Вы находитесь на странице: 1из 47

Tcnicas de Modulao AM-DSB Amplitude Modulation Double Side Band

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE GOIS Alana da Silva Magalhes


1

Anlise do Sistema
Portadora: eo(t) = Eo cos wot Modulante: em(t) = Em cos wmt Sinal Modulado: e(t) = [Eo + em(t)] . cos wot e(t) = Eo[1 + Em/Eo cos wmt)]cos wot ndice de Modulao m= Em/Eo
2

Anlise do Sistema
Sinal Modulado: e(t) =Eo cos wot + mEo/2 cos (wo+wm)t + mEo/2 cos (wo-wm)t

Anlise Forma de Onda


Modulante

Portadora
fo>>fm

Modulado

Anlise dos Espectros

wo-wm

wo

wo+wm

Medida Prtica do ndice de Modulao

M=B-A /B+A

Influncia do ndice de Modulao no Sinal Modulado


Caso 1 m = 1 Existe o tangenciamento da envoltria no eixo dos tempos: Em = Eo

Influncia do ndice de Modulao no Sinal Modulado


Caso 2 m > 1 Ocorre a passagem da envoltria atravs do eixo dos tempos: Em > Eo

Influncia do ndice de Modulao no Sinal Modulado


Caso 3 0 < m < 1 Esse o caso mais comum na transmisso AM-DSB: Em < Eo

Potncia no Sinal AM-DSB


Potncia da Portadora: Po = Eo2 /2 Potncia da banda lateral inferior: PBLI = m2Eo2/8 Potncia da banda lateral superior: PBLS = m2Eo2/8 Potncia Mdia: Pm = Eo2 /2 + m2Eo2/4

wo-wm

wo

wo+wm
10

Potncia na Transmisso
Dado: Pm = Eo2 /2 + m2Eo2/4 Considere m=1, mximo possvel sem distoro.
Pm = Eo2 /2 + Eo2/4 = 3Eo2 /4

Potncia na Portadora: Po =Eo2 /2 = Po/Pm *100% = Eo2 /2 * 3Eo2 /4 * 100% = 66,7%

Anlise Fasorial
11

Representao de um sinal modulante contnuo

12

Circuitos Moduladores AM-DSB


Modulador Quadrtico a Transistor

13

Circuitos Moduladores AM-DSB


Modulador Quadrtico a Transistor

Espectro at c, olhar d 14 em Formulao

Circuitos Moduladores AM-DSB


Modulador Sncrono a Diodo

15

Circuitos Moduladores AM-DSB


Modulador Sncrono a Diodo

Formulao
16

Circuitos Moduladores AM-DSB


Modulador Sncrono a Transistor

Formulao
17

Circuitos Moduladores AM-DSB


Modulador Sncrono a Transistor

18

Circuitos Moduladores AM-DSB


Modulador Sncrono a Transistor

19

Transmissor AM-DSB
Antena Oscilador de RF Amplifica dor de RF Modulador AM-DSB Amplificador de POT.de RF

Microfone

Pr amplificador de udio

Amp. de Pot. de udio

Anlise pag 41
20

Circuitos Demoduladores AM-DSB


Demodulao Quadrtica
E(t) AM-DSB Elemento no Linear eREC(t)

eREC(t)=a+CEo2/2+Cm2Eo2/4+cmEo2 cos wmt Nvel DC Sinal Modulante

Anlise pag 42
21

Circuitos Demoduladores AM-DSB


Demodulao Sncrona
E(t) AM-DSB Chave Sncrona eREC(t)

eREC(t)=c1Eo/2 + Nvel DC

mc1Eo/2 cos wmt Sinal Modulante

Anlise pag 42
22

Detetor de Envoltria

RC=1/ 2*pi*fmMAX

23

Receptor AM-DSB
natural imaginar que apenas o demodulador ou o detetor de envoltria seria suficiente para recuperar sinal informao modulado em amplitude; Seria possvel se transmitssemos somente uma estao, caso vrias estaes enviarem sinais AM-DSB o sinal recuperado seria ininteligvel;

