Вы находитесь на странице: 1из 14

Anlise da Qualidade das guas Superficiais de Ponte de Lima

Afonso M. P. R. BARBOSA;
Eng. Civil, guas do Minho e Lima S.A., Ed. do Instituto dos Socorros a Nufragos, 4900-370, Viana do Castelo, 258810401, afonso_barbosa@portugalmail.pt

Srgio A. N. LOUSADA;
Eng. Civil, Anteros Empreitadas S.A., Avenida Comandante Brenha da Fontoura, n. 7, 5400-128, Chaves, 276332887, srgio_a_n_l@hotmail.com

Naim HAIE
Prof. Associado, Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Civil, Azurm, 4800-058, Guimares, naim@civil.uminho.pt

Resumo No mbito do tema Recursos Hdricos e o Conceito de Sustentabilidade, foi desenvolvido um estudo de caracterizao do estado das guas superficiais, de uma rea geogrfica especfica do Alto Minho. O desenvolvimento do estudo assentou numa base temporal e espacial de anlise de parmetros organolpticos, fsicoqumicos e microbiolgicos. Fez-se uma previso espacial e temporal de parmetros de qualidade ao longo do rio, de montante para jusante, exclusivamente at aos pontos de amostragem (estaes) referentes rea em estudo. Caracterizou-se alguns aspectos hidrogrficos da bacia hidrogrfica onde est inserida a regio em estudo e tambm deu-se alguma relevncia a aspectos sanitrios da Estao de Tratamento de guas Residuais da regio. Foram tambm definidas algumas tendncias em termos de indicadores fulcrais de sustentabilidade.

Palavras-chaves: Recursos hdricos, parmetros sanitrios, tendncias.

qualidade

ambiental,

sustentabilidade,

1. INTRODUO A gua no um produto comercial como outro qualquer, mas um patrimnio que deve ser protegido, defendido e tratado como tal, HAIE (2000). Devem-se definir objectivos ambientais para garantir o bom estado das guas de superfcie em todo o territrio da comunidade e evitar a deteriorao do estado das guas. As guas de superfcie so, em princpio, recursos renovveis. Em especial, a garantia do bom estado das guas exige uma aco atempada e um planeamento estvel, a longo prazo, das medidas de proteco, dado que a sua formao e renovao decorrem, naturalmente, ao longo de grandes perodos de tempo. Esses longos perodos de tempo, necessrios para a melhoria das situaes, devem ser tomados em considerao na calendarizao das medidas destinadas a alcanar um bom estado das guas superficiais e a inverter qualquer tendncia significativa e sustentada de aumento da concentrao de poluentes nas massas de gua. necessrio realizar anlises das caractersticas das bacias hidrogrficas e dos impactos da actividade humana, bem como uma anlise econmica da utilizao da gua.

1.1. Objectivos do estudo No mbito do conceito de sustentabilidade, o objectivo deste estudo foi a anlise da qualidade das guas superficiais de uma determinada regio em estudo, inserida numa bacia hidrogrfica. Naturalmente que o estudo no um tema inovador, na medida em que o principal objectivo a criao de um estudo que se reporte exclusivamente a uma regio, em que a informao acerca do tema em causa escassa ou no existe. A monitorizao das guas superficiais uma medida sustentadora, ou pelo menos deveria ser. Este estudo tenta proclamar a real situao dos recursos hdricos em Portugal, apesar de que a rea em estudo no um caso alarmante em termos de qualidade dos recursos hdricos. A regio escolhida foi o concelho de Ponte de Lima, que constitudo por 51 freguesias e que faz parte do distrito de Viana do Castelo. A bacia onde se insere a regio a bacia hidrogrfica do rio Lima, que fica no norte de Portugal.

2. CARACTERIZAO DA REA EM ESTUDO O concelho de Ponte de Lima um dos concelhos que constitui o distrito de Viana do Castelo. Tem uma rea de 321 km2, com cinquenta e uma freguesias, 18 a norte e 33 a sul do rio Lima. Confina com os concelhos de Arcos de Valdevez, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira a Norte, Ponte da Barca a Este, Vila Verde e Barcelos a Sul e Viana do Castelo e Caminha a Oeste. Est integrado na regio do Alto Minho, PERALTA (2002).

