Вы находитесь на странице: 1из 5

ESPAO JURDICO CURSOS PREPARAO PARA ANALISTA JUDICIRIO DIREITO CONSTITUCIONAL FICHA 01

Direito Constitucional: natureza, conceito e objeto, perspectiva sociolgica, perspectiva poltica, perspectiva jurdica, fontes formais, concepo positiva.

01. (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE-RN/2009) constitucionalismo, assinale a opo incorreta.

Acerca

do

A) A origem do constitucionalismo remonta antiguidade clssica, especificamente ao povo hebreu, do qual partiram as primeiras manifestaes desse movimento constitucional em busca de uma organizao poltica fundada na limitao do poder absoluto. B)O neoconstitucionalismo caracterizado por um conjunto de transformaes no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalncia do positivismo jurdico, com a clara separao entre direito e valores substantivos, como tica, moral e justia. C) O constitucionalismo moderno representa uma tcnica especfica de limitao do poder com fins garantidores. D) O neoconstitucionalismo caracteriza-se pela mudana de paradigma, de Estado Legislativo de Direito para Estado Constitucional de Direito, em que a Constituio passa a ocupar o centro de todo o sistema jurdico. E) As constituies do ps-guerra promoveram inovaes por meio da incorporao explcita, em seus textos, de anseios polticos, como a reduo de desigualdades sociais, e de valores como a promoo da dignidade humana e dos direitos fundamentais.

Constituio: sentido sociolgico, sentido poltico, sentido jurdico, conceito, objetos e elementos. Classificaes das constituies: constituio material e constituio formal, constituio garantia e constituio dirigente, normas constitucionais.

02. (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE-RN/2009) A Carta outorgada em 10 de novembro de 1937 exemplo de texto constitucional colocado a servio do detentor do poder, para seu uso pessoal. a mscara do poder. uma Constituio que perde normatividade, salvo nas passagens em que confere atribuies ao titular do poder. Numerosos preceitos da Carta de 1937 permaneceram no domnio do puro nominalismo, sem qualquer aplicao e efetividade no mundo das normas jurdicas.

Raul Machado Horta. Direito constitucional. 2. a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999, p. 54-5 (com adaptaes). Considerando a classificao ontolgica das constituies, assinale a opo que apresenta a categoria que se aplica Constituio de 1937, conforme a descrio acima. A)constituio semntica B) constituio dogmtica C)constituio formal D) constituio outorgada E) constituio ortodoxa

03. (CESPE/Delegado de Polcia Civil/SECAD-TO/2008) Julgue os itens a seguir, relativos natureza jurdica, classificao e aos elementos da Constituio. __ A concepo poltica de Constituio, elaborada por Carl Schmitt, compreende-a como o conjunto de normas que dizem respeito a uma deciso poltica fundamental, ou seja, a vontade manifestada pelo titular do poder constituinte. __ Quanto ao contedo, a Constituio material compreende as normas que, mesmo no sendo pertinentes matria constitucional, se encontram inseridas em um documento escrito e solene. __ Constituio-garantia a que, alm de legitimar e limitar o poder do Estado em face da sociedade, traa um plano de evoluo poltica e metas a serem alcanadas no futuro. __ Os elementos orgnicos que compem a Constituio dizem respeito s normas que regulam a estrutura do Estado e do poder, fixando o sistema de competncia dos rgos, instituies e autoridades pblicas.

04. (CESPE/Delegado de Polcia Civil Substituto/PCRN/2008) 39 Acerca dos sentidos, dos elementos e das classificaes atribudos pela doutrina s constituies, assinale a opo correta. A) O elemento de estabilizao constitucional consagrado nas normas destinadas a assegurar a soluo de conflitos constitucionais, a defesa da Constituio, do Estado e das instituies democrticas. B) O elemento scio-ideolgico assim denominado porque limita a ao dos poderes estatais e d a tnica do estado de direito, consubstanciando o elenco dos direitos e garantais fundamentais. C) Quanto forma, diz-se formal a constituio cujo texto composto por normas materialmente constitucionais e disposies diversas que no tenham relao direta com a organizao do Estado. D) Segundo o sentido sociolgico da constituio, na concepo de Ferdinand Lassalle, o texto constitucional equivale norma positiva suprema, que regula a criao de outras 2

normas. E Segundo o sentido poltico da constituio, na concepo de Carl Schmitt, o texto constitucional equivale soma dos fatores reais de poder, no passando de uma folha de papel.

05. (CESPE/Delegado de Polcia/PC-PB/2008) 16 Acerca do conceito, do objeto, dos elementos e da classificao das constituies, assinale a opo correta. A) Constituio material aquela criada por meio de uma assemblia nacional constituinte e consta de um documento escrito. B)O entendimento de que a constituio tem um fundamento de validade na norma hipottica fundamental, que situada no plano lgico e no no jurdico, conferindo unidade e validade a todo o sistema normativo, decorre do sentido jurdico da constituio. C)O dispositivo constitucional que determina a competncia do Superior Tribunal de Justia (STJ) para julgar crimes cometidos por governador de estado insere-se no chamado elemento formal de aplicabilidade. D) A Constituio Federal de 1988 (CF) considerada como semi-rgida, j que permite a reforma de alguns dispositivos, com exceo das chamadas clusulas ptreas. E) Constituio dirigente aquela em que o processo de poder est de tal forma disciplinado que as relaes polticas e os agentes do poder subordinam-se s determinaes do seu contedo e do seu controle procedimental.

