Вы находитесь на странице: 1из 10

ARTIGO DE REVISO

Superviso de estudantes de Enfermagem em ensino clnico Reviso sistemtica da literatura


Supervision of nursing students during clinical education Systematic literature review Supervisin de estudiantes de enfermera en enseanza clnica Revisin sistemtica de la literatura
Rosa Silva* Regina Pires** Carlos Vilela***

Resumo
A preparao dos enfermeiros para o exerccio da superviso de estudantes de enfermagem, em ensino clnico, surge actualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prtica. Assumir que ser enfermeiro ter a funo de participar activamente nos processos de formao de estudantes, sem procurar conhecer as suas dificuldades enquanto supervisor clnico, contribuir para prticas pedaggicas desfasadas. Com os objectivos de, 1) conhecer as representaes dos enfermeiros sobre o exerccio da superviso, 2) identificar as dificuldades sentidas no exerccio da superviso e 3) identificar as necessidades dos enfermeiros no desempenho da superviso, realizou-se uma anlise melhor evidncia disponvel. Em bases de dados cientficas, recorrendo a artigos de investigao, foram encontrados 68 artigos e, destes, seleccionados oito. Para a anlise dos resultados adoptou-se o Modelo de Proctor. Os resultados apontam para um conjunto de necessidades dos supervisores que passam pela formao especfica na rea, treino de competncias e formalizao de directrizes sobre as funes dos vrios intervenientes enfermeiros, escolas e organizaes de sade. Com este estudo, conclui-se que a profisso e a prtica de enfermagem ganham com uma efectiva (re) estruturao dos processos de superviso, tendo em vista a qualidade da formao dos enfermeiros e do exerccio profissional.

Palavras-chave: educao em enfermagem; tutoria; mentores; competncia profissional.

Abstract
The preparation of nurses for supervising nursing students during clinical education is needed in training contexts and in clinical practice. To assume that being a nurse is to have responsibility to participate actively in students educative processes, without seeking as a clinical supervisor to know their difficulties, is to contribute to deficient pedagogical practices. With the objectives of 1) knowing the opinions of nurses on carrying out supervision, 2) identifying the difficulties in carrying out supervision and 3) identifying the needs of nurses in the performance of supervision, we conducted an analysis of the best evidence available. In the scientific databases, using research articles, 68 articles were found, and of these eight were selected. Proctors model was adopted to analyze the results. The results point to a range of supervisor needs including specific training in the clinical area concerned, skills training and formalization of guidelines on the roles of many of the stakeholders - nurses, schools and health organizations. Based on this study, we conclude that both the profession and nursing practice itself would gain by (re) structuring supervision processes in terms of the quality of nurses training and professional practice..

Resumen
La preparacin de los enfermeros para el ejercicio de la supervisin de estudiantes de enfermera, en enseanza clnica, surge actualmente como una necesidad de los contextos formativos y de la prctica. Asumir que ser enfermero es tener la funcin de participar activamente en los procesos de formacin de estudiantes, sin procurar conocer sus dificultades en cuanto supervisor clnico, es contribuir para prcticas pedaggicas desfasadas. Con los objetivos de 1) conocer las representaciones de los enfermeros sobre el ejercicio de la supervisin, 2) identificar las dificultades sentidas en el ejercicio de la supervisin e 3) identificar las necesidades de los enfermeros en el desempeo de la supervisin, se realiz un anlisis a la mejor evidencia disponible. En bases de datos cientficas, recurriendo a artculos de investigacin, fueron encontrados 68 artculos y, de estos, seleccionados ocho. Para el anlisis de los resultados se adopt el Modelo de Proctor. Los resultados apuntan hacia un conjunto de necesidades de los supervisores, que pasan por la formacin especfica en el rea, el entrenamiento de competencias y formalizacin de directrices sobre las funciones de los diversos intervinientes enfermeros, escuelas y organizaciones de salud. Con este estudio, se concluye que la profesin y la prctica de enfermera ganan con una efectiva (re)estructuracin de los procesos de supervisin, teniendo en consideracin la calidad de la formacin de los enfermeros y del ejercicio profesional.

Keywords: nursing education; preceptorship; mentors; professional competence.


** Doutoranda em Enfermagem, Mestre em Enfermagem, Ps-Graduada em Superviso Clnica em Enfermagem. Enfermeira do Instituto Portugus de Oncologia do Porto, EPE [rosa_silva33@hotmail.pt]. ** Doutoranda em Enfermagem, Mestre em Superviso, Especialista em Sade Mental e Psiquiatria. Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto [regina@esenf.pt]. *** Doutorando em Enfermagem, Mestre em Gesto Pblica, Ps-Graduado em Superviso Clnica em Enfermagem. Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem do Porto [carlosvilela@esenf.pt].

Palabras clave: educacin en enfermera; tutora; mentores; competencia profesional.

