Вы находитесь на странице: 1из 7

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N15 - Equipamentos de Armazenagem


Objetivos da aula:
A aula anterior apresentou os equipamentos de armazenagem leve e para organizao e multiplicao de espao, bem como dois dos equipamentos de armazenagem pesada. Nesta aula, veremos as demais estruturas de armazenagem pesada.

1. Estruturas de Armazenagem Pesada (continuao)


Estruturas Porta-Paletes para Corredores Estreitos So sistemas derivados das instalaes porta-paletes convencionais e, como o nome sugere, aumentam a eficincia do espao, utilizando corredores menores e ganhando, conseqentemente, melhorias na densidade de estocagem. Uma instalao, para ser considerada como de corredores estreitos, deve ter o corredor menor do que duas vezes a profundidade do alojamento da carga. A eficincia pode chegar at 20% a mais, em boas condies de operao. A largura do corredor pode ser reduzida em at 100 mm de largura a mais do que a largura do palete e/ou equipamento de movimentao. A aplicao bsica dessa tcnica deve ser avaliada, pois, apesar de vantajosa, envolve, tambm, custos maiores, principalmente em razo da utilizao de equipamentos de movimentao especiais.

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

Faculdade On-Line UVB

103

Aula 15 - Equipamentos de Armazenagem

Anotaes do Aluno

uvb
Estrutura Porta-Paletes com Dupla Profundidade So estruturas idnticas s porta-paletes convencionais, no que se refere construo, diferindo, unicamente, quanto sua disposio: conjuntos monofrontais duplos, entremeados por conjuntos bi-frontais qudruplos. Para esse sistema, torna-se indispensvel o uso de empilhadeiras especiais do tipo alcance profundo (deep reach), dupla profundidade com garfos pantogrficos. Pode-se perceber que h um aumento da densidade de estocagem com a diminuio do nmero de corredores, mas a seletividade cai 50%, ao mesmo tempo em que a primeira carga a entrar ser sempre a ltima a sair. Esse sistema permite maiores recursos do que o de estruturas convencionais. Isso significa o uso de vrios mtodos que proporcionam alta densidade de estocagem e permitem o acesso individual a cada palete. Necessita de equipamentos especiais de movimentao de materiais. Os corredores so estreitos, limitados apenas pelo tamanho da carga ou do equipamento. Se forem usados carrinhos, eles se movem em trilhos fixos, dentro de guias, e no possvel fazer manobras nos corredores; em contrapartida, possvel pegar e colocar materiais nos nveis das prateleiras, por qualquer lado. Algumas instalaes que possuem transelevadores usam computadores e sistemas automticos estrategicamente localizados. As principais vantagens deste sistema so: (a) Combinao de alta densidade com 100% de seletividade individual; (b) O fluxo pode ser mais rpido do que com empilhadeiras convencionais; (c) As empilhadeiras especiais desse sistema permitem ultrapassar maiores alturas do que as convencionais, acima de 7 metros; com transelevadores, podem ultrapassar maiores alturas; As desvantagens deste tipo de estrutura so: (a) Necessidade de equipamentos especiais de movimentao e armazenagem de materiais; (b) Precisa-se de sistema de guias e tambm de trilhos para os transelevadores, ou um piso particularmente plano para as empilhadeiras que, freqentemente, so cativas e requerem equipamento adicional para
Faculdade On-Line UVB

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

104

Aula 15 - Equipamentos de Armazenagem

Anotaes do Aluno

uvb
movimentar as cargas; (c) Custo elevado de implementao do projeto. Estrutura com Trnsito Interno Constituem em um bloco de estruturas contnuas, para corredores. As empilhadeiras alcanam o centro dos blocos, entre as colunas, pela parte frontal, sendo isso possvel porque no h vigas transversais para bloquear a entrada. Em contrapartida, os paletes so apoiados lateralmente em consoles, em cada coluna. Com os componentes semelhantes estrutura porta-paletes convencional, esse sistema permite o apoio dos paletes em braos curtos em vez de vigas. Os montantes so ligados uns nos outros por vigas de apoio, no sentido inverso ao convencional, possibilitando a entrada da empilhadeira. Devido ao sistema instvel da estrutura, algumas exigncias adicionais so indispensveis para manter a estrutura estvel: (a) Fixao das bases no piso com chumbadores; (b) Diagonais no topo da estrutura; (c) Onde possvel fixar a estrutura com espaadores nas paredes do prdio; (d) Fixar, se possvel, a estrutura nas colunas ou em outros elementos do prdio. Este sistema proporciona uma alta densidade de armazenagem, comparado com a do sistema convencional. Pode estocar um grande nmero de paletes em quase metade do espao normal, ou dobrar a capacidade de armazenagem em uma certa rea. Permite alturas de at 10 metros. No h esmagamento de materiais. O capital empregado relativamente baixo, comparado com o outro sistema de alta densidade de estocagem. Podem ser utilizadas empilhadeiras convencionais. ideal para aqueles tipos de carga usados em intervalos longos de tempo cuja retirada ou reposio so feitos em ciclos de intervalos longos. Neste tipo de estrutura, h algumas desvantagens, como a de no ser possvel selecionar uma carga sem mover a outra. Assim, o estoque apenas
Faculdade On-Line UVB

