Вы находитесь на странице: 1из 40

ORGANIZAO

cristina velasquez heber queiroz paula bernasconi

do rio xingu em mato grosso

FIQUE POR DENTRO: a bacia

So Paulo, novembro de 2010.

Brasil Socioambiental
uma srie de publicaes cartogrficas, aberta a parcerias e sem periodicidade regular, que pretende apresentar um panorama de algumas das principais questes socioambientais da atualidade sob diferentes perspectivas e recortes territoriais (pas, biomas, bacias hidrogrficas, municpios, estados, cidades e outros). A srie traz mapas elaborados em linguagem comunicativa e acessvel a pblicos variados, em diversos suportes e formatos, e mais um trabalho que parte da base de dados do ISA mantida desde a sua fundao, em 1994.

Consrcio Governana Florestal nas Cabeceiras do rio Xingu


A realizao desta publicao foi viabilizada pelo consrcio Governana Florestal nas Cabeceiras do Rio Xingu, formado por cinco organizaes com atuao no estado de Mato Grosso: Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Centro de Vida (ICV), Frum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia (Ipam) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde. O consrcio foi criado a partir de edital da Unio Europia e, entre 2007 e 2010, foi o principal projeto desenvolvido na esfera de atuao da Campanha Y Ikatu Xingu.

Srie Cart Brasil Socioambiental, volume 2 Organizao Cristina Velasquez (ISA) Heber Queiroz Alves (ISA) Paula Bernasconi (ICV) Edio de textos Andr Villas-Bas (ISA) Cristina Velasquez Heber Queiroz Alves Paula Bernasconi

FiquE por dEntro: a Bacia do rio Xingu em Mato Grosso

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Fique por dentro : a Bacia do Rio Xingu em Mato Grosso / [organizao: Cristina Velasquez, Heber Queiroz e Paula Bernasconi]. -- So Paulo : Instituto Socioambiental; Instituto Centro de Vida, 2010. -- (Srie Cart Brasil Socioambiental) Vrios colaboradores Bibliografia ISBN 978-85-85994-78-5 1. guas - Leis e legislao - Brasil 2. Desenvolvimento sustentvel 3. Matas ciliares - Preservao 4. Nascentes 5. Proteo ambiental 6. Recursos naturais - Conservao - Leis e legislao - Brasil 7. Xingu, Rio (Bacia hidrogrfica) (MT) I. Instituto Centro de Vida. II. Instituto Socioambiental. III. Srie. 10-12371 CDD-918.172

Textos Cristina Velasquez Eduardo Malta Campos Filho (ISA) Fernanda Bellei (ISA) Heber Queiroz Alves Karin Kaechele (ICV) Paula Bernasconi Rodrigo Gravina Prates Junqueira (ISA) Mapas Heber Queiros Alves, Laboratrio de Geoprocessamento do ISA - Ncleo Canarana Ricardo Abad, Laboratrio de Geoprocessamento do ICV Projeto grfico e diagramao Ana Cristina Silveira Reviso Andr Villas-Bas Rodrigo Gravina Prates Junqueira Reviso ortogrfica Marcela Guasque Stinghen Colaborao Arnaldo Carneiro Filho; Beto Ricardo; Cicero Cardoso Augusto; Daniela Torezzan; Marisa G. Fonseca; Rose Rurico; Rosely Sanches

ndices para catlogo sistemtico: 1. Xingu : Rio : Mato Grosso : guas e matas : Conservao : Aspectos ambientais 918.172

Licena
Para democratizar a difuso dos contedos publicados neste livro, os textos esto sob a licena Creative Commons (www.creativecommons.org.br), que flexibiliza a questo da propriedade intelectual. Na prtica, essa licena libera os textos para reproduo e utilizao em obras derivadas sem autorizao prvia do editor (no caso o ISA), mas com alguns critrios: apenas em casos em que o fim no seja comercial, citada a fonte original (inclusive o autor do texto) e, no caso de obras derivadas, a obrigatoriedade de licenci-las tambm em Creative Commons. Essa licena no vale para fotos e ilustraes, que permanecem em copyright .

Impresso Pancrom Indstria Grfica Tiragem 2 mil exemplares

Voc pode:

FSC

Copiar e distribuir os textos desta publicao. Criar obras derivadas a partir dos textos desta publicao. Sob as seguintes condies:

Apoio
O contedo desta publicao de exclusiva responsabilidade de seus autores, no devendo, em circunstncia alguma, ser tomado como expresso dos pontos de vista de seus apoiadores financeiros.

Atribuio: voc deve dar crdito ao autor original, da forma especificada no crdito do texto. Uso no-comercial: voc no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais. Compartilhamento pela mesma Licena: se voc alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, voc somente poder distribuir a obra resultante sob uma licena idntica a esta.

sumrio

5 6 10 12 14 16 18 20 24 26 28 30 32 34 36

Apresentao Introduo
mapa 1 bacia hidrogrfica do rio xingu

As florestas da Bacia do Xingu em Mato Grosso


mapa 2 vegetao

parte 1 a bacia do rio xingu em mato grosso

Desmatamento: at quando?
mapa 3 desmatamento

Desmatamento em APPs
mapa 4 desmatamento em apps

O Xingu da soja, do gado e da madeira


mapa 5 atividades econmicas

Fogo no Xingu: biodiversidade em chamas


mapa 6 focos de queimadas

8
parte 2 sui-miu e manissau-miu

Ameaas sociobiodiversidade
mapa 7 infraestrutura

guas do Xingu: hidrografia das Sub-Bacias Manito e Sui


mapa 8 hidrografia das sub-bacias

Situao fundiria
mapa 9 estrutura fundiria nas sub-bacias dos rios sui e manito

Desmatamento e fragmentao florestal nas sub-bacias


mapa 10 desmatamento nas sub-bacias

Adequao socioambiental e iniciativas de restaurao em APPs


mapa 11 iniciativas de restaurao florestal

22

Proposta de ordenamento territorial para a Sub-Bacia do Rio Sui-Miu


mapa 12 ordenamento territorial da sub-bacia do sui

Marcelndia em busca do ordenamento territorial


mapa 13 reas com potencial para manejo florestal em marcelndia

Fontes consultadas

apresentao
Andr ViLLAS-BAS Coordenador do Consrcio Governana Florestal

Consrcio Governana Florestal na regio das Cabeceiras do Xingu foi formado em 2006 e decorre de uma articulao entre vrias instituies que atuam nesta regio, com o objetivo de contribuir, atravs de um conjunto articulado de aes, com a sustentabilidade socioambiental do modelo de desenvolvimento regional e com o fortalecimento da Campanha Y Ikatu Xingu, movimento que promove a responsabilidade socioambiental compartilhada, em torno da proteo e recuperao das nascentes e matas ciliares dos formadores do Rio Xingu. Esta publicao resultante de uma imerso do Instituto Socioambiental e do Instituto Centro de Vida nas cabeceiras do Xingu, mais especificamente nas regies compreendidas pelas Sub-Bacias do Rio Manito, situada na poro oeste, e do Rio Sui, localizada na banda leste da bacia. So regies bastante diferentes no seu histrico de ocupao. O Rio Manito teve na madeira uma atividade robusta, propulsora da ocupao regional. No Sui, foi a cultura do arroz, que migrou rapidamente para a pecuria, que impulsionou a colonizao. No entanto, apesar das particularidades ecolgicas, do perfil e do ritmo do processo de colonizao de cada regio guardarem diferenas, observa-se nas duas sub-bacias um processo acelerado de converso da atividade econmica pioneira em direo ao agronegcio. O Sui j uma das regies mais importantes de Mato Grosso na produo de soja. S o municpio de Querncia j possui mais de 200 mil hectares plantados do gro. Na Bacia do Manito, em que pese relevncia econmica da explorao madeireira, as reas j consolidadas caminham na direo da converso para a soja. Tanto o ISA quanto o ICV, quando iniciaram esta imerso, em 2007, no tinham em perspectiva uma anlise comparativa de como esses processos estavam ocorrendo em cada sub-bacia. O Zoneamento Scio-Econmico Ecolgico (ZSEE) do Estado estava em processo de reviso, liderado pelo executivo e em reviso tcnica pela EMBRAPA, rgo na ocasio contratado para essa finalidade. A expectativa de ambas as instituies era contribuir com informaes tcnicas de qualidade, atravs de mapeamento e anlise socioambiental detalhados dessas sub-bacias, abrindo e ampliando o debate sobre

o ZSEE nessas regies, antes mesmo da proposta estadual se tornar pblica. Cada uma dessas duas instituies percorreu caminhos diferentes de interlocuo, de construo das informaes e de mapeamento com os atores regionais, considerando as especificidades e o acolhimento ao dilogo em cada contexto. Infelizmente, nenhum dos dois processos se completou nas duas sub-bacias. O tom alarmista que assumiu o debate sobre a proposta estadual de Zoneamento no permitiu que aspectos socioambientais substantivos e especficos de cada regio fossem discutidos seriamente. Prevaleceu o anti-Zoneamento, a idia de que identificar particularidades ecolgicas, econmicas e sociais e delimit-las por zonas seria uma maneira de restringir o direito da ocupao e uso livre do territrio e dos seus recursos, conforme a mais rentvel convenincia econmica do momento. No creio que o Zoneamento tenha essa fora de determinao de lei que a ele atribuem. Trata-se de um instrumento de planejamento que indica o perfil dos recursos, o seu potencial e vulnerabilidades. Se bem utilizado, o Zoneamento uma ferramenta fundamental para o planejamento e gesto do uso da terra e dos recursos naturais, que tenham em perspectiva alcanar eficincia econmica com sustentabilidade ambiental, desafio que deveria estar na ordem do dia de todos aqueles que pensam no futuro da regio do Xingu, da Amaznia, do Brasil e do mundo. De qualquer maneira, mesmo no se completando o ciclo dos processos que originaram esse trabalho nas duas sub-bacias, ao nos debruarmos sobre essas regies, foram geradas informaes e anlises consistentes que devem ser divulgadas e, quem sabe, apropriadas e utilizadas por todos os que vivem ali, mas, sobretudo, por aqueles tomadores de deciso, sejam eles pblicos ou privados, com disposio para aprofundar o entendimento sobre o valor das especificidades e da diversidade socioambiental da regio do Xingu, e que , de alguma maneira, possa contribuir para aprimorar o modelo econmico de ocupao regional e suas cadeias produtivas, no sentido de ampliar sua sustentabilidade socioambiental e valorizar as particularidades e diversidades xinguanas, de maneira a torn-las um diferencial atrativo da produo econmica regional.

introduo

Rio Xingu smbolo da diversidade biolgica e cultural brasileira. Suas guas percorrem paisagens to diferentes como as pessoas que so abastecidas por elas. Dentro do estado de Mato Grosso, seus principais rios formadores nascem em reas de Cerrado e vo se unir j no bioma amaznico. Os nmeros do Rio Xingu tambm so impressionantes: a vazo de suas guas de 8,728 metros cbicos por segundo e sua extenso de 2,7 mil quilmetros, formando uma bacia hidrogr ca de 51,1 milhes de hectares (equivalente a duas vezes a rea do estado de So Paulo). S depois de cortar o nordeste do Mato Grosso e avanar pelo Par, o Xingu desemboca no Rio Amazonas, na cidade de Porto de Moz.

