Вы находитесь на странице: 1из 20

Centro Paula Souza

Leia o texto a seguir com ateno pois ele contm informaes bsicas para resoluo dos problemas levantados neste exame.

O mundo no anda mesmo muito bem. Todo mundo sabe, todo mundo fala. Mas o que que ns podemos fazer para mudar isso? Tem de comear de algum jeito. E j comeou, com os 8 jeitos de Mudar o Mundo, propostos pela ONU. Acredite. Juntos ns podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso pas. Eu posso, voc pode, ns podemos mudar o mundo.

que so os 8 Jeitos de Mudar o Mundo? Em 2 000, a Organizao das Naes Unidas a ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milnio que so os 8 jeitos de Mudar o Mundo. Estes objetivos, se alcanados pelos pases, certamente vo melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Veja, no quadro ao lado, quais so os 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

qual o seu jeito? s procurar uma escola, um posto de sade, uma ONG, que voc vai saber qual o seu jeito, em que rea voc pode ajudar. Acredite, o melhor que voc pode participar a, no seu bairro, onde voc vive. Juntos governos, empresas, organizaes sociais e cidados como voc ns podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, o nosso pas. Eu posso, voc pode, ns podemos mudar o mundo. Participe, discuta, faa!
Para saber mais, visite: www.objetivosdomilenio.org.br www.nospodemos.org.br www.educarpaschoal.org.br www.voluntariado.org.br

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


O que voc faria por um mundo melhor?
I.
1

Leia o texto a seguir.

Durante o festival Rock in Rio III, em janeiro de 2001, foi realizada a pesquisa Votos por um Mundo Melhor. Mais de 50 mil jovens responderam pergunta, em trs pontos do Rio de Janeiro: nas ruas da cidade, nas salas de aula do Telecurso Comunidade e em urnas na Cidade do Rock. Os resultados tirados de uma amostragem de 3 600 votos revelaram as trs principais sugestes: paz (26%), igualdade social (26%) e aes solidrias (20%). Complementando esses dados, 8% dos jovens optaram pela escolha de melhores governantes e 7% deles mencionaram a melhoria do meio ambiente. Assinale a alternativa vlida: (A) Responderam ao questionrio 3 600 jovens. (B) As sugestes dos jovens aproximam-se dos objetivos do Milnio apontados pela ONU. (C) Os locais onde se realizou a pesquisa no reuniam condies adequadas para a enquete. (D) Os resultados revelam contradies inconciliveis como paz e igualdade social. (E) A pesquisa revela que os jovens esto desatualizados.
(Adaptado do site www.vivario.org.br)

Mnica e Magali conversam a respeito do Estatuto da Criana e do Adolescente. Mnica disse: Se os direitos das crianas no forem respeitados, eu sofrerei muito. Magali respondeu: Se os direitos das crianas forem respeitados, eu serei feliz. Sendo os direitos das crianas respeitados, a partir das afirmaes feitas, conclui-se que (A) Mnica no sofrer e Magali ser feliz. (B) Mnica e Magali sero felizes. (C) Mnica e Magali sofrero. (D) Mnica no sofrer. (E) Magali ser feliz.

ATENO! Leia o texto a seguir, que servir de base para a soluo das questes 3 e 4.

Segundo o historiador John Monteiro, do Departamento de Antropologia da Unicamp, tem se tornado cada vez mais inaceitvel o uso de termos que apontam para a discriminao ou excluso social, buscandose, por isso, uma terminologia que seja politicamente correta. Muitas vezes, so as elites polticas e intelectuais que propem novas expresses com a inteno de corrigir termos, usados no passado, associados com a discriminao social, o desrespeito ao meio ou o estrangeirismo, afirma Monteiro. Para a Prof. Anna Cristina Bentes, do Departamento de Lingstica da Unicamp, quanto maior o grau de conscincia do sujeito sobre a carga semntica das palavras, maior ser o uso do politicamente correto na escrita e na fala. Exemplos de uso do politicamente correto:

(Adaptado de

Palavras acompanham a evoluo da sociedade.

Correio

Popular de Campinas, 27/03/2005, p. 6) (Maurcio de Souza, A turma da Mnica e:

O Estatudo da Criana e do Adolescente.

MEC/FAE/Editora Maurcio de Souza, 1993)

Centro Paula Souza


Considere os seguintes argumentos a 3 respeito dos motivos de algumas palavras ou expresses, dentre os exemplos dados, serem consideradas politicamente incorretas. I. A AIDS no se manifesta necessariamente em todas as pessoas que contraram o vrus HIV (as soropositivas) e a palavra aidtico ainda muito associada ao uso de drogas e promiscuidade sexual. II. A palavra menor refere-se ao status jurdico daquele que no completou a idade legal para poder gerir sua pessoa e seus bens e ser responsabilizado e punido por determinados atos. Criana e adolescente se referem ao perodo da vida humana relativo idade em que a pessoa se encontra. III. Baianada uma palavra que privilegia os nascidos na Bahia, atribuindo apenas a eles o direito de errar. Indique a alternativa que contm todos os argumentos vlidos: (A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas I e II (D) Apenas II e III (E) I, II e III
5 As frases a seguir, fornecem alguns dados, cientificamente vlidos, sobre as relaes alimentares humanas. Leia-as com ateno, pois voc ir us-las para resolver este teste.

I.

Ao ingerir um vegetal, aproveitamos cerca de 10% das substncias orgnicas que ele contm. Quando comemos carne bovina, aproveitamos apenas 1% do alimento vegetal que nutriu o boi.

II.

III. A protena da carne tem todos os aminocidos essenciais em boa quantidade. IV. Uma mistura equilibrada de vegetais como, por exemplo, de arroz com feijo, possui todos os aminocidos essenciais. V. Uma rea cultivada com cereais alimenta mais pessoas que a mesma rea utilizada como pasto.

VI. A seqncia de seres vivos, em que um serve de alimento para o outro, chama-se cadeia alimentar. Pensando em diminuir o problema da fome e da desnutrio de muitos brasileiros, so apontadas medidas para um maior aproveitamento da energia contida na matria orgnica, sintetizada pelos seres clorofilados, e transferida pela via da alimentao. Assinale a alternativa que esteja em sintonia com as informaes tericas apresentadas nas frases e tambm com os valores culturais de nosso povo. (A) Obrigar a populao a utilizar dietas vegetarianas, pois nelas o aproveitamento de energia de 100%.

