Вы находитесь на странице: 1из 6

SISTEMA DE CONTROLE DE FREQUNCIA

DECLARAO DE ESCOPO SCOPE STATEMENT Preparado por Aprovado por CARLA ANDRA VIGNATTI WALTER ROBERTO UVO Verso 1.0 15/09/2011

Time do Projeto
Alexandre Aparecido Gomes Gerente de Qualidade Daniel Felipe Alves Gerente de Custos Alzenira Cunha Gerente de Tempo Jonathas Felipe Gerente de Comunicao Carla Andrea Vignatti Gerente de Projetos Ronaldo N. Oliveira Gerente de Risco

Descrio do Projeto
1. Produto do projeto O SCF, um sistema de controle de frequncia, flexvel, que permite configurao de carga horria e turnos de servio. O SCF prev o envio das informaes de registro de horrio de entrada e sada, por e-mail e tambm disponibilizao das informaes na intranet local, caso a empresa que contratar o sistema tenha uma. 2. Cronograma bsico do projeto A execuo dos trabalhos ter inicio em 01/09/2011 e ter durao aproximada de 2anos. 3. Estimativas iniciais de custo O Projeto para desenvolvimento do Sistema SCF, ter um custo inicial de R$ 5.000,00, que ser distribudo entre os participantes do projeto, de acordo com as necessidades de encontros e aquisio de materiais.

Objetivo do projeto
Entregar um sistema de controle de frequncia, que seja econmico eliminando o tempo gasto com correo dos erros manuais atravs da automao dos procedimentos, controlando de forma eficaz e segura as informaes imputadas pelos funcionrios, armazenando logs de todas as manutenes, e no permitindo a manipulao de registro de horrio. O SCF permitir a gesto dos aspectos legais trabalhistas, dimensionando a fora de trabalho e controlando a frequncia dos funcionrios.

Justificativa do projeto
Com o desenvolvimento do Sistema SCF, pretendemos atender uma demanda identificada no mercado tecnolgico. Desenvolvendo um produto que atenda a Portaria 1510 do Ministrio do Trabalho, inicialmente integrado com um aparelho de leitura de cartes magnticos, e realizando o envio das informaes para o e-mail do funcionrio cadastrado no Bando de Dados, no futuro podemos realizar a leitura biomtrica e impresso de ticket se estas forem premissas para o cliente.

Produto do projeto
Mdulo de Funcionrios Neste mdulo ser possvel cadastrar todos os dados dos funcionrios da empresa, bem como coletar informaes como incio e trmino de turnos. Sendo esta uma maneira fcil, simples e prtica para que seja consolidada toda a base de funcionrios em um nico ambiente. Mdulo de Atividades O mdulo de atividades permite cadastrar funes e relacion-las, como cargas horrias dos funcionrios, podendo chegar ao nvel de turnos de trabalho por tipo de atividades ou funo. Recursos Humanos Neste mdulo ser possvel consultar qualquer informao relacionada a freqncia do funcionrio, e realizar a administrao das informaes coletadas. Modulo de Relatrios Neste mdulo ser possvel consultar e exportar dados de relatrios dos grficos de freqncia dos funcionrios da empresa, de forma diria, semanal e mensal. Banco de Dados Este mdulo visa construir um modelo de dados com foco no funcionrio, onde se pode obter uma viso dos dados cadastrais e de frequncia.

Expectativa do cliente
A ideia do desenvolvimento de um projeto de implantao impactar em mudanas na empresa de forma a eliminar atividades geradoras de esforo transformando-as em atividades geradoras de valor.

Fatores de sucesso do projeto


Ter um oramento estimado que seja suficiente para concluso do projeto. Realizar as entregas de acordo com o prazo estipulado. Atender os requisitos de leitura de carto magntico e envio de relatrio por e-mail. Motivao e capacitao dos Recursos Humanos.

