Вы находитесь на странице: 1из 8

Resumo sobre isolantes trmicos Ao Inox

Produto fundamental em diversos setores da economia, o ao obtido pela fuso do minrio de ferro com o carvo vegetal ou mineral, na presena de calor. Ao inox o termo empregado para identificar uma famlia de aos contendo no mnimo 11% de cromo, produto qumico que garante ao material elevada resistncia corroso. Distribudo de forma homognea por todo o inox, o cromo, ao entrar em contato com o oxignio do ar, forma uma camada fina, contnua e resistente de xido sobre a superfcie do ao, protegendo-o contra ataques corrosivos do meio ambiente. Apesar de invisvel, estvel e com espessura finssima, essa pelcula muito aderente ao inox e tem sua resistncia aumentada medida que se adiciona mais cromo mistura. Mesmo quando o ao sofre algum tipo de dano, sejam arranhes, amassamentos ou cortes, o oxignio do ar imediatamente combina-se com o cromo, formando novamente o filme protetor. Mas outros elementos adicionados ao inox - nquel, molibidnio, vandio e tungstnio - tambm elevam a resistncia desse ao corroso, alm de garantirem ao produto mltiplas aplicaes. A seleo correta do tipo de inox e de sua superfcie de acabamento so importantes para assegurar uma longa vida til ao material.

Alumnio

O processo de produo de alumnio composto por uma srie de reaes qumicas. At mesmo a bauxita - minrio do qual se extrai a alumina e o alumnio - formado por uma reao qumica natural, causada pela infiltrao de gua em rochas alcalinas que entram em decomposio e adquirem uma nova constituio qumica. A bauxita encontra-se prxima superfcie, em uma espessura mdia de 4,5 metros, o que possibilita a sua extrao a cu aberto com a utilizao de retroescavadeiras. O Alumnio encontrado no mercado em geral pode ser aplicado como revestimentos para os mais variados segmentos de mercados, tais como: civil, industrial, qumico, petroqumico, alimentcio entre outros. Caractersticas: - Bom acabamento e durabilidade; - Fcil aplicao e manuteno, pode ser limpado com o emprego de detergentes e gua; - Material 100% reciclagem.

Espuma Elastomricas

Espumas Elastomricas so isolantes trmicos flexveis que por possurem uma estrutura celular fechada resultam em materiais de alto fator de resistncia a difuso ao vapor de gua (Fator m), sendo especialmente recomendado para instalaes de Ar Condicionado, Frio Comercial, Frio Industrial, gua quente e Processos Industriais na faixa de temperaturas de -40C 105C, podendo ser utilizado desde -196C 175C em formulaes especiais. Estes isolantes trmicos so fabricados na forma de tubos, mantas e placas, em varias espessuras, cobrindo assim todas as necessidades de aplicao encontradas no campo. Seu sistema de aplicao por colagem utilizando-se adesivos especiais compatveis com este material.

Refrtarios

Produtos refratrios so aqueles que resistem a certas influncias , que podem estar em contato com altas temperaturas sem contudo sofrerem significativas alteraes em seu comportamento. Podem ser tanto de natureza metlica ou ceramica; tema deste portal. Dentre os materiais ceramicos podem ser classificados em refratarios densos, como os aluminosos, silico aluminosos, silicosos ou bsicos que so tradicionalmente conhecidos pelos tijolos e concretos e, os materiais fibrosos para alta temperaturas, que tambm podem ser silico aluminosas para 1260C, silico-aluminosas-zirconia para 1427C, aluminosas para 1600C e ainda de zirconia para 2000 C. Estes materiais so tambm classificados como fibras termoisolante para altas temperaturas, que podem variar como vimos acima ,na composio quimica como tambm em flexibilidade, adio de ligantes orgnicos ou no, densidade e, se apresentam em uma gama bastante variada de formas como por exemplo: mantas, placas, papel, texteis, cimentos e massas.

