Вы находитесь на странице: 1из 6

BIOLOGIA

1
Devido ao fato de serem muito simples em termos de organizao, podemos afirmar que os vrus provavelmente tiveram sua origem antes do surgimento das primeiras clulas procariticas. a) A afirmao apresentada pode ou no ser considerada vlida? b) Justifique sua resposta. Resoluo a) A afirmao no vlida. b) Os vrus so parasitas obrigatrios de clulas procariticas e eucariticas.

2
Os quadrinhos retirados da Folha de S.Paulo (03.10.2001) fazem referncia ao exoesqueleto.

a) O exoesqueleto uma caracterstica exclusiva dos insetos? Justifique. b) Cite uma vantagem e uma desvantagem adaptativa decorrentes da presena do exoesqueleto. Resoluo a) No. O exoesqueleto encontrado tambm em outros artrpodes, como aracndeos e crustceos, alm de ocorrer em alguns moluscos e celenterados. b) Uma vantagem a proteo contra agentes mecnicos e desidratao. Uma desvantagem dificultar o crescimento.

3
Nos vertebrados, a presena de ovos com casca representou um grande avano em termos de adaptao evolutiva. a) Esse carter est presente em quais grupos de vertebrados? b) Que novidade evolutiva substituiu a funo desempenhada pelos ovos com casca? Comente sobre uma provvel conseqncia do surgimento desse carter. Resoluo a) Nas classes dos rpteis e das aves. Ocorre tambm em alguns mamferos, exs.: ornitorrinco e equidna. b) A novidade evolutiva foi a placenta. Ela realiza vrias funes como: nutrio, respirao, excreo, seO B J E T I V O UNIFESP (Prova de Conhecimentos Especficos) Dezembro/2001

creo hormonal e imunizao, substituindo vrias funes que eram exercidas por outros anexos embrionrios (crion, alantide) e permitindo o desenvolvimento completo do embrio no interior do organismo materno.

4
Mamferos e angiospermas so considerados grupos de grande sucesso adaptativo, em parte, devido aos seus mecanismos de reproduo. Com relao reproduo sexuada, a) descreva como ocorre a fecundao num mamfero. b) descreva como ocorre a fecundao numa angiosperma. Resoluo a) A fecundao em um mamfero interna. Atravs da copulao, o macho elimina espermatozides no interior da vagina da fmea. Os gametas masculinos movimentam-se por quimiotactismo at alcanar o vulo, fecundando-o. O desenvolvimento embrionrio ocorre no tero materno. b) A fecundao de uma angiosperma ocorre no interior da flor, mais precisamente no interior do ovrio, onde esto localizados os vulos. Cada vulo contm os gametas femininos: oosfera e ncleos polares. O plen cai sobre o estigma e germina, formando o tubo polnico, que transporta os gametas masculinos, chamados ncleos espermticos. O tubo polnico cresce, atinge o ovrio e penetra no vulo, onde ocorrer uma dupla fecundao: 1 ncleo espermtico + oosfera zigoto 2N 2 ncleo espermtico + ncleos polares zigoto 3N O zigoto 2N formar o embrio e o zigoto 3N, o endosperma secundrio ou albmen.

5
A Sndrome de Down caracteriza-se pela presena de um cromossomo 21 a mais nas clulas dos indivduos afetados. Esse problema pode ser decorrente da nodisjuno do cromossomo 21 em dois momentos durante a formao dos gametas. Considerando a ocorrncia de tal no-disjuno, responda. a) Em quais momentos ela pode ocorrer? b) Copie em seu caderno de respostas o quadro e os contornos abaixo; utilize os contornos para representar uma das duas possibilidades, indicando na lacuna pontilhada qual delas foi escolhida para ser representada. No-disjuno ocorrendo em ...................................

