Вы находитесь на странице: 1из 11

Computao Soberana

Publicado por klauswuestefeld em 01/11/2010 Klaus Wuestefeld (Publicado originalmente no MundoOO em 26/08/2004) Neide tem 14 anos. Depois da escola, antes de ir trabalhar com a irm, ela passa no telecentro da Vila Tiradentes e v que 11 pessoas j acessaram os servios soberanos que ela tinha colocado no ar, no dia anterior. Ela no tem micro em casa, muito menos internet rpida e nem dinheiro para alugar hospedagem de site. Por isso, ela antes usava um hospedeiro gratuito de sites estticos chamado GeoCities, que faturava colocando propaganda no site dela. Ela tem um colega de classe, porm, o Pedro, cujo pai tem micro e internet rpida na lojinha da qual dono. Juntando o Pedro e mais 4 amigos, que ela conheceu atravs da rede, ela conseguiu, ao todo, uns 7MHz de processamento e uns 20MB da espao em HD. Na verdade, ela conseguiu o dobro disso, mas cedeu a outra metade ao Gladson, ao Maicon e Carla, outros trs pequenos freqentadores do telecentro. So mais novos que a Neide e ela est ensinando a eles os primeiros passos na informtica. A estria da Neide est s comeando.

Antes ========= Antes de alcanarem Soberania de Computao, as pessoas chegavam a receber centenas de mensagens indesejadas por dia, contendo vrus, correntes, propaganda e outras tranqueiras. Era o famigerado "spam". Havia, tambm, na maioria das pginas da Web, animaes de propaganda perturbando os internautas, que, naquela poca, tinham que se conformar com aquilo. As pessoas eram obrigadas a fazer cpias freqentes de todos seus arquivos em mdias removveis, como disquetes ou CDs. Isso era chamado de "backup". Por excesso de confiana em suas HDs, muitos perderam toda uma vida de fotos digitais, trabalhos, mensagens, contatos e msicas. Para poder participar da internet, as pessoas tinham que pagar um "provedor" e obter um tal de "endereo IP", arbitrariamente distribudo por um rgo controlador.

Para manterem-se em contato, as pessoas viviam mandando e recebendo eMails pentelhos de "Anotem a meu novo celular" ou "Anotem a meu novo endereo de eMail". EMails, por sinal, eram mensagens que as pessoas mandavam, sem estarem codificadas, por incrvel que parea, atravs de intermedirios chamados de "provedores", ou seja, sem a menor garantia de privacidade. E pagavam por isso. Muitos ainda deixavam seus eMails particulares hospedados em servidores de "WebMail", correndo o risco de ter sua privacidade invadida pela patota de operadores do sistema ou de ter seus eMails perdidos por eles, de uma hora pra outra. Quando faziam buscas na internet, em vez de receberem primeiro as pginas mais relevantes para elas, as pessoas recebiam primeiro as pginas que o site de buscas, por exemplo um tal de "Google", considerava ser as mais relevantes. As pessoas que compartilhavam msicas, filmes e outros arquivos, atravs de sisteminhas "peer-to-peer", chegavam a esperar dias para baixar um filme e ainda tinham que ficar garimpando numa torrente de arquivos bichados, falsos e incompletos. Com capacidade de expresso limitada a inspidos "blogs", a maioria das pessoas era mera consumidora de informao produzida por terceiros e enlatada pelos auto-denominados "provedores de contedo". Aqueles que s usavam um determinado sistema de mensagens instantneas eram incapazes de comunicar-se com aqueles que usavam qualquer outro sistema. "ICQ" e "MSN" eram alguns dos que existiam na poca. Muitas pessoas trabalhavam com vrios desses sistemas, abertos ao mesmo tempo, para poder conversar com todos seus amigos. Alguns participavam de redes de relacionamento rudimentares, como o "Orkut" e o "LinkedIn". Eram limitadas, no se comunicavam entre si e, por serem baseadas em sites centralizados, ofereciam os mesmos riscos de confiabilidade e violao de privacidade que os servidores de WebMail. Se, em vez de usar servidores alheios, algum quisesse colocar seu prprio servidor na internet, com um nome de "domnio" prprio, era obrigado a pagar, todo ano, mais uma taxa arbitrria. Caso seu nome de domnio j tivesse sido escolhido, esse algum tinha que se conformar e escolher outro. Para colocar no ar um site seguro, as pessoas eram obrigadas a comprar "certificados digitais" de alguma dentre meia-dzia de empresas, como a "Verisign" ou a "Certisign". Todo mundo, atravs dos cadeadinhos em seus browsers, confiava cegamente nessas empresas, as donas da verdade. A maioria das pessoas se refugiava na ignorncia. Algumas, inseridas naquele contexto deprimente, chegaram a criar para si uma iluso de liberdade, uma liberdade paleativa chamada "Software Livre".