Celular Glass

O isolamento a base de vidro celular um material de isolamento leve, rgido composto de milhes de clulas completamente vedadas: cada uma delas um espao de isolamento. Esta estrutura toda em vidro, de clulas fechadas, proporciona uma combinao sem par de propriedades fsicas ideais para tubulao e equipamento acima do nvel do solo bem como abaixo do nvel do solo, ao ar livre, em ambiente fechado, operando em temperaturas de -268C a 482C (-450F a 900F). Resistente a umidade em ambas as formas lquida e vapor; no corrosivo; no combustvel; no absorvente de lquidos combustveis; dimensionalmente estvel sob uma variedade de condies de temperatura e de umidade; resistncia a compreenso excelente; resistente a vermes e micrbios; isento de fibras, CFC HCFC. Benefcio Impares A diversidade de propriedades resulta numa combinao igualmente impar de benefcios, comprovados ao longo de dcadas de desempenho em campo: - Eficincia energtica constante e de longo prazo proporciona custos de energia baixos e previsveis. - Controle de processo melhorado permite se ter qualidade do produto melhorada e conciente. - Manuteno/reparo/ reposio mnimos do isolamento ou infra-estrutura da instalao reduz os custos do ciclo de vida. - A resistncia ao fogo protege a tubulao e o equipamento isolados e ajuda a minimizar tempos de paradas subsequentes da fbrica. - Eliminao virtual do potencial de auto-ignio de lquidos combustveis absorvidos ou fogo de gases condesados de baixa temperatura. - Durabilidade comprovada em instalaes subterrneas e exteriores.

L de Rocha

L de rocha um isolante de origem vulcnico. Descoberto no Hawai nos anos 20 por um grupo de cientistas, foi posteriormente evoludo num escala industrial e hoje um dos matrias isolantes mais utilizadas no mundo. O processo de fabricao comea com rocha sendo fundida a 1500oC e logo transformada em fibras, s quais, agentes aglutinantes e leo prova d'gua so adicionados, antes que as fibras tomem a forma de l de rocha. A densidade varia de 30-200 kg/m3 e o material fornecido em rolos, placas rgidas e semirgidas o pr-formados em tubos. Sendo incombustvel e capaz de suportar temperaturas de at 1000oC a l de rocha um isolante adequado para aplicaes industriais na rea de temperaturas mdias e altas. No segmento de construo civil, a l de rocha usada em geral como isolante acstico e trmico, sendo para drywall, coberturas, dutos de acondicionado o como ncleo em forro acstico. Tambm indicado para proteo passivo de estruturas de ao.

L de Vidro

Produtos a base de l de vidro so bons isolantes trmicos e acsticos por serem compostos de tranas que aprisionam o ar, assim dificultando as trocas trmicos e a propagao das ondas sonoras. Podemos destacar algumas caractersticas: - Dimensionamente estvel; - Excelente comportamento ao fogo; - No deterioram ou apodrecem; - Fceis de recortar ou aplicar; - No so atacados (por insetos ou roedores) - No favorecem a poliferao de fungos ou bactrias; - Aplicaes -200C a 550C (em geral) Campo de aplicao: - Equipamentos; - Tubulaes; - Conexes; - Auditrios; - Paredes; - Tetos;

- entre outros

PVC

Devido a grande variedade de PVC, destacamos caractersticas e aplicaes genricas: - Fcil aplicao para tubulaes, equipamentos e conexes; - No necessita pintura; - Fisiologicamente inofensivo, resitente a corroso, vapores de gua, ao impacto, impermevel e resite a maior parte dos cidos alcalinos, gua salgada, sais, leos e atmosferas corrosivas; - reciclvel; - So materiais leves (1m2 com 0,25 mm pesa 500g); - Podem ser utilzados para revestir isolantes de base mineral (l de vidro e l de rocha), espumas elastomricas, poliuretano e poli

