Вы находитесь на странице: 1из 9

Exerccios sobre calor e trabalho

Exerccio 1
Mostre como o expoente politrpico pode ser calculado se so conhecidos o estado inicial (P1, V1) e o estado final (P2, V2).

Exerccio 2
Um conjunto cilindro-pisto contm inicialmente, 0,1 m de um gs a 1MPa e 500 C. O gs se expande lentamente em um processo em que PV = constante at a presso final de 100 kPa. Determine o trabalho envolvido nesse processo. Resposta. 230, 3 kJ.

Exerccio 3
Um dispositivo cilindro-pisto contm 0,2 kg de vapor dgua saturado a 400 kPa. O sistema resfriado presso constante at que o volume ocupado pela gua se reduz metade do original. Determine o trabalho realizado no processo. Resposta. -18,50 kJ.

Exerccio 4
Um condensador de grande porte (trocador de calor) que vai ser utilizado em uma central de potncia precisa transferir 100 MW da gua que escoa no ciclo de potncia para a gua bombeada do mar. Admita que a parede de ao que separa a gua do ciclo da gua do mar apresente espessura de 4 mm, que a condutibilidade trmica seja igual a 15 W/mK e que a diferena mxima de temperatura permitida entre os dois fluidos seja de 5 C. Determine a rea mnima de transferncia de calor desse condensador, desprezando qualquer contribuio devido conveco. Resposta. 480 m.

Exerccio 5
Um guindaste levanta verticalmente um recipiente cheio de concreto com massa total igual a 450 kg, com velocidade de ascenso da carga constante e igual a 2,0 m/s. Determine a potncia utilizada para realizar esse movimento. Resposta. 8,82 kW.

Exerccio 6
Uma janela de 2 m de rea tem uma temperatura de 15 C na face interior e sobre a face externa sopra um vento a 2C, com um coeficiente de transferncia de calor por conveco com valor de 125 W/mK. Qual a perda de calor para o exterior? Quanto de calor transferido em 10 minuto supondo que a diferena de temperatura se mantenha constante. Resposta. 3,25 kW; 1,95 x 105 J.

Exerccio 7
A lona e o tambor do freio de um automvel absorvem continuamente 25 W durante a frenagem. Admita que a rea total da superfcie externa seja de 0,1 m e que o coeficiente de transferncia de calor convectivo seja 10 W/mK. Sabendo que a temperatura do ar externo 20 C, determine as temperaturas externas da lona e do tambor do freio nas
condies de regime permanente. Tambm explique por que a lona e o tambor se aquecem durante a frenagem. Resposta. 45 C.

Exerccio 8
A lmpada de iluminao interna de uma geladeira (25 W) permanece acesa por falha no fechamento da porta e a transferncia de calor do ambiente para o espao refrigerado igual a 50 W. Qual deve ser a diferena de temperatura para o ambiente a 20 C que o refrigerador deve apresentar em seu trocador de calor (condensador) com 1 m de rea e coeficiente mdio de transferncia de calor de 15 W/mK para rejeitar o calor que vaza para o interior do espao refrigerado? Resposta. 25 C.

Вам также может понравиться