Usurios de Software Livre ou no, portanto, todos no passavam de sditos. Subjugados por um punhado de "autoridades" da internet, conformavam-se s leis arbitrrias, ditadas por elas.

A Virada =========== A, as pessoas cansaram dessa palhaada. Decidiram que seriam livres para compartilhar informao e recursos de hardware com seus amigos, da forma como bem entendessem. Essa liberdade ficou conhecida como soberania de computao.

Depois ========== Alm de simplesmente eliminar todas as mazelas acima, a computao soberana abriu, ainda, uma srie de possibilidades com as quais as pessoas sequer sonhavam. Organizaes, famlias e grupos de afinidade em geral abandonaram as patticas "listas de discusso" baseadas em eMail e passaram a compartilhar bases de informao extremamente ricas, intricadas e amigveis. No era mais necessrio ficar manualmente atribuindo e revogando direitos de acesso para cada usurio de sistemas restritos. Os administradores de sistemas foram liberados para fazer coisas mais teis. Tornou-se trivial trabalhar em conjunto com outras pessoas, compartilhando projetos on-line, sem ter que ficar mandando eMails pra l e pra c, duplicando verses e mais verses de "documentos" anexos. As pessoas passaram a usar a internet, no apenas como ferramenta de comunicao com seus contatos, mas tambm como forma de expresso. Extrapolando os limites dos "blogs", todas as pessoas passaram a ter voz influente, ouvida por suas comunidades na internet, sem depender de provedores ou hospedeiros. Quando alcanaram soberania de computao, portanto, as pessoas tomaram para si o direito de livre publicao. Completou-se, assim, o ciclo iniciado por Gutenberg, quinhentos anos antes, quando deu s pessoas o livre acesso informao. Depois dos devidos ajustes legislativos em seus pases, as pessoas passaram a fazer compras e estabelecer crdito usando moedas eletrnicas que elas prprias emitiam. Cada pessoa passou a ser sua prpria casa da moeda, recuperando a autonomia do escambo, perdida milhares de anos antes.

Qualquer pessoa passou a ser capaz de, com um nico clique de mouse, hospedar qualquer servio em sua mquina, para ser acessado por ela e por seus amigos; e esses servios permaneciam no ar, mesmo quando essa pessoa desligava sua mquina.

Como? ========== O acima a histria que vamos contar para nossos filhos e netos. Ento, sero comuns estrias como a da Neide que, por enquanto, somente um flash do futuro. Vou mostrar que, retomando algumas liberdades simples, que temos no mundo real mas perdemos no mundo virtual, viver essa nova realidade apenas uma questo de tempo. Por ser uma experincia extremamente gostosa, no de muito tempo que estamos falando. "Estamos falando de um novo software? Uma nova tecnologia?" Sim, mas no s isso. muito mais simples e muito mais abrangente que isso. de uma nova atitude que estamos falando. o querer "Ser livre para compartilhar informao e recursos de hardware com os amigos.". Quando alcanarmos essa liberdade, teremos alcanado soberania de computao. >>Liberdade para Compartilhar Informao e Recursos de Hardware com os Amigos<< "T, e da? Como vamos alcanar essa liberdade?" Aos poucos.

Primeira Liberdade: Nome Prprio -----------------------------------Voc deve ser livre para escolher para si um nome, qualquer nome. No precisa ser um nome esquisito do tipo "jose sem acento underscore da underscore silva arroba iarr ponto com ponto b erre". Pode ser "Jos da Silva", com direito a acento, espaos, letras maisculas e tudo. E no precisa ser um nome novo, exclusivo, indito. Se voc mudasse seu nome, s porque algum imbecil dissesse que j existe um Jos da Silva cadastrado no sistema dele, voc no seria soberano. Voc seria um merda. E tambm no precisa ser um nome definitivo. Sendo soberano, voc pode mudar quantas vezes quiser, claro.