Do ponto de vista de muitos defensores da escolha politicamente correta das expresses a serem usadas na comunicao oral e escrita, certas palavras deveriam ser evitadas pelos seguintes motivos: I. porque so estrangeirismos introduzidos na lngua oral e escrita do pas que substituem progressivamente palavras do idioma nacional de igual sentido. II. porque associam ao, situao ou qualidade desfavorvel a determinado grupo de pessoas. III. porque so estrangeiras e no representam coisas j conhecidas ou em uso no pas onde esto sendo inseridas. IV. porque so usadas no lugar de outras, apesar de seus significados no serem os mesmos, e carregarem consigo algum tipo de preconceito ou discriminao. Indique a alternativa que contm todos os motivos vlidos: (A) Apenas II (D) Apenas I, II e IV (B) Apenas III (E) I, II, III e IV (C) Apenas I e III
4

(B) Dar educao nutricional e culinria que permita s pessoas a escolha de um cardpio que atenda s suas necessidades fsicas e sua condio socioeconmica. (C) Mostrar os benefcios das carnes de peixe e frango, pois elas contm todos os nutrientes necessrios ao organismo. (D) Incentivar o uso de carne bovina, pois rica em aminocidos e gorduras, nutrientes sem os quais as clulas morrem. (E) Introduzir o uso de alimentos transgnicos, principalmente para as populaes de baixa renda.

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


Neste momento milhares de pessoas esto passando fome no Brasil e no mundo. A fome conseqncia da pobreza e tambm sua causadora. Para romper esse crculo vicioso, fundamental unir toda sociedade. S dessa forma ser possvel garantir a condio bsica de direito vida: viver sem fome.
6
(ONU - 8 Objetivos do Milnio - 8 Jeitos de Mudar o Mundo)

es durante a gravidez, matando 585 mil mulheres anualmente. Tambm debilita o sistema imunolgico, a coordenao motora e o equilbrio, alm de reduzir a capacidade fsica e mental.
(Adaptado de http:// www2.uol.com.br/bibliaworld/movagorabrasil/reacao/nutr1)

A alimentao diria de um jovem deve conter 2 400 quilocalorias (kcal) de nutrientes energticos para que os seus rgos possam desenvolver suas funes. A unidade caloria (cal) utilizada no campo da Fsica relacionada com o conceito de trabalho e energia. Outra unidade relacionada com a noo de trabalho e energia conhecida por (A) ampre. (D) volt. (B) joule. (E) watt. (C) newton.
7 No Brasil, uma famlia de classe mdia joga fora, em mdia, 500g de alimentos por dia. Se 1milho de famlias reduzirem pela metade essa quantidade, a comida economizada seria suficiente para alimentar 260mil pessoas.
de S. Paulo 17/03/2005)

Considere as informaes sobre o exposto. I. As mulheres gestantes necessitam de cuidados especiais no combate mortalidade decorrente da falta de alimentos ricos em ferro. II. Vitaminas e sais minerais so nutrientes importantes para crianas e gestantes, pois so fundamentais para uma vida saudvel. III. Apenas alimentos ricos em vitamina A, iodo e ferro resolvem o problema de desnutrio em crianas e gestantes. A alternativa que contm todas as afirmaes vlidas (A) apenas I (D) apenas I e II (B) apenas II (E) I, II e III (C) apenas III Segundo a reportagem Projeto na rede pblica de ensino reduz taxa de adolescentes grvidas, publicada no Correio Popular de Campinas em 27/03/05, desde a retomada do programa de Orientao Sexual nas escolas da rede pblica, o ndice de mes com at 19 anos de idade caiu 22%. Segundo os coordenadores do programa, para algumas meninas ter um filho um plano de vida, por causa da falta de perspectiva de futuro. Na escola, podero ter outro plano: o profissional. Com base nessas informaes, vlido argumentar que a Educao Bsica de Qualidade para Todos I. pressupe que temas como sexualidade, sade, formao para o trabalho, cidadania etc. devem ser includos em discusses nas escolas. II. repercute direta ou indiretamente para a concretizao dos objetivos da ONU para o Milnio. III. desestimula a vocao para a maternidade, substituindo-a pela vocao profissional. IV. amplia as perspectivas de futuro, proporciona orientao sexual e contribui para o adiamento da concretizao da maternidade. Indique a alternativa que contm todos os argumentos vlidos: (A) apenas I, II e III (D) apenas II e III (B) apenas I, II e IV (E) apenas III e IV (C) apenas I e IV
9

(Te x t o a d a p t a d o d a Fo l h a

Com base no texto acima, uma pessoa poderia comer por dia, em quilogramas, aproximadamente, (A) 2,0 (D) 0,7 (B) 1,5 (E) 0,5 (C) 1,0 Acabar com a fome e a misria ainda um grande desafio a ser superado por muitos pases. Algumas aes tentam reduzir esse problema combatendo a desnutrio, em especial nas crianas e nas gestantes. Existem vrias formas de desnutrio, dependendo da insuficincia de nutrientes (protenas, carboidratos, lipdeos, vitaminas e sais minerais). Podemos citar entre as causas possveis de desnutrio: A deficincia da vitamina A, que afeta cerca de 100 milhes de crianas no mundo todo, pode levar cegueira. A carncia de iodo causa graves problemas cerebrais na criana, como cretinismo, e aumenta o risco de abortos em mulheres grvidas. A anemia, cuja principal causa a deficincia de ferro na alimentao, fator de complica8

Centro Paula Souza


10 As declaraes sobre a incapacidade feminina na cincia e nas carreiras matemticas, feitas pelo reitor de Harvard,em Conferncia proferida em janeiro deste ano, tm provocado polmicas no mundo todo. Afinal, sendo Harvard uma das mais prestigiadas universidades do mundo, era de se esperar que seu reitor utilizasse os resultados de pesquisas cientficas para fundamentar sua fala. Com base nos conhecimentos atualmente disponveis sobre os processos de aprendizagem, hereditariedade e ambiente, vlido afirmar que o reitor, ao atribuir s mulheres uma incapacidade na cincia e nas carreiras matemticas, (A) sabe que os genes contidos no cromossomo Y condicionam a inteligncia especializada para os homens. (B) est equivocado, pois as mulheres tm mais genes e, portanto, capacidade superior dos homens. (C) deixou de considerar que o ambiente cultural, e no o sexo, que tem papel de destaque sobre o desenvolvimento da inteligncia e outras caractersticas ligadas ao comportamento humano. (D) levou em considerao o fato de que os genes para inteligncia s se manifestam em adultos e em funo das solicitaes do tipo de trabalho. (E) est com a razo, pois as estatsticas mostram que os homens j nascem com o conhecimento matemtico desenvolvido.

11

Analise as duas tirinhas a seguir, da Folha de S. Paulo:

(12/04/2005)

(10/05/2005)

Relacionando-se as duas tirinhas vlido afirmar que elas tm em comum a idia de que a promoo da igualdade entre os sexos (A) j ocorreu no mercado de profisses, onde, para trabalhos iguais, so pagos os mesmos salrios. (B) beneficia as mulheres porque supe a troca de papis sociais desempenhados com base nas diferenas de sexo. (C) dificultada pela permanncia, tanto nas mulheres quanto nos homens, de algumas idias e padres de comportamento tradicionais. (D) estimula as mulheres a competir com os homens, mas esses no desejam competir com elas, pois no se sentem ameaados. (E) ocasionou o desenvolvimento da inteligncia nas mulheres que foram includas no mercado de trabalho.

