Вы находитесь на странице: 1из 10

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 125 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que o nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto I itens de 1 a 5
1

Texto III itens de 6 a 10


1

10

Os ganhos de qualidade de vida so mais persistentes do que meros ganhos econmicos. Longevidade, reduo da mortalidade infantil e do analfabetismo, maior escolaridade so componentes do que o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) considera indicadores de qualidade de vida. Tais ganhos criam condies coletivas para um desenvolvimento mais eqitativo para todos os membros da sociedade. So ganhos que se identificam com as prprias pessoas, so suas qualidades. Ningum tira a escolaridade de algum depois de adquirida, mesmo que essa pessoa perca o emprego ou a renda, por exemplo.
C n d i d o G r z y b o w s k i . Int ernet :<ht t p //www.novae.inf.br/ brasilialimpo/novo_mapa.htm>. (com adaptaes).

A leitura um dos ltimos recantos da liberdade intelectual. Quem l cria tanto ou mais que o autor. Com a imaginao solta, o leitor elabora mentalmente os cenrios,

compe o perfil das personagens, interpreta os dilogos, identifica afinidades pessoais e vive, a seu modo, o prazer e a infinitude das emoes potencialmente contidas no texto.

No por acaso, as sociedades menos desenvolvidas e mais dominadas so justamente as que menos lem. So aquelas que admitem o analfabetismo com naturalidade, se que suas

10

elites no o perpetuam deliberadamente.


Dioclcio Campos Jnior. In: Correio Braziliense, 24/9/2003 (com adaptaes).

Texto II itens de 1 a 5
1

O relatrio sobre o ndice de desenvolvimento humano (IDH), divulgado a cada ano pelo PNUD, pretende captar a qualidade de vida nos diversos pases. Leva em conta no apenas o dado econmico, mas tambm indicadores sociais, como o grau de alfabetizao, a porcentagem de crianas na escola, a expectativa de vida e a mortalidade infantil. Ele contribui para uma viso equilibrada da posio do pas no mundo.
Roberto Pompeu de Toledo. O mundo revisto e corrigido. In: Veja, 16/7/2003, p. 106 (com adaptaes).

Julgue os seguintes itens, referentes s idias do texto III.


6

O primeiro perodo ( .1-2), pelo seu sentido, poderia, sem prejuzo para a coerncia do texto, ser colocado aps o terceiro perodo ( .2-6).

O trecho Quem l (...) no texto ( .2-6) induz concluso de que o leitor co-autor dos textos que l, visto que a interpretao faz parte do processo de leitura.

Com referncia s idias e estruturas dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
1

No final do texto, o autor apresenta uma crtica social, apontando o domnio deliberado de uns sobre os outros por meio da perpetuao do analfabetismo.

De acordo como o texto I, os ganhos de qualidade de vida so alicerces que permitem a uma sociedade diminuir a desigualdade social que apresenta. No relatrio sobre o IDH, elaborado anualmente, so considerados fatores que fazem parte da prpria identidade das pessoas e que no se baseiam em dados econmicos. De acordo com o texto I, os ganhos de qualidade de vida so mais fugazes que os econmicos, embora favoream a convivncia social harmoniosa. O ltimo perodo do texto I pode ser reescrito, mantendo-se sua coerncia com o restante do texto, da seguinte forma: Uma pessoa no perde a escolaridade de que se apropriou, ainda que possa vir a perder seus meios de sustento econmico. No texto I, mantendo-se a correo gramatical, a forma verbal perca ( .11) poderia ser substituda pela forma perde.

A respeito das estruturas gramaticais e do emprego dos vocbulos no texto III, julgue os itens a seguir.
9

O processo interativo de leitura est descrito, entre as linhas 2 e 6, por meio de uma seqncia de oraes coordenadas.

10

O penltimo perodo permanece correto e coerente com o restante do texto se for reescrito da seguinte maneira: As sociedades, menos desenvolvidas, so as que menos lem; assim, no por acaso que as mesmas so tambm as mais dominadas.