Matas ciliares totalmente preservadas s margens do Rio Xingu, dentro do Parque Indgena do Xingu (MT).
FOTO:

AYRTON VIGNOLA/FOLHA IMAGEM, BRASIL/CINCIA

campanha Y iKatu xingu


a campanha Y ikatu Xingu um movimento pela recuperao e proteo das nascentes do Rio Xingu no estado de mato Grosso. tem como base o conceito da responsabilidade socioambiental compartilhada, em que todos os envolvidos entendem o Rio Xingu como um bem comum e lutam por sua preservao. criada em 2004, a campanha fruto da unio e participao de agricultores familiares, produtores rurais, comunidades indgenas, pesquisadores, organizaes governamentais e no governamentais, prefeituras, movimentos sociais e organizaes da sociedade civil. Y ikatu Xingu significa salve a gua boa do Xingu, na lngua Kamaiur.

A Bacia do Rio Xingu contm trechos ainda preservados de Cerrado, Floresta Amaznica e de vegetao de contato entre ambos. Alm de uma rica biodiversidade, a bacia abriga tambm espcies animais e vegetais endmicas, isto , que s existem naquela regio. Alm disso, forma um dos maiores corredores de sociobiodiversidade do Brasil, com 28 milhes de hectares, composto por Unidades de Conservao (UCs) e Terras Indgenas (TIs). (vide mapa) Como o prprio ttulo sugere, a publicao Fique por dentro: a Bacia do Rio Xingu em Mato Grosso dedica-se a lanar um olhar sobre a poro mato-grossense da bacia, uma rea de 17,7 milhes de hectares que abriga 35 municpios e aproximadamente 260 mil habitantes. Esta regio, devido ao solo e clima favorveis, consolidou-se como um importante polo agropecurio. Nela, encontram-se mdios e grandes produtores, assentamentos rurais, produtores familiares e mais de seis mil ndios, no Parque Indgena do Xingu e em Terras Indgenas (TIs). As mesmas atividades que movimentam a economia local, porm, contriburam para uma rpida degradao das cabeceiras do Rio Xingu. Estima-se que 315 mil hectares de matas ciliares na Bacia do Rio Xingu em Mato Grosso estejam desmatadas, o que est afetando diretamente a qualidade da gua na regio. A publicao est composta em duas partes: a primeira traz informaes gerais sobre a Bacia do Xingu; a segunda dedicada a duas de suas principais sub-bacias, dos rios Manissau-Miu (conhecido como Manito) e Sui-Miu, ambos importantes contribuintes secundrios do Xingu. Dentre os temas que sero abordados esto: monitoramento dos focos de queimadas, levantamento de reas de Preservao Permanente (APPs) desmatadas, desmatamento, caracterizao e tipologia orestal, reas em processo de restaurao orestal e avaliao das tendncias das atividades econmicas da regio. Sero apresentados dados, anlises e informaes atuais, resultado de quatro anos de estudos e atuao local direta do Instituto Socioambiental (ISA) e do Instituto Centro de Vida (ICV), organizaes envolvidas na Campanha Y Ikatu Xingu (leia box ao lado). A troca de experincias com as comunidades locais e o acompanhamento constante das mudanas no cenrio da regio da bacia nos permitiram acumular conhecimentos importantes sobre a dinmica deste territrio. Esperamos que as informaes deste livro sejam instrumentos valiosos de reexo e estimulem a realizao de novas iniciativas socioambientais para a conservao das cabeceiras do Xingu.

saiba mais em WWW.YiKatuxingu.org.br

fique por dentro


BACIA AMAZNICA: a Bacia Hidrogrfica do Rio Amazonas. Desde sua nascente na Cordilheira dos Andes no Peru, o Rio Amazonas tem uma extenso de 6,4 mil quilmetros. o maior rio do mundo em vazo: ela pode ir de 120 mil a 200 milhes de litros de gua por segundo, o que corresponde a 20% da vazo de gua doce de todos os rios do planeta somados. A Bacia do Rio Xingu uma das principais sub-bacias amaznicas. AMAZNIA LEGAL: uma delimitao administrativa do Governo Federal de 1996. Engloba integralmente os estados de Rondnia, Roraima, do Amazonas, Par, Amap e Acre e parcialmente os estados de Mato Grosso, do Tocantins e Maranho, que mantm com a Amaznia certa identidade fsica, humana e histrica.

glossrio
Bacia hidrogrfica: uma bacia hidrogrfica o conjunto de terras onde os rios correm todos para um mesmo rio principal, que d nome bacia. Geralmente so delimitadas por serras, chapadas ou planaltos, que orientam a gua da chuva, das nascentes e dos rios das reas mais altas para as mais baixas. As sub-bacias so bacias menores formadas por cada auente do rio principal. Biodiversidade: ou diversidade biolgica, refere-se variedade de vida no planeta Terra. Inclui, alm da quantidade de espcies diferentes dos seres vivos, como plantas, animais, fungos e micro-organismos, a variedade gentica dentro dessas populaes e a variedade de funes ecolgicas que desempenham nos ecossistemas. Bioma: conjunto de ecossistemas terrestres com vegetao caracterstica, onde predomina certo tipo de clima. Sub-Bacia: vide bacia.

mapa 1 bacia hidrogrfica do rio xingu

um olhar sobre a bacia do xingu


A Bacia do Xingu tem uma extenso de 51 milhes de hectares, situados entre os estados do Par e Mato Grosso. Tradicionalmente habitada por povos indgenas presentes em toda sua extenso h milhares de anos sua ocupao no indgena ocorreu no incio no sculo passado, com a chegada do ciclo da borracha na sua poro paraense, na regio do municpio de Altamira. A regio das cabeceiras do Xingu, localizada no norte do estado de Mato Grosso, ocupa 17 milhes de hectares e sua ocupao no indgena s ocorreu efetivamente na dcada de 1970. A baixa navegabilidade dos rios na regio das cabeceiras foi o principal obstculo responsvel por esta ocupao mais tardia e s superada com a construo das estradas BR-158 e BR-163. Atualmente vivem 24 povos indgenas, populaes ribeirinhas e migrantes de diversas partes do Brasil em toda a bacia do Xingu em Mato Grosso e no Par. So 20 Terras Indgenas e 10 Unidades de Conservao contguas, que conformam um dos maiores corredores de reas protegidas do Brasil e do mundo, somando um total de 28 milhes de hectares de grande importncia socioambiental.

isa, 2010. fontes: Limite estadual: IBGE, 2005; Limite municipal: IBGE, 2005; Sedes municipais: IBGE, 2007; Estradas: IBGE, 2007; Hidrografia: IBGE, 2007; Biomas: IBGE, 2004 (primeira aproximao); Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao Estadual: ISA, 2010; Unidade de Conservao Federal: ISA, 2010; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; rea do exrcito: ISA, 1997

0 50 100 Km

parte 1

a bacia do rio xingu em mato grosso


regio das cabeceiras do rio Xingu no Mato Grosso, possui uma extenso de 17,7 milhes de hectares, o que equivale a 34% de toda a bacia. Seu processo de ocupao remonta dcada de 40, com a realizao da Expedio Roncador Xingu, uma iniciativa do governo do presidente Getlio Vargas para conquistar e integrar esta regio. A instalao dos ncleos urbanos de Aragaras e Xavantina, as respectivas bases areas da FAB, juntamente com o processo de contato e dominao dos povos indgenas habitantes da regio das cabeceiras do Xingu, criaram as condies para se iniciar o processo de ocupao regional. No entanto, essa ocupao no indgena s foi intensificada na dcada de 70. A baixa navegabilidade dos rios da regio das cabeceiras foi responsvel por essa ocupao mais tardia, s superada com a construo das estradas BR-158 e BR-163, das quais se derivou uma malha de estradas vicinais que viabilizaram a efetiva ocupao da regio. Na regio das cabeceiras do Xingu, o bioma Amaznico representa 79,69% e o Cerrado 20,31% da bacia. A Floresta Estacional PerenifIia, conhecida como Floresta de Transio, predominante na regio. Latossolo vermelho e amarelo, topografia plana e regime de chuvas definido, so atributos muito favorveis a expanso da soja e que acelera o processo de converso das atividades econmicas pioneiras em vrios municpio da bacia em direo ao agronegcio. O perfil regional de concentrao fundiria, predominando mdias e grandes propriedades, que respondem por aproximadamente

70% da sua extenso. As propriedades rurais cadastradas no SLAPR* na bacia representam 34% de sua extenso e as no cadastradas somam 37,23%. Existem 16 terras indgenas, que abrigam 19 etnias, cuja extenso representa 24,09% da regio das cabeceiras do Xingu. As unidades de conservao estaduais so pouco representativas, respondendo por apenas 1,13% do territrio. So 46 assentamentos rurais de reforma agrria, cujas reas ocupam 3,55% de toda a bacia em Mato Grosso. O Parque Indgena do Xingu, criado em 1961, pelo presidente Jnio Quadros, a maior terra indgena do estado de Mato Grosso e uma forte referncia da regio das cabeceiras do Xingu. Possui 2,8 milhes de hectares, abriga 16 etnias, que falam o mesmo nmero de lnguas, e responde pelas menores taxas de desmatamento na bacia, cerca de 1,4% em 2009. Sua delimitao, tal como se apresenta hoje, desagradou os povos indgenas, pois deixou fora dos seus limites pores importantes de seus territrios tradicionais, assim como as cabeceiras dos principais formadores do Rio Xingu. Por outro lado, representantes de diferentes interesses econmicos criticaram a criao do Parque, sobretudo suas dimenses. Essa tenso de interesses marcou as relaes entre os povos indgenas e a sociedade envolvente durante muitos anos. Entretanto, esse cenrio vem mudando. A populao indgena j faz parte da paisagem das cidades e da economia regional. As mudanas climticas colocam em perspectiva uma valorizao regional crescente dos servios ambientais prestados pelas suas orestas.