24

Etapas do Receptor AM-DSB


Etapa 1- Seletora: Capaz de escolher uma entre vrias estaes; Etapa 2 Detetora: Capaz de recuperar o sinal de informao a partir do sinal modulado; Etapa 3 Amplificadora: para tornar o sinal recupervel audvel para a pessoa que recebe a informao.
25

Receptor de Rdio-Frequncia Sintonizada ou Regenerativo

Antena

26

Receptor de Rdio-Frequncia Sintonizada ou Regenerativo


Os dois estgios de amplificao de rdio frequencia so sintonizados na estao a receber -> Filtro passa Faixas -> Circuito LC; Q=XL / RS (fator de qualidade filtro LC) Em um filtro RF Q constante em toda faixa de recepo. f ->XL -> R constante -> Q (ERRADO) Devido ao efeito peculiar R

27

Problemas no Receptor de RdioFrequncia Sintonizada


P1 -Problema da Seletividade (fundamental problema) P2 - Ganho dos Amplificadores P3 -Dois estgios sincronizados de RF A gama de frequncias para rdiodifuso AM-DSB de 535 kHz a 1650 kHz.
28

P1 do Receptor de Rdio-Frequncia Sintonizada ou Regenerativo


Dado a faixa reservada para estao de 10kHz; Dado que 1650/535 = 3.1 vezes Dado B=f0/Q, se multiplicarmos f0 por 3,1, chegaremos a frequncia superior, com uma banda passante de 31kHz, o que possibilitaria a passagem de trs estaes.
29

P2 do Receptor de Rdio-Frequncia Sintonizada ou Regenerativo


Ganho dos amplificadores aumenta com a frequncia, pois R (resitncia na ressonncia) aumenta com o aumento da freqncia no filtro LC (efeito peculiar). Este alto ganho gera oscilaes indesejveis em alta frequncia.

30

P3 do Receptor de Rdio-Frequncia Sintonizada ou Regenerativo


Dois estgios sincronizados de RF, pois o ganho de um no suficiente. Dificuldade: fazer com que os filtros operem na mesma frequncia ao longo de toda faixa de recepo (para uma viabilidade prtica e econmica do mesmo).

31

Receptor Super-Heterodino

32

Receptor Super - Heterodino


Os circuitos sintonizados do receptor funcionam em uma frequncia fixa e pr-determinada, chamada de F.I (frequncia intermediria) para evitar a alterao da banda passante com a variao de frequncia. Isso possvel pois h uma etapa de R.F. (Rdio Frequncia), um filtro que seleciona a frequncia desejada e variada junto a outra frequncia originria do oscilador local (um gerador de rdio frequncia localizado no interior do receptor), possvel modificar as duas frequncias simultaneamente atravs de um capacitor varivel de dupla seo. O misturador efetua o produto das duas tenses recebidas, entre o sinal da emissora e o do oscilador local, tem-se: fol = frf + F.I
33

Receptor Super Heterodino

34

Receptor Super-Heterodino
fol f0 tem de ser um valor constante para qualquer que seja a frequncia do sinal obtido em R.F. e quem faz essa funo o oscilador local, onde o valor da frequncia padronizada para AM-DSB de 455 KHz. Os amplificadores de F.I. desprezam fol + f0 mas amplificam o sinal fol - f0 para tornar o seu nvel adequado para o detetor. O prximo passo a passagem por um amplificador de udio qualquer chegando assim ao seu destino, o alto-falante.
35

Etapa de R.F.
Composta por um circuito LC ajustada atravs do capacitor varivel e o indutor exerce a funo de acoplamento antena ou em muitos casos como a prpria antena. Somente recebe o sinal pela antena.

