Вы находитесь на странице: 1из 35

Ramakrishna Vedanta Ashrama

Largo Senador Raul Cardoso, 204 Vila Clementino, So Paulo - SP 04021-070 (11) 5572-0428 www.vedanta.org.br

Swami Nirmalatmananda Ramakrishna Vedanta Ashrama


Largo Senador Raul Cardoso, 204 Vila Clementino, So Paulo - SP 04021-070 (11) 5572-0428 www.vedanta.org.br

Todos os direitos so protegidos

CONSELHO AOS JOVENS


Seja ntegro e corajoso! Seja verdadeiro!

Absolutamente virtuoso, e valente at as ltimas conseqncias! No se perturbe com teorias religiosas. Somente os covardes pecam, no um heri este jamais peca, nem mesmo em pensamento. Dedique-se a amar a cada um e a todos. Seja um verdadeiro ser humano e aplique-se em tornar corajosos, ntegros e sensveis os que esto diretamente sob seus cuidados. Nada de religio para vocs, meus filhos, mas sim a integridade e a valentia! Nada de covardia, nada de pecado, nada de crime, nada de fraqueza tudo o mais vir por si mesmo...

Swami Vivekananda

Ter f em si mesmo

Ter pensamentos positivos Ter a coragem de um leo

Dar importncia tanto para os fins quanto para os meios

Trabalhar at obter xito


Essas so as qualidades que um jovem deve cultivar!

CONSELHO AOS JOVENS

INTRODUO

A juventude de hoje o futuro do mundo. Swami Vivekananda tinha uma tremenda f na gerao mais jovem. Os jovens devem ser apropriadamente treinados para se tornarem lderes da sociedade futura. Devem ser treinados para conduzir suas vidas de maneira saudvel, de forma que, mais tarde, possam contribuir com o melhor de si mesmos para a sociedade. Pelo fato de existirem ainda muitos vedantistas que estudam em escolas e universidades e tambm

admiradores da Vedanta com filhos pequenos, a pergunta : como esses jovens podem praticar a Vedanta e aplic-la em suas vidas dirias? Como esses jovens podem ser treinados para conduzir suas vidas de maneira saudvel? Este manual, destinado a todos os jovens, oferece instrues para uma vida fundamentada na Vedanta e tem como base um excelente artigo escrito por Swami

Bhajananandaji, um venervel monge snior da Ordem Ramakrishna. Todo jovem deveria l-lo cuidadosamente, repetidas vezes, a fim de memorizar os hinos e mantras, cujos significados, aps algum tempo, se tornaro naturais. Sua leitura ser benfica no s aos jovens, mas a todos. Por fim, adicionamos algumas perguntas comuns e as dvidas mais freqentes sobre Vedanta. Possa este livreto trazer mais fora, paz e alegria vida dos jovens e de todos.

CONSELHO AOS JOVENS

OS CINCO AFORISMOS
TREINANDO O CORPO E A MENTE

Exerccio Fsico: Swami Vivekananda costumava dizer:


O que queremos fora. Ento, devemos acreditar em ns mesmos. O que queremos so msculos de ferro e nervos de ao. O que desejamos uma religio que possa formar homens de verdade. O que desejamos so teorias que edifiquem homens de verdade. O que desejamos uma educao capaz de formar homens versteis e completos. Para construir msculos de ferro necessrio praticar exerccios regulares. Entre todos os exerccios conhecidos, os exerccios de yoga (yogasanas) so considerados melhores e mais antigos. Os yogasanas, quando aprendidos e praticados correta e regularmente, promovem a sade, a fora fsica, a energia vital e a alegria. O efeito dos exerccios interior e mesmo que os msculos no sejam visveis, a pessoa se torna mais bela e saudvel.

Estudos: Alm dos estudos regulares, os estudantes


devem ler bons livros, escritos por autores reconhecidos e, alm disso, devem estudar os clssicos da literatura em geral.

