Вы находитесь на странице: 1из 12

Dirio da Repblica, 1. srie N.

141 22 de Julho de 2010 Article 17


Registration

2781
O Regulamento aprovado em anexo ao presente decreto-lei prev medidas de simplificao ao nvel do licenciamento destes equipamentos, designadamente a possibilidade de as instrues tcnicas complementares (ITC) preverem procedimentos de licenciamento simplificados para algumas famlias de equipamentos sob presso, especialmente dirigido s actividades industriais, bem como a possibilidade, agora permitida, de o interessado, ainda na fase de elaborao do plano geral (lay-out) de instalao da sua indstria, poder solicitar, gratuitamente, informaes prvias s diversas entidades. No sentido de promover a celeridade do processo de licenciamento e a reduo de custos inerentes ao mesmo, so fixados prazos para a prtica de actos, encontrando-se prevista a entrada em funcionamento de um sistema integrado de informao cujas funcionalidades permitem a desmaterializao de procedimentos, revogando-se o Decreto-Lei n. 97/2000, de 25 de Maio. Ainda concedida a possibilidade de o interessado poder iniciar os procedimentos de licenciamento previstos no presente Regulamento junto de qualquer direco regional de economia (DRE), devendo estas celebrar entre si protocolos relativos transferncia dos processos e respectivas taxas. O presente decreto-lei foi notificado, na fase do projecto, Comisso Europeia em cumprimento do disposto na Directiva n. 98/34/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de Junho, alterada pela Directiva n. 98/48/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Julho de, relativa a um procedimento de informao no domnio das normas e regulamentaes tcnicas. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Objecto

The Party in whose territory this Agreement is signed shall transmit it to the Secretariat of the United Nations for registration, in accordance with article 102 of the Charter of the United Nations, as soon as possible after its entry into force, and shall notify the other Party of the completion of this procedure, as well as of its registration number. Done in Lisbon, on the 24th of June 2008, in duplicate, in the portuguese, ukrainian and english languages, both texts being equally authentic. In case of divergence of interpretation of this Agreement, the English text shall prevail. For the Portuguese Republic: Lus Amado, Minister of State and for Foreign Affairs. For Ukraine: Volodymyr Ogryzko, Minister for Foreign Affairs.

MINISTRIO DA ECONOMIA, DA INOVAO E DO DESENVOLVIMENTO


Decreto-Lei n. 90/2010
de 22 de Julho

O presente decreto-lei executa uma das medidas do Programa SIMPLEX, aprovando o Regulamento de Instalao, de Funcionamento, de Reparao e de Alterao de Equipamentos sob Presso (ESP), nos quais se incluem, nomeadamente, os reservatrios de gs, de ar comprimido e de oxignio ou outros gases criognicos, bem como as caldeiras para a produo de vapor. Excluem-se do mbito do presente decreto-lei, nomeadamente, as caldeiras de gua quente com uma potncia menor ou igual a 400 kW ou se o produto PS V for inferior a 10 000 bar por litro, as cisternas utilizadas no transporte rodovirio de matrias perigosas e as tubagens das redes pblicas de distribuio de gs. Estes equipamentos excludos esto sujeitos a um processo de licenciamento especial conforme legislao especfica ou, em determinados casos, como os reservatrios de ar comprimido de volume inferior a 3000 bar por litro, esto isentos de licenciamento. Entendeu-se deste modo que apenas deveriam estar sujeitos s normas previstas neste Regulamento os ESP que, pelo seu grau de perigosidade, pusessem em risco a sade e a segurana das pessoas e que, por este motivo, exigem do Estado e do legislador especial vigilncia e cuidado na sua instalao e funcionamento. O Regulamento aprovado em anexo ao presente decreto-lei visa conferir uma maior proteco das pessoas, dos animais domsticos e dos bens contra os riscos derivados do excesso de presso que podem resultar do funcionamento daqueles equipamentos, adequando a legislao, nomeadamente o Decreto-Lei n. 211/99, de 14 de Junho, o Decreto-Lei n. 103/92, de 30 de Maio, alterado pelo Decreto-Lei n. 139/95, de 14 de Junho, e o Decreto-Lei n. 97/2000, de 25 de Maio, ao avano tecnolgico entretanto ocorrido.

aprovado o Regulamento de Instalao, de Funcionamento, de Reparao e de Alterao de Equipamentos sob Presso anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. Artigo 2.
Norma transitria

1 At entrada em vigor da portaria a que se refere o artigo 32. do Regulamento anexo ao presente decreto-lei aplica-se o disposto na Portaria n. 1210/2001, de 20 de Outubro. 2 Mantm-se em vigor os despachos publicados ao abrigo do Decreto-Lei n. 97/2000, de 25 de Maio, a seguir indicados: a) Despacho n. 22 332/2001 (2. srie), de 30 de Outubro; b) Despacho n. 22 333/2001 (2. srie), de 30 de Outubro; c) Despacho n. 1859/2003 (2. srie), de 30 de Janeiro; d) Despacho n. 11 551/2007 (2. srie), de 12 de Junho; e) Despacho n. 24 260/2007 (2. srie), de 23 de Outubro; f) Despacho n. 24 261/2007 (2. srie), de 23 de Outubro. Artigo 3.
Norma revogatria

revogado o Decreto-Lei n. 97/2000, de 25 de Maio.

2782
Artigo 4.
Entrada em vigor

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 2 Excluem-se do mbito de aplicao deste Regulamento os equipamentos em relao aos quais se verifique alguma das seguintes condies: a) Para os ESP, excepto os referidos nas alneas b), c) e d), destinados a: i) Conter gases, gases liquefeitos e vapores do grupo 1: I) PS menor ou igual a 2 bar; II) PS V menor ou igual a 1000 bar por litro; ii) Conter lquidos do grupo 1: I) PS menor ou igual a 4 bar; II) PS V menor ou igual a 10 000 bar por litro; iii) Conter gases, gases liquefeitos e vapores do grupo 2: I) PS menor ou igual a 4 bar; II) PS V menor ou igual a 3000 bar por litro; iv) Conter lquidos do grupo 2: I) PS menor ou igual a 10 bar; II) PS V menor ou igual a 20 000 bar por litro; III) TS menor ou igual a 80C; b) Para geradores de vapor e gua sobreaquecida: i) PS menor ou igual a 0,5 bar; ii) PS V menor ou igual a 200 bar por litro; iii) TS menor ou igual a 110C; c) Para geradores de gua quente: i) Potncia til mxima menor ou igual a 400 kW; ii) PS V menor ou igual a 10 000 bar por litro; d) Para caldeiras de leo trmico: i) PS menor ou igual a 2 bar; ii) PS V menor ou igual a 500 bar por litro; iii) TS menor ou igual a 125C; e) Para tubagens: i) Destinadas a gases, gases liquefeitos e vapores do grupo 1: I) PS menor ou igual a 4 bar; II) PS DN menor ou igual a 2000 bar; III) DN menor ou igual a 32; ii) Destinadas a lquidos do grupo 1: I) PS menor ou igual a 4 bar; II) PS DN menor ou igual a 2000 bar; III) DN menor ou igual a 50; iii) Destinadas a gases, gases liquefeitos e vapores do grupo 2: I) PS menor ou igual a 4 bar; II) PS DN menor ou igual a 5000 bar; III) DN menor ou igual a 100; iv) Destinadas a lquidos do grupo 2. 3 Ficam igualmente excludos do mbito de aplicao do presente Regulamento os ESP abrangidos por legislao especfica.

