Вы находитесь на странице: 1из 15

CRIME ORGANIZADO NO BRASIL: IMPLICAES CONCEITUAIS Igor Koiti ENDO

Orientador: Prof. Mrio COIMBRA 1

Resumo: Diante da necessidade se perquirir sobre uma forma eficaz e inteligente de preveno e represso ao crime organizado, necessrio que se defina o que vem a ser esse fenmeno chamado de crime organizado. Cabe ressaltar que no Brasil, apesar de existir uma Lei que trata de tal assunto, ela sequer traz esta definio. Por isso preciso que se discuta a respeito do verdadeiro conceito de crime organizado e como se pode aplicar ento, a referida Lei 9.034 de 1995. Nesse contexto, deve-se atentar para fato de que, quando se fala de crime organizado, se tem em questo a macrocriminalidade e no meros crimes violentos. Frise-se ademais que no se deve buscar amparo na Escola Penal Clssica, pois, o crime organizado qualitativamente diverso dos crimes clssicos como os que ofendem a vida e integridade fsica. Diante da omisso da Lei, tm se entendido, aps a reforma de 2001, que ela aplicvel nos casos em que estejam configuradas a quadrilha ou bando e as associaes ou organizaes criminosas em lei mencionadas. Palavras chaves: Crime organizado. Conceito de crime organizado. Aplicao da Lei 9.034/95. Caractersticas. Quadrilha ou bando. Organizaes criminosas. Associaes criminosas.

1 INTRODUO
O presente trabalho demonstra a dificuldade de se definir um conceito de crime organizado, principalmente quando existem normas imprecisas como a Lei 9.034/95. Dessa forma, diante da omisso o legislador em taxar o que vem a ser o crime organizado, surgem diversas discusses a respeito do assunto, as quais sero tratadas a seguir.
O autor graduando em Direito, aluno do 5 Ano B das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo Faculdade de Direito de Presidente Prudente, sob orientao do professor Mrio COIMBRA. 1 Promotor de Justia. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Maring. Professor das as Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo Faculdade de Direito de Presidente Prudente.

Nesse contexto, pretende-se expor as principais caractersticas das organizaes criminosas, pois se acredita que elas deveriam estar elencadas em texto legal, pois somente dessa forma que se cumpriria com a taxatividade da lei penal. Ser ressaltado que no se deve analisar a criminalidade organizada como meros crimes violentos, tidos como clssicos, mas sim como macrocrimes, pela complexidade do modus operandi dessas organizaes e os prejuzos gigantescos que elas trazem para a sociedade como um todo. Por fim, abordar-se- o disposto na ementa e no artigo 1 da Lei que trata do crime organizado, ressaltando-se o alcance da sua aplicabilidade.

2 CONCEITO DE CRIME ORGANIZADO


Ao perquirir sobre o conceito de crime organizado percebe-se que a Escola Penal Clssica, alimentada pelas idias iluministas expostas de forma notvel por Beccaria, se preocupa em classificar o crime sob a tcnica jurdica (carter formal) e sob os motivos que norteiam o legislador ao criar determinada norma penal (carter material). Um de seus maiores expoentes, Francesco Carrara (1905), dizia que crime a infrao da lei do Estado, que protege a segurana dos cidados, resultante de um ato externo do homem, positivo ou omissivo, moralmente imputvel e politicamente danoso. Tal assertiva pode, a priori, levar concluso de que o crime organizado aquele no qual determinados agentes, de forma agrupada e organizada, sem estarem acobertados pelo ordenamento jurdico, infringem uma lei penal criada com o propsito de proteger a moral e o patrimnio dos cidados 2 . Frise-se que a conceituao supra no exprime o verdadeiro sentido da expresso em tela. O conceito de crime segundo a Escola Penal Clssica somado existncia de uma correlao organizada entre os agentes, continuaria a tratar da microcriminalidade e a perquirir a respeito de crimes tambm clssicos como os que ofendem a vida, a integridade fsica e o patrimnio, com base nos quais o direito penal se armou desde a era pr-industrial para investig-los e combat-los. Este aparato cai por terra quando se fala de organizaes criminosas atuais, que so qualitativamente diversas das aes microcriminosas (Gomes; Cervini, 1997). Releve-se que as prprias organizaes criminosas esto em constante modificao dado grande aparato tecnolgico dos quais elas lanam mo. Nesse sentido, a doutrina admite que o fenmeno mutante e h possibilidade de surgimento de novas formas de criminalidade organizada, que age como um grave vrus, que aparece cada vez com uma nova roupagem e pouco se sabe como, onde e quando pode atuar (Beck, 2004). Nesse sentido, o conceito de crime organizado est ainda em processo de formulao, mas possvel, no entanto, como demonstra Igor Tenrio (1995, p. 25), conceituar o crime organizado de forma ampla. Para ele entende-se por crime organizado a

Conceito formal de crime: fato tpico e antijurdico, para alguns, culpvel.

existncia de um grupo de pessoas, agregadas, aglutinadas, dedicadas no conjunto ao desencadeamento de aes mltiplas e ordenadas, objetivando a consecuo de um ilcito. Para o FBI o crime organizado :
Qualquer grupo tendo algum tipo de estrutura formalizada cujo objetivo primrio a obteno de dinheiro atravs de atividades ilegais. Tais grupos mantm suas posies atravs do uso de violncia, corrupo, fraude ou extorses e geralmente tm significativo impacto sobre os locais e regies do Pas onde atuam (Mendroni, 2002, p.06).