Recebido para publicao em: 09.11.10 Aceite para publicao em: 18.01.11

Revista de Enfermagem Referncia

III Srie - n. 3 - Mar. 2011

pp.113-122

Introduo
O processo educativo dos estudantes de enfermagem (EE) em Ensino Clnico (EC) visto como uma fase crucial da sua formao (Charleston e Happell, 2005). Assegurar a socializao dos futuros enfermeiros profisso , sem dvida, uma responsabilidade da escola. Este processo caracteriza-se por uma fuso do conhecimento terico e prtico (Hyrks e Shoemaker, 2007) e pela consciencializao do exerccio autnomo responsvel e assente no pensamento crtico, para a melhor tomada de deciso. Contudo, assegurar esta componente da formao, com a qualidade que se exige, s possvel com base em parcerias slidas entre as organizaes e enfermeiros que participam nos processos de superviso dos EE em EC. O desempenho do papel do supervisor assenta no desenvolvimento de actividades no domnio do supervisionar, ensinar, instruir, treinar, aconselhar e avaliar - passando pelo apoio e suporte ao estudante (Rogan, 2009). Cientes destas responsabilidades, os enfermeiros vem-se frequentemente confrontados com dificuldades durante o exerccio desta actividade. Actualmente, o debate sobre as necessidades dos enfermeiros para o exerccio profissional da Superviso Clnica (SC) de mbito internacional, colocando-se cada vez mais em causa as prticas tradicionais (Rogan, 2009). Em Portugal, desde a integrao do ensino de enfermagem no ensino superior, os enfermeiros tm sido chamados a participar mais activamente na formao dos EE. Este facto tem promovido o debate em torno de vrias questes, tais como: o assumir uma nova funo, que implica o desenvolvimento de novas competncias profissionais; os recursos necessrios a estes supervisores, disponibilizados pelas escolas e unidades de prestao de cuidados; a necessidade de preparao / formao; a falta de sistematizao e linhas orientadoras de superviso de estudantes, entre as vrias instituies de ensino e de prestao de cuidados envolvidas; as discrepncias entre os modelos expostos e os modelos em uso. Com base nestas premissas, este trabalho tem como objectivos: 1) conhecer as representaes dos enfermeiros supervisores sobre o exerccio da superviso; 2) Identificar as dificuldades sentidas no exerccio da superviso; 3) Identificar as necessidades dos enfermeiros no desempenho da superviso.

Enquadramento Conceptual
Em termos de literatura, existem trs conceitos Mentorship, Preceptorship e SC - que parecem andar de mos dadas face aos processos de superviso de EE. Estes conceitos tm, contudo, pressupostos diferentes. Segundo Hyrks et al. (1999), a SC pode ser entendida como um mtodo de trabalho de consultoria, orientao, gesto, liderana e terapia, incluindo as funes de mentorship e preceptorship. Na generalidade os autores consideram que a SC se foca no desenvolvimento da prtica clnica atravs da reflexo, orientao e suporte profissional. Cutcliffe e Lowe (2005) referem que na Europa a SC est amplamente definida, em funo da evidncia j produzida. Nos Estados Unidos da Amrica (EUA), este conceito encontra-se mais estritamente definido, visto que, se refere ao relacionamento entre um superior e o supervisado, no sendo uma relao de igualdade, nem necessariamente um indicativo de relao entre pares ou colegas, mas sim, de responsabilidade sobre a performance do supervisado. O Departamento da Sade do Reino Unido, no documento A Vision For The Future (1993), define SC como um processo formal de apoio profissional e aprendizagem que permitem aos profissionais desenvolverem conhecimentos e competncias e assumirem as responsabilidades pelo prprio desempenho, salvaguardando a segurana dos utentes (Department of Health, 1993 citado por Lyth, 2000). Numa anlise geral, parece claro que a SC est direccionada para os processos de superviso de pares, emaranhando-se com os processos de certificao, qualidade, segurana dos cuidados e formao em enfermagem. Os conceitos - mentorship e preceptorship - esto focalizados na orientao de EE e enfermeiros recm-licenciados existindo, contudo, uma falta de consenso quando origem e s funes de cada um (Myall et al., 2008). Mentorship est mais direccionado para o desenvolvimento de reas como: objectivos acadmicos, carreira e desenvolvimento profissional. J Preceptorship centra-se na aquisio de competncias clnicas e socializao profissional (Rogan, 2009). Ao nvel nacional e internacional, estes conceitos variam em funo da realidade e do contexto cultural (Pires, 2004; Decicco, 2005; Abreu, 2007). Em portugus usam-se termos como tutoria,
Superviso de estudantes de Enfermagem em ensino clnico: reviso sistemtica da literatura