Perlita

A perlita um mineral de origem vulcnica formado principalmente por silicatos que Perfiltra. Uma propriedade excepcional da perlita que se expande a mais de vinte vezes do seu volume original quando esquentada at o seu ponto de abrandamento. Esse processo de expanso causado pela presena de gua dentro do mineral cru. Quando este esquentado aproximadamente a 900C, a gua contida se vaporiza e obriga o mineral abrandado a expandir-se. Desse modo, se produzem pequenas bolhas de vidro vulcnico, responsveis pelas excepcionais propriedades da perlita expandida. Aplicaes gerais: - Isolao termica para equipamentos, tubulaes, entre outros; - Inibe a corroso e no absorve agu; - Pode ser utilizado para a temperatura de -200 a 650C.

Poliestireno Caractersticas: - Densidade de 12 30 Kg m ; - Coeficiencia de condutibilidade trmica, 0,025 a 0,030 Kcal m h C; - Tenso a compresso com recalque 10%, 0,7 1,5 Kgf/cm ; - Faixa de utilizao -60 +20 C; - Resistncia a flexo 1,8 3,0 Kgf/cm Campo de utilizao: - Isolamento trmico em tubos e equipamentos do sistema frio - Isolamento trmico dos cmeras frigorificas - Peas pr-moldadas para embalagens - Entre Outras Disponivel em tubos bi-partidos, segmentos e placas.

Poliuretano

As caractersticas dos sistemas de espumas rgidas de poliuretano (PU), de boa fluidez durante a expanso e boa adeso a diferentes materiais, so base de diversos processos de isolamento trmico de geladeiras, frigorficos, contineres, tanques, aquecedores, tubulaes, etc, nas quais a espuma torna-se parte de um produto final. UTILIZAO DE BLOCOS PR-FORMADOS O processo mais simples consiste em cortar, blocos de espumas rgidas de PU, nas dimenses desejadas. A seguir estes painis so colados na face desejada (metal, madeira, plstico, etc.). Nesta etapa so utilizados adesivos de PU, que dependendo do tipo podem necessitar de presso e calor durante a cura. PREENCHIMENTO DE CAVIDADES Sistemas de PU podem ser formulados para fluir facilmente durante a expanso da espuma, de modo a preencher cavidades onde a espuma formada adere superfcie aps a cura. Uma das aplicaes de maior sucesso, desta propriedade, no isolamento trmico de geladeiras, frigorficos, etc. As principais vantagens so: aumento do espao interno em at 30%; menor custo de mo-de-obra nas linhas de produo; excelente adeso entre a espuma e a carcaa do aparelho; estrutura sanduche estvel e resistente ao impacto permitindo o uso de folhas metlicas mais finas; estrutura celular contnua e sem falhas, que diferentemente da l de vidro e similares, no afetada por vibraes. PULVERIZAO (SPRAY) Sistemas de PU de dois componentes podem ser espumados no local usando mquinas simples e pouco dispendiosas denominadas de "RIM-Spray". O Isolamento trmico de pisos, tanques de armazenamento, dutos e tubulaes so exemplos de espumao local. A maioria dos processos conduzida utilizando uma pistola dosadora manual e de alta presso. Os dois componentes so dosados separadamente, sob presso e atravessam uma vlvula de sentido nico, entrando em uma pequena cmara da pistola dosadora. Nesta, as duas correntes se misturam e so ejetadas atravs de placas deflectoras sob a forma de pulverizado fino. A

resistncia, alta elasticidade e formao de membranas sem emendas uma qualidade apropriada ao uso em construes, onde revestimentos de PU so utilizados para recobrir terraos isolados termicamente com espumas rgidas de PU.

Silicato de Clcio

Isolantes trmicos rgidos fabricados a base de silicato de clcio, isento de amianto, moldados em sees para aplicaes em tubulaes, equipamentos e conexes. So materiais de alta resistncia mecnica para utilizaes para temperaturas de at 800C. Oferecem durabilidade e so aplicados em reas internas e externas e em geral utilizam revestimentos metlicos que protegem contra intempries.

Вам также может понравиться