Вы находитесь на странице: 1из 14

The European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation

Manual de Suporte Bsico de Vida do adulto

Verso portuguesa Conselho Portugus de Ressuscitao

Cap. 1 - Introduo e a Cadeia de Sobrevivncia


As cadeias partem pelo elo mais fraco, por isso na cadeia de sobrevivncia todos os elos so igualmente importantes
Os actuais recursos da Medicina permitem salvar vtimas de paragem cardaca e respiratria (PCR). Esta afirmao significa que, mesmo que o corao e a respirao parem, possvel recuperar essa pessoa para uma vida comparvel que tinha antes, desde que se proceda correctamente e a tempo. Nesta afirmao esto contidas duas ideias fundamentais: os procedimentos tm de ser correctos e tm que ser feitos de imediato. Se no for assim, a pessoa que teve a PCR morre. O cidado que nunca pensou sobre este assunto poder perguntar: e que tenho eu a ver com isso?!! Contudo, se souber que as causas mais frequentes de PCR so a doena cardaca, os traumatismos graves (quedas, acidentes de viao e de trabalho), o afogamento, as intoxicaes e o engasgamento, facilmente compreende que qualquer pessoa pode ser a vtima. Se ainda por cima souber que a probabilidade de assistir a um episdio destes maior se ele ocorrer com familiares, colegas de trabalho, amigos ou pessoas com quem conviva frequentemente, facilmente se compreende que o problema tem a ver com todos ns. Por isso, em caso de necessidade importante saber o que fazer. da ajuda de quem presencie o acontecimento e possa ajudar. A situao extrema de risco de vida a paragem cardaca e respiratria. Neste caso a vtima est integralmente dependente da ajuda das testemunhas e da sua capacidade de adoptarem, a tempo, as decises e atitudes correctas. Em caso de PCR ou eminncia de PCR o tempo conta-se em escassos minutos. Se nada for feito a probabilidade de salvar uma vtima de paragem cardio-respiratria diminui 7 a 10% por cada minuto que passa sem a vtima ser ajudada. Pelo contrrio, se a testemunha iniciar imediatamente a Ressuscitao Cardaca e Pulmonar (RCP) o declnio da probabilidade de sobreviver mais gradual, cerca de 3-4% por cada minuto que passa. No indivduo em PCR as reservas de energia e de oxignio do crebro esgotam-se ao fim de cinco minutos. A partir desse momento o sofrimento cerebral vai-se agravando de tal forma que a probabilidade de recuperar o funcionamento do crebro e retomar uma vida comparvel que existia antes da paragem se reduz-se drasticamente. O que acaba de ser afirmado verdade mesmo nos casos em que se consegue restabelecer o funcionamento do corao e respirao. Se a reanimao for atrasada, o crebro sofre leses irreparveis mais rapidamente do que o prprio corao. A maioria dos acidentes que provocam PCR, ou que pem a vtima na eminncia de PCR, acontecem fora dos hospitais e longe dos profissionais de sade. Por essa razo, qualquer cidado vtima de doena sbita fica na dependncia de quem presencia o acontecimento. Em condies ideais, todo o cidado devia estar preparado para saber o que fazer, ou seja iniciar suporte bsico de vida.

Tempo vida
A probabilidade de sobreviver e recuperar quando se est em risco de vida, depende da forma como se socorrido. Quando algum est em risco de vida, fica habitualmente dependente

Se cada um de ns sentir que deve ter direito a ser reanimado em caso de estar em risco de vida, ento tem a obrigao de saber o que fazer se alguma vez encontrar algum em tal situao.

os sistemas de emergncia mdica para continuar o tratamento. As vtimas de paragem cardaca necessitam de RCP imediata, porque esta lhes proporciona algum fluxo sanguneo para o crebro e o corao, que, apesar de ser pouco, decisivo. As compresses torcicas so particularmente importantes se o choque elctrico no puder ser aplicado nos primeiros 4-5min a seguir ao colapso.