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 3 - 2011

114

mentoria, orientao e superviso, relativamente ao acompanhamento de EE em EC. No entanto, regista-se que o conceito SC e o processo implcito a este conceito tm sido, lentamente, adoptados e adaptados ao EC dos EE (Garrido et al., 2008). Porm, este processo mostra ser um sistema em desenvolvimento, com necessidade de uma maior sedimentao e regularizao (Pires, 2004). No Reino Unido um bom modelo de normalizao das prticas de superviso a superviso dos estudantes revela ser um processo sistematizado e profissionalizado. O Nursing and Midwifery Council (NMC) exemplo de uma associao profissional britnica que produz, regularmente, guidelines para a SC de EE. Os enfermeiros ligados ao NMC para alm de necessitarem, para o exerccio da superviso, de aprovao num programa de formao especfico, com actualizao anual, tm que estar inscritos nesta associao h mais de um ano. Devem ainda reunir um conjunto de competncias baseadas nos padres definidos pelo Royal College of Nursing que passam por dar suporte ao estudante, ajudando-o na aplicao da teoria prtica; avaliar, transmitindo um feedback construtivo; e estimular a prtica reflexiva (Myall et al., 2008). Outros exemplos so o Canad e Austrlia, que tm definido guidelines direccionados para o desenvolvimento dos programas de superviso (CNA, 2004 citado por DeCicco, 2008). Porm, apesar de existirem estas normas e regulamentos, a investigao - no Reino Unido, Estados Unidos, Canad e Austrlia - tem relatado que os enfermeiros supervisores no se sentem totalmente preparados e confiantes para a orientao dos estudantes (Andrews e Chilton 2000, Aston et al., 2000, Neary, 2000, Henderson et al., 2006, Levett-Jones et al., 2006, citado por Myall et al., 2008; DeCicco, 2008; Paton e Binding, 2009). Em Portugal, apesar da existncia de formao psgraduada, no se encontram directrizes to especficas como nos pases mencionados. No entanto, avizinhase a inevitabilidade de polticas desta natureza, face actual conjuntura do desenvolvimento profissional. Neste trabalho, para uma leitura menos dbia, no obstante a diferena conceptual - Mentorship,

Preceptorship e Superviso Clnica que tm em comum, na sua natureza, o processo de superviso, independentemente dos actores, dos contextos e realidade cultural adoptou-se os conceitos: SC para descrever o processo e formao e Supervisor Clnico para denominar o enfermeiro supervisor de EE em EC.

Metodologia
O estudo focaliza-se nos supervisores clnicos, enquanto actores nos processos de formao dos EE em EC. Procedeu-se a uma anlise sistemtica da literatura que teve como primeiro critrio a seleco de artigos de investigao, publicados entre os anos de 2005 e 2010 que dessem resposta aos objectivos em anlise e que cumprissem os princpios do mtodo cientfico e que fossem ainda relevantes para a SC. Outro critrio de incluso adoptado foi o acesso ao artigo em tempo til, por isso, s se incluram artigos disponveis em texto integral. Tambm se restringiu a pesquisa a trs tipos de idioma: portugus, ingls e espanhol. A pesquisa bibliogrfica foi efectuada nas bases de dados: CINAHL, MEDLINE, Academic Search Complete, British Nursing Index, ERIC e Science Direct. Os descritores utilizados foram: Clinical supervision, Preceptorship, Mentorship nurse* e education. A estratgia de busca utilizada incidiu na presena dos descritores ao nvel dos resumos (sigla AB para abstract) - ou dos assuntos (sigla SU para subject terms). As combinaes foram: AB Preceptorship and AB nurse* and SU education; AB Mentorship and AB nurse* and SU education e AB Clinical supervision and AB nurse* SU education. Os artigos encontrados foram revistos por todos os investigadores, conferidos os critrios de forma pareada e revisados em conjunto. No total, a pesquisa contou com 124 artigos. Foram apurados 68 artigos de investigao e, destes, apenas oito cumpriam a totalidade dos critrios conforme se apresenta no diagrama 1.

ROSA SILVA, et al.

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 32 - 2011

115

DIAGRAMA 1 Processo de seleco e pesquisa A explorao dos resultados teve como estratgia a categorizao dos dados segundo o Modelo de Proctor (1986). Mais explicitamente, com base nas trs funes estruturantes deste modelo Normativa, Formativa e Restaurativa isto porque, estas trs componentes da SC mostram relevncia para qualidade dos cuidados de enfermagem (Winstanley e White, 2003; Abreu, 2007). A funo Normativa refere-se responsabilidade e satisfao profissional, onde se incluem as aces destinadas ao incremento da segurana, qualidade e gesto. A Formativa est focalizada no desenvolvimento e enriquecimento de conhecimentos e competncias pessoais e profissionais. Por fim, a Restaurativa que est direccionada para as respostas emocionais e para o suporte necessrio s funes e responsabilidades mediante as exigncias do contexto (Winstanley e White, 2003; Abreu, 2007). Os resultados dos estudos, focalizados nas representaes, necessidades e dificuldades dos supervisores, foram ento agrupados dentro destas trs componentes.

Anlise dos dados


Na tabela 1 apresentam-se, resumidamente, os oito artigos que foram sujeitos ao processo de anlise, nomeadamente, os objectivos e tipos de estudo; os instrumentos de recolha dos dados; a amostra; o pas de origem e os respectivos autores e ano de publicao. Todos os estudos analisados revelam que os enfermeiros consideram a superviso de estudantes em EC, uma componente determinante na formao do novo profissional e na sua socializao profisso.

TABELA 1 Artigos em anlise


Autor, Ano e Pas de Origem Charleston e Happell, 2005 Austrlia Bourbonnais e Kerr, 2007 Canad Hyrks e Shoemaker, 2007 Estados Unidos Tipo de estudo e Instrumentos Amostra de colheita de dados - Qualitativo; - Entrevistas semi- 9 Supervisores e -estruturadas. 16 EE. - Qualitativo; - 8 Supervisores. - Quantitativo do tipo descritivo correlacional; - 82 Supervisores. - Entrevistas. - Questionrio demogrfico; - Trs escalas: PPBR; PPS e CPR. Objectivos - Explorar a relao no processo de SC no contexto das Unidades de Sade Mental, na perspectiva dos EE e dos enfermeiros. - Analisar as reflexes pessoais sobre o que ser supervisor; - Identificar o suporte e o desafio para o desempenho desta funo. - Explorar a percepo do enfermeiro supervisor sobre a relao entre os benefcios, recompensas, suporte e o compromisso das suas funes.