Figura 1 Insero nacional da rea em estudo (adaptado).

Figura 2 Mapa do concelho de Ponte de Lima.

3. CARACTERIZAO DA BACIA HIDROGRFICA DO RIO LIMA A bacia hidrogrfica do rio Lima ocupa uma rea de 2446 km2, dos quais 1143 km se situam em territrio portugus, correspondendo a cerca de 1,3% da superfcie total do territrio nacional. Possui uma largura mdia de 37,68 km e uma altura mdia de 447 m. a bacia luso-espanhola de menor rea.
2

Figura 3 Perspectiva tridimensional da rea da bacia hidrogrfica do rio Lima. A bacia hidrogrfica do rio Lima limitada a Norte pela bacia do rio Minho e ncora, a Este pela bacia do rio Douro e a Sul pelas bacias dos rios Cvado e Neiva. Apresenta uma forma rectangular alongada de orientao NEE-SWW, tendo em Portugal uma largura mdia de 23 km.

Figura 4 Rede hidrogrfica da bacia do rio Lima.

Os aproveitamentos portugueses de Alto do Lindoso e de Touvedo, em funcionamento desde 1993, produzem quando em plena laborao, 948 Gwh e 67 Gwh, respectivamente. O aproveitamento hidrulico de Alto do Lindoso localiza-se no rio Lima a poucas centenas de metros da fronteira com Espanha, estando o aproveitamento de Touvedo a cerca de 17 km a jusante do primeiro. O escalo de Touvedo tem como funo principal a modulao dos elevados caudais turbinados pela central de Lindoso, ainda que tambm possa produzir energia elctrica, MIRANDA (2000).

Figura 5 Barragem do Alto Lindoso.

4. CARACTERIZAO DA ETAR DE PONTE DE LIMA 4.1. Introduo As Estaes de Tratamento de guas Residuais (ETARs) so instalaes importantes no mbito do tratamento de afluentes mas tambm na preservao do ambiente do meio aqutico de modo a que as geraes futuras no sofram com a deteriorao dos recursos hdricos. Essa deteriorao consequncia das descargas feitas por ETARs que no depuram os afluentes dentro da legislao e descargas no controladas provenientes de fossas domsticas, ricas em matria orgnica. Neste captulo ser s abordada a ETAR da vila de Ponte de Lima, por se tratar de uma estao com um nmero de populao equivalente considervel. A estao de tratamento de guas residuais de Ponte de Lima uma obra que j tem relativamente 20 anos de existncia, perto do perodo de vida til da mesma. Actualmente est j em curso a construo de duas novas ETARs na zona do concelho de Ponte de Lima (Lanheses e Correlh) no mbito do Sistema Integrado de guas Residuais do Vale do Lima que permitir a desactivao da actual ETAR em funcionamento, GAT (1998). Essas medidas permitiro s pessoas da regio utilizarem as infra-estruturas de saneamento (depois de concludas) e conseguinte desfrutarem de uma melhoria do ambiente da regio.

4.2. ETAR de Ponte de Lima situao actual A ETAR tem um historial que permite perceber a sua capacidade de atingir os objectivos de desempenho em depurar os afluentes que chegam estao. claro que sazonalmente isso no atingido devido a vrios factores, tais como: caudais de ponta; descargas elevadas de matria orgnica que no permitiro estao reduzi-las em tempo til, de modo o efluente estar em conformidade com a legislao; as avarias nos rgos; etc; so um conjunto de situaes que iro prejudicar a normalidade do funcionamento da ETAR.

Figura 6 Fluxograma da ETAR de Ponte de Lima.

Com um esquema de tratamento, pode-se considerar como sendo um esquema de tratamento convencional, adequado altura em que foi projectado. De um modo geral poder-se- concluir que a ETAR estar sobredimensionada, estando portanto desenquadrada com os objectivos ambientais que se exige nos meios receptores.

Figura 7 Tanque percolador da ETAR de Ponte de Lima (vista superior).

Figura 8 Tanque Imhoff da ETAR de Ponte de Lima (vista lateral).

