Вы находитесь на странице: 1из 16

Universidade de Caxias do Sul

Especializao em Educao Programa Permanente Disciplina: Laboratrio de Aprendizagem Professora: Cristiane Turella Orozco

RELATRIO DO ATENDIMENTO REALIZADO NA DISCIPLINA LABORATRIO DE APRENDIZAGEM

Daniele Schiavo

Caxias do Sul, junho de 2011.


1

INTRODUO
Este trabalho registra as aprendizagens construdas no decorrer da disciplina Laboratrio de Aprendizagem, onde cada integrante do grupo fez intervenes pedaggicas na aprendizagem de um aluno com dificuldades cognitivas. Esta disciplina teve por objetivo proporcionar alternativas de interveno, capazes de contribuir para superao de dificuldades na aprendizagem de sujeitos aprendentes. Tambm auxiliou na construo de diagnsticos iniciais sobre essas dificuldades, possibilitando assim direes para esse trabalho de atendimento individualizado. Esta disciplina proporciona um espao de aprendizagem para os professores interessados em compreender as intervenes necessrias que so feitas no apoio pedaggico das escolas. Durante as aulas presenciais foram discutidas atividades, conceitos, preocupaes, questes determinantes na boa atuao quanto professores interessados nas causas da no-aprendizagem de seus alunos. Essas estratgias serviram de base para o trabalho de campo, pois engrandeceram as relaes entre colegas do grupo e foram muito teis nas intervenes com os alunos. Cada professor tem uma experincia diferente dos demais, e isso muito positivo quando trazido para o grande grupo, como tema para discusso e criao de novas estratgias para trabalhar com as dificuldades que esto em alta nas escolas. Muitas vezes um olhar individualizado, uma ateno mais especfica para o aluno que apresenta alguma defasagem, j o suficiente para conseguir resultados satisfatrios na aprendizagem. Por fim, o relatrio aqui apresentado ir mostrar o processo de uma caminhada de encontros com o aluno Felipe (nome fictcio), estudante do 3 ano, de uma escola municipal de Caxias do Sul.

APRESENTAO DO ALUNO: PROFESSORA DO 3 ANO


O aluno Felipe integrante da turma de 3 ano, cuja sou professora. Esta turma formada por 32 alunos com idades entre 8 e 11 anos. Esses alunos vieram com muitas defasagens de alfabetizao do ano anterior, por consequncia de trocas de professores no decorrer de 2010. Tendo esse fator como principal responsvel dessa defasagem em massa, essa turma apresenta metade se seus alunos ainda em processos iniciais de alfabetizao, alguns repetentes do 3 ano. Como forma de ajud-los a no perder mais um ano, a escola buscou formas de sanar essa questo. Alm do perodo normal de aula, esses alunos so atendidos por outras professoras, nos momentos de Apoio Pedaggico, na Progresso Continuada (alunos que passaram do 2 ano para o 3, mas ainda no esto com todas as habilidades desenvolvidas, em especial a alfabetizao) e no Projeto Mais Alfabetizao, um projeto criado pela rede de educao a qual pertence escola, que prioriza o ensino da alfabetizao para os alunos que ainda no esto alfabetizados. Enfim, todos esses recursos tem uma finalidade apenas: alfabetizar todos os alunos que necessitam, o quanto antes. Felipe por estar repetindo o 3 ano, enquadra-se em todos os programas acima descritos. Como a turma oferecia vrias situaes de alunos com dificuldades de aprendizagem, escolhi convidar esse aluno, por perceber a vontade que ele demonstrava em querer me ajudar, em fazer as atividades mesmo que no conseguisse ler -, em participar das discusses. Alm disso, como ele um aluno que est repetindo a srie, julguei muito necessria uma ajuda a mais nesse processo de aquisio da lngua escrita e da leitura. Ele um aluno que tem um comportamento timo, no se envolve em brigas com outros colegas, apresentando uma postura muito madura para resolver os problemas que ocorrem entre os amigos. Por ele ter essa caracterstica diferenciada da maioria da turma, os colegas o procuram para brincar e ficar juntos. Todos os colegas gostam dele e tentam ajud-lo a fazer as atividades, pois sabem das dificuldades que ele apresenta. Em relao aprendizagem, percebo que Felipe ele tem clareza sobre a situao de suas dificuldades, pois ele finge que faz as atividades, tentando enganar a todos que sabe ler e escrever. Acredito que isso seja um mecanismo de defesa, pois ele tem vergonha e uma grande tristeza por no conseguir ler e escrever como alguns da turma. Isso me deixou chocada e mais impulsionada para fazer esses atendimentos, proporcionando mais uma chance para que ele desenvolva suas habilidades de escrita e leitura.