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

Os itens a seguir apresentam trechos adaptados da resposta de um diplomata, em entrevista concedida revista Isto, pergunta: O Brasil ainda pode ser classificado como pas perifrico? Julgue-os quanto aos processos coesivos, pontuao e regncia.
11

RASCUN HO

Com base nas relevantes pesquisas sobre o cncer, de vender avies, de ter e at exportar grandes cientistas, o Brasil ainda tem traos de pas perifrico. Problemas relacionados com os direitos humanos, como os massacres da Candelria, do Carandiru, de Vigrio Geral, alm de episdios recentes, como o que envolveu o empresrio chins Chan Kim Chang, cuja tortura e morte foram uma vergonha, abalam a imagem brasileira no exterior. O Brasil ainda apresenta uma imagem de luzes e sombras, por causa que existem problemas de direitos humanos, e perante prticas lamentveis contra o meio ambiente. Na rea de respeito aos direitos humanos, com o fim da espoliao, do trabalho escravo e da explorao de crianas, o Brasil ainda, tem um longo caminho a percorrer.

12

13

14

A aposta do Banco do Estado de Sergipe S.A. (BANESE) para 2004 so os chamados Pontos BANESE, unidades do banco instaladas em estabelecimentos comerciais que funcionam como pequenas agncias bancrias. O objetivo ampliar os 100 existentes em 2003 para 500, em 12 meses. Para um dos diretores do banco, essa expanso resultado da agilidade da instituio, tanto pela interligao e automatizao da rede quanto pela rapidez das decises locais. Temos uma liquidez excelente, com mais de 50% dos depsitos em caixa, e, com isso, ganhamos algumas receitas importantes no mercado financeiro, afirma. O banco, mais focado no setor comercial, estuda como aumentar sua carteira de desenvolvimento. Criado pelo BANESE em junho de 2003, o Banco do Povo, voltado para pessoas fsicas sem crdito no mercado e que mantm pequenos negcios, encerra 2003 com 3,2 mil operaes contratadas. A meta atingir 15 mil em 2004. Com a queda dos juros, os bancos tero de fazer mais operaes de crdito para compensar a queda das receitas. Hoje, o crdito forma de 20% a 30% dos ativos, afirma o diretor.
Internet: <http://www.banese.com.br> (com adaptaes).

Com base nas informaes do texto acima, julgue os itens que se seguem.
15 16

A principal meta do BANESE em 2004 ampliar em 500% a quantidade de Pontos BANESE com relao a 2003. De acordo com um dos diretores do BANESE, como mantm excelente liquidez mais da metade de seus depsitos em caixa , o banco consegue auferir significativas receitas no mercado financeiro. Infere-se das informaes contidas no segundo pargrafo que o BANESE hoje o banco brasileiro mais direcionado para o setor comercial e, por isso, est procurando aumentar sua carteira de desenvolvimento. De 2003 para 2004, a meta do Banco do Povo aumentar em mais de 350% a quantidade de operaes contratadas.

17

18

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

A figura acima ilustra uma janela do Word 2000 com um documento em edio, no qual foi inserida uma tabela. A janela do Internet Explorer 6 (IE6) mostrada acima ilustra uma pgina Web de endereo http://www.banese.com.br, obtida em uma sesso de uso do IE6, realizada a partir de um microcomputador PC. Com relao a essa janela, ao IE6 e Internet, julgue os itens seguintes.
19

Considerando essa figura, julgue os itens a seguir, relativos ao Word 2000.


23

Ao se clicar o menu

, ser disponibilizada uma

Por meio do boto , possvel acessar diversos recursos do IE6 que permitem, a partir de aplicativo de correio eletrnico previamente configurado, enviar as informaes da pgina ilustrada na forma de uma mensagem de correio eletrnico. O aplicativo de correio eletrnico que permite o envio das informaes desejadas pode ser configurado a partir de opo encontrada no menu .

lista de opes que permitem a formatao de diferentes caractersticas do documento em edio. Nessa lista, a opo
Fonte

pode

ser usada para alterar os formatos de

espaamentos de caracteres do trecho de texto que estiver selecionado no documento.


24

Para aumentar em 50% as margens atuais do documento mostrado, suficiente selecionar todo o documento; clicar a caixa ; digitar 150 e, a seguir, teclar .