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 3 - 2011

Superviso de estudantes de Enfermagem em ensino clnico: reviso sistemtica da literatura

116

Myall et al., 2008 Reino Unido Moseley e Davies, 2008 Reino Unido

- Qualitativa e quantitativo; - 161 EE e 127 supervisores.

- Entrevistas semi-estruturadas; - Questionrios online.

Trs escalas: Escala - Quantitativo; de Thurstone e duas - 86 Supervisores. de Likert, construdas pelos autores. - Qualitativo e - Questionrios; Nettleton e Bray, 2008 quantitativo; - Explorar a percepo do supervisor e do supervisado - Entrevistas semiReino Unido - 110 Supervisores sobre o processo de SCE. -estruturada. e 174 EE. - Questionrio demogrfico; - Identificar a percepo que os enfermeiros tm sobre - Qualitativo do - Aplicao da a sua preparao para SC de EE seniores; Rogan, 2009 tipo descritivo; Preparation of - Explorar se a diferena de percepo est relacionada Estados Unidos -75 Supervisores. Nurse who Precept com algumas variveis como: os anos de experincia, a BSN Studentes scale rea da prtica de enfermagem. (adaptada). -Triangulao de - Explicar o perfil do enfermeiro supervisor; Paton e Binding, 2009 - Entrevistas (individuais dados; - Clarificar o conhecimento acumulado enquanto se Canad e focus group) -770 Supervisores ensina o EE na prtica clnica. Legenda: EE Estudante de Enfermagem; SC Superviso Clnica; PPBR - Preceptors Perceptions of Benefits and Rewards Scale; PPS Preceptors Perceptions of Support Scale; CPR - Commitment to the Preceptor Role Scale.

- Explorar as funes do supervisor na prtica de enfermagem contempornea no Reino Unido; - Recomendar aces que ajudem a melhorar e a desenvolver o processo de superviso. - Avaliar se os supervisores tm uma atitude positiva/ negativa face sua funo; - Identificar os aspectos, difceis ou fceis, relacionados com as funes de supervisor.

luz da componente Normativa do Modelo de Proctor (1986), para o desempenho das prticas de superviso dos EE, os enfermeiros querem saber o que esperado deles, mais concretamente na interface enfermeiro/estudante e enfermeiro/escola. Conhecer a sua responsabilidade e funo nestes dois domnios, so aspectos essenciais (Charleston e Happell, 2005; Moseley e Davies, 2008; Paton e Binding, 2009; Rogan, 2009). Os enfermeiros referem-se sobrecarga de trabalho, como uma das grandes dificuldades para a pronta resposta prestao de cuidados e, simultaneamente, formao dos estudantes, sugerindo uma melhor gesto neste domnio, facilitada pelas organizaes, no sentido de fazerem face, com qualidade e segurana, multiplicidade das suas funes (Bourbonnais e Kerr, 2007; Nettleton e Bray, 2008; Myall et al., 2008; Moseley e Davies, 2008; Rogan, 2009). Contudo, como esta medida implica custos para as organizaes hospitalares, torna-se uma sugesto pouco atraente para os gestores e administradores, reala Rogan (2009). Myall et al. (2008, p.1839) enfatizam que a sobrecarga de trabalho tambm se deve ao nmero de estudantes atribudo por vezes, h muitos alunos e insuficientes mentores ou enfermeiros treinados. Outro aspecto evidenciado pelos enfermeiros, como uma limitao para a prtica de superviso, o estudante

sombra. Este tipo de comportamento do estudante muito frequente no primeiro EC, dado que ainda no existe qualquer nvel de autonomia por vezes, quando se est ocupado com um estudante pode ser difcil, dado que no se fica apenas com ele, mas tem que se explicar tudo (Myall et al., 2008 p. 1839). Este aspecto, aliado falta de tempo disponvel para estar com o estudante, um factor determinante que pode pr em causa o esclarecimento de dvidas e o cumprimento dos objectivos de aprendizagem, sendo visto como uma das maiores barreiras ao processo de acompanhamento e aprendizagem (Charleston e Happell, 2005; Nettleton e Bray, 2008; Rogan, 2009). No estudo de Bourbonnais e Kerr (2007), os enfermeiros descrevem que a passagem do EE para a prestao de cuidados, tendo por base o seu conforto mas tambm uma prtica segura, dever reunir um conjunto de passos sistematicamente orquestrados. Pois, sentem necessidade, numa fase inicial, de acompanharem as prticas do estudante, para se inteirarem da consciencializao, conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante face prtica de enfermagem. Mencionam, ainda, que esta fase inicial poderia ser agilizada por uma comunicao mais efectiva entre a escola e os supervisores. De acordo com o relato dos enfermeiros, do estudo de Charleston e Happell (2005, p. 1172), algumas

ROSA SILVA, et al.