Note-se que, embora no seja possvel definir objetivamente o conceito de crime organizado, est claro que esta modalidade criminosa tem um potencial danoso enorme e descomunal. Fato que o Estado deve reagir com avanadas estruturas especializadas sejam elas repressivas ou preventivas, mas que no confundam a criminalidade organizada com as aes particularmente perigosas.

3 PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
Diante da dificuldade de se elaborar um conceito objetivo, a doutrina traz certo rol de caractersticas na tentativa de demonstrar o que vem a ser o crime organizado. Nesse sentido, j que tal conceito passa por constante modificao, e como intrnseco s associaes criminosas a tendncia de se desvencilhar das barreiras impostas pelo Estado, este deveria da mesma forma, trazer em sua legislao penal, um rol taxativo (seguindo o princpio da reserva legal no qual toda lei penal deve seguir) de caractersticas que somadas levariam configurao da existncia dessas associaes. Nesse sentido:
[...] Portanto, devem ser contempladas no texto legal as caractersticas do referido crime organizado, aludindo-se aos aspectos organizacionais, logsticos e operacionais, somando-se a isso uma sistematizao dos bens jurdicos que se pretende proteger, ou seja, arrolar as condutas que constituiriam crimes organizados, tal qual foi feito pela lei de crime hediondo (Lavorenti; Silva, 2000, p. 120).

Desse modo, Luiz Flvio Gomes (1997, p. 99-100) esboa um elenco de caractersticas das associaes ilcitas organizadas, o qual deveria ser acrescentado lei, conforme segue:
3 Considera-se organizada a associao ilcita quando presentes no mnimo trs das seguintes caractersticas: Ihierarquia estrutural;

II-

planejamento empresarial;

III- uso de meios tecnolgicos avanados; IV- recrutamento de pessoas; VVIpblico diviso funcional das atividades; conexo estrutural ou funcional com o poder pblico ou com agente do poder oferta de prestaes sociais;

VIIIXXXI-

VIII- diviso territorial das atividades ilcitas;


alto poder de intimidao; alta capacitao para a prtica de fraude;

conexo local, regional, nacional ou internacional com outra organizao criminosa.

O estudo realizado por diversos autores resulta em caracterizaes gerais semelhantes no que concerne atividade delituosa organizada. Desse modo, Reale Jnior (1996, p.184) defende que:
possvel, portanto, fixar os dados elementares caracterizadores da delinqncia organizada tradicional, sendo de se ater ao aspecto institucional da associao, com planejamento estratgico e hierarquia, que se organiza sob uma frrea disciplina de comando, valendo-se da violncia para impor obedincia e servilismo, sempre sob a exigncia da lei do silncio, a omert, e fazendo da corrupo de agentes oficiais o instrumento garantidor de impunidade e facilitador de suas aes delituosas.

Sem olvidar de que pela forma mutante destas associaes, podero surgir novos elementos caracterizadores, comenta-se hodiernamente a presena de inmeras caractersticas da criminalidade organizada. Com base na pesquisa do Corpo Nacional de Polcia espanhol 3 e no extenso rol trazido pela doutrina, segue um breve comentrio sobre as principais caractersticas do crime organizado.

3.1 Sociedade politicamente aberta

A Polcia Espanhola, fundamentada em estudos do Grupo de Trabalho de Drogas e Delinqncia Organizada da Unio Europia (apud BECK, p.78) indica onze indicadores a saber: 1) participao de mais de duas pessoas; 2) diviso de tarefas; 3) atuao por um perodo de tempo prolongado ou indefinido; 4) utilizao de alguma forma de disciplina ou controle; 5) suspeita racional de comisso de delitos que, por si mesmos ou de forma global, sejam de importncia considervel; 6) operao interprovincial ou internacional; 7) emprego de violncia ou intimidao; 8) uso de estruturas comerciais ou de negcios; 9) atividade de lavagem de dinheiro; 10) uso da influencia poltica, nos meios de comunicao, nas administraes pblicas, nas estruturas judiciais e policiais e na economia; 11) busca de benefcios ou de poder.