20

possvel que os pacotes que continham as informaes necessrias correta visualizao da pgina Web acima ilustrada tenham, na sesso de uso do IE6 descrita acima, trafegado pela Internet do servidor ao cliente por diferentes caminhos fsicos. As informaes contidas na pgina ilustrada na figura acima permitem concluir que a sesso de uso que permitiu obt-la utilizou uma conexo segura, que inclui tcnicas de criptografia, antivrus e de autenticao para impedir a corrupo e o uso no-autorizado da informao transmitida. Com base na janela mostrada, correto concluir que, ao se clicar o boto , o IE6, na sesso de uso descrita acima, permitir a visualizao da primeira pgina obtida nessa sesso, que se trata da pgina denominada inicial.

25

Para a remoo das bordas das clulas da tabela mostrada, suficiente clicar a opo menu
Selecionar tudo ,

21

encontrada no .

, e, em seguida, clicar o boto

26

Para centralizar o texto da tabela mostrada, suficiente, aps selecionar o texto que se deseja centralizar, clicar o menu e, na lista de opes disponibilizada, clicar
Centralizar texto .

22

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

31

A seguinte seqncia de aes permite a alterao do nome da pasta : clicar essa pasta com o boto

direito do mouse; na lista de opes que surge em decorrncia dessa ao, clicar Renomear; digitar o novo nome para se a pasta; teclar
32

Para se criar um atalho na rea de trabalho para a pasta , suficiente clicar essa pasta e, em seguida, clicar o boto . permite o acesso a uma

Considerando a figura acima, julgue os itens subseqentes, acerca do Excel 2000.


27

33

O cone

Para se obter o nmero 511.249 na clula B4, suficiente realizar o seguinte procedimento: clicar a clula B4; digitar
=SOMA(B2-B3) e,

em seguida, teclar

28

Considere a realizao das seguintes aes: selecionar as clulas A2, A3 e A4; clicar o boto . Aps essas aes, os contedos das referidas clulas passaro a ser, respectivamente, rural, total e urbana.

unidade de CD-ROM. Essa unidade possibilita a leitura de discos CD-ROM. Uma desvantagem dessa unidade que ela no permite a gravao, no CD-ROM, de arquivos armazenados no disco rgido. O tipo de CD utilizado por essa unidade capaz de armazenar uma quantidade mxima de bytes apenas igual que poderia ser armazenada por disquetes de 3". A Internet s atingiu o grande pblico h dez anos. E, em to pouco tempo, virou pelo avesso setores inteiros da vida poltica, econmica, social, cultural, associativa. A tal ponto que, neste momento, em referncia ao estado da informao e da comunicao no mundo, pode-se falar de uma nova ordem Internet. Nada como antes. A acelerao e a confiabilidade das redes mudaram a maneira de se comunicar, de estudar, de comprar, de se informar, de se distrair, de se organizar, de se instruir e de trabalhar de uma parcela importante de habitantes do planeta. O correio eletrnico e a consulta Internet colocam o computador no centro de um dispositivo de trocas que mexe com todo o universo profissional em todos os setores de atividades. 19% dos habitantes da Terra representam 91% dos usurios da Internet. A frica conta atualmente com 1% de usurios da Internet, dos quais pouqussimos so mulheres.
Igncio Ramonet (Le M onde diplomatique). A nova ordem Internet. In: Legis, Ano IV, n. 34, jan./2004, p. 4 (com adaptaes).

A figura acima mostra uma janela do Windows Explorer, executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. Com relao a essa figura, ao Windows XP e a hardware de computadores pessoais, julgue os itens seguintes.
29

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema abordado, julgue os itens de 34 a 41.
34

A janela mostrada na figura no est maximizada. Para faz-lo, suficiente clicar o boto .
35

O texto focaliza um aspecto essencial do atual estgio da economia mundial, comumente chamado de globalizao, fundamentado na centralidade do avano do conhecimento cientfico e das inovaes tecnolgicas para a configurao da sociedade contempornea. Alm dos evidentes efeitos nas atividades econmicas, as novas tecnologias utilizadas pelos modernos meios de comunicao e de informao influenciam comportamentos e contribuem decisivamente para mudanas na vida cotidiana de milhes de pessoas pelo mundo afora.

30

Para se ter acesso janela Propriedades de data e hora, que permite alterar a hora indicada na barra de tarefas do Windows XP, suficiente pressionar, simultaneamente, as teclas , e .