4.3. Patologias da ETAR De seguida so indicadas, algumas das patologias que se verifica constantemente na estao e que algumas delas j so irreversveis devida fadiga com que a ETAR se encontra, INAG (2003): Caudais elevados afluentes ETAR, em algumas alturas do ano. No Vero ser devido simultaneidade de todos os estabelecimentos pblicos (restaurantes e cafs) pocas de festas efectuarem descargas abusivas. No Inverno ser principalmente devido elevada precipitao o que leva infiltrao de guas pluviais na rede de saneamento, caso haja deficincias no sistema, o que no deveria acontecer. Acumulao de gorduras e outros materiais em suspenso no cimo do tanque Imhoff, que com o tempo origina crostas que impediro o normal funcionamento do tanque. Decantador secundrio que j no tem a eficincia de remoo de partculas em suspenso. A carga superficial de projecto muito superior que se verifica actualmente e consequentemente o tempo de reteno diminuto. A desidratao das lamas nos leitos de secagem morosa devido grande pluviosidade da regio, principalmente no Inverno.

4.4. Controlo analtico e processual O controlo analtico e processual realizado durante o ano de 2003 na ETAR de Ponte de Lima permitiu avaliar o desempenho do processo biolgico de tratamento e o grau de depurao alcanado. Os parmetros orgnicos monitorizados (CQO e CBO5) apresentam valores mdios anuais de descarga acima dos Valores Limite de Emisso (VLE), embora as altas percentagens de remoo tenham permitido o cumprimento da legislao para a CQO. Em relao CBO5 embora a percentagem de remoo seja cerca de 86%, o valor mdio anual (104) superior ao dobro do VLE. Quanto aos SST o valor anual de descarga inferior ao VLE. O comportamento da instalao em termos de capacidade de depurao foi ao longo do ano bastante regular, atingindo percentagens de remoo de acordo com o tipo de tratamento implementado, ETARLIMA (2003).

OD - Ano 2003 3 2,5 2 (mg O2/L) 1,5 1 0,5 0 Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez. Meses Afluente Bruto Sada do Tanque Imhoff Efluente Final

Figura 9 Evoluo do oxignio dissolvido no ano 2003, desde a entrada na ETAR at sada.

N - total - Ano 2003 80 70 60 (mg N/L) 50 40 30 20 10 0 Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez. Meses Efluente Final V.L.E. (Dec.-Lei n. 152, Quadro n.1 e 2)

Figura 10 Evoluo do azoto no ano 2003, desde a entrada na ETAR at sada.

5. ANLISE DA QUALIDADE DAS GUAS SUPERFICIAIS DA REA EM ESTUDO

5.1. Introduo De acordo com a informao disponibilizada pela Direco Regional do Ambiente e Ordenamento do Territrio do Norte, foi-nos possvel, efectuar uma anlise temporal e espacial de vrios parmetros de qualidade de gua superficial, entre os anos de 1996 e 2002. Concretamente, foi feita uma mdia ponderada dos valores de cada parmetro referentes ao ano e ao ponto da estao de amostragem e posteriormente, esse valor mdio ponderado, foi classificado numa escala colorida na bacia hidrogrfica, baseada numa escala feita de acordo com o Dec.-Lei n. 236/98. Logicamente, que esse valor mdio ponderado no traduz totalmente a realidade do parmetro in situ, naquele determinado ano, mas que andar muito prximo da realidade, dado que a estimativa feita a cada parmetro, no foi visvel qualquer tipo de oscilao anormal desse valor ao longo do ano.

Figura 11 Classificao dos cursos de gua superficiais de acordo com as suas caractersticas de qualidade para usos mltiplos.

5.2. Anlise espacial de parmetros A representao grfica da evoluo espacial da qualidade da gua superficial ter como base a representao na bacia do Lima, especificamente dos pontos de amostragem de Ponte de Lima e dos aproveitamentos hidroelctricos existentes.

