Вы находитесь на странице: 1из 6

TELA 1 - Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador TELA 2 - Aperte qualquer tecla assim que o micro religar.

Caso a mensagem para dar boot pelo CD no aparea, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opo (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-me) TELA 3 - Neste momento, no aperte nenhuma tecla (se voc tiver necessidade de instalar um driver SCSI ou RAID, o que pouco provvel, pea ajuda a um usurio avanado) TELA 4 - De novo, apenas espere o programa de Setup ser carregado TELA 5 - Para formatar, aperte ENTER. As outras opes so: R, para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatao. Ateno: reparar o sistema no o mesmo que formatar o HD e instal-lo de novo TELA 6 - Para formatar, aperte ESC. Se apertar R, o programa ir reparar a atual cpia do Windows, e no formatar o HD TELA 7 - Aqui, tecle D para apagar a partio existente. Essa opo a RECOMENDVEL porque, assim, o sistema faz nova verificao do HD e pode encontrar defeitos fsicos no disco. Mas possvel comear j a formatao. Para isso, tecle ENTER TELA 8 - Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partio existente. A tecla ESC faz retornar tela anterior TELA 9 - Aperte L para, de novo, confirmar que quer deletar a partio existente. O Windows pergunta isso duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados sero perdidos. A tecla ESC faz retornar tela anterior TELA 10 - Aperte C para criar a partio nova. Existe aqui uma opo de criar mais de uma partio. Voc pode, por exemplo, usar uma partio para instalar o sistema, e outra, para guardar dados TELA 11 - Aqui, enfim, o incio da formatao. O recomendado fazer a formatao completa, e no a rpida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que mais seguro. Saiba as diferenas TELA 12 - Incio da formatao. No caso do HD deste teste, de 80 GB, esta etapa durou pouco mais de uma hora TELA 13 - Final da formatao. Apenas acompanhe TELA 14 - Parabns! A formatao est concluda. Com o disco j formatado, o Windows inicia o programa de instalao. Apenas acompanhe TELA 15 - Antes de reiniciar o sistema, o programa pede para, se for o caso, retirar disquete do drive A. Mas, ateno, no retire o CD de instalao TELA 16 - Comea a instao do Windows

OBSERVAES IMPORTANTES 1- Tempo gasto Formatar o HD com o CD do Windows no apenas o primeiro passo para reinstalar o sistema. Por isso, prepare-se para uma operao que, no caso do teste feito nesta reportagem, levou cerca de uma hora e meia para particionar e formatar o HD e cerca de 40 minutos para instalar o sistema. Depois, durou mais de uma hora o processo de baixar e instalar as atualizaes do sistema.

2- Atualizaes do Windows Assim que instalar o sistema e se conectar internet, nossa sugesto que seu primeiro passo seja acessar o site Windows Update (clique aqui). Siga as instrues e baixe todas as atualizaes do sistema. 3- Antivrus e firewall Depois de tudo, no se esquea de instalar um antivrus. Veja no site Linha Defensiva uma lista com sugestes de antivrus: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/antivirus/. Caso voc tenha instalado o Service Pack 2 do Windows XP, ele j ter um bom firewall. Seno, veja sugestes em: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/firewalls/. 4- Instalao dos drivers Antes de fazer a formatao, certifique-se de que voc tem gravado em disquete ou CD-ROM todos os drivers que so usados em seu micro. Eles precisaro ser reinstalados. O que um driver? Segundo o site Linha Defensiva, "um driver usado para que o sistema operacional se comunique com o hardware. Existem tambm drivers de software para software. Por exemplo, sua placa de vdeo precisa de um driver, assim como a placa de som e alguns monitores". 5- Formatao a partir de disquete Fazer a formatao a partir de um disquete requer um pouco mais de conhecimento. Por isso, recomendamos que isso s seja feito com a ajuda de um usurio com mais experincia. Para resumir, o primeiro passo criar um disco de boot. Depois, reinicie seu computador em modo MS-DOS. Use o programa FDISK para apagar a partio atual e criar uma nova. Depois, digite o comando FORMAT C: para iniciar a formatao. Ainda assim, depois, voc precisar do CD para instalar o Windows. 6- Formatao com programa do fabricante do HD Em geral, o HD de seu micro tem programas (disponveis para download no site do fabricante) para anlise das condies fsicas do disco e para formatao. Para descobrir qual o fabricante de seu HD, uma dica ir ao Painel de Controle (Control Panel) > Sistema (System) > Hardware > Gerenciador de dispostivos (Device Manager) > Unidades de disco (Disk Drives)