Alm do animus associativo, requisito fundamental para a configurao da associao criminosa, como indica Igor Tenrio (1995) h de se analisar a inteno das aes e considerar que no basta apenas atentarmos para a estabilidade dessas organizaes, a criminalidade organizada depende de um Estado que tenha princpios econmicos evoludos, fortes instituies democrticas e mobilidade social, indicadores estes que facilitam a atuao do crime organizado em atividades paralelas e o conseqente investimento de seus ativos ilcitos em negcios lcitos. Os princpios garantidores preservados pelo Direito Penal e Processual Penal brasileiro, como o da reserva legal, o da presuno do estado de inocncia, dentre muitos outros, protegem os homens comuns, mas, de outra banda, protegem tambm aqueles que atuam no macrocrime. Como bem elucida Lopes:
Os regimes totalitrios, ao revs, bem como as economias planificadas globalmente, no favorecem essa espcie de macrocriminalidade, posto possam propiciar outros tipos, sem dvida, paradoxal que justamente os regimes mais libertrios, tanto no sentido poltico quanto econmico, sejam os que mais se prestam ao desenvolvimento do crime organizado.

No se pretende com essas exposies, defender um regime totalitrio ou que mitigue as garantias inerentes ao homem, mas como bem elucida Duarte (1996, p.253), na criminalidade organizada, a grande vtima a sociedade desorganizada, e cabe ressaltar que necessrio perquirir sobre as formas de controle da criminalidade organizada com rigor cientfico e de forma isenta, para que no se mergulhe num arcabouo de normas defasadas e viciosas.

3.2 Estrutura hierrquica


A pluralidade de agentes pressuposto de qualquer crime organizado (Beck, 80). Frise-se, porm, conforme denota Luiz Flvio Gomes (1997, p.95), que nem sempre o crime organizado estruturado de forma hierarquizada. Mas quando se constata tal hierarquia na associao criminosa, esta configura, inequivocamente, um forte indcio de algo organizado. Nesse contexto, os quadros dos agentes das associaes criminosas apresentam no mnimo trs nveis de cargos, o que permite um rgido controle das funes de cada membro 4 . Frise-se que a estratgia informar aos subalternos somente o necessrio para o cumprimento de uma ordem, de modo que assim dificultam a infiltrao de agentes policiais, ou mesmo a tomada de informaes relevantes quando da captura de um desses criminosos.

Mendroni (2002) ressalta que a participao numa associao criminosa praticamente uma condio de sobrevivncia daquele que resolve fazer parte dela. So recrutados de acordo com as indicaes, por parentesco, por testes a que so submetidos, e outras consideraes similares.

Reale Jnior (1996), menciona que h diviso de operaes no sentido de se descentralizar as aes e centralizar o controle 5 . Vale lembrar, ainda que a esta estrutura hierrquico-piramidal, e que muitas vezes aquele que cumpre uma ordem, nem ao menos sabe de quem partiu tal deciso. O conhecimento das informaes flui do pice base da estrutura, o que no ocorre de modo inverso.

3.3 Aparatos tecnolgicos


A criminalidade tem se sofisticado a ponto de conseguir acessar e manipular informaes confidenciais, destruir arquivos, praticar falsificaes e fraudes atravs de contas bancrias, tudo porque A criminalidade organizada utiliza os mais sofisticados recursos conquistados pela revoluo tecnolgica e pela ciberntica (Duarte, 1996, p.255). Outro ponto favorvel ao uso de computadores a dificuldade de se encontrar vestgios do crime praticado. Em muitos casos, a tecnologia a qual os criminosos tm acesso so demasiadamente superiores tecnologia do Estado. Mesmo onde existem bons recursos tecnolgicos aparando os entes estatais, os criminosos no medem esforos para desenvolver novos instrumentos em prol da ilicitude (Gomes; Cervini, 1997). Sabe-se que embora seja uma caracterstica tpica da delinqncia organizada, a utilizao de meios tecnolgicos no conditio sine qua non dessa forma de crime (Beck, 2004, P. 83). O uso de recursos tecnolgicos depende do tipo de injusto a ser cometido, pois pode ser ele praticado com modos puramente violentos e nada sofisticados.

3.4 Violncia
Essa caracterstica tem maior relao ao mtodo tradicional, mafioso 6 , terrorista, sem olvidar do trfico de drogas. Com exceo das prticas terroristas a violncia praticada de modo a no causar alarde, com intuito de proteger a prpria organizao, seja para queima de arquivo de testemunhas, ou para punir a desobedincia hierrquica. Atualmente constata-se que o uso da violncia pelas organizaes criminosas diminui proporcionalmente ao aumento da tecnologia por eles utilizada. Como bem elucida Beck (2004), enquanto se puder garantir o lucro, o poder e a impunidade, o crime organizado evitar a utilizao da violncia e da intimidao. Destarte, existem exemplos claros da inteno vingativa desses criminosos. So muitos os jornalistas, magistrados, promotores e policiais mortos pelo crime organizado (Lavorenti; Silva, 2000).

