Вы находитесь на странице: 1из 5

Queimaduras

01-Histrico Com o avano da industrializao, e das descobertas do mundo, aumentou o nmero de queimaduras pelo descuido e por acidentes causados pelos produtos oriundos das novas tecnologias. A faixa etria mais atingida so as crianas at 5 anos de idade. Apesar dos dados dramticos, os constantes avanos da cincia mdica reduziram significativamente, o nmero de bitos ocasionados pelas queimaduras. Alm das novas tcnicas mdicas que vem surgindo, o processo de reabilitao tambm vem se atualizando, tendo incio na chegada do paciente ao servio de sade, percorrendo seu cotidiano at alguns meses aps a alta. O processo de reabilitao compreende vrias etapas e mtodos teraputicos variados, onde a meta a integrao funcional, social e familiar do paciente. Dentro deste processo, se enquadra a fisioterapia; que usa de vrios mtodos e tcnicas para melhora do bem estar fsico e psquico do indivduo.

02-Classificao de acordo com o grau da leso

Queimadura de Primeiro Grau: A parte externa da epiderme, o local acometido pelo traumatismo e as leses celulares. Devido a avascularizao da epiderme, no h sangramento. H uma reao eritematosa, devido a irritao da derme subjacente. Geralmente ocorre leve reao inflamatria. H sinal de dor ao toque. No existe a formao de bolhas. H descamao da epiderme externa. Queimadura de Segundo Grau: classifica queimadura de segundo grau como sendo aquela em que o epitlio e parte do crio so destrudos, mas no so poupados os apndices cutneos, a partir dos quais a reepitelizao pode ocorrer. Conforme a profundidade , as queimaduras de segundo grau so subclassificadas como queimaduras de espessura parcial superficiais ou profundas. A menos que existam condies timas para a manuteno dos elementos drmicos e apndices epidrmicos, as queimaduras de espessura parcial profundas podem converter-se em necrose de espessura total. Queimadura de Terceiro Grau: a queimadura de terceiro grau a leso de toda a espessura da derme e, e a resoluo ocorre apenas pelo crescimento epitelial a partir das bordas da ferida ou por enxerto de pele das reas no queimadas do corpo. Queimadura de Quarto Grau: a queimadura de quarto grau aquela que estende-se a tecidos subjacentes como a gordura subcutnea, fscia, msculo ou osso. Para o fechamento das feridas, alm do enxerto cutneo, pode-se ter necessrio a implantao de retalhos locais ou regionais para cobertura definitiva.

03-Queimaduras As queimaduras so leses dos tecidos orgnicos produzidos por um trauma de origem trmica. A injria determinada assume variadas propores, dependendo do tempo de exposio, da extenso da rea lesada e do agente causal. As conseqncias envolvem desde um simples cuidado com a rea atingida em tratamento ambulatorial, at o bito.

04-Complicao Infeco Nos melhores Centros de Queimado do mundo, 35% das mortes so decorrentes da sepse, embora esses ndices tenham melhorado com a criao dos centros especializados e com melhores tcnicas de ressuscitao, hoje a taxa de bitos de 3 a 5 %. Aps o trauma uma flora mista comea a proliferar, oriunda dos folculos pilosos e dos bordos da queimadura. A flora constituda basicamente de bactrias gram positivas, aps a internao adquirem flora hospitalar, gram negativa; sendo que a proliferao pode atingir cifras de 100000 colnias/g = SEPSE. Sinais de Infeco:

Aprofundamento da leso

Crescimento lateral da leso ( tec marginal com bordos elevados e intensa reao inflamatria) Vasculite em reas no queimadas Leses metastticas ectima gangrenoso: Leso eritematosa, bordos elevados, com centro enegrecido Mudanas da colorao ( azul esverdeado com reas de necrose ) Odor ftido

Micro organismos:

Streptococcus, Stafilococcus, Epidermides, Stafilococcus aureus, Pseudomonas, Escherichia, Candida.

Manifestaes Clinicas:

Hipertermia > 38 C Hipotermia< 36 C Falha cardaca injustificvel - > 100000 bact/g de tecido Trombocitopenia Azotemia no explicada Deteriorao do estado geral Invaso de tecidos no queimados

05-Cicatrizao e Regenerao A cicatrizao e regenerao, explicitando que em queimaduras de espessura parcial acontece a partir dos revestimentos epiteliais, incluindo folculos pilosos e glndulas sudorparas, formando ilhas de cicatrizao. Variando com a profundidade da leso, esta se completa em 14 a 21 dias. Nas queimaduras de espessura integral, cita que estas possuem a regenerao tissular somente a partir das margens ou bordas, devido a destruio do leito epitelial, sendo necessria nesta rea a aplicao de enxertos cutneos. A nova pele torna-se novamente ativa com a funo de regulao de temperatura e de barreira a microorganismos. Sendo que a epitelizao, e a cicatrizao ocorre por vrios meses aps o trauma. Embora a ferida seja considerada cicatrizada, a partir do momento em que revestida pelo epitlio, a reorganizao das fibras colgenas e de componentes especiais continuar por at dois anos ps queimadura.

