Вы находитесь на странице: 1из 3

Futuro e tendncias de BI e BA Embora Albert Einstein tenha dito "Nem tudo que conta pode ser contado e nem

tudo que pode ser contado conta.", organizaes em todos os segmentos coletam e armazenam uma quantia, cada vez maior, de dados internos e externos (benchmarks, informaes competitivas, etc), conduzindo j mencionada avalanche de informao digital que em 2008 deve atingir os 400 exabytes (400 bilhes de gigabytes) e at 2010 deve chegar a 1.000 exabytes (ou 1 zettabyte). Estudos mundiais da IDC mostram que 56% das organizaes possuem de 2 a 9 sistemas de fontes de dados, e 20% possuem de 10 a 24. Esta volumosa movimentao de dados atrelada ao encurtamento dos ciclos de tomada de deciso traz consigo alguns desafios, e o primeiro deles diz respeito complexidade em disponibilizar informaes precisas e relevantes, no tempo certo para as pessoas certas. Em um segundo momento, depois de as informaes estarem disponveis, os desafios passam a ser a definio de qual fato precisa ser medido e a criao de indicadores (KPIs) que sejam chave na avaliao do desempenho da organizao. Neste contexto dinmico e complexo, a Inteligncia de Negcios tem evoludo para atender aos desafios com o objetivo principal de disponibilizar a todos stakeholders a informao certa, no momento certo para melhor capacit-los na tomada de deciso em todas as funes de negcios da organizao, inclusive as estratgicas, como aumento de lucro e receita, reteno de custos, inovao, mitigao de riscos, entre outras, oferecendo assim otimizaes, planejamentos e previses mais assertivos. Claro que a idia de usar a informao para ganhar vantagem competitiva no novidade entre os lderes de negcio. Aristteles Onassis j havia dito: "O segredo do negcio saber algo que mais ningum sabe". O que novo, no entanto, o foco em automatizar os processos de deciso com o uso de solues de tecnologia. A Inteligncia de Negcio continuar a ganhar importncia uma vez que as organizaes, cada vez mais, reconhecem a necessidade de no apenas analisar o que aconteceu no passado, mas tambm, e talvez mais importante, melhor compreender e mapear o que pode ocorrer no futuro e agir preventivamente.

O conceito de Inteligncia de Negcios ainda no compreendido em sua plenitude em muitas organizaes, e estas, por conseqncia, no esto cientes dos reais benefcios que podem extrair. Isto talvez ocorra porque as empresas que obtiveram sucesso na adoo destas solues de BA as consideram uma poderosa ferramenta de competitividade e no querem compartilhar esta descoberta com seus concorrentes. Contudo j h evidncias reais sobre o aumento da competitividade a partir do uso de solues de Business Analytics. A prpria IDC tem conduzido estudos e projetos que inspecionam o retorno de investimento (ROI) na implementao destas solues. Alm disso, a prpria maturao do mercado de tecnologia tambm impulsiona o avano da utilizao da Inteligncia de Negcios. Uma vez automatizados os sistemas core e de backoffice, o passo seguinte passa a ser fazer melhor uso das informaes geradas por eles, automatizando, padronizando e criando novas alternativas para a tomada de deciso. A IDC acredita que o mercado mundial de software de BA continuar crescendo e, at 2011, a estimativa que o crescimento mdio anual esteja em torno de 10,3% ao ano. No Brasil deve atingir os US$ 242,1 milhes em 2011 (veja figura acima). Inovaes SaaS SaaS, do ingls "Software as a Service", indica "Software como um Servio" e trata-se de uma forma de disponibilizar software como servio, na maioria das vezes, em Web on-line. O cliente passa a ter direitos sobre seus prprios dados e sobre o uso do software, no sendo necessrio adquirir licena ou mesmo comprar o software. H no mercado outros modelos alternativos compra de licenas de software, porm a vantagem do SaaS est na tecnologia adotada, pois as aplicaes so desenvolvidas para o ambiente web, utilizando padres abertos, como Java e SOA (arquitetura orientada a servios), o que facilita a integrao com outros sistemas e a migrao de aplicaes. No caso dos softwares de Business Analytics comercializados como servio (SaaS), os fornecedores tm sido o instrumento para educar o mercado sobre os benefcios do modelo, principalmente para as solues que exigem atualizaes freqentes e hospedagem off-site. Open Source J h alguns anos que aplicaes para Inteligncia de Negcios vm sendo desenvolvidas para plataformas de cdigo aberto. Os seus criadores falam dos seguintes benefcios: Acesso a uma comunidade ativa e crescente de Java que busca oferecer maiores capacidades nas solues de BI. Esforos das empresas fornecedoras destas solues levaro integrao com produtos mais conhecidos comercialmente. Sem custos com vendas ou marketing, as provas de conceito e as aplicaes piloto tm acelerado a adoo.

Caractersticas e funes esto sendo desenvolvidas de acordo com as necessidades da comunidade. Recentes pesquisas realizadas pela IDC mostram que o interesse por aplicaes de BA em plataformas de cdigo aberto ainda pequeno. Ainda no h grandes perspectivas de mudanas para o prximo ano. Em razo do ceticismo do mercado, estas solues tero que amadurecer e provar seu valor.

Вам также может понравиться