Вы находитесь на странице: 1из 6

Ttulo-

Livros: com uma boa indicao, buscamos evoluo

Pblico alvo- Alunos do Ciclo Bsico de Alfabetizao

Justificativa Partindo da citao de Magda Soares (2010) A prtica da leitura literria no s possibilita s crianas uma alternativa de lazer e prazer, mas tambm torna o mundo e a vida compreensveis para elas, alm de permitir o desenvolvimento de habilidades de compreenso, interpretao e construo de sentido de textos, e tambm das indicaes de colees feitas pela autora, buscamos elaborar o projeto a fim de possibilitar que nossos alunos tivessem o contato com estas colees e delas se beneficiassem. De acordo com Soares(2010), os alunos necessitam ter contato com livros de literatura infantil que respondam aos interesses e s caractersticas da fase de desenvolvimento cognitivo, emocional, social em que se encontram durante o processo de alfabetizao. Segundo a autora os livros de literatura infantil podem ser divididos em dois grupos: livros de literatura infantil de suporte alfabetizao e livros de literatura infantil para crianas em fase de alfabetizao. Aprofundamos nossas pesquisas e procuramos adquirir livros dos dois grupos acima citados pois acreditamos que cada grupo possibilita uma aprendizagem distinta.

Objetivos Geral- Promover momentos de leitura e interao dos alunos com as colees de livros de literatura infantil que do suporte alfabetizao.

Especficos Desenvolver a conscincia fonolgica e a conscincia fonmica dos alunos por meio dos livros de suporte alfabetizao. Formar hbitos e atitudes de leitura prazerosa; ler para gostar de ler. Desenvolver fluncia em leitura. Saber ouvir e apreciar vrios tipos de histrias contadas, desenvolvendo assim a ateno, concentrao e imaginao.

Ampliar o uso da linguagem prpria para expressar com criatividade de idias e pensamentos. Incentivar e favorecer o desenvolvimento da capacidade criadora do aluno. Proporcionar aulas de leitura prazerosa onde a fantasia e o ldico se faam presentes. Reconhecer a leitura como veculo de assimilao da escrita ortograficamente correta. Construir compreenso global do que se l, fazendo extrapolaes e inferncias.

Desenvlvimento Estudamos o artigo Alfabetizao e literatura de Magda Soares Fonte- Revista Educao - Guia da Alfabetizao- CEALE

Adquirimos e distribumos para as turmas do Ciclo Bsico de Alfabetizao, alguns livros e colees indicadas por Magda Soares.

Srie Mico Maneco- de autoria de Ana Maria Machado e Claudius Coleo Estrelinha- de autoria de Snia Junqueira Magda Soares afirma que estas colees acima citadas e algumas outras, possuem caractersticas de inteno pedaggica no uso de frases curtas e simples e na escolha de palavras com slabas de estruturas pouco complexas. Fala que mesmo que no se identifique claramente uma sequenciao, as histrias e os textos avanam do mais simples para o mais complexo e acompanham o leitor medida que ele vai apresentando maior domnio da leitura. Deixa claro que mesmo com marcas pedaggicas, as colees no deixam de apresentar caractersticas literrias pois apresentam narrativas bem estruturadas, textos e ilustraes que atraem e divertem a criana.

Livros que podem dar suporte alfabetizao colaboram, entre outras coisas, para desenvolver a conscincia fonolgica e a conscincia fonmica. Magda Soares (2010).

- Elaboramos as aes para o ano de 2011 no que dizia respeito as prticas de leitura com os alunos e definimos que, pelo menos, uma vez por semana as crianas e os professores realizariam um momento de leitura simplesmente para deleite e apreciao. - At a presente data j foram realizadas, nas salas dos PBAs I, II e III vrias atividades de leitura, tais como: momentos livres, leitura e aula de Artes, leitura no cantinho da sala, reconto das histrias, emprstimo dos livros, etc.

Avaliao A avaliao ser feita no findar de 2011 com os professores que receberam os livros e colees. Faremos um debate e um balano geral dos objetivos que foram atingidos no decorrer do ano.

Projeto de Literatura- 2011- EMAB

Livros: com uma boa indicao, buscamos evoluo

Ciclo Bsico de Alfabetizao

Вам также может понравиться