12 Todos os anos, no mundo, milhes de bebs morrem de causas diversas. um nmero escandaloso, mas que vem caindo. O caminho para se atingir o objetivo depender de muitos e variados meios, recursos, polticas e programas dirigidos no s s crianas mas s suas famlias e comunidades. Admitindo-se que os pontos do grfico ao lado pertencem a uma reta, a mortalidade infantil em 2015, em milhes, ser igual a (A) 9 (D) 6 (B) 8 (E) 5 (C) 7

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


Analise os dados do grfico e as informaes do texto.
13 14

(Fonte: IBGE)

A diferena entre a taxa de mortalidade infantil de pases pobres e ricos est se tornando cada vez mais acentuada. Segundo dados do UNICEF e do Banco Mundial, a queda nessa taxa entre 1970 e 2000 em pases desenvolvidos foi de 71%; em pases em desenvolvimento, a reduo durante o mesmo perodo foi de apenas 41%. O abismo entre as taxas de mortalidade infantil de pases ricos e pobres enorme. Seis de cada mil crianas morrem antes de completar cinco anos em pases desenvolvidos. A taxa de mortalidade infantil no continente africano superava em 20 vezes a dos pases ricos em 1990; em 2000, ela era 29 vezes maior.
(Adaptado de Liza Albuquerque, http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/ materia/view/3014, em 13/08/03)

Considere as informaes do texto. As desigualdades regionais e estaduais com relao s taxas de mortalidade infantil ainda continuam grandes no Brasil, confirmando-se o melhor desempenho das regies Sul e Sudeste. Em 1990, a maior taxa de mortalidade infantil foi registrada em um estado da regio Nordeste, Alagoas (96 por 1.000 nascidos vivos), e a mais baixa no Rio Grande do Sul (23 por 1.000 nascidos vivos). Em 2000, apesar da forte queda da taxa de mortalidade infantil em Alagoas (60 por 1.000 nascidos vivos) e no Rio Grande do Sul (15 por 1.000 nascidos vivos), a diferena continuava na mesma ordem de grandeza. Outro problema caracterstico da mortalidade infantil no Brasil sua elevada taxa de mortalidade infantil tardia (taxa de bitos que ocorrem de 28 dias at 1 ano de vida), especialmente concentrada nas regies Nordeste e Norte.
(Adaptado de http://www.pnud.org.br/ arquivos/odm4_mortalidadeinf.doc)

A ONU utiliza dados sobre a mortalidade infantil de vrios pases antes de elaborar propostas para reduo desse grave problema social. Ao analisar os dados do grfico e do texto, a ONU poderia concluir que a taxa de mortalidade infantil no Brasil (A) era de aproximadamente 70 por mil nascidos vivos nas dcadas de 1980 e 1990. (B) tornou-se, na dcada de 1990, relativamente superior dos pases do continente africano. (C) era de cerca de 31%, em 2001, sendo igual dos pases desenvolvidos. (D) apresentou tendncia de queda, mas continuou elevada em relao dos pases ricos. (E) caiu entre os anos de 1985 e 1989, mas se manteve igual na dcada de 1990.

A ONU estabeleceu como um dos seus objetivos a reduo da mortalidade na infncia (at 5 anos de idade). O texto mostra alguns fatores relacionados elevada taxa de mortalidade infantil no Brasil. So medidas que o Brasil poderia adotar para reduzir esse problema social: (A) aplicar investimentos no combate s doenas infecto-contagiosas e manter as crianas nos hospitais durante os 12 primeiros meses de vida. (B) transferir as mulheres grvidas de baixa renda para as reas ricas do pas e aumentar a construo de escolas nas regies mais pobres. (C) aumentar o investimento no abastecimento de gua e esgoto no pas e realizar reformas sociais para melhorar a distribuio de renda no pas. (D) manter a distribuio de latas de leite nas escolas pblicas e melhorar a qualidade da merenda escolar no ensino fundamental (1 a 8 srie) e mdio (1 a 3 srie). (E) criar mais empregos para as crianas de famlias pobres e aumentar o nmero de farmcias nas reas rurais e regies pobres do pas.

Centro Paula Souza


15 De acordo com dados do Unicef, no Brasil a taxa mdia de mortalidade materna, em decorrncia de complicaes durante a gravidez, no parto ou no ps-parto, de 74,5 por 100 mil crianas nascidas vivas, enquanto a dos pases desenvolvidos est em torno de 13 por 100 mil. Para promover e garantir a sade materna, so sugeridas algumas aes possveis de interveno na realidade social. Dentre elas, uma foi proposta para combater certo tipo de discriminao cometida em relao a algumas mulheres. Identifique essa proposta. (A) Promoo de cursos para gestantes com informaes sobre a gravidez e o ps-parto. (B) Garantia de assistncia mdica durante a gravidez, o parto e o ps-parto. (C) Orientaes sobre hbitos alimentares e alimentos recomendados durante a gravidez e o perodo de aleitamento materno. (D) Atendimento digno e eficaz s pacientes em processo de abortamento, independentemente de ter sido ele provocado ou espontneo. (E) Diminuio da atual taxa de cesrea de 38,6% para os 15% recomendados pela Organizao Mundial da Sade.

Numa pesquisa realizada com todos os pacientes de um hospital os resultados foram: 50homens, 26pacientes tuberculosos, 14homens tuberculosos e 28mulheres no tuberculosas. O nmero de pacientes pesquisados foi (A) 118 (B) 110 (C) 104 (D) 90 (E) 78
16 17 As transformaes ambientais provocadas pelos movimentos migratrios humanos, nos ltimos trs sculos, geraram novas dinmicas nas populaes dos seres vivos que, tendo seus locais naturais invadidos, migraram para as cidades acarretando problemas inditos.

o caso do barbeiro, inseto vetor da doena de Chagas, que tem por hbito eliminar suas fezes no local da picada onde suga o sangue, deixando em meio s mesmas o Trypanosoma cruzi que, por sua vez, ir infectar o homem ou outros mamferos como, por exemplo, gambs, macacos e morcegos.

A coceira decorrente da irritao da picada ajuda ainda mais a penetrao do protozorio ( http://www.prossiga.br/chagas/)

Vrios T. cruzi no momento em que se aderem a uma fibra muscular (Revista de Manguinhos - dezembro 2000)

Recentemente em Santa Catarina, foi noticiado um surto da doena provocado, ao que tudo indica, pela ingesto de caldo de cana contaminado pelo Trypanosoma cruzi. A suposio a de que barbeiros contaminados ou suas fezes foram modos juntamente com a cana. Com base nesse fato novo e nos conhecimentos at ento disponveis sobre a doena, cientificamente vlido supor que (A) o barbeiro deixou de ser o vetor da doena de Chagas. (B) a doena readquiriu suas caractersticas rurais. (C) a infestao pelo Trypanossoma cruzi pode ocorrer tambm por via oral. (D) o barbeiro o vetor e tambm o agente causador da doena de Chagas. (E) o Trypanossoma cruzi s infesta o organismo humano quando h coceira.

