Вы находитесь на странице: 1из 2

1- No inicio d sculo XX, havia enorme tenso e rivalidade entre os governos das grandes potncias, como Alemanha, Inglaterra

e Frana. Essa tenso resultava de disputas territoriais e por mercados, tanto na Europa quanto fora dela. Os empresrios buscavam novos mercados que consumissem sues produtos, o que levou os governos dos pases industrializados europeus a disputar colnias na frica e na sia. Ao mesmo tempo, o governo de cada pas industrializado procurava dificultar a expanso econmica dos demais, fechando seus mercados aos produtos importados e tentando impedir a expanso do imprio colonial dos concorrentes. Essa disputa econmica envolveu principalmente interesses ingleses e alemes. Ligados a essas disputas econmicas e por colnias, havia os movimentos nacionalistas, que pretendiam agrupar sob um mesmo Estado povos de matrizes culturais semelhantes, o que levava a um desejo de expanso territorial. Entre os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no incio do sculo XX, destacaram-se o pan-eslavismo e o pangermanismo. Os paneslavistas, liderados em medida pelo governo russo, queriam unir todos os povos eslavos da Europa Oriental. Os pangermanistas pretendiam anexar Alemanha os territrios da Europa Central onde viviam germnicos. Alm disso, havia o revanchismo Francs, movimento nacionalista pelo qual o governo francs visava recuperar os territrios da Alscia-Lorena, regio rica em minrio de ferro e carvo que os franceses foram obrigados a entregar aos alemes depois da derrota na Guerra Franco-Prussiana, em 1870. No contexto de disputas entre as potncias europias, duas grandes crises contriburam para o acirramento das tenses internacionais: Crise do Marrocos entre 1905 e 1911, Frana e Alemanha quase chegaram guerra, devido disputa de territrio do Marrocos, no norte da frica. Em 1906, foi convocada uma conferncia internacional, na cidade espanhola de Algeciras, para resolver a disputa. Essa conferncia deliberou que os franceses teriam supremacia sobre Marrocos, enquanto os alemes caberiam uma pequena faixa de terras no sudoeste africano. O governo da Alemanha no se conformou com a deciso desfavorvel e, em 1911, surgiram novos conflitos com a Frana pela disputa da frica. Para evitar a guerra, o governo francs concedeu Alemanha uma considervel parte do Congo. Crise balcnica um dos principais focos de atrito entre as potncias europias era a pennsula Balcnica, onde se chocavam o nacionalismo da Srvia (apoiada pela Rssia) e o expansionismo da ustria (aliada a Alemanha). Em 1908, a ustria anexou a Bsnia-Herzegovina, contrariando os interesses da Srvia, que pretendia incorporar aquelas regies habitadas por eslavos e criar a Grande Srvia. Os movimentos nacionalistas srvios passaram a reagir violentamente contra a anexao austraca da Bsnia-Herzegovina.

Porm o estopim da Primeira Guerra Mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austraco, e de sua esposa, na cidade de Sarajevo (Bsnia), em 28 de junho de 1914. O autor do crime foi o estudante Gavrilo Princip, pertencente organizao secreta nacionalista Unidade ou Morte, que tinha O apoio do governo Srvio (ligado, por sua ver, ao governo russo). Naquelas circunstncias histricas, o assassinato de Francisco Ferdinando provocou uma reao militar da ustria contra a Srvia. 2- A guerra estava sendo muito favorvel para os EUA, pois eles importavam seus produtos para a Frana e a Inglaterra, porm, o pagamento ficaria para depois da guerra. O problema que a guerra se arrastava e talvez durassem muitos anos. Pior ainda seria se as Potncias Centrais (Alemanha e ustria) vencessem como a Frana e a Inglaterra iria pagar suas dvidas para os empresrios norteamericanos? Com isso, o nervosismo tomou conta da Bolsa de Valores de Nova York. As pessoas se olhavam em silencio, se perguntavam: o que acontecer com os nossos lucros? A entrada dos EUA na guerra em 1917 foi decisiva para alterar a situao. 3- A revoluo russa ocorreu durante a primeira guerra mundial! Aps a derrota na guerra russo-japonesa, comeou uma grande instabilidade poltico-social e forte presso pela abertura poltica que possibilitasse a modernizao e a viabilidade da sociedade russa. agora entra a primeira guerra mundial: Com a permanncia do imprio russo na primeira guerra mundial, o aprofundamento dos graves problemas econmicos, a ao poltica dos soviticos, o retorno da liderana socialista russa do exlio, a organizao poltica dos camponeses, dos soldados e dos operrios levaram a ecloso da revoluo socialista de 1917, que imediatamente retiraria a Rssia da guerra. Alm disso, em 1905, houve a primeira crise poltica na Rssia. No ano interior a Rssia tinha declarado guerra ao Japo, para controlar territrios banhados pelo oceano Pacfico, porm, eles perderam e isso gerou carestia e fome, sofrimento e revolta. 4- Umas das principais novidades foram os ideais socialistas que se difundiram na Rssia. At hoje podemos perceber que isto ajudou a nossa sociedade, pois desenvolveram ideias para pessoas criarem partidos e manifestaes contra os regimes ditatoriais.

Вам также может понравиться