Entenda como funciona a formatao do HD Muita gente pensa que a formatao do HD apaga de fato os dados gravados. Na verdade, a operao apenas reescreve o sistema que gerencia os arquivos. Imagine que o HD seja um guarda-volumes, como os que h em supermercados. O sistema de gerenciamento de arquivos como uma tabela de controle em que esto identificados todos os armrios disponveis e o que h em cada um deles. Formatar o disco equivale a apagar todas as anotaes daquela tabela, sem necessariamente esvaziar os armrios. Com a tabela apagada, necessrio criar uma outra e identificar novamente cada um dos armrios. Os volumes que permanecem l sero descartados na medida em que novos forem chegando.
3 - Formatao do Reportagens Espe 29/06/2005

Insira o CD-ROM do Windows XP,vista ou 7, reinicie o computador e aperte qualquer tecla assim que a mensagem para dar boot pelo CD aparea. Caso isso no ocorra, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opo. Apenas espere o programa de Setup ser carregado. Depois aperte Enter. Nesse momento sero oferecidas as seguintes opes: dar ESC para Formatar, apertar a letra R para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatao. Ateno:

reparar o sistema no o mesmo que formatar o HD e instal-lo de novo, e sim apagar somente os arquivos do sistema e substitui-los por novos. Para formatar, aperte ESC. Depois pressione a tecla D para apagar a partio existente. bom reforar que altamente recomendvel realizar essa ao, pois isso permite ao sistema fazer uma verificao completa do HD e encontrar problemas fsicos no disco. Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partio existente e, depois, L para, de novo, confirmar que a partio existente ser deletada. Isso ocorre porque, a partir deste ponto, todos os dados sero apagados. Aperte a tecla C para criar a partio nova. Ateno: possvel criar mais de uma partio nesta etapa. Em um HD de 80 GB voc poderia, por exemplo, reservar uma partio de 20 GB s para o sistema operacional e outra de 60 GB s para guardar arquivos em geral. Um disco rgido com duas parties faz com que o sistema entenda que h dois HDs em seu sistema. Outra vantagem que a principal a seguinte: caso seu sistema operacional ou a partio onde est o Windows se danifique, voc no perde o contedo que est alocado na outra partio. E vice-versa. Formatando E eis que finalmente possvel dar incio formatao propriamente dita. Opte pela formatao completa e NO pela rpida (Quick). Caso voc no for instalar nenhum outro sistema operacional a no ser o Windows XP e todas as mquinas da sua rede no tenham outros sistemas operacionais (como o Linux ou o Mac OS X), voc pode escolher o sistema de arquivos NTFS, o mais seguro atualmente. Mas se um dia voc quiser que sua mquina seja capaz de rodar dois sistemas operacionais, o que conhecido tecnicamente como fazer com que o PC se torne dual boot (confira o passo-a-passo do WNews), voc dever optar pelo sistema de arquivos FAT32, pois ele compatvel no s com o Windows, mas tambm com o Linux. Depois de fazer sua escolha, tecle F para iniciar a formatao. Um HD de 80 GB costuma consumir pouco mais de uma hora para ser formatado. Formatao concluda, o computador reiniciado para que se inicie o programa de instalao do Windows. No toque em nada. Apenas acompanhe. Instalao e ps-instalao do Windows Agora prepare-se para a prxima operao, que a reinstalao do sistema operacional. Ela costuma demorar uns 40 minutos e no requer muitas intervenes do usurio. Algumas delas incluem a configurao do fuso-horrio, escolha do layout do teclado (que na maioria das vezes o ABNT2, caso seu teclado contenha , ~ e demais acentos presentes na

Lngua Portuguesa). No final do processo, o Windows dar mais um boot no PC. Neste momento, voc poder retirar o CD de instalao do drive ptico. Ateno: mesmo tendo configurado a conexo com a Internet, evite se conectar nesse momento, pois o computador ainda est vulnervel, pois alm de no estar configurado corretamente de acordo com o hardware presente, o Windows no conta com diversas atualizaes para problemas crticos. Nesse momento, instale os drivers da placa-me, dos cartes de vdeo e udio. Logo em seguida (possivelmente depois do boot requerido pelos instaladores dos drivers), instale um bom antivrus. Afinal, acessar a Web sem qualquer proteo tem se tornado cada vez mais arriscado. H uma opo gratuita e muito boa que o AVG (detalhado na matria 10 softwares gratuitos que arredondam o Windows XP, publicada no WNews).