Eu, por exemplo, atualmente me chamo "Klaus Wuestefeld".

Segunda Liberdade: Apelidos ------------------------------Voc deve ser livre para chamar seus amigos do que bem entender. Se voc tiver um dentista chamado "Fernando dos Santos" e um primo tambm com o mesmo nome, voc pode dar a um o apelido de "Dentista", por exemplo, e ao outro o apelido de "Nando". Perceba que, para voc, o Nando agora se chama "Nando" e no "fernando dos santos tudo junto arroba rtimeiou ponto com". A secretria do seu dentista, para voc, passa a ser simplesmente "Dentista -> Secretria", e no mais "ana ponto claudia 2004 arroba terra ponto com ponto b erre". Dessa forma, conseguimos libertar-nos da iluso de que precisa haver um nico esquema absoluto de endereamento. Quando camos nessa falcia, estamos, na verdade, adotando e nos subordinando a um esquema que algum inventou e, com isso, abdicando de nossa soberania. Os endereos IP como "200.181.15.26" e nomes de domnio como "prevayler.org" so exemplos disso. Voc sabe quem manda na distribuio desses endereos? Se no sabe, talvez de forma sutil, mas est deixando algum que nem conhece ter domnio sobre voc. O mesmo se aplica a um pas inteiro que, vergonhosamente, se subordina a um esquema gringo desses. " proibido, ento, usar endereos IP ou nomes de domnio?" Claro que no. Sendo soberanos, podemos usar o que quisermos. Se, alm de "Me -> Site", voc quiser continuar chamando o site da sua me tambm de "ag t t p dois pontos barra barra dblio dblio dblio ponto provedor ponto com ponto b erre barra til fulanadetal", tudo bem. Voc s deixar de ser soberano, se for incapaz de usar o seu prprio esquema de endereamento, quando bem entender. Para ser soberano, portanto, voc vai usar um esquema RELATIVO de endereamento, tendo a si prprio como ponto de origem. "Voc -> Dentista -> Secretria", um exemplo de caminho RELATIVO, partindo de voc. "A cunhada do meu tio" outro exemplo. [Eu usei setinhas (->) para indicar o caminho, mas voc pode usar o que quiser, claro. Se no pudesse, no seria soberano.]

Einstein mostrou que, at no mundo fsico, absolutismo e objetividade so meras iluses. Estamos simplesmente nos dando conta de que o mesmo se aplica ao mundo virtual.

Terceira Liberdade: Confiana --------------------------------Voce deve ser livre para confiar em quem voc quiser. Qualquer um consegue ser soberano sozinho, isolado numa ilha, mas isso no tem a menor graa. A coisa comea a pegar e, ao mesmo tempo, comea a ficar interessante, quando voc interage com outras pessoas. O que determina a intensidade de suas interaes com outras pessoas o grau da confiana que voc tem em cada uma delas. Qual o endereo do site do seu banco? Esse endereo vai apontar para o que seu provedor de internet quiser. Seu provedor de internet pode te enganar, fazendo-se passar por qualquer site no seguro da internet. Em conchavo com alguma da empresas "donas da verdade" como a Verisign ou a Certisign, qualquer provedor de internet do mundo poderia fazer-se passar por qualquer site, de qualquer organizao, incluindo sites seguros (com cadeadinho), como o site do seu banco. T, mas por que os provedores de internet no fazem isso? Por que a Verisign no faz isso? Por que devo confiar neles? "Ora, porque a maioria das pessoas confia." A maioria do povo alemo confiou em Hitler e o resto da histria j conhecemos. E o povo alemo ainda conhecia o sujeito. Dos internautas que sabem o que significa o tal "cadeadinho", apenas uma frao sequer ouviu falar em Verisign, Certisign e curriola. Para ser soberano, portanto, voc pode simplesmente parar de confiar em quem no conhece. Voc pode simplesmente mandar seu provedor de internet e as "donas da verdade" catar coquinho. Agora, se voc confia no seu irmo e ele disser que confia no cunhado dele, sua tendncia, por causa da indicao, passar a confiar um pouco no tal cunhado, no ? Podemos representar confiabilidade como uma porcentagem, onde 0% seria confiabilidade nenhuma e 100% seria confiabilidade total. Se voc disser que confia 70% em seu irmo e ele disser que confia 50% no cunhado dele, por exemplo, voc pode considerar uma confiabilidade de 35% (70% x 50%) para o cunhado do seu irmo.