No incio dos encontros, ele estava no nvel silbico, que de acordo com FERREIRO e TEBEROSKY (1999, p. 209)
Este nvel est caracterizado pela tentativa de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compem uma escrita. Nessa tentativa, a criana passa por um perodo de maior importncia evolutiva: cada letra vale por uma slaba. o surgimento do que chamaremos a hipteses silbicas.

Felipe escreve dessa forma, j estabelecendo algumas relaes entre letras e slabas, porm ao mesmo tempo em que ele estabelece essa relao, tambm escreve mais letras nas palavras, que no apresentam nenhuma ligao com aquilo que ele deseja escrever. Alm disso, percebo que ele no consegue abstrair o que explicado. Se em uma aula dada determinada explicao, na aula seguinte, se questionado ele no consegue lembrar o que aprendeu. O raciocnio lgico tambm apresenta alguns indcios de defasagem, pois em especial na matemtica, as relaes entre nmeros e quantidades no so claras. Mesmo utilizando materiais concretos, a construo das quantidades numricas (unidades, dezenas) no abstrada. Ele copia tudo o que passado no quadro, age muito bem como copista, tentando disfarar para todos que sabe ler e escrever. No pede auxlio aos colegas, pois percebo que tem vergonha de no saber.

ENTREVISTA REALIZADA COM A ME DE FELIPE:


No incio dos encontros com Felipe, solicitei aos pais que viessem conversar comigo sobre essa proposta de atendimento e tambm para saber como a histria de vida de Felipe. De acordo com as informaes relatadas pela me, a gravidez de Felipe foi planejada. O parto foi natural. Felipe nunca apresentou nenhum problema de sade. Chorou ao nascer. Mamou at os trs meses e depois o leite da me secou. A me no teve depresso e nunca precisou tomar remdio no perodo da gravidez ou ps-gravidez. Foi uma criana fcil de criar, pois nunca apresentou grandes problemas. O pai, a me e a av paterna eram responsveis pelo cuidado do beb, que no precisou de nenhum cuidado especial. Felipe teve doenas prprias do perodo da infncia, nenhuma doena grave. O nico episdio de que houve internao em hospital foi na educao infantil (5 anos) por problemas de vermes, ficando trs dias no hospital. CARACTERSTICAS PESSOAIS DE FELIPE SEGUNDO SUA FAMLIA: Bastante afetuoso, sempre est beijando e abraando; No mimado, todos os irmos so tratados iguais;
4

Fica irritado quando no consegue fazer as atividades da escola; Fica magoado quando algum o xinga ou briga;

Ele muito falante, conta tudo o que aconteceu na escola; Ele tambm muito organizado com as coisas de casa, no precisa pedir, pois ele tem iniciativa para realizar as tarefas; independente;

Muito atento a tudo; No esconde nada o que acontece, por isso no tem momentos de mentira; Tem muito medo do escuro e procura no ir sozinho do quarto de seus pais para o seu, necessrio acender as luzes; Fica muito feliz quando brinca ou consegue fazer as atividades da escola sozinho; Gosta de jogar bola e brincar com atividades agitadas, que tenha barulho; Ele tem uma alimentao saudvel, no gosta muito de carne, porm adora feijo, arroz e salada. Na escola nunca apresentou nenhum problema desde a sua entrada na educao infantil. Sempre teve um relacionamento muito bom com as professoras e colegas. Em relao sua repetncia, lidou muito bem com a situao. A me relatou que Felipe percebeu sozinho as suas dificuldades de leitura e escrita, j na metade do ano passado, e viu que se reprovasse teria chance de aprender melhor, por isso ficou tranquilo com a reprovao. Esse ano foi pedido uma avalio com o neurologista, detectando ou no alguma causa orgnica para a no-aprendizagem. O resultado ir ficar pronto daqui a alguns meses. A famlia de Felipe formada pelo pai e me, que j esto casados h 17 anos, seu irmo de 14 anos que cursa a 8 srie e sua irm de 4 anos. O pai trabalha e a me fica em casa cuidando dos filhos e da casa. Essa famlia mora em frente escola, em uma casa muito humilde, pequena e com grande circulao de pessoas (vizinhos e parentes).

ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSORA DO 3 ANO (2010):


A principal dificuldade encontrada nos atendimentos e no ano passado de reter informaes, inconstante: hoje sabe, amanh esquece. Para ela esse um principal motivo pelo qual Felipe no consegue se alfabetizar. Sobre as outras caractersticas a professora relata que o aluno relaciona-se bem com todos, amigo, educado, cumpre as regras de convivncia, participa das atividades.
5

Tambm frequenta as aulas com assiduidade, tem uma famlia que colabora com o trabalho da escola. Percebe-se que ele faz os temas, mas auxiliado. Demonstra dificuldades em reter informaes, inconstante e tende a esquecer o que aprendeu no dia anterior. Comea relacionar algumas famlias silbicas e encontra-se no nvel silbico. Relata fatos oralmente, mas sua escrita incompreensvel. organizado com seu material em geral. Apresenta dificuldade tambm na compreenso matemtica. J realiza clculos simples de soma e subtrao com pouca autonomia.

DESCRIO DOS ENCONTROS:


1 ENCONTRO: 08/04/2011 Atividades desenvolvidas: - conversa inicial sobre os encontros; - escrita do nome; - desenho de si mesmo, com cenrio; - jogo Cara a Cara. Observaes: Desde o convite feito, Felipe se mostrou muito disposto a ter essas aulas diferentes, muito entusiasmado. Nesse primeiro encontro, expliquei a ele como seriam nossas atividades. Ressaltei que as atividades feitas durante os encontros no teriam relao com as atividades da tarde, feitas com turma. Isso foi muito positivo, pois senti desde o incio uma aproximao maior do aluno. Depois dessa conversa, pedi que ele escrevesse o seu nome da forma que quisesse. Ele usou a letra script, maiscula e com perspectiva. Pintou cada letra com uma cor. Felipe disse que inventou essa letra, que nunca tinha visto. Do outro lado da folha, ele fez o seu desenho. Fez com muito capricho e demorou um pouco. Retratou o ptio da casa da av, j que o lugar que ele mais gosta de ir. Desenhou-se com uma pipa e carrinho (brinquedos favoritos). Tambm disse que gosta de brincar com o seu irmo mais velho. O que mais chamou a ateno foi a pintura que ele fez: seu rosto foi pintado de cor clara, o corpo de marrom e seus olhos de verde, sendo que esse menino negro e tem olhos escuros.
6

Nesse encontro, Felipe sentiu-se tranquilo, demonstrou interesse e no se distraiu com nada, nem mesmo com os barulhos da escola. Apresenta boa motricidade fina no desenho e domnio / capricho na pintura. 2 ENCONTRO: 15/04/2011 Atividades desenvolvidas: - Jogo dos Gostos e desenhos das respostas; Observaes: Neste encontro eu trouxe um jogo de tabuleiro sobre os gostos das pessoas. Expliquei a ele como se joga e como iramos registras nossas respostas. Antes de iniciarmos, conversamos sobre os gostos que estavam no tabuleiro. Ele foi muito participativo, respondendo todas as perguntas, entusiasmado e com vontade de jogar. Comeamos o jogo e fomos preenchendo cada espao com desenhos e escrita sobre os mesmos. Ele tem muita dificuldade com o cdigo escrito, mas conseguiu estabelecer relao com os desenhos da trilha e a atividade a ser feita. Apesar disso, ficava em dvida nas casas com atividades somente escritas. Mesmo lendo para ele, na prxima vez que o dado casse na mesma casa, ele no lembrava o que era para fazer, ento tentava adivinhar. Felipe estava muito entusiasmado, pedia quais seriam as prximas atividades. O encontro foi muito tranquilo, pois ele percebeu que consegue fazer as atividades e que capaz e inteligente. 3 ENCONTRO: 19/04/2011 Atividades desenvolvidas: - jogo de memria / quebra-cabea das formas; - desenho das formas em objetos vistos; - formao de palavras com o E.V.A mvel Observaes: Felipe estava animado. Essa animao pode ser reflexo do apoio dado nos programas que ele est participando, pois na tarde anterior ele havia conseguido ler e escrever palavras curtas. A inteno no era a de aplicar o jogo com o E.V.A, porm ele pediu muito interessado. Jogamos o jogo e j fomos fazendo relao com os lugares ou objetos que encontramos as formas geomtricas. Ele sentiu dificuldade em nomear figuras que correspondessem as formas. Apesar da dificuldade, ele conseguiu fazer a atividade.
7