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

36

O continente africano prova expressiva de que a nova ordem Internet democratiza o acesso informao e ao conhecimento, reduzindo as diferenas entre pases ricos e pobres. Nos dias de hoje, a popularizao do correio eletrnico resulta na acelerada decadncia dos tradicionais servios postais, condenando as antigas empresas de correio ao desaparecimento. Como o texto indica, o atual estgio de globalizao econmica promove a reduo das diferenas entre pases ricos e pobres, pois todos passam a ter igualdade de oportunidades no comrcio mundial. No Brasil de hoje, praticamente todas as crianas matriculadas no ensino fundamental das escolas pblicas tm acesso a computadores, embora nem todos estejam ligados Internet. Modernas tecnologias, como as que tornam possvel a existncia da rede mundial de computadores, agilizam a circulao de capitais pelos mercados financeiros globais. A informao do texto relativa ao uso da Internet no continente africano confirma que um dos traos marcantes da sociedade contempornea a ascenso feminina no acontece com a mesma intensidade em todas as regies do planeta.

RASCUN HO

37

38

39

40

41

Um banco cobra 3% ao ms de juros simples sobre os saldos devedores dos clientes. Abaixo, mostrado o extrato mensal de um cliente, em um ms de 30 dias. Os asteriscos que aparecem no extrato so valores que devem ser calculados. A letra C indica crdito, enquanto a letra D indica dbito.
dia do ms 1 8 12 15 18 25 28 lanamentos transporte R$ 1.500,00 D R$ 300,00 D *C R$ 1.500,00 D R$ 700,00 D R$ 2.800,00 C saldo R$ 1.200,00 *D *D R$ 700,00 C R$ 800,00 D R$ 1.500,00 D R$ 1.300,00 C

A respeito da situao descrita acima, julgue os itens seguintes.


42 43

O valor creditado no dia 15 foi superior a R$ 1.200,00. O total de juros pagos pelo cliente no ms considerado foi superior a R$ 100,00.

Julgue os itens que se seguem.


44

Considere que uma pessoa tome R$ 1.500,00 emprestados a juros de 10% ao ms, pelo prazo de 2 meses. Nesse caso, se a capitalizao for composta, o montante a ser devolvido no final do perodo ser superior a R$ 1.800,00. No sistema de juros simples, a taxa anual equivalente taxa mensal de 2,5% superior a 35%. No sistema de juros compostos, a taxa trimestral equivalente taxa mensal de 10% superior a 30%.

45 46

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

O ttulo do BANESE CAPITALIZAO uma forma de poupar que faz suas economias mensais renderem, e ainda d prmios em dinheiro. O investimento mensal varia de 20 a 200 reais, em mltiplos de 10. Aps os 60 meses do plano, mesmo que tenha sido sorteado, voc recebe todo o dinheiro economizado de volta, corrigido monetariamente. Veja como fcil ganhar: Com as mensalidades em dia, seu ttulo estar automaticamente concorrendo a prmios em dinheiro pela loteria federal. Os nmeros contemplados sero apurados com base nas extraes da loteria federal do ltimo sbado de cada ms, ordenando o algarismo das unidades do 1. ao 5. prmios, nesta ordem, conforme exemplo abaixo.
1. prmio 15.944 2. prmio 46.726 3. prmio 53.004 4. prmio 40.148 5. prmio 30.129 nmero vencedor

RASCUN HO

46.489

SISTEMA DE PREMIAO
dezena de milhar (46.489) = 1 sorteado = 1.500 a mensalidade milhar final centena final dezena final (6.489) = 10 sorteados = 100 a mensalidade (489) = 100 sorteados = 25 a mensalidade (89) = 1.000 sorteados = 1,4 a mensalidade

Se voc acertar a dezena de milhar, ganha tambm os sorteios do milhar, da centena, da dezena, e assim sucessivamente.
Internet: <http://www.banese.com.br> (com adaptaes).

Com base nas informaes do texto acima, julgue os itens a seguir.