O mafioso italiano, Tommaso Buscetta, confessa que A fragmentao da informao uma das regras mais importantes e No h um uomo donore que possa contar de A a Z, o desenrolar de um evento, a no ser que dele tenha participado (Arlacchi, 1997, p.100-101). 6 Vide item 2.2

Algumas faces, no entanto, empregam a violncia como o seu prprio modus operandi, como acontece com o crime organizado intraprisional (nas tentativas de resgate de presos, na eliminao dos chamados cagetas e estupradores), e com a cobrana feita aos comerciantes da dita proteo pelas trades chinesas, sob ameaa de agresses e morte. Outro aspecto a ser ponderado a lei do silncio que, vinculada ao mtodo tradicional, ameaa de morte aqueles possveis delatores, sejam eles membros ou mesmo terceiros, como acontece com os moradores das favelas freqentemente utilizadas como esconderijo de muitos criminosos. Ressalte-se que requer tambm o uso de violncia a eliminao de organizaes concorrentes, conflito corriqueiro entre os traficantes de drogas. Nada obstante, vale salientar que no se trata de requisito essencial, posto que nem sempre esses so os meios aplicados pelas organizaes criminosas. Nesse sentido, no necessrio a violncia para que esteja identificada tal modalidade delitiva (Beck, 2004).

3.5 Mtodos empresariais


Como regra, as associaes criminosas possuem organizao empresarial, com divises de funes, com objetivo de lucro, sejam elas legalmente constitudas ou no. Nesse sentido h pagamentos de pessoal e recrutamento de pessoas (Lavorenti; Silva, 2000), bem como investimento de parte dos recursos na modernizao, no aparelhamento, na contratao de consultores financeiros, contbeis e jurdicos, tudo em prol da empresa criminosa. Esses criminosos prezam pelo sucesso das suas aes delituosas, mas tm a viso de que devem distribuir suas investidas em uma gama de infraes penais ou em vrias regies, de modo que em caso de uma perda, o outro setor sustente a organizao. Nesse diapaso, demonstra tambm o professor Marcelo B. Mendroni (2002, p.19) que [...] na eventualidade de ocorrer qualquer atuao da Polcia ou da Justia que impea ou dificulte o seu prosseguimento imediato, ela se ver diante de uma paralisao das atividades e rompimento da obteno de dinheiro. E continua: A exemplo de uma empresa, sendo ela evidentemente uma empresa criminosa, ela necessita diversificar o seu produto de forma a garantir a sua perpetuao. Note-se que, nesse caso, tambm no se trata de requisito essencial para a configurao do crime organizado, mas um fator que pode mensurar o tamanho e o grau de complexidade deste.

3.6 Delitos de graves conseqncias sociais


sabido que a criminalidade organizada prejudica grande nmero de pessoas. Torna-se ainda mais grave o problema quando os criminosos passam a atuar por meio de fraude e corrupo, pois assim, os danos causados alcanam toda a coletividade. Da surge a assertiva de que o crime organizado atinge vtimas difusas, no sentido de que continuam a

praticar crimes com vtimas individuais, mas o objetivo principal desses criminosos afeta o coletivo (Beck, 2004). Pouco se sabe sobre o quanto a criminalidade organizada avana pelos meandros da administrao pblica, o que somado aos alardes amplamente disseminados pelos meios de comunicao, acarreta um certo sentimento de temor e ameaa por parte dos cidados. Beatriz Rizzo Castanheira (1998, p.119-120) menciona que a dimenso do perigo desconhecida cientificamente, apesar de ser apresentada como enorme e certa. Perceba-se que infraes como a corrupo (vertente do crime organizado denominado crime do colarinho branco) e o trfico de drogas, no tem vtimas imediatas e sim difusas, e no so levados, portanto, ao conhecimento das autoridades pelo particular, fato este que dificulta ainda mais a investigao pelo Estado.

3.7 Lavagem de dinheiro


Todo o lucro obtido pelo crime organizado no faria sentido algum se no fosse possvel transformar esse capital negro em ativos legais. No poderia o criminoso usufruir daquele dinheiro proveniente de seus crimes sem antes revesti-lo de aparncia lcita luz da sociedade.Trata-se de caracterstica marcante e comum das organizaes criminosas. Com exceo dos grupos terroristas cujo objetivo principal tem cunho poltico-social e ideolgico, esses delinqentes visam a obteno de altas quantias provenientes de atos ilcitos, que so posteriormente camuflados em ativos legais. O legislador brasileiro, preocupado com tal modalidade criminosa, resolveu tardiamente tutelar as condutas tpicas da ocultao e dissimulao de ativos ilegais na Lei 9.613 de 1998. Ademais, existem inmeras tcnicas de se lavar dinheiro. As mais utilizadas so: a mescla de atividades ilcitas com atividades lcitas, as empresas de fachada e as transferncias eletrnicas de fundos para parasos fiscais. Indubitavelmente os valores que circulam por essas transaes so enormes. Arbex Jnior & Tognolli apud Lavorenti & Silva (2000, p.34) afirmam com tranqilidade que, se todas as mfias fossem subitamente destrudas, isso causaria uma catstrofe no mercado de valores mundial. Conclui-se, contudo, que a preveno da lavagem de dinheiro fundamental para a dizimao das grandes organizaes criminosas. Trata-se de recurso sem o qual no h falar em crime organizado, posto que este depende da legitimao de seu dinheiro obtido ilegalmente.

