Вы находитесь на странице: 1из 3

ADEQUAES CURRICULARES INDIVIDUAIS Aluno: Catarina Isabel da Silva Moreira Clia Ferreira CONTEDOS

I - PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS


1. TROCAS NUTRICIONAIS ENTRE OS ANIMAIS E O MEIO 1.1. Os alimentos como veculo de nutrientes ALIMENTAO SAUDVEL Importncia da alimentao; Constituio dos alimentos; Funes dos nutrientes; Roda dos alimentos e alimentao equilibrada.

N 3

6. Ano

Turma: B

rea: Cincias da Natureza

Professora:

OBJECTIVOS
Competncias especficas
Relacionar alimento e nutriente; Identificar os diferentes nutrientes; Relacionar os nutrientes com as respectivas funes no organismo; Interpretar a roda e a pirmide dos alimentos; Inferir regras de uma alimentao equilibrada, a partir da roda dos alimentos; Reconhecer a importncia de uma alimentao equilibrada e saudvel; Identificar hbitos alimentares correctos e incorrectos. Localizar os rgos do sistema digestivo; Indicar a funo dos rgos digestivos; Explicar o processo da digesto; Distinguir bolo alimentar de quimo e quilo; Reconhecer o papel das vilosidades intestinais na absoro de nutrientes; Reconhecer a importncia da manuteno da sade do sistema digestivo; Comparar os sistemas digestivos humanos, dos animais ruminantes e das aves granvoras. Distinguir inspirao de expirao; Descrever os mecanismos de inspirao e de expirao; Distinguir ar inspirado de ar expirado; Definir hematose pulmonar; Reconhecer a importncia da manuteno da sade do sistema respiratrio para o bem-estar do indivduo. Identificar as partes constituintes do sistema respiratrio de um peixe sseo. Observar a estrutura das brnquias.

ESTRATGIAS Visionamento de diapositivos / filmes;


Anlise e explorao de imagens; Recurso s PowerPoint); TIC (apresentaes em

AVALIAO
Pontualidade Assiduidade Organizao dos materiais e caderno dirio Empenho Ateno Participao oral e escrita Comportamento Realizao de trabalhos de casa
mtodos e

Explorao do manual escolar; Registo de ideias e conceitos no caderno dirio; de actividades do manual e do caderno de actividades;

1.2. SISTEMA DIGESTIVO DO HOMEM E DE OUTROS ANIMAIS Constituio do sistema digestivo; Transformaes que ocorrem nos alimentos no sistema digestivo. Caractersticas do sistema digestivo dos animais em funo do seu regime alimentar.

Resoluo

Realizao de actividades prticas;

Ensino individualizado;

Incentivo

1.3. SISTEMA RESPIRATRIO DO HOMEM Circulao do ar Movimentos respiratrios; Constituio do sistema respiratrio; Hematose pulmonar; Cuidados com o sistema respiratrio. 1.3.1 SISTEMA RESPIRATRIO DOS PEIXES Constituio do sistema respiratrio de um peixe; Hematose branquial.

para desenvolver hbitos de estudo;

Fichas formativas Fichas sumativas

Reforo da organizao e cooperao.

Ano Lectivo 2010 / 11

CONTEDOS
1.4 Transporte de nutrientes e de oxignio at s clulas O SANGUE Constituio do sangue; Funes do sangue; SISTEMA CIRCULATRIO HUMANO Constituio do sistema circulatrio; Funcionamento do corao Circulao sangunea - pequena e grande circulao; Cuidados com o sistema circulatrio.

OBJECTIVOS
Competncias especficas
Identificar e caracterizar os constituintes do sangue; Relacionar os constituintes do sangue com as suas funes; Distinguir sangue arterial de sangue venoso. Identificar as partes constituintes do corao; Indicar os rgos que constituem o sistema circulatrio; Descrever o trajecto do sangue na grande e na pequena circulao; Reconhecer a importncia da manuteno da sade do sistema circulatrio. Identificar materiais e produtos da respirao celular; Explicar, simplificadamente, o processo da respirao celular; Relacionar a actividade fsica com o consumo de oxignio. Identificar os principais produtos de excreo; Indicar os rgos que constituem o sistema urinrio; Identificar algumas estruturas da pele; Identificar funes da pele; Reconhecer a importncia da manuteno da sade do sistema excretor para o bem-estar do indivduo. Reconhecer a importncia da reproduo; Distinguir caracteres sexuais primrios de secundrios; Identificar os rgos dos sistemas reprodutores feminino e masculino; Explicar a fecundao; Ordenar diferentes estados do desenvolvimento do embrio; Indicar condies favorveis sade do recm-nascido; Reconhecer que a sexualidade humana envolve sentimentos de respeito por si prprio e pelos outros.