Depois ele desenhou os objetos com relao as formas e tentou escrever as palavras. Montou o nome dos objetos e montou novas palavras. Eu fiz o papel de escriba, copiando as palavras que ele conseguia montar com o material concreto. Em mdia fora em torno de 25 palavras montadas sem nenhuma ajuda. 4 ENCONTRO: 29/04/2011 Atividades desenvolvidas: - desenho da famlia - desenho da rvore - manipulao dos blocos lgicos Observaes: O aluno se mostrou muito entusiasmado com o encontro de hoje. Primeiramente ele fez o desenho da famlia (me, pai, irmo, irm e ele). Depois foi feito o desenho da rvore. Aps os desenhos manipulamos os blocos lgicos. Inicialmente ele montou figuras como cama, semforo, vela, um rosto de um palhao. Ele no organizou as montagens, todas estavam juntas com as peas a serem usadas. Mesmo tendo vrias peas disponveis, ele usou as mesmas, montando e desmontando. Por fim, ele montou uma grande casa, iniciando pela garagem. Algumas caractersticas dessa casa: uma manso, tem um gramado grande, tem um cachorro. Essa casa tem vrios quartos, com vdeo game, televiso grande e banheiro com decorao de couro. Ele gostou de brincar com os blocos lgicos. Percebi que a imaginao foi alm, pois ele falava e manipulava as peas e suas partes como um grande brinquedo. Acredito que com a montagem dessa casa, ele depositou seu desejo de ter uma casa melhor, mais aconchegante do que a da realidade. Anlise do desenho da famlia: O aluno desenhou por primeiro a sua me, mostrando que essa pessoa de maior valncia (positiva/negativa). Depois ele desenhou seu pai, seu irmo (em destaque mais alto e mais forte), sua irm e por ltimo ele. Por ter desenhado seus pais de mos dadas, supe-se medo de perder afeto, uma necessidade maior de segurana. Como ele se desenhou por ltimo, mostrando que se sente abandonado, mostrando uma possvel baixa estima. Acredito que isso tambm influenciado por ele ser repetente e estar cansado de tantos

estmulos para que aprenda. Isso pode causar uma presso, pois sempre tem alguma professora o acompanhando nas atividades extras. Outra caracterstica que chamou a ateno nesse desenho que em nenhum dos familiares foi desenhado a ris nos olhos. So olhos fundos que do a impresso de estarem longe da realidade que vivem, querendo deixar de ver o que est na sua frente. O sol desenhado esquerda da folha mostra que a figura feminina (me) est presente no contexto, mas possivelmente distante dele. Curioso que o sol foi o nico elemento do desenho com olhos completos, dando a impresso que ele est vendo tudo o que est acontecendo nessa famlia. Outro aspecto relevante nesse desenho que a nica pessoa que teve as sobrancelhas desenhadas foi o irmo, mostrando que ele tem uma personalidade mais forte e decidida que os demais. Percebo que o irmo apresenta essas caractersticas pela prpria estrutura fsica (alto e robusto) e na forma de tratar e conversar com o aluno. Outra caracterstica do desenho que Felipe no desenhou mos no irmo, e nele mesmo. Pode ser por falta de confiana nos contatos sociais, sentimento de menos valia. Por conhecer um pouquinho sobre essa famlia, achei muito interessante o que Felipe mostrou em seu desenho, pois aparentemente essa famlia parece ser muito unida e pronta para encarar os desafios que a vida coloca. Anlise do desenho da rvore: Neste desenho pude perceber mais algumas caractersticas de Felipe e seu relacionamento com as pessoas prximas. Segundo o que percebi em seu desenho da rvore, ele no apresenta traumas nas idades delimitadas (0, 3, 6, 9 anos). Apesar disso, fez a rvore sem raiz, saindo da prpria folha. Isso pode retratar o medo do desconhecido, busca a sua afirmao perante os demais. Apesar disso, a copa da rvore mostra que talvez esse medo do desconhecido esteja ancorado e sustentado no ncleo afetivo, pois Felipe desenhou uma copa de rvore normal, toda fechada e com ondulaes dentro do limite. Essa perturbao que o desenho mostra, possa ser algo passageiro que ele esteja vivenciando, e que com os encontros a situao da no-aprendizagem j est tomando rumos de soluo. 5 ENCONTRO: 06/05/2011 Atividades desenvolvidas: - desenho livre - desenho da casa - produo oral e escrita de uma histria em quadrinho.
9