3.8 Demarcao de territrios


Na busca de uma fundao segura, necessrio que o crime organizado mantenha certo domnio territorial, um controle de determinada regio, um posto fixo para o seu quartel general. Nada impede que essas organizaes busquem novos territrios, no entanto, quando ocorre de invaso de reas j dominadas, o conflito armado quase que certo, no caso de no haver a possibilidade de acordo.

Segundo Gomes (1997), trata-se de sinal inequvoco da existncia do crime organizado, a existncia de diviso territorial das atividades ilcitas, embora o inverso no seja verdadeiro, pois no possvel afirmar que toda organizao criminosa tenha territrio claramente demarcado. H de se considerar, porm, que as mais bem estruturadas associaes criminosas delimitam muito bem seu territrio, quer sejam elas de nvel nacional ou internacional. Dessa forma, existem verdadeiras divises geogrficas de determinada localizao, que geralmente recebe nome do chefe da organizao a qual o territrio pertence. So amplamente divulgadas pela mdia, as ocorrncias de tiroteios nos subrbios cariocas onde traficantes disputam a propriedade dos pontos de vendas de drogas.

3.9 Infiltrao no Poder Pblico


Assevera Mendroni (2002) que a conexo da criminalidade organizada com o Poder Pblico bastante evidente no Brasil, quando os agentes pblicos no so participantes efetivos da organizao, so todos os prprios chefes, ou so corrompidos para garantir o sucesso das investidas criminosas. Nesta esteira, Hassemer apud Beck (2004, p.83-84) defende que a criminalidade organizada no apenas uma organizao bem feita, no somente uma organizao internacional, mas , em ltima anlise, a corrupo da legislatura, da magistratura, do Ministrio Pblico, da Poltica, ou seja, a paralisao estatal no combate criminalidade, corrupo esta que pode se dar por meio de ameaas e presses. Constata-se, porm, que as maiores organizaes necessitam sim desta aproximao 7 com o Estado, uma vez que sua nitidez no pode ser ignorada pelos entes estatais responsveis pela sua represso. No entanto, as organizaes regionais podem, sem dvida, atingir seus objetivos mesmo sem o apoio dos agentes pblicos. Portanto, percebe-se que melhor seria tratar desta caracterstica como de suma importncia, mas sem o tal carter de essencialidade.

3.10 Transnacionalidade
Aspecto muito importante a internacionalizao das associaes criminosas, principalmente da modalidade tradicional e mafiosa. Tais organizaes quando no esto presentes em vrios pases, mantm estreitas ligaes com criminosos estrangeiros. Os avanados meios de comunicao, a globalizao, e o prprio avano dos recursos tecnolgicos existentes 8 , colaboram para com as conexes internacionais. Sabe-se

Guaracy Mingardi apud Lopes (1995, p.176) utiliza a nomenclatura simbiose ao tratar da aproximao dos criminosos com os entes estatais. 8 Vide item 2.3.4.

que existe uma verdadeira rede de criminosos organizados que abraa toda a Europa e que atinge praticamente todos os pontos do globo. No se trata, contudo, de caracterstica fundamental, vez que existe tal criminalidade em mbito apenas nacional ou mesmo regional. O que tem preocupado as autoridades a dificuldade da aplicao da lei penal que restrita pelo princpio da territorialidade (Beck, 2004). Desse modo, tm se elaborado diversos tratados de cooperao atinentes colaborao e troca de informaes entre pases no que tange a preveno e represso do crime organizado e da lavagem de dinheiro.

3.11 Prestaes sociais (formao do Estado paralelo)


As organizaes criminosas aproveitam da inrcia do Estado no que tange as prestaes sociais fundamentais a ele inerentes, ao tomar uma posio protecionista ou paternalista. Esta ampla oferta de prestaes sociais consegue a simpatia de determinada camada popular menos favorecida, culminando numa espcie de legitimao do crime ou do clientelismo por parte dos populares que acabam por ver as associaes criminosas de modo mais compreensivo. Nesse contexto, acontece nas favelas brasileiras a garantia da sade, da moradia, da segurana, at mesmo do emprego, pelos traficantes. Ressalta Lavorenti & Silva (2000, p. 33) que:
Essa estratgia de atuao foi muito utilizada no Estado do Rio de Janeiro pela organizao conhecida por Comando Vermelho, que, inclusive, em 1991, exigiu, como pagamento de um seqestro, a distribuio de alimentos, mais precisamente dezoito toneladas, em uma favela conhecida como Morro do Juramento.