Exerccio mental: Assim como o exerccio fsico


fortalece o corpo, o exerccio mental fortalece a mente. Os estudantes devem aprender a pensar com profundidade. Lem-se livros, mas, comumente, no se pensa sobre eles. Quem procede assim, comporta-se como um papagaio que repete o que outros escreveram sem entender coisa alguma. Todo o conhecimento est dentro de ns. Quanto mais pensamos, mais crescemos. A maturidade muito importante. Swami Vivekananda afirmava: A educao a manifestao da perfeio que j existe no homem. Por isso, que se leia menos, mas se pense mais. Pensar profundamente fortalece a mente. Como funciona, porm, esse ato de pensar?

a. Primeiro estgio: Lembrar ou rememorar o que


lemos. Este um exerccio mental, como o exerccio fsico que fazemos.

b. Segundo estgio: Pensar sobre o significado


do que lemos.

c. Terceiro estgio: Tentar encontrar novos


significados para o que se l.

Existem algumas questes importantes da vida sobre as quais o estudante deve pensar seriamente. Em geral, durante as horas de lazer, os estudantes conversam sobre coisas inteis, mas deveriam pensar e discutir o seguinte:

1. Vida - O que a vida? Qual o propsito de minha vida? 2. Meta - Qual minha meta na vida? Por que devo estudar? Por que devo trabalhar? O que devo fazer? O que criatividade? O que posso fazer para contribuir com o mundo da melhor maneira possvel? 3. Moralidade - Swami Vivekananda declara: Meus filhos, tenham sempre em mente que apenas os covardes e os fracos cometem pecados e mentem. Os corajosos so sempre ntegros. Comprometam-se com a integridade, tentem ser corajosos e sensveis. A moralidade um assunto sobre o qual os jovens devem pensar seriamente. 4. Espiritualidade: O que pureza? Como posso ser puro? Como levar uma vida ntegra, sem envolver-me em relaes sensuais antes do casamento? Como manter meu corpo puro? Como posso ter mais autodisciplina? 5. Verdade: Por que devo ser verdadeiro? O que veracidade?

Concentrao: Para construir nervos de ao, os


estudantes devem fortalecer suas mentes. Como? a) Por meio do pensamento profundo. b) Por meio da

concentrao e da meditao. c) Por meio da orao.

Pensamentos profundos, concentrao e orao. Na ndia, h um dito popular: Ele inteligente at que abra a boca. Ao conversar com as pessoas, podemos perceber a profundidade de suas vidas ao tratar de qualquer assunto, seus pensamentos so triviais, infantis e ridculos; suas idias so muito simples, sem grandeza. O problema que vivem uma vida muito superficial. Por isso, necessrio pensar com profundidade. A pessoa o que pensa. Concentrao Poder. Quanto mais concentrada minha mente, mais efetivo meu trabalho, meu pensamento e minha vida. Geralmente, dependemos de nossos prprios poderes e egos e, por isso, cometemos muitos erros. Quando passamos por problemas graves, nos sentimos perdidos e sofremos ataques de pnico, tristeza e, ainda pior, de depresso. Nossos poderes atuais so limitados. O que est dentro de ns diferente, o poder divino. Para manifestar esse poder divino, devemos depender de Deus e, por isso, precisamos da orao.

Todo estudante deve sentar-se em um recanto limpo em sua casa, ou em outro lugar, e tentar concentrar a mente em um objeto qualquer. Esse objeto pode ser uma flor, uma luz, ou uma forma de Deus em seu corao. Por meio da prtica, a mente adquirir a capacidade de se concentrar. A mente concentrada pura e poderosa. Uma mente poderosa o melhor instrumento de trabalho.

Servio: Ao reconhecer que todos os seres so divinos, o


estudante deve devotar pelo menos algum tempo de sua vida cotidiana para servir sua famlia, seus amigos e outros sem esperar nada em retorno nem mesmo nome, fama, reconhecimento ou gratido. Servir Deus por meio da orao, da repetio de Seu Nome e de suas Glrias tambm muito importante.

Apresentamos aqui prticas simples. Qualquer pessoa pode pratic-las; no necessrio ser vedantista. Para aprender como pronunciar os mantras contidos nesse artigo, basta entrar no nosso website.www.vedanta.org.br

A PRTICA
1. Ao acordar Repita este mantra ao acordar:

Anritaat satyam upaimi Maanushaat daivam upaimi Daivim vaacham yacchmi

Devo lutar pela verdade a fim de vencer o obstculo da mentira. Devo lutar para superar minhas fraquezas

humanas e levar uma vida divina. Devo pronunciar palavras gloriosas e pensar em coisas elevadas.

