Вы находитесь на странице: 1из 10

Teoria e Histria da Arquitetura e Urbanismo 1 Perodos: Arte Pr- Histrica e Primitiva 1.

Consideraes sobre o texto Dialtica da Natureza Os macacos antropomorfos, ao subirem em rvores, adotaram uma nova postura que redundou no Homo Erectus

O Homo Erectus liberou as mos para o trabalho. As mos se desenvolveram, surgiu o dedo polegar e, com isto, o desenvolvimento da habilidade para o trabalho e a produo de ferramentas. Com elas, o aumento da produtividade e a organizao do trabalho.

Desenvolvem-se o crebro, a viso e os rgos de comunicao (O homem passa a ter o que falar com os outros) O Homem domina a Natureza... O animal apenas utiliza a Natureza, nela produzindo modificaes somente por sua presena; o homem a submete, pondo-a a servio de seus fins determinados, imprimindo-lhe as modificaes que julga necessrias, isto , domina a Natureza. E esta a diferena essencial e decisiva entre o homem e os demais animais; e, por outro lado, o trabalho que determina esta diferena F. Engels

A arte pr-histrica reproduz essa relao do homem com a Natureza, desenvolvendo sua funo, sua temtica e tcnica, a partir da evoluo do homem.

2.

3. Descrio do perodo: Pr-histria Ao longo do perodo aqui estudado, denominado pr-histrico, arte e arquitetura tm um papel de simbolismo e utilidade. A diviso do perodo se d em trs etapas diferenciadas pela organizao social e pelos meios de produo: sociedades primitivas de caadores; agricultores e nmades. O perodo a ser retratado inicia-se em 30.000 A.C. ainda uma sociedade baseada na caa. Perodos anteriores: 250.000 A.C. (Paleoltica inferior); 50.000 A.C. instrumentos de pedra lascada (slex) homem de Neanderthal; Sociedade de Caadores

30.000 A.C. (Homo Sapiens) sudoeste da Frana e norte da Espanha 11.000 A.C. norte da frica, norte da sia, Amricas, Austrlia Zoomorfismo (no havia senso de superioridade do homem sobre os animais, a dependncia era total dos animais e da natureza); Nessas condies a arte primitiva busca representar figuras de animais, como expresso do que havia de mais importante para a sociedade; A habilidade humana multiplica suas potencialidades com o uso de instrumentos (ferramentas). O prprio desenvolvimento do homem, ao caminhar em duas pernas, libera as mos para o

trabalho. A mo do homem a nica entre a dos animais que possui um polegar, que se contrape aos demais dedos. Este polegar fruto do trabalho e do desenvolvimento humano, e se adapta sua necessidade de agarrar, com maior habilidade, os instrumentos, alimentos, objetos, etc. Se o animal era divinizado, o homem que o reproduzia era um ser especial, que cumpria as funes de sacerdote, artista, mdico, etc. H evidncias de que, apesar de bastante primitiva j havia os especialistas na pintura e na arte rupestre.

Sociedade de Agricultores 8.000 A.C. (Mesoltico) Oriente Mdio, Palestina, Sria e Mesopotmia 3.000 A.C. Expanso pelo Danbio e o Mediterrneo provvel que a agricultura tenha se iniciado com o trabalho feminino, enquanto os homens caavam e traziam sementes. Na arte, surgem as primeiras representaes humanas, arte utilitria (feminina): vasos, talheres, etc. Representao humana com cabea de animais (religiosidade)

Sociedade Nmade 3.000 A.C. Expanso pelo Danbio e o Mediterrneo Sociedade pastoril, domesticao do cavalo (carreta) Estilizao, desenhos abstratos, geometrismo, decorao.

A arte primitiva se espalha pelo norte da Europa, Oriente Mdio e Sudeste asitico. 3. Arquitetura No se pode falar de uma arquitetura pr-histrica no sentido artstico, apesar de seu carter funcional. Os primeiros homo sapiens refugiavam-se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao p de montanhas ou at no alto delas. Mais tarde eles comeariam a construir abrigos com as peles dos animais que caavam ou com as fibras vegetais das rvores das imediaes, que aprenderam a tecer, ou ento combinando ambos os materiais. Somente no final do neoltico e incio da idade do bronze que surgem as primeiras construes de pedra, principalmente entre os povos do Mediterrneo e os da costa atlntica. No entanto, como esses monumentos colossais tinham a funo de templo ou de cmaras morturias, no se tratando de moradias, seu advento no melhorou as condies de habitao. Nos primrdios da Histria, egpcios e sumrios j dispunham dos elementos fundamentais de uma arquitetura artstica. Em palcios e templos, os babilnios, hititas e persas levaram a arquitetura a um nvel majestoso. Mas foram os gregos que superaram a arte oriental e egpcia com um gnio criador que at hoje pode ser admirado no Partenon de Atenas e em outros vestgios.

Os deuses gregos no estavam separados dos homens. Conviviam com eles e tomavam de emprstimo suas feies. Por esse motivo, os templos eram construdos mais como moradias dos deuses que como lugares de adorao. Esculturas e pequenos modelos de argila, datados de 1.000 anos antes de Cristo e descobertos pelos arquelogos, mostram que os primeiros templos eram semelhantes s cabanas dos gregos.