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 32 - 2011

117

das suas dificuldades podiam ser atenuadas ou at mesmo colmatadas, se ocorresse uma normalizao e formalizao das polticas e processos de SC pela criao de protocolos e directrizes - para ter orientaes () porque penso que isto varia para os diferentes enfermeiros que esto com os estudantes. Portanto, a existncia de incoerncia dentro dos sistemas de superviso, reforada por prticas locais menos adequadas, no valoriza nem promove o reconhecimento deste processo (Charleston e Happell, 2005; Nettleton e Bray, 2008). Uma relao indicativa de satisfao por parte do supervisor o facto deste trabalho ser recompensado. Hyrks e Shoemaker (2007) verificam que os enfermeiros ficam satisfeitos com o seu papel, especialmente quando os benefcios esto disponveis. Embora os benefcios tendam, actualmente, a aumentar para os enfermeiros supervisores, a verdade que as recompensas e regalias so escassas. Nettleton e Bray (2008) concluram que a maioria dos enfermeiros afirma que as regalias e o reconhecimento so insignificantes. Por outro lado, esta funo parece ser vista como uma responsabilidade intrnseca sua profisso. Somente 8% dos participantes referiu sentir que as suas funes de superviso foram realmente reconhecidas e recompensadas. Relativamente componente Formativa, um dado apurado, em praticamente todos os estudos, o facto de os enfermeiros quererem assegurar a sua preparao para a superviso de estudantes em ambiente clnico. Mais concretamente, querem estar melhor formados para o desempenho das funes como professor, supervisor, mas tambm como avaliador (Bourbonnais e Kerr, 2007; Moseley e Davies, 2008; Nettleton e Bray, 2008; Paton e Binding, 2009; Rogan, 2009). No estudo de Rogan (2009), todos os enfermeiros, independentemente dos anos de experincia profissional, consideram muito importante saber como avaliar as necessidades de aprendizagem dos seus estudantes. J Paton e Binding (2009), a respeito da experincia clnica, verificaram que esta tida, por si s, como uma ferramenta essencial para a evoluo da aprendizagem do estudante e para o incremento de boas prticas e cuidados seguros. Rogan (2009) verifica, ainda, que os supervisores com menos experincia profissional gostavam de estar melhor preparados para ajudarem os estudantes a estabelecerem prioridades e a desenvolverem o

pensamento crtico. Mas tambm apurou que as necessidades dos enfermeiros para os processos de superviso mostram estar relacionadas com a rea de prestao de cuidados. Os enfermeiros supervisores, a exercer funes em unidades de cuidados intensivos, revelaram necessitar de preparao para a identificao de estratgias no sentido de promover nos estudantes o desenvolvimento do pensamento crtico, a gesto dos cuidados, de acordo com prioridades e ainda organizao da carga de trabalho. Por sua vez, os enfermeiros das unidades mdicas e cirrgicas, esto mais focalizados para as suas funes e responsabilidades como enfermeiro supervisor dos EE e, s posteriori, vem o ensino da gesto dos cuidados, de acordo com prioridades, e a organizao da carga de trabalho. A necessidade de competncia para o ensino do pensamento crtico no foi uma necessidade identificada por estes enfermeiros (Rogan, 2009). A falta de treino e formao pedaggica para o desempenho desta funo talvez seja a maior falha dos processos de superviso (Charleston e Happell, 2005; Moseley e Davies, 2008; Myall et al., 2008). Os enfermeiros ficam perdidos, sem directrizes para o seu desempenho, sem linhas orientadoras, sem rumo Nunca tive qualquer tipo de formao para ser supervisora () foi-me dado o meu primeiro estudante e pensei: o que fao agora? (Charleston e Happell, 2005, p. 1172). Moseley e Davies (2008) mostram que as questes de ordem cognitiva so as que assumem uma maior dificuldade para os enfermeiros que acompanham os estudantes. Assim, para alm das dificuldades organizacionais (sobrecarga de trabalho, falta de tempo) e interpessoais (como o desenvolvimento de uma relao eficaz, o integrar o estudante na prtica), os enfermeiros revelam que as suas maiores dificuldades residem na sua prpria preparao para a avaliao do estudante, criao de um ambiente de aprendizagem, actualizao dos conhecimentos referentes ao programa/curriculum da escola e aptido para promover um feedback construtivo. Portanto, isto implica que a formao dos enfermeiros supervisores incida, pelo menos, nos planos de estudo dos estudantes, em mtodos de feedback construtivo, na aquisio de capacidades para a avaliao de conhecimentos e competncias (Moseley e Davies, 2008). Para alm da necessidade em formao especfica, os enfermeiros supervisores
Superviso de estudantes de Enfermagem em ensino clnico: reviso sistemtica da literatura