Antaratmaa me shud-yantaam, jyotir aham, viraja, vipaapmaa bhuyaasam Que minha alma seja imaculada, pois sou a luz brilhante. Sou puro e no tenho pecado.

Repita mentalmente as palavras de Vivekananda: Sou o Atman imortal cuja natureza Inteligncia Suprema.

Eu sou Ele, o Eu do universo, eternamente abenoado e eternamente livre.

2. Promessa Diria

Serei caridoso com todos os seres. Lutarei em benefcio daqueles que sofrem. Vou dedicar-me a amar todos os seres e a vlos como o meu prprio Ser. Vou purificar-me das idias de separao, no sentirei cimes de ningum, nem prestarei ateno s faltas alheias.

Tvameva maataa cha pitaa tvameva Tvameva bandhuscha sakhaa tvameva Tvameva vidyaa dravinam tvameva Tvameva sarvam mama deva deva Tu s minha me e meu pai Tu s meu amigo e companheiro Tu s meu conhecimento e riqueza Tu s tudo para mim, oh meu amado Senhor

3. Antes das atividades dirias (estudo/trabalho)

Asato ma sadgamaya Tamaso ma jyotir gamaya Mrityorma amritamgamaya Do irreal, conduza-me ao Real Da ignorncia, conduza-me Luz Da morte, conduza-me Imortalidade.

Amritasya deva dharano bhuyasam Shariram me vi-carshanam Jihva me madhu-mattama Karnaa-bhyam bhuri vish-ruvam Brahmanah koshosi medhayaa pihitah Shrutam me gopaaya Senhor, conceda-me a inteligncia. Que eu possa ser o refgio da Imortalidade. Que meu corpo possa ser sadio e minha lngua extremamente doce. Que eu possa ouvir bem com meus ouvidos. Tu s a fonte infinita. Proteja tudo o que at aqui percebi. E ento, conceda-me aquela prosperidade que rapidamente atrai, aumenta e conquista para sempre a riqueza, o que vestir, o que comer e o que beber.

4. Para reter na memria o que se l:

Om namo brahmane Dhaaranam me astu Anirakaranam Dharayita bhu-ya-sam Oh Divino Ser! Que eu no me distraia e possa manterme concentrado. Que eu possa lembrar-me de tudo o que aprendi com meus olhos e ouvidos (e outros sentidos).

5. Antes de Comer:

Brahmaarpanam, brahma havih, Brahmaagnau, brahmanaa-hutam Brahmaiva tena gantavyam Brahma karma samaadhinaa

Ofereo esta comida a Deus (Brahman). A comida Deus. O recipiente em que a ofereo Deus. Eu tambm sou Deus. Esta comida chegar a Deus para que, assim, eu possa fazer o trabalho de Deus.

Obs: Por que devemos rezar antes de comer? Porque a comida sagrada e traz energia, e essa energia Deus. Annam brahmeti vyjaanaat. Que eu possa conscientizar-me de que este alimento Deus.

6. Antes de dormir:

Repita: Que pensamentos positivos, srios e teis

penetrem em minha mente. Eu sou a Suprema Realidade. Estou acima do

medo, do sofrimento e das limitaes. Sou a essncia da Suprema Existncia

Conhecimento Bem-aventurana. Corpo, mente e intelecto so coisas transitrias; na

verdade, sou Aquele que transcende todas elas. Ofereo tudo o que realizei hoje, fsica, mental e

espiritualmente, ao Ser Divino. Que Ele me proteja para sempre.

Om aap-yaayantu mamaangaani Vaak praanas chakshuh shrotram Atho balam indriyani cha sarvani

Que meu corpo, membros, fala, energias, olhos, ouvidos, fora, sentidos e tudo o mais, possam ser fortes, puros e saudveis. Que Deus possa estar satisfeito comigo e com todos.

CONSELHO AOS JOVENS


Em que um Vedantista Acredita?

[Acredito pelo menos em alguns desses ideais, e no desconsidero aqueles que no aceitam minhas idias.]

Acredito que sou o Ser infinito, o Atman. Este corpo, a mente e o intelecto so apenas instrumentos que utilizo.

Acredito que sou potencialmente divino. Tento manifestar essa divindade inata por meio de todas as minhas obras e aes. Minha meta manifestar essa divindade.

Acredito que todos os seres vivos so divinos. Tento servir a todos baseado na f de que todos so manifestaes do divino. Acredito na unidade da existncia.