ESTRATGIAS

AVALIAO

1.5 Utilizao de nutrientes na produo de energia Evidncias da respirao celular; As necessidades energticas e a actividade diria.

1.6 Eliminao de produtos da actividade celular Principais produtos de excreo e locais de eliminao; A formao de urina e de suor; Cuidados com o sistema urinrio e pele.

2 - TRANSMISSO DA VIDA HUMANA 2.1. Reproduo humana e crescimento Importncia da reproduo; Caracteres sexuais; Sistema reprodutor feminino; Sistema reprodutor masculino; Desenvolvimento embrionrio e fetal; O nascimento e os primeiros anos de vida;

Ano Lectivo 2010 / 11

CONTEDOS
3 - TROCAS NUTRICIONAIS ENTRE AS PLANTAS E O MEIO 3.1. A alimentao nas plantas Obteno do alimento pelas plantas; As reservas alimentares das plantas.

OBJECTIVOS
Competncias especficas
Relacionar os rgos da planta com a respectiva funo; Reconhecer que a maioria das plantas capaz de produzir o seu prprio alimento; Distinguir seiva bruta de seiva elaborada; Definir fotossntese; Reconhecer a importncia da fotossntese na elaborao de materiais de reserva das plantas. Descrever, simplificadamente, as trocas gasosas que ocorrem nas plantas; Reconhecer a importncia das plantas na melhoria da qualidade do ar; Reconhecer que as plantas so a principal fonte de alimentos e matrias-primas para o Homem. Identificar os rgos reprodutores das plantas; Descrever os processos de polinizao, frutificao e disseminao; Descrever o processo de germinao das sementes. Explicar como se reproduzem plantas sem flor. Definir micrbio; Identificar alguns tipos de micrbios; Distinguir diferentes tipos de micrbios; Reconhecer a importncia dos micrbios teis para o Homem. Distinguir defesas naturais externas de internas; Identificar as barreiras externas e internas do organismo. Reconhecer a importncia das vacinas e da esterilizao na preveno das doenas; Assumir uma atitude de hbitos de higiene e OBJECTIVOS cuidados dirios individuais e sociais; Conhecer normas de higiene pessoal e social; Competncias especficas Identificar consequncias do alcoolismo do Reconhecer os malefcios do lcool e no tabaco no organismo; comportamento do alcolico e na relao com os outros; Reconhecer as consequncias do tabagismo para o fumador; Reconhecer o perigo do incio do consumo de drogas ilegais; Conhecer as principais fontes de contaminao do meio ambiente; Assumir uma atitude responsvel pela preservao do meio ambiente.

ESTRATGIAS

AVALIAO

3.2 A importncia das plantas para o mundo vivo As plantas e a qualidade do ar; As plantas, fonte de alimentos e de matrias-primas.

4. TRANSMISSO DA VIDA NAS PLANTAS 4.1. REPRODUO NAS PLANTAS rgos de reproduo; Polinizao; Formao da semente e do fruto; Disseminao das sementes; Germinao das sementes. 4.2 REPRODUO DAS PLANTAS SEM FLOR II - AGRESSES DO MEIO E INTEGRIDADE DO ORGANISMO 1. OS MICRBIOS Tipos de micrbios; Condies propcias ao desenvolvimento dos micrbios; Micrbios patognicos; Micrbios teis. MEIOS DE DEFESA CONTRA OS MICRBIOS. A PREVENO DA DOENA. Defesas externas; Defesas internas; A vacinao e esterilizao.

AVALIAO ESTRATGIAS

CONTEDOS

2. HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS Higiene pessoal e social; Alcoolismo, tabagismo e outras drogas; Poluio.

Ano Lectivo 2010 / 11

Вам также может понравиться