O direito a ser reanimado conquistase pelo dever de saber reanimar


O direito a ser reanimado s pode ser extensivo a todo o cidado se cada um souber como se deve comportar perante uma vtima inanimada ou em risco de vida. Qualquer um est em risco de presenciar um acontecimento desta natureza, mas quando o problema se pe em termos pessoais, a probabilidade de sermos solicitados a iniciar manobras de Suporte Bsico de Vida (SBV) tanto maior quanto maior for a proximidade social, profissional ou familiar com a vtima. Quando algum perguntava a um dos percursores da formao em reanimao, por onde que ele entendia que se devia comear a formao em SBV, ele respondeu: pela minha mulher, que quem tem maior probabilidade de estar perto de mim se eu tiver uma PCR.

O choque que salva


A paragem cardaca a principal causa de morte na Europa afectando cerca de 700,000 indivduos por ano. No adulto, a causa mais frequente de paragem cardaca uma perturbao do ritmo cardaco chamada: fibrilhao ventricular (FV). No momento da primeira anlise do ritmo cardaco cerca de 40% das vtimas esto em fibrilhao ventricular. provvel que muitos outros tenham tido FV no momento do colapso, mas deterioraram para assistolia que outro ritmo identificado no momento da primeira monitorizao do electrocardiograma (ECG). Quando tal acontece o corao deixa de bombear o sangue e, se nada for feito, o doente morre. O tratamento ideal da FV deve ser: incio imediato da RCP pela testemunha (combinando compresses e ventilaes) e desfibrilhao elctrica (choque elctrico aplicado vitima por um desfibrilhador) o mais rapidamente possvel. esta a razo pela qual o acesso rpido desfibrilhao uma emergncia absoluta que exige a activao dos sistemas de emergncia. Os profissionais no mdicos, mas que tm grande probabilidade de ser os primeiros a chegar junto de uma vtima de PCR por FV, podem ser treinados a usar DAEs (Desfibrilhadores Automticos Externos).

O Suporte Bsico de Vida


Suporte Bsico de Vida (SBV) um conjunto de procedimentos e atitudes que tm por objectivo reconhecer as situaes em que h perigo de vida iminente, pedir ajuda quando justificado e iniciar de imediato as intervenes que permitem manter a circulao e oxigenao dos orgos nobres at chegada de ajuda especializada. Suporte bsico de vida significa manter a permeabilidade da via area, a respirao e a circulao sem recurso a outro equipamento para alm do equipamento de proteco. O SBV, na maior parte das situaes de PCR no adulto, no por si s suficiente para recuperar estas vtimas. Na maioria das situaes imprescindvel a ajuda de meios de Suporte Avanado de Vida (SAV) e profissionais com treino especfico. Assim sendo, a seguir ao reconhecimento da situao mandatrio activar

A cadeia da sobrevivncia
O conceito de Cadeia de Sobrevivncia resume os procedimentos indispensveis para o sucesso de uma ressuscitao. Estes procedimentos

esto indicados tanto para as vtimas de paragem cardaca ou de PCR como para as vtimas de doena crtica: Reconhecimento precoce da situao de emergncia (vitima de doena grave, dor torcica ou paragem cardaca) e pedido de ajuda: activao Sistema de Emergncia Nacional, ligando 112. A interveno precoce e eficaz pode evitar a Paragem Cardaca (PC). 2. Incio precoce da Ressuscitao Cardiopulmonar: o incio imediato de RCP pode triplicar a sobrevivncia das vtimas de PCR por Fibrilhao Ventricular (FV).
1. 3.

Fig. 1.1 A Cadeia de Sobrevivncia

Desfibrilhao precoce: RCP juntamente com desfibrilhao nos 3-5 min a seguir ao colapso podem resultar em 49-75% de taxa de sobrevivncia. Por cada minuto passado sem desfibrilhar a probabilidade de sobrevivncia diminui 10-15%. Suporte Avanado de Vida precoce e cuidados ps reanimao eficazes: a qualidade do tratamento ps-reanimao influencia o resultado final da reanimao e a qualidade de vida da vitima que recupera da PCR.