*Sistema de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais (SLAPR). Leia box na p.12.

estrutura fundiria na bacia do xingu em mato grosso

isa, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Assentamento: INCRA, 2005; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; SLAPR: SEMA/MT, 2010

Terra Indgena ti batovi ti cho Preto ti Pequizal do naruvtu ti terena Gleba iriri ti Ubawawe ti bakairi ti marechal Rondon ti Wawi ti maraiwatsede ti Urubu branco ti Parabubure ti Pimentel barbosa ti Panar ti capoto/Jarina Pi Xingu ti menkragnoti Total Unidade de Conservao PeS do Xingu ReSec do culuene eSec Rio Ronuro Total

rea total rea total que incide que incide na BHXingu na BHXingu (hectares) (%) 5.159 12.286 27.980 30.479 52.234 717 98.500 150.328 100.752 864 224.447 30.155 111.826 634.915 2.642.004 130.305 rea total que incide na BHXingu (hectares) 95.024 3.900 102.000 100 96 100 100 100 1.17 100 100 61 1 100 9 22 100 100 3 4.252.951 rea total que incide na BHXingu (%) 100 100 100 200.924

0 25 Km 50

parte 1 a bacia do rio xingu em mato grosso

as orestas da bacia do xingu em mato grosso


Bacia Hidrogrfica do Rio Xingu em Mato Grosso uma das mais recentes regies de expanso da fronteira agrcola na Amaznia. Infelizmente, as atividades produtivas que acompanham esse processo vm exercendo grande presso de desmatamento sobre extensas reas de Cerrado e Amaznia, biomas que compem a bacia (leia box ao lado). Para que possamos entender as vegetaes que formam esses biomas segundo suas peculiaridades e caractersticas especficas, adotamos a seguir a classificao oficial.1 Ela leva em conta a composio de espcies, densidade, porte e umidade, tentando compor unidades que tenham expresso regional no Brasil.
1

FLorEStA oMBrFiLA: so orestas sempre midas, com chuvas regulares durante o ano todo. Divide-se em dois tipos: Floresta Ombrfila Densa, com rvores que podem ultrapassar os 50 metros de altura e que, em geral, apresentam rpido crescimento, casca lisa, tronco cnico e razes tabulares; e Floresta Ombrfila Aberta, que um pouco mais baixa, ocorre em clima menos chuvoso e pode ter abundncia de palmeiras, cips e bambuzais. As florestas ombrfilas esto presentes em 5,2% da rea da bacia e 28,3% de sua rea original encontra-se desmatada. FLorEStA EStACionAL pErEniFLiA (contato Floresta Ombrfila-Estacional e contato Savana-Floresta)2: conhecida na regio como Floresta de Transio, esse tipo de vegetao denominada reas de contato entre biomas pelo Radam. Tem at 35 metros de altura e j foi chamada de Mata de Transio, Floresta Seca do Mato Grosso e at de Cerrado. o tipo de oresta amaznica que predomina na regio do Xingu, ocupando 68,3% da bacia. Estudos recentes mostraram que suas rvores tm sistema de razes mais profundo que o da Floresta Ombrfila e resistem seca de 4 a 6 meses, todo ano, sem perder as folhas. Por esses motivos, passou a ser classificada cientificamente como Floresta Estacional (tem 2 estaes por ano) Pereniflia (com folhas perenes). Ocupa 55,6% da bacia, dos quais 30,9% esto desmatados. CErrAdo SAVAnA ArBrEA: o nome savana muito usado em todo o mundo para vegetaes do tipo do Cerrado. Na Bacia do Xingu em Mato Grosso, est representada principalmente por dois tipos: a Savana Arbrea Densa, que chamamos de Cerrado Denso, e a Savana Arbrea Aberta, que chamamos de Cerrado Tpico. O Cerrado Denso uma oresta de at 20 metros de altura, constituda por espcies do Cerrado. O Cerrado Tpico um pouco mais baixo cresce at 15 metros e permite maior entrada de luz entre as copas das rvores. Os dois tipos ocorrem em 15% da rea da bacia e 47,8% de suas reas originais esto desmatadas. A Savana Parque, ou Cerrado Tpico, pouco presente. formada por gramneas em toda sua extenso e tem poucas rvores dispersas, de forma que suas copas raramente se tocam. Est presente em 4,4% da rea da bacia e 39,5% de sua rea original no Xingu encontra-se desmatada. MAtAS CiLiArES E rEAS ALAGVEiS ForMAES pionEirAS: na Bacia do Xingu, so as vegetaes que ocorrem ao longo dos cursos dgua e vrzeas (reas encharcadas e alagveis). Conformam as Matas de Vrzea, Matas de Brejo, Pantanais e Campos de Murunduns e compem um Complexo Aluvial (ou uvial). Suas espcies resistem a perodos anuais de inundao ou encharcamento do solo e podem ser provenientes do Cerrado ou da Amaznia. Ocupa 5,5% da bacia, dos quais 8% esto desmatados.

FOTOS:

EDUARDO MALTA (1,3,4); ROSELY ALVIM SANCHES (2)

notas glossrio
Ecossistema: o conjunto formado pelos seres vivos, solo e clima de um determinado local. 1 Base Radam-Brasil (1981). 2 Para fins de definio de reserva legal em imveis rurais, a Lei estadual no 232/05 s considera dois tipos de vegetao: Cerrado ou Floresta. As reas de contato cerrado/oresta so consideradas Floresta.

fique por dentro


BIOMA AMAZNIA: corresponde ao conjunto de ecossistemas que formam a Bacia Amaznica e est presente em nove pases da Amrica do Sul. o maior bioma brasileiro, ocupando 49,2% do territrio nacional ou 4.196.943 km2. cone mundial de biodiversidade e abriga a maior oresta tropical do mundo. Ocupa total ou parcialmente a rea de nove unidades da federao. em mato Grosso, est presente em 53,52% do territrio e, na bacia do Xingu, em 79,69%. BIOMA CERRADO: segundo maior bioma brasileiro, reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade. O Cerrado formado por um conjunto de diferentes formaes vegetais e ecossistemas. Sua ora tem mais de 10 mil espcies de plantas, sendo 4 mil endmicas. Sua cobertura vegetal abrange doze estados brasileiros, representando 23,9% do territrio nacional ou 2.036.448 km2. Este bioma um dos mais ameaados do Brasil. em mato Grosso, est presente em 39,74% do territrio e, na bacia do Xingu, em 20,31%.

voc sabia que o cerrado foi esquecido na constituio de 1988?


ela declara que a Floresta amaznica brasileira, a mata atlntica, o Pantanal matogrossense e a Zona costeira so patrimnios nacionais e que sua utilizao se dar mediante lei. (cap. Vi, art.225 4o). essa omisso tem contribudo para o uso inadequado do cerrado.

10

isa, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Biomas: IBGE, 2004 (primeira aproximao); Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Regies Fitoecolgicas/Vegetao: RADAMBRASIL, 1981; Limite da Sub-Bacia do Manito: ICV, 2007; Limite da Sub-Bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007

0
1 2 4

25
BioMAS EM MAto GroSSo
3

Km

mapa 2 vegetao

50

*Regies que apresentam diversos tipos de vegetao que compartilham caractersticas prprias, dentro de uma mesma regio climtica.

11

parte 1 a bacia do rio xingu em mato grosso

desmatamento: at quando?

ocupao da regio das cabeceiras, incentivada pelas polticas de integrao regional levadas a cabo, h mais de trinta anos atrs pelo regime militar, efetivou-se a partir da construo das estradas BR-163, BR-158 e BR-080, que deram origem a uma malha viria que tornou possvel o acesso regio. Desmatava-se para abrir e ocupar novas reas para a produo agropecuria, convertendo-se orestas nativas em pastagens. Soja e extrao madeireira tambm contribuem com o desmatamento da regio. Nas cabeceiras do Xingu, 3,4 milhes de hectares foram desmatados at o ano 2000, o que representa 19% de seu territrio. Com a intensificao da produo agropecuria, entre os anos 2000 e 2007, mais 2,3 milhes de hectares foram desmatados. A partir de 2007, verifica-se uma diminuio no desmatamento, decorrente, sobretudo, de um conjunto de medidas governamentais expressas em aes de comando e controle, ajudada pela presso de mercados consumidores sobre as cadeias produtivas madeireira e de produtos agropecurios , exigindo um maior controle sobre a origem dos mesmos e melhorias no nvel de adequao socioambiental das propriedades. No total, 33% da Bacia do Xingu foram desmatados at 2007. Se excluirmos as Terras Indgenas (TIs) e Unidades de Conservao (UCs), o total desmatado sobe para 43% at o ano de 2007. Em 2009, segundo o INPE, o desmatamento em TIs foi de 1,4%. O grande desafio conciliar eficincia econmica com sustentabilidade ambiental, mantendo a tendncia de queda e reduzindo ainda mais o ritmo do desmatamento. Prticas como a Integrao Lavoura Pecuria Floresta e a recuperao e o manejo de pastagens so exemplos dessa busca, mas ainda precisam ganhar escala na regio, a fim de compor um modelo que garanta produtividade sustentvel. Outra possibilidade um melhor aproveitamento das reas degradadas e improdutivas. Em 2007, aproximadamente 10% da extenso da regio das cabeceiras foram identificados pelo ISA como reas degradadas e parte delas poderia ser aproveitada para a expanso agropecuria. Existem ainda outras iniciativas municipais que esto mobilizando produtores na direo da adequao socioambiental, promovendo pactos de desmatamento zero, acordos para recuperao de reas degradadas e o monitoramento do desmatamento e das queimadas, alm de iniciativas governamentais como o licenciamento ambiental atravs do CAR Cadastramento Ambiental Rural (leia box ao lado).

Desmatamento e queimada no entorno do Parque Indgena do Xingu (MT).


FOTO:

PEDRO MARTINELLI/ISA

responsabilidades iguais, contribuies diferentes


a bacia do Xingu em mato Grosso tem em suas terras indgenas grandes aliadas na conservao da sua cobertura vegetal: 90% destas reas esto cobertas com vegetao nativa. os assentamentos detm 10% de vegetao nativa e 25% de reas degradadas, mas representam, em termos territoriais, apenas 3,55% uso do solo na bacia do xingu em 2009 de toda a bacia. J as pro- 100% priedades privadas, cadas- 90% tradas ou no, representam 80% 70% 70% da rea da bacia e 60% abrigam entre 40 e 50% de 50% 40% vegetao nativa.
30%

Desmatamento Vegetao degradada Vegetao nativa

20% 10% 0
Assentamento Propriedades fora do SLAPR Propriedades no SLAPR Terra Indgena

fique por dentro


LICENCIAMENTO AMBIENTAL: uma iniciativa em curso no estado de Mato Grosso a estruturao do Sistema de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais (SLAPR) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT). Esse sistema rene informaes sobre as propriedades rurais do estado e parte do processo de licenciamento ambiental para atividades como o manejo orestal. Visando a aumentar a adeso dos proprietrios rurais ao SLAPR, o governo lanou o Programa MTLegal, que dividiu o licenciamento em duas etapas: Cadastramento Ambiental Rural (CAR) e Licena Ambiental nica (LAU). A meta cadastrar 100% das propriedades at 2012, o que ir melhorar a gesto, o monitoramento e a proteo das orestas.

evoluo do desmatamento na bacia do xingu em mato grosso

isa, 2010. fontes: Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao (usada at o mapa de 2005): ISA, 2005: Unidade de Conservao (usada no mapa de 2007): ISA, 2010; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Desmatamento: base de dados ISA de 1998 a 2008

