Вы находитесь на странице: 1из 8

.

EDIO BSICA DE SHAPEFILES NO GVSIG 1.1.2


INTRODUO Neste tutorial vamos exemplificar algumas operaes de edio de shapefiles com o gvSIG. Aqui voc aprender como: Inserir colunas na tabela de atributos; Apagar campos da tabela de atributos; Renomear estes campos; Alimentar a tabela de atributos; Deletar elementos grficos. Para baixar a o shapefile usado nos procedimentos a seguir clique aqui. Este arquivo representa algumas quadras de determinado bairro fictcio. Antes de comear o trabalho propriamente dito, vamos relembrar dois procedimentos bsicos necessrios edio dos dados. Caso voc ainda tenha alguma dvida sobre como iniciar um projeto no gvSIG, consulte o material indicado no final deste tutorial.

1 PASSO: Visualizar o layer com as quadras no gvSIG Para adicionar o layer com as quadras utilize o cone Adicionar Capa ( ) na

barra de ferramentas. O resultado da importao deve ser semelhante ao mostrado na figura abaixo.

Fig. 1 Tutoriais Anderson Maciel Lima de Medeiros

2 PASSO: Colocar o layer em modo de edio Para tornar um layer editvel, clique sobre seu nome com o boto direito do mouse, quando o nome da camada estiver em negrito, escolha a opo "Iniciar Edio" (Pode haver variao no idioma, mas em geral, esta a primeira opo do menu).

Fig. 2 Quando o layer est em modo de edio, seu nome muda de cor, aberto um espao de console junto rea de visualizao do mapa e surgem novos botes na barra de ferramentas (Fig. 3).

Fig. 3

Tutoriais

Anderson Maciel Lima de Medeiros

MANIPULAO DA TABELA DE ATRIBUTOS Para iniciar a manipulao da tabela de atributos necessrio que a mesma esteja aberta. Para isso voc pode usar o atalho: [Capa] [Ver Tabela de Atributos] ou utilize o cone correspondente na barra de ferramentas. Quando a tabela for aberta, maximize-a.

Fig. 4 CRIAR NOVOS CAMPOS (COLUNAS) NA TABELA A criao de um novo campo na tabela feita atravs do Menu: [Tabela] [Modificar Estrutura da Tabela]

Fig. 5

Na janela mostrada na prxima pgina escolha a opo "Novo Campo" (Atravs do Editor de Campos possvel criar novos campos, apag-los e renome-los).

Tutoriais

Anderson Maciel Lima de Medeiros

Fig. 6 Ser exibida outra janela onde voc informar as propriedades desta nova coluna. Neste exemplo, criamos um novo campo chamado N_BAIRRO. Fornecemos ento os seguintes parmetros: CAMPO Nome Tipo Tamanho Valor por Padro CONTEDO N_BAIRRO String 20 Centro OBSERVAO O outro nome qualquer, at 10 caracteres Por se tratar aqui de um dado de texto Nmero mximo de caracteres para o campo Este parmetro opcional

Fig. 7 Tutoriais Anderson Maciel Lima de Medeiros

Para confirmar a criao da nova coluna, clique em Aceitar. APAGAR CAMPOS DA TABELA Para deletar campos da tabela, repita os procedimentos anteriores at que seja aberta a janela do Editor de Campos. Selecione um campo e escolha a opo Apagar Campo. O campo ser automaticamente apagado, por isso esteja atento ao realizar esta operao!

Fig. 8 RENOMEAR CAMPOS DA TABELA Para renomear uma coluna existente na tabela, devemos mais uma vez ter aberta a janela do Editor de Campos. Selecione um campo e escolha a opo Renomear Campo. A seguir, digite o novo nome para a coluna.

Fig. 9

Tutoriais

Anderson Maciel Lima de Medeiros

ALIMENTAR A TABELA DE ATRIBUTOS A maneira pela qual a tabela de atributos ser preenchida depender da forma como seus dados esto organizados. Por exemplo, se voc pretende transcrever dados que esto em meio analgico (Papel) para o seu shapefile e seus elementos grficos possuem um identificador (ID) na tabela de atributos (relacionada aos dados em papel) repita o procedimento descrito na pgina trs deste tutorial, para abrir e maximizar a tabela de atributos. A seguir transcreva, de acordo com o ID, os atributos para sua tabela de atributos de forma manual. Se voc esta treinando utilizando os mesmos dados deste tutorial, tente alterar os nomes de alguns registros do campo PROPRIETAR.

Fig. 10

Caso seus dados no possuam este ID (ou outro campo identificador) ainda, mas voc sabe para qual entidade grfica voc deseja inserir os dados, siga o seguinte caminho: 1) Selecione a feio do mapa, uma quadra, com a qual voc deseja associar os atributos na tabela (utilize o cursor ).

2) Visualize a tabela de atributos ordenando os registros de forma tal que os dados do elemento selecionado fiquem no topo. Para isso utilize o cone Em seguida digite os dados desejados. .

Tutoriais

Anderson Maciel Lima de Medeiros

Ao terminar de fazer as edies necessrias, com o boto direito do mouse, clique no nome do layer e escolha a opo Terminar Edio e confirme o salvamento das alteraes realizadas no shapefile. Como exerccio extra, clique com o cone de Informao ( ) em uma quadra

qualquer para que seja aberta uma tabela com os respectivos dados, conforme exemplificado na figura.

Fig. 11
]

APAGAR ELEMENTOS GRFICOS Para apagar um elemento grfico, o dado deve estar em modo de edio. Selecione-o como mostrado acima e, pressione o boto Delete no teclado. Faa o teste com a quadra selecionada no exerccio anterior (Veja como ficou o resultado na figura a seguir).

Tutoriais

Anderson Maciel Lima de Medeiros

Fig. 12

Pronto! Agora voc j tem condies de realizar algumas operaes bsicas de edio em um shapefile. Em breve publicarei outros tutoriais da srie gvSIG, informativos e prticos como este. Caso voc tenha alguma dvida ou sugesto, fique vontade para enviar um e-mail para portalclickgeo@gmail.com Links: Visite os endereos abaixo para fazer os downloads relacionados com este tutorial: Shapefile dos lotes: <http://sites.google.com/site/clickgeo/arquivos/quadras_bairro.zip> Tutorial: Dando os Primeiros passos com o gvSIG <http://www.clickgeo.com.br/introducaogvsig.pdf>

Procure no site do ClickGeo (www.clickgeo.com.br) outros tutoriais relacionados com o gvSIG bem como sobre outros softwares de SIG e assim por diante. Espero que este tutorial como os demais j publicados possam servir para disseminao de conhecimento, o qual no deve ser escondido, mas compartilhado.

Anderson Medeiros 2009


Tutoriais Anderson Maciel Lima de Medeiros

Вам также может понравиться