Вы находитесь на странице: 1из 2

Os 7 Pecados

[editar] A Gula
Gula o desejo insacivel, alm do necessrio, em geral por comida, bebida ou intoxicantes. Segundo tal viso, esse pecado tambm est relacionado ao egosmo humano: querer ter sempre mais e mais, no se contentando com o que j tem, uma forma de cobia. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperana.

[editar] A Avareza
o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizandoos e deixando Deus em segundo plano. considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades. Na concepo crist, a avareza considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convvio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz idolatria, que significa tratar algo, que no Deus, como se fosse deus. Avareza, no cristianismo, sinnimo de ganncia, ou seja, a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente um desejo descontrolado, uma cobia de bens materiais e dinheiro, ganncia. Mas existe tambm avareza por informao ou por indviduos, por exemplo.

[editar] A Luxria
A luxria (do latim luxuriae) o desejo passional e egosta por todo o prazer sensual e material. Tambm pode ser entendido em seu sentido original: deixar-se dominar pelas paixes. Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupo de costumes; sexualidade extrema, lascvia e sensualidade.

[editar] A Ira
A Ira o intenso e descontrolado sentimento de raiva, dio, rancor que pode ou no gerar sentimento de vingana. um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado. A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que algo que provoca a pessoa. Segundo a Igreja Catlica, a ira no atenta apenas contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o dio

plantar sementes em seu corao. Seguindo esta linha de raciocnio, o castigo e a execuo do causador pertence a Deus

A Inveja
A inveja considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas prprias benos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do prprio crescimento espiritual. o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que e possui para cobiar o que do prximo. A inveja freqentemente confundida com o pecado capital da Avareza, um desejo por riqueza material, a qual pode ou no pertencer a outros. A inveja na forma de cime probida nos Dez Mandamentos da Bblia.

[editar] A Preguia
A Igreja Catlica apresenta a preguia como um dos sete pecados capitais, caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligncia, desleixo, morosidade, lentido e moleza, de causa orgnica ou psquica, que a leva inatividade acentuada. Averso ao trabalho, frequentemente associada ao cio, vadiagem.

[editar] A Soberba
A soberba associada orgulho excessivo, arrogncia e vaidade. Em paralelo, segundo o filsofo Toms de Aquino, a soberba era um pecado to grandioso que era fora de srie, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma ateno especial. Aquino tratava em separado a questo da vaidade, como sendo tambm um pecado, mas a Igreja Catlica decidiu unir a vaidade soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglria, devendo ser ento estudados e tratados conjuntamente.

Вам также может понравиться