AT O ANO

17,38% da rea total 2000 19,36% da rea total 2003 25,66% da rea total 2005 30,65% da rea total 2007 33,02% da rea total 1997 da bacia desmatada da bacia desmatada da bacia desmatada da bacia desmatada da bacia desmatada
Terra Indgena Unidade de Conservao Vegetao nativa Limite da Bacia Hidrogr ca do Rio Xingu em Mato Grosso

AT O ANO

AT O ANO

AT O ANO

AT O ANO

12

icv, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Desmatamento: base de dados ISA de 1998 a 2008

25

Km

mapa 3 desmatamento

50

13

parte 1 a bacia do rio xingu em mato grosso

desmatamento em apps

ocupao da regio das cabeceiras do Xingu derrubou grandes reas de oresta. Muitos imigrantes abriam fazendas, principalmente para criao de gado, de acordo com sua prpria cultura e com a poltica fundiria da poca. Durante esse processo, reas de nascentes e matas ciliares raramente foram poupadas, pois o principal objetivo era facilitar o acesso do gado gua. O desmatamento dessas APPs (leia box ao lado), contudo, vem causando srios problemas ao equilbrio ambiental da regio, pois elas so de fundamental importncia para a manuteno do uxo e da qualidade da gua dos rios. Nos mais de dois milhes de hectares de APPs mapeados na Bacia do Xingu, houve um crescimento exponencial do desmatamento at 2005 ano em que 277,421 mil hectares foram desmatados. At o ano de 2007, 303.327 mil hectares de APPs estavam desmatadas e at 2009, 315 mil hectares. O fato do ritmo do desmatamento no ter aumentado nos ltimos anos reexo da mudana de comportamento de diferentes setores da sociedade. Muitos passaram a entender a importncia da vegetao de nascentes e de margens de rios para a manuteno dos recursos hdricos. Cada vez mais, o uso e a ocupao das APPs levam em conta suas funes ambientais e muitos esforos tm sido feitos para recuperar as reas desmatadas. Os ganhos j so significativos: s a Campanha Y Ikatu Xingu (leia box na p.6) contabiliza mais de 2 mil hectares de APPs em processo de restaurao orestal. No entanto, ainda existe muito a ser feito. Se, para o produtor de soja no h custo adicional ao deixar de utilizar as beiras de rios em sua atividade econmica, o mesmo no pode ser dito em relao ao pecuarista. Para esse produtor, conservar ou recuperar essas reas requer um investimento significativo. preciso cercar ou isolar as nascentes e margens para evitar a presena do gado. O alto custo, a ser desembolsado pelo proprietrio da terra, acaba se tornando uma barreira para que mais APPs sejam recuperadas em Mato Grosso. Alm disso, tecnologias no adequadas lgica dos plantios da regio e que no do bons resultados ecolgicos, caso do plantio de mudas (leia tabela na p.30), tambm so impedimentos para que a restaurao orestal acontea de fato em larga escala na Bacia do Xingu. Essa realidade est desafiando o desenvolvimento de tecnologias que possam ser adotadas pelo produtor e que aliem, ao mesmo tempo, reduo de custos, ganho ecolgico e adaptao aos sistemas de produo vigentes na agropecuria. Um caminho vivel para rede de sementes do xingu esse enorme desafio WWW.sementesdoxingu.org.br tem sido a semeadura a Rede de Sementes do Xingu uma plataforma de troca direta de sementes, e comercializao de sementes de rvores e plantas nativas nascida da Rede de abastecida por coletores da regio da bacia. com ela posSementes do Xingu svel, alm de valorizar a floresta e seus usos culturais diver(leia box ao lado), que, sos, gerar renda para agricultores familiares e comunidades alm de responder a indgenas. os encontros promovidos pela rede servem essas necessidades, tambm como um canal de comunicao fonte geradora de e intercmbio entre coletores, viveiristas, proprietrios rurais e outros interessados. renda e uma maneira de valorizar a oresta.

nmeros
Das 22.291 nascentes mapeadas ao longo da bacia: 32,6% (7.265) esto desmatadas 16,6% (3.695) esto alteradas 50,8% (11.331) esto preservadas

Nascente degradada do Rio Sui-Miu no municpio de Querncia, em Mato Grosso.


FOTO:

ANDR VILLAS-BAS/ISA

glossrio
reas alteradas: so aquelas que apresentam alterao significativa em sua composio original, provocada por ao humana, tais como: explorao seletiva de madeira, queimadas e outros, mas que no sofreram corte raso. (ISA, 2009)

fique por dentro


REA DE PRESERVAO PERMANENTE (APP): segundo a Lei Estadual do Mato Grosso no 38/95, as APPs na Bacia do Rio Xingu so faixas de 50 a 500 metros de largura a partir das margens de rios, riachos, lagos, vrzeas, brejos e ao redor de nascentes. A Lei Federal no 4.771/65 determina que essas reas devam ser preservadas com a vegetao nativa, seja ela mata, vereda, brejo ou campo. Se desmatadas, devem ser restauradas. A largura dessas faixas de preservao varia em funo da largura do rio na cheia, no final da estao chuvosa. SituAo dAS nASCEntES dAS CABECEirAS do rio XinGu (Mt) EM 2009
isa, 2010. fontes: Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Nascentes: ISA, 2007; Situao das nascentes: ISA, 2010.

14

isa, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Assentamento: INCRA, 2005; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; APPs: ISA, 2010

25

Km

mapa 4 desmatamento em apps

50

15

parte 1 a bacia do rio xingu em mato grosso

o xingu da soja, do gado e da madeira

s principais atividades econmicas desenvolvidas nas cabeceiras do Xingu so a pecuria, o cultivo da soja e a explorao madeireira. A pecuria na Bacia do Rio Xingu representativa: so 6,5 milhes de cabeas, o que corresponde a 25% do rebanho do estado do Mato Grosso. Se fizermos uma comparao com a populao do estado, temos uma proporo de 12 cabeas de gado para cada habitante. Entre 2003 e 2008, o rebanho total da bacia cresceu 10%. Os municpios com os maiores rebanhos na Bacia do Xingu so Paranatinga e Vila Rica. A soja o principal cultivo agrcola da regio do Xingu e responde por 33% da rea colhida no estado. Seu plantio estende-se pelas reas mais planas e secas. A venda orientada para o mercado externo, sendo intermediada por tradings que negociam financiamento, insumos e orientaes tcnicas. Em geral, a tendncia de crescimento da produo: entre 2003 e 2010, a rea colhida cresceu 30% e o setor deu um grande salto de produtividade. Nesse mesmo perodo, apenas oito dos 35 municpios da bacia reduziram as reas colhidas de soja; nos demais, elas cresceram acima de 10% ao ano. Na regio do Xingu, os municpios com maior rea de produo so Nova Ubirat e Querncia. A estimativa de plantio para as safras de 2010/2011 de 260.000 hectares e 230.000 hectares, respectivamente. A soja tem ganhado espao tambm em novos municpios. Observa-se crescimento da converso de reas de pecuria ou de reas degradadas em reas de soja, o que est mudando o perfil do uso do solo da regio das cabeceiras. A maioria dos agricultores no dispe de silos para armazenar a produo e ficam sujeitos a comercializ-la com preos de ocasio. J a pecuria uma atividade mais conservadora e os criadores resistem a entregar sua produo nos ciclos de preos baixos. A explorao madeireira no Xingu concentra-se principalmente no polo central de Mato Grosso, que rene os municpios de Cludia, Feliz Natal, Vera, Marcelndia, Sinop, Santa Carmem e Unio do Sul, localizados, em parte, na Bacia do Xingu. Em 2009, esses municpios reuniam 263 empresas madeireiras, que geravam 19 mil empregos diretos e indiretos. Essas empresas extraam 1,5 milho de metros cbicos de toras.

Processo de ocupao do solo na regio do Xingu: plantio de soja, criao de gado e explorao madeireira.
FOTOS: (DE CIMA PARA BAIXO) RODRIGO JUNQUEIRA/ISA; MARCOS VERGUEIRO/SECOM-MT; MARCELO DOS SANTOS/ISA

fique por dentro


MANEJO FLORESTAL: um conjunto de tcnicas empregadas para produzir um bem (madeira, frutos e outros) ou servio (como a gua, por exemplo) a partir de uma oresta, com o mnimo de impacto ambiental possvel, garantindo a sua manuteno e conservao a longo prazo. As orestas so mantidas em p, gerando benefcios contnuos para o meio ambiente e para a sociedade.

A atividade tem um longo histrico ligado a atividades ilegais e ao desmatamento. Hoje, o setor est se estruturando e tem no manejo florestal sustentvel (leia box ao lado) seu maior aliado, pois faz da explorao madeireira uma fonte geradora de renda, ao mesmo tempo em que preserva a cobertura florestal, o solo, os mananciais e a fauna.

glossrio
Tradings: so empresas especializadas em intermediar operaes comerciais de exportao e importao para os mais diferentes segmentos de mercado.

16

icv, 2010. Fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Mapas soja e gado: IBGE

soja madeira

gado mapa 5 atividades econmicas

17

parte 1 a bacia do rio xingu em mato grosso

fogo no xingu: biodiversidade em chamas

s queimadas esto entre as principais ameaas biodiversidade da Amaznia e do Cerrado. O fogo tem sido a tcnica mais utilizada ao longo da histria para a limpeza e abertura de novas reas. Os problemas causados pelo uso do fogo na Amaznia, e em particular na Bacia do Xingu, tendem a piorar e a ter seus efeitos reforados pelas mudanas climticas. Um dos principais motivos do vertiginoso aumento dos focos de incndio na bacia a diminuio da umidade das orestas e o decorrente aumento da sua vulnerabilidade ao fogo, uma consequncia das mudanas climticas na regio. As populaes que tradicionalmente se utilizam do corte e queima nas suas atividades de subsistncia, como os ndios e os agricultores familiares, so mais susceptveis a esse impacto climtico, o que evidencia a necessidade de adaptao de suas prticas tradicionais a esse novo cenrio. Numa tentativa de sensibilizar a populao e combater os incndios, vrias iniciativas de preveno, combate e fiscalizao do fogo foram implementadas por esferas governamentais e no governamentais nos ltimos anos. No entanto, essas aes tem se mostrado insuficientes para resolver o problema, demonstrando a necessidade de esforos maiores e integrados para reverter esse quadro. O perodo mais seco do ano na Bacia do Xingu, entre os meses de maio a setembro, costuma registrar um grande aumento no nmero de focos de queimada. Dados produzidos pelo INPE mostram que, entre janeiro e novembro de 2010, foram registrados, na Bacia do Xingu, 9.311 focos de queimada. Isso representa um aumento de 333% s nesse perodo, em relao ao ano de 2009, quando foram registrados 2.149 focos. A anlise dos dados de 2010 mostra que 89,39%, ou 7.485 focos, incidiram sobre reas de Floresta Amaznica; e 1.826 sobre reas de Cerrado. No perodo analisado, Mato Grosso registrou o maior nmero de focos entre os estados brasileiros. Vrios assentamentos rurais da bacia tambm tiveram grande nmero de queimadas, principalmente os que esto localizados nos municpios de Confresa e Peixoto de Azevedo. Entre os municpios, Paranatinga, ao sul da bacia, obteve o maior nmero de focos, 1.068, seguido de Vila Rica, 977, e Gacha do Norte, 971. Vale ressaltar que esses dados referem-se poro desses municpios que incide dentro dos limites da Bacia do Xingu. O municpio de Marcelndia, localizado na poro oeste da bacia, tambm ficou entre os dez mais atingidos pelo fogo, com 442 focos.
Quantidade de focos