Restries
A disponibilidade de verba para o desenvolvimento restrita e pode no ser suficiente para a concluso do projeto. H tambm a restrio de acesso devido aos integrantes localizarem-se em lugares distantes para realizao do projeto. O conhecimento tcnico dos integrantes do projeto necessrio para o desenvolvimento do projeto, elaborao da documentao e implantao do sistema no suficiente. Todos os integrantes do projeto so universitrios e trabalham para outras empresas tornando o tempo de desenvolvimento curto. Treinamento limitado.

Falhas de comunicao e divulgao. Aceitao do sistema por parte dos usurios.

Premissas
O treinamento ser aplicado para 1 ou 2 dos responsveis pela rea de Recursos Humanos, para que repassem as instrues ao demais funcionrios. O Sistema Operacional homologado para acesso aos relatrios do sistema o Windows 7. Sistema Web Based: Sistemas web-based so aqueles executados atravs de navegadores de pginas web, tais como Internet Explorer, Firefox e Safari. Sempre que houver alguma atualizao ou correo do aplicativo este j estar com as modificaes prontas para uso em qualquer estao sem a necessidade de reinstalar o aplicativo nas estaes; O contato com o usurio final dever ser feito atravs de telefone e/ou email; No exigida muita memria e nem um processador de alta performance para a execuo do aplicativo nas estaes, pois est sendo executado no servidor. Front-end mais amigvel para o usurio, opondo-se ao software coloquialmente chamado de "cara de escritrio", diminuindo inclusive a fadiga visual do usurio do sistema. O suporte ao cliente se dar aps o aceite formal da soluo, atravs do e-mail e telefone que sero informados na ocasio deste.

Excluses especficas
No esto relacionados ao escopo do projeto os seguintes itens: Leitura Biomtrica; Impresso de Ticket de Horrio.

Principais atividades e estratgias do projeto


Gerenciamento de Projeto
Desenvolver o termo de abertura do projeto: Documento que formalmente autoriza o projeto. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: O processo de desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza o inicio do projeto. Orientar e gerenciar a execuo do projeto: Acompanhar a realizao do trabalho do projeto de acordo com o plano de gerenciamento do projeto. Monitorar e controlar o trabalho do projeto: Acompanhar, revisar e regulamentar o progresso do projeto para que seus objetivos sejam atingidos. Realizar o controle integrado de mudanas: Reviso das solicitaes de mudanas, bem como suas aprovaes e seus gerenciamento. Entregas, ativos do processo, documentos do projeto. Encerrar o projeto ou fase: o processo de finalizao de todas as atividades de todos os grupos de processo de gerenciamento do projeto.

Gerenciamento de qualidade
Planejar a qualidade: fornecendo uma viso dos processos de gerenciamento da qualidade do projeto.

Realizar a garantia da qualidade: Auditar os requisitos de qualidade e dos resultados das medies do projeto, garantindo o uso de padres de qualidade. Realizar o controle da qualidade: monitorar e registro dos resultados e avaliar o desempenho recomendando caso necessrio mudanas.

Gerenciamento de Riscos
Planejar o gerenciamento dos riscos: Definir como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos. Identificar os riscos: determinar os riscos que podem afetar o projeto. Realizar a analise qualitativa dos riscos: Priorizar riscos para analise de impacto. Realizar a analise quantitativa dos riscos: Analisar numericamente o efeito dos riscos identificados. Monitorar e controlar os riscos: Implementar planos de respostas aos riscos e acompanhamento de riscos residuais, prevenir de novos riscos.

Gerenciamento do tempo
Desenvolver o cronograma: Analisar a sequencias das atividades, suas duraes, recursos necessrios e restries do cronograma. Controlar o cronograma: Monitorar o andamento do projeto para atualizao do seu processo, gerenciando mudanas na linha de base do cronograma.

Gerenciamento de custo
Estimar os custos: Desenvolver a estimativa de custo dos recursos utilizar para o desenvolvimento do projeto. Determinar o oramento: Agregar custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho. Controlar os custos: Monitorar o andamento do projeto para atualizar o oramento.