06-Padres de Exerccios Utilizados em Cinesioterapia Exerccios Passivos: Tcnica onde os exerccios com inteno de diminuir a fora gravitacional, so realizados pelo fisioterapeuta, o qual mobiliza as articulaes. Gera os efeitos de:

Auxlio ao retorno venoso e linftico pela estimulao dos vasos de pequeno calibre da articulao mobilizada. Preservao e/ou recuperao da integridade articular dos sistemas osteomioarticulares, impedindo a igidez articular, o encurtamento de tecidos moles, aderncias e sinequias. - Manuteno da melhoria dos padres de movimento pela estimulao dos receptores cinestsicos.

Exerccios Ativo-Assistidos: Nesta tcnica o fisioterapeuta atua junto ao paciente aplicando uma fora na direo da ao muscular, com a inteno de ampliar a ao muscular e ADM. Este exerccio poder ser ainda assistido/resistido, quando for aplicada a assistncia no sentido do eixo e plano do movimento, junto uma resistncia para aumentar a fora de contrao muscular. Exerccios Ativos: O paciente executa sozinho os movimentos desta tcnica, vencendo a fora da gravidade. Exerccios Resistidos: uma tcnica onde o paciente realiza os movimentos vencendo uma fora externa, oposta fora de contrao muscular. Atuando na recuperao e/ou aumento da fora e do volume muscular,

sendo a resistncia aplicada progressivamente. Podem ser utilizados com foras a resistncia imposta pelo fisioterapeuta, pesos e circuitos de polias, molas e estruturas elsticas (Thera-Band). Exerccios Isotnicos: So exerccios que envolvem trabalho muscular dinmico, acontecendo numa alterao rtmica entre a contrao e o relaxamento. Nos movimentos esto envolvidos os grupos musculares agonistas e antagonistas. O trabalho isotnico resulta em ganhos mximos de fora, da mesma maneira que o trabalho esttico. No entanto, a coordenao e a velocidade de contrao muscular esto melhoradas. Alongamento: O alongamento um termo geral usado para descrever qualquer manobra teraputica elaborada para encompridar (alongar) estruturas encurtadas patologicamente, e assim aumentar a ADM. indicado para as distenes, quando a amplitude de movimento sofre limitaes em conseqncia da formao de tecido cicatricial, levando ao encurtamento de msculos. Tambm utilizado na existncia de fraqueza muscular e retrao no tecido oposto, para que os fracos possam ser efetivamente fortalecidos. Deambulao: uma tcnica onde ser enfatizada a marcha do paciente que na conjuno dos movimentos articulares, num passo completo, feita concomitantemente do seguinte modo: extenso do p, flexo da perna e extenso anterior da coxa, seguindo com a flexo do p, extenso da perna e a extenso posterior da coxa. A permanncia do paciente no leito, sobretudo em queimados que tiveram atingidos os MMII, acarreta progressivas e cumulativas modificaes em sua homeostase, pela perda do estmulo da ao gravitacional; diminuio da presso hidrosttica, do fluxo circulatrio e das contraes reflexas, reteno das secrees, enrijecimentos articulares e alteraes proprioceptivas que afetam o equilbrio e a coordenao, alm de agir como agente preventivo neste sentido, previne o aparecimento de lceras de presso (escaras).