47

O prmio mximo que um investidor do ttulo do BANESE CAPITALIZAO poderia receber em um sorteio superior a R$ 320.000,00. Considere a seguinte situao hipottica. Paulo possui um ttulo do BANESE CAPITALIZAO de n. 32.867, de mensalidade igual a R$ 100,00. No ltimo sbado do ms passado, o resultado da extrao da loteria federal foi o seguinte: 1. prmio 47.902; 2. prmio 58.353; 3. prmio 22.308; 4. prmio 12.496; 5. prmio 91.187. Nessa situao, Paulo seria contemplado com um prmio superior a R$ 2.600,00.

48

49

Supondo uma taxa de rendimento mensal de 0,5%, um ttulo do BANESE CAPITALIZAO de mensalidade igual a R$ 100,00, aps os 60 meses do plano, produzir um montante igual a 100 (1,005)60. Supondo que sejam disponibilizados 100.000 ttulos do BANESE CAPITALIZAO, numerados de 00.000 a 99.999, a chance de um investidor que possui um nico ttulo ser contemplado em um determinado sorteio igual a 1%.

50

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito das operaes bancrias, julgue os itens a seguir.
51

O lucro do banco comercial, conhecido como spread bancrio, obtido entre a diferena da remunerao que paga s pessoas que lhe emprestam e a remunerao que cobra das pessoas que lhe tomam os recursos. As operaes bancrias passivas, conhecidas como funding, so usadas pelo banco na busca de recursos para lastrear as suas operaes ativas. Entre as operaes bancrias ativas relacionadas aplicao dos recursos captados, incluem-se o desconto bancrio, o cheque especial, os emprstimos a pessoas fsicas e a cobrana simples. Adiantamento a depositante uma operao passiva, na qual o cliente utilizar recurso acima do valor do saldo de sua conta-corrente. Emprstimos tomados pelos bancos de outras instituies financeiras, do pas ou do exterior, uma modalidade em que o banco cria moeda para suas aplicaes em operaes ativas.

moeda nacional, principal da operao, a dbito ou a crdito das contas que as registram.
65

No clculo de encargos de operaes ativas e passivas, para efeito do regime de competncia, deve ser includo o dia do vencimento e excludo o dia da operao.

52

Acerca da contabilizao de operaes ativas, passivas, acessrias e de prestao de servios, julgue os itens que se seguem.
66

53

Para fins de ajuste de operaes ativas e passivas contratadas com clusula de variao monetria, entende-se como dia do aniversrio aquele correspondente ao dia do vencimento, em qualquer ms, do ttulo ou obrigao. Para a elaborao do balancete ou balano, as receitas e as despesas devem ser computadas at o ltimo dia do ms ou semestre civil, independentemente de ser dia til ou no, data que prevalecer no preenchimento das demonstraes financeiras. de competncia do Banco Central do Brasil (BACEN) expedir normas gerais de contabilidade e estatstica a serem observadas pelas instituies financeiras. O simples registro contbil constitui elemento suficientemente comprobatrio para a perfeita validade dos atos e fatos administrativos. Sendo o plano contbil um conjunto integrado de normas, procedimentos e critrios de escriturao contbil de forma genrica, as diretrizes nele consubstanciadas, bem como a existncia de ttulos contbeis, pressupem permisso para prtica de operaes, independentemente de autorizao do BACEN.

54

67

55

68

Julgue os itens seguintes, acerca da classificao das receitas e despesas de acordo com o regime de competncia.
56

69

O regime de competncia dos bancos de 1. de janeiro de cada ano a 31 de dezembro do mesmo ano, coincidindo com o ano civil. As receitas (ou rendas) e as despesas (ou custos) dos bancos devero ser reconhecidas no regime de competncia anual. Quando as receitas auferidas pelo banco, em uma de suas operaes, corresponderem a ganhos em um dos semestres, elas sero contabilizadas no respectivo semestre pelo seu valor integral. Nas operaes acessrias, facultada aos bancos a contabilizao das receitas com tarifas pelo regime de caixa. O valor das despesas que no for reconhecido no regime de competncia permanecer, no balano respectivo, como redutor da conta que originou as despesas, sob o ttulo de despesas a apropriar.

