Вы находитесь на странице: 1из 12

Planejamento Anual 2 ano (1 srie)

PERODO 1 Bimestre LNGUA PORTUGUESA 1. LINGUAGEM ORAL COMPETNCIAS E HABILIDADES # Dominar a leitura oral. # Relatar fatos e histrias. # Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos. # Ouvir com ateno. # Dominar a escrita e as diversas linguagens utilizadas pelo homem. # Relatar fatos, histrias e acontecimentos do cotidiano (escrita).. # Combinar smbolos produzindo sentenas simples fazendo correes e julgamento da sua prpria escrita. # Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita. # Descobrir que as opinies das pessoas so diferentes, fazer comparaes e emitir um julgamento de valor. # Fazer transferncia de experincias (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivncias. # Diferenciar acontecimentos do ontem, hoje e amanh. # Agir com segurana em diversas situaes descobrindo o relacionamento da escrita com outras matrias do currculo. # Entender que a leitura pode ser uma fonte de informao, de prazer e de conhecimento. # Expressar-se em diferentes situaes. # Relatar suas descobertas.

1.1-

Linguagem oral nas mais diversas formas.

1.2- Linguagem no-verbal. 1.3- Interpretao de textos orais. 1.4- Capacidade de ouvir com ateno. 1.5- Capacidade de percepo. 1.6- Expresso oral tendo em vista a inteno de sentido. 1.7- Exposio oral com a ajuda de um texto escrito. 1.8- Descrio de cenrios, objetos, personagens e fatos. 1.9- Narrao de histrias e fatos. 2. LINGUAGEM ESCRITA 2.1- Quanto capacidade de expressar-se em diferentes situaes(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e no-verbais) e em diferentes atividades a respeito de um texto (reescrita). 2.5- Quanto estrutura e expresso no texto, correspondncia entre o segmento falado e o segmento escrito e separao das palavras. 2.6- Quanto a organizao grfica do texto, empregando maisculas e minsculas convenientemente, observando as regularidades e irregularidades ortogrficas, acentuando

adequadamente as palavras e legibilidade. 3. LEITURA 3.1- Capacidade de compreenso do sentido global de um texto, identificao dos pontos mais relevantes de um texto e identificao de valores como fonte de informao, prazer e conhecimento. 4. GRAMTICA 4.1- Alfabeto. 4.2- Letra maiscula / minscula. 4.3- Slabas. 5. ORTOGRAFIA 5.1- Fonemas. MATEMTICA 1. OS NMEROS E AS OPERAES 1.1- Ordem crescente e decrescente. 1.2- Histria dos nmeros / histria dos nmeros segundo a Bblia. 1.3- Classificao e seleo. 1.4- Tamanho (menor, igual, maior e diferente). 1.5- Posio: perto / longe. 2. ESPAO E FORMA 2.1- Figuras geomtricas: crculo, quadrado, retngulo e tringulo. 2.2- Adio com trs parcelas. CINCIAS NATURAIS 1. O ESTUDO DO CORPO HUMANO (SUAS PARTES) # Compreender a natureza como um conjunto dinmico. # Valorizar atitudes e comportamento favorveis sade, em relao a alimentao e a higiene pessoal, desenvolvendo responsabilidades no cuidado com o prprio corpo e com o espao onde vive. # Conhecer o seu corpo e identificar as diferenas entre os sexos. # Identificar os diferentes sentidos. # Formular perguntas e suposies coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando. # Adquirir hbitos saudveis e desfrutar dos benefcios do sono. # Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para # Fazer clculos e resolver problemas. # Reconhecer os nmeros que aparecem no dia a dia. # Classificar e seriar objetos. # Comparar colees de objetos pelo nmero de elementos.

