Вы находитесь на странице: 1из 5

1. Qual a importncia dos conhecimentos em Toxicintica e Toxicodinmica nas determinaes das concentraes e a presena de um agente txico? 2.

Que fatores podem influenciar as concentraes dos indicadores biolgicos? 3. O que significa Indicadores de efeito e Indicadores de dose interna? 4. Qual a finalidade do estabelecimento dos Limites de Tolerncia? 5. Quais as finalidades da Monitorizao Biolgica? Em quais fases da intoxicao so baseados os exames da Monitorizao Biolgica? Explique.

6. Foi realizado o exame de Monitorizao Biolgica em um grupo de 30 trabalhadores de uma fbrica de tintas: cido hiprico encontrado na urina: Valor mdio (n=28): 1,3 g/gcreatinina Trabalhador J.M.S.= 3,0 g/gcreatinina Trabalhador A.M.= 3,2 g/gcreatinina *Observao: a dosagem ambiental do Tolueno estava abaixo do LT a. Os trabalhadores J.M.S. e A.M. esto intoxicados? Justifique sua resposta. b. Que fatores poderiam explicar os valores que destoaram da mdia?

7. Que alteraes so esperadas no resultado do exame cido Metil-hiprico (IBE do xileno) se: O indivduo for alcolatra? Ou se o indivduo fizer ingesto de lcool no dia da realizao do exame?

RESPOSTAS:

1.
Toxicintica: percurso do txico no organismo Toxicodinmica: mecanismo como exrece sua ao Fase de Exposio: corresponde ao contato do agente txico com o organismo. Representa a disponibilidade qumica das substncias qumicas e passveis de serem introduzidas no organismo. Fase Toxicocintica: consiste no movimento do AT dentro do organismo. formada pelos processos de absoro, distribuio, armazenamento e eliminao (biotransformao e excreo). Todos esses processos envolvem reaes mtuas entre o agente txico e o organismo, conduzindo disponibilidade biolgica. Fase Toxicodinmica: corresponde ao do AT no organismo. Atingindo o alvo, o agente qumico ou seu produto de biotransformao interage biolgicamente causando alteraes morfolgicas e funcionais, produzindo danos. Fase Clnica: corresponde manifestao clnica dos efeitos resultantes da ao txica. o aparecimento de sinais e sintomas que caracterizam o efeito txico e evidenciam a presena do fenmeno da intoxicao.

2. Fatores pessoais, fatores fisiolgicos e agentes biolgicos e doenas.

3. dose interna: so representados pela substncia qumica inalterada e/ou seus (s) metablitos (s) presentes (s) em fludos biolgicos. Dose efeito: so as alteraes biolgicas precoces (efeitos no adversos) que podem ser avaliados e habitualmente relacionados com a dose interna (dose absorvida).

4. Referem-se a concentrao de agentes qumicos dispersas na atmosfera e representam condies sob as quais supe-se que quase todos os trabalhadores podem estar expostos dia aps dia, sem efeitos adversos a sade. A inteno no geral, aplicar os limites de exposio, de proteger a sade do trabalhador da deteriorao no trabalho.

5. a medida e avaliao de agentes qumicos ou de seus produtos de biotransformao em tecidos, secreo, excrees, ou exalada ou alguma combinao desses para estimular a exposio ou o risco sade quando comparado com uma referncia apropriada.