70

57 58

59 60

O banco, hoje, um sistema complexo. Ele age em sua matriz e em suas diversas agncias ou departamentos, procurando alcanar maior volume de pblico para suas operaes. A respeito de relaes interfinanceiras e interdepartamentais, julgue os itens abaixo.
71 72 73

As contas interdepartamentais funcionam como um conjunto de contas de compensao entre agncias do mesmo banco. As contas interbancrias funcionam como uma conta-corrente entre bancos diferentes. As contas interdepartamentais, quando debitadas em uma agncia, so creditadas em outra agncia do mesmo banco, o que resulta em saldo zero, quando feito o balano. O resultado da contabilizao das contas interbancrias redunda em direitos a receber ou em obrigaes a pagar, consoante o resultado do saldo devedor ou credor, respectivamente, pelas diversas relaes entre os bancos. No encerramento do balano, as contas interdepartamentais so encerradas em contrapartida s contas interbancrias.

No que diz respeito contabilizao de operaes bancrias e s provises na contabilidade bancria, julgue os itens subseqentes.
61

No final de cada exerccio contbil, o banco dever, em regra, criar uma proviso especfica para se resguardar das possveis perdas por crditos no liquidados, contabilizada como proviso para crditos de liquidao certa. As operaes ativas e passivas contratadas com rendas e encargos prefixados contabilizam-se pelo valor presente. As operaes ativas e passivas contratadas com rendas e encargos ps-fixados ou flutuantes contabilizam-se pelo valor do principal, sempre a crdito das contas que as registram. As operaes ativas e passivas contratadas com clusula de reajuste cambial contabilizam-se pelo seu contravalor em

74

62 63

75

64

Com relao s operaes bancrias e suas contabilizaes, julgue os itens que se seguem.

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

76

Descontos so operaes passivas, tendo por base duplicatas e notas promissrias, transferidas por endosso para o banco, em geral com aval de seus emitentes ou beneficirios.

Julgue os itens a seguir, com relao a fatos jurdicos, tutela, curatela e capacidade jurdica.
86

77

O mtodo utilizado pelos bancos, nas suas contabilizaes, conhecido como mtodo das partidas simples, que substituiu o antigo mtodo das partidas dobradas,
88 89 90 87

Para a validade do negcio jurdico, so bastantes a capacidade do agente e o fato de o objeto ser lcito, possvel, determinado ou determinvel. Cessar para os menores de 18 anos e maiores de 16 anos de idade a incapacidade civil, quando tenham colado grau em curso de nvel superior. Podem escusar-se da tutela os militares em servio. A validade da declarao de vontade, em regra, no depender de forma especial. A personalidade civil da pessoa comea do seu nascimento com vida.

considerado ultrapassado.
78

Quando o depsito a prazo com juros prefixados, se seu prazo de vencimento ultrapassar um semestre, as despesas pagas pelo banco devero ser contabilizadas em despesas a apropriar de depsitos e sero transferidas para despesas de depsitos a prazo na parcela relativa a cada semestre em que incidam.

Quanto abertura de conta-corrente de pessoas fsicas e pessoas jurdicas, seus aspectos, cuidados e documentos, julgue os itens seguintes.
91 92

79

Quando o depsito a prazo com juros ps-fixados, as despesas pagas pelo banco sero contabilizadas diretamente na conta despesas de depsitos a prazo, no ms de seu clculo e crdito ao cliente.

vedada a abertura de conta em moeda estrangeira, exceto para estrangeiros que estejam transitoriamente no pas. Segundo normas do BACEN, os documentos necessrios e obrigatrios para a abertura de conta de depsitos, no caso de pessoa fsica, so o documento de identificao, a inscrio no cadastro de pessoa fsica, o comprovante de residncia e o comprovante de renda. O analfabeto poder ser titular de conta bancria, desde que apresente procurador, nomeado por meio de procurao simples, com poderes especficos para abrir e movimentar a conta em seu nome. A conta-salrio um tipo especial de conta de depsito vista, destinada a receber salrios, vencimentos, aposentadorias, penses e similares. No movimentvel por cheques, isenta da cobrana de tarifas e est sujeita aos regulamentos aplicveis s demais contas de depsitos. Para abrir uma conta-corrente, o jovem menor de 16 anos de idade (menor impbere) precisa ser assistido pelo pai ou responsvel legal. O maior de 16 anos e menor de 18 anos de idade (menor pbere) deve ser representado pelo pai ou responsvel legal.