O 112 representa, em Portugal, o nmero de emergncia a activar sem demora e de quem se espera uma resposta imediata. Por isso a organizao eficaz para acorrer com prontido aos pedidos de ajuda essencial. Na maioria dos pases o tempo decorrido entre a activao dos Sistemas de Emergncia e a sua chegada de 8 minutos ou mais. Durante este tempo a sobrevida da vtima e a qualidade da sua vida futura est totalmente dependente do inicio precoce dos trs primeiros elos da Cadeia de Sobrevivncia, realizados pelo cidado que reconhece a vtima de colapso. Enquanto a ajuda diferenciada no chega, imprescindvel ganhar tempo , fazendo SBV para preservar o mais possvel a circulao no crebro e corao. Quando o acontecimento uma paragem cardaca no adulto, o tratamento mais eficaz na maioria das situaes a desfibrilhao e por isso preciso que os sistemas de emergncia com capacidade para desfibrilhar cheguem, a tempo, a todo o lado onde sejam necessrios. Finalmente, nos casos em a vtima recuperou preciso transport-la ao Hospital para continuar o tratamento. Quando se encontra uma pessoa inanimada ou aparentemente inanimada, o mnimo que se exige de qualquer cidado responsvel, : 1. Verificar se responde ou no a estmulos; 2. Verificar se respira normalmente ou no; 3. Pedir ajuda, o mais rpido possvel, sempre que necessrio;

4.

Cada um destes procedimentos sucede ao anterior e continuado pelo seguinte, estando todos dependentes e encadeados uns nos outros. Constituem uma cadeia de atitudes em que cada elo liga o procedimento anterior ao seguinte. Nesta lgica, todos os elos da cadeia so igualmente importantes porque, em situaes de tenso, as cadeias partem pelos elos mais fracos. Por esta razo o cidado que presencia o acontecimento, reconhece uma vtima em risco de PCR ou em PCR, liga 112 e inicia o SBV, tem um papel decisivo para salvar essa vida em risco. A noo de que cada um dos elos da cadeia vital para que o resultado final possa ser uma vida salva constitui o conceito de cadeia de sobrevivncia (fig.1.1).

4. Iniciar RCP, se necessrio. A incapacidade de adoptar estes procedimentos significa falta de formao. A melhor formao a que se aprende o mais cedo possvel, na escola primria. A formao do cidado deve incorporar a noo de que estes procedimentos podem salvar vidas. um acto de solidariedade, de responsabilidade social e de conscincia cvica que se inscreve nos direitos e deveres de cidadania. O acesso aos cuidados de sade em caso de emergncia, com resposta adequada e em tempo oportuno, essencial para salvar vidas e por isso deve tambm ser entendido como um direito de cidadania. A dotao de equipamentos adequados, uma obrigao dos servios encarregues de assegurar o funcionamento eficaz dos sistemas de emergncia mdica. A responsabilidade pela manuteno e melhoria da qualidade dos elos da cadeia de sobrevivncia de todos os cidados informados do papel que podem desempenhar para salvar vidas. No caso daqueles que mais vezes so solicitados para situaes de risco, como bombeiros, socorristas, polcias, enfermeiros, mdicos, autarcas, uma obrigao cvica e uma exigncia profissional.

Sumrio
Para salvar vidas em risco e para conseguir recuperar vtimas de PCR necessrio reforar e desenvolver a cadeia de sobrevivncia a todos os nveis, com o empenho de todos os cidados.

Cap. 2 - Suporte Bsico de Vida do Adulto


O Suporte Bsico de Vida (SBV) significa manter a permeabilidade da via area, a respirao e a circulao sem recurso a outro equipamento para alm do de proteco
Neste captulo descrevem-se as recomendaes para o SBV do adulto por um reanimador leigo. Sequncia do SBV do adulto O suporte bsico de vida do adulto consiste na seguinte sequncia. (Figura 2.1):

Introduo
Como j referido, a causa mais frequente de paragem cardaca no adulto fibrilhao ventricular A FV um ritmo catico que, quando presente, significa que o corao perdeu a sua coordenao e deixou de funcionar, ou seja parou de bombear o sangue para o sistema circulatrio. O tratamento ideal da FV deve ser o incio imediato do SBV efectuado pela testemunha (combinando compresses e ventilaes), associado desfibrilhao elctrica. No caso das vtimas de trauma, intoxicao, afogamento e em crianas a causa predominante de PCR respiratria (asfixia), da que a realizao de ventilaes eficazes seja decisiva para a recuperao destas vtimas. As vtimas de PCR necessitam de reanimao imediata, porque esta lhes proporciona algum fluxo sanguneo para rgos nobres (crebro e corao). que, apesar de ser apenas aproximadamente 30%, indispensvel e aumenta a probabilidade de resposta desfibrilhao elctrica. As compresses torcicas so particularmente importantes e devem ser iniciadas de imediato, mesmo que a desfibrilhao possa ser aplicada nos primeiros 4-5 min a seguir ao colapso.