Acredito que todas as religies so verdadeiras e conduzem mesma meta.

Acredito que existe apenas um Deus Infinito, mas que pode manifestar-Se em mltiplas formas.

Acredito que Deus com formas e qualidades to verdadeiro quanto Deus sem formas e qualidades. Deus pode manifestar-Se conforme seu desejo.

Acredito que a meta suprema de todos livrar-se dos sofrimentos e apegos materiais e conquistar a imortalidade. Consciente ou inconscientemente,

todos esto lutando para isso.

Acredito que existem quatro grandes caminhos para se conquistar a imortalidade, denominados yogas. So eles: a devoo, o trabalho desinteressado, o conhecimento e meditao. Posso praticar um ou todos eles.

Acredito que, como um vedantista, devo levar uma

vida ntegra e honesta, a fim de poder conhecer meu verdadeiro Ser.

Acredito que toda a criao, assim como eu, somos eternos como a glria de Deus. Para mim, morrer apenas trocar de roupa.

Acredito que o conhecimento, a paz e a suprema bem-aventurana esto todos dentro de mim.

Quando conhecer a mim mesmo, serei perfeito. Essa a minha meta.

CONSELHO AOS JOVENS PERGUNTAS E RESPOSTAS


1. Se eu seguir a filosofia Vedanta, qual ser minha religio? Sua religio pode ser a mesma que agora. O que muda sua atitude. Voc se tornar uma pessoa aberta, sem restries, universal, e a f em seu caminho aumentar gradualmente. Na ndia, milhes adoram Ramakrishna, mas todos so o que so hindus, cristos, e tambm muulmanos. A Vedanta aceita todas as religies como verdades. Voc passa a ser universal, tolerante e

compassivo em seu modo de pensar: Se depois de optar pela Vedanta, algum desejar ser chamado de vedantista ou de hindu, no h nada de mal nisso. Voc perceber, ento, que no correto acreditar que somente seu caminho verdadeiro e os outros falsos. Deixar de pensar que apenas seu Deus conceder a liberao e os dos outros no. Vivekananda certa vez declarou: Se algum dia existir uma religio universal, ela no dever restringir-se a um tempo ou lugar. Ela ser infinita como o Deus sobre quem pregar. Seu sol brilhar igualmente sobre os seguidores de

Krishna e de Cristo, sobre santos e pecadores. Ela no ser brmane ou budista, crist ou islmica, mas uma soma de todas e ter um espao infinito para se desenvolver. Em sua universalidade, ela envolver tudo com seus braos infinitos e encontrar um lugar para cada ser humano, desde o ser o mais selvagem, recm sado da irracionalidade, ao homem mais nobre, alado acima da humanidade pelas virtudes da mente e do corao, e far com que, cheia de admirao, a sociedade fique de p diante dele, incerta de sua natureza humana".

2. Sobre Deus. Ouvi dizer que os hindus adoram milhares de divindades. Ser que como vedantista tambm tenho que fazer o mesmo?

No. Os hindus no adoram milhares de divindades, e voc no precisa ador-las. Para um hindu, ou seguidor do Sanatana Dharma, que o verdadeiro nome do hindusmo, Deus Um s. No devemos, ou no podemos, limitar Deus. Ele pode manifestar-se atravs de milhares de formas ou, se quiser, sem forma. A Advaita Vedanta no aceita Deus com forma ou outros atributos. Outros aceitam Deus com forma. Todos sabem, porm, que Deus transcende tudo o que somos capazes de pensar. Ele

transcende a mente. A Vedanta oferece oportunidade de crescimento para todos. H um verso que divide os seguidores de todas as religies em 4 estgios. Os que adoram Deus nas imagens pertencem ao primeiro estgio e passaro para o segundo assim que entenderem que Deus est nos cus. Quando compreenderem que Deus reside no corao tero atingido o terceiro estgio. Quando entenderem que Deus onipresente e onipotente e que a Ele no se pode impor limite algum, alcanaro o quarto e ltimo estgio. importante esclarecer aqui que, nesses quatro estgios, as pessoas se respeitam e no condenam os outros. Todos so filhos Dele e Ele aceita qualquer forma de adorao. No importa se ns O chamamos de pai, papai, AMIGO, me Ele entende tudo. O que importa cham-Lo. O mais importante para um Vedantista ter f em si mesmo. Se voc no tiver f em nada desse mundo, no importa, voc deve ter f absoluta em si mesmo.