07-Movimentos Articulares Os movimentos mais importantes se realizam ao nvel das seguintes articulaes. Tornozelo: Flexo e extenso do p. Joelho: Extenso e flexo da perna em relao coxa. Coxofemoral: Extenso anterior e posterior; aduo e abduo. A abduo pode mesmo ultrapassar a linha mdia do corpo; rotao medial e lateral. Lembrando que na marcha, a conjugao dos movimentos articulares, num passo completo, feita concomitantemente do seguinte modo: extenso do p, flexo da perna e extenso anterior da coxa, seguindo com a flexo do p, extenso da perna e a extenso posterior da coxa. Interfalangeanas: Permitir a flexo e a extenso das falanges proximal, mdia e distal, entre si. Metacarpo - falangeanas: Permitir a flexo, a aduo e abduo dos dedos. Em conjunto, estes dois grupos de articulaes permitem o amplo uso das mos nas mais variveis e minuciosas atividades. Devemos ater-se na importncia dada manuteno funcional dessas articulaes. Carpo: Articulaes formadas por pequenas articulaes que permite a flexo palmar e dorsal, assim como a aduo e abduo da mo. Cotovelo: Flexo e extenso do antebrao em relao ao brao; assim como a rotao do brao realizada nas articulaes prximas e distais radiocubitais. Ombro ou Escpulo - Umeral: Permitir a extenso anterior e posterior; a abduo e aduo do brao. A abduo pode mesmo ultrapassar a linha mdia do corpo. Lembrar-se ainda da rotao medial e lateral. Coluna: Permitir a flexo anterior e posterior, no conjunto, das articulaes intervertebrais, sem a interferncia da articulao coxofemoral; permitindo ainda a rotao em relao ao eixo longitudinal levando a cintura escapular a ficar na ortogonal da cintura plvica. No devemos esquecer a grande movimentao da coluna cervical, tanto no que diz respeito rotao como a flexo principalmente pela articulao crnio-atlas-axis. A manuteno funcional de todas essas articulaes, pela movimentao ativa-passiva, de suma importncia, principalmente nos perodos de acamado e na vigncia de rea cruenta no tronco, prevenindo graves seqelas.

08-Massoterapia

A Massoterapia, possui efeito restaurador de msculos rgidos para o alcance do comprimento normal, por aumenta a circulao na musculatura em desuso, mobiliza os tecidos que esto aderidos de forma anormal s estruturas vizinhas, aumenta a tolerncia dos tecidos presso, alivia a dor, promove relaxamento especfico e geral, melhora o bem estar psicolgico do paciente.

09-Massagem Clssica A massagem fundamentalmente um introdutor de calor pelo aumento de circulao sangnea sem que a musculatura esteja sujeita a esforo. Segue-se a retirada dos catablitos. A massagem pelos mecanismos que lhe so inerentes mantm melhor estado muscular. Levando-se em conta que a atividade do paciente queimado nunca to intensa quanto seria desejvel, deve-se preferivelmente antes de qualquer exerccio passivo ou ativo, fazer massagem cutneo-muscular leve em todas as reas no lesadas, em especial nos membros. Quando o paciente acamado no pode ser movimentado no todo ou em parte, a massagem nas reas possveis deve ser paulatinamente mais rigorosa chegando-se at a presso, compresso, e percusso. indicado como lubrificante para a massagem em pacientes queimados a vaselina, nunca sendo usado talco ou qualquer outro p.

10-Frico Recurso que introduz calor na regio a tratar, seu efeito provocar eritema (pela vasodilatao), til portanto em reas cicatrizadas e que devam ser amaciadas. O efeito vascular produzido pela frico aprofunda-se reflexamente. Sua utilidade nas articulaes advm da melhoria da circulao de seus componentes, sinvias e ligamentos. A frico leve nas reas cicatrizadas pode ser enrgica desde que se use lubrificante. Frico de moderada a enrgica usada como preparo massagem.

11-O Banho de Imerso O banho teraputico utilizado em pacientes com problemas de extremidades inferiores, para promover o aumento dos movimentos corporais aps cirurgias de quadril, joelho e coluna, alm para outras afeces do sistema msculo-esqueltico. A temperatura a ser mantida deve ser de 37C. Os banhos mornos diminuem a fadiga e a irritabilidade , causando o relaxamento dos msculos; exercendo efeito irritante quando prolongados. Incitam as glndulas sudorparas; dilatam os vasos sangneos perifricos, aumentando o trabalho cardaco e diminuindo a presso arterial; aumentam o metabolismo basal, quando a gua no estiver muito quente, e o banho no for prolongado; alivia a dor com maior eficincia que os banho frios.

12-O Turbilho O banho de turbilho " o ato de um recipiente de forma varivel por intermdio de um agitador, bomba ou hlice, compelir a gua morna gerada contra o corpo de uma pessoa". um recipiente com gua, e esta entra em movimento de rotao. A temperatura deve estar entre 37C e 40C, e seu tempo de aplicao deve ser de 20 minutos.

