Вы находитесь на странице: 1из 6

Curta na Escola

Sugesto de aplicabilidade pedaggica Filme: Ilha das Flores


Maria Salete Prado Soares Gnero Documentrio Experimental Diretor Jorge Furtado Elenco Cia Reckziegel Ano 1989 Durao 13 min Cor Colorido Bitola 35mm Pas Brasil
1

O premiado curta-metragem Ilha das Flores, produzido h 17 anos, no deixa ningum indiferente sua projeo e costuma provocar fortes reaes, mesmo em quem j o assistiu anteriormente. J foi amplamente discutido e utilizado em sala de aula e presta-se a um timo trabalho interdisciplinar, dada a possibilidade de ser abordado por vrias reas do conhecimento: geografia, histria, tica, economia, sociologia, meio-ambiente, biologia, filosofia, matemtica, etc. A fora desse documentrio, alm, evidentemente, do tema humano e social, reside numa estratgia argumentativa que seduz e engana o telespectador, que no consegue perceber o tema verdadeiro do filme, s revelado por Furtado nos instantes finais, depois de vertiginosa sucesso de imagens. A sugesto de aplicabilidade agora desenvolvida pretende ilustrar possibilidades outras alm das tradicionais que o filme suscita e abrange reas da linguagem e leitura de texto verbal e visual. Nvel de Ensino: Fundamental II (8 srie) e Mdio Disciplina: Lngua Portuguesa Temas de Lngua Portuguesa: Linguagens verbal e visual 1 Mestre em Comunicao/Educao pela ECA/USP. Graduada em Lngua Portuguesa e Comunicao, pela FAAP e FFLCH/USP. Foco de pesquisa: novas linguagens, novas tecnologias, ecossistemas comunicativos e educao a distncia.

Curta na Escola
Figura de linguagem: ironia Intertextualidade: pardia, parfrase. Gneros textuais: documentrio, sinopse, resenha. Assunto e tema Argumentao: recursos argumentativos e seus efeitos.

Narrado numa linguagem de documentrio, o filme pretende um tom de neutralidade. exatamente esse tom assptico e pretensamente didtico que responsvel por desencadear a carga emotiva do filme, j que entra em contradio com as imagens, gerando uma constante quebra de expectativa.

Sugestes de atividade: Trabalhar gneros textuais: Seria interessante discutir, antes do dia do projeo do curta, o que seria um documentrio.
Verbete:
DOCUMENTRIO

DICIONRIO AURLIO (...) 4. Cin. Filme, em geral de curta-metragem, que registra, interpreta e comenta um fato, um ambiente, ou determinada situao. ---------------------------------------------------------------------------------------------DICIONRIO HOUAISS (...) 2 Rubrica: cinema, televiso. filme informativo e/ou didtico feito sobre pessoa[s] (ger. de conhecimento pblico), animais, acontecimentos (histricos, polticos, culturais etc.) ou ainda sobre objetos, emoes, pensamentos, culturas diversas etc. ---------------------------------------------------------------------------------------------WIKIPDIA (http://pt.wikipedia.org/wiki/Documentrio) Documentrio um gnero cinematogrfico que se caracteriza pelo compromisso com a explorao da realidade. Mas dessa afirmativa no se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela . O documentrio, assim como a fico, uma representao parcial e subjetiva da realidade. Atualmente, h uma srie de estudos cujos esforos se dirigem no sentido de mostar que h uma indefinio de fronteiras entre documentrio e fico.

Aps a projeo, discute-se se Ilha das Flores um documentrio e qual a especificidade desse gnero.

Curta na Escola
De acordo com o prprio diretor, Jorge Furtado, Ilha das Flores uma pardia ao documentrio do modo expositivo de representao com o objetivo de criar uma empatia, atravs do humor, para melhor provoc-lo na seqncia final. Para convencer o pblico a participar de uma viagem por dentro de uma realidade horrvel, eu precisava engan-lo. Primeiro, tinha que seduzi-lo e depois dar a porrada. (FURTADO, Jorge. Um astronauta no Chipre. Porto Alegre: Artes Ofcios, 1992, p. 63).