Continua Lavorenti & Silva (2000, p.33) a argumentar no sentido de que [...] a organizao criminosa j chegou a assumir o espao do servio social na coordenao de festividades, prestao de assistncia aos presos e familiares, e, portanto, fortalecendo-se frente massa carcerria. D-se a esse fenmeno a denominao de Estado paralelo, visto como necessrio onde o Estado oficial no atinge suas expectativas de servio pblico, ou de anti-Estado, pela impunidade gerada ou pelo desempenho de atividades estatais. De outra banda, argumenta com bastante propriedade, Guaracy Mingardi (1998, p.64-65), a inexistncia do chamado Estado paralelo, sendo este uma teoria errnea. Segundo o socilogo:
Linhas paralelas, segundo qualquer dicionrio, so aquelas que nunca se encontram. Caso o conceito fosse aplicvel ao nosso objeto, significaria que o Estado e o Crime Organizado caminhariam lado a lado sem nunca mais verem seus caminhos se cruzarem. Para refutar isto basta notar o grande nmero de funcionrios pblicos de todos os escales que so acusados de

manterem relaes com organizaes criminosas. Em nenhum momento estas organizaes puderam prescindir de um apoio de setores do Estado.

Refora este entendimento o fato de que muitos polticos tm suas campanhas custeadas pelo crime organizado, o que faz garantir a impunidade desses criminosos, com uma verdadeira inter-relao entre a criminalidade organizada e os agentes pblicos. Mingardi (1998) prossegue fundamentando que no h falar em para-Estado, anti-Estado, ou mesmo mini-Estado, posto que no h relao alguma com a realidade. Nesses lugares acontece, na verdade, uma delegao implcita de funes que, a priori, deveriam ser executados pelo Estado oficial. A nomenclatura Estado paralelo pode ser equivocada se encarada com rigor tcnico. Talvez faa mais sentido se interpretada com a conotao de semelhana com o verdadeiro Estado. O ponto de relevncia prtica consiste, ademais, no domnio das faces criminosas nas regies onde o Estado no est presente. A confiana adquirida pela camada social mais carente fator preocupante e o fim dessa relao deve ser considerado como meta do combate criminalidade. Frise-se, por fim, que a presena desta caracterstica num determinado local certamente representa a existncia das associaes criminosas. Entrementes, no possvel considerar que se trata de requisito potencialmente fundamental para a configurao do crime organizado, vez que no somente em meio populao carente que se percebe sua atuao.

4 CONSIDERAES FINAIS
A Lei 9.034/95 no tipificou propriamente o ato humano de unir-se com propsito de cometer crimes, mas sim remeteu figura da quadrilha ou bando (tipo penal do artigo 288 do Cdigo Penal), e nomenclatura organizao ou associao criminosa de qualquer tipo. Conclui-se ento que tal lei encampa o entendimento de que as associaes, coletividades ou pessoas jurdicas podem ser responsabilizadas penalmente, posto que admite no s a ao de seus agentes, mas tambm a ao das prprias organizaes criminosas como um ente distinto. Note-se ainda que ementa da Lei 9.034/95 menciona: Dispe sobre a utilizao de meios operacionais para preveno e represso de aes praticadas por organizaes criminosas <grifo acrescido>. De sua vez, o ttulo do Captulo I assim trata: Da definio de ao praticada por organizaes criminosas e dos meios operacionais de investigao e prova <grifo acrescido>. Ora, como de trivial atitude, espera-se que em dispositivos seguintes se encontre uma definio, ainda que ampla, do que venha a ser uma organizao criminosa. Porm, pecou o legislador em no formul-la, seja no referido captulo, ou em qualquer parte do texto legal, ensejando desse modo, uma lei amorfa, no taxativa, imprecisa e pouco tcnica nesse aspecto. Assim, o artigo 1 da discutida lei pode ser classificado como redundante ao repetir os termos organizaes ou associaes criminosas, sem sequer defin-las:

Art. 1. Esta Lei define e regula meios de prova e procedimentos investigatrios que versem sobre ilcitos decorrentes de aes praticadas por quadrilha ou bando ou organizaes ou associaes criminosas de qualquer tipo (Lei 9.034 de 03 de maio de 1995, in verbis).