O presente decreto-lei entra em vigor 60 dias aps a sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 20 de Maio de 2010. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Joo Titterington Gomes Cravinho Fernando Teixeira dos Santos Alberto de Sousa Martins Bernardo Lus Amador Trindade. Promulgado em 8 de Julho de 2010. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 12 de Julho de 2010. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.
ANEXO (a que se refere o artigo 1.)

REGULAMENTO DE INSTALAO, DE FUNCIONAMENTO, DE REPARAO E DE ALTERAO DE EQUIPAMENTOS SOB PRESSO

CAPTULO I Objecto e mbito Artigo 1.


Objecto

1 A instalao, o funcionamento, a reparao e a alterao de equipamentos sob presso, adiante designados por ESP, ficam sujeitos aos procedimentos previstos no presente Regulamento. 2 Os ESP so todos os recipientes, tubagens, acessrios de segurana, acessrios sob presso, abrangendo os componentes ligados s partes, sob presso, tais como flanges, tubuladuras, acoplamentos, apoios e olhais de elevao. Artigo 2.
mbito

1 O presente Regulamento aplica-se: a) A todos os ESP destinados a conter um fluido lquido, gs ou vapor a presso superior atmosfrica, projectados e construdos de acordo com o Decreto-Lei n. 211/99, de 14 de Junho, e com o Decreto-Lei n. 103/92, de 30 de Maio; b) A todos os ESP usados, importados ou no, construdos de acordo com a legislao em vigor data da sua construo; c) A todas as instrues tcnicas complementares (ITC) que definam, entre outros critrios, os relacionados com o projecto e a construo de determinadas famlias de equipamentos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 4 Para efeitos de aplicao do disposto nos nmeros anteriores, entende-se por: a) Caldeira de leo trmico gerador de calor em que o fluido de transporte um lquido distinto da gua, com uma presso de vapor, temperatura mxima de pelcula, inferior presso atmosfrica; b) (DN) Dimenso nominal designao numrica da dimenso comum a todos os componentes de um sistema de tubos, com excepo dos componentes para que sejam referidos dimetros exteriores ou dimenses de rosca, tratando-se de um valor arredondado para efeitos de referncia, que apenas est aproximadamente ligado s dimenses de fabrico e que designado pela sigla DN seguida de um nmero; c) Fluidos quaisquer gases, lquidos ou vapores puros e respectivas misturas, podendo conter slidos em suspenso, os quais so classificados conforme as alneas d) e e), sem prejuzo de outra classificao a definir nas ITC; d) Fluidos do grupo 1 os fluidos perigosos, considerando-se como tal as substncias e misturas perigosas na acepo do Regulamento (CE) n. 1272/2008, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro, relativo classificao, rotulagem e embalagem de substncias e misturas classificados como: i) Explosivos; ii) Extremamente inflamveis; iii) Facilmente inflamveis; iv) Inflamveis (temperatura mxima admissvel superior ao ponto de fasca); v) Muito txicos; vi) Txicos; vii) Comburentes; e) Fluidos do grupo 2 inclui todos os no referidos no grupo 1; f) Famlia de equipamentos ESP que contenham o mesmo fluido ou fluidos com caractersticas semelhantes, com condies tcnicas de instalao semelhantes ou conjuntos de ESP que pela sua concepo se encontram interligados de um modo permanente; g) Gerador de gua quente ESP aquecido por chama ou, de outro modo, sujeito ao risco de sobreaquecimento, em que a gua est a uma temperatura inferior ou igual a 110C; h) Gerador de gua sobreaquecida ESP aquecido por chama ou, de outro modo, sujeito ao risco de sobreaquecimento, em que a gua est a uma temperatura superior a 110C; i) Gerador de vapor ESP aquecido por chama ou, de outro modo, sujeito ao risco de sobreaquecimento, destinado produo de vapor de gua; j) Potncia til mxima valor mximo da potncia til, considerando-se como tal o calor fornecido ao fluido transportador, expressa em kW; l) Presso mxima admissvel (PS) presso mxima, em bar, em relao presso atmosfrica, indicada pelo fabricante na declarao de conformidade ou contida no certificado de aprovao de construo, ou ainda a que seja especificada pela entidade competente; m) Temperatura mnima e mxima admissvel (TS) as temperaturas mnima e mxima de servio, em graus Celsius (C), indicadas pelo fabricante na declarao de conformidade ou contida no certificado de aprovao de

2783
construo, ou as que sejam fixadas pela entidade competente; n) Volume (V) volume total, em litros, de todos os compartimentos do ESP, indicado pelo fabricante na declarao de conformidade ou contida no certificado de aprovao de construo, ou ainda o que seja especificado pela entidade competente. CAPTULO II Registo de ESP Artigo 3.
Registo

1 O proprietrio deve solicitar o registo do ESP nas direces regionais de economia (DRE). 2 O pedido de registo apresentado, atravs de requerimento, junto das DRE, devendo ser devidamente instrudo nos termos do anexo I ao presente Regulamento, do qual faz parte integrante. 3 Efectuado o pagamento da taxa devida, a DRE procede anlise do pedido e, encontrando-se o mesmo conforme, comunicado ao requerente, no prazo de 15 dias, o nmero de registo do ESP que unvoco, mantendo-se durante toda a sua vida til, sendo igualmente fornecida uma placa de registo de modelo oficialmente aprovado por despacho do Instituto Portugus da Qualidade, I. P. (IPQ, I. P.). Artigo 4.
Registo de ESP usado

1 Sem prejuzo do disposto no artigo anterior, para os ESP usados e ESP importados usados, com o fabrico aprovado no pas de origem, deve ser apresentado para efeitos de registo o requerimento com a informao constante do anexo I ao presente Regulamento, acompanhado dos seguintes documentos: a) Documento de aprovao da construo com indicao da norma ou cdigo de construo; b) Relatrio de um organismo de inspeco (OI) sobre os rgos de segurana e de controlo; c) Relatrio de um OI sobre o estado de conservao do ESP e a sua aptido para o servio, tendo em conta o nvel de segurana definido no Decreto-Lei n. 211/99, de 14 de Junho, acompanhado de reclculo, quando o estado de conservao e a idade do equipamento o exijam; d) Fotografias da placa de caractersticas e do ESP; e) Comprovativo de posse do ESP. 2 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior e tendo em conta o ciclo de vida do ESP, a DRE pode solicitar elementos adicionais, nomeadamente ensaios no destrutivos. 3 Entende-se por ESP usado aquele que j foi colocado em servio ou, no estando em servio, j tenha sido fabricado h mais de cinco anos. Artigo 5.
Placa de registo

1 A placa de registo referida no n. 3 do artigo 3. deve ser afixada de modo permanente no ESP, ou numa

2784
estrutura solidria com ele, em local bem visvel, de modo a que a data da prova de presso, ou de outros ensaios equivalentes eventualmente previstos na ITC aplicvel, possa ser marcada, sem implicar a sua remoo, salvo se a DRE, mediante pedido fundamentado do proprietrio, aceitar outra localizao da placa. 2 proibida a colocao no ESP de qualquer outra placa, salvo a relativa s caractersticas do equipamento ou outras referidas em legislao especfica. 3 Na placa de registo s podem ser marcadas as provas de presso efectuadas ao abrigo de processos de aprovao ou de renovao da autorizao de instalao de ESP. 4 No permitido recobrir a placa de registo com tinta ou outros meios que impeam ou limitem a sua fcil visualizao. 5 Sempre que a placa se apresente totalmente preenchida, o proprietrio ou utilizador deve solicitar uma nova placa respectiva DRE, que a fornece de forma gratuita. CAPTULO III Licenciamento de ESP
SECO I Disposio geral