No alto: incndio de grandes propores que destruiu pelo menos 100 casas e 15 serrarias em Marcelndia (MT). Acima: jovens Kawaiwete durante o primeiro treinamento de combate ao fogo em aldeias do Xingu, realizado em agosto de 2010. A iniciativa fruto da parceria entre o ISA e a empresa Guarany, fabricante de equipamentos de combate a incndios.
FOTOS: (DE CIMA PARA BAIXO)

EDSON RODRIGUES/SECOM-MT; RENATA FARIA/ISA

focos de incndio na bacia do xingu


(1998-2010)
24.000 22.000 20.000 18.000 16.000 14.000 12.000 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 0
98 99 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 20 19 19 20 20 20 20 20 20 20 20 20
Anos

Podemos observar no grfico muitos altos e baixos no nmero de queimadas entre junho de 1998 e novembro de 2010. O ano de 2004, por exemplo, registrou impressionantes 22.541 focos, reexo do ndice de desmatamento ocorrido na Amaznia entre 2003-2004, quando 27,2 mil quilmetros quadrados de oresta foram derrubados a segunda maior taxa da histria. Observa-se tambm um aumento significativo dos focos de fogo em Terras Indgenas (TIs) em relao aos anos anteriores. Em 2010, foram registrados 1.402 focos. Apenas no Parque Indgena Xingu, foram 847 focos no perodo. As TIs Parabubure, localizada em Campinpolis, e Maraiwatsede, em Alto da Boa Vista, ambas do povo Xavante, registraram 191 e 108 focos, respectivamente.

fonte: Satlites NOAA 12 e 15 - INPE, 2010

18

20

10

isa, 2010. fontes: Focos de Queimadas: Satlite NOAA 15 - INPE, 2010; Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Assentamento: INCRA, 2005; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Limite da Sub-Bacia do Manito: ICV, 2007; Limite da Sub-Bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007

25

Km

mapa 6 focos de queimadas

50

19

parte 1 a bacia do rio xingu em mato grosso

ameaas sociobiodiversidade
Bacia do Xingu em Mato Grosso possui 25% de seu territrio sob a forma de reas protegidas (UCs e TIs), totalizando 4,4 milhes de hectares. Destes, 4,2 milhes abrigam as 16 Terras Indgenas (TIs) da regio. S o Parque Indgena do Xingu (PIX) responde por mais da metade desse nmero, ocupando uma rea de 2,8 milhes de hectares. Os 200 mil hectares restantes esto sob a forma de Unidades de Conservao (UCs) estaduais. Essas reas so fundamentais para a manuteno de um conjunto de servios ambientais estratgicos, dentre os quais se destacam a conservao da biodiversidade regional, a produo de recursos hdricos, a manuteno dos estoques de carbono e a manuteno de microclima da regio. Alm disso, essas reas respondem pela conservao de uma rica agrobiodiversidade. O povo Kawaiwete, por exemplo, maneja 42 variedades de amendoim. Alm disso, na regio das cabeceiras do Xingu foi onde se originou o pequi do Xingu, espcie manejada secularmente por povos indgenas do Alto Xingu. A regio das cabeceiras do Xingu considerada pelo prprio Ministrio do Meio Ambiente como rea estratgica (hotspot) para a conservao da biodiversidade, pois abriga diferentes tipos de espcies e ambientes caractersticos de rea de transio entre o Bioma Cerrado e o Bioma Floresta. Ao observarmos o tamanho e a distribuio dessas reas dentro da bacia, vemos que seus servios ambientais esto ameaados frente grande presso causada por fatores como aumento da produo agropecuria, crescimento urbano, explorao madeireira, crescimento da malha viria e projetos de infraestrutura de energia. Nesse contexto de ocupao desordenada e de altas taxas de desmatamento, a regio das cabeceiras do Xingu, onde esto localizadas suas principais nascentes, encontra-se em uma situao de extrema vulnerabilidade, colocando em risco a conservao dos recursos hdricos. Na Bacia do Xingu, existem cerca de 70 mil quilmetros de estradas estaduais, federais e vicinais. Como outros projetos de infraestrutura, essas estradas so importantes para estimular a economia, integrar locais distantes e prover acesso a servios pblicos, como escolas e hospitais. Porm, a construo de infraestrutura de forma pouco planejada tambm abre caminho ao desmatamento, invases de terra e migrao descontrolada quando no acompanhada de polticas de desenvolvimento sustentveis. A utilizao do potencial hidreltrico da regio das cabeceiras prev a construo de pequenas centrais hidreltricas (PCH) nos rios formadores do Xingu. Atualmente, segundo Sigel-MME1 existem 5 PCHs em operao. As populaes indigenas tm fortes objees essas obras, considerando o mal dimensionamento dos impactos sobre os estoques pesqueiros, fonte tradicional de abastecimento de suas comunidades. Existe tambm um potencial de ameaa nos requerimentos de explorao mineral ainda no autorizados que incidem sobre a regio (vide mapa).
De cima para baixo: mulher Kawaiwete, no Parque Indgena do Xingu, extrai leite de amendoim; famlia de capivaras na beira do Rio Culuene, em Canarana (MT); mulher Kamayur tira polpa de pequi no Parque Indgena do Xingu, Mato Grosso.
FOTOS: (DE CIMA PARA BAIXO) ANDR RICARDO/ISA; LAURA EDUARDA SANTOS; ANDR RICARDO/ISA

nota
1 Sigel (Sistema de Informaes do Setor Geoeltrico MME): http:// sigel.aneel.gov.br/brasil/viewer.htm

glossrio
Hotspots: so reas com grande riqueza de diversidade biolgica. Segundo a Conservation International (CI) existem 34 reas de grande riqueza biolgica conhecidas do mundo, que ainda compreendem algo em torno de 1.500 espcies endmicas. Servios ambientais: benefcios prestados pelos ecossistemas que so usufruidos pelo ser humano. Entre eles esto os servios funcionais (gua e alimentos), os de regulao (controle de pragas e enchentes), os culturais (cultura dos povos, espiritualidade) e os de suporte (necessrios para a manuteno de todos os outros servios).

20

icv e isa, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Estradas: ISA, 2007; Pequena Central Hidreltrica (PCH): SIGEL, maro/2010; Requerimento de Titulos Minerrios: DNPM, setembro/2010; Concesso para Explorao de Petrleo: ANP - Banco de Dados de Explorao e Produo BDEP, 2010

25

Km

mapa 7 infraestrutura

50

21

parte 2

sui-miu e manissau-miu
Sui-Miu auente da margem direita do Rio Xingu. Sua sub-bacia apresenta mais de 2,3 milhes de hectares e conta 2.896 nascentes. As reas alagveis presentes nessa sub-bacia somam 192.574,7 hectares, as quais contribuem para a grande quantidade de APPs existentes (410.014,74 hectares). Deste total, 16,77% esto degradados. O Sui-Miu nasce no municpio de Canarana e fornece guas para as cidades de Querncia e Ribeiro Cascalheira. Alm disso, abastece comunidades indgenas do Parque Indgena do Xingu e da Terra Indgena Wawi. Outros trs municpios fazem parte da sub-bacia desse rio: So Flix do Araguaia, Alto da Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia. Dois municpios possuem sede na sub-bacia: Ribeiro Cascalheira e Querncia, sendo que este ltimo representa 53% de sua rea. Em termos fundirios, as terras indgenas representam 14,4% da rea, os assentamentos rurais 5,89%, as propriedades rurais cadastradas no SLAPR* 45,80% e as no cadastradas 33,91%. At 2009, essa bacia perdeu aproximadamente 38,6% de sua cobertura vegetal. Grande parte da sua rea recoberta pela Floresta Estacional Pereniflia. Os solos predominantes so profundos e superficialmente midos, garantindo que as rvores resistam estiagem prolongada. Em termos de relevo, predominam os terrenos planos.

MAnito, como mais conhecido o Rio Manissau-Miu, auente da margem esquerda do Rio Xingu. Nasce no municpio de Nova Ubirat com o nome de Ribeiro da Prata ou Rio Tartaruga e segue at Marcelndia, onde encontra o Rio Arraias e desgua no Xingu. Nesse caminho, percorre mais de 500 quilmetros e concentra cerca de 3.275 nascentes, que do origem a 12.908 quilmetros de rios que desguam no Xingu. A Sub-Bacia Hidrogrfica do Manito tem 2.788.300 hectares, dos quais cerca de 200 mil hectares esto dentro do Parque Indgena do Xingu. As APPs na sub-bacia somam 150.295 ha, sendo que 29.953 hectares (20% do total) esto degradados. Sete municpios possuem sede na Sub-Bacia Hidrogrfica do Manito: Marcelndia, Unio do Sul, Cludia, Santa Carmem, Feliz Natal, Nova Ubirat. Estima-se que, na sub-bacia, vivam cerca de 51.132 habitantes. A vegetao predominante o Contato Floresta Ombrfila/Floresta Estacional. Destacaremos a seguir o municpio de Marcelndia como rea potencial para explorao orestal sustentvel. At 2009, o desmatamento acumulado na Sub-Bacia do Manito foi de 863.765 ha (ou 30,86% do total), motivado pela pecuria, a agricultura e a atividade madeireira. A maior parte do desmatamento encontra-se em Marcelndia.