3. Qual a idia de Deus de acordo com Vedanta? A Vedanta pode ser interpretada em trs maneiras: na primeira, advaita ou no dualista, Deus nico, Infinito e a nica Verdade. chamado de Brahman. Quando percebemos a multiplicidade, esse Infinito, como indivduo,

chamado de Atman. O Atman igual a Brahman, o microcosmo igual ao macrocosmo. A segunda maneira de interpretar a Vedanta o dualismo qualificado. Essa escola da Vedanta declara que existem Deus e Sua glria; o prprio universo e ns mesmos somos as glrias de Deus. A terceira maneira de interpretar a Vedanta o dualismo.

4. Se eu aceitar a Vedanta, o que devo mudar em minha vida? Voc pode continuar o que j est fazendo, mas deve mudar pequenas coisas. Por exemplo, precisa comear a cultivar pensamentos positivos e evitar pensar em coisas como: No sou nada, minha vida no tem sentido, sou um pecador, no tenho capacidade, e assim por diante. Lembre-se das palavras de Vivekananda: No d importncia aos erros, eles so naturais, fazem parte da beleza da vida. O que seria a vida sem eles? No valeria a pena viver sem dificuldades para vencer. Onde encontrar a poesia da vida? No d importncia s dificuldades e aos erros. Jamais ouvi uma vaca mentir, mas, afinal, ela apenas uma vaca, no um homem. Em vez disso, voc deve entender, perceber e pensar: Tenho toda capacidade dentro de mim. Sou puro, sou forte, sou divino. Voc deve

viver com alegria e transmitir essa alegria. Voc precisa levar confiana a todos.

5. Para quem no acredita em Deus, qual cincia subjacente prtica da orao? Aquele que no acredita em Deus tambm um vedantista. A Vedanta, ou Sanatana Dharma [o outro nome do hindusmo], acredita em todos os caminhos e prticas. Se uma pessoa no orar, no importa. O que ela mais precisa ter f em si mesma. Vivekananda costumava

dizer: A maior religio ser fiel sua prpria natureza divina. Tenham f em si mesmos! A perfeio no resulta da crena ou da f. Palavras no servem para nada. Papagaios podem falar. A perfeio se alcana por meio do trabalho abnegado.

7. Qual a relao entre a Vedanta e a cincia? A religio comea onde a cincia termina. O que cincia? Usar instrumentos e mquinas? No. ser racional, acreditar depois de pesquisar, raciocinar e estar aberto a novas idias. A verdade pode ser dita de diversas maneiras e todas elas verdadeiras. A Vedanta no diz que voc deve acreditar em Deus, nos cus ou na liberao. Ela nos ensina: essa bem-aventurana existe.

Todos ns podemos alcan-la, e voc tambm, s precisa praticar um pouco. Vivekananda disse: O que a cincia diz hoje, a Vedanta j dizia h muito tempo. Quando um professor de cincias afirma que todas as coisas so manifestaes de uma nica fora, isso no faz lembrar do Deus de que falam os Upanishads: Como Aquele fogo que ao penetrar no universo se expressa de diversas formas, e como aquela Alma nica se expressa em todas as almas e, ainda assim, infinitamente maior do que elas? Vocs no percebem para onde se dirige a cincia? A nao hindu prosseguiu seus estudos sobre a mente por meio da metafsica e da lgica. As naes europias comearam pela natureza externa e agora elas tambm esto chegando aos mesmos resultados.

Descobrimos que ao pesquisar com a mente chegamos finalmente unidade, ao universal, alma interior de todas as coisas, essncia e a realidade de tudo, ao eternamente livre, eternamente bem-aventurado,

eternamente presente. Por meio da cincia material chegamos mesma unidade. Atualmente, a cincia afirma que todas as coisas so manifestaes de uma nica energia, que a soma total de tudo o que existe, e que a humanidade segue rumo liberdade e no servido. Por que o homem deve ser moral? Porque a moralidade

o caminho para a liberdade, e a imoralidade a passagem para a servido. Vivekananda costumava dizer: Nosso primeiro dever no nos odiar, pois para avanar precisamos ter primeiro f em ns mesmos e depois em Deus: Aqueles que no tm f em si mesmos no podem ter f em Deus.