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 a DRE competente considerar cada compartimento como um ESP autnomo. 3 Sempre que hajam razes objectivas que evidenciem reduo da capacidade resistente do ESP, a DRE pode reduzir a PS ou limitar outros parmetros de funcionamento. 4 Podem ainda, nas ITC respectivas, ser previstos procedimentos de licenciamento simplificados, nomeadamente: a) A dispensa de controlo prvio; b) A simples entrega de declarao prvia de instalao ou termo de responsabilidade pelo proprietrio ou pelo utilizador; c) Possibilitar de incio de funcionamento do ESP antes da emisso pela DRE do respectivo certificado; d) Dispensa de autorizao prvia de instalao; e) Dispensa de acompanhamento pelos OI de reparaes e de alteraes de ESP.
SECO II Autorizao prvia de instalao

Artigo 8.
Autorizao prvia de instalao

Artigo 6.
Disposio geral

1 Os pedidos de licenciamento so apresentados pelo proprietrio do ESP ou pelo seu utilizador. 2 Os pedidos de licenciamento e de registo podem ser apresentados simultaneamente pelo proprietrio do ESP. 3 Para efeitos de instruo dos pedidos de licenciamento nas DRE, os proprietrios de ESP devem solicitar aos OI, acreditados pelo Instituto Portugus de Acreditao, I. P. (IPAC, I. P.), no mbito do Sistema Portugus da Qualidade, a realizao de inspeces e de ensaios, a aprovao de reparaes e de alteraes, bem como a aprovao dos respectivos projectos. 4 Em caso de venda ou de cedncia do ESP, o primitivo proprietrio deve entregar toda a documentao relativa ao equipamento e ao licenciamento ao novo proprietrio. Artigo 7.
Licenciamento

1 O licenciamento dos ESP abrangidos pelo presente Regulamento compreende os seguintes actos: a) Autorizao prvia de instalao; b) Autorizao de funcionamento, bem como a sua renovao. 2 Para o licenciamento, na classificao do ESP composto por vrios compartimentos considera-se como a maior presso mxima admissvel (PS) a soma dos volumes dos compartimentos e os fluidos, devendo o ESP ser classificado na mais elevada das classes de risco em que cada um dos compartimentos se incluir, sendo que se um dos compartimentos contiver vrios fluidos a classificao efectua-se em funo do fluido que corresponder classe de risco mais elevada e, em caso de dvida, pode

1 O pedido de autorizao prvia de instalao de um ESP feito atravs da apresentao de requerimento dirigido DRE, devidamente instrudo nos termos do anexo II ao presente Regulamento, do qual faz parte integrante. 2 Efectuado o pagamento da taxa devida, a DRE procede anlise do pedido de autorizao prvia de instalao e, encontrando-se o mesmo conforme, comunica ao requerente a deciso, no prazo de 45 dias. 3 Caso a DRE considere necessria a realizao de vistoria instalao, a mesma gratuita e deve ser realizada no decurso do prazo referido no nmero anterior. 4 Entende-se por vistoria a verificao pela DRE da conformidade da instalao com o disposto no presente Regulamento, quer aquando do pedido de autorizao prvia, quer do pedido de aprovao ou de renovao de instalao e de autorizao de funcionamento, como tambm no decurso do perodo de validade do certificado emitido de autorizao de funcionamento. 5 Sempre que um ESP mude de local de instalao deve ser requerida nova autorizao prvia de instalao, nos termos do presente artigo. 6 O proprietrio do EPS, ou o utilizador, pode sempre efectuar pedido de informao prvia DRE relativa respectiva instalao. Artigo 9.
ESP dispensados de autorizao prvia de instalao

1 A instalao do ESP fica dispensada de autorizao prvia nos seguintes casos: a) ESP destinados a conter fluidos do grupo 1 e com PS V inferior ou igual a 10 000 bar por litro; b) ESP destinados a conter fluidos do grupo 2 e com PS V inferior ou igual a 15 000 bar por litro; c) ESP no fixos, que so aqueles que pela natureza da sua utilizao no esto instalados de um modo permanente; d) Tubagens.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 2 Por motivos de segurana e tendo em vista garantir a proteco das pessoas, dos bens e do ambiente aquando da utilizao do ESP ou dos conjuntos de ESP, podem as ITC estabelecer que os ESP identificados no presente artigo fiquem sujeitos a autorizao prvia de instalao.
SECO III Autorizao de funcionamento de ESP

2785
3 Decorridos mais de dois anos sobre a colocao do ESP fora de servio, a entrada em funcionamento do mesmo est sujeita a pedido de renovao da autorizao do funcionamento do equipamento. 4 Para os ESP no fixos emitido um certificado de renovao de funcionamento, devendo este indicar as condies a observar na instalao e no funcionamento do ESP. Artigo 13.
Averbamentos

Artigo 10.
Autorizao de funcionamento de ESP

1 O pedido de autorizao de funcionamento do ESP efectuado atravs da apresentao de requerimento dirigido DRE, devidamente instrudo nos termos do anexo III ao presente Regulamento, do qual faz parte integrante. 2 Efectuado o pagamento da taxa devida, a DRE procede anlise do pedido de autorizao de funcionamento e, encontrando-se o mesmo conforme, comunica ao requerente a deciso, no prazo de 45 dias, sendo, em caso favorvel, igualmente remetido o certificado de autorizao de funcionamento. 3 Por motivos de segurana, caso a DRE considere necessria a realizao de vistoria instalao, a mesma gratuita e deve ser realizada no decurso do prazo referido no nmero anterior. 4 Sempre que um ESP mude de local de instalao deve ser requerida nova autorizao de funcionamento, nos termos do presente artigo. 5 A autorizao de funcionamento implica a aprovao da respectiva instalao. Artigo 11.
Certificados

1 Devem ser comunicados DRE, para promoo do respectivo averbamento, no prazo de 60 dias, as seguintes situaes: a) Alterao da designao social ou da mudana da titularidade do ESP; b) Colocao de um ESP fora de servio, quando tal implique que o mesmo esteja desligado da rede de distribuio do fluido e despressurizado; c) Retirada de servio de forma definitiva do ESP. 2 O disposto na alnea c) do nmero anterior origina o cancelamento do processo, devendo ser remetida DRE a placa de registo, no podendo o processo ser reaberto nem o equipamento voltar a ser utilizado. Artigo 14.
Inspeco aos ESP

1 Os ESP podem estar sujeitos s seguintes inspeces, a realizar pelos OI: a) Inspeco inicial, destinada a verificar as condies da instalao e o estado de segurana do equipamento, para efeitos de emisso do certificado de autorizao de funcionamento, nos termos e para os efeitos do artigo 10.; b) Inspeco intercalar, destinada a verificar as condies de segurana e de funcionamento do ESP, bem como os rgos de segurana e controlo, realizada de acordo com a periodicidade definida na ITC aplicvel; c) Inspeco peridica, destinada a comprovar que as condies em que foi autorizado o funcionamento se mantm e a analisar o estado de segurana do equipamento, nos termos e para os efeitos do artigo 12. 2 Os OI devem comunicar DRE, com pelo menos trs dias teis de antecedncia, a data, a hora e o local em que vo ter lugar as inspeces e os ensaios, previstos no n. 3 do artigo 21., podendo a DRE fazer-se representar naqueles actos. 3 Os OI devem marcar a placa de registo a que se refere o n. 3 do artigo 3. na inspeco inicial e na inspeco peridica se do relatrio de inspeco previsto no anexo V ao presente Regulamento, do qual faz parte integrante, constar parecer conclusivo favorvel. 4 Para alm das inspeces iniciais e peridicas, compete aos OI a realizao de inspeces intercalares quando definido nas respectivas ITC, devendo as cpias dos relatrios ser remetidas DRE pelo proprietrio ou pelo utilizador, no prazo de 30 dias a contar da data de inspeco.