*Sistema de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais (SLAPR). Leia box na p.12.

isa, 2010. fontes: Sedes municipais: IBGE, 2007; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Limite municipal/MT: Seplan/MT, 2005; Limite municipal/PA: IBGE, 2007; Limite estadual: IBGE, 2005; Limite da sub-bacia do Manito: ICV, 2007; Limite da sub-bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009

25

Km

localizao das sub-bacias hidrogrficas do sui e do manito

50

23

parte 2 sui-miu e manissau-miu

guas do xingu: hidrograa das sub-bacias manito e sui


Rio Xingu apresenta uma grande biodiversidade aqutica e as matas de suas margens apresentam enorme diversidade biolgica e sociocultural. Os principais rios formadores do Xingu nascem em reas de bioma Cerrado, atravessam uma zona de transio para o bioma Amaznico e se juntam formando o Xingu. Os primeiros 1,2 mil quilmetros de curso do Xingu esto no estado do Mato Grosso. Ele recebe contribuies de uma imensa rede de rios menores de diferentes ordens, que conformam a sua bacia hidrogrfica. Cada uma das 22.291 nascentes e cada um dos 82 mil quilmetros dos pequenos e mdios rios e crregos formam uma complexa rede de abastecimento. Entre seus principais rios contribuintes esto o Manissau-Miu, mais conhecido como Manito, e o Sui-Miu. Ambos tm como caracterstica marcante a presena de reas alagveis, formadas por uma vegetao de grande heterogeneidade, como veredas, matas alagadas, vrzeas, buritizais, campos midos, dentre outras. Essas reas abrigam inmeras nascentes, que alimentam rios perenes ou sazonais ao longo de seus cursos, e acumulam no solo grande quantidade de gua, armazenada em aquferos subterrneos. As lagoas e lagos formados nessas reas propiciam a existncia de uma rica biota aqutica, com verdadeiros reservatrios de peixes que para l migram na poca da reproduo. Seus solos so hidromr cos, do tipo gleisolo, que funcionam como filtros, removendo nutrientes e devolvendo gua limpa. Na Sub-Bacia do Sui, essas reas alagveis representam 192 mil hectares e, na do Manito, 224 mil hectares. O Manissau-Miu nasce no municpio de Nova Ubirat, com o nome de Ribeiro da Prata ou Rio Tartaruga, e atravessa os municpios de Feliz Natal, Vera, Santa Carmem, Cludia, Unio do Sul, Nova Santa Helena e Marcelndia, onde encontra o Rio Arraias, que desgua no Xingu. Nesse caminho, percorre mais de 500 quilmetros, formando uma bacia de 2,8 milhes de hectares, que desemboca no Rio Xingu dentro do Parque Indgena Xingu. Sua sub-bacia concentra cerca de 3 mil nascentes, que do origem a 13 mil quilmetros de rios que desguam no Xingu. O rio Sui-Miu nasce em Canarana e fornece guas para as cidades de Querncia e Ribeiro Cascalheira. Contm mais de 2,3 milhes de hectares e o seu rio principal auente da margem direita do Rio Xingu. O Sui-Miu possui 640 quilmetros de extenso, abastece diretamente as comunidades indgenas do Parque Indgena do Xingu. Outros trs municpios fazem parte da sub-bacia desse rio: So Flix do Araguaia, Alto da Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia. No total, so 2.896 nascentes em toda essa sub-bacia. O leito principal do Rio Xingu est, em sua maior parte, abrigado pelas terras indgenas. No entanto, suas cabeceiras esto fora de reas protegidas, ficando vulnerveis ao desmatamento e degradao. Os produtores rurais da regio tm constatado o desaparecimento de algumas nascentes e o aumento da eroso do solo. O assoreamento e a poluio so tambm problemas graves, responsveis pela diminuio dos recursos pesqueiros, fonte de protena fundamental para as populaes indgenas, prejudicando, ainda, a navegabilidade do rio. O futuro do Xingu est em risco. Para sua preservao, fundamental cuidar de toda a sua bacia e, principalmente, de suas cabeceiras e nascentes.

No alto: nascente desmatada do Rio Manissau-Miu; acima: Rio Sui-Miu, no entorno da Terra Indgena Wawi
FOTOS:

ROSELY A. SANCHES/ISA

as sub-bacias da bacia do xingu


1. Rio Culuene 2. Rio Ronuro 3. Rio Sui-Miu 4. Rio Manissau-Miu 5. Canal Principal do Rio Xingu 6. Rio Comandante Fontoura 7. Rio Auai-Miu 8. Rio Mosquito 9. Rio Paturi 10. Rio Juruna 11. Rio Iriri 12. Igarap Fontourinha 13. Rio da Liberdade 14. Igarap do Jacar 15. Rio Capivara

isa, 2010. fontes: Sub-bacias cabeceiras: ISA, 2009

glossrio
Biota: o conjunto de seres vivos, ora e fauna, que habitam ou habitavam um determinado ambiente, como, por exemplo, biota marinha e biota terrestre. Gleisolo: so solos pouco profundos, mal drenados, de cor acinzentada ou preta e ocorrem em depresses do terreno com baixa declividade, prximas a rios, lagos e nascentes. Solo hidromrfico: solo caracterizado pelo excesso de umidade. Formam-se sempre em relevo plano ou cncavo, geralmente perto de rios, lagos e nascentes.

24

isa, 2010. fontes: reas alagveis Manito: ICV, 2007; reas alagavis Sui: ISA/UNEMAT, 2007; Nascentes Manito: ICV, 2007; Nascentes - Sui: ISA, 2010; Hidrografia Manito: ICV, 2007; Hidrografia Sui: ISA/UNEMAT, 2007; Hidrografia Bacia: SIPAM/IBGE,2004; Limite da Sub-Bacia do Manito: ICV, 2007; Limite da Sub-Bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Mosaico de imagens Landsat/TM do ano de 2009.

25

Km

mapa 8 hidrografia das sub-bacias

50

25

parte 2 sui-miu e manissau-miu

situao fundiria

o longo da histria, a Amaznia brasileira foi sendo ocupada sem levar em conta critrios de sustentabilidade. Com as cabeceiras do Xingu no foi diferente. A regio era habitada somente por povos indgenas, mas, entre as dcadas de 1960 e 1970, o regime militar intensificou as polticas de ocupao da regio amaznica. Concesses de grandes extenses de terra foram feitas a grupos econmicos que poderiam obter benefcios fiscais com a ocupao da regio. Grandes projetos agropecurios e projetos de colonizao privados e do governo se instalaram na regio. Os projetos de colonizao mobilizaram pequenos agricultores do sul do pas, acenando com a perspectiva de terra abundante e melhoria de vida. Parte dessas terras foi comercializada com cooperativas da regio sul encarregadas de coloniz-las e cujos nomes muitas vezes acabaram inspirando os nomes dos municpios. O resultado desse processo de colonizao fez surgir um mosaico de tipos de estruturas fundirias nas Sub-Bacias do Manito e do Sui, onde, atualmente, predominam mdias e grandes propriedades rurais, intercaladas com terras indgenas e assentamentos de reforma agrria. Os assentamentos, em geral, foram implantados em reas j degradadas e distantes dos centros urbanos. No dispem de infraestrutura adequada e no esto inseridos em cadeias produtivas consistentes. Sua situao fundiria irregular e h casos de lotes abandonados, ocupados sazonalmente ou comercializados ilegalmente. H casos tambm em que vrios lotes foram comprados por produtores com melhores condies financeiras. Apesar dos esforos recentes de rgos fundirios em prover assistncia tcnica aos agricultores familiares e incorpor-los aos programas de crdito, a produo dos assentados ainda marginal frente dinmica produtiva agropecuria que predomina na regio. Na Sub-Bacia do Sui, encontramos: 341.265,23 hectares (ou 14,4%) de Terras Indgenas e 139.550,07 hectares (ou 5,89%) de assentamentos rurais. Esto na sub-bacia as TIs Wawi, Pimentel Barbosa e Maraiwatsede, alm de partes do PIX, assim como os projetos de assentamento (PAs) Brasil Novo, Coutinho Unio, So Manoel, Pingos Dgua, Maria Teresa, Cruzeiro do Norte, Santa Lcia, Cana e Guerreiro. Os assentamentos, assim como as TIs, tm seus limites previstos por lei e definidos por rgos do governo federal. J as propriedades rurais, representam 79,71% de todo o territrio, sendo que 1.085.275 hectares (45,80%) esto cadastrados no SLAPR (leia box na p.12) e 803.515,67 hectares (33,91%) encontram-se fora do sistema de cadastro rural e incluem as reas de pequenos chacareiros. Tambm esto na sub-bacia as reas urbanas de dois municpios: Querncia e Ribeiro Cascalheira. Na Sub-Bacia do Manito, predominam as propriedades rurais, que ocupam 91% da rea ou 2,5 milhes de hectares. Desse total, um milho de hectares est em propriedades cadastradas no SLAPR (ou 36% da rea da bacia) e 1,5 milho de hectares (56%) est em propriedades ainda no cadastradas, das quais no existe nenhum tipo de informao fundiria. As terras indgenas esto restritas aos 223,7 mil hectares do Parque Indgena do Xingu, no municpio de Marcelndia, que equivalem a 8% da rea total da sub-bacia. Os 11 mil hectares restantes (0,4%) esto ocupados pelos assentamentos rurais Califrnia, Cedro Rosa e parte do Bonjaguar.

De cima para baixo: colheita de soja no Sub-Bacia do Sui; assentamento Coutinho Unio no municpio de Querncia (MT); vista area da aldeia Ngoiwr, do povo Kisdj.
FOTOS: (DE CIMA PARA BAIXO)

RODRIGO JUNQUEIRA/ISA; ANDR VILLAS-BAS/ISA; ANDR VILLAS-BAS/ISA

26

isa, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Assentamento: INCRA, 2005; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Limite da Sub-Bacia do Manito: ICV, 2007; Limite da Sub-Bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007; SLAPR: SEMA/MT, 2010

25

Km

mapa 9 estrutura fundiria nas sub-bacias dos rios sui e manito

50

27

parte 2 sui-miu e manissau-miu

desmatamento e fragmentao orestal nas sub-bacias

a Sub-Bacia do Manito, existem 2 milhes de hectares de vegetao remanescente, o equivalente a 72% de sua rea total. Na Sub-Bacia do Sui, so 1.173.819 hectares de orestas remanescentes, 49,5%. Essas reas de vegetao natural, entretanto, encontram-se muitas vezes dispersas em pequenas manchas, isoladas entre grandes reas de lavoura ou pecuria, o que prejudicial para a preservao da biodiversidade. Conectar essas reas to importante como a existncia de grandes reas de vegetao preservadas, os chamados macios orestais, visto que muitas espcies necessitam de uma rea maior para garantir sua sobrevivncia e reproduo. A rea de vegetao nativa na Sub-Bacia do Rio Sui est muito prxima ao limite mnimo necessrio para a garantia de conservao da sua biodiversidade. Restam dela 60,1%, em diferentes estgios de conservao e contendo diferentes tipos de habitat. Quando a rea de um habitat natural reduzida proporo crtica de 59,28% de sua ocupao original, a paisagem deixa de percolar. Isso significa que os fragmentos de vegetao tendem a ficar isolados e deixam de ter conectividade biolgica entre si, o que condena a biodiversidade de todo o habitat. O desmatamento na Sub-Bacia do Sui concentrou grandes remanescentes orestais perto da TI Wawi e do Parque Indgena do Xingu, mas causou fragmentao no sentido oposto, rumo BR-158. Analisando separadamente essas duas pores da sub-bacia, vemos que, perto da BR158, a fragmentao da vegetao nativa j ultrapassou o limite crtico. As duas sub-bacias em questo esto conectadas ao territrio do Parque Indgena do Xingu, o que um fator positivo do ponto de vista da manuteno da biodiversidade. Mas este potencial poderia ser melhor desenvolvido, no entanto, se fosse intensificada a conexo entre os macios orestais atravs dos corredores biolgicos em reas protegidas por lei (APPs e reservas legais). interessante observar o padro de desmatamento em cada uma das sub-bacias. Na Sub-Bacia do Manito, os desmatamentos ocorrem em reas menores e fragmentadas, demonstrando um predomnio de mdias e pequenas propriedades. J na do Sui, as reas desmatadas so maiores, assim como o tamanho de suas propriedades. Na Sub-Bacia do Sui, as propriedades rurais cadastradas no SLAPR apresentam 45,2% de desmatamento, enquanto na do Manito, apresentam 24%. No Manito, muitas propriedades que apresentam grandes reas de remanescentes esto fazendo ou j fizeram o manejo orestal para a explorao madeireira, j que o cadastro no SLAPR e a LAU (leia box na p.12) so requisitos para obter essa autorizao. Entre as propriedades no cadastradas no SLAPR, temos 31% de desmatamento na Sub-Bacia do Manito e 41,2% na do Sui. Entre as demais reas, possvel observar um alto contraste: enquanto nos assentamentos h uma alta taxa de desmatamento, 88% na Sub-Bacia do Manito e 62,6% na do Sui; nas TIs a taxa baixssima, menos de 1% na do Manito e menos de 2% na do Sui (com exceo da Terra Indgena Maraiwatsede, onde cerca de 90% dos 165 mil hectares de extenso da TI so ocupados ilegalmente por fazendas de gado e soja, o que eleva as taxas de desmatamento naquela parte da bacia).
De cima para baixo: sobrevoo em rea de APP desmatada para plantio de soja na regio do Xingu; desmatamento em mata ciliar de rios formadores do Xingu prximo BR-80.
FOTOS: (DE CIMA PARA BAIXO)