Sequncia de procedimentos:
1. Verificar as condies de segurana 2. Avaliar a resposta da vtima (Figura 2.2): Abanar suavemente os ombros questionando a mesma se Est bem? Sente-se bem?
Fig. 2.4 Colocar uma mo na testa e fazer a extenso do pescoo elevando o queixo com a outra

4. Manter a via area aberta, e efectuar o VOS (Ver, Ouvir e Sentir) verificando se a respirao normal. (Figura 2.5): Ver se h movimentos do trax. Ouvir se h rudos respiratrios. Sentir na face do reanimador, se h fluxo de ar vindo da vtima. Concluir se a respirao normal, anormal ou ausente.

Fig. 2.2 A vtima responde?

3A. Se responde: Deixar a vtima na posio em que foi encontrada, tentando perceber o que se passou e pedir ajuda se necessrio. Avaliar a vtima regularmente se necessrio. 3B. Se no responde: Gritar por ajuda sem abandonar a vtima. (Figura 2.3).

No confundir movimentos de respirao agnica (que podem ocorrer nos primeiros minutos a seguir PCR), com respirao normal. Ver, ouvir e sentir se respira normalmente contando at 10 segundos. Se houver alguma dvida sobre a normalidade da respirao proceder como se no fosse normal.

Fig. 2.3 Gritar por ajuda (sem abandonar a vtima)

Colocar a vtima de costas, realizar a extenso do pescoo e a elevao do queixo (colocar uma mo na testa e inclinar suavemente a cabea para trs); Com a ponta dos dedos segurar a ponta do queixo da vtima elevando-a para abrir a via area (Figura 2.4).

Fig. 2.5. VOS - Ver, Ouvir e Sentir se a respirao normal

5A. Se a respirao normal: Colocar a vtima em Posio Lateral de Segurana (PLS) (ver na seco sobre PLS). Ir ou mandar ligar 112 (pedir ajuda diferenciada). Voltar para junto da vtima mantendo a vigilncia da eficcia da respirao.

5B. Se a respirao no normal ou est ausente: Mandar algum buscar ajuda (e procurar e trazer um DAE, se existir) ou utilizar o telemvel (Figura 2.6) para accionar o socorro (112) s deixar a vtima se no existir mais nenhuma opo; Iniciar compresses torcicas da seguinte forma:
Fig.2.8 Colocar a palma da outra mo por cima da primeira

O reanimador coloca-se numa posio perpendicular ao trax da vtima, com os braos estendidos pressionando o esterno de forma a deprimi-lo de 4 a 5 cm (Figura 2.9).

Fig.2.6 Ligar 112

Ajoelhar-se ao lado da vtima; Apoiar a eminncia tenar de uma das mos no centro do trax da vtima (Figura 2.7).
Fig.2.9 O reanimador coloca-se numa posio perpendicular ao trax da vtima, entrelaando os dedos das duas mos, realizando unicamente presso sobre o esterno e no sobre as costelas

A seguir a cada compresso aliviar completamente a presso sobre o trax, sem perder o contacto da mo com o mesmo. Repetir as compresses razo de 100 compresses por minuto (ligeiramente menos do que duas compresses por segundo).
Fig.2.7 Colocar e eminncia tenar de uma das mos no centro do trax

Colocar a palma da mo contrria por cima da primeira (Figura 2.8); Entrelaar os dedos das duas mos, assegurando que a presso se faz sobre o esterno e no sobre as costelas; No fazer presso sobre a parte superior do abdmen nem sobre a ponta inferior do esterno.

O tempo de compresso e o tempo de relaxamento deve ser igual. 6A. Combinar compresses torcicas com ventilaes: Depois de 30 compresses, permeabilizar a via area com extenso do pescoo e elevao do queixo.

