Вы находитесь на странице: 1из 2

LEI N 7.613, DE 30 DE JUNHO DE 2004 Disciplina a instalao e a manuteno de cercas eltricas no Estado da Paraba e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARABA: Fao saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Todas as cercas destinadas proteo de permetros e que sejam dotadas de corrente eltrica recebem a denominao de energizadas, ficando includas, na mesma legislao, as cercas que utilizem outras denominaes, tais como eltricas, eletrificadas, eletrnicas ou outras similares. Art. 2 Fica o proprietrio ou o morador de edificao ou propriedade, localizada no Estado da Paraba, que possua cerca eltrica ou venha a instal-la, obrigado a adequ-la aos termos desta Lei. Art. 3 A empresa ou o profissional responsvel pelo projeto, instalao e manuteno de cerca eltrica deve ser legalmente habilitado nos termos da Lei Federal n 5.194/66, ficando obrigado a cumprir as seguintes exigncias: I ser engenheiro eletricista ou eletrotcnico, devidamente registrado e habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraba, CREA-PB, como responsvel tcnico; II Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) do(s) responsvel(eis) pelo projeto e instalao do dispositivo; III laudo tcnico de conformidade das instalaes; IV croquis de localizao da rea a ser cercada, indicando o afastamento das edificaes e outras interferncias; V corte(s) esquemtico(s), indicando a altura da cerca em relao aos muros da divisa e ao nvel do terreno e do passeio; VI declarao do(s) responsvel(eis) tcnico(s) de atendimento das exigncias das normas tcnicas. Art. 4 As empresas responsveis pela instalao e manuteno de cercas eltricas devero adapt-la a uma altura mnima de 2,10m e amperagem adequada, devendo o local possuir placas indicativas, contendo informaes que alertem sobre o perigo em caso de contato humano. Pargrafo nico Considera-se amperagem adequada de que trata o caput deste artigo aquela que no seja letal de corrente no-contnua que ter voltagem estabelecida pelo Decreto Regulamentador, de acordo com a Norma NBR 6533 (estabelecimento de segurana aos efeitos da corrente eltrica percorrendo o corpo humano) da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Art. 5 As placas de advertncia, mencionadas no caput do artigo anterior, devem ser instaladas a cada 4 (quatro) metros de distncia, do lado de via pblica, e a cada 10 (dez) metros, nos demais lados da rea cercada.

1 As placas de advertncia que trata o caput deste artigo devero, obrigatoriamente, possuir dimenses mnimas de 10 cm (dez centmetros) x 20 cm (vinte centmetros) e devero ter seu texto e smbolos voltados para ambos os lados da cerca energizada. 2 A cor do fundo das placas de advertncia dever ser, obrigatoriamente, amarela, e o texto mnimo das placas de advertncias dever ser: CERCA ELTRICA. 3 As letras mencionadas no pargrafo anterior devero ser, obrigatoriamente, de cor preta e ter as dimenses mnimas de: I altura de 2 cm (dois centmetros) II espessura de 0,5 cm (meio centmetro) 4 Fica obrigatria a insero, na mesma placa de advertncia, de smbolos que possibilitem, sem margem de dvidas, a interpretao de um sistema dotado de energia e que pode provocar choque. 5 Os smbolos mencionados no pargrafo anterior devero ser, obrigatoriamente, de cor preta. Art. 6 A manuteno do equipamento deve ser realizada anualmente, no superiores a 12 (doze) meses, a contar da data de sua instalao, devendo ser efetuada a Anotao de Responsabilidade Tcnica junto ao CREA-PB. Art. 7 Fica estabelecida a penalidade de multa, em valor e forma definidos pelo Poder Executivo, pelo descumprimento das normas disciplinadas por esta Lei, independente daquelas estabelecidas pelo CREAPB. Art. 8 O Executivo Estadual regulamentar o licenciamento e a fiscalizao das cercas energizadas instaladas no municpio, observando-se as normas dos pargrafos abaixo. 1 A empresa ou o instalador, sempre que solicitado pela fiscalizao, deve comprovar se as instalaes atendem s caractersticas tcnicas contidas no art. 4 desta Lei. 2 A fiscalizao pode exigir a comprovao mencionada no caput deste artigo, quando da concluso da instalao e uma vez a cada 12 (doze) meses, ou ainda, em caso de suspeitas, devidamente justificadas, de alteraes nas caractersticas eltricas da cerca energizada. Art. 9 Para se adaptar s exigncias desta Lei, o proprietrio ou morador do imvel ter um prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua regulamentao. Art. 10 O Poder Executivo regulamentar esta Lei no prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados da data de sua publicao, inclusive definindo as especificaes tcnicas a serem observadas, quando da instalao das cercas, bem como o rgo responsvel pela fiscalizao e aplicao de multas. Art. 11 Esta Lei entrar vigor no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data de sua publicao. Art. 12 Revogam-se as disposies em contrrio. PALCIO DO GOVERNO DO ESTADO, em Joo Pessoa, 30 de junho de 2004; 116 da Proclamao da Republica. CSSIO CUNHA LIMA Governador PUBLICADA NO D. O.E. de 30 JUN 2004.

Вам также может понравиться