Perceba que, dessa forma, a confiana que voc tem em algum vai sempre diminuindo medida que as relaes vo se distanciando, exatamente como na vida real. E, tambm como na vida real, voc pode confiar mais ou menos em determinada pessoa, dependendo do assunto. Voc pode confiar 70% no seu irmo, quando o assunto futebol. No quesito "Msica", por outro lado, a confiabilidade do seu irmo, para voc, pode ser s de 1%, devido ao deplorvel gosto musical dele. "Quais so os quesitos que posso usar?" Voc no est entendendo. Sendo soberano, voc livre para usar os quesitos que quiser e, se no quiser quesito nenhum, tudo bem tambm. "Para que serve saber que o cunhado do meu irmo tem uma confiabilidade de 35% e que o tio da namorada do vizinho do papagaio do dentista do meu av tem, para mim, confiabilidade de 0,06%?" Vamos usar isso para assegurar nossa quarta liberdade.

Quarta Liberdade: Privacidade --------------------------------A privacidade tem dois aspectos: Voc deve ser livre para ver somente aquilo que quer ver e; Voc deve ser livre para manter informaes ocultadas de pessoas em quem voc no confia. Esse segundo aspecto do sigilo bvio. Seguem, ento, alguns exemplos do primeiro aspecto. Sempre que fizer uma busca por uma pgina, msica, filme ou qualquer recurso que seja, voc pode ordenar os resultados por ordem de confiabilidade, deixando as tranqueiras l pro final. Sendo soberano, voc pode decidir que quer ser interrompido por mensagens urgentes de quem tiver mais de 60% de confiabilidade, mas que todas as mensagens de remetentes com menos de 1% de confiabilidade vo direto pro lixo. Sendo soberano, voc pode dizer adeus aos spammers.

Quinta Liberdade - Expresso --------------------------------

Voc deve ser livre para se expressar. Depender de um hospedeiro de sites ou de blogs no ser livre. Estar limitado a esse tipo ridculo de veculo tambm est longe de ser livre. Alm disso, deve ser extremamente fcil para seus amigos, para as pessoas que confiam em voc, ouvir sua voz, saber da sua opinio a respeito dos assuntos que lhes interessam. Gosto musical um exemplo bem prosaico disso. Quais so as dez melhores msicas de todos os tempos? Quais so as dez piores msicas? Quais so as dez melhores msicas de fossa? Quais so as dez msicas que mais teimam em sair da cabea? Quais so as dez melhores msicas para se cantar no chuveiro? Tenho certeza que voc estaria interessado na opinio de seus amigos, assim como muitos estariam interessados na sua opinio, neste tipo de assunto. Imagine que voc d notas para aquelas que so, na sua opinio, as dez melhores msicas para se ouvir transando. Enquanto a mdia das suas notas oito, voc percebe que as notas de uma amiga sua, muito mais exigente que voc, quatro. Para efeito de comparao, voc resolve multiplicar por dois as notas dela, para que fiquem na mesma escala que as suas. Voc percebe, ainda, que outro amigo seu mantm duas listas: as dez melhores para se ouvir transando em casa e as dez melhores para se ouvir transando no carro. Isso frescura demais pra voc, ento voc simplesmente junta as duas listas numa s e pega as dez primeiras msicas. Voc, agora, pode publicar uma sntese das suas melhores msicas junto com as de seus amigos, na mesma classificao e na mesma escala. Perceba que SNTESE, portanto, tambm uma forma de expresso. Ela justamente a fora que equilibra o caos criado por milhes de partes soberanas, publicando uma infinidade de informaes da forma como bem entendem. Voc tem acesso a essas informaes no diretamente, se no quiser, mas atravs de snteses; e snteses feitas pelas pessoas nas quais voc mais confia para cada assunto.