Estao 03F/02 - Ponte de Lima N Barragem do Touvedo Barragem do Alto Lindoso Estao 03F/03 - Bertiandos Estao 03F/04 - So Joo Estao 03F/05 - Arcozelo

Figura 12 Representao grfica dos cdigos dos pontos de amostragem da rede de qualidade de gua superficial, referentes ao concelho de Ponte de Lima e das albufeiras. Seguidamente apresentado graficamente a bacia espacialmente analisada para o caso dos Coliformes Fecais do ano de 1996, para os pontos de amostragem do concelho de Ponte de Lima e dos aproveitamentos hidroelctricos que se encontram a montante.
Ano: 1996 Parmetro: Coliformes Fecais, /100 ml
(Valor mdio ponderado)

Alf. Alto Lindoso Alf. Touvedo


Estao 03F/05

Estao 03F/02 Estao 03F/03

Estao 03F/04

Classificao de qualidade:

A - Excelente B - Boa N No possui dados C - Razovel D - M E - Muito m

Figura 13 Evoluo grfica do parmetro Coliformes Fecais, /100 ml, desde montante (Lindoso) para jusante (Bertiandos), do ano 1996.

5.3. Anlise temporal de parmetros A evoluo dos parmetros em termos temporais, permite-nos observar como que em termos mdios, os parmetros se comportam ao longo de um perodo de tempo. uma anlise curiosa, mas que pode ser facilmente enganadora por se tratar de um valor calculado com base na sua mdia anual. Seguidamente so apresentadas algumas dessas evolues de alguns parmetros como os coliformes fecais, nitratos, cloretos e slidos suspensos totais.
Coliformes Fecais
4500,000 4000,000 3500,000 3000,000

100 mg/l

2500,000 2000,000 1500,000 1000,000 500,000 0,000 -500,000

1996

1997

1998

1999 Anos

2000

2001

2002

02H/03 - Alto Lindoso (1) 03F/04 - So Joo (2)

03G/07 - Touvedo (1) 03F/05 - Arcozelo (2)

03F/02 - Ponte de Lima (2) VMR

03F/03 - Bertiandos (2) VMA

Figura 14 Evoluo temporal dos coliformes fecais para os diferentes pontos de amostragem.
Cloretos
45,000 40,000 35,000 30,000 25,000 mg/l Cl 20,000 15,000 10,000 5,000 0,000 1996 -5,000 Anos
02H/03 - Alto Lindoso (1) 03F/04 - So Joo (2) 03G/07 - Touvedo (1) 03F/05 - Arcozelo (2) 03F/02 - Ponte de Lima (2) VMR 03F/03 - Bertiandos (2) VMA

1997

1998

1999

2000

2001

2002

Figura 15 Evoluo temporal dos cloretos para os diferentes pontos de amostragem.

Nitratos
60,000

50,000

40,000

mg/l NO3

30,000

20,000

10,000

0,000 1996 1997 1998 1999 Anos


02H/03 - Alto Lindoso (1) 03F/04 - So Joo (2) 03G/07 - Touvedo (1) 03F/05 - Arcozelo (2) 03F/02 - Ponte de Lima (2) VMR 03F/03 - Bertiandos (2) VMA

2000

2001

2002

Figura 16 Evoluo temporal dos nitratos para os diferentes pontos de amostragem.


Slidos Totais Suspensos
30,000

25,000

20,000

mg/l

15,000

10,000

5,000

0,000 1996 1997 1998 1999 Anos


02H/03 - Alto Lindoso (1) 03F/04 - So Joo (2) 03G/07 - Touvedo (1) 03F/05 - Arcozelo (2) 03F/02 - Ponte de Lima (2) VMR 03F/03 - Bertiandos (2) VMA

2000

2001

2002

Figura 17 Evoluo temporal dos slidos totais suspensos para os diferentes pontos de amostragem