13-Efeitos Provocados pela Hidroterapia no Organismo " A gua um agente teraputico de notvel flexibilidade de aplicao, em face de suas variaes fsicas desde as formas slida, lquida e gasosa". Sua aplicao fundamenta-se nos princpios fsicos e fisiolgicos condicionando a ocorrncia dos efeitos caracterizados pela transmisso de calor da gua aquecida ao corpo, pelos impulsos citados pelo volume de gua deslocado pelo corpo em imerso (princpio de Arquimedes) e pela presso hidrosttica exercida sobre a pele. Os efeitos fisiolgicos da gua sobre o organismo dependem da temperatura da mesma. No caso da gua quente, provoca o relaxamento muscular, diminuio da presso arterial, aumenta o nmero de pulsaes, a respirao superficial, h diminuio da temperatura e da produo do calor.

14-Indicaes da Hidroterapia H indicaes em artralgias, fase crnica de artrite, anquiloses, atrofias, contuses, contraturas, distenses, espasticidades, hipotonia, fibrose, edemas traumticos e ps-gesso, paresias, transtornos trficos, prcinesioterapia, mialgias, periartrites, e plegias.

15-Concluso Diante dos resultados obtidos, tendo como base o referencial terico e respeitando-se as limitaes do estudo proposto, pode - se concluir que a evoluo atravs da perimetria evidenciou reas de hipertrofia muscular, j na goniometria no se verificou diferenas progressivas quanto as amplitudes de movimento observadas. Neste sentido, observou-se que pelo fato de no ocorrer diminuio da amplitude de movimento j obteve-se ganhos, que de acordo com a fisiologia da cicatrizao, esta est sujeita formao de redes de fibrina e colgeno, grandes propensoras de formao de quelides que consequentemente causam a diminuio das amplitudes de movimento pela diminuio da mobilidade articular. Face ao exposto, afirma-se que a fisioterapia constitui parte importante da equipe de tratamento do paciente queimado. Sendo que no perodo ps alta hospitalar quando no realizado o tratamento fisioteraputico poder sofrer seqelas at mesmo irreversveis, decorrentes do processo de cicatrizao que ocorre em mdia at durante dois anos aps o trauma. Pode-se alm dos distrbios evitados, contribuir para melhora do bem estar fsico e emocional do paciente, incentivando-o a lidar com as seqelas da doena de forma normal, integrando todas as partes do corpo funcionalmente nas atividades de vida diria. Outros resultados, frente a casos prticos, podem vir a ser descobertos, num estudo que compreenda um maior nmero de pacientes, consequentemente mais abrangente, sobre o tema. Sabemos que o tratamento de queimados, um problema muito srio no Brasil, por consistir em uma leso que requer tratamento longo, com durao mdia de permanncia do paciente no hospital de 40 dias, alm, de aps a alta hospitalar, a continuao do tratamento ambulatorial por 6 meses em mdia. A falta de profissionais da rea da sade em geral, e em foco o fisioterapeuta especializado na rea, faz com que a situao se agrave ainda mais. Assim, deseja-se que os resultados obtidos, e ora apresentados a ttulo explicativo, no sejam os nicos, servindo este trabalho monogrfico de contribuio para novas e mais detalhadas pesquisas, contribuindo na formao e orientao dos profissionais envolvidos na questo.

Grau de Queimaduras
Por fim, amadurecer para a realidade da fisioterapia e verificar a sua importncia social, foram os principais pontos constatados neste trabalho, que nos alerta do longo caminho percorrer para a qualidade total da sade no pas, que sem o esforo e contribuio de todos os profissionais, no ser alcanada. Deixando-se a certeza que com estudos desta natureza estaremos contribuindo para o alcance de tal.

Como evitar:

No utilize aparelhos eltricos na presena de gua ; Deixar fsforos e isqueiros ao alcance de menores um atentado contra sua casa e a integridade fsica das crianas ; Evite deixar as crianas brincando com bombas e fogos de artifcio ; Nunca deixe a criana junto mesa quando houver materiais aquecidos sobre a mesma ; Nunca deixe a criana se aproximar do fogo quando estiver aceso ; Nunca deixe panelas beira da mesa e nem com os cabos para fora ; No deixe as crianas brincarem perto quando voc estiver passando roupas ; Os lquidos inflamveis devem ser mantidos guardados em local fora do alcance das crianas; No utilize, nem armazene, em casa, plvora ou explosivos ; No deixe as crianas fazerem fogueiras com lquidos inflamveis ; Quando preparar o banho , teste a gua para ver se a temperatura est adequada ; No permita que as crianas brinquem prximas das instalaes eltricas improvisadas e das tomadas desencapadas ; Evite deixar as crianas brincando perto dos fios de alta tenso ;

Вам также может понравиться