Gerenciamento de comunicao
Identificar as partes interessadas: Identificar e notificar as pessoas, podem ser afetadas pelo projetos, documentao de informaes relevantes aos seus interesses, envolvimento e impactos no sucesso do projeto. Planejar a comunicao: Determinar necessidades de informao das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicao. Distribuir informaes: Colocar as informaes necessrias disposio das partes interessadas no projeto. Gerencias as expectativas das partes interessadas: Comunicar e interao com as partes interessadas.

Entregas do projeto
Os mdulos entregues e quando sero entregues. Fase 1: Entregvel: Plano de trabalho, cronograma detalhado do projeto e agenda de reunies de levantamento. Fase 2: Entregvel: Documentos com informaes de fluxos contendo especificaes funcionais e tcnicas da soluo a ser implementada. Fase 3: Entregvel: Aplicativo parametrizado / configurado e testado unitariamente.

Fase 4: Entregvel: Aplicativo testado e aprovado pelos usurios. Fase 5: Entregavel: Usurios capacitados. Fase 6: Entregvel: Implementao e piloto em ambiente de produo.

Oramento do projeto
Custo estimado em reais R$:
Oramento Descrio Custo Transporte dos Recursos Humanos 700,00 Hora / Recursos Humanos 3.000,00 Aquisio de Livros / Apostilas 400,00 Impresso de documentos 300,00 Materiais de escritorio (Caneta/Cadernos) 100,00 Eventuais adaptaes na rea de TI 500,00 TOTAL 5.000,00

Plano de entregas e marcos do projeto


ENTREGA
Definio do Plano

As seguintes etapas esto previstas ao longo do projeto de implementao:

DESCRIO
Nesta etapa a equipe do projeto dever montar um cronograma detalhado do projeto e tambm ser responsvel por assimilar toda a documentao gerada sobre o projeto at o momento. O alinhamento da metodologia de projeto tambm ocorre nesta fase. Nesta etapa sero realizadas as entrevistas de levantamento com os usurios-chave, desenho tcnico da soluo e o setup inicial, pr-requisito para a etapa de construo. Parametrizao e configurao do aplicativo de acordo com a documentao gerada na fase anterior. Na ltima semana desta etapa ser realizado o teste unitrio da aplicao. Alm disso, devero ser elaborados os scripts de testes para a etapa de Testes/Validao. Testes realizados pelos usurios-chave de acordo as necessidades de negcio definidas e detalhadas na documentao de scripts de testes entregues na fase anterior do projeto. Esta etapa acontecer em paralelo com a fase de testes e piloto, pois permite que se capacite os usurios medida que os mesmo testam e usam a aplicao. Acompanhar e suportar o rollout da implementao em conjunto com 2 usurios, para garantir que o projeto foi entregue conforme o planejado.

TERMINO
30/09/2011

Levantamento e Desenho

15/10/2011

31/10/2011

Desenvolvimento

15/11/2011

Validao do usurio

20/11/2011

Treinamento

30/11/2011

Implementao

Suporte Ps Go Live

O Suporte Ps Go-live corresponde a um perodo de 1 semana de suporte assistido, posterior a entrada da soluo em piloto / produo. Neste perodo, manteremos parte da equipe que participou do projeto de implementao trabalhando em conjunto com a equipe do cliente, visando suportar as primeiras semanas de utilizao da soluo e garantindo uma perfeita transferncia de conhecimento para os funcionrios.

10/12/2011

REGISTRO DE ALTERAES
DATA
[Data] [Data]

MUDADO POR
[Responsvel] [Responsvel]

DESCRIO DA MUDAMA
[Descrio da Mudana] [Descrio da Mudana]

APROVAES
Alexandre Aparecido Gomes Alzenira Cunha Daniel Felipe Alves Jonathas Felipe Ronaldo N. Oliveira

15/09/2011 15/09/2011 15/09/2011 15/09/2011 15/09/2011

Вам также может понравиться