Вы находитесь на странице: 1из 2

A tecnologia da Revoluo Industrial aumentou ainda mais a produo, o que gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para

esses produtos e uma nova corrida por matrias primas. Um pas imperialista era um pas que dominava economicamente o outro Os pases imperialistas dominaram muitos povos de vrias partes do planeta, em especial dos continentes africano e asitico. Porm, a maior parte dos capitalistas e da populao desses pases se sobrepunham tendo como afirmativa que suas aes eram justas e at benficas humanidade em nome da ideologia do progresso. Dessa forma, tinham 3 vises explicativas: o etnocentrismo, baseado na idia de que existiam povos superiores a outros (europeus superiores a asiticos, indgenas e africanos, exemplos clssicos), da mesma forma o racismo e o darwinismo social que interpretava a teoria da evoluo duma forma errnea, afirmando a hegemonia de alguns sobre outros pela seleo natural. Assim, no final do sculo XIX e o comeo do sculo XX, os pases imperialistas se lanaram numa corrida pela conquista global, o que desencadeou rivalidade entre os mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princpio nova era imperialista. O fenmeno se devia acumulao de capital excedente que devia ser exportado. Seriam motivaes importantes do expansionismo a busca de novas fontes de matrias-primas e de mercados. Nos finais do sculo XIX, a frica do Sul estava dividida nas repblicas beres e nas colnias britnicas do Cabo e do Natal. Com a descoberta de minas de diamante na regio, o Reino Unido decidiu dominar e explorar esse territrio, o que deu incio s Guerras dos Beres A ndia foi mais um pas afetado pelo Imperialismo Britnico, que imps atravs da formalidade o domnio militar e cultural atravs da justificativa do Darwinismo Social e do Eurocentrismo Com o fim de acabar com o imperialismo britnico na ndia a populao fez a Revolta dos Cipaios, em que nacionalistas indianos apoiados pela populao local e pelo exrcito da ndia reivindicavam o direito indiano liberdade. Mas a desenfreada explorao que se deu por estas bandas foi a partir da Rssia, que construiu uma estrada de ferro ligando a Rssia europia at suas margens do Pacfico Oriental, com o objetivo de influenciar e dominar a Monglia e a China. J a entrada do Japo no grupo dos pases imperialistas foi por presso dos Estados Unidos e do Reino Unido de tempos. O Reino Unido comeou sua investida, atravs de acordos comerciais com o Imperador da China. Em 1839, o Imperador probe o comrcio de pio em seu territrio, cujo era comercializado pelo Reino Unido na ndia. Mas os britnicos no acataram as ordens e continuaram a comercializar a droga. Como punio o governo chins afunda alguns navios britnicos. Este fato serve de pretexto para o Reino Unido declarar guerra China. Com uma marinha superior a da chinesa o Reino Unido vence, e como pagamento ao vencedor a China teve que ceder a Ilha de Hong-Kong e abrir diversos portos. J no ano de 1895, a China sofre sua pior humilhao, a partilha de seu territrio em reas de influncia entre: Reino Unido, Frana, Japo, Alemanha e Rssia, isso gerou a Revolta dos Boxers.

Em 1884, teve incio a Conferncia de Berlim, que reuniu representantes de potncias europias para promover a "partilha amigvel" do continente africano. As maiores beneficiadas com a partilha foram a Frana e a Inglaterra, com maior nmero de colnias em reas economicamente mais interessantes. A Conferncia de Berlim no contou com participao de nenhum representante africano, a partilha foi feita sem qualquer consulta ou uma participao dos povos que seriam atingidos pelas decises, sem levar em conta os aspectos culturais e tnicos de cada povo.

Вам также может понравиться