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 3 - 2011

118

tambm tm poucas oportunidades de investimento e de actualizao do conhecimento - no estudo de Myall et al. (2008), cerca de metade dos enfermeiros supervisores refutaram a falta de recursos tericos devido no oportunidade de reciclagem no ltimo ano. No que respeita componente Restaurativa, Hyrks e Shoemaker (2007) apuraram uma correlao positiva e estatisticamente significativa entre a percepo de suporte e o cumprimento das suas funes, mostrando ainda que a promoo dos programas educacionais , por si s, uma forma de apoio. Os supervisores requerem uma preparao prvia, mas paralelamente um suporte por parte dos colegas, enfermeiros chefes e pessoal administrativo durante os turnos de trabalho com os estudantes (Bourbonnais e Kerr, 2007; Hyrks e Shoemaker, 2007; Paton e Binding, 2009). O apoio da equipa de enfermagem essencial, na medida que permite garantir o desenvolvimento do processo de SC, pela discusso e reflexo sobre questes relacionadas com a prpria unidade de trabalho (Rogan, 2009; Paton e Binding, 2009). A partilha de experincias, no seio da equipa de trabalho, outra forma de suporte permanente, que promove o desenvolvimento de competncias e habilidades para a prtica pedaggica e, paralelamente, proporcionar aos estudantes uma formao mais efectiva (Rogan, 2009). Alm destas fontes de apoio, o suporte contnuo da escola parece ser imprescindvel Alguns professores passam por aqui e perguntam: est tudo bem?, mas no se sentam connosco a conversar. O professor deve ter tempo para se inteirar da progresso do estudante () (Bourbonnais e Kerr, 2007, p. 1547). Apesar de tudo, este relacionamento enfermeiro/ escola tem melhorado nos ltimos anos (Charleston e Happell, 2005; Myall et al., 2008). Charleston e Happell (2005) afirmam, no seu estudo, que os enfermeiros da rea da sade mental vem o efectivar ligaes como a base do relacionamento, o que se mostra essencial para o processo de SC. Os enfermeiros acreditam que fundamental realizar conexes/ligaes com eles prprios, com as suas funes, com os estudantes, com os pares e com o amplo sistema de sade - realando que, quando estas ligaes no esto presentes, a relao de superviso resulta em frustrao.

Discusso
As funes do Modelo de Proctor (1986) so analisadas como componentes essenciais na dinmica do processo de superviso, em especial na qualidade do exerccio profissional, no incremento das competncias e como ferramenta de suporte dos profissionais. Sendo claro o manifesto de reforo ao nvel destas tri-funes, por um conjunto de ferramentas e recursos que os enfermeiros sentem como escassos. essencial uma consistente estratgia de apoio a implementar, que assente nos programas de formao no contexto da superviso, mas que tambm passe pelo aumento da confiana e incentivo (Dibert e Goldenberg, 1995; hrling e Hallberg, 2001; Hyrks e Shoemaker, 2007; Simes, 2008). A evidncia cientfica sugere que os supervisores esto cientes da importncia do seu papel para aquisio e desenvolvimento de competncias, para o incremento da experincia clnica e tambm na qualidade de fontes de apoio e de suporte contnuo dos EE (Pires, 2004; Moseley e Davies, 2008; DeCicco, 2008; Myall et al., 2008; Simes, 2008; Rogan, 2009). A verdade que muitas restries como as formativas, contextuais, organizacionais e a falta de medidas incentivadoras esto fortemente enraizadas (Pires, 2004). Porm, talvez a falta de um modelo de superviso formal e consistente seja a maior barreira a ultrapassar (Charleston e Happell, 2005; Moseley e Davies, 2008; Paton e Binding, 2009). Os dados dos trabalhos aqui apresentados esto de acordo com literatura antecedente a 2005, que tambm enumera mltiplas necessidades e dificuldades dos enfermeiros supervisores. Uma educao especializada, treino especfico para esta funo, ajuste da carga de trabalho com vista a minimizar factores de stress e o estabelecimento de directrizes sobre as funes do enfermeiro e das organizaes, so alguns dos aspectos j anteriormente identificados por outros autores (Dibert e Goldenberg, 1995; hrling e Hallberg, 2001; Winstanley e White, 2003; Pires, 2004; Sardo et al., 2005; Alcock et al., 1988, Lewis 1990, Ferguson 1995, 1996 citado por Hyrks e Shoemaker, 2007). A sobrecarga de trabalho relacionada com a prestao de cuidados ou excessivo nmero de estudantes so outros aspectos recorrentemente mencionados, dado serem um obstculo aprendizagem (Winstanley e White, 2003; Pires, 2004; Cavanaugh e Huse 2004,

ROSA SILVA, et al.

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 32 - 2011

119

Lorraine 2003, Sowan et al., 2004 citado por DeCicco, 2008). Num estudo conduzido em Portugal, Pires (2004) mostra que as necessidades dos enfermeiros em contexto internacional entrelaam-se, em grande parte, com as necessidades dos nossos enfermeiros supervisores. Os seus achados permitiram identificar as representaes destes enfermeiros face ao exerccio da SC que se prendem com a indefinio das suas funes, falta de recursos, pouca disponibilidade para as prticas de superviso, falta de reconhecimento pela equipa multiprofissional, escasso apoio profissional e emocional, pouco incremento a uma prtica reflexiva e o excessivo nmero de EE nos servios, facto ainda agravado pela parca relao com a escola. A mesma autora acrescenta, ainda, que o sucesso do percurso de acompanhamento do estudante advm, em grande parte, da articulao que a escola estabelece com os servios. Mallik e McGowan (2006), citado por Myall et al. (2008), constataram que os enfermeiros congratulam-se com a articulao dos professores e com a partilha de responsabilidades. Assim, para o aumento da compreenso profissional, em prol da funo normativa, os enfermeiros desejam uma comunicao efectiva, por parte da escola, com feedback peridico entre os intervenientes (Charleston e Happell, 2005; Simes, 2008). Deste modo, a necessidade de suporte e articulao com a escola e professores algo claro. No entanto, as necessidades e as reas de partilha que no esto muito explcitas e no so consensuais. A evidncia mostra que uma prtica consistente de SC, segundo a representao crtica dos seus prprios agentes, est condicionada por mltiplas variveis, contextuais e organizacionais, de natureza normativa, formativa e restaurativa, que vo desde a multiplicidade de funes dos supervisores, com a inerente sobrecarga de trabalho e falta de tempo para o desempenho das mesmas e, ainda, falta de formalizao de normas e polticas de superviso dos estudantes, atravs da criao de protocolos e directrizes, mas que tambm passam por formao contnua e por um leque de apoio e incentivos (Charleston e Happell, 2005; Bourbonnais e Kerr, 2007; Nettleton e Bray, 2008; Moseley e Davies, 2008; Simes, 2008; Rogan, 2009; Paton e Binding, 2009). Os enfermeiros vem a necessidade do seu trabalho ser recompensado de algum modo, sendo outro aspecto que merece alguma reflexo: os benefcios/

