Вы находитесь на странице: 1из 39

foto: Armando Vernaglia Jr

Fotograa Corporativa e Mercado

Armando Vernaglia Jr

Armando Vernaglia Jr
formado em Publicidade e Propaganda e ps graduado em Comunicao Organizacional e Relaes Pblicas pela Faculdade de Comunicao Social Csper Lbero; aluno de grandes nomes da fotograa, entre eles Drauzio Tuzzolo, Daniel Rosa, Ricardo De Vicq, Jorge Principe, Clicio, Thales Trigo, Carrieri entre outros; fotgrafo prossional desde 1995; a partir de 1999 atua exclusivamente com fotograa publicitria; professor de fotograa desde 1998; colunista da revista Fotgraphos, em todas as suas edies, de 2005 a 2008 e consultor da revista Digital Photographer Brasil desde sua primeira edio; proprietrio do Estdio Vernaglia/SP Imagens, um estdio fotogrco e banco de imagens que conta com acervo de mais de 15.000 fotograas; Contatos: vernaglia.com.br - vimeo.com/vernaglia - @VernagliaJr

O que fotograa corporativa?

fotos: Armando Vernaglia Jr

+ ou isso

Retratos Fotograa de Eventos Fotograa de Produtos

Fotograa Corporativa
Fotograa de Lugares

Fotograa de Arquitetura

Fotograa Documental

O que NO fotograa corporativa?

Fotojornalismo

FotograaCorporativa

o fotojornalismo mostra fatos e estes podem ser tanto positivos quanto negativos, j a fotograa corporativa relaciona-se ao universo das relaes pblicas e da publicidade, da a necessidade de mostrar imagens sempre positivas.

importante

a fotograa corporativa no apenas retrata uma empresa, ela deve ser um reexo da misso, da viso e dos valores da empresa. alm da esttica apurada, a fotograa corporativa deve comunicar.

alguns exemplos

fotos: Armando Vernaglia Jr

ambientes

sempre limpos e organizados

fotos: Armando Vernaglia Jr

limpos e organizados sempre produtos

trabalhadores sempre
fotos: Armando Vernaglia Jr

geis e compenetrados

fotos: Armando Vernaglia Jr

os detalhes sempre destacar

fotos: Armando Vernaglia Jr

sempre imponentes e fortes

mquinas

Qual o mercado de fotograa corporativa?

Empresas Assessorias de Imprensa

Fotograa Corporativa

Agncias de Publicidade

Agncias de Relaes Pblicas

Publicaes Especializadas

Onde a fotograa corporativa utilizada?

Relatrios Press releases Sites

Fotograa Corporativa
Livros

Matrias

Publicidade Institucional

algumas referncias

fotos: Gary Gladstone

Gary Gladstone

fotos: Yuri Arcurs

Yuri Arcurs

Quem so os concorrentes do fotgrafo de imagens corporativas?

os maiores concorrentes so os bancos de imagem mas que tambm podem ser grandes parceiros

fotos: Corbis

O que preciso para atuar com fotograa corporativa?

O que preciso:
Ser um excelente fotgrafo, necessrio ter uma grande versatilidade tcnica; Conhecer comunicao, pois precisar compreender conceitos como misso, viso e valores; Conhecimento de marketing e vendas para poder contatar as empresas e negociar apropriadamente com elas; Equipamento diversicado e de alto nvel. Um fotgrafo dessa rea em um momento faz um retrato, no instante seguinte est diante da fachada da empresa para uma foto externa, e depois ainda faz fotos de gente trabalhando sem atrapalhar os funcionrios, depois mquinas... Assim, boa cmera, um conjunto bastante completo de objetivas e ashes portteis so necessrios.

Os maiores erros.

Erros comuns
Falta de conhecimento em comunicao, fazendo com que o fotgrafo no consiga colocar nas imagens os conceitos de misso, viso e valores da empresa, criando assim imagens vazias, sem pertinncia nem credibilidade, mesmo que sejam belas e bem feitas; Falta de noo sobre o que uma imagem comunica, permitindo que rudos de comunicao aconteam, deturpando a imagem da empresa, de seus produtos e servios, ou ainda criando uma imagem negativa, que poderia ser evitada com ateno ao que a fotograa comunica.

um exemplo

foto: Petrobrs

Vamos a um jogo dos 5 erros (ou mais)

foto: Petrobrs

1: Funcionrios sem capacete, passa desleixo, insegurana;

foto: Petrobrs

2: Cho sujo, passa desleixo, desrespeito com meio ambiente;

foto: Petrobrs

3: Sombras pretas como uma mancha de leo sobre o mar do Brasil;

foto: Petrobrs

5: Funcionrios de cabea baixa, sem orgulho, sem identidade.

foto: Petrobrs

Tudo isso numa pgina que fala sobre ISO14000 (gesto ambiental).

Misso e Valores da Petrobrs:


texto extrado do site da empresa, em agosto de 2011

Atuar de forma segura, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e servios adequados s necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos pases onde atua.

Orgulho de ser Petrobrs, Desenvolvimento Sustentvel, Integrao, Resultados, Prontido para mudanas, Empreendedorismo e Inovao, tica e Transparncia, Respeito Vida, Diversidade humana e cultural, Pessoas.

importante

a tcnica apurada obrigao do fotgrafo, saber focar, medir luz, iluminar uma cena, ter fotos ntidas e bem expostas o bsico obrigatrio. o que nos diferencia da concorrncia o que temos alm da tcnica, nosso conhecimento humano, nosso repertrio, nossa cultura.

Bibliograa recomendada:
Roland Barthes, O bvio e o Obtuso (importante para anlise de imagem); Gareth Morgan, Imagens da Organizao (importante para aprender a ver as empresas pelos seus hbitos, identicar a personalidade da empresa); Paul A. Argenti, Comunicao Empresarial - A Construo da Identidade, Imagem e Reputao (importante para compreender os conceitos de comunicao atrelados imagem); Armando Vernaglia Jr, Fotometria +Flash - eBook com download gratuito (importante para aperfeioar a tcnica fotogrca); Armando Vernaglia Jr, Ganhar Dinheiro na Fotograa - eBook com download gratuito (importante para conhecer melhor tcnicas de marketing e vendas).

Вам также может понравиться