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

105

Aula 15 - Equipamentos de Armazenagem

Anotaes do Aluno

uvb
acessvel com base no enfoque LIFO / UEPS (ltimo a entrar, primeiro a sair). Drive-in um sistema constitudo por um bloco contnuo de estruturas no separadas por corredores intermedirios. As empilhadeiras movimentamse dentro da prpria estrutura, ao longo de ruas no h vigas, bloqueando o acesso da mquina para depositar ou retirar as cargas. Os paletes so apoiados sobre braos em balano, fixado nos prticos. O sistema capaz de oferecer um bom nmero de vantagens: (a) Proporciona alta densidade de estocagem, graas eliminao de corredores; pode estocar o mesmo nmero de paletes que um portapaletes convencional, na metade da rea; (b) A inexistncia de superposio direta de cargas evita o esmagamento acidental e o risco de queda de pilhas; (c) O sistema pode utilizar empilhadeiras comuns, com pequenas modificaes na estrutura de proteo do operador; O sistema apresenta, contudo, certos inconvenientes: (a) Para alcanar o palete do meio, preciso movimentar, primeiro, os que esto na frente; (b) O estoque poder ser movimentado, retirando-se, por ltimo, o item em que entrou primeiro, o que limita a variedade dos itens a estocar. Essas desvantagens podem ser contornadas, transformando o sistema drive-in (onde a empilhadeira adentra) no sistema drive-through (onde a empilhadeira atravessa).

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

Faculdade On-Line UVB

106

Aula 15 - Equipamentos de Armazenagem

Anotaes do Aluno

uvb
Estrutura Porta-Paletes Dinmica Consiste em um nmero de transportadores de rolos por gravidade, em cada Box. Os paletes so carregados no extremo da parte superior da inclinao e transportados, por meio dos blocos, em rolos deslizantes. Quando removido um palete, os restantes na linha movem-se para frente, trazendo a prxima linha para a face onde feita a descarga. Principais vantagens: (a) Rotao automtica e positiva do estoque, utilizao do FIFO / PEPS; (b) Entrega no ponto de consumo a baixo custo; (c) Mais armazenagem em menos espao, pois existem apenas dois corredores; (d) Maior eficincia e rapidez quando se processa a separao das requisies. As desvantagens do sistema so as seguintes: (a) Necessidade de uso de freios centrfugos ou hidrulicos para controle da velocidade; (b) Maior custo de implantao em relao aos sistemas drive-in e drivethrough.

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

Faculdade On-Line UVB

107

Aula 15 - Equipamentos de Armazenagem

Anotaes do Aluno

uvb
Estrutura Porta-Paletes Tipo Push-Back O push-back possibilita a armazenagem na forma (LIFO / UEPS) e estocagem de alta profundidade (de dois a cinco paletes), usando uma bandeja de roletes para cada palete. Uma vantagem sobre a estrutura drive-in no ser preciso dirigir dentro da estrutura e no existir perda de espao vertical. Essa estrutura apropriada para itens com alto e mdio giro, com estoque disponvel de trs a dez paletes. O seu custo elevado devido utilizao de bandejas com roletes.

Estruturas Deslizantes Quando se acrescentam s estruturas convencionais trilhos embutidos no pavimento e um motor eltrico, cria-se um sistema capaz de deslizar e dispensar os corredores intermedirios, bastando um nico corredor, pois as estruturas podem ficar encostadas umas nas outras. Uma das vantagens desse sistema de armazenagem o grande aproveitamento do espao, com 80% ou mais do espao disponvel usado para a estocagem. As estruturas podem chegar a dez metros de altura e o seu comprimento quase ilimitado. As limitaes so quanto ao custo elevado e aos trilhos que devem ser embutidos no piso.

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

Faculdade On-Line UVB

108

Aula 15 - Equipamentos de Armazenagem

Anotaes do Aluno

uvb

Sntese
Esta aula apresentou os demais equipamentos de armazenagem pesada, possibilitando a voc fazer a escolha mais adequada para cada situao. Com essas informaes, conclumos o contedo desta disciplina. Espero que tenham gostado e aproveitado o contedo!

Referncias
BOWERSOX, Donald J. ; CLOSS, David J. Logstica Empresarial. So Paulo: Atlas, 2001. DIAS, Marco Aurlio P. Administrao de Materiais: uma abordagem logstica. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1993. NOVAES, Antonio Galvo N. ALVARENGA, Antonio Carlos. Logstica Aplicada: suprimentos e distribuio fsica. So Paulo: Pioneira, 1994.

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

Faculdade On-Line UVB

109

Aula 15 - Equipamentos de Armazenagem

Вам также может понравиться