Вы находитесь на странице: 1из 45

Primeiros Socorros e gua

Participantes:
1. Adriana Justino 2. Cassia Silva 3. Cleuza Gomes 4. Dalvaci Fontebasso 5. Eliane Andrade 6. Edilene Monteiro 7. Luciana Elisia 8. M das Graas Bernardo 9. M Ldia Silva 10.Luzia Silvestre 11.Silvana Pelosi 12.Wilna Silvestre

A gua fundamental para a sobrevivncia dos seres humanos. 70% do peso de uma pessoa composto por gua.

Um dos itens fundamentais do armazenamento domstico a gua.

Um adulto precisa beber pelo menos dois litros de gua por dia, alm de toda a gua que utilizamos para a preparao dos alimentos e higiene.

Precisamos armazenar gua potvel, devidamente tratada. guas de poos sem tratamento no devem ser armazenadas pois correm risco de conter bactrias ou organismos nocivos.

Os recipientes de gua devem ser cuidadosamente limpos e no podem ser corrosivos. Os recipientes plsticos so indicados.

Precisam ser guardados em local fresco e escuro.

preciso manter afastado de gasolina, querosene, pesticidas ou substncias similares.

Se formos armazenar gua da torneira, precisamos tomar alguns cuidados especiais.

1) O recipiente deve ser limpo e devidamente esterilizado. Pode ser atravs do calor, ou de aplicao de substncias qumicas apropriadas para lavagem, como por exemplo o hipoclorito de sdio utilizado na ltima lavagem do recipiente.

Os recipientes de plstico, como garrafas de refrigerante ou suco podem ser utilizados, e devem ser lavados com uma soluo de uma colher se sopa de gua sanitria por litro de gua, e devem permanecer por dois minutos em contato com o plstico.

2) Depois de seco o recipiente deve receber a gua diretamente da torneira, sem passar por nenhum outro recipiente.

3) Depois de cheio o recipiente deve receber 7 gotas de gua sanitria por litro de gua. Este processo protege contra algum organismo que tenha sobrevivido ao processo de limpeza e esterilizao do recipiente.

4) Depois deve ser tampado imediatamente, lembrando que as tampas devem tambm passar pelo mesmo processo de limpeza.

5) Depois de armazenada, a gua da torneira deve ser girada a cada 6 meses para ativar a substncia utilizada para evitar a contaminao.

6) A gua deve ser armazenada em recipientes de plstico e vidros, pois os de metais so sensveis ao cloro utilizado para evitar contaminao de bactrias e organismos causadores de doenas.

Os tambores so difceis para o transporte, porm em caso de emergncia so de imenso valor. Os cuidados com os tambores so os mesmos.

Se armazenada adequadamente a gua pode durar indefinidamente, contudo aconselha-se a utilizao a cada 12 meses

Uma boa dica armazenar uma boa quantidade de gua no freezer, pois na ausncia de eletricidade ela manter os alimentos congelados por mais tempo.

Criar um mecanismo para armazenar gua da chuva pode ser interessante para cuidar da limpeza das roupas e da casa, contudo no deve ser consumida ou usada preparar alimentos sem antes passar pelo processo de descontaminao, pois a gua da chuva pode conter muitas substancias qumicas difceis de serem purificadas.

Primeiros Socorros

preciso manter um estojo de primeiros socorros para eventuais emergncias.

O que deve conter neste estojo:


Termmetro Ataduras Gaze Algodo Soro fisiolgico Esparadrapo Curativos tipo Bandaid Antisepticos (lcool 70%) Pequenas talas para imobilizao Tesoura Pina Linha de nylon Absorventes

E os remdios?

No devemos armazenar remdios.

Eles devem ser receitados pelos mdicos, e nem sempre um remdio que resolveu um problema uma vez indicado posteriormente, pois nosso organismo muda constantemente, e pode desenvolver reao aos remdios de todos os tipos.

A auto medicao no recomendada

Podemos alternativamente manter em casa ervas medicinais que podem ajudar numa emergncia.

A natureza proporciona uma infinidade de plantas com valores medicinais que podem ajudar muito numa hora de emergncia, muito embora as doenas graves devam ser acompanhadas pelos mdicos.

Vamos tomar por exemplo os diversos chs que conhecemos. Existem duas formas de preparar os chs.

Infuso: Consiste em se despejar gua fervente sobre a planta e depois abafar por uns 15 minutos. Este processo utilizado para flores, folhas e tambm para ervas aromticas, pois se as fervermos as essncias podero volatilizar (perder-se pela ao do calor), causando a perda de sabor e poder medicinal do ch.

Coco: Consiste em se cozinhar a planta. Este processo deve ser restrito a razes, cascas e sementes e a fervura pode variar de 3 a 15 minutos. Dosagem: A quantidade normalmente indicada de uma colher de ch por xcara, mas esta dosagem pode variar dependendo da planta.

Prazo de validade: Nunca devemos usar um ch mais de 24 horas depois de preparado, pois ele entra em processo de fermentao (mesmo mantido em geladeira). Prepare a quantidade suficiente para um dia apenas.

Os chs, alm de tomados, podem ser usados na forma de compressas, banhos, gargarejos, inalaes e lavagens.

No precisamos de muito espao para cultivar as ervas. Elas podem ser cultivadas em pequenos vasos dispostos pela casa, onde tenha luz direta.

Alm das ervas frescas, podemos tambm utilizar as ervas secas, que mantm as propriedades da mesma forma.

Vamos dar alguns exemplos de chs e suas propriedades curativas.

Para dores de cabea: Losna, Confrei, Camomila, Alfazema.

Digesto difcil: Alecrim, ALfazema, Boldo.

Gripe: Camomila, Cebolinha, Erva Cidreira, Slvia, Manjerona, Poejo, Sabugueiro.

Tosse: Alfazema, Erva Cidreira, Hortel, Manjerico, Malva, Poejo, Slvia.

Urina: ALfazema, Cavalinha,Confrei, Manjericao, Salsa, Bardana, Funcho.

Clica Menstrual: Artemsia, Losna, Camomila, Erva Cidreira, Cavalinha, Hortel.

Existem muitas outras aplicaes que estaro disponveis na apostila junto presidncia da Sociedade de Socorro.

Вам также может понравиться