Вы находитесь на странице: 1из 3

FACULDADE DE TECNOLOGIA - FATEP CURSO DE GESTO EM SEGURANA PRIVADA

BENEDITO FERNANDO RICCI SILVANA ANTNIA SPADACINI REGIS WEYGAND EDSON PEREIRA JOO AGUSTO DA SAILVA CARVALHO RICARDO PAES MOREIRA

RIO CLARO 2011

Introduo Nesse trabalho iremos abordar o que diversos autores explicam o que o conhecimento do senso comum e o que o conhecimento cientifico. Tambm ser explicitado a diferena entre os dois tipos de saber.

Iniciaremos explanar segundo Cruz e Ribeiro (2004, p. 36,37), o que o conhecimento cientifico. Os autores explicam que o conhecimento cientifico abarca a verdade, a certeza e a evidencia.
[...]A cincia um processo de busca da verdade. No uma coleo de verdades incontestveis. , toda via, uma disciplina auto corretiva. Tais correes podem levar um longo tempo (a pratica mdica das sangrias oi realizada por sculos antes que sua futilidade fosse percebida, por exemplo), mas, conforme conhecimento cientifico se acumula, a chance e se cometerem erros substanciais diminuem. Consequentemente, quer seja no mbito dos conceitos ou mesmo no mbito das hipteses ou teorias, no podemos falar em verdades ultimas certas idias que so tomadas como verdades absolutas podem, a merc de novas descobertas, ser abandonadas ou aprimoradas. Quando se fala em conhecer, saber, ter a certeza, as pessoas se empolgam e muitas vezes discordam umas das outras por julgarem que o seu conhecimento esta mais prximo ou a prpria verdade. A verdade que pode estar to evidente quando for possvel pela certeza de cada um. Isso por que ns humanos carecemos de acesso a qualquer mecanismo pelo qual possamos descobrir a verdade sobre uma realidade objetiva que existe independente dos processos mentais humanos. Certamente, a cincia conta com os processos mentais e nem sempre seguem um caminho claro, lgico para chegar a concluses que faz a respeito da realidade. Toda via, as previses das teorias cientificas so muito frequentemente e suficientemente prximas da certeza, e modo que todos ns confiamos nossa vida a elas, como quando estamos em um avio ou em uma mesa de cirurgia. Quando as previses so to fidedignas, podemos racionalmente concluir, se no provar que os conceitos nos quais esto fundamentadas devem ter alguma validade universal. Ou seja, deve estar, de alguma forma conectadas com a maneira com que as coisas realmente so.

Conhecimento cientifico considerado a relao entre sujeito e objeto, a apreenso do objeto pelo sujeito. O conhecimento cienfico procura alcanar a verdade dos fatos (CRUZ; RIBEIRO, 2004). O conhecimento cientifico no se baseia nas nossas experincias cotidianas, mas sim na investigao cientifica baseada em mtodos que garantem a marca da cincia ou seja o rigor (CHAUI, 2003). Explanaremos o Senso Comum que o saber informal adquirido de forma espontnea. Baseado em experincias do cotidiano onde a sabedoria popular transmitida de pessoas para pessoas e de gerao em gerao.
[...]Construido na vida cotidiana e, muitas vezes, ao acaso, o conhecimento vulgar ou emprico fundamenta-se apenas em experincias vivenciadas ou transmitidas de pessoas para pessoas fazendo parte das antigas tradies. A importncia maior desse

tipo de conhecimento a sua unicidade na caracterstica de identificao e um grupo ou de um povo.

Senso Comum um breve exame de nossos conhecimentos e dos saberes dos nossos antepassados (CHAUI, 2003).

Concluso Entre Conhecimento Cientifico e Senso Comum podemos analisar os autores acima citados e definir que comparando as teorias podemos desmistificar fatos e acontecimentos.

Вам также может понравиться