Вы находитесь на странице: 1из 6

Seguir em Frente

Por causa do trabalho tinha tendncia a chegar bastante tarde a casa. Ela no gostava que eu chegasse to tarde e estava sempre a avisar-me sobre isso, mas no o consigo evitar.

Quando finalmente entrei em casa, ela encontrava-se na sala a ver um programa de televiso que eu no reconheci. Eu j jantei no faas nada para mim. Ela no se levantou para me dar um beijo de boas vindas, sinal de que estava de mau humor. Ok, queres um ch ou um caf que eu fao? Ela nem se dignou a olhar para mim, at agora s tive o prazer de falar com a nuca dela. No obrigado. Vai mas fazer o teu jantar, ou nem s trs da manha ests na cama.

Decidi no continuar a conversa, tal era o mal humor que ela parecia largar no ar. Em vez disso dirigi-me cozinha e comecei a fazer uma refeio rpida, bifinhos de frango grelhados com esparguete e molho de azeite e oregos a acompanhar.

J me encontrava a comer quando deixei de ouvir o barulho da televiso, pouco depois ela entrava na cozinha. Acreditas em fantasmas? Fiquei a olhar para ela, mas que raio de pergunta era aquela!? No. Ela parecia ter ficado aborrecida com a minha resposta. Acreditas em Deus? Esto me sempre a fazer esta pergunta, mas na maioria dos casos quando as pessoas dizem Deus referem-se a uma religio especifica. Se ests a perguntar se eu sou catlico sabes bem que no. Ela olhou para o teto, parecia estar a pensar no prximo passo. O que eu estava a perguntar se

Seguir em Frente
acreditas que algum, ou algo equivalente ao Deus das religies que por ai andam, possa existir. Sim acredito. Ela sorriu ao ouvir a minha resposta. Acreditas que possam existir extraterrestres. Neste momento j me perguntava onde que ela queria chegar com aquilo. Sim, perfeitamente possvel que extraterrestres existam. Ento porque que no acreditas em fantasmas? Porque nunca os vi. Assim que respondi percebi que tinha cado numa armadilha, esta resposta contrriavas algumas das afirmaes que tinha feito at agora. Isso quer dizer que j viste Deus ou um extraterrestre? Ela no perdeu tempo para me atirar aquilo cara. V l, o que queres que te diga!? Que os fantasmas existem? Sim, basicamente. Fiquei admirado, j que ela parecia estar bastante sria em relao a este ponto. No tenho nenhuma razo para acreditar em fantasmas. A verdade que nunca tive razes ou provas para acreditar neles, se eles existem no te posso dizer. Tambm no te sei dizer se Deus ou extraterrestres existem, quando disse que acreditava estava apenas a dizer que pode ser possvel. Ela moveu-se da porta at mesa e parecia estar bastante cansada quando se sentou. Porque que tens de complicar tanto as coisas!? Ser que contigo nunca pode ser um caso de sim ou no? Sorri com aquela pergunta. Gostarias mais de mim se fosse assim. Ela torceu o nariz. No. Ento como te correu o dia? Ela pareceu incomodada com a pergunta. Nada de especial, basicamente o mesmo de sempre. Enquanto respondia desviou o olhar da
2

Seguir em Frente
minha cara fixou-o num ponto qualquer da parede. Aconteceu alguma coisa? Olhou brevemente para mim mas rapidamente voltou a olhar para o tal ponto. No se passou nada demais. Se eu te disse-se que vi um fantasma, acreditavas em mim? A conversa dos fantasmas outra vez. Porqu? Viste um? Agora j olhava para mim. Acho que posso dizer que sim. Achas!? Que queres dizer com isso. Neste momento ela tinha levado as mos ao cabelo e estava a enrol-lo nos dedos, ela fazia sempre isto quando no sabia o que fazer. Sim eu vi um fantasma, acreditas em mim? Parecia que era isto que a estava a incomodar. Conheces-lo? Ela voltou a enrolar o cabelo nos dedos. No. A demora na resposta fez-me pensar que ela estava a mentir, mas podia estar enganado. Ele fez-te alguma coisa? Vi na cara dela que hesitava em responder. No. Mas afinal acreditas em mim ou no!? Mais uma vez respondi sem pensar. Claro que acredito em ti. Facto de que ela se aproveitou. Ento acreditas em fantasmas? Pronto, se isso te faz feliz, sim acredito. Ela afundou-se na cadeira. Ser que no podias simplesmente dizer sim, tens sempre de acrescentar a parte do favor!? Ela parecia bastante irritada, este um assunto mais sensvel do que eu pensava. Pronto desculpa, mas que queres que eu faa.