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


O desmatamento, o desperdcio de gua e a produo excessiva de lixo so alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade. Por essa razo cuidar do meio ambiente deve fazer parte do nosso dia a dia.
18
(Fonte: ONU 8 Jeitos de Mudar o Mundo)

Pode-se observar nas cidades garrafas plsticas boiando na superfcie das guas dos rios. Este fenmeno, denominado lei do empuxo, foi descoberto por (A) Arquimedes. (B) Galileu. (C) Newton. (D) Ohm. (E) Pascal.
19 No trabalho para despoluir o Rio Tiet, na cidade de So Paulo, uma balsa carrega uma draga movendo-se paralelamente s margens do rio. A balsa tracionada por dois cabos de ao, que aplicam foras iguais.

20 Aproveitando materiais reciclveis, como latas de alumnio de refrigerantes e caixas de papelo de sapatos, pode-se construir uma mquina fotogrfica utilizando uma tcnica chamada pin hole (furo de agulha), que, no lugar de lentes, usa um nico furo de agulha para captar a imagem num filme fotogrfico. As mquinas fotogrficas pin hole registram um mundo em imagens com um olhar diferente. Um poste com 4 m de altura fotografado numa mquina pin hole. No filme, a altura da imagem do poste, em centmetros, : (A) 12 (B) 10 (C) 8 (D) 6 (E) 4

A fora resultante das foras de trao dos cabos de ao : (A) 7 (B) (C) (D)

2.7 3 2 .7

3.7 (E) 2.7

21 Nos ltimos dez mil anos, aps a inveno da agricultura, a eroso causada pelos cultivos e a quantidade de solo e rochas revolvidos pela construo de cidades, minas, usinas energticas e estradas fizeram dos seres humanos um dos principais agentes a esculpir o planeta s perdem para a dana das placas tectnicas. Nenhum outro processo natural conhecido to veloz, nem to potencialmente perigoso. Em sua argumentao, o jornalista procura chamar a ateno das pessoas para o fato de que a agricultura responsvel pela (A) esterilizao e depauperamento do solo, de maneira inevitvel. (B) utilizao de tecnologias que geralmente afetam o movimento das placas tectnicas. (C) introduo de fertilizantes e de agrotxicos que auxiliam o homem a esculpir o planeta. (D) fixao do homem terra que passou a ter necessidades e interesses econmicos que se sobrepem preservao ambiental. (E) decomposio da matria inorgnica, sendo inevitvel o retorno da gua, gs carbnico e ons minerais para os vegetais.
(Claudio ngelo in Folha de S.Paulo, 27/3/05)

10

Centro Paula Souza


Analise a charge a seguir, publicada no Correio Popular de Campinas, em 21/04/05, e assinale a 22 alternativa que apresenta interpretao aceitvel. (A) O quadrinho da esquerda mostra que o personagem leva uma vida tranqila, pois de nada precisa alm de seu jornal para uma boa leitura, ao passo que o quadro da direita indica as necessidades de uma famlia para sua alimentao. (B) A charge destaca o papel da industrializao como o grande motor do desenvolvimento social brasileiro. (C) Os dois quadrinhos revelam que poucos so os que procuram emprego e muitos os que querem alimentar-se. (D) O quadrinho da esquerda lembra como a vida de solteiro enquanto o da direita indica a realidade daqueles que se uniram em matrimnio. (E) Os quadrinhos apresentam duas faces do mesmo problema: a ausncia de empregos e seus reflexos sociais.

23

Analise a charge publicada no Correio Popular de Campinas, em 24/05/05. Assinale a alternativa que contm interpretao aceitvel para a charge: (A) Em 2005, a oferta de emprego aumentou significativamente. (B) A procura por postos de trabalho exclusivamente masculina, o que faz crer que o mercado de trabalho est muito favorvel s mulheres. (C) Diminuiu a competio entre trabalhadores na procura por trabalho. (D) Houve pouca alterao no quadro de desemprego nas ltimas trs dcadas. (E) De 1980 a 2005, o desemprego persistiu e diminuram as chances de o trabalhador se integrar ao mercado de trabalho.

11

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


24

Leia o texto e analise o esquema do ciclo do carbono.

A implantao do Programa de reduo de emisses de gases que provocam o efeito estufa pelos pases que assinaram o protocolo de Kyoto, cria um mercado para comercializao de crdito de carbono.

(Jos Luiz Carvalho (editor chefe).

O ciclo do carbono , cap. 3. Cincias 8 - Ensino Mdio, So Paulo: Moderna, 2003)

Considere as afirmaes a seguir: I. No ciclo do carbono, que ocorre naturalmente, os tomos desse elemento circulam entre a atmosfera, os seres vivos e a litosfera. II. A queima de combustveis de petrleo e a respirao dos seres vivos so processos qumicos que eliminam CO2 para o ambiente atmosfrico. III. O protocolo de Kyoto foi aprovado para controlar a explorao de petrleo dos pases que detm esse recurso. A alternativa que contm todas as afirmaes coerentes (A) apenas I (D) apenas I e III (B) apenas II (E) I, II e III (C) apenas I e II

Considere o texto e a ilustrao, para responder as questes 25 e 26.


gua dom da vida e sinal de esperana. O cuidado com a gua deve ser uma preocupao no mais exclusiva dos que vivem em regies consideradas ridas ou semi-ridas, mas de todos no planeta.
(Anadete Gonalves Reis. http://www.cliquesemiarido.org.br/mc/ mc_06_10.pdf)

Cisterna um tipo de reservatrio dgua cilndrico, coberto e semi-enterrado, que permite a captao e o armazenamento de guas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, atravs de calhas.
(http:// www.cliquesemiarido.org.br/mc/mc_11_15.pdf)

12

Centro Paula Souza


25 Sabe-se que um milmetro de chuva equivale a um litro de gua que cai em um metro quadrado de rea. Uma chuva de 40mm caiu sobre uma casa que tem 12m de comprimento por 6m de largura. Considerando que a rea de captao de gua da chuva praticamente a rea da base da casa, a quantidade mxima possvel, em litros, de gua captada dessa chuva (A) 720 (B) 1200 (C) 1440 (D) 2880 (E) 3200

26 Uma cisterna cilndrica comporta 18000litros de gua. Sabendo que a sua altura h igual a 2,40m, a medida aproximada do dimetro da cisterna, em metros, (A) 2,5 (B) 3,2 Dado: (C) 4,8 Volume = p r2 h Adote p = 3 (D) 5,0 (E) 10,0

27

Observe cuidadosamente os detalhes das charges.