80

Quando um banco no consegue suprir seu caixa pelas vias normais de captao de recursos, poder dar cobertura sua insuficincia de caixa por um emprstimo de liquidez, junto aos demais bancos.
93

Acerca das diversas espcies de operaes bancrias e suas contabilizaes e da apurao de seus resultados contbeis, julgue os itens subseqentes.
81

94

O redesconto uma rubrica especfica, operada pelo BACEN, pela qual os bancos buscam recursos para atender a uma linha de crdito especial.
95

82

Em caso de operao de depsito vista, feita por um cliente X, a contabilizao dever ser feita levando-se a dbito da conta-corrente-cliente X e a crdito da conta caixa, pelo valor do dposito.

Acerca da representao da pessoa fsica e da procurao, julgue os itens subseqentes.


96

83

Rdito o significado do resultado, somente quando houver aumento do capital, em um perodo semestral ou anual, como conseqncia dos atos de gesto da empresa bancria.
97 98

Todas as pessoas so aptas a dar procurao, mediante instrumento particular, que valer desde que tenha a assinatura do outorgante. O mandato cessa pela morte ou interdio de uma das partes ou pelo trmino do prazo ou concluso do negcio. A procurao que poder ser pblica (em cartrio) ou particular o instrumento do mandato. Caso se outorgue mandato por instrumento pblico, o subestabelecimento tambm dever ser feito por instrumento pblico. O menor pbere, ou seja, o maior de 16 e menor de 18 anos de idade no-emancipado, no pode ser mandatrio. poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses.

84

A empresa banco, pela sua especificidade contbil, no possui, em seu plano de contas, o grupo contbil do ativo denominado resultados de exerccios futuros.

85

As contas-correntes (depsitos vista) dos clientes tm seus saldos contbeis credores, quando os clientes depositam no banco, justamente porque o banco passa a ter um crdito em seu favor como fonte de recursos.

99

100 Opera-se o mandato quando algum recebe de outrem

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

O cheque, tambm conhecido como moeda escritural, no tem curso forado, ou seja, no de aceitao obrigatria. um dos produtos bancrios mais importantes, porque produto de linha de frente, que leva o nome da instituio financeira bancria. No que se refere ao produto cheque, julgue os itens que se seguem.
101 O cheque, por ser uma ordem de pagamento vista, pode ser

113 O devedor desse cheque Joo de Sousa. 114 O cheque est nominativo a Pedro da Silva, que, caso no o

tivesse repassado a Antnio Pereira, para ser beneficiado com o produto do cheque, no teria outra opo a no ser endoss-lo para receber a quantia no caixa do banco, ou seja, o seu endosso seria imprescindvel.
115 Como no consta o nome da cidade onde esse cheque foi

considerado dinheiro.
102 O cheque no admite aceite. 103 A regra geral que o endossante do cheque garante o seu

pagamento.
104 Considere a seguinte situao hipottica.

emitido, o seu prazo de apresentao depender de qual agncia do Banco Alfa, ou seja, de qual cidade, em que ser apresentado. Se for na prpria praa da cidade de Tmis, considera-se emitido na praa; se foi em outra cidade, considera-se fora da praa. Com a globalizao e a evoluo da tecnologia, aumentaram as tentativas de fraudes contra o sistema financeiro. Os bancos tm trabalhado incessantemente na tentativa de barrar os hackers e os estelionatrios. Diante dessa realidade, julgue os itens seguintes.
116 Nas operaes de desconto bancrio, alguns fraudadores, no

Tcio emite um cheque seu, do Banco Gama, nominativo a Tlius, efetuando um cruzamento especial (em preto), apondo entre os dois traos paralelos o nome do Banco Zeta. Nessa situao, correto afirmar que o banco sacado dever ser o Banco Zeta.
105 Em um cheque, quando houver divergncia entre o valor

escrito numericamente e o valor por extenso, valer sempre o extenso. Se houver dois valores no extenso, valer sempre o menor deles.
106 O cheque possui alguns requisitos formais. Na falta de

indicao especial, o lugar designado ao lado do nome do sacado considerado o lugar de pagamento, ou seja, como se fosse emitido na praa.
107 O cheque tem sua prescrio no prazo de seis meses a contar

mpeto de obter dinheiro facilmente, emitem duplicata que no corresponde mercadoria realmente vendida. Essa espcie de fraude conhecida como duplicata simulada.
117 Estelionato o ato de se obter vantagem ilcita, desde que

da data de emisso.
108 O cruzamento geral do cheque pode ser convertido em

para si, em prejuzo alheio, induzindo-se ou mantendo-se algum em erro, mediante artifcio, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.
118 O ato de frustrar desmotivadamente o pagamento de um

cruzamento especial, mas este no pode ser convertido em cruzamento geral.