6B. Se efectuar ventilao boca-a-boca: Com o polegar e indicador da mo que est apoiada na testa ocluir o nariz comprimindo a sua parte mole. Manter o queixo elevado e permitir a abertura da boca. Fazer uma inspirao normal, selando a boca da vtima com os lbios do reanimador. Soprar para a boca da vtima com um fluxo contnuo, verificando se o trax expande; para a insuflao ser considerada eficaz o trax deve expandir. Manter a extenso do pescoo e a elevao do queixo e afastar a boca da vtima observando a descida do trax com a sada do ar. Inspirar de novo e voltar a insuflar para a boca da vtima de forma a fazer duas ventilaes. Recolocar rapidamente as mos na posio correcta no esterno e efectuar 30 compresses. Manter as compresses e ventilaes razo de 30:2. S se deve parar para reavaliar a vtima se ela comear a respirar normalmente, caso contrrio no se interrompe a reanimao. 6C. Se efectuar ventilao utilizando mscara de bolso: Fixar a mscara face da vtima, efectuar a extenso da cabea e elevao do queixo, utilizando a chave indicador/polegar e proceder s insuflaes como anteriormente descrito (Figura 2.10).

Rever a boca da vtima e remover quaisquer corpos estranhos. Reconfirmar que a extenso do pescoo e elevao do queixo so correctas. O reanimador poder executar duas tentativas de ventilao, retomando de seguida as compresses. Se h mais do que um reanimador, estes devem-se revezar a cada 2min, para prevenir a fadiga, assegurando que o tempo decorrido na troca de reanimadores mnimo. 6D. Compresses torcicas apenas: Quando se fazem s compresses, estas devem se contnuas, com uma frequncia de 100 por min. Do mesmo modo, esta reanimao s ser interrompida se a vtima retomar respirao normal. 7. Manter o SBV at: Chegar ajuda diferenciada; O reanimador ficar exausto; A vtima recuperar respirao normal. Permeabilizao da via area A protuso da mandbula no est recomendada para a grande maioria dos reanimadores (leigos) porque difcil de aprender e de fazer e pode provocar movimentos da coluna cervical, pelo que o reanimador deve permeabilizar a via area com a extenso do pescoo e elevao do queixo. Reconhecimento da PCR A pesquisa de pulso carotdeo no adequada para decidir a presena ou no de circulao. Os profissionais de sade e os leigos tm por vezes dificuldade em identificar a presena ou ausncia de respirao normal em vtimas inconscientes. O que pode ser consequncia do facto de: a via area no ser bem aberta; a vtima fazer movimentos agnicos ocasionais.

Fig.2.10 Fixar a mascara face da vtima, estendendo a cabea e elevando o queixo, soprando para a mscara com um fluxo contnuo, verificando se o trax expande

Se a insuflao inicial no fez expandir o trax, como na respirao normal, antes da ventilao seguinte:

10

Ventilao Durante a RCP, o objectivo da ventilao manter a oxigenao suficiente, removendo o excesso de CO2. Ventilao boca-nariz uma alternativa eficaz ventilao boca-a-boca. Deve ser considerada se a vtima tem leses na boca, quando no se consegue abrir a mesma ou se a reanimao decorre dentro de gua e se o reanimador tem dificuldade em selar bem os lbios com os da vtima. Ventilao com mscara-insuflador O uso de insuflador com mscara exige treino e percia considervel. S tem sentido que o leigo o utilize se for profissional em reas altamente especializadas, como acontece com aqueles que lidam com risco de intoxicao pelo cianeto ou exposio a outros txicos.

melhor mtodo de RCP ser a associao de compresses/ventilaes.

Sumrio
1. De cada vez que se iniciam compresses torcicas, o reanimador deve colocar, sem demora, as mos no centro do trax (Figura 2.11);

Fig.2.11 O local das compresses torcicas no centro do esterno

Compresses torcicas Geram um fluxo circulatrio pequeno mas de importncia vital para a perfuso dos rgos nobres (corao e crebro) aumentando a probabilidade de sucesso da desfibrilhao. So fundamentais e devem ser interrompidas o menos tempo possvel. Relao compresses-ventilaes No h evidncia em experimentao humana que permita recomendar uma relao determinada para a relao compresses-ventilaes. Contudo, os dados da experimentao animal sugerem que a relao de 30:2 proporciona a melhor relao entre fluxo sanguneo e fornecimento de oxignio. Por isso, recomenda-se que o reanimador leigo, utilize a relao de 30 compresses para 2 ventilaes, quer a vtima seja um adulto ou uma criana. Reanimao s com compresses torcicas Os profissionais de sade e os leigos admitem ter relutncia em fazer ventilao boca-a-boca em vtimas de PCR desconhecidas. No adulto, os resultados da reanimao s com compresses torcicas significativamente melhor do que a ausncia de qualquer reanimao. Por isso o leigo deve ser encorajado a iniciar apenas as compresses torcicas se no for capaz ou no quiser fazer ventilao boca-a-boca, apesar de o

