Вы находитесь на странице: 1из 2

Raciocnio lgico influencia no desempenho profissional; veja como melhorar o seu

Pgina 1 de 2

27 de outubro de 2011, s 17h41min

Raciocnio lgico influencia no desempenho profissional; veja como melhorar o seu


Habilidade interfere diretamente no desempenho das atividades profissionais, atuando no poder de argumentao e persuaso
Infomoney

O raciocnio lgico uma habilidade que interfere diretamente no desempenho das atividades profissionais. Independentemente da profisso e da rea em que o indivduo atua, pensar e raciocinar de maneira crtica so competncias de grande diferenciao. De acordo com o professor da rea de Lgica do Departamento de Filosofia da Unicamp (Universidade de Campinas), Marcelo Coniglio, para as pessoas em geral, o raciocnio lgico vai ser importante para identificar as propagandas enganosas, o jornalismo tendencioso e os discursos mal intencionados de polticos. J no exerccio da profisso, seja ela qual for, ser importante para identificar os truques de mercado, elaborar estratgias de captao de clientes e melhorar seu poder de argumentao e persuaso. A capacidade de raciocinar logicamente a habilidade que vai permitir que os indivduos consigam elaborar argumentos vlidos e convincentes, importantes para convencer seus clientes, sua equipe, seu chefe e assim por diante, explica o professor. Nesse contexto, determinadas atividades, que podem ser realizadas como lazer, podero ser teis para estimular e aprimorar o raciocnio lgico. Segundo o diretor do CLE (Centro de Lgica, Epistemologia e Histria da Cincia) da Unicamp e autor do livro "Pensamento Crtico - O poder da lgica e da argumentao" (Walter Carnielli e Richard Epstein, Editora Rideel, 2011), Walter Carnielli, h atividades que aumentam a capacidade de ateno dos indivduos e estimulam o raciocnio abdutivo, ou seja, aquele que permite prever e explicar situaes. Elas tambm podem melhorar o raciocnio inferencial capacidade de tirar concluses com base em situaes presentes -, alm de estimular a busca por hipteses e a memria. Listamos, portanto, sete sugestes desses tipos de atividades: 1. Jogos de tabuleiro - ambos os professores concordam que os jogos de tabuleiro mais estimulantes, quando o assunto lgica e estratgia, so o xadrez e o Go. So jogos que estimulam o pensamento estratgico e a capacidade de prever o que o oponente pode fazer, dizem, lembrando que h bastante contedo matemtico nas duas opes. 2. Filmes - os filmes tambm podem ser timos estimulantes, mas com uma ressalva de Coniglio: preciso fugir das coisas fceis e mastigadas e procurar os filmes que nos fazem pensar. Segundo o professor, isso se traduz no tipo de arte conhecida como cinema inteligente, no qual os espectadores entram em contato com enredos densos e que estimulam o pensamento. Na prtica, so filmes sem histrias bvias e que, ao final, provocam dvidas, questionamentos e estimulam a discusso.

http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/raciocinio-logico-influencia-... 28/10/2011

Raciocnio lgico influencia no desempenho profissional; veja como melhorar o seu

Pgina 2 de 2

3. Livros - os benefcios da leitura so inmeros, atuando em pontos como concentrao, ateno e memria. Carnielli explica que a literatura auxilia na construo de um raciocnio dedutivo, pois estimula o leitor a tirar concluses, alm de incentivar a busca por hipteses. Para aqueles interessados em uma leitura mais focada no assunto, h livros de enigmas, acessveis a qualquer um, j que no so de extrema complexidade, conforme recomenda Carnielli, que contm problemas que foram o raciocnio lgico daqueles que tentam resolv-los, "como os livros do lgico Raymond Smullyan, disponveis em portugus", sugere o professor. 4. Lutas - no mundo dos esportes, certas lutas so timos estimulantes. O Jiu Jitsu, por exemplo, uma das mais famosas artes marciais de origem asitica, alm de ser interessante para a defesa pessoal, trabalha a concentrao e habilidade de prever os movimentos do oponente. Carat tambm uma boa opo. 5. Cartas - as recomendaes de jogos de cartas so o pquer e o bridge. Nesses tipos de passatempos, a estratgia um fator muito importante. O recurso do blefe, no caso do pquer, permite ao jogador confundir seu oponente e, assim, lidando com a estratgia e calculando probabilidades, acontece o estimulo do raciocnio lgico. 6. Sudoku e videogames - esses tipos de jogos estimulam a memria dos indivduos. Alm disso, exigem que se estabeleam conexes lgicas para concluir os enigmas. A resoluo deste tipo de jogos requer a aplicao de tcnicas de anlise de casos. Se bem que, num estgio bsico, o jogador est fazendo lgica e estimulando assim seu raciocnio. Com relao aos videogames, existem muitos deles que exigem resolver problemas tais como acomodao de cubos, por exemplo, o Sokoban, cuja resoluo requer e estimula o uso do raciocnio lgico, diz Coniglio. 7. Cubo Mgico por fim, recomenda-se tentar solucionar o cubo mgico, um quebra-cabea tridimensional que exige concentrao, memria e raciocnio matemtico puro, explica Carnielli.

http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/raciocinio-logico-influencia-nodesempenho-profissional-veja-como-melhorar-o-seu/49267/

http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/raciocinio-logico-influencia-... 28/10/2011

Вам также может понравиться