Voc vai precisar de: 1. Um CD ou ISO ou os arquivos de instalao do Windows XP 2. Acesso a um Notebook ou Computador com um leitor de CD ou DVD funcionando (para copiar o Windows XP para o PenDrive) 3. Este Arquivo Mgico 4. Um PenDrive de pelo menos 1 GB (faa o backup dos dados dele, pois precisaremos formata-lo e isso apagar todos os dados dele) Vamos comear: Primeiro, as coisas que voc tem que fazer usando o computador que funciona. 1. Faa o Download do Arquivo Mgico. 2. Descompacte o Arquivo Mgico no seu drive C, voc vai ter um diretrio C:\Dos 3. Insira o seu PenDrive na porta USB. 4. V at a pasta C:\Dos e execute o programa HpUSBformat.exe - Ele deve auto-detectar o seu PenDrive, se no detectar, escolha o seu PenDrive na lista (no meu caso, o drive G: ) - Acerte as opes iguais a da imagem abaixo e clique em Start.

- Agora voc tem um PenDrive com um DOS Bootvel dentro. 5. Copie todos os arquivos da pasta C:\Dos para a raiz do seu PenDrive (pode substituir os atuais) - Seu PenDrive deve ficar assim:

6. Coloque o seu CD do Windows XP no drive de CD (ou monte seu ISO), e copie todos os arquivos para dentro do PenDrive.

Agora as coisas que voc tem que fazer no seu computador que no tem o Windows (O notebook sem drive de CD, o EEE, etc) 7. Ligue o computador com o seu PenDrive em uma porta USB (se voc tem problemas para inicializar com o PenDrive, verifique a BIOS para ver se ela d suporte a Boot pela porta USB e se a ordem de preferncia est correta (USB em primeiro). 8. Quando o computador bootar, voc vai ver um prompt de comando. Digite sys d: e aperte enter. - Se voc ver System Transferred, voc teve sorte. Seu HD est formatado com FAT32 e voc no vai perder nenhum arquivo. - V para o passo 11 - Se algum problema aconteceu, ento v para o passo 9. Lembre-se de que voc vai perder todos os dados no drive C. Quando voc liga o computador com o PenDrive, o seu drive C aparece como D. 9. Digite format d:/q/s para formatar o drive D. - Aceite e ento est finalizado, v para o passo 11 (Voc teve sorte, no vai precisar reparticionar o HD) - Se deu erro, v para o passo 10 10. Digite fdisk e aperte enter. - Mude para o disco 2, verifique como esto as parties. Voc precisa criar uma partio primria, ento, certamente ter de apagar alguma das parties atuais do seu HD. Se no se importa em perder os dados, simplesmente apague todas as parties e crie uma nova. - Saia do fdisk e reinicie o computador (com o PenDrive na USB) - V para o passo 9 e depois volte aqui. - Digite pqmagic e defina sua nova partio como ativa ( physical drive 2, Advanced A, set Active S, are you sure Y, Exit X ) 11. Digite nc e aperte enter, e usando o Norton commander, copie todos os arquivos do PenDrive para o Disco C: (voc pode sobrescrever os existentes). Para copiar, selecione um arquivo ou pasta, aperte F5, e troque C:\ por D:\. Faa isso para todos os arquivos e pastas. 12. Reinicie o computador sem o PenDrive (Ele deve iniciar a partir do HD) 13. Digite cd i386 e aperte enter, depois winnt e aperte enter. 14. Instale o Windows! E lembre-se: durante a instalao, mantenha o seu sistema de arquivos atual. No formate! Voc pode converter para NTFS depois.

Вам также может понравиться