apoio que deveriam advir para os enfermeiros supervisores (Charleston e Happell, 2005; Hyrks e Shoemaker, 2007;Simes, 2008; DeCicco, 2008). Supervisionar o estudante um desafio que deveria ser adequadamente reconhecido e recompensado, pois um trabalho acrescido que requer experincia, competncia e habilidade. Este reconhecimento poderia passar pelo desenvolvimento de formao contnua, oportunidade de presena em conferncias ou at mesmo por recompensa monetria (DeCicco, 2008). Realmente, os aspectos aqui realados so importantes, visto que, os achados mostram que os enfermeiros sentem-se, grande parte das vezes, pouco preparados e auxiliados e, ainda, com baixos nveis de confiana para a funo de superviso. E, com rigor, pode-se afirmar que as funes do enfermeiro supervisor so multifacetadas, de complexa gesto, com implicaes que ainda se desconhecem (Hyrks e Shoemaker, 2007; Simes, 2008).

Concluso
A superviso indispensvel no processo de formao clnica dos estudantes de enfermagem. Na actualidade, a prtica da disciplina de enfermagem est imbuda de complexidade e de um grau de exigncia crescente, existindo evidncia que reconhece a falta de uma prtica de superviso consistente e de qualidade que tenha em conta a formao dos futuros profissionais. A par deste facto, fica bem patente que os enfermeiros que conduzem os processos de superviso tm, eles prprios, necessidades que esto directamente relacionadas com a eficcia e eficincia dos mtodos pedaggicos/processos formativos em EC, dado que eles se deparam com um conjunto de imprecises, como a pouca certeza em torno das suas responsabilidades e funes, desconhecimento dos programas curriculares, a dificuldade em definir metas de aprendizagem, a falta de ferramentas para um feedback construtivo da aprendizagem e do desempenho e, ainda, a parca preparao avaliativa, a par da pouca articulao com a escola. Pelos resultados deste trabalho conclui-se que primordial o afastamento das prticas tradicionais, onde o processo de acompanhamento dos EE passa por uma questo de boa vontade, com enfoque na relao interpessoal em detrimento da
Superviso de estudantes de Enfermagem em ensino clnico: reviso sistemtica da literatura

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 3 - 2011

120

componente cognitiva e intelectual. A funo do supervisor tem que ser encarada com prticas, cada vez mais, profissionais neste domnio e ainda com a importncia e o reconhecimento que merece. A implementao de normas ou directrizes para a superviso de estudantes a nvel nacional, como mostra a evidncia, parece ser uma necessidade premente - funo normativa. Verifica-se, ainda, que os factores estruturantes do processo superviso assentam na componente social e interpessoal que a mais abordada na literatura e, provavelmente, a de mais fcil aplicabilidade funo restaurativa; mas tambm, na componente cognitiva e intelectual que a menos explorada e que, simultaneamente, requer um maior investimento por parte dos envolvidos. Os supervisores tm algumas dificuldades relativamente aos aspectos cognitivos, inerentes ao exerccio da funo formativa. Logo, a preparao destes profissionais deve-se centrar nas ferramentas essenciais para o desempenho deste papel, como: desenvolvimento de competncias cognitivas, o que implica formao contnua do supervisor no domnio da enfermagem e reas inerentes, como a pedagogia, processo de avaliao, expertise profissional e outras. Os estudos demonstraram que embora os enfermeiros apresentem diferentes representaes sobre as suas dificuldades e necessidades, eles esto cientes que a sua preparao aumenta a eficcia do trabalho de superviso, bem como, a efectiva aprendizagem dos estudantes e, deste modo, contribuir para a melhoria contnua da prtica de Enfermagem. Algumas limitaes so identificadas neste trabalho, as quais podem ter condicionado a discusso em torno da temtica abordada, como seja, a diversidade conceptual em uso, o facto de a pesquisa ficar apenas restringida a artigos disponveis em texto integral e posteriores a 2005. Porm, garante-se que todo o esforo foi feito para minimizar estas limitaes. Primeiro, pela anlise de artigos tericos anteriores a 2005, para que a discusso dos dados fosse realizada com mais propriedade e, tambm, pela anlise rigorosa de todos os artigos pesquisados, dando especial enfoque aos artigos de trabalhos de investigao enquadrados dentro da temtica em estudo. Sobre a metodologia de anlise dos dados, atravs do Modelo de Proctor, sabe-se que a diviso nas trs funes estruturantes no linear, pois so domnios e contedos, por vezes, muito relacionados. No entanto, acredita-se que esta estratgia permitiu