109 A morte do sacador ou a sua incapacidade posterior

emisso do cheque invalidam os efeitos deste.


110 A revogao do cheque, que o mesmo que contra-ordem,

cheque emitido tambm considerado uma fraude no pagamento por meio de cheque.
119 Como uma das formas de barrar as fraudes financeiras, entre

produz efeito desde o momento em que acatado o pedido pelo banco, dentro do prazo de apresentao. Um cheque nominativo do Banco Alfa, agncia da cidade de nome Tmis, foi emitido pelo titular da conta, Joo de Sousa, em favor de Pedro da Silva. Este ltimo endossou em branco o mesmo cheque e o entregou (pela simples tradio) a Antnio Pereira. O cheque no continha o local de emisso expresso no campo prprio (ningum preencheu o nome da cidade de emisso). Diante da situao apresentada acima, julgue os itens a seguir.
111 O credor desse cheque Joo de Sousa. 112 A oposio ao pagamento, que uma forma de sustao,

as competncias do Conselho Monetrio Nacional (CMN), est a determinao de percentagem mxima dos recursos que as instituies financeiras podero emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas.
120 O BACEN criou o Cadastro de Emitentes de Cheques sem

Fundos (CCF). Dessa forma, pode-se obstar que clientes estelionatrios continuem emitindo cheques sem fundos. Os motivos que geram a incluso automtica do correntista no CCF so a prtica espria, a emisso de cheque de conta encerrada e a devoluo de dois cheques sem a devida proviso de fundos.

poder ser solicitada ao Banco Alfa por Joo de Sousa, por Pedro da Silva ou por Antnio Pereira, desde que seja efetuada dentro do prazo de trinta dias.

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

www.pciconcursos.com.br

As instituies financeiras bancrias esto adotando medidas importantes para aumentar a segurana de seus bancos de dados e aprimorar o marketing de relacionamento. Entre estas, exigemse dos clientes documentos de identificao pessoal, senhas, assinaturas eletrnicas e outros cuidados. Acerca desses

123 No Brasil, foi implantado o Sistema de Pagamentos

Brasileiro (SPB), com a funo de, entre outras, dar mais agilidade e segurana s transaes bancrias. Com o SPB, os recursos ficam disponveis no dia da transferncia, e h reduo do risco de crdito nos pagamentos, que so irreversveis, ou seja, no podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com os cheques.
124 Quando a iniciativa do encerramento de conta-corrente for do

mecanismos e de sua segurana, julgue os itens subseqentes.


121 Para dar maior segurana ao sistema financeiro, o CMN criou

a Central de Risco de Crdito (CRC), gerida pelo BACEN, com a funo de facilitar a troca de informaes entre as instituies financeiras. Hoje, obrigatria a identificao dos clientes, com a incluso do nome da pessoa fsica ou da pessoa jurdica na CRC, toda vez que operarem com somas iguais ou superiores a R$ 5.000,00.
122 As

prprio cliente, para sua segurana, ele deve ser orientado a entregar ao banco correspondncia em que solicita o encerramento de sua conta, a verificar se todos os cheques emitidos foram compensados e a entregar ao banco os cheques ainda em seu poder.
125 As senhas e as assinaturas eletrnicas, na medida do

possvel, devem corresponder a dados pessoais referentes ao instituies financeiras e as demais instituies prprio cliente ou a seus familiares, como data de aniversrio, nmero de telefone, parte do CPF, para no se correr risco de esquecimento. autorizadas a funcionar pelo BACEN devem classificar as operaes de crdito em ordem crescente de risco.

UnB / CESPE BANESE / Processo Seletivo Aplicao: 21/3/2004

permitida a reproduo apenas para f ins didticos, desde que citada a f onte.

Cargo: Tcnico Bancrio I

10

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться