Вы находитесь на странице: 1из 15

COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAO A IMPLEMENTAO DO PAR NO RIO GRANDE DO SUL

Maria Goreti Farias Machado - UFRGS mgoretimachado@gmail.com

Resumo: Este artigo trata do projeto denominado Apoio ao Desenvolvimento da Educao Bsica na rede estadual e em redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Ncleo de Estudos de Polticas e Gesto da Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com parceria da Secretaria de Estado da Educao e UNDIME-RS, na forma de Assistncia Tcnica do FNDE, onde um dos objetivos foi o de apoiar redes de ensino estadual e municipais rio-grandense, no mbito do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao, com vistas elaborao do PAR.

Palavras chave: Educao Bsica, poltica educacional, PAR

O Plano de Desenvolvimento da Educao PDE, apresentado pelo governo Federal em maio de 2007, trouxe como prioridade a mobilizao de toda sociedade e das trs esferas de governo pela melhoria da qualidade na Educao Bsica. A conjugao de esforos a favor da melhoria da qualidade foi definida pelo decreto 6.094 de 24 de abril de 2007 que implementou o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao, inserido no PDE. Pautado em 28 diretrizes que devero ser seguidas pelos municpios e estados, estabelece a aferio da qualidade da educao pelo ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica IDEB, prev Assistncia Tcnica e Financeira da Unio aos governos municipais e estaduais e, a elaborao do Plano de Aes Articuladas PAR como condio para as transferncias voluntrias do FNDE. A adeso ao compromisso, de carter voluntrio foi acolhida pelos municpios do Rio Grande do Sul (RS) e de todo pas. Embora tenha havido boa recepo em aderir ao Plano por parte dos executivos municipais, a elaborao do PAR no andou no ritmo esperado. A elaborao do PAR num primeiro momento foi um tanto morosa, principalmente pela falta de entendimento de parte dos gestores sobre o processo de elaborao e concepes da poltica. O MEC contratou consultores para orientar a elaborao do PAR em municpios prioritrios, assim denominados os de menor IDEB, em relao mdia nacional. Entretanto, para dar conta da demanda de municpios nestas condies foram firmadas parcerias com universidades para

auxiliar os gestores municipais e estaduais. Nesta qualidade, a UFRGS coordenou o processo de elaborao do PAR nos municpios prioritrios do RS juntamente com a Secretaria de Estado da Educao (SE-RS) e com apoio da UNIDME-RS.

Carter da parceira

A parceria se deu atravs de uma descentralizao financeira do FNDE para a UFRGS com o objetivo de cobrir as despesas referentes ao apoio direto oferecido aos municpios prioritrios e a rede estadual, assim como, custear as capacitaes dos representantes das redes de ensino nas aes do PAR. No entanto, o projeto foi ampliado incorporando novas demandas do FNDE para com os municpios, na forma de subprojetos. A operacionalizao do trabalho de campo e de capacitao dos representantes dos municpios foi realizada pela UFRGS. Abrangeu o agendamento das visitas da equipe de apoio tcnico aos municpios, a organizao dos encontros de formao para elaborao do PAR, as capacitaes voltadas para as aes e subaes do PAR, com assistncia do FNDE e gesto financeira dos recursos da descentralizao. A parceria UFRGS/MEC envolveu, alm da assistncia para elaborao do PAR, projeto de pesquisa de extenso, intitulado Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao: anlise monitoramento da poltica em redes pblicas do Rio Grande do Sul cujos objetivos, sinteticamente, so: discutir as orientaes do FNDE de assistncia financeira confrontando com padres anteriores, analisar os processos de elaborao do diagnstico e do PAR nos municpios prioritrios do RS, analisar os resultados da implementao do PAR, atravs de monitoramento das aes e analisar os diagnsticos e planos verificando situaes e tendncias educacionais nas dimenses, reas e indicadores do PAR. As visitas aos municpios para elaborao do PAR, em 2008, no entanto, o projeto de extenso teve continuidade permanecendo ativo at o presente momento, assim como o suporte aos municpios para execuo das aes do Plano.

Aes executadas no projeto e subprojetos Apoio aos municpios para elaborao do PAR Visita ao municpio para acompanhamento e apoio tcnico durante o processo de elaborao do PAR pela equipe local, previamente agendado, com durao mdia de dois a trs dias.

MUNICPIOS ATENDIDOS NA ELABORAO DO PAR MUNICPIOS PRIORITRIOS APOIO INDIRETO 8 MUNICPIOS PRIORIRIOS APOIO DIRETO 2007 24 MUNICPIOS PRIORIRIOS APOIO DIRETO 2008 TOTAL
Fonte: relatrio de projeto de extenso. UFRGS, 2009.

105 137

Dos 142 municpios prioritrios do RS, oito tiveram atendimento indireto em razo da assinatura do termo de cooperao ter sido marcada para data anterior ao agendamento acordado com a universidade. Isto ocorreu em maio de 2008, perodo de comemorao de um ano de PDE, em Braslia. Nesta situao, o apoio foi atravs de capacitao e suporte indireto por telefone. Cinco abriram mo do apoio direto e 129 contaram com o apoio da equipe.

Capacitao com vistas elaborao do PAR aos municpios no prioritrios Encontros realizados em Porto Alegre e em regies do estado para orientar os municpios no prioritrios na elaborao do PAR.

Capacitao no Programa Escola Ativa Realizao do mdulo 1 da metodologia Escola Ativa, destinadas aos municpios que possuem em suas redes escolas multiseriadas dos anos iniciais do campo.

Capacitao e apoio para elaborao do PDE-escola Realizao de capacitaes para equipes tcnicas das coordenadorias regionais de educao da rede estadual e dos municpios assim como para diretores de escolas priorizadas no PDE-escola.

Capacitao e apoio para a elaborao do Levantamento da Situao Escolar (LSE). Capacitao de profissionais da rea pedaggica e de estrutura fsica (engenheiros e arquitetos) dos municpios e coordenadorias regionais de educao da rede estadual, para realizar o levantamento da situao escolar LSE, para identificar as condies fsicas, de equipamento e acervo das escolas.

Anlise de PAR. Esta ao compreende a anlise tcnica de PAR enviado ao FNDE. Visa agilizar o processo de anlise com vistas a assinatura dos termos de cooperao entre FNDE e municpio. Parte da equipe da UFRGS foi capacitada par desenvolver esta ao que

iniciou em 2009 e se estendeu at 2009. Foram realizadas at o momento anlises de 1200 PAR.

AO ELABORAO DO PAR ESCOLA ATIVA LSE

CAPACITAES BENEFICIADOS 250 municpios 205 profissionais de municpios e coordenadorias regionais de educao da rede estadual 374 tcnicos de coordenadorias, municpios e equipe UFRGS 30 coordenadorias/490 tcnicos 658 municpios/66 tcnicos 149 diretores de escolas

PDE-ESCOLA

Fonte: relatrio de projeto de extenso. UFRGS, 2009

A dinmica de elaborao do PAR assim como as aes previstas no plano representou um movimento permanente de atuao da universidade junto s redes de ensino municipal. Cabe destacar que, embora o termo de cooperao tenha vigorado at dezembro de 2008, o apoio da UFRGS aos municpios permanece, pelo compromisso de compartilhar com os gestores as experincias e conhecimento acumulado no processo e, por representar um vasto campo de atuao para a pesquisa acadmica, de forma a contribuir nas discusses da implementao dessa poltica e de monitoramento da execuo do PAR nos municpios envolvidos.

O trabalho de campo

O trabalho foi estruturado pela formao de uma equipe composta por tcnicos e pesquisadores que atuaram em duplas, um indicado pela SE-RS e outro indicado pela UFRGS. No total foram atendidos 137 municpios que receberam assistncia para a realizao do diagnstico da realidade educacional local e elaborao do PAR. A assistncia iniciou em novembro de 2007 e foi concluda no final de 2008, nestes municpios. O trabalho do campo caracterizou-se basicamente por dois momentos: de preparao e de desenvolvimento O contato inicial com cada uma das secretarias municipais de educao para o agendamento da visita foi realizado por e-mail e, posteriormente, por telefone, atravs

da coordenao do projeto na UFRGS. Os passos seguintes foram dados pela equipe de trabalho de campo UFRGS/SE-RS. Em 22 municpios prioritrios (PAR elaborado em novembro de 2007) ocorreu um terceiro momento: o de monitoramento. Realizado pelos pesquisadores que atua no projeto de pesquisa e extenso da UFRGS no perodo de outubro a dezembro de 2008.

Preparao: Consistiu em confirmar o encontro com os(as) secretrios(as) e passar as informaes e orientaes necessrias ao desenvolvimento do trabalhos. Um arquivo contendo os manuais de orientao e a previso legal do Compromisso e do PAR foi enviado por e-mail para leitura prvia e preparao da equipe local, responsvel pela elaborao do diagnstico e do PAR, constituda por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, da secretaria municipal de educao e conselhos de acompanhamento. Em 2007, a elaborao do diagnstico e do PAR foi realizada utilizando um sistema denominado CTE (Compromisso Todos pela Educao) onde o preenchimento era feito offline e enviado pela internet aps a concluso. Em 2008, passou a ser utilizado um ambiente virtual denominado Sistema Integrado de Planejamento oramento e finanas do Ministrio da Educao SIMEC, com senha de acesso cadastrada e liberada previamente a cada gestor municipal. A equipe levou na bagagem uma breve apresentao do PDE e do Plano de metas enfatizando suas 28 diretrizes alm de documentos legais da legislao vigente, assim como, das polticas para a educao brasileira em vigor. A estrutura mnima para realizao dos trabalhos previa computador com acesso a internet, um digitador e, preferencialmente, equipamento de multimdia.

Desenvolvimento O papel da equipe UFRGS/SE-RS foi o de dar apoio equipe local para a elaborao do diagnstico e PAR, traduzido em orientaes sobre o funcionamento do sistema, esclarecimento de dvida quanto aos instrumentos de diagnstico e de cadastro das aes, bem como, o de levar ao conhecimento dos participantes as polticas e legislao da Educao Bsica. Outra atribuio era a de incentivar o dilogo do grupo para que as discusses tivessem intensidade de modo a revelar a realidade educacional local com vistas construo do plano. A escolha dos critrios de pontuao na fase de diagnstico, as justificativas e a escolha das aes foram de inteira deciso da equipe local.

O trabalho iniciava com a apresentao dos participantes e do PDE/Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao. Durante os trabalhos de realizao do diagnstico e elaborao do PAR foi constitudo o Comit Local, responsvel pelo acompanhamento da execuo das aes definidas no plano, constitudo por representaes da comunidade escolar e sociedade civil. O trabalho era concludo aps o envio do mesmo ao FNDE, pelo gestor da educao.

Dinmica do PAR e o trabalho de campo

Inicialmente preciso trazer algumas concepes implcitas no Plano de Metas Compromisso todos pela Educao: A mobilizao em torno da melhoria da Educao Bsica (MEC, 2007). Segundo o Ministrio da Educao, o Compromisso prope a articulao de esforos para melhoria de qualidade oferecendo um indicador o IDEB- que comparvel entre todas as redes de ensino e que servir para a verificao do cumprimento das metas do plano. Apresenta um conjunto de 28 diretrizes norteadoras das aes pelas esferas de governo com vistas a atender as referidas metas. Outra concepo importante a adoo de viso sistmica de educao proposta no PDE, que implica em

compreender o ciclo educacional de modo integral [...] promover a articulao entre polticas especficas orientadas a cada nvel, etapa e modalidade[...], implica, portanto, reconhecer as conexes intrnsecas entre Educao Bsica, Educao Superior, Educao Tecnolgica e alfabetizao [...] e, a partir dessas conexes, potencializar as polticas de educao de forma a que se reforcem reciprocamente (MEC, 2008, p.10).

Esta viso de educao pretende romper com a viso fragmentada da educao, at ento praticadas e responsveis por oposies entre etapas e modalidades da educao, segundo o Ministro da educao. Fragmentao esta que foi mantida com a criao do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio FUNDEF, aprovada para uma das etapas da Educao Bsica. A compreenso das diretrizes a serem adotadas pelos gestores da educao da rede pblica foi essencial no processo de elaborao do PAR. O foco dessas diretrizes a aprendizagem pautada em resultados de avaliao de qualidade e de rendimentos dos

estudantes (MEC, 2007). Elas esto sistematizadas no decreto 6094/07. O Plano de Metas foi regulamentado pelas Resolues 29/07 e 47/07, do CP/FNDE. A criao do IDEB, como indicador para aferir a qualidade da educao, tornou-se questo central na medida em que ele calculado a partir de cada escola, rede escolar e do pas, permitindo identificar as fragilidades das escolas. O clculo considera os resultados da avaliao da aprendizagem usando como instrumentos a Prova Brasil, os resultados de aprovao/reprovao e ndices de analfabetismo. Para realizar o PAR, o MEC disponibilizou o Manual Passo a Passo Orientaes gerais para aplicao dos instrumentos, o Instrumento de Campo e o Guia Prtico de Aes. O Manual Passo a Passo apresenta as orientaes de todo o trabalho de elaborao do PAR. Nele esto definidas as etapas do trabalho com a formao da equipe local e do comit de acompanhamento do PAR, bem como, a aplicao do Instrumento de Campo e do Guia Prtico de Aes. O Instrumento de Campo o documento de coleta de informaes quantitativas e qualitativas da realidade educacional da rede municipal. Est organizado em quatro dimenses, subdivididas em reas e indicadores cuja pontuao determinar as aes e subaes do PAR. Alm das quatro dimenses, existem trs blocos de questes denominadas Questes pontuais a ser respondida pelo gestor e equipe local, assim como dados referentes rede municipal, denominados no sistema de Dados da unidade O Guia Prtico de Aes apresenta as aes e as subaes que devem ser implementadas pelos municpios para sanar as dificuldades/entraves que supostamente impedem a melhoria da qualidade do ensino na rede. Essas aes se originam a partir dos critrios de pontuao 1 e 2 dos indicadores no diagnstico. necessrio o detalhamento das aes geradas e das subaes que a equipe avaliar como necessrias ao desenvolvimento da educao local. Na prtica o que se verificou foi necessidade de complementar esses documentos explorando um pouco o processo de discusso/interveno e de interpretao de indicadores, da legislao vigente para a tomada de deciso a cerca da pontuao dos indicadores. Na mesma perspectiva, orientar os municpios sobre a quantificao, perodo de realizao das subaes e em alguns casos na escolha das subaes que melhor contemplavam as necessidades educacionais local. A realizao do diagnstico o momento em que a equipe local faz uma reflexo profunda da realidade educacional da rede municipal. o momento da autocrtica, das ponderaes e de responsabilizao do grupo como um todo.

Verificou-se em parte das equipes locais, inicialmente, certa iseno de responsabilidade do quadro frgil da rede escolar, transferindo tal responsabilidade para os gestores e equipes de trabalhos que os antecederam. Este processo vem se repetindo nas redes em que houve mudana de governo na virada 2008/2009. H um demanda de pedidos de reviso do PAR alegando que o diagnstico no condiz com a realidade. Ressalva-se aqui o fato de que existem aes e subaes no PAR que foram modificadas, acrescentadas e/ou retiradas pelo FNDE, ao longo da existncia do Compromisso. Destaco o Proinfncia, programa que oferece Assistncia financeira para construo de escola infantil, cursos de formao inicial e continuada para professores, Assistncia financeira para transporte escolar, este ltimo retirado, enquanto o primeiro foi acrescentado e, os de formao, modificados e acrescentados. As quatro dimenses do Instrumento de Campo devem ser analisadas considerando o contexto municipal e no somente da rede municipal. Quais as responsabilidades da rede municipal com a populao local, lembrando que a Educao Bsica de competncia do estado e do municpio. Portanto, torna-se necessrio assumir de forma cooperativa a oferta neste nvel de ensino. Por exemplo, na questo oferta de matrcula h de se considerar tambm as demandas que so supridas pela rede estadual. O Plano de Metas visa rede pblica de ensino no municpio, embora cada rede tenha que elaborar o seu PAR e ter compromisso com o que lhe compete, considerar-se- a territorialidade nas condies de oferta da educao pblica pelas duas esferas de governo. O regime de colaborao implcito no Compromisso implica tambm nestas consideraes, no entanto, observou-se que no houve dilogo entre as redes na elaborao do PAR. Cada esfera tratou do seu plano isoladamente. Apesar dos gestores algumas vezes desconhecerem os objetivos do compromisso interpretando-os apenas como uma forma de obter recursos do governo Federal verificou-se que, no decorrer do processo de elaborao do diagnstico e do PAR, havia certo grau de satisfao pela oportunidade real de discutir a realidade educacional local. A grande maioria dos trabalhos tinha ao final uma avaliao positiva do processo.

O diagnstico Estruturado em quatro dimenses1, subdivididas em reas2 e indicadores3, o Instrumento de Campo possibilita uma radiografia da rede escolar. Deve ter carter participativo, isto , deve promover uma anlise compartilhada da realidade educacional (MEC, 2007). Seu preenchimento e detalhamento devem ser feitos pela equipe local

constituda por representantes da Secretaria municipal de educao e dos diversos segmentos da escola, assim como representantes de conselhos de acompanhamento e de direitos existentes no municpio. No se pode afirmar como se deu a indicao dos membros da equipe local se foi feita de forma democrtica ou no. No entanto, verificou-se certa afinidade entre os gestores e esses componentes que demonstravam com freqncia convergncia nas decises e no debate. Entretanto, no raros foram os confrontos em casos especficos onde no havia uma homogeneidade do grupo. importante mencionar que cada uma dessas dimenses e reas exigiu a discusso da legislao vigente que envolve os indicadores apresentados, bem como, as possibilidades de alterar as caractersticas da realidade atual com vistas a atender as diretrizes do Plano de Metas. No total so 52 indicadores a ser analisados nesta fase de diagnstico. A interveno da equipe de apoio da UFRGS/SE foi importante para construir referencias que balizaram as decises das equipes locais. Antes de iniciar o diagnstico por dimenso, o(a) secretrio(a) de educao dever responder as questes pontuais apresentada na dimenso 1, que posteriormente sero apresentadas a equipe local. As Questes Pontuais das dimenses 2 e 3 sero respondidas pela equipe local. Os critrios de pontuao (1, 2, 3 ou 4) desse instrumento, onde o mais baixo representa a pior situao e o mais alto a situao ideal desencadeiam as condies de elaborao do PAR. Para cada critrio de pontuao escolhido necessrio justificar a escolha. Instrumento de campo
Dimenso: 1. Gesto Educacional rea: 1. Gesto Democrtica: Articulao e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Indicador: 1. Existncia e funcionamento de Conselhos Escolares (CE). Pontuao Critrios (Preenchimento Obrigatrio) No se aplica. 4. Quando existe, em toda rede, CE implantados com participao atuante de todos os segmentos. A SME sugere e orienta a implantao dos CE. 3. Quando existem CE atuantes em pelo menos 50% das escolas da rede; a SME sugere e orienta a implantao dos CE. As escolas da rede, em parte, se mobilizam para implantar CE. 2. Quando existem CE em menos de 50% das escolas, pouco atuantes (apenas no papel). A SME sugere a implantao, mas no orienta. As escolas da rede, em parte se mobilizam para implantar CE, mas no recebem orientao. 1. Quando no existem CE implantados; a SME no sugere, tampouco orienta a implantao. As escolas da rede no se mobilizam para formao de CE. Justificativa: Demandas potenciais: Fonte: MEC, 2008.

O preenchimento da demanda potencial isto , o que deve ser feito para resolver a situao apresentada opcional nas pontuaes 3 e 4, entretanto, quando preenchida, serve de parmetro para futuras avaliaes da rede escolar das questes e implementao das polticas educacionais municipais. No entanto, quando pontuado critrios 1 ou 2, necessariamente deve-se colocar a demanda potencial. nesta situao o sistema (SIMEC) vai gerar as aes e subaes que sero analisadas e escolhidas na elaborao do PAR. So essas aes e subaes a ser preenchidas que posteriormente podero auxiliar na correo das polticas com vistas melhoria da qualidade. Esta observao vale para todas as quatro dimenses. Qualquer que seja a pontuao deve refletir fielmente a realidade local, no mascarando resultados, seja para parecer melhor do que ou para demonstrar que pior, com vistas a obter recursos adicionais. O prprio sistema terminar por demonstrar as contradies desses procedimentos.

As quatro dimenses do diagnstico e do PAR

1 Gesto educacional Nesta dimenso a discutida a gesto administrativa, financeira e pedaggica. Onde possvel analisar as questes relativas aos Conselhos Escolares, Conselho Municipal de Educao e Plano Municipal de Educao, legislao referente aos planos de carreira dos profissionais da educao, projeto pedaggico e dos recursos vinculados educao, assim como as parcerias e relaes com a comunidade. A discusso da gesto educacional leva em conta legislao vigente, assim como, a situao em que o municpio se encontra em relao a estas leis.

2 - Formao de professores e dos profissionais de servio e apoio escolar Esta dimenso est dividida em cinco reas. Todas voltadas para verificar as habilitaes dos profissionais docentes e as polticas existentes para garantir formao inicial (graduao) e formao continuada dos professores (atualizao, extenso, aperfeioamento e especializao) em todas as reas do conhecimento na EI e EF, contemplando a diversidade expressa nas polticas de formao para incluso, gnero, EJA, cultura afro-brasileira e indgena, dentre outras. Do mesmo modo verificar a existncia de polticas da SME para a formao dos demais servidores da Educao.

Um dos grandes investimentos que o MEC demonstra fazer neste processo est voltado para formao dos professores e profissionais dos servios de apoio educao. Entretanto, importante lembrar que na formao inicial requisito para ingresso no servio pblico mediante concurso. Portanto, muitas redes municipais j tm esse perfil e potencializam a formao continuada.

3 Prticas pedaggicas e avaliao O sucesso escolar dos alunos est relacionado como acesso, a permanncia na escola e a aprovao com aprendizagem. Alguns fatores so essenciais para que os ndices do sucesso escolar cresam. Esta dimenso propicia uma reflexo sobre a necessidade dos profissionais do apoio pedaggico em todas as escolas da rede e da realizao de reunies peridicas de planejamento e avaliao interna do trabalho escolar. Discute-se, aqui a existncia sistemtica de atividades fora do espao escolar e de integrao com a comunidade. Assim como, oportunizar assistncia para alunos com dificuldades de aprendizagem favorecendo o avano na escolarizao e reduzindo a defasagem idade-srie (discutir a incluso dessa assistncia no regimento escolar).

4 Infra-estrutura fsica e recursos pedaggicos Nesta quarta e ltima dimenso so tratadas as questes relacionadas com as condies fsicas da rede escolar. A adequao dos espaos da escola e da existncia de equipamentos e recursos pedaggicos. Muitas vezes uma reestruturao dos espaos proporciona melhor aproveitamento para o processo de aprendizagem, necessitando apenas adequao/recuperao das instalaes. Envolve anlise do acervo bibliogrfico, mdias e materiais pedaggicos. nesta dimenso que a maior parte dos municpios pesquisados demonstrou interesse tendo em vista a possibilidade de Assistncia Financeira para a construo, ampliao e reforma de escolas de ensino fundamental e de educao infantil.

Tabela 1 - Sntese por dimenso - PAR dos 24 Municpios Prioritrios de menor IDEB (2005) do Rio Grande do Sul Critrios de pontuao Dimenses Gesto Educacional Formao de Professores e Profissionais de Servios e Apoio Escolar Prticas Pedaggicas e Avaliao Infra-Estrutura Fsica e Recursos Pedaggicos Total de pontuao do indicador 152 72 59 24 307 103 47 46 47 243 121 44 55 185 405 88 72 32 80 272 16 05 21 4 3 2 1 NSA

Fonte: PAR dos 24 Municpios com menor IDEB do Rio Grande do Sul Novembro/2007. 52 indicadores para cada um dos 24 municpios pesquisados, totalizando 1248 critrios pontuados. NSA= no se aplica, quando no h possibilidade de registro pela falta de informao ou quando os critrios do indicador no refletem a realidade local.

Junto com a dimenso dois, que trata da possibilidade de oferta de cursos de formao inicial e continuada aos professores, a dimenso quatro soma o maior nmero de indicadores com critrios um e dois nos 24 municpios com menor IDEB no RS. Isto representa, de certo modo, que as necessidades mais urgentes so aquelas relacionadas com a estrutura fsica das escolas, pois a grande maioria no possui os espaos adequados para a aprendizagem, como por exemplo, os laboratrios de cincias, de artes e at mesmo, as cozinhas e refeitrios. Do mesmo modo que a Educao Infantil no dispe dos espaos necessrios ao atendimento dessa faixa etria. Na formao dos professores seguem as mesmas necessidades. Embora haja um bom nmero de professores formados, muitos esto em processo de formao. A maior parte em instituies privadas. A busca por formao inicial e continuada foi uma constante na elaborao do PAR. No se pode deixar de mencionar a dimenso um, pois se relaciona com as questes da gesto da educao. Plano de Carreira, escolha de dirigente das escolas assim como atuao dos conselhos de acompanhamento e conselho escolar, com freqncia apareceu como inadequadas a gesto democrtica. Necessitando de reformulaes e at mesmo de serem criados, como o caso dos conselhos escolares muitas vezes substitudos pelos crculos de pais e mestres- CPM.

A elaborao do PAR Aps a finalizao do diagnstico inicia-se a elaborao do PAR. Elaborar o PAR significa cadastrar as aes e subaes no sistema, definindo quantidades e estabelecendo

prazos de execuo. Se a discusso no foi esgotada na etapa inicial (diagnstico) poder haver impasses nas decises a serem tomadas no PAR. Neste caso importante retomar os pontos no esclarecidos antes de cadastrar aes e subaes. O prazo de execuo do PAR de 4 anos (2008 a 2011). As aes podem iniciar em qualquer um desses anos desde que tenha prazo suficiente para sua concluso. Por exemplo, para criar e implantar CE necessrio tempo suficiente para fazer o debate, elaborar e aprovar projeto de Lei e realizar a formao dos conselheiros. Se considerarmos que h substituio dos membros do conselho prazo total deve ser de 2008 a 2011. Deste modo, alm de criar o CE poder haver formao peridica dos conselheiros. Algumas aes recebero assistncia tcnica e/ou financeira do MEC. Outras devero ser executadas exclusivamente pelo municpio que dever arcar com os recursos financeiros necessrios. No monitoramento do PAR existe a possibilidade de responder questes que at o momento no foi possvel constatar: Realmente haver, por parte do FNDE, a priorizao da assistncia tcnica e financeira aos municpios em situao mais crtica, e em que prazo? Qual o montante de recursos disponibilizado para atender as demandas do PAR? Os governos municipais e estaduais colocaro em execuo as aes de sua inteira responsabilidade, inclusive financeira? O comit local de acompanhamento do PAR ter autonomia e atuao nas suas atribuies? Se as mudanas de gestores ocorridas na virada 2008/2009 pode interromper o processo de execuo do PAR?

Algumas hipteses e consideraes A dinmica de transferncia voluntria de recursos do FNDE aos governos estaduais e municipais no sofreu grandes mudanas nos ltimos anos. Caracterizava-se pelo envio de projetos e aprovao conforme entendimento dos tcnicos do FNDE e de movimentos lobistas e de parlamentares para liberao dos recursos. Valia o balco de negcios. A dinmica do Compromisso Todos pela Educao pretende romper com essa cultura. Contudo, verificou-se no decorrer da elaborao do PAR que objetivos essenciais da proposta no foram cumpridos. A definio de municpios prioritrios envolveu uma priorizao no atendimento dos mesmos com a assistncia tcnica e/ou financeira do FNDE.

Entretanto, o acompanhamento do cronograma das anlises de PAR demonstrou que municpios no prioritrios foram analisados antes dos municpios prioritrios, repercutindo no atendimento destes. Termos de cooperao tcnica e convnios de assistncia financeira foram firmados com no prioritrios, ao menos no RS, antes dos prioritrios. Por outro lado, observa-se que a busca de atendimento privilegiado junto a FNDE tem sido barradas de modo geral e direcionada para as aes cadastradas no PAR, isto , prefeitos que buscam recursos diretamente na autarquia, tem se deparado com a exigncia de elaborao do PAR, o que pode demonstrar uma mudana de cultura de fato. Identificamos este movimento pelo retorno dos municpios ao apoio da universidade para a elaborao do PAR. Este trabalho de apoio s redes de ensino trouxe benefcios na elaborao do PAR, especialmente porque possibilita criar condies de acesso s transferncias voluntrias do FNDE, assim como, oferecer uma radiografia da situao educacional local e buscar formas de superao das dificuldades encontradas na gesto educacional.

A elaborao dos planos, em si, tem potencial de aumentar a capacidade tcnica dos dirigentes das secretarias de educao, pois proporciona uma viso ampla da situao educacional do territrio, bem como de aes que possam ser efetivadas para superar problemas detectados. (UFRGS, 2009, p. 17)

O apoio oferecido, atravs da parceria UFRGS/FNDE qualificou o trabalho de elaborao do PAR em termos de informao sobre a legislao e as polticas para a Educao Bsica assim como na parte tcnica de operacionalizao do sistema. O monitoramento do PAR um passo necessrio e urgente para que se acompanhe em tempo real a execuo das aes previstas, tanto de parte dos governos locais, quanto da parte do FNDE, no que diz respeito assistncia tcnica e financeira. Cabe ressaltar que h uma previso para que ocorra o monitoramento do PAR em todos os municpios brasileiros, sob a coordenao do FNDE, em 2009. Os procedimentos para uma nova parceria com a UFRGS esto em fase de concluso e com incio dos trabalhos de campo em agosto, envolvendo os municpios prioritrios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas e Paraba.

NOTAS: So agrupamentos de grandes traos ou caractersticas referentes aos aspectos de uma instituio ou de um sistema, sobre os quais se emite juzo de valor e que, em seu conjunto, expressam a totalidade da realidade local. 2 o conjunto de caractersticas comuns usadas para agrupar, com coerncia lgica, os indicadores. Entretanto, no so objetos de avaliao e pontuao. 3 Representam algum aspecto ou caracterstica da realidade que se pretende avaliar. Expressam algum aspecto da realidade a ser observada, medida, qualificada e analisada. Os indicadores foram construdos a partir das diretrizes estabelecidas no Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007.
1

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Decreto Presidencial n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispe sobre a implementao do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao. Braslia, DF, 243 de abr. 2007. ______. Ministrio da Educao. Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). 2008. ______. Ministrio da Educao. Compromisso Todos pela Educao: Manual passo-apasso, 2007. Secretaria de Educao Bsica SEB/MEC, jun. 2008.

______. Ministrio da Educao. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Resoluo/CD/MEC/FNDE/ n. 029, de 20 de junho de 2007. Estabelece critrios, parmetros e os procedimentos para a operacionalizao da assistncia financeira suplementar a projetos educacionais, no mbito do Compromisso Todos pela Educao, Braslia, 2007.

______. Ministrio da Educao. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Resoluo/CD/MEC/FNDE n. 006, de 20 de junho de 2006. Institui o Sistema de Informaes sobre Oramentos Pblicos em Educao (SIOPE), Braslia, 2006.

______. Ministrio da Educao. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Resoluo/CD/FNDE n 047, de 20 de setembro de 2007. Altera a Resoluo CD/FNDE n 29, de 20 de julho de 2007, que estabelece os critrios, os parmetros e os procedimentos para a operacionalizao da assistncia financeira suplementar e voluntria a projetos educacionais, no mbito do Compromisso Todos pela Educao, Braslia, 2007.

FARENZENA, Nal. MACHADO, Maria Goreti Farias. Apoio ao Desenvolvimento da Educao Bsica na Rede Estadual e em Redes Municipais de Ensino do Rio Grande do Sul: relatrio de projeto de extenso. Porto Alegre: UFRGS/FACED/Ncleo de Estudos de Poltica e Gesto da Educao, 2009. 127p.

Вам также может понравиться