1 O certificado, previsto no n. 2 do artigo anterior, emitido pela DRE nos termos do anexo IV ao presente Regulamento, do qual faz parte integrante. 2 Os certificados so emitidos pelo prazo de cinco anos, salvo indicao em contrrio prevista na respectiva ITC, podendo em resultado da inspeco e, por motivos de segurana, ser menor se as condies especficas do ESP e da instalao assim o determinarem. 3 Sempre que no decurso do perodo de validade dos certificados emitidos pela DRE existam fundadas dvidas, queixas ou denncias relativas s condies de funcionamento de um ESP, deve aquela entidade realizar vistoria instalao. 4 declarada a caducidade dos certificados pela DRE sempre que se verifique a no conformidade da instalao com o certificado emitido. Artigo 12.
Renovao da autorizao de funcionamento de ESP

1 O pedido de renovao da autorizao do funcionamento do ESP deve ser efectuado nos termos do artigo 10. at ao limite de 60 dias antes do termo do prazo constante do certificado. 2 Ao pedido de renovao e emisso do respectivo certificado aplicam-se, com as necessrias adaptaes, o disposto nos artigos 10. e 11.

2786
CAPTULO IV Requisitos dos ESP Artigo 15.
Requisitos de instalao

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 CAPTULO V Reparaes e alteraes Artigo 17.
Reparaes e alteraes

1 A instalao do ESP deve ser concebida de modo a salvaguardar a segurana de pessoas e de bens, nomeadamente locais habitados ou pblicos confinantes e instalaes laborais do proprietrio ou de terceiros. 2 O ESP deve ser instalado em condies adequadas natureza do fluido que contm e s condies de funcionamento, preferencialmente em local resguardado, amplo, com arejamento, iluminao adequada e dispondo de acessos fceis. 3 Na envolvente do ESP deve ser reservado o espao necessrio s operaes de inspeco e de manuteno, pelo que a distncia a qualquer obstculo impeditivo da realizao da inspeco ao ESP no deve ser inferior a 0,6 m, salvo se disposto em contrrio nas respectivas ITC. 4 Quando no houver ITC aplicvel, pode a DRE autorizar, no prazo de 15 dias, que a distncia referida no nmero anterior seja reduzida, mediante pedido fundamentado do requerente. 5 As tubagens, os cabos elctricos ou quaisquer outros elementos necessrios instalao no podem impedir o livre acesso ao ESP. Artigo 16.
rgos de segurana e controlo

1 As reparaes e as alteraes de um ESP dependem, salvo indicao em contrrio prevista na ITC, de aprovao prvia do respectivo projecto por um OI. 2 As entidades que efectuam reparaes e alteraes nos ESP devem, para o efeito, possuir os meios tcnicos adequados e o pessoal qualificado para execuo das intervenes previstas no presente Regulamento, podendo subcontratar, sem prejuzo da responsabilidade prpria por qualquer deficincia que venha a ocorrer no ESP. 3 Para efeito de aplicao do disposto nos nmeros anteriores, entende-se por: a) Reparao todos os trabalhos que envolvam soldaduras ou outras tcnicas construtivas nas partes sob presso, ou em componentes que afectem a segurana do ESP e que no alterem as condies de funcionamento, instalao ou o desempenho; b) Alterao a modificao efectuada num ESP com o objectivo de alterar as condies de funcionamento, da instalao ou do desempenho. 4 As pequenas reparaes, devidamente tipificadas nas respectivas ITC, esto dispensadas de projecto e de interveno de OI, sendo que, no entanto, o proprietrio ou o utilizador deve remeter DRE a seguinte documentao: a) Termo de responsabilidade da entidade reparadora, juntando comprovativo da qualificao dos soldadores e dos procedimentos de soldadura; b) Memria descritiva, juntando desenho simplificado; c) Relatrios das verificaes e dos ensaios. Artigo 18.
Projecto

1 Todos os ESP devem estar munidos de rgos de segurana e controlo, de forma a garantir que os parmetros de funcionamento estabelecidos no projecto sejam respeitados. 2 Salvo disposies em contrrio previstas nas ITC, consideram-se como rgos de segurana e controlo essenciais os manmetros e as vlvulas de segurana. 3 As vlvulas de segurana, que podem assumir vrias configuraes conforme a EN ISO 4126:2004, devem: a) Estar seladas; b) Ter indicao da presso de abertura que no deve ser superior ao valor de PS; c) Ter um dbito adequado fonte criadora de presso e s demais condies de funcionamento do ESP; d) Ser adequadas para o fluido em que vo ser utilizadas. 4 Os manmetros devem respeitar a norma NP EN 837-1:2004, sendo a classe de exactido de referncia de 1,6, ter um alcance mximo sensivelmente igual ao dobro da presso PS, mas nunca inferior a 1,5 PS e estar verificados de acordo com a legislao aplicvel, devendo a PS estar marcada com um trao vermelho no mostrador, sempre que o equipamento o permita. 5 Os demais rgos de segurana e controlo devem estar de acordo com a norma ou cdigo de construo adoptado e as prescries indicadas nas respectivas ITC, devendo cumprir a legislao especfica. 6 Quando condies particulares o justifiquem, pode a DRE dispensar alguns dos rgos de segurana e controlo ou autorizar a sua substituio por outros. 7 So aplicveis aos rgos de segurana e de controlo o disposto nos n.os 1 a 6 sem prejuzo das demais normas que venham a ser editadas ou adoptadas pelo IPQ, I. P., no mbito do Sistema de Normalizao.

1 O projecto de reparao e de alterao deve ser elaborado com base nas normas harmonizadas aplicveis, ou em cdigos adoptados na construo, ou em normas e em cdigos equivalentes. 2 O projecto deve ser elaborado por um profissional em engenharia mecnica devidamente inscrito na Ordem dos Engenheiros ou na Associao Nacional dos Engenheiros Tcnicos ou por projectista inscrito no Colgio de Mecnica da respectiva associao. 3 O projecto deve ser acompanhado de termo de responsabilidade, datado e assinado pelo seu autor, plano de inspeco e de ensaios, memria descritiva, nota de clculo, se aplicvel, e desenhos, em conformidade com o anexo VI ao presente Regulamento, do qual faz parte integrante. 4 Se o projecto estiver em conformidade, o OI comunica, no prazo de 30 dias, a sua aprovao ao requerente acompanhado dos documentos elencados no anexo VI ao presente Regulamento. 5 A cpia da memria descritiva e da comunicao a que se refere o nmero anterior devem ser remetidas pelo OI DRE, no prazo de 15 dias, sem prejuzo daquela poder solicitar o processo completo.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 Artigo 19.