6. Sim, porque ultrapassa ao valores considerados normais na amostra de urina. - Dosagem de cido hiprico em urina coletada no final da jornada de trabalho a partir de quarta-feira - Valor fixado pela NR-7 (dez/94): Valores Referenciais: at 1,50 g/g creatinina ndice Biolgico Mximo Permitido (IBMP): 2,50 g/g creatinina - Suspeita de cido Hiprico endgeno elevado: colher duas amostras urinrias no mesmo dia, para diferenciar entre a pr e ps-jornada

7. Sintomas (a) Locais: Irritao da pele podendo ocorrer fissuras e dermatites, dos olhos e das mucosas das vias respiratrias (b) Exposio crnica: cefalia, anorexia, estado de fadiga, nuseas, vmitos, confuso mental, irritao nervosa, podendo aparecer quadro de anemia moderada (c) Exposio aguda: efeito narctico, podendo produzir dispnia, perda dos sentidos, coma, parada respiratria e morte Controle Biolgico - Dosagem de cido metilhiprico em urina coletada no final da jornada de trabalho a partir de quarta-feira - Valor fixado pela NR-7 (dez/94): ndice Biolgico Mximo Permitido (IBMP): 1,5 g/g creatinina

Prazo de entrega: 8 dias Interferentes: O Acido Hipurico o indicador biolgico da exposio ao xileno. O acido metilhiprico representa mais de 95% da frao meabolizada dos xilenos (dimetilbenzenos) Os xilenos so utilizados como thinner para tintas e lacas, agentes de limpeza alm de outros usos industriais.

INTERFERENTES: - A ingesto de lcool inibe a biotransformao dos Xilenos e diminui a excreo urinria do cido Metil Hiprico. INSTRUES: - Colher urina ao final do ltimo dia da jornada de trabalho da semana. - Evitar a primeira jornada de trabalho da semana. CONSERVAO PARA ENVIO: - At 6 dias entre 2o e 8o C. CDIGOS: AMB/92 AMB/96 AMB/99 28150066 28150066 28150066 Formato de resultado do exame ACIDO METIL-HIPURICO

METODO: HPLC (CROMATOGRAFIA LIQUIDA DE ALTA PERFORMANCE) RESULTADO: VALORES DE REFERENCIA: NAO DEFINIDO PELA NR-7, 1994 - MT/Br IBMP: 1,5 G/G DE CREATININA (NR-7, 1994, MT/Br Informaes complementares:

ACIDO METIL HIPURICO O cido metilHiprico o principal produto de biotransformao dos xilenos ou dimetilbenzenos. grande o emprego de xileno nas indstrias qumicas, de plsticos, fibras sintticas, couro, tecidos e papis. ainda empregado como "thinner" para tintas. A absoro ocorre pelas vias cutnea e especialmente, pulmonar. Sua absoro e distribuio pelos tecidos bastante rpida, concentrando sua distribuio pelos tecidos mais ricos em lpides. - biotransformado pela frao microssmica do fgado, resultando como produtos finais os cidos orto, meta e para metiliprico, sendo que os dois ltimos so os mais importantes metablitos urinrios do xileno. - A excreo urinria dos metablitos representa pelo menos 95% da concentrao

absorvida. A eliminao ocorre em duas fases distintas, a primeira nas 10 primeiras horas (meia-vida de 2 a 5 horas) e a segunda em 48 horas aps o incio da exposio (meia-vida de 16 a 48 horas). A ingesto de lcool inibe a via de biotransformao e provoca queda da excreo urinria de cido metilHiprico. - Os efeitos txicos da exposio ao xileno so: 1. irritante da pele e das mucosas; 2. hepatotxico (provoca provavelmente lipoperoxidao); 3. depresso do sistema nervoso central em exposies agudas; 4. possveis efeitos hematolgicos. - Os sintomas clnicos observados em intoxicaes crnicas compreendem cefalia, fadiga, sonolncia, vertigens, distrbios cardiovasculares, dispnia, nuseas, vmitos, desconforto epigstrico e hemorragias nasais. - O cido metilHiprico um excelente indicador para exposio ao xileno, correlacionado-se bem tanto com o nvel de xileno no ambiente de trabalho quanto com a concentrao total do solvente absorvida pelo indivduo exposto.

Curso: Enfermagem do Trabalho Turma/Abril Aluna: Sandra Regina Vieira de Paula 24/10/2011

Вам также может понравиться