1.1. Cuidados com o corpo. 1.2. Sentidos.


1.3. Estudo das caractersticas do local onde habita (sade e higiene/ ar e gua).

1.4. Condies do ambiente. 1.5. Qualidade de vida (sono dirio).

melhoria da qualidade de vida. # Valorizar atitudes e comportamentos favorveis sade, em relao alimentao e higiene pessoal, desenvolvendo responsabilidades HISTRIA 1. IDENTIDADE PESSOAL E IDENTIDADE COLETIVA 1.1- Documentos histricos que registram a histria da vida pessoal do educando. 1.2- Fontes documentais que registram histrias de crianas em outras situaes de vida. 1.3- Eu e minha famlia. 1.4- Arvore genealgica. 1.5- As diferentes famlias. 1.6- Respeito e obedincia. 1.7- Objetos antigos que fazem parte da minha historia. 1.8- Como a famlia se diverte. 1.9- Como deve se tratar os membros de famlia. GEOGRAFIA 1. MORADIA 1.1- O educando e sua famlia (o educando como parte da famlia, como atuante, conceito de grupo social). 1.2- A casa do educando (caractersticas fsicas, apartamento, casa, detalhes, ptio, planta da casa, desenho da casa, maquete). 1.3- O mundo criado por Deus (observao da natureza, quem fez natureza, atitudes para com a natureza, fenmenos meteorolgicos, relevo). 1.4- O dia a dia do educando (atividades, espaos ocupados ao longo do dia, caminhos percorridos). 1.5- Conceito de lugar e de grupo. ENSINO RELIGIOSO 1. A BBLIA 1.1- A Bblia e suas mensagens. # Conhecer a Bblia e reconhec-la como fonte de verdade. # Compreender a religio como uma religao ao Criador. # Reconhecer a Deus como Criador, mantenedor e Sustentador do # Reconhecer que a famlia uma instituio social e divina. # Reconhecer que o homem e a natureza so obras da criao divina e continuam sob o cuidado de Deus, entretanto, mediante a ao humana e de acordo com interesses e caractersticas de cada sociedade os espaos so transformados. # Desenvolver atitudes e valores de responsabilidade, respeito e cuidado com o ambiente que ocupa, tanto os espaos naturais como os culturais. no cuidado com o prprio corpo e com o espao em que vive. # Reconhecer a importncia da histria de vida. # Identificar, analisar e comparar as transformaes da histria de vida.

1.2- A semana da criao. ARTES 1. REPRESENTAO ARTSTICA 1.1- Textura. 1.2- Linhas retas. 1.3- Linhas curvas. 1.4- Formas e figuras. 1.5- Figura e fundo. 2 Bimestre LNGUA PORTUGUESA 1- LINGUAGEM ORAL 1.1- Capacidade de ouvir com ateno: em diferentes situaes (formais e informais) e linguagens. 1.2- Capacidade de percepo: de valores na interlocuo e de elementos no-verbais. 1.3- Expresso oral tendo em vista a inteno de sentido: em diferentes situaes (formais e informais) e de diferentes maneiras (formais e informais). 1.4- Exposio oral com ajuda de um texto escrito. 1.5- Descrio de cenrios, objetos, personagens e fatos. 1.6- Narrao de histrias e fatos. verbais. 2- LINGUAGEM ESCRITA

Universo. # Realizar produo artstica individuais e coletiva. # Identificar os significados expressivos e comunicativos das formas e texturas presentes na natureza.

# Dominar a leitura oral. # Relatar fatos e histrias. # Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos. # Ouvir com ateno. # Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem. # Relatar fatos, histrias e acontecimentos do cotidiano(escrita). # Combinar smbolos produzindo sentenas simples, fazendo correo e julgamento da sua prpria escrita. # Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita. # Descobrir que as opinies das pessoas so diferentes, fazer comparaes e emitir um julgamento de valor. textos) para outras vivncias. # Diferenciar acontecimentos do ontem, hoje e amanh.