Observaes: Neste encontro, propus que ele fizesse um desenho livre. Ele desenhou um carro para a sua me, com as seguintes caractersticas: uma camionete, rodas cromadas, pelculas nos vidros, turbo, desenhos em 3D (v de longe e est por fora), vidros eltricos, suspenso a ar (viu na internet). Essas informaes Felipe disse que aprendeu com o pai, pois ele mecnico e coloca isso nos carros. Percebi que ele tem um grande afeto pela me, pois at agora, foram feitas vrias referencias a ela. Isso talvez porque ele sinta a falta dela, e queira ela mais por perto. Anlise do desenho da casa: Este desenho mostra que os traos usados para desenhar o teto foram feitos mais fortes do que o resto das linhas da casa. Possivelmente Felipe se sente inseguro em relao a alguma situao, podendo at ser a da sua no-aprendizagem da alfabetizao. Nas duas portas que ele desenhou, foi feita a fechadura, talvez tentando defender-se de ataques externos, no querendo expor os problemas que sua famlia pode estar passando. Alm das portas, Felipe desenhou trs janelas com grades, mostrando ele tem um desejo de proteo, onde ele pede limite ou muito limitado. No desenho de Felipe, ficou muito claro que ele fez uma casa com duas frentes ligadas por uma construo que prolonga o corpo central das mesmas. Pois bem essa representao tambm aponta a possibilidade de uma necessidade de mudana, onde se sente rejeitado e busca outro lar. Essa interpretao interessante, pois nas conversas que tivemos em outros momentos, onde o assunto gerava a casa, ele sempre dava vrias caractersticas diferentes da sua casa real, idealizando outra moradia. 6 ENCONTRO: 12/05/2011 Atividades desenvolvidas: - quebra-cabeas de figuras - formao de frases com as figuras montadas - desenho da figura humana Observaes: Neste encontro propus ao Felipe que montssemos o quebra-cabea de figuras (animais, objetos, brinquedos). Ele adorou montar esse jogo, achou muito legal, apresentando muita disposio para realizar essa atividade. Depois passamos para a prxima atividade que seria a formao de frases oralmente sobre as figuras. Ele pediu que no queria escrever, pois estava sem vontade. Combinamos ento que nesse