8. Vedanta ensina que a vaca um animal sagrado? Tenho que deixar de comer carne bovina? A Vedanta ensina que todos os animais, todos os seres vivos, so sagrados, no apenas a vaca. Para a Vedanta, a vida sagrada, o universo sagrado, tudo sagrado. Swami Vivekananda tem a resposta para sua pergunta: Nessa mesma ndia, houve um tempo em que sem comer carne um brmane no podia continuar a ser um brmane; voc pode ler at mesmo nos Vedas que quando um sannyasin, um rei ou um grande homem iam visitar uma casa, matava-se o melhor boi. Com o tempo, porm, descobriu-se que como ramos uma raa destinada agricultura, matar os melhores bois significava aniquilar a raa. Por essa razo, a prtica foi interrompida e ergueu-se uma voz contra a matana das vacas. Por vezes, descobrimos no passado a existncia de costumes que agora consideramos os mais horrveis possveis. No decorrer do tempo outras leis tiveram que ser criadas.

Essas, leis, por sua vez, tero que cair e outros smritis surgiro. Todas as religies possuem sua prpria mitologia, s que todas elas repetem simplesmente mitos." O mais importante para um hindu ou vedantista ter f em si mesmo, e no se preocupar com o que praticam as outras pessoas. O mundo feito de diversidades, cada um tem sua maneira de enxergar a verdade e todos esto certos sua maneira. Minhas histrias no so

10. Se eu quiser me casar, o que pensa a Vedanta a respeito disso e aonde se faria a cerimnia? A Vedanta considera o casamento como um

sacramento. A vida de um casal sagrada. Vedanta baseiase no respeitorespeito a todos. O marido deve respeitar a esposa e a esposa, por sua vez, deve respeitar o marido. Os dois devem ter uma nica metaalcanar a Verdade Suprema, no importa sua forma de viver. Um casal deve considerar sua vida como uma grande peregrinao at as portas de Deus. Na ndia existem vrios tipos de cerimnias de casamento e fcil realiz-las porque l existem sacerdotes preparados para isso. No ocidente, isso se torna mais difcil, pois no h templos hindus, o nmero de vedantistas

menor e no e existem purohitas, sacerdotes preparados para realizar cerimnias pelos rituais vdicos. Como no existe soluo para isso, a pessoa que tiver interesse, pode procurar na Internet alguns mantras importantes que falam dos ideais do casamento e us-los na cerimnia. O mais importante, porm, a essncia ou a filosofia do casamento hindu. preciso entender o significado desses mantras e, no dia do casamento, repetilos diante de uma imagem, uma foto, ou um smbolo de Deus. Mais importante do que o ritual o significado profundo desses mantras. A pessoa pode seguir esse caminho at encontrar algum preparado para realizar o casamento na tradio hindu. Os mantras sagrados, usados nos casamentos, ensinam ao casal como suas vidas so importantes, como viver como uma nica alma em dois corpos diferentes e como servir, simultaneamente, a Deus e a sociedade.

11. Os jovens costumam sair noite para divertir-se. Qual a viso da Vedanta sobre isso? A Vedanta d muita importncia vida de um jovem. Isso porque o jovem o futuro da nao e do

mundo. Os jovens de hoje so responsveis pela sociedade do futuro. Por essa razo, devem construir sua vida, utilizando o tempo disponvel para estudar, meditar,

cultivar pensamentos elevados, e prestar servios. Devem conhecer os limites do que diverso. Se seguirem por caminhos errados, mais tarde ser difcil para eles reconstrurem suas vidas, pois isso leva tempo. Muito se tem ouvido falar a respeito de enfermidades como depresso, pnico, e outros problemas. Muitas dessas doenas ocorrem como resultado dos excessos cometidos quando no h limites para a diverso. Os jovens devem cuidar-se dos efeitos prejudiciais desses excessos.

12. Os jovens costumam consumir muitas bebidas alcolicas. Devo parar? J conhecemos os efeitos nocivos das bebidas alcolicas e de outras drogas. Uma vez nesse caminho, fica difcil reconstruir a vida. Melhor no colocar a mo no fogo para saber se vai queimar ou no. Para ter alegria, paz, tranqilidade, e seguir o caminho espiritual no

precisamos de nenhum estimulante.