Seguir em Frente
No quero que faas nada, apenas que acredites em mim. Tu sabes que eu amote mas no posso continuar a viver assim. Fiquei aterrorizado com o que ela podia dizer a seguir. J passou quase trs meses, e eu s te posso dizer que no me esqueci nem nunca me esquecerei... Ela comeou a chorar e eu no sabia o que fazer, podia aconcheg-la mas parecia que ela se queria separar de mim. No acredito que j passaram trs meses, ainda parece que foi ontem que tu... Tentei lembrar-me do que poderia ter feito trs meses para a deixar naquele estado, mas no consegui lembrar de nada que pudesse ter provocado tal situao. Eu no sei mais o que fazer, j no a primeira vez que tento e no entanto... Porque que desta vez haveria de ser diferente? Perguntou ela entre soluos. Mas o que que eu fiz? Por momentos ela parecia ter parado de chorar, at os soluos voltarem e ela ter comeado a chorar ainda mais do que antes. No meio daquilo ela levantou-se da cadeira, dirigiu-se a um canto da cozinha e enroscou-se l no cho.

Levantei-me, e sentei-me em frente a ela. No lhe disse nada e no fiz nada. Queria muito abraa-la e dizer-lhe que tudo ia ficar bem, mas no queria arriscar em piorar a situao. Isto to difcil para mim, eu sei que o tenho de o fazer mas to difcil. Finalmente tinha acalmado e voltara a falar, mas eu estava com medo de dizer alguma coisa depois do que aconteceu da ltima vez. Porque que ainda s assim, s tornas as coisas mais difceis. Realmente no sei o que fazer, s o simples facto de imaginar o que se passava na cabea dela horrorizava-me.

Seguir em Frente
Provavelmente no me abraas nem falas porque no sabes o que se passa e eu, para piorar, no sei se quero que o faas ou no. Porque que isto aconteceu a ns!? Estvamos to bem trs meses atrs. Ela meteu a cabea entre a pernas e fechou-as com as mos, o que significava que no queria que eu a incomodasse.

Tentei refletir sobre o que se poderia passar, ela parecia querer deixar-me mas ao mesmo tempo parecia no querer. No me lembrava de alguma vez a ter trado com algum e tambm duvidava que ela andasse com algum, pois se fosse isso imagino que no seria to difcil para ela deixar-me. Talvez algum lhe tenha dito algo mau sobre mim, mas o que me preocupa que foi trs meses atrs, isso e o facto de ela falar como se ambos o soubssemos. Estava irritado comigo por no me lembrar de algo que parecia to importante. Mas a culpa no tua, alis de certa forma a culpa foi minha. Ela tinha voltado a falar. Sempre a dizer que chegavas atrasado a casa, desconfiava que se passava algo para alm do trabalho. Eu tambm tinha medo que pensasses dessa forma, mas no posso repreender-te por isso e infelizmente no o consigo evitar, No sei o que teria feito se tivesses ido logo embora, talvez a culpa me consumisse e eu tivesse feito algo de que tu nunca me perdoarias. Mas no, quando cheguei a casa, tu j c estavas, como se nada se tivesse passado, como se tivesse sido um dia completamente normal, e a primeira coisa que me disseste foi... Perdoo-te, a culpa no tua. De repente eu lembrei-me de todas aquelas noites desde trs meses atrs. Esta j a quinta vez. Disse-lhe. Desculpa, eu sei que tem de ser, mas... No quero que vs.
5

Seguir em Frente
Sentei-me ao lado dela e aconcheguei-a nos meus braos. Ficars melhor sem mim. Eu sei que sim, e tu tambm acabars por o descobrir. Mas no sou eu que vou obrigar-te a faz-lo, se pudesse falo-ia, mas tens de ser tu a querer. Mais uma vez as lgrimas brotaram dos olhos dela, mas agora no eram apenas as dela, as minhas tambm se juntaram sinfonia. Diz-me s uma coisa, eu morri trs meses atrs, no foi? Sim.

Вам также может понравиться