10

encontro no faramos o registro escrito. Ento comeamos a montar frases sobre as figuras e Felipe se sentiu bem melhor j que no precisava escrever o que falava. Anlise do desenho da figura humana: Felipe, apesar de no querer escrever, concordou em fazer o desenho da pessoa. De acordo com o que percebi e o questionamento que fiz depois do desenho, ele iniciou pelos ps, fazendo de forma proporcional todo o corpo da pessoa. Essa pessoa um menino de 11 anos que se chama Pablo. Ele um amigo muito querido, comportado e inteligente. Tambm ele seu amigo de corao, o conheceu atravs de outro amigo, no parquinho. Este menino mora com a famlia (pai, me). Ele estuda de noite e trabalha para ajudar seus pais. Pablo tem muito amigos, em mdia dez amigos. Fica triste quando batem nele e fica alegre quando ajuda algum. O desejo de Pablo ter uma casa de dois andares, uma televiso bem grande e camas de casal em todos os quartos. O maior medo de Pablo do bicho papo. Ele gosta muito de brincar de pega-pega, carrinho e pipa. Adora comer pizza. Muitas dessas caractersticas se enquadram na personalidade de Felipe. As brincadeiras, a comida, o tipo de casa que deseja, enfim so representao de desejos de mudanas, de medos que ele expressa atravs de seu desenho, ou melhor, atravs de seu amigo Pablo. Alm disso, outros aspectos podem ser vistos mais aprofundados no desenho. Novamente, Felipe no desenhou os olhos de forma completa (contorno e ris), mostrando a sua negao perante as situaes que esto acontecendo. Tambm percebe-se que os ombros do desenho so exagerados, considerando o espao entre eles e o pescoo. Isso pode mostrar uma fantasia de poder, ou que est se sentindo sobrecarregado pelas muitas responsabilidades que lhe so impostas. As mos da pessoa no foram desenhadas, representando assim o sentimento de menos valia que Felipe pode sentir no grupo, por estar enfrentando situaes difceis em sua casa, e at mesmo pelo fato no estar conseguindo ler e escrever. Isso pode mostrar at mesmo uma possvel rejeio materna em algum momento de sua vida, j que em outros desenhos Felipe d indcios dessa falta da presena da me. 7 ENCONTRO: 19/05/2011 Atividades desenvolvidas: - escrita do nome das figuras do quebra-cabea - leitura de fichas com frases
11

Observaes: J que no encontro anterior Felipe no quis escrever, nesse iniciei com a escrita dos nomes das figuras do quebra-cabea. Para fazer esse registro, montamos as palavras com as letras mveis. Depois de escritas, pedi que lesse. Passamos para a leitura das fichas com frases curtas que eu havia trazido. Ele conseguiu ler algumas, mas com auxlio. Felipe fez todas as atividades com tranquilidade. 8 ENCONTRO: 25/05/2011 Atividades desenvolvidas: - jogo de percepo visual - relatos orais sobre as imagens Observaes: Eu trouxe um jogo para relacionar as imagens, trabalhando com a percepo visual. Cada conjunto era formado por um tabuleiro com quatro imagens contornadas, e as mesmas quatro imagens em pedaos soltos, coloridas para colocar no tabuleiro e estabelecer essa relao entre as partes. Durante o jogo, eu indagava ele sobre as combinaes, o que acontecia em cada imagem, quais eram as diferenas e semelhanas. O que mais chamou a ateno nesse encontro foi a dificuldade de Felipe em relacionar caractersticas das estaes do ano com seus nomes. Invertia as caractersticas, no tinha certeza das informaes que eu dava sobre cada uma. Senti-o um pouco brincalho demais, deixando de se esforar como nos outros encontros. 9 ENCONTRO: 02/06/2011 Atividades desenvolvidas: - criao e representao do monstro - conversa sobre esse monstro. Observaes: Propus a Felipe que imaginasse um monstro e a partir da fizesse um desenho dele. Ele gostou muito da ideia, pensou bastante sobre como iria desenh-lo, fazendo com muito capricho, no querendo pint-lo, pois o monstro no tinha cor. Depois de ter feito o desenho, questionei um pouco, e obtive as seguintes respostas: O nome dele Fogo, porque ele solta fogo pela cabea. Esse monstro bravo quando as crianas brigam. Apesar disso, esse monstro do bem, porque cuida das crianas para no brigarem.
12

Ele tem uma arma invisvel com pode da gua. Tambm tem o poder do vento e usa para trazer comida para os outros e impedir que briguem. O monstro Fogo gosta muito de brincar com o seu dono (Felipe), em especial de pega-pega. Tambm traz coisas boas para ele. Ns moramos juntos em uma caverna e somo muito amigos. O monstro tambm tem dentes venenosos com veneno vermelho. Ele usa esses dentes para morder e comer a comida. O que mais deixa ele feliz quando ningum briga, todos ficam amigos e quando ganha alguma coisa. Eu gostaria de levar o monstro para praia. L ele poderia se refrescar. Foi muito interessante fazer esse desenho , pois Felipe se envolveu de uma forma intensa, usando a imaginao e colocando muita vontade para fazer a atividade. Ainda depois disso, ele pediu que formssemos mais palavras com as letras mveis. Devido ao trmino do tempo, deixei marcada essa atividade para o prximo encontro.