5.3. Objectivos pretendidos e tendncias Pretende-se que a mdio curto prazo seja possvel atingir objectivos e medidas de modo a que quantidade e principalmente a qualidade das guas superficiais da regio sejam valorizadas. Para isso, focaram-se alguns pontos importantes de modo atingir esses objectivos, INAG (1999): Garantir o abastecimento de gua de boa qualidade e o saneamento bsico aos ncleos populacionais; Recuperar e valorizar os habitats das reas do esturio identificadas como de interesse conservacionista; Controlo das cheias naturais no curso principal do rio Lima, especialmente a jusante da barragem do Touvedo; Estabelecimento de Planos de Emergncia, para situaes de contaminao dos meios hdricos; Reconhecer que os recursos hdricos so essenciais para a estruturao de qualquer processo de desenvolvimento socio-econmico, pelo que tem de ser gerido como um bem econmico de natureza pblica, segundo os princpios da equidade, eficincia e cumprimento das leis da concorrncia; Resolver carncias de abastecimento, garantindo o fornecimento de gua a toda a populao e indstria; Melhorar a qualidade do servio; Adoptar solues integradas de abastecimento e utilizaes; Aumentar a eficincia da utilizao da gua para rega; Melhor o aproveitamento das reas de rega, e a garantia de recursos hdricos.

6. CONCLUSES GERAIS

Numa avaliao genrica da qualidade das guas superficiais, pode concluir-se que as mesmas no apresentam graus de poluio significativos que impeam a maior parte das suas utilizaes. Existem no entanto no rio Lima, alguns troos onde se verifica, nas pocas de estiagem, forte contaminao bacteriolgica que pode prejudicar algumas utilizaes, nomeadamente o abastecimento domstico. Esta contaminao verifica-se em algumas zonas bem determinadas, e devida descarga de efluentes domsticas e industriais, sobretudo no final da estiagem meses de Agosto e Setembro quando os caudais do rio so mais reduzidos. Essa degradao de qualidade traduz-se fundamentalmente por um aumento de CBO5, NH4 e Coliformes Fecais, HIDROPROJECTO (1992). Por observao dos grficos temporais e espaciais poder-se- de uma forma genrica afirmar que a qualidade das guas superficiais na rea de Ponte de Lima so boas de acordo com as normas de qualidade, realando apenas discrepncias em alguns casos tais como nos coliformes fecais e totais. Importa tambm referir que os parmetros totais (organolpticos, microbiolgicos, fsico-qumicos e indesejveis) no foram totalmente analisados neste estudo, devido principalmente falta de dados.

Tendencialmente, nesta regio, no ter problemas em termos de qualidade de gua a curto e longo prazo, desde que se introduza principalmente uma atitude sustentadora e equilibrante dos nveis de poluio das guas superficiais. Esto garantidos os requisitos mnimos de qualidade das guas superficiais e subterrneas, uma vez que est previsto a construo de toda a rede de saneamento bsico e abastecimento de gua na regio e que obrigatoriamente permitir aos consumidores de usufrurem de gua com caractersticas inquestionveis.

BIBLIOGRAFIA DECRETO DE LEI n. 236/98 de 1 de Agosto. Estipula as normas de qualidade das guas. Directiva Europeia do Quadro da gua. ETARLIMA Tratamento de Efluentes, ACE (2003). Explorao e Conservao dos Sistemas de Tratamento de guas Residuais de Ponte de Lima Relatrio Anual. GAT (1998). Sistema Integrado de Abastecimento de gua, Drenagem e Tratamento de guas Residuais no Vale do Lima, Gabinete de Apoio Tcnico do Vale do Lima, Viana do Castelo. HAIE, N. (2000), Complementos de Hidrulica Planeamento e Gesto dos Recursos Hdricos, Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Minho. HIDROPROJECTO (1992). Plano Geral dos Vales dos Rios Lima, Anha e ncora Memria Descritiva (Volume I), Ministrio do Ambiente e Recursos Naturais. INAG (2003). Curso Sobre Explorao de Estaes de Tratamento de guas Residuais Volume 1, 2 e 3, Secretaria de Estado dos Recursos Naturais. INAG (1999). Plano da Bacia Hidrogrfica do Rio Lima, Hidrorumo, Hidro 4, Procesl, Prosistemas. MIRANDA, H. J. V. (2000). Modelao da Qualidade da gua na Bacia Hidrogrfica do Rio Lima, Dissertao de Mestrado em Tecnologia do Ambiente, Universidade do Minho. PERALTA, P. (2002). Concelho de Ponte de Lima, Ruralidades.

Вам также может понравиться