(In: Eustquio de Sene e Joo Carlos Moreira. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo, Scipione,1999, p. 408)

(In: J Willian Vesentini. Sociedade e Espao. So Paulo, tica, p. 321)

A ONU incentiva a colaborao mtua entre os pases como forma de impulsionar o desenvolvimento nos pases pobres. Identifique as afirmaes coerentes com as crticas sugeridas pelos chargistas. I. Os pases ricos no esto dispostos a conter o seu desenvolvimento em benefcio da preservao do meio ambiente. II. Os conflitos ideolgicos entre pases capitalistas e socialistas dificultam acordos mundiais sobre a questo do meio ambiente. III. Os pases ricos visam barrar o desenvolvimento nos pases pobres com a justificativa da defesa ambiental. IV. Os pases em desenvolvimento se recusam a aceitar as propostas das ONGs sobre a preservao do meio ambiente. correto o que se apresenta apenas em (A) I e II. (D) II e IV. (B) I e III. (E) III e IV. (C) II e III.

13

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


O Brasil utiliza o represamento das guas dos rios para construo de usinas hidroeltricas na gerao de energia eltrica. Porm, isso causa danos ao meio ambiente, como, por exemplo: imensa quantidade de madeira nobre submersa nas guas; alterao do habitat da vida animal; assoreamento dos leitos dos rios afluentes. Numa usina hidroeltrica existe uma transformao seqencial de energia. Esta seqncia est indicada na alternativa (A) cintica - potencial - eltrica; (B) qumica - cintica - eltrica; (C) cintica - elstica - eltrica; (D) potencial - cintica - eltrica (E) potencial - qumica - eltrica.
28

A gua vem se tornando um dos temas 30 mais discutidos nas ltimas dcadas. Ao se discutir se a quantidade de gua suficiente para todos no mundo, afirma-se que o problema da gua

mais uma questo de gerenciamento que de escassez .

29 Os efeitos do aquecimento global no Oceano rtico, no Plo Norte, podem ser irreversveis, afirma pesquisa divulgada pela Academia Nacional de Cincias dos Estados Unidos. As mudanas climticas ocorridas nos ltimos anos reduziram parte da camada de gelo que cobre o rtico, aumentaram a durao dos dias, alteraram o desenvolvimento de organismos como algas e larvas e criaram novos habitats. Os plos so os primeiros locais do planeta a serem atingidos pelos efeitos das mudanas climticas globais. Um bloco de gelo recebe uma quantidade de calor, realizando uma mudana do estado slido para o estado lquido. Pode-se observar, durante este fenmeno, que a temperatura do gelo: (A) aumenta gradativamente independente de sua massa. (B) diminui gradativamente independente de sua massa. (C) permanece constante independente de sua massa. (D) varia diretamente com sua massa. (E) varia inversamente com sua massa.

Analise os enunciados a seguir, identificando aqueles que confirmam a afirmao em destaque. I. De acordo com a OMS Organizao Mundial da Sade uma pessoa precisa de 40 litros de gua por dia para manter sua sade. II. A ameaa de diminuio do acesso gua doce resultado de prticas depredativas de uso dos recursos hdricos. III. Segundo a ONU Organizao das Naes Unidas aproximadamente 1,2 bilho de pessoas no tm gua de qualidade para beber e 2,4 bilhes no tm servios sanitrios adequados, muitas vezes por falta de saneamento bsico. IV. Do corpo humano, 70% gua assim como 70% da superfcie da Terra coberta por gua. So vlidos os enunciados da alternativa (A) I e II apenas. (B) I e III apenas. (C) I e IV apenas. (D) II e III apenas. (E) II e IV apenas.

31 Leia as seguintes informaes veiculadas e que foram adaptadas de pginas de internet. O consumo de gua saudvel fundamental

manuteno da sade. Existem estimativas da Organizao Mundial da Sade de que cerca de 5 milhes de crianas morrem todos os anos por diarria, e estas crianas habitam de modo geral os pases do Terceiro Mundo. Nesses locais, um dos problemas o acesso gua tratada.
(http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/

agua-desafio/)

Os oceanos constituem cerca de 97% de toda a gua do planeta. Dos 3% restantes, aproximadamente 2,25% esto localizados nas calotas polares e nas geleiras, enquanto apenas 0,75% encontrado na forma de gua subterrnea, em lagos, rios e tambm na atmosfera,como vapor dgua. (http:// www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/ciclo.asp)

14

Centro Paula Souza


O ciclo da gua, tambm denominado ciclo hidrolgico, responsvel pela renovao da gua no planeta. O volume total da gua permanece constante no planeta, sendo estimado em torno de 1,5 bilho de quilmetros cbicos. Sobre o exposto considere as afirmaes abaixo: I. A maior parte da gua que consumimos vem de uma frao muito pequena em relao gua existente no planeta. II. O nmero de crianas que morrem por diarria est associado, entre outras coisas, falta de gua tratada. III. A quantidade de gua no planeta garantida pelo ciclo hidrolgico, porm a qualidade no, principalmente nos grandes centros urbanos. IV. A quantidade de gua que se renova no planeta, de uma forma simplificada, a gua evaporada que se condensa formando as nuvens precipitando-se em forma de chuva, neve ou granizo. A alternativa que contm todas as afirmaes vlidas (A) apenas I e II (B) apenas I e III (C) apenas II e III (D) apenas I, III e IV (E) I, II, III e IV
(http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/ciclo.asp)

Uma amostra dessa chuva em contato com a soluo de (A) fenolftalena ficar incolor. (B) azul de bromotimol ficar azul. (C) alaranjado de metila ficar vermelha. (D) azul de bromotimol ficar verde. (E) fenolftalena ficar rosa.

33

Considere a charge.

(Ltat du monde, 1982. In: Edson Alberto Carvalho Ferreira. O Mundo contemporneo. So Paulo: Ncleo, 1986)

O ndice de acidez da chuva (pH) pode ser medido por substncias denominadas indicadores cido-base que em contato com a amostra de gua da chuva pode mudar a sua colorao, conforme tabela abaixo.
32

As chuvas que caem atualmente sobre as cidades tm sido cidas com pH em torno de 5,5, em conseqncia da emisso de dixido de enxofre resultante da queima de combustveis fsseis.

Reflita sobre a mensagem da charge e identifique a alternativa que contm uma interpretao da crtica feita pelo chargista. (A) O tema da igualdade social e econmica est sempre presente nas discusses realizadas pelos governantes dos pases desenvolvidos. (B) A excluso social tem uma grande dimenso nos pases pobres, mas essa questo no tem merecido a devida ateno por parte das classes dominantes. (C) Os pases ricos estabelecem suas polticas sociais prevendo a elevao do padro de vida das camadas menos favorecidas dos pases pobres. (D) Os governantes dos pases pobres priorizam a eliminao da excluso social e da misria como primeira etapa para o desenvolvimento econmico. (E) A distribuio igualitria da renda defendida por sindicatos patronais e pelas confederaes de trabalhadores nos pases ricos e pobres.