13. Como fica a relao com meus amigos que no so vedantistas? Como dissemos anteriormente, todos os seres so divinos. Acreditando que todos so divinos, voc deve olhar para seus amigos como manifestaes da divindade, embora cada um deles possa comportar-se de maneira

diferente. Como vedantista, voc deve ajudar e servir seus amigos sempre que precisarem, deve entender suas diferentes naturezas e no criticar suas prticas.

Vivekananda ensinava: Devemos ser radiantes e alegres. Rosto sisudo no religio. A religio deve ser a coisa mais divertida do mundo, pois a melhor coisa que existe. Devemos sentir amizade por todos e compaixo pelos infelizes; se as pessoas esto alegres, devemos estar alegres, e diante dos maus devemos mostrar indiferena. Essas atitudes faro a mente se sentir em paz.

16. Como fica meu relacionamento com as mulheres? Swami Vivekananda dizia que O marido deve olhar para todas as mulheres, exceto sua prpria mulher, como se fossem sua prpria me, sua filha ou sua irm. Realmente abenoado o homem capaz de olhar a mulher como representante da maternidade de Deus. Realmente

abenoada a mulher para quem o homem representa a paternidade de Deus. Abenoados so os filhos que consideram seus pais como manifestaes da Divindade na terra. E com palavras ainda mais fortes, repetiu: No h esperana de progresso para uma famlia ou um pas nos quais no existe respeito pelas mulheres e onde elas vivem infelizes.

17.

Posso

pensar

em

ganhar

dinheiro

desenvolver-me profissionalmente? A Vedanta estabelece quatro ideais para os seres humanos empenhar-se em levar uma vida verdadeira e virtuosa, em prosperar de maneira honesta, em satisfazer os desejos baseados na virtude e na moral, e em alcanar a liberao. Todos ns temos um objetivo supremo libertarnos das limitaes. Somos todos infinitos, mas pensamos que somos finitos. Essa a meta final. Ganhar dinheiro no de maneira alguma algo ruim, mas o dinheiro, obtido por meios honestos, tambm deve ser utilizado para ajudar os outros.

18. Ouvi dizer que vocs vedantistas no acreditam em pecado. Isso verdade? Ento, podemos fazer qualquer coisa sem medo de sofrer as

conseqncias de nossos atos? A Vedanta jamais ensinou que uma pessoa pode fazer o que quiser e ficar livre das conseqncias. O que a ela ensina que devemos viver de acordo com as leis da sociedade. Se eu comer pimenta, minha boca ir arder. Se eu cometer um erro, irei sofrer as conseqncias desse erro. Para a Vedanta, a vida tem um significado mais sublime.

Seus ensinamentos morais so muito mais elevados. Sem preceitos morais no possvel haver espiritualidade. Devemos levar uma vida virtuosa e seguir sempre o caminho correto. A respeito do pecado, a Vedanta diz o seguinte: no devemos fazer coisas erradas, mas tambm no devemos nos preocupar com os erros cometidos no passado, pois isso seria desperdiar a vida. Essa preocupao impede nosso desenvolvimento. A vida eterna e ns somos infinitos e divinos. Essa divindade est oculta dentro de ns, sofremos por no ter conscincia de que ela existe. A teoria do karma nos oferece a oportunidade de melhorar nossas vidas, porque ningum neste mundo est condenado para sempre. Todos os seres, at mesmo uma ameba, tm a chance de evoluir e reconhecer o verdadeiro Ser que reside em nosso interior.

Enfim, a vida infinita, sagrada e valiosa. No se deve desperdiar a oportunidade da vida humana de forma leviana. Todos ns somos dotados de grandes

capacidades; devemos utiliz-las para nosso bem, e para o bem da sociedade.

No tenha medo de nada e voc realizar trabalhos maravilhosos. No momento em que sentir medo, voc no ningum. O medo a grande causa da infelicidade do mundo. O medo a maior de todas as supersties. o medo o motivo de nossos infortnios; a intrepidez que nos traz o cu, mesmo que seja por um momento. Por isso, Levante-se, desperte, e no desista at que a meta seja alcanada.

A nica religio que deve ser ensinada a religio da intrepidez, da hombridade. Seja neste mundo, ou no mundo da religio, a verdade que o medo , certamente, a causa da degradao e do pecado. E qual a causa do medo? A ignorncia da nossa prpria natureza. Swami Vivekananda

Вам также может понравиться