06. (CESP/Defensor Pblico/DP-AC /2006) 17 Acerca da teoria geral da Constituio, assinale a opo correta. A)Ferdinand Lassale, seguidor do conceito sociolgico, reconhece a Constituio como um instrumento jurdico dotado de fora normativa. B)A supremacia da Constituio ocorre mesmo nas chamadas constituies flexveis. C)H hierarquia entre normas constitucionais. D) possvel ao Poder Judicirio, excepcionalmente, determinar a implementao de polticas pblicas definidas pela prpria Constituio, sempre que os rgos estatais competentes descumprirem os encargos poltico-jurdicos, de modo a comprometer, com a sua omisso, a eficcia e a integridade de direitos sociais e culturais impregnados de estatura constitucional.

7. (CESPE/Defensor Pblico/DPE-ES/2009) Acerca da interpretao e da aplicao das normas constitucionais, julgue os itens seguintes. ___ A interpretao conforme a Constituio determina que, quando o aplicador de determinado texto legal se encontrar frente a normas de carter polissmico ou, at mesmo, plurissignificativo, deve priorizar a interpretao que possua um sentido em conformidade com a Constituio. Por conseguinte, uma lei no pode ser declarada

inconstitucional, quando puder ser interpretada em consonncia com o texto constitucional.

8. (CESPE/Defensor Pblico de 2.a Categoria/DP-SE/2006) Com relao teoria geral das constituies, julgue os prximos itens. ___O princpio da supremacia da constituio no abrange todas as espcies de constituio. ___Tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos so incorporados automaticamente como normas constitucionais e, a partir de ento, passam a constituir clusulas ptreas. ___A interpretao conforme aplica-se quando, diante de pelo menos duas interpretaes possveis, somente uma ou algumas so compatveis com o texto constitucional, no havendo necessidade de supresso do texto da norma interpretada.

9. (CESPE/Defensor Pblico de 1. Categoria/DPE-PI/2009) 1 Com caractersticas das normas constitucionais, assinale a opo correta.

relao

A) So consideradas materialmente constitucionais as normas que, mesmo no tendo contedo propriamente constitucional, possuem em seus enunciados todos os elementos necessrios sua executoriedade direta e integral. B) As normas constitucionais programticas definem objetivos cuja concretizao depende de providncias situadas fora ou alm do texto constitucional, traando metas a serem alcanadas pela atuao futura dos poderes pblicos. C) As normas constitucionais definidoras de direitos, por sua natureza, no geram direitos na sua verso positiva; assim, no investem os jurisdicionados no poder de exigir do Estado prestaes que proporcionem o desfrute dos bens jurdicos nelas consagrados. D) Uma caracterstica que diferencia a norma constitucional das demais normas jurdicas a natureza da linguagem, na medida em que a Constituio se utiliza apenas de clusulas fechadas, que exigem aplicao direta e no admitem mediaes concretizadoras por parte do intrprete constitucional. E) Por desfrutarem de superioridade jurdica em relao a todas as demais normas, as disposies constitucionais so auto-aplicveis, no dependendo de regulamentao.

10. (CESPE/Defensor Pblico de 1. Categoria/DPE-PI/2009) 2 Acerca dos princpios jurdicos e das regras de direito, bem como das tcnicas de interpretao constitucional, assinale a opo correta. A) Pelo seu carter abstrato e em razo do seu grau de indeterminao, os princpios jurdicos no so considerados, sob o prisma constitucional, normas jurdicas. B) Pela sua natureza finalstica, as regras de direito so mandatos de otimizao ou preceitos de intensidade modulvel, a serem aplicados na medida do possvel e com diferentes graus de efetivao. 4

C) Os princpios constitucionais identificam as normas que expressam decises polticas fundamentais, valores a serem observados em razo de sua dimenso tica ou fins pblicos a serem realizados, podendo referir-se tanto a direitos individuais como a interesses coletivos. D) Todas as normas constitucionais desempenham uma funo til no ordenamento jurdico, mas, diante de contradio entre elas, as normas que compem a Constituio material tm primazia e possuem status hierrquico superior em relao s que veiculam contedo formalmente constitucional. E)Em face de normas infraconstitucionais de mltiplos significados, e visando preservar a supremacia da Constituio, o intrprete constitucional deve, como regra, promover o descarte da lei ou do ato normativo cuja constitucionalidade no seja patente e inequvoca.

11. (FCC/DEFENSOR PBLICO FEDERAL/2010) Acerca da aplicabilidade interpretao das normas constitucionais, julgue os itens seguintes.

da

___ Atendendo ao princpio denominado correo funcional, o STF no pode atuar no controle concentrado de constitucionalidade como legislador positivo. ___ Os direitos sociais previstos na Constituio, por estarem submetidos ao princpio da reserva do possvel, no podem ser caracterizados como verdadeiros direitos subjetivos, mas, sim, como normas programticas. Dessa forma, esses direitos devem ser tutelados pelo poder pblico, quando este, em sua anlise discricionria, julgar favorveis as condies econmicas e administrativas.

GABARITO: 01) B 02) A 03) C E E C 04) A 05) B 06) D 7) C 8) C E C 9) B 10) C 11) C E

Вам также может понравиться