Ressalte-se tambm a crtica meno ilcitos do multicitado artigo, posto que crimes seria a colocao correta, vez que, nem todo ilcito penal e, ademais, no h crime de associao para a prtica de contraveno penal 9 (Tourinho, 2003, p.123). Alm de todo o exposto, no que tange a expresso quadrilha ou bando, foi infeliz tambm o legislador, pois no esse o escopo da lei tratar de microcriminalidade. Na inteno de melhorar a redao deste dispositivo, a Lei 10.217/01 modificou o artigo 1 da chamada Lei do crime organizado que antes tratava a associao criminosa como sinnimo 10 de quadrilha ou bando, enquanto que na redao atual se percebe a inteno de distingu-los. Atitude esta que se mostra incua, pois este diploma legal no conceitua a figura da associao ou organizao criminosa mencionada. Nesse contexto, o intrprete fica adstrito ao conceito de quadrilha ou bando, que, pouca relao tem com o crime organizado. Afirma ainda a doutrina de Lavorenti & Silva (2000, p.108), que o legislador pressups a existncia de uma lei que tratasse dessas figuras criminosas. De todo modo, segundo a redao do atual artigo 1, [...] quadrilha ou bando ou organizaes ou associaes criminosas de qualquer tipo, diferencia-se uma expresso de outra pela conjuno alternativa ou, de modo que, no exemplo dado por Mingardi apud Tourinho (2003), nas quadrilhas que praticavam diversos furtos e roubos nos arrastes das praias cariocas no h nada mais desorganizado do que aquilo que fizeram. Ainda na insistncia de se tratar das expresso associao criminosa, entende-se que esta engloba 11 as figuras encontradas: a) no artigo 8 e seu pargrafo nico da Lei 8.072/90 (Crimes hediondos), que remete mais uma vez figura da quadrilha ou bando do Cdigo Penal 12 , apenas majorando a sua pena. b) no artigo 14 da Lei 6.368/76 (Txicos), ao mencionar a associao de duas ou mais pessoas para praticar os crimes dos artigos 12 e 13 da mesma Lei, seja reiteradamente ou no. c) no artigo 2 da Lei 2.889/56 (Genocdio), quando houver a associao de mais de trs pessoas para a prtica dos crimes mencionados no artigo 1 da mesma Lei.

Todavia, existe o artigo 39 in verbis da Lei de contravenes penais (Decreto-lei 3.668/41), que prev a mera conduta de Participar de associao de mais de cinco pessoas, que se renam periodicamente, sob o compromisso de ocultar autoridade a existncia, objetivo, organizao ou administrao da associao (formao de sociedade secreta). 10 Assim dispunha a redao original do artigo 1 da Lei 9.034/95, in verbis: Esta Lei define e regula meios de prova e procedimentos investigatrios que versarem sobre crime resultante de aes de quadrilha ou bando. 11 Note-se que, antes da Lei 10.217/2001 acrescentar a figura das organizaes e associaes criminosas no se poderia aplicar a Lei 9.034/95 s figuras descritas nas alneas apontadas no texto, mas to somente quadrilha ou bando.

d) no artigo 16 da Lei 7.170/83 (Segurana nacional), que trata como crime a conduta de integrar ou manter associao que tenha finalidade de mudar o regime ou o prprio Estado de Direito por meios violentos ou com grave ameaa, e no artigo 24 do mesmo texto legal, que prev a possibilidade de, in verbis, constituir, integrar ou manter organizao ilegal de tipo militar, de qualquer natureza, armada ou no, com ou sem fardamento, com finalidade combativa. Perceba-se que os dispositivos citados nas alneas acima mencionam a palavra associaes mas no explicitam em momento algum o tratamento organizaes. Assim, pode-se chegar concluso de que, em sendo expresses distintas entre si e tambm do tipo quadrilha ou bando, o ordenamento jurdico brasileiro no possui norma alguma que trate das chamadas organizaes criminosas. Veja-se que as associaes e a quadrilha ou bando possuem definies legais, contudo, as organizaes criminosas no encontram menes legislativas. Tal assertiva acarreta o descumprimento do princpio da taxatividade porque deixa por conta do juiz o real mbito de incidncia da lei (Silva et al, 2003, p.236). Admite-se que, com o advento da Lei 10.217/2001, se esclareceu a intrincada discusso sobre o alcance da Lei do crime organizado. Dessa forma, o referido diploma trata dos crimes cometidos por quadrilha ou bando e dos crimes cometidos por organizaes ou associaes de todo tipo, diga-se, todas aquelas mencionadas em outros dispositivos legais como nas alneas supracitadas, bem como abranger outras organizaes e associaes que vierem a ser criadas. Porm resta desafiadora a questo da aplicao de certos artigos da comentada Lei, pois ao se relacionarem com o seu artigo 1 deixam entendimentos dbios. Segundo Jos Geraldo da Silva et al (2003), trs podem ser os entendimentos a respeito desse assunto: O primeiro admite que os preceitos da Lei em anlise devem ser aplicados s quadrilhas ou bandos, s associaes criminosas e tambm s organizaes criminosas, e que a Lei 10.217 de 2001, ao suprimir a expresso organizao criminosa do artigo 2 da referida Lei permitiu que tais dispositivos legais fossem aplicados indistintamente para quadrilhas, associaes e organizaes, muito embora, como j mencionado, no exista definio segura para esta ltima. Argumenta ainda Siqueira Filho (2003) que o artigo 2 passou a autorizar que tais procedimentos investigativos sejam aplicados a delitos cometidos at mesmo por ao individual. De outra banda, h entendimentos no sentido de que, por se estabelecer diferenas entre quadrilha ou bando, associaes e organizaes criminosas, quando os mencionam, ento somente a estas que podem ser aplicados. Assim, segundo Geraldo da Silva et al (2003), o artigo 4 no poderia ser aplicado s associaes, nem s quadrilhas posto que tal artigo apenas menciona a palavra organizaes. Nesse sentido a polcia judiciria, segundo esse entendimento, estruturar-se-ia com equipes de policiais especializados to somente para combater as organizaes criminosas (que sequer possui definio), mas no para reprimir as associaes ou as quadrilhas. Quanto ao extenso rol de caractersticas trazidas pela doutrina, adverte-se deixar a lei penal s margens de interpretaes subjetivas na aferio de requisitos individualizados e no delimitados, poderia acabar por ferir a garantia da reserva legal. isso, dizer que alguma associao criminosa por preencher certas caractersticas sem que no Por que