36

Misturador
Basicamente o sistema composto por um transistor que na base se conecta ao sinal R.F. escolhido e no emissor recebe o sinal do oscilador local. Gera ento no coletor a diferena dos sinais, pois trabalha com o coletor sintonizado na F.I. (455KHz). Na sada deste estgio teremos quatro sinais: a freqncia de FI (455Khz) freqncia do oscilador local (freqncia da estao sintonizada mais a FI) a freqncia da estao sintonizada a freqncia da estao desejada mais a freqncia do oscilador local Estes sinais sero filtrados no amplificador de FI
37

OSCILADOR LOCAL
Gera uma freqncia com um valor 455Khz maior que a freqncia (ou estao) que se deseja sintonizar, para que as duas entrem em batimento no misturador e seja possvel gerar a FI. Est mecanicamente ligado ao amplificador de RF atravs do eixo do condensador varivel
38

AMPLIFICADOR DE FI
Amplifica a FI (455Khz) e elimina as outras freqncias presentes na sada do misturador, de forma a termos uma qualidade de udio boa e de nvel semelhante para todas as estaes sintonizadas Constituda por 2 Amplificadores transistorizados, com os coletores sintonizados em 455 KHz por circuitos LC e uma banda passante de 10 KHz. Suas funes bsicas so de aumentar a seletividade do receptor, proporcionar um alto ganho no sinal de sada do misturador e a possibilidade de controle do ganho total dado pelo amplificador de F.I.

39

DETECTOR DE ENVOLVENTE
Detecta o sinal de udio (BF) separando-o da portadora de FI. Na sua sada s teremos o sinal de BF Um simples detetor de envoltria, normalmente um diodo de R.F. e um circuito RC filtrando a portadora e fornecendo a tenso de sada com polaridade compatvel para atenuao do C.A.G. Pode ser configurado com 2 clulas RC ou por uma nica clula, possibilitando uma filtragem passa-baixas do sinal retificado pelo diodo.

40

Controle automtico de ganho


Um simples filtro passa-baixas que tem por objetivo recuperar o valor mdio do sinal resultante da demodulao aplicando base do 1 transistor de F.I.. O objetivo do C.A.G. solucionar o problema do inconveniente causado pela no uniformidade das potncias colocadas no ar pelas emissoras e tambm pelo espao entre elas e o receptor.

41

AMPLIFICADOR DE BF
Amplifica o sinal de udio, de forma que este excite correctamente o alti-falante e reproduza o som. Composta por um circuito amplificador de udio qualquer. Apenas para melhor audio do som.

42

Objees do receptor AM-DSB


O Receptor AM-DSB tem comportamentos que fogem a sua regra e tm de ser analisados. So eles:
Frequncia Imagem Erro de Rastreio

43

Frequncia Imagem
O misturador filtra apenas a diferena entre os dois sinais obtidos que chegam at ele sendo que o resultado tem de ser 455 KHz. Nem sempre isso ocorre. Se o filtro de entrada no atenuar o suficiente as estaes prximas aquela sintonizada podem causar interferncia, provocando uma sintonia simultnea de duas emissoras.

44

Erro de Rastreio
H uma dificuldade de manter a relao: fol = fr + F.I. constante durante toda a faixa de recepo. Isto ocorre pois o filtro de RF e o osc. local obedecem a equao: 1/LC , assim isso pode no ocorrer pois temos o inverso de uma raiz tentando manter constante uma soma. O Erro de rastreio calculado com a seguinte frmula: = fr fol + F.I.
45

Concluso
As funes dos blocos so:
Etapa de R.F.: Seleciona a emissora. Oscilador local: Gera fol sendo igual f0 + 455 KHz. Misturador: Multiplicador gerando fol - f0 e fol + f0. Amplificador de F.I.: Efeito amplificador e F.P.F. (em fol f0). Controle automtico de ganho: Manter constante o sinal na entrada do amplificador de udio.

Se o filtro de R.F. for muito seletivo e conseguir rejeitar a frequncia imagem qualquer erro de rastreio provocara uma alta atenuao no sinal recebido e se o filtro for pouco seletivo evita-se o problema com o rastreio, mas havendo o risco do efeito frequncia imagem.
46

Bibliografia
http://lab.etfto.gov.br/~maxwell/Pri nc%EDpios%20de%20Telecomunica %E7%F5es/Moduladores%20em%2 0Amplitude%202.doc http://dicionario.sensagent.com/sup er-heterodino/pt-pt/

47

Вам также может понравиться