2. As compresses torcicas devem ser feitas com um ritmo de 100 por min. 3. No adulto preciso ter ateno para que a depresso do trax seja de 5-6cm. 4. necessrio deixar expandir totalmente o trax, no final de cada compresso. 5. A compresso e o relaxamento do trax devem demorar aproximadamente o mesmo tempo. 6. As interrupes das compresses devem ser reduzidas ao mnimo. 7. A palpao do pulso femural ou carotdeo no deve ser considerada como prova da existncia de fluxo arterial eficaz.

11

Cap. 3 - Posio Lateral de Segurana


A Posio Lateral de Segurana (PLS) deve ser efectuada nas vtimas inconscientes, mas que respiram normalmente

H vrias posies laterais de segurana, todas com vantagens e limitaes. Nenhuma perfeita para todas as vtimas. Mas deve ser estvel, colocar a vtima em posio o mais prxima possvel da Posio Lateral de Segurana (PLS), com a cabea num plano inferior e sem presso sobre o trax para que no dificulte a respirao. O CPR/ERC recomenda a seguinte sequncia de procedimentos para colocar a vtima em PLS: Retirar os culos da vtima. Retirar objectos que a vtima tenha nos bolsos (carteiras, telemveis, chaves, ()). Ajoelhar-se ao lado da vtima e endireitar/esticar ambas as pernas. Posicionar o brao do lado do reanimador em ngulo recto com o corpo e cotovelo e a palma da mo para cima. (Figura 3.1)
Fig. 3.2 Trazer a mo do lado oposto e firmar as costas da mo contra a face da vtima do lado do reanimador

Com a mo livre, pegar na perna da vtima do lado oposto, acima do joelho, dobrar a perna e deixar o p pousado no cho (Figure 3.3). Com uma mo a apoiar a cabea da vtima e com a outra puxar a perna oposta, rolando a vtima para lado do reanimador.

Fig. 3.1 Posicionar o brao do lado do reanimador em ngulo recto com o trax e ombro e com a palma da mo para cima

Pegar no outro brao da vtima, cruzar o trax e fixar as costas dessa mo na face do lado do reanimador. (Figura 3.2).

Fig. 3.3 Com a outra mo segurar coxa logo acima do joelho, puxando-a sem levantar o p do cho

Estabilizar a posio, ajustando a perna superior de forma a formar ngulo recto com a anca e joelho. (Figura 3.4).

12

Fig. 3.4 Estabilizar a posio, ajustando a perna superior de forma a formar ngulos rectos com a anca e joelho

Fazer a extenso do pescoo. Ajustar a posio da mo, dos braos e da boca para que a vtima respire normalmente e sem obstruo (Figura 3.5). Confirmar regularmente a eficcia da respirao (Figura 3.6).

Fig. 3.7 Posio lateral de segurana

Fig. 3.5 Ajustar a posio da mo, dos braos e da boca para que a vtima respire normalmente e sem obstruo

Fig. 3.6 Confirmar regularmente a eficcia da respirao

Se a vtima tiver que ficar em PLS (fig. 3.7) mais de 30 min, deve ser voltada para o lado oposto para aliviar a compresso sobre o brao que ficou debaixo do corpo.

13

Cap. 4 - Riscos para o reanimador

Os avisos ou etiquetas a assinalar a presena de produtos qumicos ajudam a prevenir o risco de contacto com produtos perigosos.

