Вы находитесь на странице: 1из 4

A Concordncia Nominal o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo) quanto ao gnero (masculino

o ou feminino) e o nmero (plural ou singular). Exemplo: Eu no sou mais um na multido capitalista. Observe que, de acordo com a anlise da orao, o termo na a juno da preposio em com o artigo a e, portanto, concorda com o substantivo feminino multido, ao mesmo tempo em que o adjetivo capitalista tambm faz referncia ao substantivo e concorda em gnero (feminino) e nmero (singular). Vejamos mais exemplos: Minha casa extraordinria. Temos o substantivo casa, o qual ncleo do sujeito Minha casa. O pronome possessivo minha est no gnero feminino e concorda com o substantivo. O adjetivo extraordinria, o qual predicativo do sujeito (trata-se de uma orao com complemento conectado ao sujeito por um verbo de ligao), tambm concorda com o substantivo casa em gnero (feminino) e nmero (singular). Para finalizar, veremos mais um exemplo, com anlise bem detalhada: Dois cavalos fortes venceram a competio. Primeiro, verificamos qual o substantivo da orao acima: cavalos. Os termos modificadores do substantivo cavalos so: o numeral Dois e o adjetivo fortes. Esses termos que fazem relao com o substantivo na concordncia nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gnero e nmero com o mesmo. Nesse caso, o substantivo cavalos est no masculino e no plural e a concordncia dos modificadores est correta, j que dois e fortes esto no gnero masculino e no plural. Observe que o numeral dois est no plural porque indica uma quantidade maior do que um. Ento temos por regra geral da concordncia nominal que os termos referentes ao substantivo so seus modificadores e devem concordar com o mesmo em gnero e nmero. Importante: Localize na orao o substantivo primeiramente, como foi feito no ltimo exemplo. Aps a constatao do substantivo, observe o seu gnero e o nmero. Os termos referentes ao substantivo so seus modificadores e devem estar em concordncia de gnero e nmero com o nome (substantivo). Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras Equipe Brasil Escola

Concordncia Verbal

Regra

geral:

Estudar a concordncia verbal , basicamente, estudar o sujeito, pois com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular, o verbo tambm o estar; se o sujeito estiver no plural, o mesmo acontece com o verbo. Ento, para saber se o verbo deve ficar no singular ou no plural, deve-se procurar o sujeito, perguntando ao verbo Que(m) que pratica ou sofre a ao? ou Que(m) que possui a qualidade? A resposta indicar como o verbo dever ficar. Por exemplo, a frase As instalaes da empresa so precrias tem como sujeito as instalaes da empresa, cujo ncleo a palavra instalaes, pois elas que so precrias, e no a empresa; por isso o verbo fica no plural. At a tudo bem. O problema surge, quando o sujeito uma expresso complexa, ou uma palavra que suscite dvidas. So os casos especiais, que estudaremos agora: 01) Coletivo: Quando o sujeito for um substantivo coletivo, como, por exemplo, bando, multido, matilha, arquiplago, trana, cacho, etc., ou uma palavra no singular que indique diversos elementos, como, por exemplo, maioria, minoria, pequena parte, grande parte, metade, poro, etc., podero ocorrer trs circunstncias: A) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de qualquer restritivo: Nesse caso, o verbo ficar no singular, concordando com o coletivo, que singular. Ex. A multido invadiu o campo aps o jogo. O bando sobrevoou a cidade. A maioria est contra as medidas do governo. B) O coletivo funciona como sujeito, acompanhado de restritivo no plural: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. A multido de torcedores invadiu / invadiram o campo aps o jogo. O bando de pssaros sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria dos cidados est / esto contra as medidas do governo. C) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de restritivo, e se encontra distante do verbo: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. A multido, aps o jogo, invadiu / invadiram o campo. O bando, ontem noite, sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria, hoje em dia, est / esto contra as medidas do governo. Um milho, um bilho, um trilho:

Com um milho, um bilho, um trilho, o verbo dever ficar no singular. Caso surja a conjuno e, o verbo ficar no plural. Ex. Um milho de pessoas assistiu ao comcio

Um

milho

cem

mil

pessoas

assistiram

ao

comcio.

02) Mais de, menos de, cerca de, perto de: quando o sujeito for iniciado por uma dessas expresses, o verbo concordar com o numeral que vier imediatamente frente. Ex. Mais Menos de Cerca de de criana se machucou no dez pessoas chegaram na hora duzentos mil reais foram uma brinquedo. marcada. surripiados.

Quando Mais de um estiver indicando reciprocidade ou com a expresso repetida, o verbo ficar no plural. Ex. Mais Mais Mais de de um de um deputado uma pessoa carro se se xingaram durante agrediram-se. entrechocaram. a sesso.

03) Nome prprio no plural: quando houver um nome prprio usado apenas no plural, deve-se analisar o elemento a que ele se refere: A) Se for nome de obra, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. Os Lusadas imortalizou / imortalizaram Cames. Os Sertes marca / marcam uma poca da Literatura Brasileira. B) Se for nome de lugar - cidade, estado, pas... - o verbo concordar com o artigo; caso no haja artigo, o verbo ficar no singular. Ex. Os Estados Unidos comandam o mundo. Campinas fica em So Paulo. Os Andes cortam a Amrica do Sul. 04) Qual de ns / Quais de ns: quando o sujeito contiver as expresses ...de ns, ...de vs ou ...de vocs, deve-se analisar o elemento que surgir antes dessas expresses: A) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no singular (qual, quem, cada um, algum, algum...), o verbo dever ficar no singular. Ex. Quem de ns ir conseguir o intento? Quem de vs trar o que pedi? Cada um de vocs deve ser responsvel por seu material. B) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no plural (quais, alguns, muitos...), o verbo tanto poder ficar na terceira pessoa do plural, quanto concordar com o pronome ns ou vs. Ex. Quantos de ns iro / iremos conseguir o intento? Quais de vs traro / trareis o que pedi? Muitos de vocs no se responsabilizam por seu material. Pronomes Relativos:

Quando o pronome relativo exercer a funo de sujeito, deveremos analisar o seguinte: A) Pronome Relativo que: o verbo concordar com o elemento antecedente.

Ex. Fui eu que quebrei a vidraa. (Eu quebrei a vidraa) Fomos ns que telefonamos a voc. (Ns telefonamos a voc) Estes so os garotos que foram expulsos da escola. (Os garotos foram expulsos) B) Pronome Relativo quem: Quando o sujeito o pronome relativo "quem", utiliza-se o verbo na terceira pessoa do singular, ou este concorda com o seu antecedente, ou seja, flexionado de acordo com o sujeito. Ex: Fui eu quem trouxe os presentes. Fomos ns quem respondemos s questes.

Вам также может понравиться