ANDR VILLAS-BAS/ISA; JAN GILHUIS

fique por dentro das sub-bacias


CONVERSO DE REAS: em alguns municpios dessas regies, a converso de pastagens degradadas em cultivos de arroz e soja tem sido cada vez mais frequente. Um exemplo disso o municpio de Querncia, na Sub-Bacia do Sui, que tinha 37,5% de sua rea sendo usada para a agropecuria em 2006. Em 2009, esse nmero passou a 38,6%, com a adio de mais de 100 mil hectares de reas produtivas de soja, sem avanar oresta adentro.

Sub-Bacia do Sui-Miu Desmatamento gua rea urbana Vegetao degradada Vegetao nativa TOTAL

hectares 2006 887.696,6 28.533,3 894,7 25.4934,3 1.197.547,8 2.369.606,7 2009 915.045,1 28.533,27 921,23 251.288,2 1.173.819 2.369.606,7 2006

% 2009 38,6 1,2 0,0 10,6 49,5 100,0 1,2 0,0 10,8 50,5 100,0 37,5

glossrio
Habitat: onde pode viver determinado ser vivo, populao ou comunidade. Conectividade biolgica: grau de ligao entre fragmentos orestais que permite que as populaes de animais se encontrem e possam se reproduzir. Corredores biolgicos: locais por onde as espcies nativas podem se deslocar de um fragmento orestal a outro. Geralmente tem vegetao nativa e largura mnima de 100 m.

28

icv e isa, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Assentamento: INCRA, 2005; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Limite da sub-bacia do Manito: ICV, 2007; Limite da sub-bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007; Uso da sub-bacia do Sui: ISA, 2010; Uso da sub-bacia do Manito: ICV, 2008

25

Km

mapa 10 desmatamento nas sub-bacias

50

29

parte 2 sui-miu e manissau-miu

adequao socioambiental e iniciativas de restaurao em apps

uando falamos de APPs na Bacia do Xingu, estamos falando especificamente de suas matas ciliares. Elas funcionam como importantes corredores biolgicos, pois, como acompanham os rios (que se unem naturalmente a outros cursos dgua existentes em toda a bacia), servem de caminho para a circulao de animais de diversas espcies e so para eles um habitat natural para sua sobrevivncia e reproduo. Desmatar as beiradas dos rios , portanto, uma grande ameaa conservao da biodiversidade na regio, j que isso interrompe esses corredores naturais, desequilibra a interao entre fauna e ora, alm de interferir na produo e na qualidade da gua. importante lembrar que o desmatamento nas APPs na Bacia do Xingu em Mato Grosso atingiu 315 mil hectares. Na Sub-Bacia do Sui, cuja rea total de APPs de 410.014,74 hectares, o desmatamento foi de 67.948 hectares (16,57%) e, na Sub-Bacia do Manito, cuja rea total de APPs de 150.295 hectares, a rea desmatada foi de 29.953 hectares (20% do total). Por esses motivos, e em cumprimento legislao ambiental brasileira, a restaurao da vegetao nativa nas margens dos rios tornou-se prioridade na Sub-Bacia do Sui entre assentados da reforma agrria, proprietrios de terra e populaes indgenas. Essa ideia-fora tem sido capaz de mobiliz-los em diversas aes que visam a proteger os rios e a recuperar suas matas ciliares. Organizaes no-governamentais atuantes na regio e motivadas pela Campanha Y Ikatu Xingu (leia box na p. 6) incentivaram as trocas de saberes entre ndios e agricultores sobre as espcies nativas. Essas informaes, processadas e trabalhadas tecnicamente pelo ISA, possibilitaram transformar esse quadro. As aes da Campanha so expressas, dentre outras formas, no desenho e na elaborao de pactos municipais, pautados na valorizao da cultura orestal e na manuteno dos ativos orestais existentes na bacia, merecendo destaque a proteo e a restaurao das reas de preservao permanente. Hoje, com as mquinas usadas para plantio de pasto, arroz e soja, tornou-se possvel reorestar grandes reas, com bem menos trabalho e alta eficincia econmica e tambm ecolgica. Essa tcnica, chamada de semeadura direta, possibilita semear diretamente na rea degradada dezenas de espcies de rvores, arbustos, ervas e cips, a partir de uma mistura apelidada de muvuca de sementes, utilizada em sistemas agro orestais. Esse um dos motivos que tem incentivado, ano a ano, o crescimento do nmero de propriedades que ingressam em processos de adequao ambiental e passam a reorestar suas APPs degradadas. Ao todo, na Bacia do Xingu em Mato Grosso, so 341 produtores rurais envolvidos nas aes de restauro, sendo que, destes, 210 so famlias de sete assentamentos e os outros 131 so pequenos, mdios e grandes proprietrios rurais, somando 2.100 hectares em restaurao orestal de APP. Pode parecer pouco, mas a regio com maior quantidade de reas em processo de restaurao em APP na Amaznia. Na Sub-Bacia do Sui, temos 16 pontos que representam iniciativas em restaurao orestal, sendo trs em assentamentos rurais que juntos somam 50 famlias diretamente envolvidas , dois outros na Fazenda Ronk, pertencente ao territrio indgena do Povo Kisdj, e uma rea na Escola Municipal Famlia Agrcola de Querncia (Emfaque). Os demais pontos esto localizados em propriedades rurais.

Processo de separao e mistura das sementes florestais muvuca para serem plantadas via semeadura direta mecanizada. Floresta com 30 meses plantada com espcies nativas.
FOTOS:

EDUARDO MALTA/ISA

comparativo entre tcnicas de restaurao na bacia do xingu


pLAntio dE MudAS (por hectare) 1 mil a 2 mil rvores R$ 4 mil a R$ 10 mil Predomnio de processo manual SEMEAdurA dirEtA (por hectare) 5 mil a 15 mil rvores R$ 1 mil a R$ 3 mil Predomnio de processo mecanizado

glossrio
Sistema agroflorestal: um sistema que permite, ao mesmo tempo, produzir gros, tubrculos, frutas, madeiras e trepadeiras, conservar os recursos naturais e reorestar reas degradadas. Nesse sistema, as espcies so combinadas para que ocupem diferentes alturas na mata ao longo do tempo, de forma que uma planta auxilie no crescimento da outra.

30

icv e isa, 2010. fontes: Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Limite da sub-bacia do Manito: ICV, 2007; Limite da sub-bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007; Uso das APPs da sub-bacia do Sui: ISA, 2010; Uso das APPs da sub-bacia do Manito: ICV, 2008; Iniciativa de Restaurao Florestal na sub-bacia do Sui: ISA, 2010; Iniciativa de Restaurao Florestal na sub-bacia do Manito: ICV, 2010

20

Km

mapa 11 iniciativas de restaurao florestal

40

31

parte 2 sui-miu e manissau-miu

proposta de ordenamento territorial para a sub-bacia do rio sui-miu


m 2009, foi elaborada pelo ISA uma proposta de ordenamento territorial (leia box ao lado) para a Sub-Bacia do Sui.1 Nela, foram estabelecidas oito categorias, brevemente descritas a seguir. Cinco so indicaes de reas prioritrias para conservao ambiental e trs so voltadas s atividades produtivas e urbanas do municpio.
1

AMBIENTES COM ELEVADO POTENCIAL FLORESTAL: representam 16,7% da sub-bacia. Caracterizam-se pela presena de grandes macios orestais, que representam refgios para a fauna e a ora. Possuem solos profundos e relevo plano. TERRAS INDGENAS (TIs): so reas definidas por lei. Na sub-bacia, representam 14,4% do territrio. Nessas reas, a vegetao encontra-se quase totalmente preservada. As nicas atividades presentes esto associadas ao manejo de baixo impacto para a sobrevivncia das populaes indgenas. REA COM ELEVADO POTENCIAL BITICO EM AMBIENTES ALAGVEIS NECESSITA DE PROTEO: representa 15,37% da sub-bacia. caracterizada pelas reas alagveis associadas a lagos e lagoas e pela presena de solos frgeis. Diversas terminologias definem seus tipos de formaes vegetais: campo mido, mata de vrzea, vereda, mata ciliar, etc. Esta rea circunda os principais rios da sub-bacia e est sob inuncia peridica dos regimes de cheia de suas guas. de grande importncia para a manuteno da biodiversidade e para a produo e qualidade da gua. REA COM ELEVADO POTENCIAL PARA CRIAO DE UNIDADE DE CONSERVAO: representa 2,65% da sub-bacia. um grande remanescente de vegetao nativa, com cerca de 60 mil hectares, que mantm contato com as vegetaes das reas alagveis dos rios Sui-Miu e Suiazinho, sendo de grande importncia para a manuteno da conectividade ecolgica. Por isso e por sua rica biodiversidade, que se prope a criao de uma Unidade de Conservao nessa rea. AMBIENTES COM ELEVADA FRAGILIDADE: concentram grande parte das nascentes dos rios Sui-Miu e Suiazinho, sendo, portanto, estratgicas para a produo de gua da sub-bacia. uma regio com predominncia de formaes savnicas. Possui grande fragilidade ambiental, por ter solos rasos e possuir os relevos mais acidentados da sub-bacia. Representam 9,65% da rea. REA COM ESTRUTURA PRODUTIVA CONSOLIDADA OU A CONSOLIDAR: representa 36,11% da sub-bacia, com uso intenso pela pecuria e agricultura, favorecidas pelo relevo plano e solos profundos, alm da rede viria presente para escoar a produo. ZONA URBANA: representa apenas 0,04% da rea. Abrange os trechos urbanos dos municpios de Querncia e Ribeiro Cascalheira, onde esto a maior parte da populao e da infraestrutura da sub-bacia. REAS DE ASSENTAMENTOS: seus limites legais so estabelecidos pelo Incra. So reas de pequenas propriedades, com atividades de pecuria e agricultura de subsistncia, carentes de melhorias de infraestrutura e de assistncia tcnica. Representam 5,08% da sub-bacia e compreendem os seguintes projetos de assentamento: Brasil Novo, Coutinho Unio, So Manoel, Pingos Dgua, Maria Teresa, Cruzeiro do Norte, Santa Lcia, Cana e Guerreiro os dois ltimos com reas parcialmente dentro da sub-bacia.
De cima para baixo: encontro das guas do Rio Suiazinho com o Rio Sui-Miu; vista area da rea alagvel do Rio das Pacas no municpio de Querencia (MT)
FOTOS:

ANDR VILLAS-BAS/ISA

fique por dentro


ORDENAMENTO TERRITORIAL: pode ser definido como uma ferramenta de planejamento para direcionar a ocupao dos territrios. Tem como objetivo promover o desenvolvimento econmico sustentvel e o uso racional dos recursos naturais a partir da integrao de diferentes diagnsticos (econmicos, sociais e ambientais). Por meio deles, podem-se estabelecer reas prioritrias para conservao ambiental e reas indicadas para produo agropecuria. A elaborao e anlise desses diagnsticos representam contribuio fundamental nos processos de deciso dos gestores pblicos e demais setores da sociedade. Nos ltimos anos, tornaram-se uma das principais ferramentas de gesto territorial na regio amaznica.

nota
1 O ordenamento territorial para a Sub-Bacia do Sui contribui tambm com o planejamento do territrio dos municpios que incidem sobre ela. Dentro desse contexto, o ISA, em 2009, elaborou uma proposta de ordenamento territorial para o municpio de Querncia, que representa 53,3% da rea da Sub-Bacia do Sui.

32

isa, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Assentamento: INCRA, 2005; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Limite da Sub-Bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007; Ordenamento Territorial: ISA, 2009

0
2 8 1 7 6 3 4

10

Km

mapa 12 ordenamento territorial da sub-bacia do sui-miu

20

33

parte 2 sui-miu e manissau-miu

marcelndia em busca do ordenamento territorial

municpio de Marcelndia est localizado na Sub-Bacia do Manito e, assim como outros municpios na regio do Xingu, enfrenta o desafio de conciliar a conservao ambiental com o desenvolvimento das atividades produtivas. Uma tima ferramenta para isso, como j vimos, o ordenamento territorial. Ele possibilita conciliar a necessidade de regularizao ambiental das propriedades rurais com a necessidade de conservao de grandes remanescentes.

Diferentemente da maioria dos municpios, Marcelndia possui uma grande rea de oresta remanescente que ocupa cerca de 70% de seu territrio. Mesmo assim, algumas propriedades possuem passivo de reserva legal (faltam reas preservadas) enquanto outras possuem ativo (sobram reas preservadas). As propriedades com passivo tm trs opes para a adequao ambiental: 1) recuperao ou regenerao natural, 2) compensao em outra propriedade que tenha ativo ou 3) desonerao por meio da compra e doao ao Estado de rea para Unidade de Conservao. Segundo o Cdigo Florestal, s permitido compensar os desmatamentos feitos antes de 1997, os demais devem ser restaurados ou compensados por desonerao. Conhecer a situao dos ativos e passivos das propriedades fundamental para o planejamento municipal e para o ordenamento territorial. Dessa forma, possvel incentivar a compensao entre propriedades e viabilizar a manuteno dos macios orestais. Em Marcelndia, analisamos 928 propriedades.1 Dessas, 310 possuam ativos de reserva legal, somando aproximadamente 60 mil hectares. Com eles poderia ser compensada, dentro do prprio municpio, parte dos 180 mil hectares estimados de passivos. Mesmo assim, faltariam compensar cerca de 120 mil hectares. A melhor soluo, nesse caso, seria a compensao por desonerao com a criao de uma UC em Marcelndia. Ela garantiria, ao mesmo tempo, a preservao da biodiversidade e a compensao dos passivos, permitindo a adequao ambiental das propriedades e a legalizao da produo agropecuria no municpio. Caso esse mecanismo tenha sucesso, ser uma excelente maneira de financiar e estimular a criao de novas UCs nos municpios da Bacia do Xingu. Essa anlise fruto de parceria entre o ICV, os gestores municipais, a sociedade civil e o setor produtivo, pela busca de um ordenamento territorial para Marcelndia, feito de modo participativo e baseado em estudos tcnicos. Uma das atividades econmicas mais importantes para o municpio a atividade madeireira. Porm, grande parte dessa explorao feita de forma no sustentvel, o que, alm de no agregar valor para a madeira, pode comprometer a continuidade da atividade a longo prazo, prejudicando muito a economia da regio. Clculo realizado pelo ICV2 aponta 363 mil hectares de reas potenciais para manejo orestal sustentvel concentrados nas regies oeste e sudoeste de Marcelndia. Considerando que toda a rea potencial identificada fosse explorada atravs do manejo sustentvel, o resultado do volume de madeira destinado comercializao seria de 20 metros cbicos por hectare, a cada 30 anos. Por ano, o potencial de manejo em tora de madeira seria estimado em 200 a 250 mil metros cbicos.

De cima para baixo: a sociedade de Marcelndia (MT) est atualmente muito envolvida com o projeto Marcelndia 100% Legal, que busca a adequao ambiental de todo o municpio; vista area do municpio de Marcelndia.
FOTOS:

ARQUIVO ICV

ativos e passivos de reserva legal por propriedade em marcelndia


rea de rea de rea de passivo nmero de rea de rea de passivo antes passivo aps por propriedade polgonos ativo (ha) passivo (ha) de 1997 (ha) 1997 (ha) < 0 (com ativos) 0 a 100 ha 100 a 1 mil ha 1 mil - 20 mil ha TOTAL 310 351 247 20 928 60.039 60.039 13.088 86.269 77.514 176.870 5.590 31.884 21.213 56.687 7.497 30.192 80.494 118.183

notas
1 Consideramos propriedades os polgonos da base do SLAPR, os permetros totais de assentamentos e as reas no mapeadas. Foram excludas da anlise as reas do Parque Indgena do Xingu. 2 A anlise foi baseada na classificao da cobertura e uso do solo. Isolamos as reas classificadas como oresta das demais classes, porque elas apresentam o maior potencial de explorao (j que no demonstram sinais de degradao visveis em imagem de satlite). Dessas reas, retiramos as reas identificadas como recm-exploradas na anlise das estradas de explorao orestal (j que elas tm uma maior probabilidade de terem tido seu potencial orestal explorado recentemente).

glossrio
Ativo e passivo de reserva legal: o Cdigo Florestal brasileiro exige um mnimo de reserva legal rea que deve ser mantida intacta que cada propriedade deve manter de acordo com a regio em que se encontra. Uma propriedade deve ter 80% de sua rea como reserva legal no bioma Amaznia e 35% no Cerrado. Propriedades com mais do que o exigido tm ativo de reserval legal; com menos, tm passivos e devem procurar adequao para no serem multadas.

34

icv, 2010. fontes: Limite Municipal: Seplan/MT, 2005; Terra Indgena: ISA, 2010; Unidade de Conservao: ISA, 2010; Assentamento: INCRA, 2005; Limite da Bacia do Xingu: ISA, 2009; Limite da sub-bacia do Manito: ICV, 2007; Limite da sub-bacia do Sui: ISA/UNEMAT, 2007

10

Km

mapa 13 reas com potencial para manejo florestal em marcelndia

20

10

20

40

60

km 80

35

fontes consultadas
Agncia Nacional das guas (ANA). Almanaque Brasil Socioambiental. ISA, 2008. ALvES, H.Q. Caracterizao do uso e cobertura da terra na microbacia hidrogrfica do crrego Murtinho, Nova Xavantina-MT. Nova Xavantina (MT), 2006. A atividade madeireira na Amaznia brasileira: produo, receita e mercados. Servio Florestal Brasileiro. IMAZON. Belm, 2010. BERNASCONI, A.; MICOL. Subsdios ao zoneamento e regularizao ambiental de Marcelndia. ICv, 2008. Dados das secretarias municipais do estado de Mato Grosso. DAILY, G. C. Natures Services: Societal Dependence on Natural Ecosystems. Washington: Island Press, 1997. MORENO, G.; Higa, T.C.C de S. (orgs.). Geografia de Mato Grosso: territrio, sociedade, ambiente. Editora Entrelinhas. Cuiab, 2005. FERREIRA, J.C.v. Mato grosso e seus municpios. Cuiab: Secretaria de Estado e Educao, Editora Buriti, 2001. IBGE, 2004. Geografia de Mato Grosso: territrio, sociedade, ambiente. IBGE, 2008. Pesquisa Pecuria e Agrcola Municipal. IBGE, 2009. Pesquisa Pecuria e Agrcola Municipal. INCRA, 2005. Dados fundirios do estado de Mato Grosso. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Inventrio Brasileiro das Emisses e Remoes Antrpicas de Gases de Efeito Estufa. Ministrio da Cincia e Tecnologia, Braslia, 2009. IvANAUSKAS, N. M.; MONTEIRO, R.; RODRIGUES, R. R. Classificao fitogeogrfica das florestas do Alto Rio Xingu. Acta Amaznica. v. 38, n. 3, p. 387402, 2008. Laboratrio de Geoprocessamento do ISA. Laboratrio de Geotecnologias do ICv. METZGER, J. P. Bases biolgicas para a reserva legal. Cincia Hoje. v. 31, n. 183, p. 48-49, 2002. ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. Revista da Campanha Y Ikatu Xingu. ISA e ICv, 2008. Sistema de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais (SLAPR) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-MT). Dados acumulados at o dia 13 de agosto de 2010. Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia. Disponvel em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=33752 SANCHES R. A., ROSSETE N. A., REZENDE, A.C. P., ALvES, H. Q., vIILAS-BAS, A. Subsdios para a proteo de reas midas da Bacia do Rio Xingu (Mato Grosso, Brasil). (mimeo) ROSSETE, A. N. Zoneamento ambiental do municpio de Querncia-MT. So Carlos-SP, 2008. WHATELY, M. Servios ambientais: conhecer, valorizar e cuidar: subsdios para a proteo dos mananciais de So Paulo/ MarussiaWhately, Marcelo Hercowitz So Paulo: Instituto Socioambiental, 2008. Site do Instituto Socioambiental. Banco de dados: Caracterizao Socioambiental das Terras Indgenas no Brasil http://pib.socioambiental.org/caracterizacao.php Site do Senado. Constituio Federal do Brasil 1988. http://www.senado.gov.br/ legislacao/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_225_.shtm

36

Вам также может понравиться