Sexta Liberdade - Hardware ------------------------------

Voc deve ser livre para compartilhar seus recursos de hardware como bem entender. Pela primeira vez na vida, a capacidade da minha HD superou minha capacidade de instalar programas e armazenar arquivos l dentro. Pela primeira vez, tenho espao sobrando, e so algumas dezenas de Gigas. Mesmo assim, sou obrigado a ficar fazendo backup de meus arquivos, incluindo minhas fotos digitais, para no correr o risco de perd-los. A minha me se encontra exatamente na mesma situao. Depois de procurar por horas, no encontrei soluo alguma que me permitisse criar, atravs da internet, de forma completamente transparente, no espao vago da minha HD, uma rplica dos arquivos da minha me e viceversa. Talvez at exista tal soluo, mas certamente no de uso comum. Para sermos verdadeiramente soberanos, devemos ser capazes de nos associar livremente e compartilhar o espao de nossas HDs. O mesmo se aplica nossa memria RAM, nossos processadores e nossos links de internet. Com isso, podemos dizer adeus aos hospedeiros de internet, tais quais os conhecemos hoje. Se voc, minha me e eu formarmos um cluster de 3 mquinas, teremos presenas na internet mais robustas e com maior disponibilidade que 99% dos sites comerciais de hoje, mesmo sem fazer backup. E no precisa parar por a. Quantos amigos voc tem que possuem mquinas em casa com internet rpida? Federando-se a seus amigos soberanos, voc pode estabelecer uma presena praticamente invulnervel na internet. Mesmo que sua mquina seja desligada, sua presena virtual continuar viva e perfeitamente bem, hospedada nas mquinas das pessoas em quem voc confia.

Stima Liberdade - Software ------------------------------------------Voc deve ser livre para compartilhar todo software que usa com quem voc bem entender. Para isso, usar Software Livre indispensvel, claro. As quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation so, portanto, consideradas as liberdades 7.0, 7.1, 7.2 e 7.3 da computao soberana. Mas usar software livre no o suficiente. O software tem que ser extremamente fcil, trivial de instalar e de usar.

Recentemente, os produtos de Software Livre tm melhorado nisso, mas um ponto que as principais definies de "Software Livre" ainda deixam de fora. Quanto mais amigvel de instalar e de usar for determinado software, maior o nmero de pessoas com as quais voc ser livre para compartilh-lo.

Concluso ============= Mesmo recorrendo a todo o arsenal de Software Livre minha disposio, sem antes passar meses programando, nem eu, que cresci em meio a computadores, sou capaz de compartilhar informao e recursos de hardware com meus amigos de forma completamente livre. Isso ridculo. Alguns amigos e eu estamos desenvolvendo aplicativos que, alm de serem livres, tornam trivial a qualquer pessoa alcanar soberania de computao. "Por que vocs esto fazendo isso?" Porque podemos. Somos programadores. praticamente nosso dever terminar de vez com a palhaada que , hoje, usar a internet. Alm disso, um mundo de pessoas independentes e soberanas vai ser muito mais interessante que hordas e hordas de internautas passivos e embotados. "Mas necessrio ser programador para ajudar?" No. De nada adianta um software se ningum souber dele e se ningum us-lo. Para usar o que estamos desenvolvendo, basta querer ser livre, verdadeiramente livre.

Final da Estria ================= Neide est feliz porque, tirando o site dela do GeoCities, alm de poder usar contedo dinmico, ela vai finalmente conseguir sumir com aquela maldita propaganda que aparecia em seu site. Ela vai poder usar programao de verdade, que comeou a aprender no ano passado, e criar seu prprio servio soberano. Outras pessoas, quem sabe, podem at vir a copi-lo e instal-lo em suas prprias mquinas. Ela sai do telecentro, rumo ao trabalho da irm, de cabea erguida, sorrindo. Ela saltita.

Pode ser que ela no seja ningum no mundo real, mas ela sabe que, pelo menos no mundo virtual, ela tem futuro. Ela algum.

Вам также может понравиться