Вы находитесь на странице: 1из 2

Bolsa de valores

A bolsa de valores o mercado organizado onde se negociam aes de empresas de capital aberto (pblicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opes e debntures. Pode ser na forma de uma associao civil sem fins lucrativos, que mantm o local ou o sistema de negociao eletrnico adequado realizao de transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro atravs de seus servios. Seu patrimnio, no caso das associaes civis, representado por ttulos pertencentes s sociedades corretoras que a compem; no caso das S/A's este patrimnio composto por aes. A bolsa deve preservar elevados padres ticos de negociao, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operaes executadas. Embora existam entidades que s operam com prego eletrnico (como a norteamericana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispem de um prego fsico, onde so realizadas as negociaes. As bolsas tm o dever de repassar aos investidores (atravs de revistas, boletins e meios eletrnicos) informaes sobre seus negcios dirios, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparncia das operaes. No Brasil, a atividade das bolsas fiscalizada pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM), em Portugal a actividades das bolsas fiscalizada pela Comisso do Mercado de Valores Mobilirios (CMVM).

Como funciona a bolsa de valores


A bolsa de valores como se fosse um grande mercado que compra e vende um nmero bastante alto de mercadorias. Mas no caso as mercadorias so chamadas de aes, depositadas por uma empresa, onde a instituio financeira possui um capital aberto, ou seja, tais aes podem ser negociadas vrios scios. Onde quando h uma elevada procura sobre determinada ao, o preo da mesma sobe, mas quando muitos querem vender tais aes e h pouca procura o preo desce. Os preos das aes so estipulados de acordo com situao das empresas donas das aes, pois se as empresas obtm lucros, o preo sobe, porque o lucro repassado para acionistas que por sua vez tambm so proprietrios das aes e assim segue, mas h vrias especificaes de como funciona a bolsa de valores, pois a mesma tambm depende de um mercado internacional, para funcionar com estabilidade. No Brasil a bolsa de valores denominada de Bovespa, e cada pas possui uma instituio financeira desse tipo.
Aes / Bolsa de Valores - Mercado: Caractersticas das aes

As aes apresentam diferentes caractersticas, dependendo dos objetivos das empresas que representam dos setores em que estas empresas atuam e do estgio de desenvolvimento em que elas se encontram. Desta forma, podemos classific-

las em diversas categorias, e entre elas, podemos destacar: as aes cclicas, de crescimento, de valor, as exportadoras e as de consumo. Que benefcios trazem

1 Entre no mercado de forma gradual


Em um primeiro momento, no indicado fazer operaes com grandes quantias. Comece com pouco e v aumentando o investimento na mesma medida em que sua experincia aumentar.

2 Procurem escolher papis com valorizao contnua


Na hora de escolher suas aes, no caia na tentao de optar por aquelas que vem atingindo recordes de valorizao recentemente. Os analistas do a dica: as aes com rentabilidade regular ao longo dos anos oferecem oportunidades de lucro bem mais consistentes do que aquelas que disparam por pouco tempo.

3 Esperem lucros em longo prazo


Quem investe em aes esperando ganhar muito em pouco tempo, acaba ficando no prejuzo. A Bolsa de Valores s traz vantagens consistentes para quem tem a expectativa de resgatar o dinheiro no longo prazo.

4 Tirem proveito do sobe-e-desce


Em vez de se assustar com a volatilidade do mercado, aprenda a aproveitar essa dinmica. A regra esperar a baixa para comprar aes e vend-las na alta parece simples, mas a tarefa exige muito conhecimento de mercado, sentido de oportunidade e, claro, experincia.

5 Lembrem que a crise sinnima de oportunidade


Preste ateno aos momentos de crise e no se deixe contaminar pelo pessimismo. Quando a economia fica fragilizada, o preo de boas aes pode baixar, criando condies extremamente promissoras a mdio e longo prazos.

Вам также может понравиться