina - 26

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa


Caminho Trecho 32 Malkuth Yesod

O Trigsimo Segundo Caminho a Inteligncia Administrativa, e chamado assim porque dirige e associa os movimentos dos Sete Planetass, dirigindo-os a todos em seus cursos apropriados. Cruz. Saturno. Brahma e Pan. A Inteligncia Administrativa. O Mundo. Os quatro animais qerbicos: o Homem (Mateus), a guia (Joo), o Touro (Lucas) e o Leo (Marcos).

Pgina - 27

Crculo Inicitico de Hermes

Pgina - 28

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa

Pgina - 29

Crculo Inicitico de Hermes

Os Dois Os Reis O Zodaco

Pgina - 30

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa

Pgina - 31

Crculo Inicitico de Hermes

Pgina - 32

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa

Pgina - 33

Crculo Inicitico de Hermes

Pgina - 34

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa

Pgina - 35

Crculo Inicitico de Hermes

Pgina - 36

Curso Breve de Qabalah - Anderson Rosa

Pgina - 37

Crculo Inicitico de Hermes Bibliografia Knigth, Gareth - Guia Practica Al Simbolismo Qabalistico, Lus Crcamo Editor, 1981. Fortune, Dion - A Cabala Mstica, Ed. Pensamento, 1984. Mathers, Mac Gregor, La Qabalah Desvelada, Ed. Humanitas, 1995. Regardie, Israel - Un jardin de Granadas, Lus Crcamo Editor, 1978.

Pgina - 38

Вам также может понравиться