Вы находитесь на странице: 1из 4

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S

TD-1 ( AV-2) DISCIPLINA: ENGENHARIA DE RESERVATRIO l

A recuperao de HC, tem fatores determinantes para sua vazo tima. Alguns deles:

- Presso - Temperatura - Viscosidade - API Neste trabalho ser relacionada viscosidade com API e a recuperao de HC destacando os principais problemas e facilidades quando se tem um leo mais ou menos viscoso. Ser observado tambm, a dificuldade de recuperar HC em regime transiente com suas mudanas de fases e os efeitos dessas mudanas em relao aos equipamentos e ndice de produtividade.

Viscosidade:

a propriedade fsica que caracteriza a resistncia de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura.[1] Define-se pela lei de Newton da viscosidade:

( Wikipdia )

Para HC, tem-se naturalmente: Quanto maior a temperatura, menor a viscosidade. Ex: Para efeitos de escoamento em tubulaes, necessrio que o petrleo passe por uma bateria de aquecimento, pois assim sua viscosidade diminuir e seu escoamento se tornar mais fcil.

API:

O Grau API uma escala hidromtrica idealizada pelo American Petroleum Institute API, juntamente com a National Bureau of Standards e utilizada para medir a densidade relativa de lquidos. O grau API classificao dos leos. Quanto mais densidade o leo tiver, melhor ele ser.

obtido pela frmula: API = (141,5 densidade da amostra temperatura de 60F) - 131,5 em que a densidade medida relativamente densidade da gua A densidade, portanto, pode ser obtida por:

(WIKIPDIA)

Relao VISCOSIDADE x TEMPERATURA

Na recuperao de leos pesados a preocupao maior, em relao tudo. Pelo fato do leo ser pesado, com grau API baixo, a sua densidade e viscosidade so altas. Isso traz um problema de escoamento nas tubulaes, uma vez que a viscosidade alta faz com que o fluido seja mais resistivo a deformao. Traz problema tambm no bombeamento desse fluido, como por exemplo na BCS ( bomba centrfuga submersa ).

Durante a explotao, o regime encontrado o regime transiente, ou seja, a mistura no homognea. Na produo ser um fluxo multifsico ( H2O, HC, contaminantes ). Obviamente, a temperatura diminuir, assim como a presso exercida no fluido.

medida que a mistura se eleva na coluna, ocorre uma reduo na presso e conseqente liberao dos gases dissolvidos na fase lquida. Com o aumento das

bolhas de gs, ocorre o coalescimento dessas bolhas, formando-se ento bolses de gs separados por golfadas de lquidos. Com a contnua elevao pela coluna de produo, menores presses so alcanadas, a velocidade do lquido aumenta uma maior quantidade de gs encontra fora de soluo. A golfada de lquido ento, tende a desaparecer e uma quantidade significativa de lquido encontra-se disperso na fase gasosa. O gs com o lquido em suspenso tende a se movimentar mais rapidamente pelo centro da coluna, enquanto a fase lquida tende a aderir s paredes da coluna de produo, formando um anel. Exemplo na figura.

VISCOSIDADE X LEO MORTO:

leo morto o leo que se encontra em condies de superfcio, ou leo produzido. um leo que se encotnra totalmente livre dos gases que estavam associados e presos pela atuao da temperatura e presso do reservatrio. Em um reservatrio de leo, como na figura abaixo, a viscosidade menor pelo fato da temperatura ser maior, medida em que o leo sendo extrado, a sua viscosidade vai aumentando juntamente com a diminuio da temperatura. Assim, a viscosidade do leo morto maior.

Вам также может понравиться