Вы находитесь на странице: 1из 5

EXCELENTSSIMA SENHORA JUIZA DE DIREITO DA VARA DE EXECUES PENAIS E TRIBUNAL DO JURI DA COMARCA DE GURUPI ESTADO DO TOCANTINS

AUTOS N ACUSADO IMPUTAO

: 3060/98 : APARECIDO EDIMAR BATISTA : Art. 121, 2, IV, Art. 121, 2, IV, c/c Art. 14, II, e 157, 2, I e II, c/c Art. 69 e 29, todos do Cdigo Penal Brasileiro Decreto Lei 2848/40

APARECIDO EDIMAR BATISTA, brasileiro, solteiro, portador do RG 116.479, SSP/TO e CPF 623.542.641-91, residente e domiciliado na Rua Daniela Ribeiro, QD 43, LT 03, Setor Alto da Boa Vista, Gurupi TO, por meio de seus advogados abaixo subscritos, com endereo profissional Rua H. J. Lemes, n 100, Centro, Gurupi - TO, local onde recebe citaes, intimaes e notificaes, vm, perante Vossa Excelncia, apresentar ALEGAES FINAIS EM MEMORIAIS nos termos do pargrafo nico do art. 404 do Cdigo de Processo Penal, na forma que passa a expor, para ao final pedir:

SNTESE DA ACUSAO

Ao denunciado est sendo imputada a prtica dos crimes previstos nos Art. 121, 2, IV, Art. 121, 2, IV, c/c Art. 14, II, e 157, 2, I e II, c/c Art. 69 e 29, todos do Cdigo Penal Brasileiro Decreto Lei 2848/40, ou seja, um homicdio qualificado pela surpresa consumado, um homicdio qualificado pela surpresa tentado e um roubo qualificado.

1 FATO

Consta da denncia que na data de 24 de maro de 1998, por volta das 21h00min, o denunciado em concurso de desgnios com outro indivduo produziu na vtima GENIVALDO ALVES DA SILVA leses usando arma de fogo, causa suficiente de sua morte.

Constatou-se ainda que, os disparos atingiram tambm a vtima PAULO ROBERTO PEREIRA DA SILVA, que se encontrava, no bar da vtima, juntamente com esta jogando domin.

2 FATO

Consta ainda que o denunciado, s 23hs30min, juntamente com outro indivduo, se dirigiu at uma casa noturna localizada no Setor Waldir Lins e, usando violncia e grave ameaa, se apropriou de dinheiro da dona da casa e de outras vtimas que no local se encontravam.

Em apertada sntese, o que contm a denncia.

RETROSPECTIVA PRTICA

Denncia oferecida s fls. 02 a 05. Denncia recebida fl. 12, reconhecendo estarem presentes os indcios de autoria e materialidade.

Pedido de priso preventiva recebida como temporria (fls. 24/26). Interrogatrio dos acusados s fls. 83 a 96. Resposta acusao s fls. 94/95. Oitiva das testemunhas de acusao 111/122. NO MRITO
Como j se informou alhures, em que pese estar cabalmente comprovada a materialidade, conforme laudo pericial de folhas 28 a 39, no h indcios suficientes de autoria capazes de justificar uma persecuo penal to gravosa como a que est a enfrentar o denunciado.

No obstante se esteja ainda na primeira fase do procedimento relativo ao Tribunal do Jri, que se encerra com a sentena exarada nos termos do que dispe os artigos 413 e seguintes do CPP em que vigora o princpio in dbio pro societate, tem-se que no pode as autoridades incumbidas da persecuo penal, apenas por que algum informou a elas que o denunciado tem caractersticas semelhantes ao indivduo que assassinou a vtima, seja o mesmo responsabilizado pelo crime que ele jamais cometeu.

injusto o que est a ocorrer com o denunciado, pois o mesmo estava, at ser incorretamente confundido com o assassino do senhor Genivaldo, estudando e trabalhando e agora est vilipendiado pelo que foi praticado contra ele pelas autoridades policiais que os espancaram com crueldade e pelos demais detentos que abusaram dele sexualmente.

Ao se analisar o depoimento das testemunhas, fica fcil perceber que o que se quer apenas encontrar um culpado pelo fato praticado contras as vtimas.

A testemunha Carmen Mendes Rocha em seu depoimento exarado perante a Autoridade Policial disse que um dos assassinos usava culos de grau de lentes grossas (fl. 18); a testemunha PAULO ROBERTO PEREIRA DA SILVA disse fl. 14 que o mesmo criminoso no usava culos de grau.

Mais contradies esto presentes nos depoimentos da testemunha Antonia Alves Sarzetas, pois esta quando prestou declaraes na polcia reconheceu o acusado como sendo o autor do crime (fl. 19) e no seu depoimento em juzo informou que nesta audincia est achando o acusado muito novo para ser aquele que praticou o assalto na casa da Deonice e que o acusado aqui presente um pouco mais baixo do que aquele que esteve no bar (fl. 129).

Ora, Excelncia, no possvel, em situaes normais, algum ficar mais jovem ou ter a sua estatura diminuda. O que realmente est ocorrendo que esto procurando algum para colocar a culpa, sendo que em no havendo cuidado por parte desse advogado e de Vossa Excelncia, alm do que faleceu no dia 24 de maro de 1998 e das pessoas que no mesmo dia foram roubadas, teremos outra vtima , dessa vez o denunciado, que sofrer violao indevida em seus bens mais preciosos, qual sejam, a sua dignidade de pessoa humana e sua liberdade j que sem esses dois bens, a pessoa no tem vida.

Vislumbra-se ainda que na data e hora em que se quer atribuir a conduta de assassinar a vtima Genivaldo ao denunciado, este estava estudando na Escola Domingos Barreira de Amorim, localizada no Setor Jardim dos Buritis, conforme cpias do dirio em anexo (fl. 117 e 119).

Nesse sentido, testemunhou a Senhora Alda Barroso Campos, professora daquele colgio, que tem plena certeza de que na data de 23 de maro de 1998, o denunciado assistiu aula das 19 s 22hs45min, conforme a lista de chamada. importante transcrever parte do depoimento da professora:

que a depoente esclarece que a chamada era feita apenas depois do intervalo s 21hs15min; que a depoente esclarece que recorda claramente que, naquele dia, o acusado Aparecido se encontrava na sala de aula; que o acusado Aparecido trabalha como soldador; que no tem conhecimento de envolvimento do acusado Aparecido em outros crimes; que o acusado Aparecido tem famlia, inclusive com dois filhos

Assim, tem-se um documento pblico afirmando que no dia e hora dos fatos, o denunciado estava presente em sala de aula, pois consta sua presena no dirio. A esse respeito, a Constituio Federal aduz em seu artigo 19, II, que vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios (...) recusar f aos documentos pblicos.

Por todas essas razes, deve, portanto, Vossa Excelncia absolver o acusado nos termos do art. 415, II do CPP, ou impronunciar o mesmo, conforme dispe o artigo 414, do Cdigo de Processo Penal, pois no h nos autos provas capazes de atribuir ao mesmo a autoria do homicdio praticado contra a vtima GENIVALDO ALVES
DA SILVA e nem a tentativa de homicdio contra a vtima PAULO ROBERTO

PEREIRA DA SILVA.

Espera deferimento.

Gurupi, 01 de abril de 2011.

NILSON GOMES OLIVEIRA MEIRELES ADVOGADO MATRCULA 1083236

ANDREY CESAR MARQUES FERREIRA DA SILVA ADVOGADO MATRCULA 1083236

Вам также может понравиться