Вы находитесь на странице: 1из 5

Histria das Polticas Pblicas e organizao dos Servios de Sade no Brasil

Prof. Fransley Lima Histrico Sc. XVIII: Santas Casas de Misericrdia cuidados de sade pelos Jesutas e Hospitais militares de Portugal. Sc. XIX: transformao da finalidade dos hospitais ( mais cientficos). Repblica Velha 1889 a 1930 Cenrio Sanitrio: Predomnio das doenas transmissveis, grandes epidemias e doenas pestilnciais, fruto da imigrao, migrao, formao de aglomerados e das precrias condies de saneamento bsico. Cenrio Poltico - Econmico: Instalao das primeiras indstrias. Agrrio-exportador (caf, borracha e acar). Fatos Marcantes:

Agosto de 2011

Lei Eli Chaves em 1923 Criao das Caixas de Aposentadorias e Penses CAPS. Eram organizadas por empresas e mantidas pelos funcionrios e tinham como finalidades: Aposentadorias e penses; Servios funerrios, socorro mdico para a famlia, medicamento por preo especial; Assistncia por acidente de trabalho.

OBS: a primeira CAPS foi dos ferrovirios. Epidemia de Febre Amarela na Capital da repblica Oswaldo Cruz assume o Departamento Federal de Sade Pblica onde fez uso de aes arbitrrias:
-

Erradicao da Febre Amarela com medidas campanhistas e vacinao obrigatria, Lei 1261/1904 que desencadeou a REVOLTA DA VACINA.

Era Vargas 1930 a 1964 Cenrio Sanitrio: Predomnio das doenas da pobreza ( doenas infecciosas e parasitrias, deficincias nutricionais e etc) e o surgimento das morbidades modernas (cardiopatias, neoplasias, acidentes e violncia). Cenrio Poltico - Econmico: A crise do caf e a crise poltica da Velha Repblica desencadearam um golpe de Estado conhecido como Revoluo de 30. A indstria passa ser a maior responsvel pelo acmulo de capital. Aes de Sade: A Sade Pblica passa a ser institucionalizada pelo Ministrio da Educao e Sade e a medicina previdenciria pela Ministrio do Trabalho. A Educao Sanitria passa a ser valorizada e as campanhas de controle de doenas executas pelo Departamento Nacional de Sade. Fatos Marcantes: Criao do Servio Especial de Sade Pblica SESP; Superintendncia de Campanhas de Sade Pblica SUCAN; Aes concentradas na rea de campanhas sanitrias (maternoinfantil,TB,HAN); Manuteno de Postos e Centros de Sade para os no previdencirios; Regulamentao das Leis Sindicais e surgimento dos IAPS (Institutos de Aposentadorias e Penses) por categorias.

Autoritarismo 1964 a 1984 Cenrio Sanitrio: Aumento das taxas de mortalidade infantil, TB, malria, Chagas e acidentes de trabalho em concomitncia com morbidades modernas e da pobreza. Algumas melhoras ocorrem apenas nas doenas imunoprevinveis. Cenrio Poltico Econmico: Presso das massas urbanas por melhores condies de vida e reformas sociais. Ocorre mais um Golpe Militar em 1964, instalando um regime autoritrio com durao de 21 anos. Isso gera a consolidao do capitalismo

monopolista do Estado, conteno de salrios e represso aos opositores do regime. Aes de Sade: O governo privilegia o setor privado, mediante compra de servios de assistncia mdica. A crise do setor foi caracterizada pela insuficincia, descoordenao, m distribuio dos recursos, inadequao e ineficcia dos servios. Fatos Marcantes: V Conferncia Nacional de Sade proposta do Sistema Nacional de Sade atravs da lei 6229/75. Definindo as atribuies de diversos ministrios; Criao do INPS (Instituto Nacional de Previdncia Social), responsvel tanto pelas aposentadorias e penses quanto pela assistncia mdica dos segurados e familiares; No incio dos anos 80 crise da Previdncia, a hegemonia assistencial privatista e as empresas multinacionais se articulavam; Organizao da classe operria do ABC paulista; DIRETAS J derrota do regime autoritrio; Incio da construo da proposta da Reforma Sanitria Brasileira, com as AISs (Aes Integradas de Sade), por influncia da Conferncia de Alma Ata.

Nova Repblica 1985 a 1988 Cenrio Sanitrio: Perodo de reduo da mortalidade infantil, manuteno das doenas cardiovasculares e neoplasias e aumento das mortes violentas. Crescimento dos casos de AIDS e epidemias de dengue.
Aes de Sade:

Presso dos movimentos sociais de para a Reforma Sanitria. Fatos Marcantes:

VIII Conferncia Nacional de Sade:

1. Conceito ampliado de sade;

2. Reconhecimento da sade como direito de todos e dever do Estado; 3. Participao popular controle social; 4. Constituio e ampliao do oramento social; 5. A REFORMA SANITRIA, foi assumida como proposta abrangente de reforma social e ao mesmo tempo um processo de transformao da situao sanitria; 6. Implantao do SUDS Sistema nico Descentralizado de Sade, definido como estratgia para construo do SUS: 7. Desconcentrao de recursos e descentralizao de poder para os Estados ( estadualizao). 8. Ampliao da cobertura de servios para todos os cidados. Promulgao da Constituio de 1988, mediante emenda popular que garantiu o direito sade para todos os brasileiros e instituiu o Sistema nico de Sade SUS.

Ps Constituinte 1989 a 2002 Cenrio Sanitrio: A dcada de 90 inicia-se com a epidemia de clera e agravamento da mortalidade por causas externas, destacando-se o predomnio dos homicdios sobre os acidentes de trnsito. Cenrio Poltico Econmico: Aprofunda-se a instabilidade econmica com a hiperinflao e crise fiscal do Estado. O governo Collor, reduziu em quase metade os recursos para a sade. Era o caos do SUS. Aes de Sade: A Reforma Sanitria encontrava srios problemas para sua implementao. Como consequncia surge um descrdito contra o SUS, tanto pelos dirigentes quanto pela mdia, populao e trabalhadores de sade. Aps o impeachment de Collor, iniciou-se a conjuntura sanitria que permitiu retornar certos aspectos da reforma. Fatos Marcantes: Aprovao das Leis Orgnicas da Sade LOS:

1. Lei 8080/90: Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e

recuperao da Sade, a organizao e funcionamento dos servios de sade.


2. Lei 8142/90: Dispe sobre a participao da comunidade na gesto do

Sistema nico de Sade SUS e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade. 3. Em 1993 acontece a IX Conferncia Nacional de Sade, com a ousadia de cumprir e fazer cumprir a Lei e a primeira NOB ( Norma Operacional Bsica) editada; 4. Em 1996 acontece a X Conferncia Nacional de Sade. A NOB 96 editada e regulamenta o SUS e prev as formas de gesto estadual e municipal, repasses financeiros e ampliao da ateno bsica.

5. Avanos a nvel de Ateno Primria, com ampliao da Rede Bsica atravs da ampliao do PACS ( Programa de Agentes Comunitrios de Sade) e PSF ( Programa de Sade da Famlia); 6. Em 2001, elaborao da NOAS/01 ( Norma Operacional de Assistncia Sade) que define o processo de regionalizao da assistncia e cria mecanismos para o fortalecimento da capacidade de gesto do SUS. Alm disso, atualiza os critrios de gesto dos Estados e municpios.

Вам также может понравиться