Вы находитесь на странице: 1из 3

Testar a configurao IP

Antes de mais, recomenda-se que verifique a configurao IP do computador. Os sistemas Windows propem um instrumento de comando em linha , chamados ipconfig permitindo conhecer a configurao IP do computador. A sada deste comando d a configurao IP para cada interface, assim um computador que possui duas placas rede e um adaptador sem fios possui 3 interfaces que possuem cada um a sua prpria configurao. Para visualizar a configurao IP do seu computador, basta introduzir o seguinte comando (Iniciar/executar):
cmd /k ipconfig /all

A sada de tal comando assemelha-se a isto :


Configurao IP de Windows Nome do hspede. : Kioskea Sufixo DNS principal: Tipo de n. : Divulgao Encaminhamento IP activado. : No Proxy WINS activado. : No placa Ethernet Conexo rede sem fios: Sufixo DNS prprio conexo: Descrio. : Intel (R) PRO/Wireless LAN 2100 3A Mini PCI adaptar Endereo fsico: 00-0C-F1-54-D5-2C DHCP activado. . : No Endereo IP. . : 192.168.1.3 Mscara de subrede: 255.255.255.0 Passarela por defeito: 192.168.1.1 Servidores DNS. : 193.19.219.210 193.19.219.211 placa Ethernet Conexo rede local: Estatuto dos meios de comunicao social: Meios de comunicao social desligados Descrio. : Broadcom 570x Gigabit Integrated Controller Endereo fsico: 0F-0F-1F-CB-99-87

A sada acima indica que o computador possui duas converses rede, das quais uma sem fios. O nome da mquina na rede Kioskea. O interface ethernet ligado rede local (placa rede) no est activo porque o cabo est desligado, em contrapartida o adaptador sem fios est configurado. As mquinas de uma mesma rede devem utilizar uma mesma praia de endereos (com endereos diferentes) e uma mesma mscara rede. No caso de uma rede local, que liga mquinas que no tm endereos IP routveis, devem ser utilizadas margens de endereos privadas . A passarela por defeito designa, se for caso disso, o endereo IP da mquina que oferece um acesso Internet. Os servidores DNS.

Os servidores DNS devem corresponder aos servidores DNS da organizao, a maior parte do tempo trata-se dos servidores DNS do fornecedor de acesso.

Teste de conectividade
Para testar o bom funcionamento de uma rede, existe um utilitrio muito prtico fornecido em standard com a maior parte dos sistemas de explorao, trata-se do utilitrio ping. Ping permite enviar um pacote de dados a um computador da rede e permite avaliar o tempo de resposta. O comando ping est explicado detalhadamente no endereo seguinte :

Instrumentos rede - Comando ping

Para testar a rede em profundidade, tem de abrir uma janela de linha de comandos e seguidamente efectuar sucessivamente as etapas seguintes:

ping sobre o endereo (127.0.0.1), representando o seu computador :


ping -t 127.0.0.1

ping sobre os endereos IP dos computadores da rede, por exemplo :


ping -t 192.168.0.3

ping sobre os nomes de computador, por exemplo:


ping -t Mickey

ping sobre o computador que serve de passarela na rede local, quer dizer o computador que partilha a sua conexo Internet. Por conveno, possui geralmente o endereo 192.168.0.1:
ping -t 192.168.0.1

ping sobre a passarela do fornecedor de acesso. O endereo da passarela do fornecedor de acesso pode ser recuperado graas ao comando ipconfig no computador que serve de passarela na rede local; ping sobre os servidores de nomes do fornecedor de acesso (ver alista dos servidores de nomes dos principais fornecedores de acesso). O endereo dos servidores DNS do fornecedor de acesso pode ser recuperado graas ao comando ipconfig no computador que serve de passarela na rede local; ping sobre uma mquina da rede Internet, por exemplo:
ping -t 193.19.219.210

ping sobre um nome de domnio, por exemplo:


ping -t pt.kioskea.net

Se tudo isto funcionar, a sua rede est apta a ser utilizada!

Вам также может понравиться