1.7- Produo de diferentes textos, fazendo uso de elementos no- # Fazer transferncia de experincias (palavras, frases, pequenos

2.1- Quanto capacidade de expressar-se em diferentes situaes # Agir com segurana em diversas situaes descobrindo o (formais e informais), diferentes linguagens (verbais e no-verbais) relacionamento da escrita com outras disciplinas do currculo. e em diferentes gneros de texto. 2.2- Quanto ao contedo do texto com coerncia, temporalidade e permanncia no tema. 2.3- Quanto estrutura e expresso no texto fazendo correspondncia entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo o texto em frases e em # Entender que a leitura pode ser uma fonte de informao, de prazer e de conhecimento. # Expressar-se em diferentes situaes. # Relatar suas descobertas.

pargrafos. 2.4- Quanto a organizaes grficas do texto, empregando maisculas e minsculas convenientemente. 2.5- Compreenso da transitoriedade dos textos. 3- LEITURA 3.1- Capacidade de identificao de diferentes gneros de texto e compreenso do sentido global de um texto como instrumento de apreciao da arte, insero no passado, compreenso do presente e projeo no futuro. 3.2- Como fonte de informao, prazer e conhecimento. 3.3- Como exerccio de leitura oral, prolao, entonao, ritmo e expressividade. MATEMTICA 1.NMEROS E OPERAES # Fazer clculos e resolver problemas. # Reconhecer os nmeros que aparecem no dia a dia. # Comparar grandezas de mesma natureza. # Observar formas geomtricas presentes em objetos naturais e criados pelo homem.

1.1 - Situaes que envolvam adio e subtrao. 1.2 - Numerao decimal Nmeros at 99. 1.3 - Pares e mpares. 1.4 - Nmeros ordinais.
2.ESPAO E FORMA 2.1- Figuras geomtricas. CINCIAS 1.VIDA E MEIO AMBIENTE

# Observar e registrar semelhanas e diferenas entre os ambientes. # Fazer experimentos simples com materiais e objetos do ambiente. # Formular perguntas e suposies coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando. # Organizar e registrar informaes, utilizando desenhos. # Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para melhoria da qualidade de vida.

1.11.21.31.41.51.61.7-

O ambiente em que vivemos. A vida em diversos ambientes. Diferenciao dos diversos ambientes. Condies do ambiente. Influncia do meio sobre o ser humano (doenas). Preservao do meio ambiente.

Poluio (coleta do lixo /reciclagem). HISTRIA

# Reconhecer a importncia da histria de vida familiar.

1. A FAMLIA do grupo de educandos (constituio familiar e os papis dos seus componentes). avs, dos bisavs): formas de vida, costumes, crenas, alimentao, vesturio, os papis dos componentes familiares e as relaes sociais. 1.3 Sua composio (associaes de vrias famlias, instituies, formas de vida e regras de convivncia. 1.4 - A escola importncia e compreenso do espao escolar para as relaes sociais e aprendizagens significativas: estabelecimento de regras de convivncia, respeito ao prximo, conhecimentos teis ao desenvolvimento da vida. GEOGRAFIA 1- O lugar em que estudo. 1.1- Como vou escola? (desenho, caminhos, direes, distncias, paisagens, relevo, transportes). 1.3- Eu e a minha escola(o educando como parte atuante na escola, salas de aula, construes, ptio, grupos). 1.4- As vrias pessoas e momentos da escola. ENSINO RELIGIOSO 1- O conflito entre o bem e o mal e o plano da salvao. ARTES 1-Arte indgena brasileira costumes, festas, msicas, palavras indgenas. 2- Cores primrias e secundrias. 3- Origami. 3 Bimestre LNGUA PORTUGUESA 1- LINGUAGEM ORAL 1.1- Capacidade de ouvir com ateno em diferentes situaes

# Reconhecer a importncia da vida em comunidade. conceitos de anterioridade, posteridade e simultaneidade. # Discernir algumas semelhanas e diferenas sociais, econmicas e

1.1 Organizaes da famlia contempornea a partir da realidade # Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referncia os

1.2 Outras famlias em pocas diferentes (a famlia dos pais, dos culturais existentes em seu grupo de convvio escolar e em sua cidade.

# Reconhecer a importncia da vida em comunidade. # Reconhecer a importncia de localizar-se no tempo e no espao. # Saber observar o trajeto da sua casa at a escola. # Saber observar como a sua comunidade lida com as diversas manifestaes da natureza.