estas estejam prescritas taxativamente em lei seria agir contra o princpio da legalidade 13 . Nesta esteira que se vocifera ser necessrio constar objetivamente em texto legal, os requisitos para a existncia da atividade criminosa organizada 14 , sujeita a tratamento especial.

Referncias Bibliogrficas
ARAJO JNIOR, Joo Marcelo de. In: Penteado, Jaques de Camargo (coord). Justia Penal 3: crticas e sugestes: o crime organizado (Itlia e Brasil): a modernizao da lei penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. ARLACCHI, Pino; CATTNI, Roberto; WATAGHIN, Lcia. Adeus mfia: as confisses de Tommaso Buscetta. So Paulo: tica, 1997. BARROS, Marco Antonio de. Lavagem de Dinheiro: implicaes penais, processuais e administrativas: anlise sistemtica da lei n. 9.613, de 3 de maro de 1998. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998. BECCARIA, Cesare; CRETELLA JUNIOR, Jos; CRETELLA, Agnes (trad). Dos delitos e das penas. 2 ed. rev. So Paulo: RT, 1999. BECK, Francis Rafael. Perspectivas de controle ao crime organizado e crtica flexibilizao das garantias. So Paulo: IBCCRIM, 2004. CARRARA, Francesco. Programma Firenza : Fratelli Cammelli, 1905. del corso di diritto criminale. 8.ed.

CASTANHEIRA, Beatriz Rizzo.Organizaes criminosas no direito penal brasileiro: o estado de preveno e princpio da legalidade estrita. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo: RT, v.6, n. 24 p. 99-124, out.-dez.1998. GOMES, Luiz Flvio; CERVINI, Ral. Crime organizado: enfoques criminolgico, jurdico (lei 9034/95) e poltico criminal. 2. ed. rev. atual e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. LAVORENTI, Wilson; GERALDO DA SILVA, Jos. Crime organizado na atualidade. Campinas: Bookseller, 2000. LIPINSKI, Antonio Carlos. Crime organizado & a prova penal.Curitiba: Juru, 2004.

Do princpio da legalidade emanam os sub-princpios da reserva legal, da taxatividade e da irretroatividade. (Beccaria, 1999). 14 Vide item 2.4

13

LOPES, Maurcio Antnio Ribeiro Lopes. In: Penteado, Jaques de Camargo (coord). Justia Penal 3: crticas e sugestes: o crime organizado (Itlia e Brasil): a modernizao da lei penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. MAIA, Carlos Rodolfo Fonseca Tigre. Lavagem de dinheiro: (lavagem de ativos provenientes de crime) anotaes s disposies criminais da lei n. 9.613/98. So Paulo: Malheiros, 1999. MAIEROVITCH, Walter Fanganiello. In: Penteado, Jaques de Camargo (coord). Justia Penal 3: crticas e sugestes: o crime organizado (Itlia e Brasil): a modernizao da lei penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. MENDRONI, Marcelo Batlouni. Crime organizado: aspectos gerais e mecanismos legais. 1. ed. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2002. MINGARDI, Guaracy. O Estado e o crime organizado. So Paulo: IBCCRIM, 1998. MONTEIRO, Antonio Lopes. Crimes hediondos : texto, comentrios e aspectos polmicos. 7. ed., rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2002. REALE JNIOR, Miguel. Crime organizado e crime econmico. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo: RT, v.4, n. 13, p.182-190, jan.-mar.1996. SILVA, Jos Geraldo da; LAVORENTI, Wilson; GENOFRE, Fabiano. Leis especiais anotadas. 4. ed. Campinas: Millennium Editora, 2003. SIQUEIRA FILHO, lio Wanderley de. Represso ao crime organizado: inovaes da lei n. 9.034/95. Curitiba: Juru, 1995. SMANIO, Gianpaolo Poggio. A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica. So Paulo: Complexo Jurdico Damsio de Jesus, ago. 2004. Disponvel em: <www.damasio.com.br/novo/html/frame_artigos.htm>. acesso em: 08 mar. 2006. TENRIO, Igor; LOPES, Incio Carlos Dias. Crime Organizado: o novo direito penal at a lei 9.034/95. 1. ed. So Paulo: Consulex, 1995. TOURINHO, Jos Lafaieti Barbosa. Crime de quadrilha ou bando & associaes criminosas. Curitiba: Juru, 2003.

Вам также может понравиться