Вы находитесь на странице: 1из 4

Lei de Ohm

A diferena de potencial, U, dividido pela corrente elctrica, I , resistncia do resistor, R, que denominada de Lei de Ohm: V = IR A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferena de potencial (U) entre dois pontos de um condutor proporcional corrente eltrica (I). Quando essa lei verdadeira num determinado resistor, este denomina-se resistor hmico ou linear. A resistncia de um dispositivo condutor dada pela fmula:

onde: U a diferena de potencial eltrico (ou tenso, ou ddp) medida em Volts R a resistncia eltrica do circuito medida em Ohms I a intensidade da corrente eltrica medida em Ampres E no depende da natureza de tal: ela vlida para todos os resistores. Entretanto, quando um dispositivo condutor obedece Lei de Ohm, a diferena de potencial proporcional corrente eltrica aplicada, isto , a resistncia independente da diferena de potencial ou da corrente selecionada. Diz-se, em nvel atmico, que um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece Lei de Ohm quando sua resistividade independente do campo eltrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida. Um exemplo de componente eletrnico que no possui uma resistncia linear o diodo, que portanto no obedece Lei de Ohm.Conhecendo-se duas das grandezas envolvidas na Lei de Ohm, fcil calcular a terceira: A potncia P, em Watts, dissipada num resistor, na presuno de que os sentidos da corrente e da tenso so aqueles assinalados na figura, dada por:

Resistencia eltrica
Resistncia eltrica a capacidade de um corpo qualquer se opor passagem de corrente eltrica mesmo quando existe uma diferena de potencial aplicada. Seu clculo dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), medida em ohms. Quando uma corrente eltrica estabelecida em um condutor metlico, um nmero muito elevado de eltrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os eltrons colidem entre si e tambm contra os tomos que constituem o metal. Portanto, os eltrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto , existe uma resistncia passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistncia, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade eltrica. Fatores que influenciam na resistividade de um material:

A resistividade de um condutor tanto maior quanto maior for seu comprimento. A resistividade de um condutor tanto maior quanto menor for a rea de sua seo transversal, isto , quanto mais fino for o condutor. A resistividade de um condutor depende do material de que ele feito. A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.

Associao de resistores em srie


O resistor equivalente calculado pela frmula Rt= R1 + R2 + ... (est formula s valida para associao de resistncias em srie) trocando em midos o valor da resistncia equivalente a soma dos valores da resistncia. Num circuito onde tenhamos duas resistncias sendo R1 com valor de 100 Ohms e R2 com valor de 20 Ohms, portanto o valor da resistncia total de 120 Ohms, utilizando a formula teremos Rt= 100 + 20 Caso haja mais de dois resistores em srie basta acrescentar os demais na frmula e atravs de uma simples soma obtemos o valor da resistncia equivalente:

Req = R1 + R2 + ... + Rn
Vale a pena lembrar que a corrente eltrica (I) permanece a mesma em todo o circuito, no variando seu valor nas extremidades dos resistores, mas isso vlido apenas para o circuito em srie, no circuito em paralelo a corrente (I) diminui, porm a tenso ou ddp (V) permanece a mesma para todos os resisitores. ASSOCIAO EM SRIE
Um circuito eltrico com resistores, um seguido do outro, de modo a oferecer um nico caminho para a passagem da corrente. Rs o resistor equivalente da associao.

Caractersticas da associao em srie:

a) A intensidade da corrente i a mesma em todos os resistores, pois eles esto ligados um aps o outro. b) A tenso U na associao igual soma das tenses em cada resistor: U = U1 + U2 + U3 Aplicando-se a 1. lei de Ohm a cada um dos resistores, podemos calcular a resistncia do resistor equivalente da associao, da seguinte forma: U = U1 + U2 + U3 Rs . i = R1 . i + R2 . i + R3 . i Rs . i = i(R1 + R2 + R3)

Associao de resistores em paralelo


Os resistores podem ser combinados basicamente em trs tipos de associaes: em srie, em paralelo ou ainda em associao mista, que uma combinao das duas formas anteriores. Qualquer que seja o tipo da associao, esta sempre resultar numa nica resistncia total, normalmente designada como resistncia equivalente - e sua forma abreviada de escrita Req ou Rt. Caractersticas fundamentais de uma associao em paralelo de resistores:

H mais de um caminho para a corrente eltrica; A corrente eltrica se distribui entre os componentes do circuito; A corrente total que circula na associao o somatrio da corrente de cada resistor; O funcionamento de cada resistor independente dos demais; A diferena de potencial (tenso eltrica) a mesma em todos os resistores; O resistor de menor resistncia ser aquele que dissipa maior potncia.

A frmula para o calculo de qualquer circuito paralelo com qualquer quantia de resistores e qualquer valor a que se segue abaixo:

Caso os valores dos resistores sejam iguais, a resistncia equivalente igual ao valor de uma das resistncias dividido pelo nmero de resistores utilizados

R.eq. = R / N
onde N = Nmero de resistores, em outras palavras.

Resistor equivalente o resistor que produz o mesmo efeito que a associao, ou seja, submetido mesma ddp da associao, deixa passar corrente de mesma intensidade. R = R1 + R2 + R3 O resistor equivalente tem uma resistncia eltrica igual soma das resistncias eltricas de todos os resistores da associao. Para iluminar uma rvore de natal, por exemplo, usam-se lmpadas de baixa tenso associadas em srie

FORCA ELETROMOTRIZ- e a forca que movimenta os eletrons provocada pro um desequilibrio eletrico entre os polos da fonte geradores. DDP- diferenca de potencia INTENCIDADE DA CORRENTE ELETRICA- e a quantidade de carga que atraversa a sequicao de um condutor por uma unidade de tempo. CORRENTE CONTINHUA- e a que mantem o seu valor constante e quanto tempo decorre, sempre saido do mesmo terminal da fonte em um mesmo sentido. Corrente alternada- seu valor varia de acordo com o tempo. Ou seja seu valor de sentido variam dperiodicamente no dercorre do tempo Sentido da corrente eletica
sentido convencional da corrente.- Em qualquer tipo de condutor, este o sentido contrrio ao fluxo lquido das cargas negativas ou o sentido do campo eltrico estabelecido no condutor. O sentido real -da corrente eltrica depende da natureza do condutor. Nos slidos as cargas cujo fluxo constituem a corrente real so os eltrons livres, nos lquidos os portadores de corrente so ons positivos e ons negativos, enquanto que nos gases so ons positivos, ons negativos e eltrons livres. O sentido real o sentido do movimento de deriva das cargas eltricas livres (portadores). Esse movimento se d no sentido contrrio ao campo eltrico se os portadores forem negativos, caso dos condutores metlicos e no mesmo sentido do campo se os portadores forem positivos.

ONDE PARA CALCULAR A CARGA A SEGUINTE FORLULAR:

I=Q/T
Onde: I= intencidade da corrente em coulomb por segundo dado em amperre A Q= carga eletrica que dada em coulomb representado pela letra C T= o tempo que dado em segundo S

Вам также может понравиться