15

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


Lderes mundiais reconheceram que o 34 alvio do sofrimento dos pases mais pobres do mundo uma responsabilidade mundial embora se aguarde ainda que os atos correspondam s palavras. Considerando que parfrase a reafirmao de um dizer com palavras e/ou frases diferentes, a alternativa que contm parfrase para o enunciado em destaque : (A) Os lderes mundiais esto empenhados no alvio do sofrimento dos pases mais pobres do mundo. (B) O discurso dos lderes mundiais referente aos problemas dos pases mais pobres ainda no est posto em prtica. (C) O sofrimento dos pases mais pobres est com os dias contados, pois os lderes mundiais reconheceram que tm responsabilidade na soluo do problema. (D) Os atos e palavras dos lderes mundiais esto articulados para o alvio do sofrimento dos pases pobres. (E) O processo de melhoria das condies dos pases mais pobres est assegurado nas palavras de grandes lderes mundiais.

suas penses e seus remdios quando eles envelhecessem, se existissem e produzissem. O que traz um ngulo novo para a lenta invaso em curso do Primeiro Mundo pelo outro. A emigrao do mundo frtil para o mundo prspero provoca choques e reaes cada vez mais violentas, mas hoje um pas de maioria branca que conseguisse se fechar por completo imigrao, para proteger sua homogeneidade racial ou sua melhor qualidade de vida, estaria condenado a desaparecer em pouco tempo, e bem feito. A idia no deve ocorrer a guardas de fronteira ou propagadores da superioridade branca, mas cada escuro que entra, legal ou ilegalmente, no seu pas um contribuinte a mais para a sua aposentadoria.
(Fonte: L. F. Verssimo, 2005)

O destino dos brancos. Correio Popular, 17/04/

35 Identifique nos trechos a seguir onde o autor se expressa usando humor ou ironia.

I. II.

Estou preocupado com a raa branca, talvez porque eu mesmo seja meio branco. Hoje seriam necessrios quatro casais para fazer um filho branco inteiro. E claro que uma frao de filho no garante neto a ningum. A emigrao do mundo frtil para o mundo prspero provoca choques e reaes cada vez mais violentas. (...) mas cada escuro que entra, legal ou ilegalmente, no seu pas um contribuinte a mais para a sua aposentadoria.
apenas I.

ATENO: O texto a seguir servir de base para a soluo das questes 35 e 36.
Muitas vezes para zombar, denunciar, chamar a ateno ou mesmo suavizar o impacto de uma crtica, usamos de humor ou de ironia. Leia o texto a seguir, observando os trechos nos quais o autor lana mo disso.

III.

IV.

O humor ou a ironia esto expressos em (A) (B) apenas II e III. (C) apenas III e IV. (D) apenas I, II e IV. (E) I, II, III e IV.

O destino dos brancos


Estou preocupado com a raa branca, talvez porque eu mesmo seja meio branco. A raa branca est desaparecendo. No sei qual a estatstica exata, mas parece que os brancos do mundo esto produzindo uma mdia de 0,25 filhos por casal. Teoricamente, hoje seriam necessrios quatro casais para fazer um filho branco inteiro. E claro que uma frao de filho no garante neto a ningum. No Primeiro Mundo, que onde existe a maior concentrao de brancos, o problema preocupa as autoridades h algum tempo. (...) Os brancos simplesmente no esto se multiplicando. (...) A parte pobre continua se reproduzindo como antigamente. Agora, o seguinte. Os filhos brancos que no nascem seriam os que sustentariam os seus pais e pagariam

16

Centro Paula Souza


36 Com base nas afirmaes feitas pelo autor no texto, assinale a alternativa que contm uma informao vlida. (A) A parte do mundo onde os brancos predominam e a populao est crescendo pouco, referida pelo autor, so os EUA. (B) O fenmeno preocupante no Primeiro Mundo o envelhecimento da populao e o conseqente aumento da faixa dos economicamente ativos. (C) O envelhecimento da populao ocorre quando o ndice de natalidade e o de longevidade so baixos e o pas recebe muitos imigrantes. (D) Considerando vlido o dado estatstico apresentado no texto, no Primeiro Mundo apenas um entre cada quatro casais de brancos estaria gerando um filho. (E) Os segmentos que poderiam ser beneficiados com entrada de imigrantes no pas seriam os guardas de fronteiras e os defensores da hegemonia branca.

Para propor metas para o desenvolvimento dos pases pobres, torna-se fundamental analisar alguns dados apresentados no texto e nos grficos. Para fazer uma anlise correta desses dados preciso saber que I. todos os pases do Grupo dos 7 fazem parte dos pases do Norte. II. a populao dos pases do Sul ocupa menos da metade das terras emersas. III. os EUA, o Brasil e a Argentina so os nicos pases americanos do Grupo dos 7. IV. os pases do Norte concentram mais de da riqueza produzida no mundo. V. os pases do Norte distribuem igualmente a renda para todos os seus habitantes. A alternativa que apresenta todos os itens corretos (A) I e IV (B) I e V (C) II e III (D) II e IV (E) III e V

37 Considere o texto e os grficos. O PIB mundial, calculado hoje em 25 trilhes de dlares, o retrato da brutal acumulao da riqueza em mos de poucos: os pases do G-7 (Grupo dos 7) detm 18 trilhes de dlares. Os 7 trilhes que restam devem ser repartidos entre mais de 240 pases.
(Frei Betto. Grito dos excludos da Amrica Latina e do Caribe. Caros Amigos, outubro/2000, p. 17)

38 Segundo a doutora Mayana Zats (USP) um estudo recente com clulas-tronco retiradas da medula e injetadas no corao da prpria pessoa, o autotransplante, sugere uma melhora aparente do quadro clnico em pacientes com insuficincia cardaca.
( a d a p t a d o d e h t t p : / / w w w. e s t a d a o . c o m . b r / e d u c a n d o / noticias/2004/mai/10/69.htm)

ALGUNS DADOS SOBRE AS DESIGUALDADES ENTRE O NORTE E O SUL: REA, POPULAO E RENDA

(Dados de Ltat du monde, Paris, 1999. Grficos elaborados por Jos William Vesentini. Geografia. So Paulo, tica, 2004. p. 115)

Enquanto as demais clulas do organismo s podem fazer parte de um tecido especfico, a clula-tronco tem a capacidade especial de se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Por reproduo ela gera clulas, cromossomicamente e geneticamente, idnticas a si mesma. Por essa razo seu uso para a cura de doenas bastante promissor, a no ser nas doenas genticas. Assinale a alternativa que aponta uma limitao do uso de clula-tronco para possvel e futura cura de doenas genticas. (A) As clulas-filhas geradas por ela so cromossomicamente e geneticamente diferentes da clula-me originando, portanto, tecidos diferentes daquele que se deseja. (B) As clulas-filhas geradas so cromossomicamente e geneticamente iguais clula-me inclusive no caso de haver gene defeituoso.