O B J E T I V O UNIFESP (Prova de Conhecimentos Especficos) Dezembro/2001

Resoluo a) A no-disjuno do cromossomo 21, que acarreta a sndrome de Down, pode ocorrer na primeira diviso da meiose (etapa reducional) ou na segunda diviso (etapa equacional). b) Considerando o que foi afirmado anteriormente, temos:

I) no-disjuno na primeira diviso:

II) no-disjuno na segunda diviso:

6
A banana que utilizamos na alimentao tem origem por partenocarpia, fenmeno em que os frutos so forO B J E T I V O UNIFESP (Prova de Conhecimentos Especficos) Dezembro/2001

mados sem que tenha ocorrido fecundao. Existem, porm, bananas selvagens que se originam por fecundao cruzada. a) Uma pessoa perceberia alguma diferena ao comer uma banana partenocrpica e uma banana originada por fecundao cruzada? Justifique. b) Qual dos dois tipos de bananeira teria maior sucesso na colonizao de um novo ambiente? Justifique. Resoluo a) A banana partenocrpica no apresenta sementes, j que seus vulos no foram fecundados. As bananas selvagens surgem de ovrios que tiveram vulos fecundados, portanto, apresentam sementes. b) A banana que tem sementes apresenta maior variabilidade gentica, portanto, tem maior chance de se adaptar a mudanas ambientais.

7
Considere os grandes biomas do Brasil: cerrados, florestas, pampas e caatingas. a) Em qual deles espera-se encontrar maior abundncia de anfbios? b) Justifique sua resposta, relacionando as caractersticas do ambiente com as deste grupo de vertebrados. Resoluo a) Florestas. b) Anfbios so vertebrados adaptados a ambientes midos, tpicos de biomas florestais.

8
Observe a figura e o grfico.

O B J E T I V O UNIFESP (Prova de Conhecimentos Especficos) Dezembro/2001

GRFICO DA DISTRIBUIO PROPORCIONAL DE PESO SECO ENTRE DIFERENTES PARTES DA PLANTA "CARDO-MORTO" OU "TASNEIRINHA" (Senecio vulgaris, Compositae), DURANTE SEU CICLO DE VIDA. (Modificado de RICKLEFS, R. A Economia da Natureza, 1993.) A biomassa de um organismo, populao ou comunidade expressa em termos de "peso seco" (massa seca). Analise o grfico e responda. a) No caso das plantas, o "peso seco" (massa seca) nos fornece uma indicao indireta de que processo? Por qu? b) Considerando os principais eventos na vida de uma planta, explique sucintamente os resultados apresentados pelo grfico. Resoluo a) A massa seca uma indicao do fenmeno da fotossntese porque neste processo que ocorre sntese de matria orgnica. b) No ciclo de vida de uma planta, pode-se observar um perodo vegetativo e outro de reproduo. No perodo vegetativo, as razes armazenam reservas produzidas nas folhas durante o fenmeno da fotossntese. As reservas das razes so translocadas para o caule e flores durante a fase de reproduo. Parte dessas reservas ser agora armazenada nas sementes.

9
A revista Cincia Hoje (n 140, 1998) publicou um artigo relatando que pesquisadores da Fundao Oswaldo Cruz desenvolveram uma vela preparada com o bagao da semente de andiroba, cuja queima capaz de inibir o apetite das fmeas do mosquito Aedes aegypti. a) Cite uma doena transmitida por este mosquito. b) Explique, atravs do mecanismo de contgio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuio da proliferao desta doena. Resoluo
O B J E T I V O UNIFESP (Prova de Conhecimentos Especficos) Dezembro/2001

a) Dengue e febre amarela. b) A semente de andiroba ao ser queimada capaz de inibir o apetite das fmeas do mosquito, que atacam menos intensamente o ser humano, obtendo uma menor quantidade de protenas sangneas humanas e, conseqentemente, produzindo menor nmero de ovos, diminuindo a densidade populacional desse inseto e, portanto, diminuindo tambm a proliferao dessas doenas.

O B J E T I V O UNIFESP (Prova de Conhecimentos Especficos) Dezembro/2001

Вам также может понравиться