4. Arte Primitiva A criao agro-pastoril permite que o homem se adapte a qualquer tipo de clima, podendo se instalar em qualquer regio A arte primitiva se espalha pelo norte da Europa, Oriente Mdio e Sudeste asitico. Em 250.000 A.C (na maior Era Glacial), o homem chega ao Oriente A Indonsia serve como ponte para a Oceania e a Polinsia, e para todo o Pacfico, chegando Amrica. Principais temas da arte primitiva:

Objetos Utilitrios Reverncia aos mortos A Fecundidade A mulher grvida O homem acocorado A serpente e o drago Estilizao, desenhos abstratos, geometrismo, decorao.

Comentrio sobre as pinturas corporais dos ndios brasileiros e o paralelismo dessa arte com outras manifestaes asiticas e americanas.

Arquitetura Pr-Histrica
.

Nos primrdios da Histria, egpcios e sumrios j dispunham dos elementos fundamentais de uma arquitetura artstica. Em palcios e templos, os babilnios, hititas e persas levaram a arquitetura a um nvel majestoso. Mas foram os gregos que superaram a arte oriental e egpcia com um gnio criador que at hoje pode ser admirado no Partenon de Atenas e em outros vestgios. Os deuses gregos no estavam separados dos homens. Conviviam com eles e tomavam de emprstimo suas feies. Por esse motivo, os templos eram construdos mais como moradias dos deuses que como lugares de adorao. Esculturas e pequenos modelos de argila, datados de 1.000 anos antes de Cristo e descobertos pelos arquelogos, mostram que os primeiros templos eram semelhantes s cabanas dos gregos.

Evoluo dos estilos arquitetnicos na construo de templos

Para erigir seus monumentos, os homens da poca provavelmente comearam por levantar uma coluna, em honra de um deus ou de um acontecimento importante. Esses monumentos pr-histricos eram pedras, cravadas verticalmente no solo, s vezes bastante grandes (megalito denominado menir). Pelo peso dessas pedras, algumas de mais de trs toneladas, acredita-se que no poderiam ter sido transportadas sem o conhecimento da alavanca.

Esttua-menir

Alinhamento de menires

Dlmen em forma de mesa

Estas pedras (os menires) deram origem s colunas. Mais tarde percebeu-se que, usando trs elementos, era possvel construir. Assim nasceu o dlmen, em forma de mesa, ou o trilito (trs pedras), formado por duas colunas que apoiavam uma arquitrave. Uma srie de trilitos fez a colunata.

Coluna

Trlito

Colunata

O dlmen ou galeria coberta, espcie de corredor que facilitava o acesso a uma tumba, foi de grande importncia na histria da arquitetura porque nele se baseiava a arte de construo praticada pelos gregos antigos. O princpio das colunas e da arquitrave foi usado para sustentar o arco das portas e janelas, sendo este o caminho para construo das cabanas aos templos mais majestosos. As duas colunas verticais chamavam-se jambas; a coluna sobreposta em arco ou abbada, dintel.

Dlmen de Chan de Arquina

Dlmen de Creu d'en Cobertella

Interior de uma habitao neoltica

Nave de Tudons

Nas primeiras casas, a arquitrave - geralmente de madeira ou pedra - sustentava o dintel da porta de entrada e das pequenas janelas. Para abrigar as esttuas dos deuses, pensou-se num prtico sobressalente, avanado, tanto para acolher a multido de fiis como para engrandecer a morada dos deuses. Esse prtico saliente - pronau era sustentado por um par de colunas e foi enriquecendo-se aos poucos at tornar-se um elemento decorativo indispensvel. 8

De duas colunas, a pronau evoluiu para uma srie de colunas, depois duas sries, em plano inferior principal sala do templo - a cela - cuja finalidade era poder suportar um teto maior. Acrescentou-se ento outro prtico na parte posterior do templo, o epistdomo. Por fim, o templo foi inteiramente rodeado por uma colunata, o peristilo. Essa colunata permitia a construo de edifcios maiores, porque, alm das colunas, tambm as paredes internas sustentavam o teto e o beiral saliente resguardava da chuva as paredes de barro. Nos prdios mais antigos, a colunata e todas as outras partes eram feitas no de mrmore, mas de fortes troncos de madeira. Para resistir ao tempo, era necessrio usar a pedra. Porm os gregos desejavam conservar os desenhos de seus templos. Por isso, cerca de 650 a.C., aparecem os primeiros templos de pedra esculpida, colocada exatamente como nos velhos edifcios de madeira. Poucos templos chegaram a conservar por alguns sculos as suas colunas de madeira. Em geral, conforme estragavam, elas iam sendo substitudas por outras iguais, porm de pedra. A ordem arquitetnica, expresso usada pelos artistas gregos, designava o conjunto dos elementos que compunham a construo. Segundo as propores e caractersticas decorativas desses elementos, principalmente das colunas, definiam-se ento as diferentes ordens ( drica, jnica, corntia e outras ordens).

BIBLIOGRAFIA ENGELS, Friedrich. A Dialtica da Natureza. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. GIEDION, Siegfried. Spacio, Tiempo y Arquitectura. 5. ed. Madri, Espanha: Editorial Dossat S.A. 1978. HAUSER, Arnold. Histria Social da Literatura e da Arte. V 1. 3 ed. So Paulo. Mestre Jou, 1982. LOMMEL, Andreas. O Mundo da Arte A Arte Pr- Histrica e Primitiva. Rio de Janeiro. Jos Olympio. 1966. MUNFORD, Lewis. A Cidade na Histria. 2 ed. Martins Fontes: Unb, 1982.

10

Вам также может понравиться