17

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


(C) No Brasil no h permisso para o desenvolvimento de pesquisas com clulatronco, qualquer que seja a sua origem. (D) A clula-tronco s pode ser obtida por clonagem teraputica, prtica que, segundo a Comisso Tcnica Nacional de Biotecnologia (CTNBio), provoca mutaes e malformaes. (E) O Brasil no tem cientistas especializados para a realizao desse tipo de pesquisa.
39

Analise os dados a seguir:

renda mensal per capita de at um quarto de salrio mnimo so considerados como extremamente pobres (indigentes). Em relao ao ano 2000, a partir dos dados acima, considere as afirmaes: I. A populao total das regies Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste igual do Sudeste. II. O nmero de indigentes no Brasil , aproximadamente, 20milhes. III. Aproximadamente 7% da populao residente no Brasil mora na regio CentroOeste. correto o que se apresenta em (A) I apenas. (D) I e III apenas. (B) II apenas. (E) II e III apenas. (C) I e II apenas. Observe a charge de Angeli e leia 40 atentamente os versos da cano.

(Folha Imagem. In: ngela Correa Krajewski e outros. Geografia. So Paulo: Moderna, 2003, p. 298)

A Vitria do trigo.

Nas polticas pblicas brasileiras, o critrio mais difundido para traar o limite abaixo do qual uma pessoa deve ser considerada pobre ou indigente o salrio mnimo. Por esse critrio, pobres so aqueles que vivem mensalmente com menos de meio salrio mnimo per capita. J os que obtm

No precisa ser heri para lutar pela terra Porque quando a fome di, qualquer homem entra em guerra. preciso ter cuidado para evitar esta luta Pois cada pai um soldado quando o po que se disputa. Se somos todos irmos, se todos somos amigos Basta um pedao de po para a vitria do trigo. As plancies que somem desde o horizonte ao rio E a vida morre de fome com tanto campo vazio. Ao longo dessas porteiras de sesmarias sitiadas A ambio ergue trincheiras contra o sonho das enxadas.
(Composio: Vaime Darde, Msica: Dante Ledesma: In: Sonia Morandi. Espao e tcnica. So Paulo: Copidart/CEETEPS, 2001, p. 192)

18

Centro Paula Souza


O tema da posse da terra no Brasil est presente tambm nas discusses em torno do cumprimento dos objetivos da ONU. Ao tratarem desse tema, os autores da charge e da cano expressam (A) crticas realizao da reforma agrria, pois reconhecem o direito de os herdeiros manterem a propriedade da terra. (B) concepes divergentes sobre a reforma agrria, pois o chargista defende a concentrao da terra enquanto o msico luta pela diviso das terras. (C) idias contrrias ao movimento dos trabalhadores sem terra, em razo da violncia que ele provoca na estrutura familiar. (D) concepes semelhantes sobre a necessidade da realizao de uma reforma agrria que satisfaa os proprietrios rurais. (E) crticas estrutura fundiria do pas, em razo da grande concentrao de terras. Comentrios so avaliaes que externam pontos de vista ou vises particulares de quem enuncia um texto. Leia as afirmaes a seguir. I. Em setembro de 2000, a ONU convocou uma cpula para estipular uma agenda ambiciosa: atingir, at 2015, um outro patamar de desenvolvimento global, impulsionando o progresso nos pases mais pobres do planeta. II. Batizado de ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milnio), o compromisso, regulado por 18 metas distribudas em oito categorias, foi felizmente endossado por 189 lderes mundiais. III. Entre as empresas de grande porte do pas, 96% investem em aes sociais, aplicando R$ 4,7 bilhes por ano. IV. Parece muito, mas os recursos financeiros so uma gota diante da amplitude do problema. V. O principal mrito, nesse caso, tornar as iniciativas no-governamentais um laboratrio para inspirar programas pblicos mais eficazes. Indique a alternativa em que todas as afirmaes contm comentrio: (A) I e II apenas (D) III e IV apenas (B) I, II, IV e V apenas (E) III, IV e V apenas (C) II, III e IV apenas
41

Leia o texto adaptado de Frei Betto: De 9 de agosto aniversrio da morte de Betinho a 15, haver, no pas, uma grande mobilizao em torno da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Qualquer pessoa ou instituio movimento social, denominao religiosa, ONG, escola, empresa, associao etc. pode e deve participar da Semana, recriando-a no local onde se insere. Basta promover algo que reforce a cidadania e a solidariedade: mesas-redondas; campanhas; palestras; mutiro que beneficie, sem assistencialismo, a populao de baixa renda. So consideradas aes sem assistencialismo aquelas que no reduzem os beneficiados a um comportamento passivo. Das propostas a seguir, so aes desse tipo: I. a doao de bens alimentares arrecadados em eventos a comunidades carentes. II. a alfabetizao de jovens e adultos. III. a concesso de roupas populao necessitada, especialmente durante o inverno. IV. o esclarecimento sobre higiene e preveno a doenas. Todas as aes no-assistencialistas esto contempladas na alternativa: (A) apenas I (D) apenas II e IV (B) apenas II (E) apenas III e IV (C) apenas I e II
42 43 Cada brasileiro gera diariamente, em mdia, 500 gramas de lixo. Esse nmero chega a 1 kg, dependendo do poder aquisitivo e do local onde se vive. S em So Paulo so produzidas 12 mil toneladas dirias de lixo. Alm do volume, o lixo causa poluio e problemas sanitrios urbanos. Dentre as recomendaes e aes apontadas para diminuir o problema do lixo esto as seguintes: separar e coletar o lixo reciclvel, reciclar o lixo, reduzir o descarte de materiais, destinar o lixo orgnico para compostagem, destinar o lixo para o aterro sanitrio. Ainda sobre o lixo, pode-se afirmar que: (A) lixo reciclvel todo material slido que vai para lata de lixo. (B) lixo reciclvel todo tipo de material descartvel, desde que esteja separado. (C) compostagem o processo pelo qual o lixo orgnico transformado em adubo. (D) aterro sanitrio onde depositado e compactado todo tipo de plstico descartado. (E) reduzir o descarte de materiais significa no produzir e consumir produtos industrializados.