# Compreender a religio como uma ligao ao Criador. # Interagir com o patrimnio nacional e compreender em sua dimenso scio-histrica. vida dos indivduos. # Conhecer a histria do ndio no Brasil. # Analisar as pinturas corporais. # Dominar a leitura oral. # Relatar fatos, histrias. # Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos.

indumentria, utenslios domsticos, instrumentos musicais, caa e # Reconhecer a importncia da cultura indgena na sociedade e na

(formais e informais) as diferentes linguagens (formais e informais- # Ouvir com ateno.

verbais e no verbais). 1.2- Capacidade de percepo de valores na interlocuo de elementos no-verbais. 1.3- Expresso oral tendo em vista a inteno de sentido em diferentes situaes(formais e informais) e de diferentes maneiras(formais e informais). 1.4- Exposio oral com a ajuda de um texto escrito. 1.5- Descrio de cenrios, objetos, personagens e fatos. 1.6- Narrao de histrias e fatos j conhecidos, mantendo-se prximos do texto original, respeitando a temporalidade e registrando relaes de causa e efeito de forma clara e ordenada. 1.7- Produo de diferentes textos fazendo uso de elementos noverbais. 2- LINGUAGEM ESCRITA 2.1- Quanto capacidade de expressar-se em diferentes situaes(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e no-verbais) e em diferentes gneros de textos. 2.2- Quanto ao contedo do texto com coerncia, temporalidade e permanncia no tema. 2.3- Quanto estrutura e expresso no texto fazendo correspondncia entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo texto em frases e em pargrafos. 2.4- Quanto organizao grfica do texto empregando maisculas e minsculas convenientemente e legibilidade. 2.5- Compreenso da transitoriedade dos textos. 3- LEITURA 3.1- Capacidade de identificao de diferentes gneros de texto e compreenso do sentido global de um texto. 3.2- Como instrumento de apreciao da arte, insero no passado, compreenso do presente e projeo no futuro. 3.3- Como fonte de informao, prazer e conhecimento. 3.4- Como exerccio de leitura silenciosa, oral, prolao,

# Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem. # Relatar fatos, histrias e acontecimentos do cotidiano. # Combinar smbolos produzindo sentenas simples, fazendo correo e julgamento da sua prpria escrita. # Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita. # Descobrir que as opinies das pessoas so diferentes, fazer comparaes e emitir um julgamento de valor. # Fazer transferncia de experincias (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivncias. # Diferenciar acontecimentos do ontem, hoje e amanh. # Agir com segurana em diversas situaes descobrindo o relacionamento da escrita com outras disciplinas. # Entender que a leitura pode ser uma fonte de informao, de prazer e de conhecimento. # Expressar-se em diferentes situaes. # Relatar suas descobertas.

entonao, ritmo e expressividade. MATEMATICA 1. NMEROS E OPERAES 1.1- Situaes que envolvam a operao adio e subtrao 1.2- Numerao decimal - centena 2. SISTEMA MONETRIO 2.1- Multiplicao. 2.2- Dobro. 2.3- Triplo. 2.4- Subtrao com dezena.

# Compreender que a Matemtica est presente em todos os momentos da nossa vida. # Reconhecer os nmeros que aparecem no dia a dia. # Comparar grandezas de mesma natureza. # Observar formas geomtricas presentes em objetos naturais e criados pelo homem. # Construir e representar formas geomtricas simples. # Comparar tamanhos e formas de objetos. # Identificar e relacionar as unidades de tempo: dia, semana, ms, bimestre, semestre, ano. # Reconhecer as cdulas e moedas de real (de acordo com a faixa etria dos educandos). # Compreender a Natureza como um conjunto dinmico. # Observar e registrar semelhanas e diferenas entre os ambientes. # Fazer experimentos simples com materiais e objetos do ambiente. # Formular perguntas e suposies coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando. # Organizar e registrar informaes, utilizando desenhos. # Conhecer a prender a respeitar os diferentes ecossistemas. # Aprender a preservar o meio ambiente, buscando alternativas para a melhoria da qualidade de vida. # Relacionar os diversos seres vivos no seu habitat e nichos ecolgicos. # Reconhecer a importncia do trabalho para a vida familiar e coletiva # Discernir algumas semelhanas e diferenas sociais, econmicas e culturais existentes em seu grupo familiar e em sua cidade. # Conhecer e valorizar os direitos humanos. # Estabelecer diferenas entre seu modo de vida e o de outras crianas (trabalho infantil). # Reconhecer as transformaes do local em que vive.