Instruo do processo

2787
c) A verificao e o ensaio dos rgos de segurana e controlo; d) Os ensaios no destrutivos (END). 4 O OI deve recorrer a entidades acreditadas pelo IPAC, I. P., ou por este reconhecidas, sempre que necessite de subcontratar a realizao de ensaios e de verificaes. Artigo 22.
Ensaio de presso

1 A entidade reparadora responsvel pela instruo do processo de reparao e de alterao. 2 Salvo disposio em contrrio prevista na respectiva ITC, o processo deve incluir: a) Nmero de registo do ESP; b) Cpia da comunicao de aprovao do projecto de reparao e de alterao; c) Relatrios das inspeces e dos ensaios efectuados por entidades acreditadas pelo IPAC, I. P., ou por este reconhecidas, incluindo ensaios no destrutivos; d) Certificados dos materiais utilizados de acordo com as normas harmonizadas aplicveis ou documentos tcnicos equivalentes; e) Certificados de qualificao dos soldadores emitidos por organismos de certificao de pessoas acreditados pelo IPAC, I. P., ou por este reconhecidos, ou relatrio emitido pelo OI relativo ao processo de soldadura; f) Especificao dos tratamentos trmicos efectuados. Artigo 20.
Acompanhamento pelo OI

1 Salvo disposio em contrrio prevista na ITC que dispense o acompanhamento, as reparaes e as alteraes so acompanhadas por um OI, que analisa o respectivo processo, valida os ensaios realizados e verifica o cumprimento do respectivo projecto, devendo ser efectuada uma prova de presso uma vez terminada a reparao ou a alterao. 2 Encontrando-se conformes as reparaes e as alteraes constantes do projecto aprovado, o OI emite e entrega, no prazo de 15 dias, o relatrio da aprovao de reparao e da alterao com as informaes constantes no anexo VII do presente Regulamento, do qual faz parte integrante, remetendo uma cpia DRE respectiva. 3 Caso a reparao e a alterao tenham sido realizadas fora do local da instalao do equipamento, a prova de presso pode ser dispensada para efeitos de licenciamento, devendo ser realizada em seu lugar, aps o transporte e a instalao do equipamento, uma inspeco visual comprovada por um relatrio satisfatrio a emitir pelo OI. CAPTULO VI Ensaios e verificaes Artigo 21.
Ensaios e verificaes

1 O ensaio de presso deve ser hidrulico e efectuado de acordo com o indicado no cdigo ou norma de construo, devendo o valor da presso ser igual 1,3 vezes a PS, salvo indicao em contrrio prevista no cdigo, na norma ou na ITC aplicvel. 2 O ensaio de presso realizado para efeitos da aprovao da reparao ou da alterao deve ser efectuado com o ESP sem qualquer revestimento na parte afectada, devendo ser removido o revestimento necessrio no caso de suspeita de falta de segurana do ESP. 3 A temperatura do lquido no interior do ESP, durante a prova de presso, no deve ser superior a 40C, nem inferior a 10C, salvo indicao tcnica em contrrio. 4 A prova de presso pode ser pneumtica, com ar ou gs conveniente, quando o ESP, pela sua concepo ou construo, no possa ser cheio com um lquido, ou quando as condies de servio no admitam a existncia de qualquer vestgio de lquido, no podendo o gs ser do grupo 1, nem estar a uma temperatura superior a 40C, salvo disposio em contrrio, prevista na ITC respectiva. 5 No caso do nmero anterior, o valor da presso de prova deve ser igual a 1,1 vezes a PS, salvo se o cdigo ou norma de construo, bem como as ITC respectivas no indicarem outro valor, no devendo o tempo de patamar ser inferior a dez minutos. 6 Os instrumentos de medio utilizados no controlo da prova de presso devem ser de classe de exactido adequada e estar verificados de acordo com a legislao nacional. 7 Em casos devidamente fundamentados e aceites pela DRE ou quando previsto na ITC respectiva, o ensaio de presso pode ser substitudo por END que produza resultados equivalentes. Artigo 23.
Ensaio de estanquidade

1 Os ensaios e as verificaes referidos no presente Regulamento devem ser efectuados de acordo com os respectivos cdigos ou com as normas europeias, com as normas internacionais ou nacionais aplicveis, identificando-se no relatrio de inspeco o respectivo documento normativo aplicado. 2 Em caso de omisso devem ser respeitadas as disposies do presente Regulamento e das ITC respectivas. 3 No mbito do presente Regulamento, consideram-se ensaios e verificaes: a) O ensaio de presso; b) O ensaio de estanquidade;

1 O ensaio de estanquidade destina-se a verificar a existncia de fugas nas ligaes nos rgos de acesso ao interior do ESP e nas vlvulas. 2 O ensaio referido no nmero anterior efectuado a uma presso compreendida entre a presso mxima de funcionamento e a PS, podendo ser usado o fluido contido no ESP, salvo disposio em contrrio prevista na ITC respectiva. Artigo 24.
Verificao e ensaio dos rgos de segurana e controlo

1 A verificao dos rgos de segurana e controlo faz-se tendo em conta a sua importncia, fiabilidade e eficcia, no s do ESP, mas do processo em que est inserido. 2 A verificao dos rgos de segurana e controlo destina-se a evitar que no sejam atingidos os estados limites de utilizao para que o ESP foi concebido, sendo a presso muitas vezes somente um desses limites.

2788
Artigo 25.
Ensaios no destrutivos

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 2 A instruo dos processos compete ASAE, a quem devem ser remetidos os autos de notcia quando levantados por outras entidades. 3 A entidade fiscalizadora pode solicitar o auxlio de quaisquer outras autoridades sempre que o julguem necessrio para o exerccio das suas funes. 4 Sempre que solicitado pela DRE ou pela entidade fiscalizadora, o proprietrio ou o utilizador deve disponibilizar a documentao referente ao equipamento e ao respectivo licenciamento, facilitando o acesso respectiva instalao. Artigo 29.
Contra-ordenaes

1 Os ensaios no destrutivos (END) aplicam-se na deteco de defeitos e na caracterizao dos materiais destacando-se, nomeadamente, as seguintes tcnicas: a) Os ultra-sons; b) As partculas magnticas; c) Os lquidos penetrantes; d) Os campos elctricos; e) A radiografia; f) A emisso acstica. 2 Os END so vlidos se efectuados por entidades acreditadas pelo IPAC, I. P., ou por este reconhecidas. CAPTULO VII Sinistros e segurana Artigo 26.
Acidentes