19

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


Leia as informaes sobre o biodiesel. A primeira usina de biodiesel no pas foi inaugurada no dia 24 maro de 2005. Estudos indicam que esse produto um combustvel de queima limpa, derivado de fontes naturais e renovveis como, por exemplo, leos vegetais, gordura animal ou resduo de leo usado em frituras, que pode substituir parcial ou totalmente o diesel do petrleo. As distribuidoras de combustveis sero autorizadas a incluir, voluntariamente, at 2% de biodiesel ao diesel comum, sem comprometer a garantia e nem exigir alterao nos motores dos veculos ou nos postos. A vantagem desse biocombustvel a possibilidade de reduzir em at 78% a emisso de dixido de carbono e 98% de enxofre na atmosfera. Considerando o exposto pode-se concluir que o biodiesel (A) mais eficiente que o leo diesel de petrleo ou de origem fssil. (B) uma alternativa que auxilia a soluo de problemas relacionados poluio ambiental aproveitando um resduo que pode contaminar o solo e a gua. (C) considerado renovvel porque reduz as emisses de poluentes na atmosfera. (D) reduzir em 78% a chuva cida provocada pela emisso de dixido de enxofre na atmosfera. (E) adicionado aos combustveis de origem fssil ou derivado de petrleo, na concentrao de 2%, torna-se compulsrio a partir de 24 de maro de 2005.
44

(adaptado de www.ambientebrasil.com.br)

Os temas das manchetes do jornal estiveram presentes nas discusses ocorridas, em 2000, quando a ONU estabeleceu seus objetivos para o incio do novo milnio. Uma anlise atenta das manchetes sugere que I. a reduo das horas de trabalho pode contribuir para reduzir as taxas de desemprego e de excluso social. II. a vinda de grande quantidade de produtos importados gerou elevao dos postos de trabalho nas reas rurais. III. a globalizao econmica provoca elevao dos ndices de desemprego sobretudo entre os trabalhadores com pouca qualificao. IV. as empresas multinacionais preferem contratar trabalhadores com pouca qualificao, para aumentar seus custos. correto o contedo que se apresenta apenas em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

45

Considere as manchetes de jornal.

Capital estrangeiro amplia presena no Brasil. Economia informal produz 8% do PIB. Desemprego aumenta junto com a abertura econmica. Sociedade global tira poder de presso do trabalhador. Jornada de 28 horas elimina o desemprego. Cresce o trabalho em meio perodo. Mercado exige mais estudos de adolescentes. Falta de Qualificao anula chances. Dobra o tempo por procura por trabalho. Pas o quarto do mundo em desemprego.
(Folha de S. Paulo/1999. In: Sonia Morandi. Espao e tcnica. So Paulo: Copidart/CEETEPS, 2001. p. 278)

Segundo a Organizao Pan-Americana da Sade (OPAS), em 22 de maro de 2005 deuse incio comemorao da Dcada Internacional da gua para a Vida, que pretende desenvolver aes que contribuam para a reduzir metade o percentual de pessoas que no contam com acesso aos servios de gua potvel e destino adequado dos dejetos. Podemos considerar de responsabilidade do poder pblico e do cidado, respectivamente, as seguintes prticas que podem auxiliar a proposta da OPAS. (A) Programa de uso racional da gua e saneamento bsico. (B) Instalao de rede de esgoto e estao de tratamento de gua. (C) Captao de gua de chuva e estao de tratamento de gua. (D) Instalao de rede de esgoto e uso racional de gua. (E) Coleta seletiva de lixo reciclvel no bairro e saneamento bsico.
46

20

Centro Paula Souza


47 Albert Einstein, que revolucionou a Cincia um sculo atrs, definiu-se como um curioso apaixonado. Em 2005, Ano Internacional da Fsica, o planeta vai comemorar o centenrio da Teoria da Relatividade. Einstein adorava tocar violino e andar de bicicleta. Dizia que viver como andar de bicicleta. Para manter o equilbrio, preciso continuar se movendo. As atividades recreativas e esportivas so formas que vo melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Andando de bicicleta numa curva, a fora resultante que age no sistema a denominada: (A) centrpeta. (B) empuxo. (C) elstica. (D) eltrica. (E) gravitacional. 49 Leia o trecho sobre HIV/AIDS a seguir, extrado de um artigo que discute a trajetria da epidemia. Nele as autoras apresentam alguns relatos de jovens de escolas noturnas de So Paulo, ao mesmo tempo em que tecem seus comentrios.

A camisinha considerada eficaz para a AIDS, porm pouco prazerosa e frgil: muito fininha, rasga com facilidade, parece uma bexiga. Na verdade eles continuam sem saber como us-la e isso tem sido descrito como o motivo maior de falha da camisinha. A maioria dos programas no chega nos detalhes para ajud-los a utilizar o preservativo adequadamente, param no use camisinha, ou esquecem de ressaltar que se trata de um processo de aprendizagem e de adaptao. . Jovens e Adolescentes
(PAIVA, Vera, BESSA, C.Peres

em tempos de AIDS In Psicologia USP, vol.13 n, 1 So Paulo, 2000)

Todas as alternativas a seguir apresentam relao entre objetivo e ao correspondente, exceto uma. Assinale-a.
48

Com o objetivo de organizar programas de preveno do HIV/AIDS, levando em considerao a aprendizagem e a adaptao dos jovens, foram feitas as seguintes propostas: I. Discutir as escolhas contraceptivas com os jovens, seus planos sobre gravidez, vida familiar e oportunidades profissionais. No levar em considerao as diferenas de cultura, de raa, de pensamento, de opo sexual e de opinio do pblico-alvo. Procurar conhecer os interesses, f pessoal, problemas e necessidades do pbico-alvo. Estimular a incluso dos pais, professores e comunidade organizada nos projetos de preveno.

II.

III. IV.

Assinale a alternativa que contm todas as medidas que procuram integrar a idia de cidadania e direitos, aos temas da sexualidade. (A) Apenas I e II (B) Apenas I, II e III (C) Apenas I, II e IV (D) Apenas I, III e IV (E) Apenas II, III e IV

21

Vestibulinho - 2 semestre / 2005


50 O desenvolvimento sustentvel tem por aspectos prioritrios: a satisfao das necessidades bsicas da populao como, por exemplo, a educao, alimentao, sade, lazer; a solidariedade para com as geraes futuras por meio da preservao do ambiente de modo que elas tenham chance de viver; a participao da populao envolvida; a preservao dos recursos naturais; a elaborao de um sistema social que garanta emprego, segurana social e respeito s diferentes culturas e a efetivao dos programas educativos. Nas frases a seguir, so apontados aspectos que ameaam a sustentabilidade da sociedade em que vivemos. Procure identific-los. I. Aproveitamento da energia hidrulica e elica para a obteno de energia eltrica. II. Estmulo agricultura familiar. III. Uso de transporte ferrovirio para pessoas e para mercadorias. IV. Crescimento, sem planejamento, da populao humana. V. Economia apoiada no crescimento contnuo do consumo. Assinale a alternativa que contm todas as frases que apontam os aspectos que colocam em risco o desenvolvimento sustentvel. (A) Apenas I e II (B) Apenas II e III (C) Apenas III e IV (D) Apenas IV e V (E) Apenas I, II e III

Rascunho

Rascunho

22

Вам также может понравиться