Вы находитесь на странице: 1из 6

CRASE

1.NO EXISTE CRASE 1. Antes de palavra masculina Ex: Cegou a tempo ao trabalho 2.Antes de verbo Ex: Ficamos a admir-las 3.Antes de artigo indefinido (o a apenas uma preposio) Ex: Levamos a mercadoria a uma firma 4. Antes de expresses de tratamento introduzidas pelos pronomes possessivos VOSSA ou SUA ou ainda da expresso VOC, forma reduzida de Vossa Merc (o a apenas uma preposio) Ex: Enviei dois ofcios a Vossa Senhoria. 5. Antes dos pronomes demonstrativos ESTA e ESSA ( o a apenas uma preposio) Ex: No me refiro a esta carta Os crticos no deram importncia a essa obra. 6.Antes dos pronomes pessoais (o a apenas uma preposio) Ex: Nada revelei a ela. 7. Antes dos pronomes indefinidos com exceo de OUTRA (o a apenas uma preposio). Ex: Direi isso a qualquer pessoa; OBS: Com o pronome indefinido OUTRA(s), pode haver crase porque ele, s vezes, aceita o artigo definido a(s). Ex: As cartas estavam coladas umas s outras. (no masculino, ficaria os cartes estavam colados uns aos outros).;

8.Quando o a estiver no singular e a palavra seguinte estiver no plural (o a apenas uma preposio). Ex:Falei a vendedoras desta firma. 9. Quando, antes do a, existir preposio (o a apenas um artigo). Ex: Ela compareceu perante a direo da empresa. OBS: Exceo feita, s vezes, para AT A, por motivo de clareza. Ex: A gua inundou a rua at casa de Maria (a gua chegou perto da casa); se no houvesse o sinal da crase, o sentido ficaria ambguo: a gua inundou a rua at a casa de Maria (inundou inclusive a casa). Quando AT significa perto de, reposio; quando significa inclusive, partcula de incluso. 10. Com expresses repetitivas (o a apenas uma preposio). Ex: Tomamos o remdio gota a gota. 11. Com expresses tomadas de maneira indeterminada (o a apenas uma preposio). Ex: O doente foi submetido a dieta leve. (no masc. = foi submetido a repouso, a tratamento prolongado etc.)

2.A CRASE FACULTATIVA 1.Antes de nomes prprios femininos. Ex: Enviamos um telegrama Maria. Enviamos um telegrama a Maria. OBS: Quando o nome prprio feminino vier acompanhado de uma expresso que o determine, haver crase porque o artigo definido estar presente. Ex: Dedico esta cano Candinha do Major Quevedo

2.Antes do pronome adjetivo possessivo feminino singular Ex: Pediu informao minha secretria Pediu informao a minha secretaria OBS: Com o pronome substantivo possessivo feminino singular, o uso da crase no facultativo Ex: A minha cidade melhor que a tua. O acento indicativo de crase proibido, porque no masculino ficaria assim: O meu stio melhor que o teu. 3. Este caso no propriamente facultativo Acontece, porm, que aqui os gramticos se dividem em duas correntes. a)a que probe o uso de acento indicativo de crase, alegando que no masculino, a expresso no aceita o artigo, mas somente a preposio a pura e simples. b) a que preconiza o uso do acento indicativo de crase por motivo de clareza. Isso acontece em expresses, tais como:

O ladro foi ferido a faca (ou faca). No masculino, o a fica inalterado; diz-se: O ladro foi ferido a faco (ou a revolver) Comprei a bicicleta a vista (ou vista). No masculino, o a continua inalterado: Comprei a prazo.