Outra possibilidade, esta no especfica deste filme traar a diferena entre sinopse e resenha crtica.
Sinopse (ou Resenha-resumo): um texto que se limita a resumir o contedo de um livro, de um captulo, de um filme, de uma pea de teatro ou de um espetculo, sem qualquer crtica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal informar o leitor. Resenha-crtica: um texto que, alm de resumir o objeto, faz uma avaliao sobre ele, uma crtica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informao e de opinio.
Adaptado de http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php

interessante tambm estabelecer a diferena entre assunto e tema, pois o assunto um s, mas que gera diferentes temas. Pode-se propor, depois, que os alunos elaborem uma resenha do vdeo.
TEMA provm do latim "thema", tema, proposio, argumento, matria, tese. E este provm do grego "thma", proposio, isto , aquilo que se prope. O tema significa, pois, a idia central duma obra literria, como, por exemplo, o amor, a saudade, etc. (o tema, em geral, abstrato). No caso do Ilha, h vrios temas: a fome, excluso social, a liberdade, etc ASSUNTO provm do latim "assumptu(m)", particpio passado do verbo "assumere", tomar, receber para si; juntar, aplicar; praticar. a seqncia de acontecimentos. Poderamos dizer que o assunto de Ilha das Flores o percurso de um tomate em diferentes fases de sua vida.

Adaptado de http://ciberduvidas.sapo.pt

Antes de iniciar a projeo, seria interessante estimular a curiosidade dos alunos, propondo algo como: * O que h em comum entre tomates, porcos e seres humanos?
De acordo com Renata do Amaral, uma sinopse feita pela prpria equipe do filme diz que: "Um tomate plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? No. "Ilha das flores" segue-o at seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianas. E ento fica clara a diferena que existe entre tomates, porcos e seres humanos."
AMARAL, Renata. A polifonia no curta-metragem Ilha das flores. Diasponvel em [http://

Curta na Escola
Ao final, buscar as diferenas e semelhanas entre tomates, porcos e seres humanos, resgatar as respostas iniciais e confrontando-as. Algumas perguntas com relao ao objetivo do filme: * Qual o propsito do diretor ao avisar, antes do incio da histria: Este filme no fico Esta no a sua vida Deus no existe

Solicitar, tambm, que sejam identificados os questionamentos que esto por trs da trajetria do tomate, do momento em que plantado at chegar ao lixo. Com relao ao narrador: pedir aos alunos que identifiquem quem o narrador (ou de que lugar ele fala), uma vez que h passagens em que se diz:
Os seres humanos so animais mamferos, bpedes, e se distinguem dos outros mamferos como a baleia ou bpedes como a galinha, principalmente por duas caractersticas: o telencfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor." realizam melhoramentos no seu planeta como plantar tomates.

Alm disso, questionar a preciso cientfica de alguns dados tais como a exata localizao geogrfica com a incluso de latitude e longitude, por exemplo. Estaria o diretor fazendo uma stira ao cientificismo? Esta pergunta ir relacionar-se aos efeitos que isso cria em termos de argumentao. Com relao s linguagens verbal e visual, chamar a ateno para a contradio que existe entre a linguagem verbal, a narrao, a voz oficial e a linguagem visual, imagtica e sonora, relao permeada pela ironia. Exemplos:
A voz diz que ter um telencfalo altamente desenvolvido e polegar opositor permite realizar melhoramentos no planeta como plantar tomates, enquanto a imagem mostrada da exploso da bomba atmica. "gua uma substncia inodora, inspida e incolor formada por 2 tomos de hidrognio e 1 tomo de oxignio" e a imagem na tela de um rio sujo, com guas turvas, que pressupe cheiro e gosto bastante desagradveis. "os judeus possuem telencfalo altamente desenvolvido e dedo polegar opositor. So, portanto, seres humanos". O que se vem so homens magros, maltratados, cercados de arame farpado e corpos empilhados, lembrando os campos de concentrao nazistas.