1 Constituem contra -ordenaes as seguintes infraces: a) Ausncia de registo do ESP em violao do disposto no n. 1 do artigo 3. e no n. 1 do artigo 4.; b) Adulterao ou utilizao indevida da placa de registo em violao do disposto nos n.os 1 a 4 do artigo 5.; c) Instalao do ESP sem autorizao prvia de instalao, em violao do disposto no n. 1 do artigo 8.; d) Mudana de local de instalao do ESP sem autorizao prvia de instalao, em violao do disposto no n. 5 do artigo 8.; e) Mudana de local de instalao do ESP sem a necessria autorizao de funcionamento, em violao do disposto no n. 4 do artigo 10.; f) Funcionamento do ESP sem certificado de autorizao de funcionamento em violao do disposto no n. 2 do artigo 10. e do n. 1 do artigo 11.; g) Violao do disposto no n. 1 do artigo 13.; h) Eliminao ou adulterao da vlvula de segurana ou de dispositivo equivalente devidamente autorizado em violao do disposto nos n.os 1 e 5 do artigo 16.; i) Funcionamento do ESP aps reparaes e ou alteraes por entidade reparadora sem que tenha sido emitido pelo OI o respectivo relatrio de aprovao e de reparao nos termos previstos no n. 2 do artigo 20.; j) Alterao da instalao e do ESP aps o acidente e antes da interveno da DRE nos termos do n. 3 do artigo 26.; l) Violao do disposto no n. 3 do artigo 36.; m) Violao do disposto no n. 1 do artigo 37. 2 As contra-ordenaes previstas nas alneas b), g), l) e m) do nmero anterior so punveis com as seguintes coimas: a) De 250 a 1000 quando cometidas por pessoas singulares; b) De 1500 a 2500 quando cometidas por pessoas colectivas. 3 As contra-ordenaes previstas nas alneas a), c), d), e), f), h), i) e j) do nmero anterior so punveis com as seguintes coimas: a) De 500 a 3740 quando cometidas por pessoas singulares; b) De 5000 a 10 000 quando cometidas por pessoas colectivas. 4 A tentativa e a negligncia so punveis, sendo os limites referidos nos nmeros anteriores reduzidos para metade.

1 Quando ocorrer um acidente, o proprietrio ou o utilizador do ESP deve, de imediato, comunicar o facto DRE competente. 2 Entende-se por acidente toda a ocorrncia responsvel por danos em pessoas ou em bens, que seja provocado por acto criminoso ou por mau funcionamento, destruio, deficiente instalao ou acondicionamento ou ainda por utilizao indevida do ESP ou dos seus componentes. 3 O proprietrio ou o utilizador no pode alterar o estado da instalao e do ESP aps o acidente antes da comparncia do tcnico da DRE incumbido de instruir o processo, situao que deve acontecer num prazo no superior a doze horas aps a comunicao. 4 No caso de existirem indcios de que o acidente foi devido a acto criminoso deve a ocorrncia do mesmo ser comunicada ao Ministrio Pblico, sem prejuzo das competncias atribudas a outras entidades. Artigo 27.
Segurana

1 Sempre que a DRE detecte uma situao de perigo grave para a sade pblica, para a segurana de pessoas e de bens, para a higiene e para a segurana dos locais de trabalho ou para o ambiente deve alertar as entidades de fiscalizao competentes de forma a serem tomadas as providncias adequadas para eliminar o perigo. 2 As entidades referidas no nmero anterior devem dar conhecimento DRE das aces efectuadas. CAPTULO VIII Fiscalizao e coimas Artigo 28.
Fiscalizao

1 Compete Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica (ASAE) a fiscalizao do cumprimento do presente Regulamento, sem prejuzo das competncias prprias de outras entidades.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 5 A aplicao das coimas previstas nos nmeros anteriores compete Comisso de Aplicao de Coimas em Matria Econmica e Publicidade (CACMEP). Artigo 30.
Produto das coimas

2789
Artigo 35.
Desmaterializao

O produto das coimas aplicadas reverte em: a) 60 % para o Estado; b) 10 % para a entidade responsvel pelo licenciamento; c) 20 % para a entidade instrutora do processo; d) 10 % para a entidade que aplica a coima. Artigo 31.
Sanes acessrias

1 A tramitao dos procedimentos previstos no presente Regulamento realizada de forma desmaterializada, nomeadamente atravs do Portal da Empresa, logo que estejam em funcionamento os respectivos sistemas de informao, os quais, de forma integrada e entre outras funcionalidades, permitem: a) A submisso electrnica de pedidos de registo, de autorizao, de aprovao, de comunicaes e de documentos; b) A rejeio de operaes de cuja execuo resultariam vcios ou deficincias de instruo, designadamente recusando o recebimento dos pedidos; c) A consulta on-line e a gesto pelos interessados do estado dos respectivos processos durante o perodo de vida til dos equipamentos, nomeadamente licenciamento, propriedade e validade dos certificados; d) O envio e a recepo electrnica das decises ou dos certificados emitidos; e) A prestao de informao a diferentes entidades para acompanhamento e controlo da aplicao do presente Regulamento; f) O rastreio especfico, atravs da introduo de dados em simulador, nomeadamente sobre o tipo de ESP, fluido, PS, volume, temperatura, entre outros. 2 A prestao de informao s difere ntes entidades com competncia no mbito do presente Regulamento realizada de forma desmaterializada, por meio da integrao e garantia de interoperacionalidade entre os respectivos sistemas de informao. 3 atribudo um nmero de referncia a cada processo no incio da tramitao que mantido em todos os documentos em que se traduzem os actos e as formalidades da competncia da entidade licenciadora ou da competncia de qualquer das entidades intervenientes. 4 Os sistemas de informao produzem notificaes automticas para todas as entidades envolvidas sempre que novos elementos sejam adicionados ao processo. 5 Os sistemas de informao incluem funcionalidades que permitem ao requerente e aos seus tcnicos preparar o preenchimento de formulrios e a respectiva instruo. 6 Para alm das funcionalidades previstas nos nmeros anteriores, os sistemas de informao devem contemplar documentao de apoio sobre os condicionamentos jurdicos e sobre as normas tcnicas relevantes para cada equipamento. Artigo 36.
Instalaes existentes

1 Podem ser aplicadas, simultaneamente com a coima, as seguintes sanes acessrias, em funo da gravidade da infraco e da culpa do agente: a) Privao dos direitos a subsdios ou a benefcios outorgados por entidades ou servios pblicos; b) Encerramento das instalaes. 2 As sanes acessrias previstas no nmero anterior tm a durao mxima de dois anos contados a partir da deciso condenatria definitiva. CAPTULO IX Taxas Artigo 32.
Taxas

Por portaria conjunta dos membros de Governo responsveis pelas reas das finanas e da economia so fixadas as taxas devidas pelos seguintes servios: a) Registo com fornecimento de placa de registo; b) Segunda via de placa de registo por perda ou extravio; c) Autorizao prvia de instalao; d) Autorizao de funcionamento; e) Renovao da autorizao de funcionamento; f) Realizao das vistorias previstas no n. 3 do artigo 11. CAPTULO X Disposies finais e transitrias Artigo 33.
Acompanhamento

Compete ao IPQ, I. P., e s DRE a aplicao do presente Regulamento, podendo estes organismos colaborar com o IPAC, I. P., no acompanhamento promovido por este aos OI. Artigo 34.
Disposies finais

1 So aplicveis ao presente Regulamento as definies constantes do n. 2 do artigo 2. do Decreto-Lei n. 211/99, de 14 de Junho. 2 Para efeitos do presente Regulamento, as unidades de medida a utilizar so as do Sistema de Unidades Legal.