CIENCIAS 1. A AO DO HOMEM NA NATUREZA 1.1- Ecossistema ( plantas/ solo). 1.2- Seres vivos. 1.3- Diferenciando os seres vivos e suas relaes com o meio.

HISTORIA em casa e fora dela, o trabalho dos pais e avs em outras pocas, profisses, o trabalho infantil. 2- A violncia na famlia e na comunidade e suas causas: o desemprego, a falta de instruo quanto aos valores humanitrios (direitos humanos, respeito ao prximo). 3- Independncia do Brasil. GEOGRAFIA

1- O trabalho: o que e para que sirva tipos de trabalho, o trabalho e a necessidade da compreenso e respeito dos direitos humanos.

1. TRANSFORMANDO O LUGAR EM QUE VIVO 1.1- O que foi transformado (as mudanas que ocorrem no tempo e no espao). 1.2- Como foi transformado (tcnicas, tecnologia, ruas, prdios, viadutos, tneis, praas). ENSINO RELIGIOSO 1- Biografia de famlias e suas relaes.

# Entender algumas conseqncias das transformaes da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais. # Ser capaz de utilizar a linguagem oral e ilustraes para observar e descrever a paisagem. # Reconhecer a Deus como Criador, Mantenedor e Sustentador do Universo. # Conhecer a Bblia e reconhec-la como fonte de Verdade. # Compreender a religio como uma ligao ao Criador. # Reconhecer que a famlia uma instituio social e divina. # Apreciar produtos de arte em suas vrias linguagens, desenvolvendo anlise tcnica. # Desenvolver a criatividade e a solidariedade atravs de atividades artsticas. # Conhecer, analisar, refletir e compreender critrios culturalmente construdos e embasados em conhecimentos. # Dominar a leitura oral. # Relatar fatos, histrias. # Descrever gravuras, objetos, personagens e fatos. # Dominar a escrita e as diferentes linguagens utilizadas pelo homem. # Relatar fatos, histrias e acontecimentos do cotidiano. # Combinar smbolos produzindo sentenas simples, fazendo correo e julgamento da sua prpria escrita. # Relatar e transferir pontos de vista de uma pessoa, de um colega para um acontecimento no momento da escrita. # Descobrir que as opinies das pessoas so diferentes, fazer comparaes e emitir um julgamento de valor. # Fazer transferncia de experincias (palavras, frases, pequenos textos) para outras vivncias. # Diferenciar acontecimentos do ontem, hoje e amanh. # Agir com segurana em diversas situaes descobrindo o

ARTES 1-Atividades Folclricas. 2-Artistas estaduais e nacionais escultura, desenho, pintura, gravura e fotografia.

4 Bimestre LNGUA PORTUGUESA 1- LINGUAGEM ORAL 1.1- Capacidade de ouvir com ateno em diferentes situaes verbais e no verbais). 1.2- Capacidade de percepo de valores na interlocuo de elementos no-verbais. 1.3- Expresso oral tendo em vista a inteno de sentido em diferentes situaes(formais e informais) e de diferentes maneiras(formais e informais). 1.4- Exposio oral com a ajuda de um texto escrito. 1.5- Descrio de cenrios, objetos, personagens e fatos. 1.6- Narrao de histrias e fatos j conhecidos, mantendo-se prximos do texto original, respeitando a temporalidade e registrando relaes de causa e efeito de forma clara e ordenada. 1.7- Produo de diferentes textos fazendo uso de elementos no-

(formais e informais) as diferentes linguagens (formais e informais- # Ouvir com ateno.