10 ENCONTRO: 10/06/2011 Atividades desenvolvidas: - brincadeiras com as letras mveis - escrita de palavras Observaes: A partir do pedido do aluno, nesse encontro eu trouxe atividades que utilizassem as letras mveis. Eu trouxe trs conjuntos de figuras com uma tabela para cada conjunto. Nessa tabela ele escreveu o nome das figuras, depois de montar com as letras e pintar os desenhos. Ele adorou a brincadeira.

11 ENCONTRO: 15/06/2011 Atividades desenvolvidas: - jogo da memria - leitura de um texto sobre Felipe - identificao de palavras

13

Observaes: Este foi o nosso ltimo encontro. Eu trouxe um jogo de memria com figuras e palavras para jogarmos. O jogo foi bem sucedido, pois com o auxlio das figuras, Felipe conseguiu identificar vrias palavras. Depois eu dei para ele ler um texto que fiz sobre ele mesmo. Um texto curto com algumas informaes que da vida dele. Lemos, ele pintou algumas palavras que identificou sozinho e depois desenhou no espao abaixo do texto. De presente, dei o jogo de memria e mais um saco com letras mveis de E.V.A para ele montar palavrinhas em casa e poder aprender mais ainda. Ele ficou muito contente com o presente. E assim terminamos essa etapa.

ANLISE DOS ENCONTROS:


Nessas semanas de convvio mais prximo com Felipe, ficou claro alguns aspectos de sua vida que contribuem para a sua no-aprendizagem. De acordo com os desenhos-testes que foram realizados, Felipe mostrou que algo em sua vida em famlia no est muito bem. Praticamente todos os desenhos permitiram uma interpretao sobre a insegurana, a intranquilidade que ele sente em relao sua famlia. Pelas conversas percebe-se que o desejo de mudana de vida, seja da casa, ou da sua situao na escola, est muito presente. Alm disso, a figura de sua me est desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento, pois fico evidente a falta que a presena dessa me est causando na vida de Felipe. Essa presena no se remete somente presena fsica, mas tambm presena no acompanhamento da sua aprendizagem, ou de forma mais afetiva. Outro aspecto presente nos desenhos de Felipe que ele utilizou na maioria, traos fracos, demorando em fazer os desenhos, mostrando uma grande preocupao em como iria ficar o desenho. Ele pensava muito antes de iniciar o desenho, e at dizia que os seus desenhos no estavam bonitos. Essa caracterstica tambm aponta medo, insegurana e baixa autoestima em relao s situaes de sua vida (famlia, escola, amigos). Com esses atendimentos, tentando delimitar uma linha de pensamento sobre quais so as reais dificuldades de Felipe, pude perceber outro Felipe que no iria v-lo dentro do grupo da tarde. Com as atividades propostas, foi possvel perceber como est ocorrendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo dele. Assim, pode-se ter um panorama um pouco mais descritivo sobre como est acontecendo o processo de construo do conhecimento no interior dele.