1 As instalaes existentes e conformes com a legislao anterior, com certificado de autorizao de funcionamento vlido, mantm o respectivo certificado at sua caducidade. 2 No caso do certificado caducar at data de entrada em vigor do presente Regulamento, o proprietrio ou o utilizador devem apresentar o pedido de renovao no prazo de seis meses a contar daquela data. 3 Para os ESP instalados que data da entrada em vigor do presente Regulamento no se encontrem registados ou cuja instalao no se encontre conforme, os proprietrios devem apresentar pedido de regularizao no prazo mximo de seis meses a contar daquela data.

2790
4 Para efeitos do disposto no nmero anterior e tendo em conta o histrico do equipamento devem ser apresentados na DRE, nomeadamente: a) Documento de aprovao da construo com indicao da norma ou do cdigo de construo; b) Relatrio de inspeco inicial; c) Fotografias da placa de caractersticas e do ESP; d) Comprovativo de titularidade do ESP. 5 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, a DRE pode solicitar elementos adicionais, nomeadamente ensaios no destrutivos e reclculo do equipamento, com base nas condies de funcionamento. 6 Se, aps anlise dos documentos e dos elementos referidos nos n.os 3 e 4, a DRE concluir pela falta de condies de segurana do ESP indeferida a pretenso do requerente. Artigo 37.
ESP isentos de licenciamento ao abrigo de legislao anterior

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 Artigo 41.


Aplicao s Regies Autnomas

Os actos e os procedimentos necessrios execuo do presente decreto-lei nas Regies Autnomas dos Aores e da Madeira competem s entidades das respectivas administraes regionais com atribuies e competncias nas matrias em causa.
ANEXO I Registo de ESP

1 O requerimento para instruo do pedido de registo de ESP deve conter a informao abaixo indicada: a) Designao social; b) Nmero de identificao fiscal; c) Morada completa do proprietrio, incluindo o cdigo postal, a freguesia e o concelho; d) Nmero de telefone; e) Endereo de e-mail; f) Identificao do tipo de equipamento (permutador de calor, gerador de vapor, recipiente de ar comprimido, recipiente criognico, reservatrio de GPL, economizador, acumulador de calor, tubagens, etc.); g) Morada completa do local de instalao, incluindo o cdigo postal, a freguesia e o concelho; h) Localizao GPS; i) Designao social do construtor; j) Pas do construtor; l) Marca; m) Modelo; n) Nmero de fabrico; o) Ano de fabrico; p) Presso mxima admissvel (PS); q) Capacidade total (V); r) Temperatura mxima e mnima admissvel (C); s) Fluido a conter; t) Superfcie de aquecimento (m2), se aplicvel; u) Combustvel/fonte energtica, se aplicvel; v) Vaporizao nominal (kg/h), se aplicvel; x) Potncia trmica til mxima (kW), se aplicvel; z) Data e assinatura. 2 O requerimento deve ainda ser acompanhado da declarao de conformidade do fabricante ou de documento que o substitua. 3 No caso dos ESP previstos nos n.os 4 e 5 do artigo 4. do Decreto-Lei n. 211/99, de 14 de Junho, o requerimento deve ainda ser acompanhado pelas instrues de utilizao elaboradas pelo fabricante. 4 O requerente que facultar o cdigo de acesso certido permanente do registo comercial fica dispensado de apresentar a informao que aquela substitui.
ANEXO II Autorizao prvia de instalao de ESP

1 concedido o prazo de seis meses, a contar da data de entrada em vigor do presente Regulamento, para a regularizao dos ESP isentos de licenciamento ao abrigo da anterior legislao. 2 No caso de as instalaes dos ESP referidos no nmero anterior no cumprirem as disposies do presente Regulamento e das ITC aplicveis, devem as mesmas ser adaptadas de acordo com as orientaes da DRE competente, a qual fixa o prazo de execuo. Artigo 38.
Pedidos de registo e de licenciamento em curso

Aos pedidos de registo e de licenciamento em curso data de entrada em vigor do presente Regulamento aplicvel o regime constante do Decreto-Lei n. 97/2000, de 25 de Maio. Artigo 39.
Instrues tcnicas complementares

1 As regras tcnicas relativas instalao ao funcionamento, reparao e alterao a aplicar a equipamentos da mesma famlia so fixadas em ITC, aprovadas por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da economia. 2 Enquanto as ITC aplicveis a uma determinada famlia de equipamentos no forem aprovadas aplicam-se genericamente as disposies do presente Regulamento e as orientaes tcnicas das DRE. Artigo 40.
DRE competente

1 O interessado pode iniciar os procedimentos de licenciamento previstos no presente Regulamento junto de qualquer DRE, devendo estas celebrar entre si protocolos relativos transferncia material dos processos e das taxas provenientes da prestao do servio da DRE onde o requerimento foi apresentado para a DRE do local onde o ESP vai ser instalado. 2 No caso previsto no nmero anterior a DRE onde o requerimento foi apresentado deve remeter de imediato DRE do local onde o ESP vai ser instalado os respectivos documentos, iniciando-se os prazos para o licenciamento no 3. dia til seguinte apresentao do requerimento.

1 O requerimento para instruo do pedido de autorizao prvia de instalao do ESP deve conter a informao abaixo indicada: a) Designao social (proprietrio ou utilizador); b) Nmero de identificao fiscal (proprietrio ou utilizador); c) Nmero de registo do ESP; d) Data e assinatura.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 2 Deve ainda ser apensa, no todo ou em parte, a seguinte informao: a) Nmero de telefone (proprietrio ou utilizador); b) Endereo de e-mail (proprietrio ou utilizador); c) Morada completa do local de instalao, incluindo o cdigo postal, a freguesia e o concelho; d) Localizao GPS; e) Designao social do construtor; f) Pas do construtor; g) Marca; h) Modelo; i) Nmero de fabrico; j) Ano de fabrico; l) Presso mxima admissvel (PS); m) Capacidade total (V); n) Temperatura mxima e mnima admissvel (C); o) Fluido a conter; p) Superfcie de aquecimento (m2), se aplicvel; q) Combustvel/fonte energtica, se aplicvel; r) Vaporizao nominal (kg/h), se aplicvel; s) Potncia trmica til mxima (kW), se aplicvel. 3 O requerente fica dispensado de facultar a informao requerida nos nmeros anteriores que j seja do conhecimento da DRE, ficando sempre obrigado indicao do nmero de registo. 4 O requerente que facultar o cdigo de acesso certido permanente do registo comercial fica dispensado de apresentar a informao que aquela substitui. 5 O requerimento deve ser acompanhado do respectivo projecto de instalao, em duplicado, do qual constem os seguintes elementos: a) Memria descritiva e justificativa que caracterize o equipamento e a sua instalao, descrevendo as condies de funcionamento e o fim a que se destina, as caractersticas dos rgos de controlo e segurana, as caractersticas do local da instalao e as disposies relativas segurana e incmodo de terceiros; b) Planta de localizao escala conveniente (1:500 ou 1:1000), abrangendo um crculo de 50 m de raio (centrado no equipamento), de modo a evidenciar o local da instalao, vias pblicas e edifcios circunvizinhos; c) Desenhos de implantao em planta, alados e cortes, devidamente cotados (escala de referncia 1:100), de modo a mostrar a localizao do ESP em relao fbrica, via pblica e a edifcios adjacentes, bem como o local ou edifcio onde se pretende instalar o ESP, devidamente representado, com indicao dos acessos (portas a abrir para o exterior) e aberturas de ventilao e iluminao; d) Desenhos do equipamento e seus componentes relevantes; e) Termo de responsabilidade emitido por um tcnico devidamente inscrito na Ordem dos Engenheiros ou na Associao Nacional dos Engenheiros Tcnicos.
ANEXO III Autorizao de funcionamento de ESP