3. CASOS ESPECIAIS 1.Nomes de localidades Para se saber se o nome da localidade leva ou no crase, substituir o verbo da orao por ESTAR ou Vir. Se ocorrer a combinao NA com o verbo ESTAR ou DA com o verbo VIR, haver crase com o a da frase original. Se ocorrer EM ou DE, no haver crase. Ex: Enviou seus representantes Paraba (estou na Paraba; vim da Paraba)

OBS: Os nomes de localidades que no admitem artigo passaro a admiti-lo, quando vierem determinados. Ex: Porto Alegre indeterminadamente no ceita artigo Vou a Porto Alegre (estou em Porto Alegre, vim de Porto Alegre). Mas, acompanhado-se de uma expresso que a determine, passar a admiti-lo Ex: Vou grande Porto Alegre (estou na grande Porto Alegre; vim da grande Porto Alegre) Iramos a Madri para ficar trs dias Iramos Madri das touradas para ficar trs dias.

2.Pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo: Quando a preposio a surge diante desses demonstrativos, devemos sobrepor essa preposio primeira letra dos demonstrativos e indicar o fenmeno mediante ujm acento grave. Ex: Enviei convites quela sociedade (=a + aquela) OBS: Substituir os demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo pelos demonstrativos este(s)m esta(s), isto, respectivamente. Se, antes destes ltimos, surgir a preposio a, estar comprovada a hiptese do acento de crase sobre o a inicial dos pronomes aquele(s), auela9s), aquilo. Se no surgir a preposio a, estar negada a hiptese de crase. Ex: Enviei cartas quela empresa Enviei cartas a esta empresa A soluo no se relaciona queles problemas. A soluo no se relaciona a estes problemas. e.A palavra casa a)Quando a expresso casa significa lar, domiclio e no vem acompanhada de adjetivo ou locuo adjetiva, no h crase. Ex: Chegamos alegres a casa.

OBS: Essa construo mais comum em Portugal. No Brasil, usa-se geralmente para casa. b) Mas, se a palavra casa estiver modificada por adjetivo ou locuo adjetiva, ento haver crase Ex: Levaram-me casa de Lcia.

4.Palavra terra a)No h crase, quando a palavra terra significa o oposto a mar, ar ou bordo. Ex: Os marinheiros ficaram felizes, pois resolveram ir a terra. b)H crase, quando a palavra significa solo, planeta ou lugar onde a pessoa nasceu. Ex: O colono dedicou terra os melhores anos de sua vida. 5.Palavra distncia No se usa crase diante da palavra distncia, a menos que se trate de uma distncia determinada. Ex: Via-se um monstro distncia de quinhentos metros. Olhava-nos a distncia 6.Pronome relativo Todo pronome relativo tem um substantivo (expresso ou implcito) como antecedente. Para saber se existe crase ou no diante de um pronome relativo, deve-se substituir esse antecedente por um substantivo masculino. Se o a se transforma em ao, h crase diante do relativo. Mas, se o a permanece inalterado ou se transforma em o, ento no h crase: preposio pura ou pronome demonstrativo. Ex:A fbrica a que me refiro precisa de empregados no h crase O escritrio a que me refiro precisa de empregados

A carreira qual aspiro almejada por muitos. O trabalho ao qual aspiro almejado por muitos

h crase

4.A CRASE OBRIGATRIA 1.Sempre haver crase em locues prepositivas, locues adverbiais ou locues conjuntivas que tenham como ncleo um substantivo feminino. Ex: queima-roupa s vezes moda de 2.Quando a expresso moda de (ou maneira de) estiver subentendida: Ex: No banquete, serviram lagosta Termidor. 3.Quando as expresses rua, loja, estao de rdio etc. estiverem subentendidas. Ex; Dirigiu-se Marechal Floriano Fomos Renner 4.Quando est implcito uma palavra feminina Ex: Esta religio semelhante dos hindus (=a religio dos hindus) 5. Excluda a hiptese de se tratar de qualquer um dos casos anteriores, devemos substituir a palavra feminina por outra masculina da mesma funo sinttica. Ex: Fomos cidade comprar carne ao supermercado

Вам также может понравиться