Curta na Escola
Quanto argumentao O documentrio um texto argumentativo que pretende levar seu receptor a uma determinada concluso.
TEXTO ARGUMENTATIVO o texto em que defendemos uma idia, opinio ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela. Num texto argumentativo, distinguem-se trs componentes: a tese, os argumentos e as estratgias argumentativas. TESE, ou proposio, a idia que defendemos, necessariamente polmica, pois a argumentao implica divergncia de opinio. A palavra ARGUMENTO tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU , cujo sentido primeiro "fazer brilhar", "iluminar", a mesma raiz de "argnteo", "argcia", "arguto". As ESTRATGIAS no se confundem com os ARGUMENTOS. Esses, como se disse, respondem pergunta por qu (o autor defende uma tese tal PORQUE ... - e a vm os argumentos). ESTRATGIAS argumentativas so todos os recursos (verbais e no-verbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impression-lo, para convenc-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade, etc.
Adaptado de http://www.pucrs.br/gpt/argumentativo.php,

Seria interessante levar os alunos a identificar qual seria a tese, os argumentos e as estratgias desenvolvidas em Ilha.
Existem vrios tipos de argumentos, dentre eles, o argumento de autoridade baseado em consenso baseado em provas concretas baseado no raciocnio lgico

interessante notar que h um discurso pretensamente cientfico, que se caracterizaria como argumento de autoridade; a cada novo elemento do filme, o narrador emite um conceito que, embora correto, apresenta uma viso inusitada, estranha, diferente do tradicional. Por exemplo:
Um dia o intervalo de tempo que o planeta Terra leva para girar completamente sob o seu prprio eixo Terreno uma poro de terra que tem um dono e uma cerca De origem orgnica tudo aquilo que um dia esteve vivo na forma animal e vegetal Uma prova de histria um teste da capacidade de um telencfalo de um ser humano de recordar dados referentes ao estudo da Histria.

Entre as estratgias argumentativas usadas com a finalidade de convencer, temos a argumentao pelo absurdo, que se revela na contradio entre texto narrado e imagem, pela ironia desvendada nessa relao.

Curta na Escola
Assim, ao final do percurso narrativo-argumentativo, Jorge Furtado conclui sua histria: "O que coloca os (os seres humanos) abaixo dos porcos o fato de no terem dinheiro nem dono." E encerra acrescentando um dado definio de ser humano: o ser humano se diferencia dos outros animais pelo telencfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser livre. Recorrendo definio do dicionrio: Livre o estado daquele que tem liberdade. Para completar com Ceclia Meirelles: Liberdade uma palavra que o sonho humano alimenta que no h ningum que explique e ningum que no entenda". Na tela, o que vemos a misria e sofrimento de seres humanos, que vivem em condies piores que porcos. Referncias e links AMARAL, Renata. A polifonia no curta-metragem Ilha das flores. Disponvel em [http:// http://users.hotlink.com.br/reamaral/documentarios/polifonia.html] Acesso em 3/11/2005 BARROS, Gabriela Torres. A ilha da parfrase. Disponvel em [http://users.hotlink.com.br/reamaral/documentarios/parafrase.html]. Acesso em 18/07/2005. FURTADO, Jorge. Um astronauta no Chipre. Porto Alegre: Artes Ofcios, 1992. http://www.casacinepoa.com.br/port/filmes/ilhadasf.htm http://www.planetaeducacao.com.br/cinema/ilha_das_flores.asp http://www.casacinepoa.com.br/port/filmes/ilhadasf.htm http://www.cinemando.com.br/200211/entrevistas/resenhas/ilhadasflores.htm

Вам также может понравиться