Вы находитесь на странице: 1из 4

Bem-vindo aula 03 de Metodologia Cientfica e Tcnicas de Estudo

Nesta aula, voc aprender a dominar os principais recursos dos processadores de textos que podem ajud-lo no desenvolvimento de um Trabalho Cientfico. INTRODUO
Na aula anterior, voc aprendeu vrios recursos de um processador de texto que podem ser usados na produo de seus Trabalhos Cientficos e Acadmicos, e mesmo de seus textos em geral, incluindo documentos profissionais como relatrios, planejamentos etc. A aula passada estava centrada no uso do Sumrio como guia para a pesquisa, a organizao da informao e a produo de textos. Nesta aula, veremos outros recursos de um processador de textos que podem ser utilizados na produo de seu trabalho, alm do uso do sumrio como guia.

SUMRIO
Na aula passada, utilizamos a Estrutura de Tpicos como um Sumrio dinmico. Mas o Sumrio na verdade um dos elementos pr-textuais de um Trabalho Acadmico. Voc pode gerar o Sumrio do seu Trabalho apenas no final, quando todo o resto j estiver pronto, mas pode tambm imprimir um Sumrio parcial, em vrias etapas do Trabalho, para avaliar em papel impresso (e no apenas na tela) que estrutura seu texto est tomando, revendo-a caso necessrio. Em um processador de textos, se voc tiver utilizado a formatao de Estilos para Ttulos, como vimos na aula passada, produzir um Sumrio torna-se muito simples.

ESTILOS
Na aula passada voc estudou tambm o uso de Estilos para ttulos, mas esta no a nica funo dos Estilos. Voc pode criar estilos tambm definindo fontes, pargrafos, formataes etc. Pode inclusive modificar os estilos que j esto definidos no Microsoft Word.

NOTAS
As notas, que podem ser de rodap ou de fim de texto, possuem diversas funes, dentre as quais podemos citar: indicaes bibliogrficas dos trabalhos citados;

indicaes bibliogrficas gerais e de reforo;

inserir agradecimentos, consideraes, comentrios, explicaes, informaes, observaes, explanaes e aditamentos complementares; introduzir uma citao de reforo; remisses internas e externas, para outros captulos ou partes da obra, de outras obras e autores relacionados com o assunto em pauta etc.; apresentar a verso original de alguma citao traduzida no texto; apresentar termos e conceitos tcnicos e especficos.

COMENTRIOS
Comentrio outro recurso poderoso, mas bem pouco utilizado, para a redao de textos cientficos. Uma de suas funes pode ser a reviso de textos por outra pessoa (seu orientador, por exemplo), sem que sejam feitas alteraes no texto original. Os comentrios podem tambm ser feitos para voc mesmo, ou seja, enquanto voc est construindo seu texto pode introduzir comentrios (sobre passagens de outros autores, sobre suas prprias idias, alguma lembrana de bibliografia no analisada mas que faa sentido para aquela passagem etc.)

USURIO
No caso de textos em que mais de uma pessoa faz comentrios, importante identificar os usurios. No Microsoft Word, por exemplo, cada pessoa pode se cadastrar como um usurio diferente. Assim, quando algum inserir algum comentrio no texto, ele ser identificado por seu cadastro.

INDICES
Outro recurso importante dos processadores de texto possibilita a criao de ndices, que so elementos ps-textuais, segundo a ABNT, e fazem inclusive parte do modelo que voc baixou na aula passada. Para criar os ndices, necessrio primeiro marcar as entradas, ou seja, indicar quais palavras ou expresses voc deseja que faam parte do ndice. Depois disso, o processador criar o ndice que voc quiser, com as respectivas pginas para as entradas que voc marcou.

LISTAS
O processador de textos pode tambm auxili-lo a produzir com bastante facilidade suas listas (de ilustraes, de tabelas etc.), elemento pr-textual que consta tanto das normas da ABNT quanto do modelo que voc baixou na aula passada. Para isso, basta que voc formate os objetos que deseja que apaream nas suas listas, utilizando a opo legenda.

CORREES
A todo o momento, e principalmente no momento de finalizar o seu Trabalho, voc precisa realizar correes no texto. Os processadores de texto possuem um recurso de correo que pode auxili-lo muito nessa tarefa. Voc pode usar o recurso da correo, por exemplo, para excluir os espaos duplos, que acabam sempre sobrando nos nossos textos principalmente pelas constantes operaes de copiar e colar que realizamos. Pode tambm utilizar o recurso da correo para simplificar a digitao de palavras ou expresses longas e que aparecero com constncia em seu texto.

CONTROLAR ALTERAES
Para finalizar, outro recurso bastante interessante dos processadores de texto a opo de controlar alteraes nos documentos. Voc pode utiliz-la para o desenvolvimento de trabalhos em grupo, quando uma pessoa redige parte do texto e envia para a outra para reviso. Utilizando a opo controlar alteraes, voc pode visualizar as alteraes feitas no documento, aceit-las ou rejeit-las. Esse recurso pode tambm ser usado em revises de contratos e documentos corporativos, que passam por mais de uma pessoa.

CONCLUSO
Voc aprendeu nesta aula mais uma srie de tcnicas para utilizar durante a produo de seus trabalhos. Na verdade, os recursos de um processador de textos so infinitos, ento o ideal que voc estude bastante o processador que estiver utilizando, para conhecer todas as opes que ele oferece, podendo assim aplic-las no desenvolvimento de seus textos.

Explorando os recursos tcnicos do processador voc descobrir usos especficos para a produo de trabalhos cientficos.

REFERNCIAS
MATTAR NETO, Joo Augusto. Metodologia cientfica na era da informtica. 2. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2005. Especialmente o captulo 5 desse livro, "O Trabalho Cientfico na Era da Informtica", aprofunda muitos dos pontos discutidos nesta aula, inclusive com vrias ilustraes e fotos de tela.

Вам также может понравиться