O reanimador nunca se deve expor a riscos maiores do que os que a vtima corre

Introduo: O impulso para reanimar sobrepe-se frequentemente a todas as outras preocupaes. frequente que o reanimador despreze ou ignore os riscos a que se sujeita na tentativa de ajudar a vtima. Felizmente na maioria dos casos a sorte providencial e a vtima salva-se, outras vezes tudo corre mal e perecem a vtima e o socorrista. Regra bsica: O reanimador no se deve expor a si nem a terceiros a risco maior do que os que corre a prpria vtima. Antes de iniciar o socorro, o reanimador deve avaliar rapidamente os riscos: trfego, desmoronamento, fumos e gazes txicos, etc. que em muitas situaes so riscos bvios. Na maior parte dos casos uma avaliao adequada, um mnimo de cuidado e a cooperao com as equipes de salvamento so suficientes para assegurar as condies de segurana necessrias. Por exemplo, o reanimador em aco na estrada deve: posicionar o seu carro de modo a que este o proteja, como um escudo, pelo que, deve sinalizar o local com o tringulo; Ligar as luzes de presena do seu carro e usar uma roupa que o torne mais facilmente visvel; em presena de um acidente rodovirio, desligar o motor do veculo acidentado diminui a probabilidade de incndio.

Estas e outras medidas simples aumentam os nveis de segurana. Intoxicaes As vtimas de intoxicaes podem necessitar de cuidados bsicos ou avanados, que devem ser executados em conformidade com as recomendaes dos profissionais. Infeces A possibilidade de transmisso de infeces entre a vtima e o socorrista tema de grande preocupao, em particular pela possibilidade de contaminao pelo vrus da hepatite B (HBV) ou da C (HCV) e o vrus da Imunodeficincia Humana (HIV). Tempos houve em que s se consideravam os riscos que o reanimador corria, mas actualmente devem-se tambm considerar os riscos que a vtima corre, atendendo elevada mortalidade destas duas doenas. At data s h notcia de casos pontuais de incidentes deste tipo. H algumas publicaes que assinalam a transmisso de infeces ao reanimador pela ventilao boca a boca. Contudo, se o reanimador tomar as precaues descritas, a frequncia destes incidentes muito baixa assim como o risco de contaminao. Hepatite a vrus B ou C e HIV

14

As infeces por HBV e HIV so motivo recente de preocupao, apesar de no haver qualquer registo de casos de transmisso da doena por ventilao boca a boca. Contudo, um relatrio recente do "Center of Disease Control (CDC) of America" aconselha a adopo de medidas universais de proteco em particular se h risco de contacto com mucosas, com fluidos orgnicos e se a pele tem feridas / solues de continuidade. O sangue o veculo de contgio mais importante mas aconselha-se tambm a adopo de precaues em todos os contactos com smen, secrees vaginais e todos os fluidos contaminados com sangue. No se consideram necessrias as mesmas precaues nos contactos com saliva, secrees brnquicas ou nasais, fezes, urina, suor ou vmito. A transmisso do HBV a seres humanos, pela saliva de pessoa HBS positivos, durante a ventilao boca a boca parece ser altamente improvvel, mas a transmisso por uma fissura da mucosa oral em contacto com saliva contaminada com sangue infectado possvel. A exposio de mucosas tem risco inferior ao das picadas de agulhas, sugerindo fortemente que o risco de infeco pela ventilao boca a boca desprezvel. Precaues: Embora a ventilao boca a boca parea segura, muitos reanimadores sentem-se mais seguros utilizando mtodos de interposio, em particular se a vtima tem sangue na saliva. Ao seleccionar o utenslio adequado deve-se certificar se eficaz quer nas suas funes de reanimao quer nas de proteco. Por isso depois de utilizar um desses utenslios imprescindvel limpar e preparar a sua reutilizao se for caso disso, assegurando que est pronto e imediatamente acessvel sempre que necessrio.
Um leno de bolso uma proteco ineficaz e pode mesmo aumentar a passagem de vrus.

fonte de infeco. Contudo, h um mnimo de cuidados a ter no intuito de minimizar a possibilidade de infeces cruzadas entre utilizadores. Os manequins devem ser regularmente limpos e cuidadosamente desinfectados depois de utilizados, em conformidade com as normas definidas pelo fabricante.

Sumrio
Reconhecer os riscos potenciais Assegurar condies de segurana para o reanimador prevenindo riscos fsicos, txicos e infecciosos Cumprir as medidas universais de proteco

Manequins: O treino das tcnicas de reanimao parte essencial na organizao dos sistemas de reanimao. Os manequins de treino no so

Вам также может понравиться