verbais. 2- LINGUAGEM ESCRITA 2.1- Quanto capacidade de expressar-se em diferentes situaes(formais e informais), em diferentes linguagens(verbais e no-verbais) e em diferentes gneros de textos. 2.2- Quanto ao contedo do texto com coerncia, temporalidade e permanncia no tema. 2.3- Quanto estrutura e expresso no texto fazendo correspondncia entre o segmento falado e o segmento escrito, separando as palavras, dividindo texto em frases e em pargrafos. 2.4- Quanto organizao grfica do texto empregando maisculas e minsculas convenientemente e legibilidade. 2.5- Compreenso da transitoriedade dos textos. 3- LEITURA 3.1- Capacidade de identificao de diferentes gneros de texto e compreenso do sentido global de um texto. 3.2- Como instrumento de apreciao da arte, insero no passado, compreenso do presente e projeo no futuro. 3.3- Como fonte de informao, prazer e conhecimento. 3.4- Como exerccio de leitura silenciosa, oral, prolao, entonao, ritmo e expressividade. MATEMATICA 1. NMEROS E OPERAES 1.1- Situaes que envolvam adio, subtrao, multiplicao e diviso. 1.2- Numerao decimal. 2. GRANDEZAS E MEDIDAS 2.1- Comprimento. 2.2- Massa. 2.3- Capacidade. 2.4- Dzia e meia dzia. 3. ESPAO E FORMA

relacionamento da escrita com outras disciplinas. # Entender que a leitura pode ser uma fonte de informao, de prazer e de conhecimento. # Expressar-se em diferentes situaes. # Relatar suas descobertas.

# Compreender que a Matemtica est presente em todos os momentos da nossa vida. # Reconhecer os nmeros que aparecem no dia a dia. # Comparar grandezas de mesma natureza. # Interpretar grficos e tabelas.

3.1- Figuras geomtricas (crculo, quadrado, triangulo e retngulo). 4. TRATAMENTO DA INFORMAO 4.1- Construo e interpretao de grficos e tabelas. 5. CENTENA CIENCIAS 1.TERRA E UNIVERSO # Compreender a Natureza como um conjunto dinmico # Formular perguntas e suposies coerentes e criativas sobre o assunto que esteja estudando # Organizar e registrar informaes, utilizando desenhos # Reconhecer os avanos tecnolgicos relacionando-os a transformaes provocadas na sociedade

1.1-

Universo: observao dos astros.

1.2-Dia e noite. 1.3-Tecnologia e sociedade. 1.4-O homem como animal especial. 1.5-Animais que voam, que nadam, nocivos, domsticos, em extino, vertebrados e invertebrados. HISTORIA 1.COMUNIDADE 1.1- A religio na comunidade: o porqu da predominncia de determinadas religies e crenas na comunidade. 1.2- O lazer: formas de lazer na famlia e na comunidade do educando, na escola; outras formas de lazer em pocas diferentes e formas de lazer em diferentes grupos sociais(economicamente diferentes). GEOGRAFIA 1-Meios de transportes utilizados por mim e pelos outros. 2-Meios de comunicao.

# Reconhecer a importncia da religio e do lazer na vida familiar e social. # Valorizar a importncia da religio na vida familiar. # Conhecer e valorizar as diferentes formas de lazer.

# Reconhecer as transformaes do local em que vive. # Entender algumas conseqncias das transformaes da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais. # Ser capaz de utilizar a linguagem oral e ilustraes para observar e descrever a paisagem. # Reconhecer a Deus como Criador, Mantenedor e Sustentador do Universo. # Conhecer a Bblia e reconhec-la como fonte de Verdade. # Compreender a religio como uma ligao ao Criador. # Desenvolver o compromisso cristo exercitando sua cidadania. # Reconhecer que a famlia uma instituio social e divina. # Participar de forma criativa e cooperativa em atividades de produo artstica.

ENSINO RELIGIOSO 1-Jesus, nascimento e infncia. 2- A famlia de Jesus na Terra e no Cu.

ARTES 1-Artistas internacionais.

2- Releitura de obras de arte. 3- Formas. 4- Figuras. 5- Texturas. 6- Pinturas..

# Adquirir conhecimento sobre a vida e obra artstica. # Apreciar as obras e criar suas prprias produes plsticas.

Вам также может понравиться