2791
b) Nmero de registo; c) Local da instalao para que requerida a aprovao; d) Identificao da autorizao prvia concedida, salvo para os ESP referidos no artigo anterior. 2 O requerimento referido no nmero anterior deve ser devidamente instrudo com os seguintes documentos: a) Boletim de verificao do manmetro emitido por uma DRE; b) Boletim de ensaio da vlvula de segurana, emitido por um OI ou outra entidade acreditada pelo IPAC, I. P., ou por este reconhecida; c) Boletim da prova de presso, realizada por um OI no local da instalao h menos de 45 dias, salvo disposio em contrrio prevista na ITC; d) Relatrio da inspeco ao ESP e instalao, se aplicvel, emitido por um OI, a realizar nos termos previstos no anexo V; e) Isomtrica ou equivalente, para o caso das tubagens. 3 No caso dos ESP no fixos, o requerimento deve ser acompanhado apenas dos documentos constantes do n. 2 do artigo anterior. 4 Para efeitos de instruo do pedido de renovao da autorizao de funcionamento, o requerente fica dispensado da prestao da informao prevista na alnea d) do n. 1 e da juno do documento previsto na alnea e) do n. 2, devendo ainda considerar-se que o relatrio mencionado na alnea d) do n. 2 resulta da inspeco peridica a realizar por um OI. 5 O requerente fica dispensado de facultar a informao requerida nos nmeros anteriores que j seja do conhecimento da DRE, ficando sempre obrigado indicao do nmero de registo. 6 O requerente que facultar o cdigo de acesso certido permanente do registo comercial fica dispensado de apresentar a informao que aquela substitui.
ANEXO IV Certificados de autorizao de funcionamento

Os certificados a emitir pela DRE devem conter a informao abaixo indicada: a) Nmero de registo; b) Identificao do proprietrio; c) Identificao do utilizador; d) Identificao da instalao, se aplicvel; e) Tipo de ESP; f) Identificao do ESP (fabricante, pas, nmero de fabrico, modelo, PS, volume, temperatura mxima e mnima e combustvel, se aplicvel); g) Equipamentos complementares; h) A data de execuo da prova de presso e qual o OI, se aplicvel; i) A data da inspeco tcnica e qual o OI; j) A data da vistoria, se aplicvel; l) Eventuais condicionantes relativamente ao ESP; m) Eventuais condicionantes relativamente instalao; n) O prazo de validade; o) Data e assinatura.

1 O requerimento para instruo do pedido de autorizao de funcionamento do ESP deve conter a seguinte informao: a) Nome ou denominao social, nmero de contribuinte fiscal e domiclio ou sede do requerente;

2792
ANEXO V Relatrio de inspeco inicial ou peridica

Dirio da Repblica, 1. srie N. 141 22 de Julho de 2010 d) Nota de clculo, se aplicvel; e) Desenhos. 2 O OI comunica a sua aprovao ao requerente acompanhado dos seguintes documentos: a) Original do projecto, devidamente validado e autenticado; b) Identificao do OI; c) Identificao do utilizador/proprietrio do ESP; d) Identificao do ESP (nmero de registo, tipo do ESP, fabricante, nmero e ano de fabrico, PS, volume, temperaturas mxima e mnima e outras caractersticas relevantes); e) Identificao do local e da empresa onde estava instalado o ESP; f) Descrio da interveno a efectuar na reparao e alterao; g) Referncia das normas ou cdigo de construo adoptados; h) Referncia a eventuais condicionamentos.
ANEXO VII Relatrio de aprovao de reparao e de alterao

Os relatrios de inspeco do ESP a emitir pelo OI devem indicar o tipo de inspeco, a ITC aplicvel e conter, ainda, a seguinte informao: a) Equipamento sob presso: i) Identificao do equipamento (nmero de registo, tipo do ESP, fabricante, nmero e ano de fabrico, PS, volume, temperaturas mximas e mnimas e outras caractersticas relevantes); ii) Referncia a equipamentos complementares; iii) Referncia aos aparelhos de proteco e controlo existentes e respectivo estado de funcionamento; iv) Estado geral do ESP, dos apoios e fixaes e eventuais revestimentos de proteco; v) Existncia da placa de registo e sua adequada afixao e marcao; vi) Ensaios efectuados (tipo de ensaio, tcnicas utilizadas, durao e resultados); b) Instalao: i) Tipificao do local; ii) Acessibilidade do equipamento; iii) Caracterizao da envolvente, do edifcio, dos acessos, da ventilao e de outros ESP ou equipamentos auxiliares; iv) Distncias de segurana tendo em conta as instalaes fabris, as habitaes e os locais ou vias pblicas; v) Sinaltica de segurana e meios de extino de incndios, se aplicvel; vi) Outras informaes tendo em conta a ITC aplicvel; c) Concluses: i) No conformidades detectadas; ii) Outras informaes relevantes; iii) Parecer conclusivo.
ANEXO VI Projecto de reparao e de alterao

O relatrio de aprovao de reparao e de alterao de ESP a emitir pelo OI deve conter. no mnimo, a informao abaixo indicada: a) Identificao do OI; b) Identificao do utilizador/proprietrio do ESP; c) Identificao do ESP (nmero de registo, tipo do ESP, fabricante, nmero e ano de fabrico, presso mxima admissvel, volume, temperaturas mxima e mnima e outras caractersticas relevantes); d) Referncia do projecto de reparao e alterao; e) Referncia aos controlos e ensaios efectuados; f) Referncia da entidade que procedeu reparao e alterao; g) Referncia a eventuais condicionantes; h) Data e assinatura.

1 O projecto de reparao e de alterao, elaborado por um profissional em engenharia mecnica devidamente inscrito na Ordem dos Engenheiros ou na Associao Nacional dos Engenheiros Tcnicos ou por projectista inscrito no Colgio de Mecnica da respectiva associao, deve ser acompanhado dos seguintes elementos: a) Termo de responsabilidade, datado e assinado pelo seu autor; b) Plano de inspeco e de ensaios; c) Memria descritiva que deve mencionar: i) Descrio e caracterizao do tipo de reparao e alterao a efectuar; ii) Caractersticas do ESP e condies de funcionamento (capacidade, presso mxima de servio, temperaturas admissveis, natureza e quantidades mximas de fluido a conter, superfcie de aquecimento e vaporizao, se for caso disso); iii) Materiais e peas a aplicar e respectivas caractersticas; iv) Cdigos ou normas adoptados;

MINISTRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS


Portaria n. 556/2010
de 22 de Julho

Considerando que se identificaram algumas disposies constantes da Portaria n. 288/2010, de 27 de Maio, que necessitavam de rectificao: Impe-se agora a publicao da rectificao daquela portaria. Assim: Ao abrigo do disposto nos artigos 3. e 91. a 106. do Decreto-Lei n. 202/2004, de 18 de Agosto, com a redaco que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n. 201/2005, de 24 de Novembro, e com a alterao do Decreto-Lei n. 9/2009, de 9 de Janeiro, manda o Governo, pelo

Вам также может понравиться