14

De acordo com os textos lidos nas nossas aulas da disciplina, foi colocada a importncia de delimitarmos a modalidade de aprendizagem que o nosso aluno encontra-se, para assim fazer uma interveno mais focada em objetivos claros. Entre esses textos temos o da autora GRIZ (A Psicopedagogia e as Modalidades de Aprendizagem do Sujeito), que mostra claramente como podemos classificar as dificuldades de nossos alunos, a fim de intervir corretamente e com eficcia, transformando a no-aprendizagem em uma adaptao inteligente da aprendizagem. Para possibilitar essa classificao e auxiliar os docentes e profissionais da rea da educao a encontrarem o caminho de ajuda aos alunos, autora baseia-se nos estudos de Alcia Fernandez (1991) e Sara Pain (1986), possibilitando as relaes e consequncias na aprendizagem. Entre as modalidades de aprendizagem estudadas, eu destaco aquela que mais se assemelha com Felipe: a modalidade de aprendizagem hipoassimilativa-hiperacomodativa, cuja modalidade a mais encontrada nas escolas. So aqueles alunos com bom comportamento, que muitas vezes passam despercebidos pelos professores, pois no apresentam uma grande atividade perante as situaes. So os bonzinhos. Alm disso, no estabelecem relaes e no colocam significado, pois tem pobreza de contato com os objetos, no tem interesse ou desejo de conhecer. A falta de estmulo para aprender pode estar ligada a vrias situaes, ou seja, sua reprovao, os vrios atendimentos que Felipe est participando (isso pode estar o esgotando), a preocupao com a aprovao para o prximo ano, as questes familiares que no foram analisadas na sua raiz, pois os desenhos de Felipe mostram um perfil e a conversa com a me j mostra outro diferente, de tranquilidade e de no compreenso do motivo pelo qual ele no aprende. Piaget (1977) nos mostra que a afetividade o motor do desenvolvimento cognitivo, em que um no sobrevive sem o outro, ou seja, quando o aluno percebe que seus prximos no demonstram afetividade, ele acaba ficando frustrado e com baixa autoestima. Isso acontece porque o sujeito-criana, como um ser em constante construo, necessita de modelos para o seu desenvolvimento. O despertar das questes afetivas extremamente importante para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva. No possvel um ensino tanto por parte da escola ou da famlia sem afeto, estmulos e confiana. Esse um ponto que percebi a mudana de relacionamento que aconteceu do decorrer dos encontros. Felipe e eu estamos muito mais prximos na aula da tarde, pois tivemos um contato muito positivo pelas manhs. Isso tambm foi fundamental para que ele acreditasse nas suas potencialidades e capacidades de aprender.

15

MINHAS SENSAES
Esta nova proposta foi muito instigadora e interessante na minha prtica profissional. Ter a oportunidade de atender um aluno somente, de poder ter um olhar bem individual algo que me deixou muito contente. Pude realmente ajudar um aluno que precisa muito, mas de forma especial. Essa experincia contribui muito com a minha aprendizagem, pois realmente pude olhar o Felipe por ele mesmo, no tendo influncias de outros sujeitos no processo. O que me questiono e que ao mesmo tempo me preocupa, como dar esse olhar individualizado, afetivo e de credibilidade com tanta intensidade para um grupo com 32 alunos. Esse o nmero de alunos da minha turma, e infelizmente esse olhar especial uma ideologia que no com consigo alcanar. Fala-se em muitos discursos sobre a educao ideal, ou mostram-se estatsticas com dados extremamente positivos sobre a aprendizagem dos alunos. Porm quando olhamos a realidade que nos encontra dentro das escolas, percebemos que infelizmente no vamos atingir todos os nossos alunos da mesma forma, que no vamos conseguir olhar para cada um deles e propor intervenes que os ajudem a se desenvolver na aprendizagem. Talvez essa seja a minha maior frustao profissional. Sinto-me remando contra a mar cada vez que so comunicadas mudanas na educao feitas por pessoas que somente tem o poder, porm no tem o conhecimento ou a prpria experincia da causa. Apesar disso, no podemos desistir e fazer o possvel para ajudar os alunos que precisam de intervenes mais apropriadas e no desistir tambm de acreditar na educao. Essa disciplina foi muito importante para mim e satisfatria, pois alm da aprendizagem que obtive, o grupo de colegas e professora foi muito agradvel. Espero que ainda possamos trocar informaes, atividades e conhecimentos para auxiliar umas as outras.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FERNANDEZ, Alcia. A inteligncia aprisionada. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1991 FERREIRO, Emlia. TEBEROSKY, Ana. Psicognese da Lngua Escrita. Porto Alegre: Artmed. 1999 __________________. O saber em jogo. Porto Alegre: Artes Mdicas. 2001 GRIZ, Maria das Graas Sobral. A Psicopedagogia e as Modalidades de Aprendizagem do Sujeito. PAIN, Sara. Diagnstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Mdicas. 1986 PIAGET, Jean. O julgamento moral na criana. So Paulo: Mestre Jou, 1977.

16

Вам также может понравиться