uma melhor organizao da evidncia. Considerase, ainda, que os artigos apurados respondem aos objectivos enunciados, registando-se uma saturao dos dados. Reunir a melhor evidncia para compreender as representaes dos enfermeiros, sobre o exerccio da superviso, revela-se como uma mais-valia para as futuras prticas de superviso, dado que, so necessrios estudos e revises que foquem os processos de superviso, os intervenientes e o desenvolvimento de directrizes que acompanhem as competncias profissionais exigidas. Agradecimentos Os autores gostariam de agradecer a todos os participantes que aceitaram e se disponibilizaram a participar neste estudo. Gostariam tambm de agradecer aos colegas do seminrio de Dissertao, pelos seus incentivos e comentrios valiosos, e, ainda, a todos aqueles que contriburam, com interesse e dedicao, para a elaborao deste trabalho. Referncias bibliogrficas
ABREU, W. C. (2007) - Formao e aprendizagem em contexto clnico. Fundamentos, teorias e consideraes didticas. Coimbra : Formasau. BOURBONNAIS, F. ; KERR, E. (2007) - Preceptoring a student in the final clinical placement: reflections from nurses in a Canadian Hospital. Journal of Clinical Nursing. Vol. 16, n 8, p. 1543-1549. CHARLESTON, R. ; HAPPELL, B. (2005) - Psychiatric nurses and undergraduate nursing students perceptions of preceptorship in the mental health setting. The International Journal of Psychiatric Nursing Research. Vol. 10, n 3, p. 1166-1171. CUTCLIFFE, J. ; LOWE, L. (2005) - A comparasion of North American and European conceptualizations of clinical supervion. Issues in Metal Health Nursing. Vol. 26, n 5, p. 475-488. DECICCO, J. (2005) - Developing a preceptorship/mentorship model for home health care nurses. Journal of Community Health Nursing. Vol. 25, n 1, p. 15-25. DIBERT, C. ; GOLDENBERG, D. (1995) - Preceptors perceptions of benefits, rewards, supports and commitment to the preceptor role. Journal of Advanced Nursing. Vol. 21, n 6, p. 1144-1151. GARRIDO, A. [et al.] (2008) - Superviso clnica em enfermagem: prespectivas prticas. Aveiro : Universidade de Aveiro. HYRKS, K. [et al.] (1999) - Clinical supervision in nursing in the 1990s - current state of concepts, theory and research. Journal of Nursing Management. Vol. 7, n 3, p. 177-187.

ROSA SILVA, et al.

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 32 - 2011

121

HYRKS, K. ; SHOEMAKER, M. (2007) - Changes in the preceptor role: re-visiting preceptors perceptions of benefits, rewards, support and commitment to the role. Journal of Advanced Nursing. Vol. 60, n 5, p. 513-524. LYTH, G. (2000) - Clinical supervision: a concept analysis. Journal of Advanced Nursing. Vol. 31, n 3, p. 722-729. MOSELEY, L. ; DAVIES, M. (2008) - What do mentors find difficult? Journal Clinical Nursing. Vol. 17, n 12, p. 1627-1634. MYALL, M. [et al.] (2008) - Mentorship in contemporary practice: the experiences of nursing. Journal of Clinical Nursing. Vol. 17, n 14, p. 1834-1842. NETTLETON, P. ; BRAY, L. (2008) - Current mentorship schemes might be doing our students a disservice. Nurse Education in Practice. Vol. 8, n 3, p. 205-212. HRLING, K. ; HALLBERG, I. (2001) - The meaning of preceptorship: nurses lived experience of being a preceptor. Journal of Advanced Nursing. Vol. 33, n 4, p. 530-540.

PATON, B. ; BINDING, L. (2009) - Keeping the center of nursing alive: a framework for preceptor discernment and accountability. The Journal of Continuing Education in Nursing. Vol. 40, n 3, p. 115-120. PIRES, R. (2004) - Acompanhamento da actividade clnica dos enfermeiros: contributos para a definio de uma politica organizacional. Aveiro : [s.n.]. Dissertao de mestrado. ROGAN, E. (2009) - Preparation of nurses who precept baccalaureate nursing students: a descriptive study. The Journal of Continuing Education in Nursing. Vol. 40, n 12, p. 565-570. SARDO, D. [et al.] (2005) - Conditioning factors in nursing students clinical supervision. In Recent research developments in learning technologies. Badajoz : Formatex. Vol. 1, p. 402-405. SIMES, J. [et al.] (2008) Superviso em ensino clnico de enfermagem: a prespectiva dos enfermeiros cooperantes. Referncia. Srie 2, n 6, p. 91-108. WINSTANLEY, J. ; WHITE, E. (2003) - Clinical supervision: models, measures and best practice. Nurse Researcher. Vol. 10, n. 4, p. 7-38.

Revista de Enfermagem Referncia - III - n. 3 - 2011

Superviso de estudantes de Enfermagem em ensino clnico: reviso sistemtica da literatura

122

Вам также может понравиться